You are on page 1of 7

O Processo Industrial

Controle Automtico de Processos Industriais


Profa. Michelle Mendes Santos
michellesantos@unipaclafaiete.edu.br

Um processo industrial pode ser definido como a aplicao do trabalho e do capital com a finalidade de transformar matriaprima em bens de produo e consumo, agregando valor aos produtos por meio da utilizao de tcnicas de controle.

Processos Industriais
Os Processos Industriais podem ser classificados, basicamente, em dois tipos:
Processos Contnuos: as variveis a serem controladas so, em sua maioria, analgicas, ou de tempo contnuo; o produto final obtido ao fim da linha de produo continuamente ao mesmo tempo em que a matria prima consumida na entrada da linha. Processos Discretos: as variveis a serem controladas so, normalmente discretas; o produto final obtido em lotes, peas, e fabricado por partes discretas.
3

Processos Industriais
Exemplos de indstrias que se caracterizam pelo controle de processos:
Contnuos: Indstrias de processos, de manipulao. Exemplo: Indstria qumica, farmacutica, petroqumica, etc. Discretos: Indstrias manufatureiras, de fabricao por lote. Exemplo: Indstria automobilstica, de equipamentoseletroeletrnicos, etc.

Controle Discreto
No controle de processos discretos, as variveis, em sua maioria so discretas, possuem dois estados: liga/desliga, ativado/desativado, ou seja, so variveis binrias; A lgica de controle desenvolvida utilizando os princpios da lgebra booleana;

Controle Discreto
Para manipular variveis desse tipo, at a dcada de 60, eram utilizados rels eletromecnicos como nica opo.
O advento dos dispositivos microprocessados possibilitou o desenvolvimento dos Controladores Lgicos Programveis, cuja programao feita baseada na lgica de rels.

Controle Analgico
Desenvolveu-se com o surgimento dos amplificadores operacionais para o controle de malhas especficas. Controladores de processos contnuos evoluram juntamente com a microeletrnica. A utilizao de circuitos microprocessados possibilitou a utilizao de tcnicas de controle, tais como PID (ProporcionalIntegral-Derivativo), adaptativo, lgica Fuzzy (ou lgica nebulosa).
7

Controle Analgico
Single loop: Controlador de processos contnuos de uma nica malha de controle
Utilizados para o controle de temperatura, presso em lquidos, vazo em tubulaes, etc.

Multiloop: Evoluo do single loop para vrias malhas de controle do processo.

Controle Centralizado versus Controle Distribudo


A instrumentao eletrnica possibilitou a instalao de salas de controle distantes da planta industrial Controle centralizado. Novas tcnicas de transmisso da informao possibilitaram a diviso do controle em diversas salas Controle distribudo. Essas salas distribudas geograficamente so interligadas entre si e conectadas em uma sala central de superviso.
9

SDCD Sistema Digital de Controle Distribudo


O SDCD caracterizado pelos diferentes nveis hierrquicos de controle. A idia bsica desse sistema dividir os equipamentos em vrios mdulos funcionalmente distintos: processo, controle, operao, gerenciamento e comunicao.

10

SDCD Sistema Digital de Controle Distribudo

Automatizao versus Automao


Automatizao um termo ligado sugesto de movimento automtico, repetitivo, mecnico mecanizao: ao cega, sem correo, independente da entrada controle em malha aberta; Automao: conjunto de tcnicas para se construir sistemas capazes de atuar com eficincia tima pelo uso de informaes recebidas do meio sobre o qual atuam controle em malha fechada.
11 12

Sistemas de Controle
Todo sistema dotado de retroao e controle implica na presena de trs componentes bsicos, cuja principal caracterstica a realimentao das informaes requeridas para o seu controle.
Processo Atuador Controlador
13

Sistemas de Controle
Sensores:
Dispositivos sensveis a um fenmeno fsico que enviam um sinal, no necessariamente eltrico para dispositivos de medio e controle.

Transdutores ou conversores de sinais:


Dispositivos capazes de responder ao fenmeno fsico, ou estmulo, de forma a converter sua magnitude em um sinal eltrico proporcional amplitude desse estmulo.

Sensor

14

Sistemas de Controle

Sistemas de Controle
Atuadores:
Dispositivos a serem acionados para executarem uma determinada fora de deslocamento ou outra ao de controle. Podem ser magnticos, hidrulicos, pneumticos, eltricos ou de acionamento misto. Exemplo: vlvulas e cilindros pneumticos, vlvulas proporcionais, motores, aquecedores...

Transdutores Discretos

Transdutores Analgicos
15 16

Sistemas de Controle

Sistemas de Controle
Controlador:
Dispositivo onde implementada a lgica para o funcionamento ideal do sistema controlado.

Vlvula Solenide

Motor eltrico

Controle clssico: baseado em um modelo matemtico do sistema; Controle heurstico: baseado em conhecimento experimental.

Vlvula de Controle

Cilindro pneumtico

17

18

Sistemas de Controle
Single Loop

Sistemas de Controle
O controle abordado nesta disciplina o controle discreto; Para a implementao desse controle ser utilizado o CLP Controlador Lgico Programvel.

SDCD Sistema Digital de Controle Distribudo CLP Controlador Lgico Programvel

19

20

Automao
Incio do sculo XX:
Painis de rels

Automao
Anos 70: computadores comerciais passaram a ser utilizados nas indstrias:
possibilidade de se programar a lgica e modific-la sempre que necessrio.

Computadores

Grandes Caros Difceis de programar Sensveis utilizao em ambientes hostis

21

22

CLP
Vantagens do CLP frente aos sistemas antigos:
Permite fcil diagnstico de funcionamento ainda na fase de projeto do sistema ou reparo de falhas durante a operao; Pode ser instalado em cabines reduzidas devido ao pequeno espao fsico exigido; Opera com reduzido grau de proteo, pelo fato de no serem gerados faiscamentos; facilmente reprogramado sem necessidade de interromper o processo produtivo (programao on-line);
23

CLP
Possibilita a criao de um banco de armazenamento de programas que podem ser reutilizados a qualquer momento; Mantm uma documentao sempre atualizada com o processo em execuo; Apresenta baixo consumo de energia; Mantm o funcionamento da planta de produo com uma reduzida equipe de manuteno;

24

CLP
Garante maior confiabilidade pela menor incidncia de defeitos; Emite menores nveis de rudos eletrostticos; Tem a flexibilidade de expanso do nmero de entradas e sadas a serem controladas; Tem a capacidade de se comunicar com diversos outros equipamentos.

Pirmide da Automao
Enterprise Resource Planning Manufacturing Execution System

Supervisory Control and Data Acquisition

Controlador Lgico Programvel

Sensores e Atuadores

25

26

CLP Princpios de Funcionamento


Variveis de entrada: sinais externos recebidos pelo CLP, que podem vir de fontes pertencentes ao processo controlado ou de comandos do operador, como chaves, botoeiras ou sensores.

CLP Princpios de Funcionamento

27

28

CLP Princpios de Funcionamento


Variveis de sada: so os dispositivos controlados por cada ponto de sada do CLP. Podem servir para a interveno direta no processo controlado por acionamento prprio, ou para a sinalizao de estado em um sistema supervisrio. Ex.: vlvulas, lmpadas, displays, etc.

CLP Princpios de Funcionamento

Vlvula Solenide

Motor eltrico

29

Vlvula de Controle

Cilindro pneumtico

30

CLP Princpios de Funcionamento


Programa: sequncia especfica de instrues selecionadas de um conjunto de opes oferecidas pelo CLP em uso e, que iro efetuar as aes de controle desejadas, ativando ou no as memrias internas e os pontos de sada do CLP a partir da monitorao do estado das entradas e das variveis internas do CLP.

CLP Princpios de Funcionamento

31

32

CLP Princpios de Funcionamento


Arquitetura de Hardware do CLP

CLP - Caractersticas de Hardware


Fonte: Fornece tenso DC em nveis adequados para alimentar o processador e os mdulos de E/S. Bateria: todas as CPUs tm um capacitor que as mantm energizadas mesmo que fiquem sem energizao. Processador: Este mdulo corresponde CPU e memria do CLP. A memria usualmente contm o sistema operacional (executivo), tabelas de dados e programa do usurio. Monitora e controla os dispositivos de E/S ligados aos pontos dos cartes de E/S.
33 34

CLP - Caractersticas de Hardware


Cartes de E/S: Contm os circuitos necessrios para interfacear os dispositivos de campo com o processador. Cada circuito de E/S possui isolao tica para proteger contra transientes. Vrios mdulos tm filtros tambm. A maioria tem LEDS indicadores para sinalizar o estado de cada dispositivo de E/S conectado.

CLP - Caractersticas de Hardware

35

36

CLP - Caractersticas de Software

CLP - Caractersticas de Software


As linguagens de programao de CLPs so definidas na norma IEC 61131-3. So elas: Linguagens Grficas:
Diagramas de Contatos (Ladder Diagram LD) Diagramas de Funes Seqenciais (Sequential Function Chart SFC); Diagramas de Blocos de Funes (Function Block Diagram FBD)

Linguagens Textuais:
Ciclo de Varredura do CLP
37

Lista de Instrues (Instruction List IL) Texto Estruturado (Structured Text ST)
38

You might also like