You are on page 1of 11

A MAGIA DA POESIA PABLO NERUDA

O Poo
se minha boca fere. No sou um pastor doce Cais, s vezes, afundas em teu fosso de silncio, em teu abismo de orgulhosa clera, e mal consegues voltar, trazendo restos do que achaste pelas profunduras da tua existncia. D-me amor, me sorri e me ajuda a ser bom. No te firas em mim, seria intil, no me firas a mim porque te feres. Meu amor, o que encontras em teu poo fechado? Algas, pntanos, rochas? O que vs, de olhos cegos, rancorosa e ferida? Tira-me o po, se quiseres, tira-me o ar, mas no me tires o teu riso. No achars, amor, no poo em que cais o que na altura guardo para ti: um ramo de jasmins todo orvalhado, um beijo mais profundo que esse abismo. No me tires a rosa, a lana que desfolhas, a gua que de sbito brota da tua alegria, a repentina onda No me temas, no caias de novo em teu rancor. Sacode a minha palavra que te veio ferir e deixa que ela voe pela janela aberta. Ela voltar a ferir-me sem que tu a dirijas, porque foi carregada com um instante duro e esse instante ser desarmado em meu peito. A minha luta dura e regresso com os olhos cansados s vezes por ver que a terra no muda, mas ao entrar teu riso sobe ao cu a procurar-me e abre-me todas Radiosa me sorri as portas da vida. de prata que em ti nasce. como em contos de fadas, mas um lenhador que comparte contigo terras, vento e espinhos das montanhas.

O teu riso

A MAGIA DA POESIA PABLO NERUDA


porque ento morreria. Meu amor, nos momentos mais escuros solta o teu riso e se de sbito vires que o meu sangue mancha as pedras da rua, ri, porque o teu riso ser para as minhas mos como uma espada fresca. Quando tuas mos saem, amada, para as minhas, o que me trazem voando? Por que se detiveram em minha boca, sbitas, e por que as reconheo beira do mar, no outono, teu riso deve erguer sua cascata de espuma, e na primavera, amor, quero teu riso como a flor que esperava, a flor azul, a rosa da minha ptria sonora. Sua maciez chegava voando por sobre o tempo, sobre o mar, sobre o fumo, Ri-te da noite, do dia, da lua, ri-te das ruas tortas da ilha, ri-te deste grosseiro rapaz que te ama, mas quando abro os olhos e os fecho, quando meus passos vo, quando voltam meus passos, nega-me o po, o ar, a luz, a primavera, mas nunca o teu riso, A minha vida toda eu andei procurando-as. Subi muitas escadas, cruzei os recifes, os trens me transportaram, e sobre a primavera, e quando colocaste tuas mos em meu peito, reconheci essas asas de paloma dourada, reconheci essa argila e a cor suave do trigo. como se outrora ento as tivesse tocado, como se antes de ser houvessem percorrido minha fronte e a cintura?

Tuas mos

A MAGIA DA POESIA PABLO NERUDA


as guas me trouxeram, e na pele das uvas achei que te tocava. De repente a madeira me trouxe o teu contacto, a amndoa me anunciava suavidades secretas, at que as tuas mos envolveram meu peito e ali como duas asas repousaram da viagem. Bateram minha porta em 6 de agosto, a no havia ningum e ningum entrou, sentou-se numa cadeira que levantam e pesam e preparam certos dias amargos ou preciosos que de repente chegam porta para premiar-nos com uma laranja ou assassinar-nos de imediato.

Acontece

Se cada dia cai

e transcorreu comigo, ningum.

Se cada dia cai, dentro de cada noite, h um poo onde a claridade est presa.

Nunca me esquecerei daquela ausncia que entrava como Pedro por sua causa e me satisfazia com o no ser, com um vazio aberto a tudo.

h que sentar-se na beira do poo da sombra e pescar luz cada com pacincia. Que entrevista espaosa e especial! Ningum me interrogou sem dizer nada e contestei sem ver e sem falar.

Esperemos Quero saber


H outros dias que no tm chegado ainda, que esto fazendo-se como o po ou as cadeiras ou o produto das farmcias ou das oficinas - h fbricas de dias que viro existem artesos da alma Quero saber se voc vem comigo a no andar e no falar, quero saber se ao fim alcanaremos a incomunicao; por fim ir com algum a ver o ar puro,

A MAGIA DA POESIA PABLO NERUDA


a luz listrada do mar de cada dia ou um objeto terrestre e no ter nada que trocar por fim, no introduzir mercadorias como o faziam os colonizadores embaixo como razes vermelhas que se tocam. trocando baralhinhos por silncio. Pago eu aqui por teu silncio. De acordo, eu te dou o meu com uma condio: no nos compreender. Talvez teu sono se separou do meu e pelo mar escuro me procurava como antes, quando nem existias, quando sem te enxergar naveguei a teu lado e teus olhos buscavam o que agora - po, vinho, amor e clera - te dou, cheias as mos, Amor, quantos caminhos at chegar a um beijo, que solido errante at tua companhia! Seguem os trens sozinhos rodando com a chuva. Em taltal no amanhece ainda a primavera. Mas tu e eu, amor meu, estamos juntos, juntos desde a roupa s razes, juntos de outono, de gua, de quadris, at ser s tu, s eu juntos. Pensar que custou tantas pedras que leva o rio, a desembocadura da gua de Boroa, pensar que separados por trens e naes tu e eu tnhamos que simplesmente amar-nos com todos confundidos, com homens e mulheres, com a terra que implanta e educa cravos. Antes de amar-te, amor, nada era meu Vacilei pelas ruas e as coisas: de repente desperto e no meio da sombra meu brao rodeava tua cintura. Nem a noite nem o sonho puderam separar-nos. Dormi contigo, amor, despertei, e tua boca sada de teu sono me deu o sabor da terra, de gua-marinha, de algas, de tua ntima vida, e recebi teu beijo molhado pela aurora como se me chegasse do mar que nos rodeia. porque tu s a taa que s esperava os dons da minha vida. Dormi junto contigo a noite inteira, enquanto a escura terra gira com vivos e com mortos, entre o fogo e a gua. Talvez bem tarde nossos sonos se uniram na altura e no fundo, em cima como ramos que um mesmo vento move,

A Noite na Ilha

Nada contava nem tinha nome: O mundo era do ar que esperava.

Dormi contigo a noite inteira junto do mar, na ilha. Selvagem e doce eras entre o prazer e o sono,

E conheci sales cinzentos, Tneis habitados pela lua, Hangares cruis que se despediam,

A MAGIA DA POESIA PABLO NERUDA


Perguntas que insistiam na areia. Tudo estava vazio, morto e mudo, Cado, abandonado e decado, Tudo era inalienavelmente alheio, Mas a noite enche e comea a cantar-me. Tudo era dos outros e de ningum, A lua faz girar sua arruela de sonho. At que tua beleza e tua pobreza De ddivas encheram o outono. Olham-me com teus olhos as estrelas maiores. E como eu te amo, os pinheiros no vento, Aqui eu te amo. Nos escuros pinheiros se desenlaa o vento. Fosforece a lua sobre as guas errantes. Andam dias iguais a perseguir-se. spero amor, violeta coroada de espinhos, cipoal entre tantas paixes eriado, lana das dores, corola da colera, por que caminhos e como te dirigiste a minha alma? Por que precipitaste teu fogo doloroso, de repente, Ou a cruz negra de um barco. S. As vezes amanheo, e minha alma est mida. Soa, ressoa o mar distante. Isto um porto. Aqui eu te amo. entre as folhas frias do meu caminho? Quem te ensinou os passos que at mim te levaram? que flor, que pedra, que fumaa mostraram minha morada? O certo que tremeu noite pavorosa, a aurora encheu todas as taas com teu vinho Aqui eu te amo e em vo te oculta o horizonte. Estou a amar-te ainda entre estas frias coisas. As vezes vo meus beijos nesses barcos solenes, que correm pelo mar rumo a onde no chegam. e o sol estabeleceu sua presena celeste, enquanto o cruel amor sem trgua me cercava, at que lacerando-me com espadas e espinhos abriu no corao um caminho queimante. querem cantar o teu nome, com suas folhas de cobre. Meu tdio mede foras com os lentos crepsculos. Eu amo o que no tenho. E tu ests to distante.

Descinge-se a nvoa em danantes figuras. Uma gaivota de prata se desprende do ocaso. As vezes uma vela. Altas, altas, estrelas.

J me creio esquecido como estas velha ncoras. So mais tristes os portos ao atracar da tarde. Cansa-se minha vida inutilmente faminta..

De noite, amada, amarra teu corao ao meu e que eles no sonho derrotem

A MAGIA DA POESIA PABLO NERUDA


as trevas como um duplo tambor combatendo no bosque contra o espesso muro das folhas molhadas. Noturna travessia, brasa negra do sonho. Interceptando o fio das uvas terrestres com pontualidade de um trem descabelado que sombra e pedras frias sem cessar arrastasse. Por isso, amor, amarra-me ao movimento puro, tenacidade que em teu peito bate. Deixa que o vento corra Com as asas de um cisne submergido, para que as perguntas estreladas do cu responda nosso sonho com uma s chave, com uma s porta fechada pela sombra. coroado de espuma, que me chame e me busque galopandanto eu, emergido debaixo teus grandes olhos, por somente esta noite Com tua frente a minha frente, com tua boca em minha boca, atados nossos corpos ao amor que nos queima, deixa que o vento passe sem que possa me levar. para me levar para longe.

O Vento na Ilha
descansarei, amor meu. O vento um cavalo Oua como ele corre Pelo mar, pelo cu. Amor, dor, trabalho, devem dormir agora. Quer me levar: escuta Gira a noite sobre suas invisveis rodas como recorre ao mundo e junto a mim s pura como mbar dormido... para me levar para longe. Nenhuma mais, amor, dormira com meus sonhos... Me esconde em teus braos por somente esta noite, enquanto a chuva rompe contra o mar e a terra sua boca inumervel. Irs, iremos juntos pelas guas do tempo. Nenhuma viajar pela sombra comigo, s tu. sempre viva. sempre sol... sempre lua... J tuas mos abriram os punhos delicados e deixaram cair suaves sinais sem rumo... teus olhos se fecharam como Escuta como o vento me chama calopando duas asas cinzas, enquanto eu sigo a gua J s minha. Repousa com teu sonho em meu sonho.

A MAGIA DA POESIA PABLO NERUDA


que levas e me leva. A noite... o mundo... o vento enovelam seu destino, e j no sou sem ti seno apenas teu sonho... Gosto de ti quando calas porque ests como ausente. Distante e dolorosa como se tivesses morrido. Uma palavra ento, um sorriso bastam. E eu estou alegre, alegre de que no seja verdade.

Gosto quando te calas


Para meu corao basta teu peito Gosto quando te calas porque ests como ausente, e me ouves de longe, minha voz no te toca. Parece que os olhos tivessem de ti voado e parece que um beijo te fechara a boca. E em ti a iluso de cada dia. Como todas as coisas esto cheias da minha alma emerge das coisas, cheia da minha alma. Borboleta de sonho, pareces com minha alma, e te pareces com a palavra melancolia. Eu disse que cantavas no vento como os pinheiros e como os hastes. Gosto de ti quando calas e ests como distante. E ests como que te queixando, borboleta em arrulho. E me ouves de longe, e a minha voz no te alcana: Deixa-me que me cale com o silncio teu. Como eles s alta e taciturna. e intristeces prontamente, como uma viagem. Chegas como o sereno s corolas. Escavas o horizonte com tua ausncia Eternamente em fuga como a onda. para tua liberdade bastam minhas asas. Desde minha boca chegar at o cu o que estava dormindo sobre tua alma.

Acolhedora como um velho caminho. Te povoa ecos e vozes nostlgicas. eu despertei e as vezes emigram e fogem

Deixa-me que te fale tambm com o teu silncio claro como uma lmpada, simples como um anel. s como a noite, calada e constelada. Teu silncio de estrela, to longinqo e singelo.

pssaros que dormiam em tua alma.

Plena mulher, ma carnal, lua quente, espesso aroma de algas, lodo e luz pisados, que obscura claridade se abre entre tuas pernas? que antiga noite o homem toca com seus sentidos?

A MAGIA DA POESIA PABLO NERUDA


Ai, amar uma viagem com gua e com estrelas, com ar opresso e bruscas tempestades de farinha: amar um combate de relmpagos e dois corpos por um so mel derrotados. Beijo a beijo percorro teu pequeno infinito, tuas margens, teus rios, teus povoados pequenos, e o fogo genital transformado em delcia corre pelos tnues caminhos do sangue at precipitar-se como um cravo noturno, at ser e no ser seno na sombra de um raio. A mesma noite que faz branquejar as mesmas rvores. Ns dois, os de ento, j no somos os mesmos. J no a amo, verdade, mas tanto que a amei. Esta voz buscava o vento para tocar-lhe o ouvido. Posso escrever os versos mais tristes esta noite. Escrever, por exemplo: "A noite est estrelada, e tiritam, azuis, os astros l ao longe". O vento da noite gira no cu e canta. De outro. Ser de outro. Como antes dos meus beijos. A voz, o corpo claro. Os seus olhos infinitos. J no a amo, verdade, mas talvez a ame ainda. Posso escrever os versos mais tristes esta noite. to curto o amor, to longo o esquecimento. Eu amei-a e por vezes ela tambm me amou. Em noites como esta tive-a em meus braos. Beijei-a tantas vezes sob o cu infinito. Porque em noites como esta tive-a em meus braos, a minha alma no se contenta por hav-la perdido. Ela amou-me, por vezes eu tambm a amava. Embora seja a ltima dor que ela me causa, Como no ter amado os seus grandes olhos fixos. Posso escrever os versos mais tristes esta noite. Pensar que no a tenho. Sentir que j a perdi. e estes sejam os ltimos versos que lhe escrevo. Como para cheg-la a mim o meu olhar procura-a. O meu corao procura-a, ela no est comigo. A noite est estrelada e ela no est comigo.

Isso tudo. Ao longe algum canta. Ao longe. A minha alma no se contenta com hav-la perdido.

Talvez

Ouvir a noite imensa, mais imensa sem ela. E o verso cai na alma como no pasto o orvalho. Importa l que o meu amor no pudesse guardla.

Talvez no ser, ser sem que tu sejas, sem que vs cortando

A MAGIA DA POESIA PABLO NERUDA


o meio dia com uma flor azul, sem que caminhes mais tarde pela nvoa e pelos tijolos, sem essa luz que levas na mo Nesse territrio, de teus ps tua fronte, que, talvez, outros no vero dourada, andando, andando, andando, eu passarei a vida. que talvez ningum soube que crescia como a origem vermelha da rosa, sem que sejas, enfim, sem que viesses brusca, incitante conhecer a minha vida, rajada de roseira, trigo do vento, Acontece que me canso de meus ps e de minhas unhas, do meu cabelo e at da minha sombra. Acontece que me canso de ser homem. enrolam-se na luz de tua cintura. Para mim s tesouro mais intenso de imensido que o mar e seus racimos e s branca, s azul e extensa como a terra na vindima.

Walking Around

E desde ento, sou porque tu s E desde ento s sou e somos... E por amor Serei... Sers...Seremos...

Todavia, seria delicioso assustar um notrio com um lrio cortado ou matar uma freira com um soco na orelha. Seria belo ir pelas ruas com uma faca verde e aos gritos at morrer de frio.

Vs estas mos? Mediram a terra, separaram os minerais e os cereais, fizeram a paz e a guerra, derrubaram as distncias de todos os mares e rios, e, no entanto, quando te percorrem a ti, pequena, gro de trigo, andorinha, no chegam para abarcar-te, esforadas alcanam as palomas gmeas que repousam ou voam no teu peito, percorrem as distncias de tuas pernas, assim que te quero, amor, assim, amor, que eu gosto de ti, Passeio calmamente, com olhos, com sapatos, com fria e esquecimento, passo, atravesso escritrios e lojas ortopdicas, e ptios onde h roupa pendurada num arame: cuecas, toalhas e camisas que choram lentas lgrimas srdidas.

A MAGIA DA POESIA PABLO NERUDA


tal como te vestes e como arranjas os cabelos e como a tua boca sorri, gil como a gua da fonte sobre as pedras puras, assim que te quero, amada, Ao po no peo que me ensine, mas antes que no me falte em cada dia que passa. Da luz nada sei, nem donde vem nem para onde vai, apenas quero que a luz alumie, e tambm no peo noite explicaes, espero-a e envolve-me, e assim tu po e luz e sombra s. Chegastes minha vida com o que trazias, feita de luz e po e sombra, eu te esperava, e assim que preciso de ti, assim que te amo, e os que amanh quiserem ouvir o que no lhes direi, que o leiam aqui e retrocedam hoje porque cedo para tais argumentos. Amanh dar-lhes-emos apenas uma folha da rvore do nosso amor, uma folha que h de cair sobre a terra como se a tivessem produzido os nosso lbios, como um beijo cado Tal vez consumir a luz de Janeiro, seu raio cruel meu corao inteiro, roubando-me a chave do sossego, No te quero seno porque te quero, e de querer-te a no te querer chego, e de esperar-te quando no te espero, passa o meu corao do frio ao fogo. Quero-te s porque a ti te quero, Odeio-te sem fim e odiando te rogo, e a medida do meu amor viajante, no te ver e amar-te, como um cego. Dois amantes felizes no tm fim nem morte, nascem e morrem tanta vez enquanto vivem, so eternos como a natureza. Tu eras tambm uma pequena folha que tremia no meu peito. O vento da vida ps-te ali. A princpio no te vi: no soube que ias comigo, at que as tuas razes atravessaram o meu peito, se uniram aos fios do meu sangue, falaram pela minha boca, floresceram comigo. das nossas alturas invencveis para mostrar o fogo e a ternura de um amor verdadeiro.

A MAGIA DA POESIA PABLO NERUDA


nesta histria s eu me morro, e morrerei de amor porque te quero, porque te quero amor, a sangue e fogo. Hoje deitei-me junto a uma jovem pura como se na margem de um oceano branco, como se no centro de uma ardente estrela

Angela Adonica

Os teus ps

de lento espao.

Quando no te posso contemplar Contemplo os teus ps.

Do seu olhar largamente verde a luz caa como uma gua seca, em transparentes e profundos crculos

Teus ps de osso arqueado, Teus pequenos ps duros,

de fresca fora.

Seu peito como um fogo de duas chamas Eu sei que te sustentam E que teu doce peso Sobre eles se ergue. arda em duas regies levantado, e num duplo rio chegava a seus ps, grandes e claros.

Tua cintura e teus seios, A duplicada purpura Dos teus mamilos, A caixa dos teus olhos Que h pouco levantaram voo, A larga boca de fruta, Tua rubra cabeleira, Pequena torre minha.

Um clima de ouro madrugava apenas as diurnas longitudes do seu corpo enchendo-o de frutas extendidas e oculto fogo..

Pablo Neruda

Mas se amo os teus ps s porque andaram Sobre a terra e sobre O vento e sobre a gua, At me encontrarem.

You might also like