You are on page 1of 4

HERMENUTICA JURDICA 10/11/2006 Prof. Roberto Solimene robertosolimene@hotmail.com Estudar mais capacitao para propedutica Erro de portugus art.

art. 1829 e 1790 cc. Podemos falar de maneira informal, mas no escrever de modo informal. Hermenutica mais que uma tcnica. Uma arte. Retrata a um Deus grego, Hermes. Arte que volta a interpretar o texto da lei e aplicar. Na falta do texto legal aplicar a analogia, os princpios gerais, os costumes etc. LIC art. 1 a 6 e CF Esto as regras de hermenutica. (Ler LIC Maria Helena Diniz). Cdigo de Bustamante versa sobre tratados internacionais. lei ordinria no Brasil. Hermenutica Se encarrega de estudar o fenmeno jurdico e a teoria da justia. Metodologia Existem trs mtodos para se estudar a cincia do direito. - Histrico explicar para o aluno a origem do tema a ser estudado (ver Jos Cretela, dir. justinianeu saraiva); Fidei/comisso Fidelidade/eu passo para voc um patrimnio que dever ser passado a algum em certo tempo. Cultuar a histria. - Sistemtico- No mundo contemporneo devemos trabalhar com microssistemas e no com cdigos. Ex. Eca, Estatuto do idoso; Estatuto da Cidade. Fazer lei para o povo entender. O povo no ignorante; inculto - Dogmtico (estuda as regras) Cultuar as regras. Dar as palavras o valor que elas merecem. Fenmeno jurdico o homem, a sociedade e o direito Existem dois mudos: mundo do ser e mundo do dever-ser. Mundo do ser: - Religio - Normas de tratados social - A moral No so dotadas de coercibilidade. Ortotansia A pessoa pede para cessar o atendimento mdico. Eutansia que deu certo. O direito est no mundo do dever ser. O direito formado de 4 componentes: 1- Norma jurdica; 2- Sano; 3- Heteronomia; 4- Bilateralidade-atributiva; Livro: Roma Pag (Pedro Henrique). Heteronomia ordem emanada da lei. Vontade de todos submetidos a lei. Bilateralidade atributiva possibilidade de discutir as normas.

O direito tem uma estrutura tridimensional. O direito fato, valor e norma (Miguel Reale). Fato relevante. Valor relevante. Fontes do Direito: - Processo Legislativo; - Negcio Jurdico (o mais importante o contrato); O CC 2003 reavivou o costume. Costume # hbito # vcio. - A jurisdio Juzo categrico cumpre a lei a risca. Juzo hipottico Inova. Admite e flexibiliza para saber se caso ou no de aplicar a lei. Validade da norma Jurdica 1- Vigncia um atributo que a norma vai receber para cumprimento do processo legislativo. 2- Eficcia Reconhecimento social para que a norma seja aplicada; 3- Fundamento. Teleologia da norma para que serve a norma. Hermenutica implica: interpretar, conhecer o fato e compreender. Interpretao Quanto a fonte: - Autntica feita pelo legislador; - Judicial feita pelo juiz; - Administrativa feita pelo administrados; - Doutrinria Obras: - Carlos Maximiliano Hermenutica e interpretao do direito - Cidade Antiga; - Tcio Sampaito Ferraz; - Luiz Srgio Fernando de Souza; - Luiz Flvio Hiaxi; - Francisco Loureiro DC; Cludio Luiz Bueno de Godoi Funo social do contrato; - Srgio Seige Ximura; - Gilson Delgado Miranda; - Jos Roberto Neves Amorim. - Maury ngelo Botezine. Fuja dos Manuais. Leia Artigos. Quanto a Natureza: - Literal somente o que est escrito; - Lgica-sistemtica procura trabalhar com vrios textos legais ao mesmo tempo; - Teleolgica ou finalstica; - Histrica Fonte que inspirou aquela norma. Quanto ao resultado: - Declaratria; - Extensiva;

- Restritiva. Carter unitrio do processo interpretativo uno, mas complexo. Art. 5, LICC; Art. 1 LICC (Leis processuais aplica-se desde j) LC 95/98- Lei hermenutica. A lei precisa dizer qual lei foi revogada. No pode se revogada tacitamente. Mas o prprio legislador no aplica. Art. 2 LICC No pode ser interpretado de forma absoluta. Temos 1,5 milhes de textos legais. Art. 4 LICC e art. 127 CC Norma de integrao. Analogia legis usa outra lei - Jris usa um sistema para suprir a lacuna na lei. No aplicada no direito fiscal e penal. Costume costume sucundum legem est na lei; - costume praeter legem vai alm da lei. O costume contra legem no existe. Equidade est no art. 127 cc. Idia de justo. A equidade a integrao s para casos de emergncia. No para toda hora. Paulo Dourado de Gusmo. Introduo ao estudo do Direito. Miguel Reale Lies preliminares do direito. Jurisdio de prelibao homologao de sentena estrangeira. O adultrio foi revogado porque a norma perdeu a eficcia e no foi o costume (costume contra legem). Integrar Normas Princpios (d. reais) aplica-se a lei do local onde est a coisa art. 8 LICC. (d. obrigaes) aplica-se a lei onde se constituiu. CDC probe a eleio de foro nos contratos de consumo. Negcios Jurdicos Necessita: - Expressa manifestao de vontade; - Equilbrio entre as partes; - Forma; - Objeto lcito (de acordo com a lei, a moral ou costumes); - Partes. Eficcia perda do interesse; Existncia prova material. Primeiro desafio de provar o negcio jurdico provar sua existncia. Boa-f objetiva Funo social do contrato Cludio Godoi Saraiva. Princpios um enunciado com alta carga valorativa que serve de suprimento e supremento ao texto da lei. produto do trabalho doutrinrio.

Papel do Direito manter a paz social. O direito instrumento da justia. Justia ius tantum santo. 3 elementos da justia: 1- Alteridade; 2- Noo do devido; 3- Igualdade. A igualdade s absoluta na chamada justia legal. Tributos quem ganha mais, paga mais. Igualdade relativa Justia distributiva. Questes: 1- Princpios do Direito Objetivo: - Entrelaamento; - Derivao 2-

You might also like