You are on page 1of 10

1. Organizao institucional do Turismo 1.1. Organismos Internacionais com interveno Turstica 2. Papel do Estado no desenvolvimento do turismo 3.

Estruturas e organismos do sector pblico e provado

Mdulo 5 A Organiza o Institucion al do Turismo


TTGESTO
Prof. Carla Canhoto
CURSO TCNICO DE TURISMO RURAL E AMBIENTAL 1. ANO

Mdulo 5 A Organizao Institucional do Turismo 1.

TTAR

1. Organizao institucional do Turismo 1.1. Organizaes Internacionais


- Organizao Mundial de Turismo (OMT) um rgo consultor oficial da Organizao das Naes Unidas e tem o objectivo de promover e desenvolver o turismo no mundo (Goeldner 2002). A OMT representada por mais de 138 pases e 350 filiaes (governos, associaes, grupos hoteleiros, operadores, instituies educacionais), a sua relao com a ONU mostra como este sector importante para o crescimento e desenvolvimento mundial. Com sede em Madrid, Espanha, a sua origem remonta ao Congresso Internacional de Associaes Oficiais de Trfego Turstico, realizado em 1925 na cidade de Haia, Holanda. Aps a Segunda Guerra Mundial, foi rebatizada como Unio Internacional de Organizaes Oficiais de Viagens (IUOTO) e transferida para Genebra. A IUOTO era uma organizao no-governamental que chegou a reunir 109 Organizaes Nacionais de Turismo e 88 membros associados dos sectores pblico e privado. Em 1974, seguindo uma resoluo da Assembleia Geral das Naes Unidas, foi transformada em um rgo intergovernamental. Em 2003, tornou-se uma agncia especializada das Naes Unidas. Para que serve a OMT?

Serve como tribunal mundial para as questes polticas inerentes actividade turstica e representa uma fonte de informao do mais alto conhecimento no que diz respeito ao turismo.
Objectivo da OMT:

Estimular o crescimento econmico atravs do turismo e reas relacionadas tanto infra-estruturais (saneamento bsico, educao, pavimentao, transporte) como super-estruturais (hospedagem, museus, parques, restaurantes).

Mdulo 5 A Organizao Institucional do Turismo 1.

TTAR

Efeitos dos objectivos da OMT:

Permitir a ampliao de empregos directos e indirectos proteger o meio ambiente e o patrimnio cultural atravs de polticas sustentveis, diminuir os impactos negativos do turismo como a capitalizao de recursos nos pases em desenvolvimento, a mercantilizao da cultura e os conflitos entre turistas e populao local.

rgos que compem a OMT?

Assembleia Geral o rgo supremo da OMT, rene-se de dois em dois anos para aprovar o oramento e programa de trabalho para o sector turstico. Conselho Executivo Acompanha a execuo do programa de trabalho e oramento da organizao. Rene-se duas vezes por ano. Comisses Regionais Existem seis Comisses Regionais (frica, Amricas, Sudeste Asitico e Pacfico, sia do Sul, Europa e Mdio Oriente) que se renem pelo menos uma vez por ano. Cada comisso regional composta por todos os membros efectivos e todos os membros associados da sua regio. Os membros afiliados da regio participam nos trabalhos na qualidade de observadores. Comits Do parecer sobre a gesto do contedo Secretariado As lnguas oficiais da Organizao so o francs, o ingls, o espanhol e o russo.

Mdulo 5 A Organizao Institucional do Turismo 1.

TTAR

PNUD Programa de Desenvolvimento das Naes Unidas A OMT possui um plano de desenvolvimento (PNUD), este financia projectos de turismo e desenvolvimento de infra-estrutura, como o projecto de melhoria de transporte no sul da frica. O Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) alm de ratificar as metas da OMT serve tambm para desenvolver projectos, estatsticas e anlise do mercado, promovendo a troca de experincias entre os seus membros. A OMT tenta, portanto, contribuir com o turismo mundial por meio de eliminao ou reduo de medidas governamentais, bem como padronizao de exigncias de passaporte, acesso aos viajantes e segurana (Organizacion Mundial del Turismo, 1998).

- O Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC) a coalizo global dos cem (100) mais importantes executivos do sector. Dentre estes esto, a hospedagem, cruzeiros, entretenimento, recreao, transporte e servios relacionados a viagens. Estabelecido em 1990 o WTTC coordenado por um comit executivo de 15 membros. Seus objectivos so de coordenar e pesquisar as tendncias do mercado turstico, os impactos econmicos, a oferta e a demanda nos pases emergentes, os cenrios futuros para o mercado do turismo, as polticas governamentais dos diferentes pases do mundo, enfim, anlise detalhada do turismo atravs dos seus relatrios e pesquisas.

- Organizao da Aviao Civil Internacional,

Mdulo 5 A Organizao Institucional do Turismo 1.

TTAR

Tambm conhecida por sua sigla em ingls, ICAO (International Civil Aviation

Organization), uma agncia especializada das Naes Unidas criada em 1944 com 190 pases-membros. Sua sede permanente fica na cidade de Montreal, Canad. Os seus principais objectivos so o desenvolvimento dos princpios e tcnicas de navegao area internacional e a organizao e o progresso dos transportes areos, de modo a favorecer a segurana, a eficincia, a economia e o desenvolvimento dos servios areos. Desenvolve tambm um trabalho importante no campo da assistncia tcnica, procurando organizar e dar maior eficincia aos servios de infraestrutura aeronutica nos pases em desenvolvimento. Essa assistncia prestada por meio de equipas de especialistas, enviados aos diversos pases para organizar e orientar a operao dos servios tcnicos indispensveis aviao civil, e de bolsas de estudo para cursos de especializao.
- Associao Internacional de Transporte Areo

(acrnimo portugus: AITA), em ingls, International Air Transport Association ou IATA (que universalmente usada), uma organizao internacional de linhas areas sediada em Montreal, Quebec no Canad. A IATA foi fundada em 1919, antes da ICAO, com mais de 280 empresas areas associadas, representando mais de 95% do trfego areo internacional regular. Tem como objectivos principais apoiar a indstria de Linhas Areas, promover um servio areo idneo, confivel e seguro para o benefcio dos povos do mundo, providenciar meios de colaborao entre as linhas areas, directa ou indirectamente, no transporte areo internacional e cooperar com a ICAO e outras organizaes relevantes. 1.2. Organizaes Nacionais Natureza e Funes das ONT`S: - Responsveis pelo marketing; - Podem ser uma organizao pblica ou privada;

Mdulo 5 A Organizao Institucional do Turismo 1.

TTAR

- Tm um papel liderante na formulao e implementao da poltica de turismo. Alguns objectivos: - Estimular o turismo no pas, em favos de iniciativa privada; - Defesa da quota de mercado do pas no mercado turstico internacional; - Comunicar de forma apelativa o destino.

Actividades mais conhecidas: - Informao turstica; - Promoo turstica.

Em Portugal, a instituio do governo que tutela o Turismo a Secretaria de Estado do Turismo, que est sob a alada do Ministrio da Economia e Inovao.

Organismos Nacionais Pblicos


- Turismo de Portugal, I.P. O Turismo de Portugal, I.P. a entidade pblica central responsvel pela promoo, responsvel valorizao pelo e sustentabilidade e da actividade dos turstica. licenciamento classificao empreendimentos

tursticos; pelo financiamento e incentivos ao financiamento de projectos na rea do Turismo; planeamento e certificao da formao turstica; promoo de Portugal no estrangeiro. Compete-lhe igualmente zelar pelo cumprimento da legalidade no mbito da actividade do jogo.
- IFT: Instituto de Financiamento e apoio ao Turismo (ex-Fundo de

Turismo) Que presta a assistncia financeira ao sector privado e pblico para o desenvolvimento do Turismo.

Mdulo 5 A Organizao Institucional do Turismo 1.

TTAR

- INFTUR Instituto de Formao Turstica, organismo encarregado da formao profissional na rea turstica gerindo as escolas hoteleiras e desenvolvendo iniciativas de formao. - IGJ Inspeco-Geral de Jogos, cuja actividade se relaciona com os jogos de fortuna e azar (casinos e bingo), procedendo sua regulamentao e inspeco - ICEP Investimentos, Comrcio e Turismo de Portugal, promove o investimento e o comrcio externos bem como a promoo turstica no estrangeiro dos destinos portugueses, neste caso sob a orientao do Secretrio de Estado do Turismo. Para o efeito dispes de delegaes nos pases principais parceiros econmicos de Portugal.

Organismos Nacionais Privados


- ACB - Algarve Convention Bureau uma associao de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por objectivos a promoo interna e externa do Algarve como destino de turismo de negcios e lazer, bem como de local para a realizao de congressos, reunies, feiras exposies e outros afins. - ARPT Alentejo - Agncia Regional de Promoo do Turismo do Alentejo, tem a natureza de associao de direito privado, sem fins lucrativos. So seus objectivos, apoio o desenvolvimento aos turstico sustentado turistas. da sua rea de interveno, a promoo da regio como destino turstico, a informao e

- ARPT Centro - Agncia Regional de Promoo Turstica do Centro de Portugal, So seus objectivos, a promoo externa da rea promocional como destino turstico, a defesa e desenvolvimento dos interesses promocionais dos seus associados e o levantamento e monitorizao da oferta e da procura turstica externa da rea promocional.

Mdulo 5 A Organizao Institucional do Turismo 1.

TTAR

- ATA - Associao Turismo do Algarve, uma associao de direito privado, cuja natureza consiste na promoo e divulgao turstica do Algarve, com base no estabelecimento de parcerias Pblicas e Privadas. - ATL- Associao de Turismo de Lisboa, tem por objectivo o desenvolvimento turstico sustentado da sua rea de interveno, atravs da promoo da regio como destino turstico e da promoo da regio como local de realizao de congressos, feiras e outras organizaes afins e como destino de viagens de incentivos, entre outros. - CTP - A Confederao do Turismo Portugus tem por objectivo, entre outros, promover o estudo e o debate de temas que interessam ao sector econmico do turismo, e tem por mbito as federaes, unies e outras associaes do sector empresarial do turismo.

- PCB - Porto Convention Bureau, constituda por entidades pblicas e privadas, com o objectivo de criar uma imagem de qualidade e prestgio do Porto e Norte de Portugal, junto dos mercados nacional e internacional. Entre outros, tem por objectivos desenvolver os processos de captao do maior nmero possvel de congressos nacionais e internacionais, viagens de incentivo e eventos afins, atravs de estratgias de marketing adequadas. - ESCB - Estoril & Sintra Convention Bureau, uma Associao que tem por objectivos, , a promoo da Costa do Estoril e Sintra como local de realizao de Congressos, reunies, feiras, exposies e outras organizaes afins e destino de viagem de incentivos. - Fundao CTI Nordeste - Promoo do intercmbio de aces voltadas ao incremento do turismo entre Portugal e o Nordeste do Brasil, favorecendo o crescimento dos fluxos de visitantes.

2. Papel do Estado no Turismo

Mdulo 5 A Organizao Institucional do Turismo 1.

TTAR

O turismo considerado um sector estratgico prioritrio para o Pas atendendo s receitas externas que proporciona bem como ao potencial que encerra para o combate ao desemprego, para a valorizao do patrimnio natural e cultural do Pas, para a melhoria da qualidade de vida da populao e para a atenuao das assimetrias regionais. Sendo a actividade turstica caracterizada pela complexidade, bem como pela sua diferenciao no tipo de oferta, na dimenso, no grau de desenvolvimento regional, na variedade e dimenso empresarial, entre outros aspectos, torna-se necessria a adopo de uma poltica nacional de turismo, que integre de forma coerente as diversidades e diferenas existentes e promova a articulao entre o turismo e outros sectores que com ele mantm conexo, como o ordenamento do territrio, o ambiente, a cultura, as infraestruturas, o transporte areo, etc.

- PENT Plano estratgico Nacional do Turismo O PENT Plano Estratgico Nacional do Turismo uma iniciativa

governamental, da responsabilidade do Ministrio da Economia e da Inovao que teve inicio em 2006. At 2015, servir de base concretizao de aces para o crescimento sustentado do Turismo nacional e orientar a actividade da entidade pblica central do sector, o Turismo de Portugal, I.P. Funo: Define as linhas de orientao estratgica para a poltica de Turismo, com metas e objectivos claros, de forma a criar as condies que permitam ao Turismo contribuir decisivamente para a imagem do pas e para o bem-estar da portuguesa, atravs da gerao de riqueza, da criao de postos de trabalho e da promoo da coeso territorial. Estratgia

- Tornar Portugal num dos destinos de maior crescimento na Europa, apresentando uma Proposta de Valor fundamentada em caractersticas distintivas e inovadoras do pas. - Desenvolver o Turismo atravs da qualificao e competitividade da oferta, primando pela excelncia ambiental e urbanstica, pela formao dos recursos humanos e pela modernizao empresarial e das entidades pblicas.

Mdulo 5 A Organizao Institucional do Turismo 1.

TTAR

Atribuir

ao

Turismo como um

uma dos

importncia motores do

crescente

na

economia,

constituindo-o

desenvolvimento social,

econmico e ambiental a nvel regional e nacional.

You might also like