You are on page 1of 4

Dos crimes contra a liberdade sexual Histrico: Antes da Lei n. 12.015 de 2009, voc tinha dois tipos penais.

O estupro que era (achar artigo e colocar) s com vtima mulher e sujeito ativo homem, restrito prtica do ato sexual normal, introduo do pnis na vagina. Paralelamente a isso, tinha-se o artigo 214, atentado violento ao pudor, constranger pessoa, mediante violncia ou grave ameaa, a praticar ou permitir que com ele se pratique, atos libidinosos diversos da conjuno carnal. Excluindo-se a conjuno carnal, seriam as prticas anormais, sexo oral, anal, felao, vestibular (sexo sem introduo do pnis na vagina, intrafemural). Esta ltima poderia gerar gravidez, mas no era considerado estupro. Assim, no caso de aborto no caberia, porque a lei s autoriza aborto gravidez resultante de estupro. Mas o que se fazia era uma analogia, permitindo assim. No atentado violento ao pudor, qualquer pessoa podia ser sujeito ativo ou passivo e qualquer prtica de ato sexual que no fosse conjuno carnal. A pena dois tipos era a mesma, foi s uma questo de tipicidade para se fazer o perfeito enquadramento. *** Antigamente, se um homem forasse uma mulher a praticar com ele sexo anal, era atentado violento ao pudor. E se uma mulher forasse um homem a manter sexo anal tambm seria atentado violento ao pudor. Agora, se um homem mediante grave ameaa fora uma mulher a manter com ele conjuno carnal seria estupro (hediondo), mas se uma mulher forasse um homem, mediante grave ameaa, ter conjuno carnal era constrangimento ilegal, que tem uma pena irrisria perto do estupro. Ai veio o legislador e fundiu toda essa estrutura em uma s: Estupro Art. 213. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. O legislador poderia ter excludo a conjuno carnal, porque esta tambm ato libidinoso. Se cortasse a conjuno carnal, a lei abrangeria isso tudo, de uma forma mais simples e objetiva. Hoje o ttulo se chama dos crimes contra dignidade sexual (se preserva agora a dignidade sexual), antes era dos crimes contra os costumes. O bem jurdico tutelado continua sendo a liberdade sexual, mas no mais a liberdade com o conceito de prtica de bons costumes, mas a questo de liberdade sexual, como uma questo de preservao da dignidade sexual, como corolrio da dignidade da pessoa humana. O sujeito ativo hoje qualquer pessoa, caindo por terra toda a noo pretrita de estupro em que tinha que ser o sujeito ativo homem. O estupro onde tem uma amplitude muito maior do que antes de 2009.

Sujeito passivo: antes era s a mulher que poderia ser vtima do estupro. A partir de 2009, o homem tambm passou a ser considerado sujeito passivo. Todas essas prticas libidinosas sejam por homem ou mulher estaro tipificadas como estupro, no mais existindo atentado violento ao pudor. Aquela pessoa denunciada por atentado violento ao pudor antes de 2009, o que a acontece com o advento dessa lei nova? Embora no exista mais a figura tpica do atentado violento ao pudor, voc tem ainda tem a figura daquela prtica que ainda existe, que o forar algum a prtica de atos libidinosos diversos da conjuno carnal. A estrutura tpica ainda existe, no existe o tipo penal, ento continuidade normativa. Tipo Objetivo: A conduta tpica constranger. Assim, h uma relao de especialidade entre o estupro e o constrangimento ilegal, aonde o estupro um constrangimento ilegal com o fim especfico de prtica de atos libidinosos e conjuno carnal. Posso praticar esse delito de diversas formas: violncia, grave ameaa (expressamente na lei) e ainda tem a reduo da capacidade de resistncia (drogas, sonfero - no h grave ameaa ou violncia, mas no tem como a vtima fazer nada). Essa reduo da capacidade de resistncia antigamente era chamada de presuno de violncia. Isso no existe mais, essa condio chamada de vulnerabilidade, a pessoa que se encontra vulnervel. o menor de 14 anos, o alienado mental ou a pessoa que se encontra com a capacidade de resistncia diminuda. Antigamente a presuno de violncia era absoluta, hoje a vulnerabilidade relativa, tem que se analisar o caso concreto para ver se efetivamente a pessoa estava em situao de vulnerabilidade. Ex. Antigamente, se a menina era menor de 14 anos presumia-se, apriori, que havia violncia (era absoluto) e era considerado estupro de vulnervel (?). O que se pautada era to-somente a menoridade. Hoje, j se deixou de tipificar a conduta, absolvendo um ru, porque a menina era menor de 13 anos e queria o ato e, alm disso, j tinha uma vida sexual ativa. Aqui no havia mais o que preservar de ingenuidade, de vulnerabilidade, porque no foi ele que a vulnerou pela primeira vez. Por no ser mais virgem, a menina j tinha noo do que era o ato, de querer ou no querer. Ento, ainda seria estupro, mas no de vulnervel? OBS: No passado, o estupro tinha que ter o contato direto com a vtima, visto que era a introduo do pnis na vagina. J agora, com a juno com o atentado violento ao pudor no mesmo tipo penal, no necessita de ter o contato direto com a vtima, como por exemplo, quando o agente obriga a pessoa a praticar a automasturbao. Estupro do marido contra a mulher: 1) Bento Faria > Afirma que no existe estupro de marido contra a mulher, sendo uma obrigao/dever desta. Vigorou at 1970. 2) Nelson Hungria > Seria relativo, a mulher poderia negar a fazer sexo desde que tivesse um justo motivo para no faz-lo, como por exemplo, a suspeita do marido estar acometido por doena venrea. Fora isso seria tambm uma obrigao da mulher.

3) Delmano (?) > Claro que se o marido forar a mulher a praticar ato sexual ser considerado estupro. Ele pode pedir o divrcio por justa causa, mas no fora-la a praticar um ato que ela no quer. Tipo subjetivo: Dolo: uma vontade livre e consciente de querer constranger a pessoa para a prtica do ato sexual. H uma discusso se h ou no um dolo especfico de constranger para saciar a libido, um desejo sexual. O professor entende que no h a necessidade ter essa motivao de saciar a libido, bastando que o agente constranja a vtima prtica do ato sexual. Consumao e Tentativa: Qual o momento consumativo? No passado, se um filho da puta, levasse a menina para um lugar e comeasse a praticar atos, antes da introduo do pnis na vagina, como sexo oral, j era considerado atentado ao pudor, sendo que sua conduta j estava tipificada. Os atos preparatrios ento, antes da conjuno carnal, eram considerados atentado violento ao pudor. Hoje j no se tem essa diferenciao est tudo unificado, os atos preparatrios j so considerados estupro. At mesmo a introduo completa ou incompleta, com ou sem a ejaculao no importa. Essas discusses que haviam no passado no cabem mais a esse tipo. No passado, se o promotor poderia falar que pedia a condenao do ru por uma tentativa do estupro, porque no chegou a transar com a mulher, mas falou que sua inteno era a conjuno carnal. E tambm pedir a condenao por atentado violento ao pudor, pelos atos preparatrios. Era concurso material e o promotor ganhava todas, porque h prtica de atos distintos, h momentos consumativo distintos. Tem casos, por exemplo, no passado, que a menina foi violentada sete vezes por um rapaz e este foi condenado por sete estupros diferentes, porque h momentos consumativo. Hoje voc d aso h um crime continuado e no concurso material. A tentativa possvel, mas cuidado com as circunstncias das quais voc se encontra, porque o que voc acredita ser tentativa pode ser considerado estupro consumado com a nova redao. Ex. do filho da puta da boate que violou a menina com o dedo. Foi considerado estupro. O professor entende que aqueles veteranos que obrigaram os calouros a transar com uma boneca inflvel violaram a dignidade sexual dos mesmos. Isso porque hoje no se baseia em costumes, houve uma rotao, uma violao da dignidade sexual. Hoje no existe mais ao penal privada, ela pblica, condicionada ou incondicionada, dependendo do caso.

Estupro Qualificado 1 Se da conduta resulta leso de natureza grave ou se a vtima menor de 18 e maior de 14 anos. Pena: recluso de 08 a 12 anos. O pargrafo fala em se da conduta, diferentemente do roubo em que se tem se da violncia. Deste modo, a inteno do legislador ao colocar essa expresso foi para que conduta abrangesse tanto a violncia quanto a grave ameaa. O pargrafo tambm menciona que as novas penas impostas tambm incorrero caso a vtima seja maior de 14 e menor que 18. Quanto a esses limites etrios, necessrio que o sujeito ativo tenha conscincia de tal circunstncia, ou seja, que esteja na esfera de conhecimento do agente, sob pena de responsabilidade penal objetiva. 2 Se da conduta resulta morte. Pena: recluso de 12 a 30 anos. O professor acredita que a morte s pode advir a ttulo de CULPA, ou seja, dolo no estupro e culpa na morte. Isso porque se houve desgnios autnomos o agente responderia por ESTUPRO e HOMICDIO. Mas h grande discusso se pode vir a ttulo de dolo ou culpa.

You might also like