You are on page 1of 2

Agricultura consegue reduzir emisso de gases com fixao biolgica de nitrognio

Fixao de Nitrognio no Solo uma tcnica adotada pela agricultura sustentvel, um dos pilares do programa ABC. Desenvolve bactrias para captar o nitrognio existente no ar e transform-lo em matria orgnica para ser usado por plantas, dispensando o uso de adubos nitrogenados.A tcnica proporciona uma maior produtividade s terras agrcolas, reduz o custo de produo e melhora a fertilidade do solo. Isso sem falar que traz um ganho ambiental incalculvel, uma vez que no polui o meio ambiente. Tudo isso a um custo baixssimo: para utilizar a tcnica em uma rea de um hectare, gasta-se aproximadamente R$ 8, diz Ieda de Carvalho Mendes, Pesquisadora PHD em Microbiologia de Solo da Embrapa, para esclarecer sobre a Fixao de Nitrognio no solo.

A pesquisadora conta que a Embrapa preparou um material explicativo sobre fixao biolgica de nitrognio. Veja abaixo as principais perguntas e respostas sobre o tema:

O que a fixao biolgica do nitrognio (FBN)?

o processo por meio do qual o nitrognio presente na atmosfera (N2) convertido em formas que podem ser utilizadas pelas plantas. A reao catalisada pela enzima nitrogenase, que encontrada em todas as bactrias fixadoras. Em termos de agricultura, a simbiose entre bactrias fixadoras de nitrognio (denominadas rizbios) e leguminosas (famlia de plantas qual pertencem a soja, o feijo, a ervilha entre outras) a mais importante.

Todas as plantas fixam nitrognio biologicamente em simbiose com os rizbios?

Infelizmente no. A simbiose praticamente restrita s leguminosas e se caracteriza pela formao de estruturas especializadas nas razes, chamadas ndulos, nos quais ocorre o processo de FBN. Aps a formao de ndulos nas razes, a bactria passa a fixar o nitrognio atmosfrico em compostos orgnicos que so utilizados pelas plantas, eliminando ou diminuindo a necessidade de uso de adubos nitrogenados.

Isso quer dizer que apenas as leguminosas so beneficiadas pela FBN?

No. Outras espcies de bactrias capazes de fixar o N2 atmosfrico j foram encontradas em associao com gramneas como o milho, o trigo e a cana-de-acar. Nessas plantas, no ocorre a formao de ndulos nas razes e as quantidades de N fixadas so mais baixas. Por essa razo, no possvel dispensar a utilizao de adubos nitrogenados nessas lavouras. Microrganismos fixadores de nitrognio tambm j foram encontrados em plantas como o caf, dend, mandioca, mamo e banana, e a sua contribuio para essas plantas tem sido objeto de vrios trabalhos de pesquisa.

Em que consiste o processo de inoculao?

A inoculao o processo por meio do qual bactrias fixadoras de nitrognio, selecionadas pela pesquisa, so adicionadas s sementes das plantas antes da semeadura. A inoculao feita com um produto chamado inoculante.

Como a tecnologia da inoculao chega ao agricultor?

O agricultor compra um produto chamado inoculante. No inoculante, um caldo com elevada concentrao de bactrias misturado a um veculo, que pode ser um solo muito rico em matria orgnica denominado turfa (inoculante em p), formulaes lquidas (inoculante lquido), ou combinaes de turfa-lquido ou gis. O produto final deve conter no mnimo 1 bilho de clulas de bactrias fixadoras de N2 vivas por cada g ou ml de inoculante.

Como a tecnologia da inoculao chega ao agricultor?

O agricultor compra um produto chamado inoculante. No inoculante, um caldo com elevada concentrao de bactrias misturado a um veculo, que pode ser um solo muito rico em matria orgnica denominado turfa (inoculante em p), formulaes lquidas (inoculante lquido), ou combinaes de turfa-lquido ou gis. O produto final deve conter no mnimo 1 bilho de clulas de bactrias fixadoras de N2 vivas por cada g ou ml de inoculante.

Como deve ser feita a inoculao?

A operao de inoculao deve ser feita sombra, nas horas mais frescas do dia (pela manh ou noite). Devem-se seguir as recomendaes de dosagem e aplicao fornecidas pelo fabricante do inoculante. Em solos de primeiro ano de plantio, a dose recomendada o dobro da dose normal. Sementes bem inoculadas ficam recobertas, por uma camada fina e uniforme de inoculante. Aps a inoculao, as sementes devem ser secas sombra e semeadas em, no mximo, 24 horas, desde que fiquem protegidas do sol e umidade. Caso isso no seja possvel, deve-se repetir a inoculao no dia do plantio .

O tratamento das sementes com fungicida e (ou) micronutrientes deve ser feito antes ou depois da inoculao?

Antes. muito importante que o produtor atente para o fato de que o inoculante no pode ser misturado com os fungicidas e micronutrientes, pois os mesmos so, em maior ou menor grau, txicos para as bactrias. De maneira geral, fungicidas base de metais pesados, como o zinco e o cobre, e alguns inseticidas organofosforados prejudicam a nodulao de leguminosas. Os herbicidas e os defensivos contra nematoides so menos txicos. No caso de sementes tratadas com fungicidas e inoculadas, a semeadura deve ser efetuada em, no mximo, 12 horas. Caso isso no seja possvel, as sementes devem ser inoculadas novamente.

Existem alternativas para a inoculao das sementes?

Recentemente, a inoculao no sulco de plantio vem ganhando popularidade. Essa pode ser uma boa alternativa principalmente no caso de sementes tratadas com agrotxicos e micronutrientes. Resultados de pesquisas indicam que a dose de inoculante necessria para a aplicao no sulco deve ser, no mnimo, seis vezes superior dose indicada para a inoculao das sementes. Essa tecnologia j recomendada para a cultura da soja desde a safra 2003/2004.

Qual a importncia e as principais vantagens do processo de inoculao para a lavoura da soja?

No Brasil, graas ao processo de FBN, a inoculao substitui totalmente a necessidade do uso de adubos nitrogenados nas lavouras de soja. O inoculante contm bactrias selecionadas do gnero Bradyrhizobium que, quando associadas s razes de soja, conseguem converter o N2 da atmosfera em compostos nitrogenados, em quantidades de at 300 kg de N/ha, que sero utilizados pela planta. Alm da grande economia obtida quando se substitui a utilizao de fertilizantes nitrogenados industriais pela inoculao da soja com bactrias do gnero Bradyhrizobium, essa uma tecnologia extremamente simples e que no polui o meio ambiente. Devido a sua baixa eficincia de aproveitamento pelas plantas, em torno de 50% dos adubos nitrogenados aplicados ao solo perdido por processos como a lixiviao, desnitrificao e volatilizao, causando a poluio de mananciais hdricos (rios, lagos, lenis freticos) e contribuindo para a reduo da camada de oznio que envolve o planeta, com consequente efeito no aquecimento global.

Qual o custo desse inoculante para o produtor?

Apesar do investimento em pesquisa e tecnologia, o custo do inoculante, suficiente para o plantio de um hectare, geralmente no ultrapassa o valor de R$ 8,00.

No Brasil j existem inoculantes recomendados para gramneas?

No Brasil, em 2009, foi lanado o primeiro inoculante para no leguminosas, recomendado para as culturas do milho e do arroz e contendo bactrias Azospirillum brasilense selecionadas pela Embrapa Soja e pela Universidade Federal do Paran (UFPR). Os fabricantes apontam um potencial para economia de at 50% na utilizao de fertilizantes nitrogenados industriais pelo uso desses inoculantes e o lanamento de novos produtos comerciais para essas gramneas, e o trigo esperado para 2010. Acredita-se que esse seja apenas o comeo de uma srie de inoculantes para plantas no leguminosas a serem comercializados no Brasil.

O que deve ser feito para obtermos ainda mais benefcios da associao entre as bactrias fixadoras de nitrognio e as plantas?

As abordagens de pesquisa devem priorizar a realizao de estudos que permitam o aprimoramento contnuo da FBN em plantas cultivadas. Assim, deve-se garantir que as novas variedades e cultivares estabeleam associaes mais eficazes com as bactrias. Em relao s estirpes, os programas de seleo devem continuar. Finalmente, necessrio dar continuidade ao desenvolvimento e validao de novos inoculantes e tecnologias de inoculao, dos quais se pode citar como exemplos a inoculao no sulco, para a compatibilizao com o tratamento de sementes com fungicidas e o enriquecimento das sementes em molibdnio, para garantir maiores taxas de FBN.

You might also like