You are on page 1of 4

A Histria de Jos

Tribos de Israel 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Rben (Primogenito de Jac) Simeo Levi Jud D Naftali Gade Aser Issacar Zebulom Jos (Primogenito de Raquel) o o Manasss Efraim

12. Benjamim

Jos ou Jos do Egito (em hebraico , significando "Yahweh acrescenta"; Ysp em hebraico tiberiano; mais tarde designado como , Tzfnat panach ou fnat pana, em hebraico padro ou pna pa n em hebraico tiberiano, do egpcio que significaria "Descobridor das coisas ocultas") foi o dcimo primeiro filho de Jac, nascido de Raquel, citado no livro do Gnesis, no Antigo Testamento, considerado o fundador da Tribo de Jos, constituda, por sua vez, da Tribo de Efraim e da Tribo de Manasss (seus filhos). Quando foi coroado como um homem de confiana ao Fara, foi-lhe concedida a mo de Azenate, filha de Potfera, Sacerdote de Om[2].

ndice
1 Histria 1.1 Na priso 1.2 O sonho do Fara 1.3 Jos torna-se Adon do Egito 1.4 O fim do governo 2 Na cultura popular 3 Jos do Egito e a Jornada do Heri o 3.1 Apresentao e incio da jornada o 3.2 "N da Intriga" o 3.3 Designao da prova e vitria do heri 4 Notas e referncias o 4.1 Bibliografia 5 Smbolo da tribo de Jos
o o o o

Histria
Filho preferido de Jac, apesar de no ser o seu primognito (mas o primeiro filho de Raquel, a mulher que mais amava), Jos nunca escondeu a sua posio de superioridade em relao aos outros irmos, que se ia manifestando atravs de sonhos em que a sua figura tomava sempre um lugar de destaque e liderana. O favoritismo, de que era alvo por parte do pai, valeu-lhe a malquerena dos irmos, que o venderam, por 20 moedas (sheqel) de prata, como escravo a mercadores ismaelitas, os quais levaram Jos ao Egito[3] do perodo da XVII dinastia. J no Egito, foi comprado por Potifar (oficial e capito da guarda do rei do Egipto), de quem conquistou a confiana e tornou-se o diligente dos criados e administrador da casa. Na casa de Potifar, acabou estudando com um escriba e aprendeu o antigo egpcio. Foi preso aps acusao injusta de tentativa de abuso da mulher do seu amo, depois de uma tentativa frustrada de seduo por parte desta.

Na priso
Na priso, tornou-se conhecido como intrprete de significado dos sonhos. L, ele decifrou o sonho do copeiro-chefe e padeiro-chefe do palcio do Fara, que foram presos acusados de conspirao. Segundo a interpretao de Jos, o sonho do padeiro-chefe indicava que este seria enforcado, mas o do copeiro-chefe indicava que este seria salvo, tendo isto mesmo ocorrido[4].

O sonho do Fara
Vale ressaltar que quela poca a casta dos sacerdotes se opunham ao fara, apoiavam um outro fara, Ta II, que tinha domnio no Alto Egito e sempre estavam por trs das fomentaes de conspiraes. O fara Apopi I pertencia a linhagem dos hicsos, um povo que havia invadido e tomado o poder no Egito. Um dia, o Fara teve um sonho proftico no qual sete vacas magras comiam sete vacas gordas e mesmo assim continuavam magras[5]. Para explicar seu sonho, ele convocou todos os sacerdotes do Egito para decifr-lo. Nenhum desses conseguiu, ento o copeiro-chefe se lembrou do escravo na priso, Jos, que tinha decifrado seu sonho e indicou-o ao Fara. Ento, o Fara chama Jos e este consegue dar uma interpretao que o satisfaz, de que o Egito passaria por sete anos de fartura e sete anos de seca, consecutivos.

Jos torna-se Adon do Egito


Logo aps a interpretao de Jos, o Fara, muito satisfeito com a inteligente interpretao de Jos, d a Jos um anel de seu dedo e o nomeia Adon do Egito, um cargo semelhante a chanceler, apesar de algumas verses da bblia trazerem a palavra Governador. Jos, ento, ordena que se construam celeiros para guardar a produo do Egito durante os anos de fartura. Em verdade, tambm, Jos, nos anos em que passou na priso, havia se inteirado da situao poltica do Egito e sabia tambm que nos anos de seca apenas ele, do Baixo Egito, teria comida criando assim uma vantagem sobre o soberano egpcio Ta, apoiado pela casta sacerdotal e que governava o Alto Egito. E assim aconteceu. Nos sete anos de seca, Jos, que vendia os cereais dos celeiros reais a preo de ouro, conseguiu comprar para o Fara quase a totalidade das terras do Alto Egito. Jos reencontra-se tambm, com os seus irmos, que pensavam erradamente que Jos ia mat-los. Jos depois se apresentou a seu pai que correu aos braos arrependido, e com a chegada destes, com seu pai, ao Egito. assim que o povo israelita se instala no Egito, antes de ser escravizado e, mais tarde, libertado sob a liderana de Moiss.

O fim do governo
possvel que durante os anos de seca os sacerdotes tenham conseguido despertar a ira popular contra Jos e Apopi I, o fara hicso, pois durante esses anos que acontecem vrios conflitos civis contra os governantes que terminaram com a vitria do fara Ta II e seu exrcito, que tomaram primeiro Mnfis e depois a ento capital Tnis. Vendo-se sem condies de vencer, Apopi e seus vassalos refugiam-se em Avris, a cidade fortaleza construda pelos hicsos. Os hicsos acabaram finalmente vencidos, depois de aproximadamente 500 sobre as terras do Egito, por Ahms I filho de Ta, na XVIII dinastia. muito provvel que Jos tenha morrido durante esses combates contra Ta II ou em um dos conflitos civs. Mesmo com a ascenso demorada de Jos, que era crcere e, depois de Deus o usar como intrprete para os sonhos do Fara Ramss, se tornar o 2 na terra do Egito, nunca foi vista uma mudana de ego em Jos. Aps o encontro com sua famlia, Jos arranjou a melhor terra no Egito para que sua famlia morasse. Jos viveu muitos anos at sua morte, mas nunca se esqueceu da aliana de Deus para o povo de Israel. Essa aliana foi a de que a terra de Cana, onde morava seu pai Jac, seria dada Abrao e seus descendentes. Antes de sua morte, Jos pediu para que fosse enterrado na Terra de Cana, pois era a Terra que Deus tinha dado a Abrao e seus descendentes por herana. O povo de Israel somente saiu do Egito na poca de Moiss.

Na cultura popular
A figura de Jos inspirou vrios autores e artistas ao longo da histria, devido riqueza narrativa do relato que , sem dvida, uma das mais populares gestas bblicas. Thomas Mann recontou a histria em Jos e seus irmos e Andrew Lloyd Webber, com "Jos e o deslumbrante manto de mil cores", passou a histria para um musical de sucesso. Depois de arrependidos, Jos ajudou seus onze irmos: Zebulom, Issacar, Rben, Naftali, Benjamim, D, Simeo, Levi, Jud, Gade e Aser.

Jos do Egito e a Jornada do Heri


O primeiro livro da Bblia, Gnesis, narra do captulo 37 ao 50, a vida de Jos, tambm conhecido como Jos do Egito. A histria de Jos uma das mais conhecidas narrativas bblicas e faz parte do imaginrio coletivo da civilizao judaico-crist. possvel encontrar na trajetria de Jos, vrias das funes bsicas da narrativa enunciadas por Vladimir Propp.

Apresentao e incio da jornada

Afastamento: Vtima do cime e do dios de seus irmos por ser o filho predileto de Jac, Jos vendido aos ismaelitas para ser escravo no Egito, onde ele se torna mordomo na casa de Potifar.

"N da Intriga"

Fraude: Atrada por Jos, a mulher de Potifar tenta seduzi-lo. Jos resiste. A mulher como tentano um dos estgios da jornada do heri segundo Joseph Campbell. Dano: Em uma ocasio, irritada com a rejeio do servo e em posse de suas vestes, a mulher de Potifar acusa Jos de ter tentado violent-la e mostra as roupas dele como prova. Potifar acredita nas falsas acusaes da esposa e o "lana no crcere" (Gn. 39: 20). Na priso, Jos interpreta os sonhos de dois ex-criados do Fara, o padeiro-chefe e o copeirochefe.

Designao da prova e vitria do heri

Designao da prova: Enquanto Jos estava na priso, o Fara se v atormentado por sonhos que nenhum sbio do Egito capaz de interpretar. Nos sonhos do rei, sete vacas gordas devoravam sete vacas magras e sete espigas de milho secas e mirradas devoravam sete espigas de milho cheias. O copeiro-chefe, j restitudo de suas funes, conta ao Fara sobre um hebreu com quem ele conviveu na priso que capaz de interpretar sonhos. O Fara pede que tragam Jos sua presena.

Recebimento do adjuvante: Sob inspirao divina, Jos interpreta os sonhos do Fara, afirmando que as sete vacas gordas e as sete espigas de milho cheias simbolizavam sete anos de fartura no Egito, e as sete vacas magras e as sete espigas secas e mirradas simbolizavam sete anos de fome. A "inspirao divina" pode ser entedida como o artefato "mgico" que ajuda o heri a cumprir sua prova: o adjuvante.

Estigma: Impressionado com a sabedoria do hebreu, o Fara d um anel a Jos (smbolo da heroicidade) e o nomeia governador (ou Adon) do Egito.

Vitria do heri: Jos casa-se com Asenate, filha de Potfera, sacerdote de Om, e assume o posto como o mais poderoso homem do Egito, submisso apenas autoridade do Fara. O casamento tambm pode ser entendido como a recompensa do heri e simbolizar o pacto feito entre o hebreu e o rei do Egito.

Notas e referncias
1. Segundo o Gnesis. 2. Gnesis 41:45 3. Gnesis 44:5:15 4. Gnesis 40:1:22 5. Gnesis 41:1:7

Bibliografia
Jos 37.1-50.26 1) A venda de Jos 37.1-40.23 2) A exaltao de Jos 41.1-57 3) Jos e os seus irmos 42.1-45.28 4) Jac muda para o Egito 46.1-48.22 5) A beno de Jac e o seu sepultamento 49.1-50.21 6) Os ltimos dias de Jos 50.22-26

You might also like