You are on page 1of 21

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE P PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA VERSIDADE

UNISUL, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./ ./Dez. 2011.

By Zumblick

A HETEROGENEIDADE PSICOSSOCIOLGICA DO FENMENO DAS CRIANAS NAS RUAS Ana Flavia Souza Santana1 Snia Maria Rocha Sampaio
RESUMO: Esse trabalho teve como foco principal descrever a cultura de um grupo de crianas em situao de rua e que no perodo de realizao da pesquisa frequentavam assiduamente o mesmo espao odo urbano. A pesquisa foi desenvolvida no quadro terico da Sociologia da Infncia, do interacionismo . simblico e da abordagem etnogrfica. Os dados foram coletados ao longo de um ano de o observao participante junto a crianas atendidas pela educao de rua da ONG Projeto Ax, localizada na cidade de Salvador, Bahia (Brasil). O trabalho discute a forma como as crianas se apropriam do contexto rua, buscando entender como as diferentes rea urbanas auxiliam na apresentao de um reas jeito de ser caracterstico dos meninos de rua2. Discute os modos de apresentao de si mesmos e a funcionalidade desses modos, tanto em relao aparncia quanto de linguagem. Descreve suas linguagem. relaes com a famlia e outros adultos, como estes atores so fundamentais na construo de uma carreira de rua. Discute a carreira de rua, na defesa de que cada criana constri uma histria prpria, que no pode ser generalizada, valorizando a cultura e os saberes que ela constri na valorizando interao com a realidade da qual faz parte. Palavras-chave: Crianas em situao de rua, carreira de rua, heterogeneidade psicossociolgica. :

THE HETEROGENEITY OF THE SOCIAL PSYCHOLOGICAL PHENOMENON OF STREET CHILDREN


ABSTRACT: This work has the main focus on describing the culture of a group of children and adolescents with street experience who frequent the same urban location. The research was developed and based on sociology of childhood, symbolic interactionism and ethnographic boarding that has the data which the own research has analyzed. Moreover, the data has been collected throughout one year of direct observation on the children who have been assisted by education of Axe project. The paper discusses how children appropriate the street context, seeking to understand how different urban areas help to present a way to be characteristic of "street children"; it discusses the ways of pres presenting themselves and the functionality of these modes, both in terms of appearance and language, describing their relationships with family and other adults, as these are key actors in building a career in the street; it discusses the career in the street, in the defense of which each child builds his own street, story , which can not be generalized, valuing the culture and knowledge that it constructed in interaction with reality to which it belongs. Key-words: street children, career in the street, heterogeneit psychosocial. : heterogeneity

Universidade Estadual de Feira de Santana (U (UEFS). E-mail: aflavia_santana@yahoo.com.br A pressuposio de um jeito de ser caracterstico das crianas que frequentam as ruas feita pelo senso comum, estando presente nas representaes sociais que circulam na cotidianidade. As vezes que esta circulam expresso foi utilizada no texto exatamente para fazer referncia a estas representaes.
2

Esta obra est licenciada sob uma Licena Creative Commons.

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

1 Introduo A presena de crianas nas ruas das grandes cidades no um fenmeno recente. Alm dos registros histricos que evidenciam crianas abandonadas em vias pblicas desde meados do sculo XIX (GILBERTO FREYRE apud RIZZINI, 2003, p. 17), existem tambm relatos de crianas pelas ruas em diferentes pases, como Ucrnia (NATERER e GODINA, 2011), Gana (MIZEN e OFOSU-KUSI, 2010), Knia (DAVIES, 2008) Nmbia (GRUNDLING e GRUNDLING 2005), Paquisto (ALI, SHAHAB, USHIJIMA e MUYNCK, 2004) etc., o que evidencia a grande extenso do problema. No Brasil pesquisas e estudos comearam a ser sistematizados no fim da dcada de 1970. Rizzini (2003) faz referncia ao Ano Internacional da Criana, promovido pela ONU em 1979, com debates a favor do bem-estar da infncia em geral. Nos primeiros anos da dcada de 80, as pesquisas deram maior visibilidade aos chamados meninos de rua3, na poca tratados como a gerao de rua (RIZZINI, 2003), e se caracterizavam como descritivos, buscando quantificar e elaborar um perfil dos meninos de rua com dados referentes s questes de gnero, faixa etria, idade em que se iniciaram na rua, cotidiano nas ruas. Com o avano das pesquisas, temas como famlia e fatores que impulsionavam a ida rua foram tambm enfocados, especialmente a fragilidade/desestruturao das famlias quanto a capacidade de cuidar de seus filhos. A dcada de 90 foi marcada pela anlise do fennemo a partir do ponto de vista scio-econmico (RIZZINI, 2003). Isso favoreceu o deslocamento do foco da famlia tida como desestruturada, para a viso da famlia com srios problemas de sobrevivncia. Mais recentemente as abordagens migraram para os estudos dos modos de vida, subjetividade dessas crianas e aspectos do seu desenvolvimento cognitivo, emocional e fsico (MINERVINO, DIAS, SILVEIRA E ROAZZI, 2010; CIRINO E ALBERTO, 2009; ABDELGALIL, GURGEL, THEOBALD E CUEVAS, 2004). Rizzini, Caldeira, Ribeiro e Carvano (2010) complementam essa questo com as drogas: com o passar dos anos, o fenmeno ganhou novos contornos, sendo o acesso s drogas, como o crack, um dos aspectos mais visveis da atualidade (RIZZINI, CALDEIRA, RIBEIRO e CARVANO, 2010, p. 14). Embora tenha sido observado o amadurecimento das temticas sobre as crianas em situao de rua, percebe-se que as polticas pblicas que deveriam viabilizar a soluo do
J explicado seu uso em nota anterior. Alm disso, nesse caso, est-se fazendo referncia aos primeiros anos da dcada de 80, momento em que ainda no se utilizava a expresso crianas em situao de rua.
504 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.
3

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

fenmeno no vo pelo mesmo caminho, muitas vezes contradizendo o que as pesquisas apontam. Conforme explicita Rizzini et al. (2010, p. 14)
o olhar sobre estas crianas e adolescentes como um problema continua presente. Ainda hoje predominam respostas inadequadas e aes repressoras por parte do poder pblico, representadas pelas operaes de controle urbano e de recolhimento de crianas e adolescentes das ruas. Tais aes violam seus direitos humanos, previstos em diversos artigos do Estatuto da Criana e do Adolescente.

O descompasso entre o desenvolvimento das pesquisas e as polticas pblicas pode explicar a reduo de pesquisas e publicaes sobre as crianas em situao de rua, no transcorrer da primeira dcada dos anos 2000. Entretanto, Rizzini et al. (2010) se pergunta o que aconteceu de l pra c? (p. 04); em publicao produto da assessoria ao Conselho Municipal de Direitos da Criana e do Adolescente do Rio de Janeiro, busca reanimar o debate sobre as crianas em situao de rua e reencontrar o caminho (p. 04) das polticas pblicas de garantia de melhores condies de vida de crianas e adolescentes em situao de rua. Morais, Neiva-silva e Koller (2010) tambm reaquecem o debate sobre a questo com a publicao de um livro sobre aspectos terico-metodolgicos sobre as crianas em situao de rua. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma perspectiva transdisciplinar, compreendendo a presena e vida das crianas em situao de rua como um fenmeno complexo, multidimensionado. Assim, utilizou-se referenciais da Sociologia da Infncia (SARMENTO, 2002; MONTANDON, 2001; SIROTA, 2001), que entendem as crianas como atores sociais, produtoras de cultura e com direitos participao na construo do conhecimento sobre si e o contexto onde se inserem; da Psicologia do Desenvolvimento; e da Psicologia Social, mais especificamente, com a teoria do Interacionismo Simblico (COULON, 2007). O interacionismo simblico sublinha a natureza simblica da vida social. Esta compreenso serve como fundamento para a escolha da abordagem metodolgica: a etnogrfica. A etnografia (LAPLANTINE, 2004) prev a insero do pesquisador como um exerccio de aproximao na/da cultura do outro, numa abordagem micro-sociolgica exatamente por compreender que a apropriao da cultura do outro s possvel mediante a apropriao dos sentidos e significados prprios a ela. A cultura do grupo de crianas apresentada nesse artigo importante na medida em que reafirma a construo de histrias prprias, peculiares, nem sempre vinculadas s representaes sociais institudas associadas ao abandono ou s famlias desestruturadas,
505 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

por

exemplo.

As

especificidades

deste

grupo

confirmam

heterogeneidade

psicossociolgica da qual fala Lucchini (2000, 2003), contrariando a ideia da existncia de uma nica modalidade de partida e permanncia nas ruas, uma nica condio de vida, uma nica forma de entender e se apropriar da rua por parte das crianas. Este deve ser um indicador importante elaborao de polticas pblicas que leve em considerao o que as crianas em situao de rua desejam e efetivamente necessitam.

2 Mtodo 2.1 Contexto

A pesquisa foi desenvolvida ao longo de um ano na cidade de Salvador/BA em bairros reconhecidos como de maior incidncia de crianas em situao de rua, predominamente no bairro Pituba. O acesso s crianas se deu atravs da parceria com a ONG Projeto ax, mais especificamente atravs da atividade de educao de rua, o que foi fundamental para o estabelecimento de vnculos de confiana, sem os quais a pesquisa se tornaria invivel, j que as crianas viviam desconfiadas dos objetivos das pessoas que se aproximavam, pois algumas destas pessoas tinham relao com instituies repressoras ou de recolhimento. O Projeto Ax uma ONG que atua na cidade de Salvador/BA com crianas em situao de rua, bem como com aquelas que vivem em situao de vulnerabilidade e risco social.

2.2 Procedimentos A estratgia metodolgica utilizada para esta pesquisa foi da observao participante, de abordagem etnogrfica, realizada ao longo de um ano, sendo duas visitas semanais. Integrada ao Projeto Ax, a pesquisadora acompanhou a educao de rua

desenvolvida pela ONG. Os dados utilizados foram registrados no dirio de campo. Nele foram descritos os acontecimentos do dia, bem como inferncias, sentimentos e opinies relativas ao que foi visto e vivido em cada uma das visitas realizadas na rua. Alm do dirio de campo, alguns momentos da observao participante foram gravados em udio. Estas gravaes foram transcritas e tambm serviram como fonte de dados interessantes.

2.3 Participantes

506 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Participaram desta pesquisa crianas que, no perodo da realizao da observao participante viviam e trabalhavam nas ruas do bairro Pituba, em Salvador/Ba. A idade delas variou dos 10 aos 17 anos4 e o predomnio era de meninos. Uma menina frequentava o bairro regularmente e outra aparecia de forma irregular para vender doces. O termo de consentimento livre e esclarecido foi assinado pelo coordenador da ONG parceira, uma vez que a pesquisa foi desenvolvida na rua e os educadores de rua que intermediavam o acesso s crianas. Alm disso, em todos os momentos houve uma preocupao de que as crianas fossem informadas da presena e participao da pesquisadora nas atividades desenvolvidas na rua, sendo realizada, no primeiro encontro com a criana, uma apresentao dos objetivos da pesquisa. A descrio da anlise dos dados contemplou o requisito do sigilo em relao identidade dos participantes.

3 Anlise e discusso dos dados 3.1 O Contexto Rua O contexto rua uma das dimenses mais importantes da discusso acerca da presena de crianas nas ruas das cidades, ao contrrio das descries que o vincula ao cio ao vcio, delinquncia, criminalidade (MOURA, 1999), procurou-se compreender a rua como um espao de vida, de sobrevivncia e de formao de vnculos (MORAIS, NEIVASILVA, KOLLER, 2010). A rua , para as crianas, um ambiente no qual se desdobram as mais diversas atividades (lucrativas, lazer, trabalho, infraes, busca de alimentos etc.) e possibilidades de vida, abragendo um espao peculiar para a vivncia de um jeito de ser caracterstico dos meninos de rua5. Portanto, descrever e analisar o contexto rua apresentar os aspectos que permitem que esse espao seja apropriado pelas crianas e a relao entre as caractersticas dos espaos frequentados por elas e sua funcionalidade para o grupo, bem como as possibilidades e impossibilidades que a rua permite como condies de sobrevivncia, segurana e de realizao de atividades da vida diria. Falar da rua, entretanto, no significa que todos os espaos possuem as mesmas caractersticas. Cada rea possui suas especificidades. Os bairros so diferentes entre si, pois apresentam caractersticas prprias, que se relacionam com o tipo de movimentao e apropriao do espao, experimentadas pelas crianas. Em funo disso, as crianas tambm
4 5

A Declarao Universal dos Direitos das Crianas declara como criana todo ser humano menor de 18 anos. Assim como o senso comum as representam.
507

Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

assumem diferentes caractersiticas, de acordo com as possibilidades de cada espao urbano. Em alguns bairros as crianas aparecem muito sujas, com roupas rasgadas e sempre folgadas; andam descalas, apresentam feridas pelo corpo; algumas apresentam cabelos grandes e mal tratados. Poucas frequentam a escola ou voltam para casa no mesmo dia. Quase todas afirmam no voltar para casa a mais ou menos trs meses. Mantm relao mais constante e direta com policiais, seja por infraes ou mesmo pela convivncia no local. O uso da droga cotidiano e intenso. Em outros bairros, entretanto, as crianas no so to sujas, mal trapilhas, descalas e feridas. Geralmente so crianas que vm de casa com guias (expresso utilizada na Bahia para referir-se aos produtos com os quais vendedores ambulantes trabalham) a serem vendidas para, no final da tarde, retornarem para casa. Muitos vinham da escola e outros iam para as praas, porque sabiam que os educadores do Projeto Ax estariam presentes. Apesar de poucos, tambm havia aqueles que tinham dormido na rua durante alguns dias e outros que comeavam a ver nisso uma possibilidade. Essas diferenas mostram que cada bairro facilita, a seu modo, a emergncia de caractersticas relacionadas ao imaginrio social acerca dos "meninos de rua". Assim, a disposio do bairro possibilita o exerccio de um jeito de ser caracterstico dos meninos de rua: a igreja e os bares favorecem a mendicncia, pois ajudam muitas das crianas que se aproximam com um discurso estratgico para conseguir comida, roupas, dinheiro ou qualquer outro tipo de ajuda. Os bares6, alm de fregueses7 (ou seja, aqueles que ajuda com frequncia determinada criana), tambm se configuram como alvo de furtos. As lojas, por sua vez, permitem a aglomerao dos bares e o estacionamento de carros, os quais eles iro tomar conta e ganhar um trocado. A quantidade de sinaleiras e cruzamentos a principal caracterstica do bairro que facilita a permanncia das crianas, uma vez que muitas delas realizam atividades de malabares e do rodo8. As esquinas permitem o encontro, as trocas de objetos variados, o descanso. A praia, alm de ser utilizada para higiene pessoal tambm frequentada como espao ldico. A observao rigorosa das relaes entre as atividades das crianas e as caractersticas do bairro permite compreender que para ser menino de rua no se pode
Expresso usada pelas crianas. Idem 8 Atividade desenvolvida nas sinaleiras. Consiste em jogar gua com sabo (ou no) no pra-brisa dos carros, ensabo-lo e em seguida retirar a espuma com um pequeno rodo.
7 6

508 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

frequentar qualquer rea da cidade. Os bairros e as ruas precisam ter caractersticas que possibilitem a realizao de tarefas e atividades ligadas vida cotidiana. Alguns bairros parecem funcionar como espao de preparao para a carreira de menino de rua, mas a atualizao deste status, como Lucchini (2003) apresenta, reforado pela escolha de determinada rea, que possibilita a apropriao do espao. Outro aspecto importante da especificidade dos bairros o tipo de apropriao e funcionalidade que ele possibilita s crianas como forma de utilizao e realizao das atividades cotidianas. interessante perceber que cada espao adquire uma funcionalidade prpria, atribuda pela criana, a partir das suas necessidades. Os espaos pblicos (praias, ruas, esquinas, praas, etc.) e seus equipamentos so utilizados de diferentes formas, servindo realizao de atividades privadas (banho, alimentao, sexo, etc.). A apreenso da cultura da rua, entretanto, no se d apenas pela questo prtica e material que configura a utilizao concreta do espao. O mundo da rua passa a pertencer s crianas quando elas se apropriam simbolicamente de um territrio, que deixa de ser um lugar qualquer (MENEZES e BRASIL, 1998), atribuindo-lhe um significado particular, identitrio e simblico. Rizzini (2003) traz a ideia de ludicidade da rua e afirma que a convivncia em grupo e as oportunidades de lazer que os centros urbanos oferecem so importantes fatores de atrao que, muitas vezes, afastam crianas e jovens de seus espaos de origem. A atratividade tambm est relacionada imagem de liberdade que o espao da rua proporciona, configurando-se como oportunidade das crianas estarem na companhia dos amigos, divertindo-se, namorando, aprontando, usando drogas, sem o controle ou superviso, especialmente nos centros urbanos que so mais livres e amplos. O contexto rua tambm possibilita que a criana se relacione com diversos atores sociais e instituies. Os atores sociais (policiais, transeuntes, comerciantes, prostitutas, gringos, moradores de rua etc.) e as instituies (delegacias, casas de acolhimento, conselho tutelar, juizado de menores etc.) desenvolvem interaes e relaes com elas e esses contatos, mesmo os mais casuais, influenciam a dinmica de suas vidas nas ruas. A figura do policial parece ser merecedora de destaque, pois a literatura e a mdia geralmente apontam para a complicada relao com policiais, em funo de grupos de extermnio especializados no assassinato de crianas. Segundo Cerqueira-Santos, Koller, Pilz, Dias e Wagner (2006), apesar do relato comum de palavras e atitudes carregados de
509 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

preconceitos, incluindo que as aes policiais limitam e impem fronteiras ao espao e s crianas,
muitas crianas contam histrias sobre o apoio recebido na rua de pessoas, em geral de policiais. H muitos que indicam o policial como amigo, como tio e como pessoas com quem sabem que podem contar nas horas de necessidade e de busca de companhia. (CERQUEIRA-SANTOS, KOLLER, PILZ, DIAS, WAGNER, 2006, p. 249).

Assim, nem sempre essa relao de tenso. Geralmente as crianas conhecem policiais e eles tambm sabem quem cada uma delas, especialmente, as que j se envolveram em algum tipo de infrao ou delito, o que nem sempre representa uma amea sua integridade ou um desrespeito legislao especfica voltada para a criana e o adolescente. Em muitas circunstncias, a relao com esses adultos considerada pelas crianas como mais segura e previsvel do que com outros desconhecidos. A relao com comerciantes nem sempre tranquila. As crianas geralmente se juntam em frente a lanchonetes, a mercadinhos, a restaurantes e a pizzarias para conseguir o que comer. Muitas vezes os responsveis pelo estabelecimento comercial expulsam-nas, quando no, demonstram insatisfao pela presena das crianas, pois elas atrapalham o servio e importunam os clientes com pedidos de esmola. Alm dessas relaes, as crianas interagem corriqueiramente com instituies que fazem parte da rede que deveria favorecer sua proteo. muito comum se ter notcias de que uma ou outra criana tenha sido encaminhada ao CAM (Centro de Acolhimento ao Menor) ou ao juzado de menores. As crianas tambm se movimentam entre a rua e as casas de acolhimento Dom Timteo e Oxum (casas de acolhimento masculina e feminina, respectivamente, mantidas pela Prefeitura Municipal de Salvador). Tambm se relacionam constantemente com organizaes no governamentais. Santana (2010) acrescenta que a trajetria de vinculao instituticional, a relao com as diversas instiuies de atendimento, vai se alterando ao longo da trajetria de vida das crianas e que estudar essa relao leva a se compreender como a criana tambm se relaciona com a famlia e com a prpria rua. Alm disso, muitas vezes, as crianas evadem do lugar, do bairro, por um outro motivo, distinto da vontade de dar um rol, como por exemplo, a sazonalidade. No vero, poca em que a cidade abriga muitos turistas, as crianas deslocam-se para os bairros tursticos, onde conseguem mais dinheiro, especialmente entre turistas estrangeiros, para os quais algumas delas se dispem como guias. A poca de turismo tambm favorece aes de

510 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

recolhimento por parte do Estado, a fim de que as crianas no estejam mostra nas ruas, causando medo e denunciando as imperfeies da cidade. Outro fator importante que provoca a disperso das crianas nos bairros a recuperao de locais de encontros e/ou dormida, por proprietrios. Enfim, o contexto rua atravessado por diferentes sentidos. Alm da imagem de perigo e espao de aprendizagem da delinquncia que a rua tem, as crianas em situao de rua atribuem a este espao uma imagem de liberdade e autonomia, possuidora de atrativos ldicos, rentveis e utilitrios os mais variados. As possibilidades de movimentao e ausncia de limites determinados fazem da vida nas ruas uma estrutura particular para essas crianas, constituindo-se enquanto uma rede de relaes importantes para seu desenvolvimento e por isso a rua deve ser compreendida, no s como espao fsico concreto, mas tambm como contexto onde so estabelecidas e desenvolvidas as principais relaes de socializao da criana e do adolescente que nela vivem, de forma parcial ou integral (NEIVA-SILVA e KOLLER, 2002, p. 222). Assim, importante considerar que a rua no pode ser entendida a partir de um nico ponto de vista. Nela esto contidas todas as ambiguidades: boa e m, simultaneamente; priso e liberdade; prazer e sofrimento.

3.2 Apresentao de si: dilemas identitrios e desafios A tendncia para definir expectativas frente a grupos de pessoas fato corriqueiro da vida em sociedade. Atribui-se a esses grupos definidos a partir de uma determinada caracterstica ou condio um jeito de ser e espera-se que essa expectativa se realize, o que pressupe que as pessoas so seres sempre idnticos a si mesmos e portadores de caractersticas permanentes e estveis. mais ou menos assim que, no cotidiano, compreendida a palavra identidade. O que com freqncia negligenciado que as expectativas acabam por fazer parte das pautas de comportamento usuais das pessoas a quem se atribui o pertencimento a um dado grupo. Neste caso, defini-se as caractersticas para a categoria meninos de rua e essa imagem se cristaliza em favor de uma suposta identidade homognea para as crianas em situao de rua, o que provoca o abandono do carter processual e dinmico caracterstico de seres em desenvolvimento.
Da a expectativa generalizada de que algum deve agir de acordo com suas predicaes e, conseqentemente, ser tratado como tal. De certa forma, reatualizamos, atravs de rituais sociais, uma identidade pressuposta, que assim vista como algo dado (...) com isso, retira-se o carter de historicidade da mesma,

511 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

aproximando-a mais da noo de um mito que prescreve as condutas corretas, reproduzindo o social (Ciampa, 1990, p. 163).

As observaes feitas nesta pesquisa permitem afirmar que muitos dos comportamentos das crianas podem ser compreendidos a partir dessa tica, ou seja, do que esperado que elas faam enquanto meninos de rua, cumprindo as expectativas que a sociedade tem a seu respeito. Desta forma, elas acabam por participar da manuteno da situao em que vivem, fragilizando a possibilidade de assumirem outros papis o de estudantes, se permanecessem na escola ou o de filhos se no se ausentassem de casa, por exemplo. A aparncia fsica uma qualidade distintiva fundamental que exprime como as crianas nas ruas assumem sua identidade grupal, cultural e etnogrfica de meninos de rua. Como dito no tpico anterior, as crianas esto sempre descuidadas fisicamente. A aparncia maltrapilha parece fazer parte tambm de uma estratgia para provocar comiserao ou medo nas pessoas. Mas, possvel ver situaes em que a criana alterna sua apresentao. A exibio maltrapilha pode ser abandonada quando conveniente aparecer como um menino de classe mdia. A problemtica da apresentao de si e o que se interpe sua constituio caracterizam-se como uma via de mo dupla. Ao mesmo tempo em que o contexto social prescreve o acesso s oportunidades e condies de vida e pressupe caractersticas e modos de ser e de viver, as pessoas conformam-se a essas prescries e parecem no buscar assumir outras formas de vida. Acabam representando, repetindo o nico papel que a sociedade lhe prope (CIAMPA, 1990). Postas margem do acesso a melhores condies vida, as crianas parecem assim se conformar, apesar das tentativas de se contraporem, de no serem meninos de rua. Contrapondo-se ideia de permanncia que emerge da atribuio de caractersticas a um dado grupo, como os meninos de rua, a construo da maneira como cada pessoa se representa e apresenta-se aos outros construda na interao entre a pessoa e seu contexto. Assim, so do contexto histrico e social que emergem as possibilidades e impossibilidades, os modos e alternativas de vida (CIAMPA, 1990), de representao de um si mesmo, de posicionamentos no mundo. Assim, se esto contextualizados em determinado contexto scio-cultural, esses significados so fluidos. Podem ser transformados, recriados.

512 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

A variabilidade do discurso das crianas uma forma de se entender essa busca de credibilidade no papel assumido, como tentativa de angariar vantagens, a depender do pblico-alvo. Aptekar (1996) refora essa afirmao quando discute os problemas metodolgicos que envolvem as pesquisas com crianas em situao de rua, uma vez que seus discursos variam de acordo com quem est ouvindo e com a necessidade do momento. Segundo este autor, apresentar informaes sobre si prprios parte de suas habilidades de sobrevivncia que, assim como para outros artistas nmades, baseia-se em suas habilidades em manipular sua audincia (Aptekar, 1996, p. 158). Outra forma importante de apresentao de si pode ser considerada como uma estratgia de sobrevivncia: a masculinizao das meninas. A menina se defende contra os riscos a que est exposta na rua, espao primordialmente masculino, utilizando-se do recurso de parecer um menino. Com essa apresentao busca a aceitao de sua presena no grupo pela indiferenciao das atividades desenvolvidas pelos meninos. Esse recurso ainda pode funcionar como uma defesa contra abusos aos quais esto expostas prioritariamente as meninas. Uma vez criada a categoria meninos de rua, as caractersticas que a definem parecem ser fixas e especficas: aparncia fsica peculiar, apropriao de determinado espao, ambiente, etc. Entretanto, por mais que as crianas estejam assumindo esse perfil, as formas de se apresentarem e se representarem esto atreladas aos dilemas que demonstram ambiguidades e contradies, que se processam concomitantemente s caractersticas que parecem fixas. As crianas em situao de rua parecem assumir o papel de meninos de rua, mas apesar da presso social de reafirmarem este papel, esto sempre presentes construo da suas identidades dilemas, percepes contraditrias de si mesmas, muitas vezes mutuamente excludentes. Esses dilemas e contradies podem ser entendidas como tentativas de no serem meninos de rua. Outro dilema importante a ser considerado, refere-se ao se conseguir dinheiro, seja pela mendicncia ou atravs de prticas delituosas, conseguir dinheiro nem sempre se relaciona diretamente com a satisfao de necessidades imediatas, ligadas sobrevivncia como, por exemplo, a alimentao. O confronto dirio com as vitrines das lojas promovem novas necessidades e acirra o desejo de participar da sociedade de consumo e responder aos apelos da mdia. A prtica do roubo , muitas vezes, motivada pela compra de tens de consumo. Ter roupas e acessrios legais integra um sentimento de participao na
513 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

sociedade de consumo, uma mas tambm parece ser uma espcie de contraposio imagem do menino de rua que, geralmente, veste roupas doadas, que no as individualiza e apenas confirma seu estatuto de no pertencimento. Outro dilema corrente entre elas refere-se ao sentimento de serem crianas ou no. Discute-se acerca da perda da infncia ou da sua privao e excluso, enfocando que a busca, nas ruas, de possibilidades de sobrevivncia, destituiria a criana de sua infncia. A criana vive esse dilema, muitas vezes, demonstrando no saber ao certo se se consideram ou no como crianas. Ao mesmo tempo em que expressam que sim, em outros momentos avaliam que algumas atividades so infantis demais para elas. Foi possvel perceber tambm que uma criana pode tratar a outra como criana para quem certas atividades estariam vetadas. Ser ou no ser criana relaciona-se intimamente com a questo do trabalho que sempre aparece no discurso das crianas como consequncia lgica da fase adulta. Quando se conversava sobre o que gostariam de fazer da vida ao ficarem mais velhos, todos respondiam que estariam trabalhando como se, nesse momento de suas vidas, o trabalho no tivesse um lugar. Mas o espao ocupado pelo trabalho na vida dessas crianas facilmente identificvel quando elas descrevem algumas de suas atividades. Era comum escut-las convocando umas s outras para o trabalho. Segundo Matias e Francischini (2010), o trabalho a atividade mais comum em que so encontradas as crianas em situao de rua e, at certo ponto, definidora de sua condio (p. 272). importante pontuar que trabalho tem uma acepo vasta incluindo no apenas a limpeza de parabrisas ou as apresentaes de malabares e medicncia, mas a toda atividade realizada para conseguir dinheiro, inclusive a delinquncia. Entre as crianas observadas aparece algo que pode ser chamado de moral ambgua. Paludo (2010) diz que, apesar de parecer consenso de que aqueles que utilizam o espao da rua sobrevivncia so amorais, as crianas revelam julgamentos morais sobre suas atitudes. Elas tm claramente conscincia de que praticam atos condenveis ou ilegais, mas, ainda assim continuam a agir dessa forma, postergando para a vida adulta a adoo de um padro de vida diferente do atual. Apesar de considerar sua atitude inapropriada, essa criana est convencida que no pode mudar, pois, segundo ela, o arrependimento s acontece quando se adulto. A maioridade traz consigo o carter da imputabilidade, da

514 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

responsabilidade pelos atos, da condeno e isso pode servir como reforo para, quem sabe, mudana de vida. Finalmente, outra caracterstica que faz parte da maneira de apresentao das crianas o que aqui est sendo chamado de desafio. O desafio faz parte do seu cotidiano e pode ser identificado com facilidade, por exemplo, quando, respondendo aos apelos do consumo, motiva aes para satisfaz-los como o roubo. O desafio est presente igualmente quando a criana contraria sua prpria invisibilidade. Comparecendo no cotidiano da cidade ela confirma sua existncia, na sua recusa em permanecer na obscuridade dos bairros perifricos de sua origem. Enfim, a soma dos fragmentos da apresentao que as crianas elaboram de si mesmas apresentada aqui no pretende esgotar o que perpassa a maneira pela qual as crianas que esto nas ruas se percebem como pessoas. Entende-se que, longe de serem constitudas de uma vez por todas, as formas como as pessoas se percebem, e se apresentam aos outros na vida em sociedade esto em um processo contnuo de criao e transformao. As ambiguidades e os dilemas vividos pelas crianas expressam essa processualidade e dinmica.

3.3 A Carreira da Criana de Rua Adotar a noo de carreira de rua defendida por Lucchini (2000, 2003) implica em abandonar a ideia de atribuir caractersticas fixas aos grupos de crianas que esto nas ruas. Essa ideia traz a noo da variabilidade de dimenses que constituem o fenmeno de crianas que vivem e/ou sobrevivem nas ruas. Alm disso, carreira aqui entendida no como trajetrias lineares, mas como construes de itinerncias particulares, fruto das experincias pessoais de cada criana. Quando Lucchini (2003) trabalha com a ideia de uma trajetria que configura a carreira de rua, ele aponta para o fato de que essa no pode ser definida unicamente a partir de critrios tais como a presena na rua e a ausncia de relaes com membros de sua famlia (p. 46). O autor compreende que existem numerosos fatores e situaes intermedirias, tais como fatores ligados famlia, como composio, organizao, fora e qualidade dos laos, situao econmica; fatores biolgicos, como idade e sexo; fatores ligados rua; ligados ao espao urbano e fatores macroscpicos, como a situao poltica, econmica e social do pas, entre o continuum das relaes das crianas com adultos
515 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

responsveis e a permanncia na rua. A partir da interrelao desses fatores resultam histrias particulares, diferentes, que descaracterizam o pressuposto de que as crianas que esto nas ruas apresentam, grande unidade e coerncia entre si. Ainda segundo o autor (LUCCHINI, 2003), a criana no se torna menino de rua no primeiro momento que ela sai de casa, mas a atualizao desse status depende das circunstncias que provocaram a sada de casa, dos rituais especficos da histria de cada uma e proporo que a criana se apropria, simblica e materialmente, do espao e da cultura da rua. Assim, tornar-se menino de rua significa desenvolver uma carreira, que se constitue de forma gradual e evolutiva, formando uma trajetria particular. Essa trajetria (...) um elemento constituinte da heterogeneidade psicossociolgica que caracteriza as crianas de rua (p. 46). Justamente por isso muito difcil compreender porque somente algumas entre as que vivem em condies de vida semelhantes, saem de casa:
muito simples invocar a misria, a violncia, a promiscuidade, a instabilidade das relaes familiares e possveis conflitos entre os pais, a ausncia de adultos responsveis [...]. Considerado de maneira isolada, um fator, mesmo importante, no explica nada. (Lucchini, 2003, p. 51).

A vivncia na rua permitiu ter clareza dessa heterogeneidade e complexidade. Ao se conhecer diferentes histrias de cada uma das crianas, foi percebido a impossibilidade de generalizaes e, principalmente, de reduo dos motivos da sada de casa aos fatores macrossociais, apenas. A forma como cada criana entende suas condies, seus desejos e, consequentemente, suas expectativas, permeiam a deciso de ir para a rua9. Justamente por isso que muitas vezes a sada de casa pode ser uma escolha que parece ser racional e lgica, pois a crianas iro buscar segurana, proteo e afetividade que no encontram na famlia e/ou comunidade (Rizzini, 2003). Assim, a sada de casa uma escolha da criana que vislumbra encontrar na rua aquilo que sua famlia e comunidade no conseguem lhe oferecer. Isso significa dizer que a ida para a rua caracteriza, em muitos casos, uma reconfigurao das possibilidades da criana onde ela busca ampliar seu horizonte de vida (Rizzini, 2003, p. 184), sendo uma busca de alternativa s condies que a sociedade lhe imps, por ser pobre.
No se est desconsiderando, entretanto, o que pesquisadores (NEIVA-SILVA, MORAIS e KOLLER, 2010) vem apontando como necessidade de que resultados como estes sejam complementados com investigaes de cunho quantitativo, que utilizem tcnicas de amostragem adequadas, que possibilitariam um panorama amplo do fenmeno das crianas em situao de rua.
516 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.
9

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Ouviu-se discursos aparentemente coerentes e que ratificam o que as pesquisas elencam como motivos que fomentam a deciso das crianas de partirem para a rua. Desde motivos supostamente banais, como juntar dinheiro para ir a uma festa; at os mais comumente conhecidos, relacionados violncia entre membros da famlia, por exemplo. Mas tambm existem histrias inesperadas, como a de uma adolescente de classe mdia, que estava na rua h 06 meses, que fugiu de casa para usar drogas e no voltou. Por mais que a presena de crianas de classe mdia nas ruas seja exceo, a histria dessa criana fala de uma implicao pessoal relacionada com a maneira que ela compreende sua vida e expectativas. Afinal, as crianas no somente se adaptam situao; elas ativamente tentam superar suas dificuldades ao unirem-se a um outro mundo, o da rua, ao criarem o seu prrpio universo, sua rua (Stoecklin, 2003, p. 97). difcil imaginar o que faria uma criana de classe mdia deixar o conforto de sua casa, para viver nas ruas e porque ele nunca foi resgatado pela famlia que, supostamente teria muito mais recursos para acessar as instituies competentes e traz-lo de volta para casa. Reduzir sua escolha ao consumo de drogas no parece igualmente dar conta de toda a lgica de sua escolha. A heterogeneidade do fenmeno da presena de crianas nas ruas tambm caracterizado pelo aspecto gradativo da atualizao do status de menino de rua. Existem diferenas notrias entre as crianas que esto na rua a mais tempo e aquelas que ainda esto apenas seduzidas pela possibilidade de inserir-se nesse espao. A atualizao do status de meninos de rua vai alcanando contornos mais definidos a partir da aprendizagem do jeito prprio de viver na rua, da cultura desse espao, o que preciso ser feito para fazer parte desse contexto. Ao longo do ano de convivncia, na observao participante, foi-se entendendo que no possvel encontrar uma resposta nica e satisfatria que se adeque a todas as crianas. As histrias so particulares, idiossincrticas, carregadas de sutilezas e contradies que cada uma dessas crianas carrega consigo e que pode auxiliar na compreenso de suas escolhas e decises. So muitas as dimenses relacionadas, formando um arranjo de elementos interligados que opera como um todo, como um sistema. Assim, o contexto da rua; as formas de apresentao de si mesmas; as relaes com os diversos atores e instituies sociais; as relaes familiares, todas estas dimenses fazem parte, juntas, da

517 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

configurao da carreira de rua de cada uma das crianas e devem ser entendidas como aspectos de um mesmo universo.

3.4 Relaes e Vnculos Familiares Na reviso dos estudos sobre crianas em situao de rua, a relao entre crianas e o abandono ou ausncia de relao familiar persistente. Entretanto, todas as crianas conhecidas durante a observao, sem exceo, tinham alguma referncia familiar e quase sempre uma casa para onde voltar. Morais, Paludo e Koller (2010) reforam esse achado quando afirmam que, mesmo em situao de rua, as crianas mantm algum tipo de contato com sua famlia. A criana no perde o vnculo familiar, ela constri relaes de outra natureza. A acepo ou concepo da famlia, neste contexto, ganha outra dimenso, pois h uma reestruturao da organizao familiar que nem sempre corresponde ao esteretipo da famlia tradicional. Como afirma Rizzini: o reconhecimento de novos arranjos familiares no aponta para o que muitos consideram o fim da famlia, pois esta enquanto uma construo social e simblica continua sendo um valor estruturador da vida social (2003, p. 156). Ao longo do trabalho de observao participante, foi possvel conhecer diferentes formas de configurao familiar, expressas no discurso das prprias crianas. Apesar de ser um local privilegiado para o compartilhamento de afinidades e afeies, nem sempre a famlia consegue dar conta da criao de vnculos estveis e de atitude positiva com relao a seus membros. Por isso a importncia de se discutir as relaes que as crianas que vo s ruas estabelecem com seus familiares. Diferentes aspectos e dimenses compem os motivos que levam as crianas s ruas, porm, os tipos de vnculos construdos entre as crianas e seus familiares, muitas vezes, parecem funcionar como reforador para a sada de casa, pois a ida rua motivada pela contraposio de valores e normas nos campos de ao da vida da criana (Rizzini, 2003, p. 180) Com isso, refora-se a tese de que a prpria criana que abandona o convvio familiar, quando os laos e vnculos esto esvaziados, em busca de referenciais que lhe sirvam como fonte de apoio e segurana. O que ser que acontece nas famlias para que as crianas no queiram permanecer nesses espaos? (Rizzini, 2003, p. 157). Ou, O que est por trs da desistncia da famlia? (p. 169). O que, alm do espao fsico, faz uma criana dizer minha casa apertada... no
518 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

d pra mim no. Sem pretenso de responder s perguntas de Rizzini nem dar conta do contedo subjacente na afirmao, citada acima, feita por uma criana, tem-se como propsito levantar possibilidades de reflexo acerca das relaes familiares construdas entre a criana que vai para as ruas e seus prximos e como estas relaes podem fazer parte dessa desistncia da famlia. Outro ponto importante quando os prprios pais levam seus filhos rua para que eles peam esmolas e fiquem nos sinais. No se pode dizer que levar os filhos rua seja sinnimo de enfraquecimento de vnculo, falta de afetividade ou proteo. Entretanto, como a famlia tambm um espao para construo de prticas e rotinas, elaborao de significados culturais e padres de interao que se tornam singulares para cada famlia e para cada membro, levar as crianas rua tanto pode incitar a sada de casa, por parte da criana, mas com certeza as impede de viver outras oportunidades, como seguir sua escolaridade normalmente. Um ponto importante a considerar, ainda, diz respeito aos significados que as crianas atribuem a seus pais. comum, se referirem com respeito s figuras materna e paterna. Alm do respeito, h tambm uma tendncia de defesa dos pais contra xingamentos por parte de outras crianas. Essa defesa tambm expressa, ainda que de forma indireta, na identificao com os pais, mesmo que estes tenham sido condenados por suas escolhas: uma criana de 03 anos disse que queria ser como seu pai, ladro. A relao com os irmos tambm deve ser considerada quando falamos das relaes familiares. Alm de ter conhecido pares de irmos, na rua, que geralmente ficavam juntos, a fala de alguns transmitia afeio e cuidado para com os irmos que estavam em casa. Para a criana que afirmou minha casa apertada... no d pra mim no. D pra meu irmo. mais menor e fica dentro, o aperto, alm de fsico, material, pode estar igualmente relacionado a dificuldades de manuteno de todas as crianas o que auxilia a busca de solues, de uma vida diferente daquela que ele vive. A figura da criana da afirmao acima de um garoto pequeno e magro; a depender da idade do irmo, provavelmente, ele no seria muito maior. Sair de casa, foi para ela, segundo seu relato, tambm uma forma de dar uma chance para que seu irmo permanea e no precise sair de casa. Morais, Paludo e Koller (2010) tambm afirmam esta questo quando discutem as dificuldades que a condio de pobreza material pode implicar para a garantia de adequadas condies de vida e desenvolvimento (p. 182).

519 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

4 Consideraes Finais As reflexes que esse trabalho de pesquisa proporciona indicam que generalizar o fenmeno das crianas em situao de rua como homogneo, independente de onde ele aparea, inconveniente e em nada auxilia na transformao da vida difcil que levam as crianas que vivem em situao de rua. Mas no se pode esquecer que foi tentando mudar a vida que levavam em suas comunidades de origem que elas iniciaram sua carreira de rua. Se a mudana que promoveram era ilusria, nem por isso pode ser desconsiderada enquanto ao guiada por um desejo. E se a soluo que encontraram , de certa forma, semelhante, as histrias vividas at chegarem a ter a rua como casa so idiossincrticas e individualizadas bem como as relaes que mantm com suas famlias, com as outras crianas, com os adultos, com a vida. Cada criana constri uma histria prpria e peculiar. A singularidade de cada histria, da cultura do grupo de crianas descrita neste estudo, confirma a heterogeneidade psicossociolgica que Lucchini (2000, 2003) aponta como fundamental compreenso da complexidade que o fenmeno da presena de crianas nas ruas e que deveria impedir de afirmar a existncia unvoca de modalidades de partida e permanncia nas ruas, de condies de vida, de entender e se apropriar da rua por parte das crianas. Segundo o autor, as caractersticas prprias do ambiente da criana, como condies familiares, natureza das redes de apoio, etc. no do conta de explicar porque somente algumas crianas saem de suas casas, pois os fatores que filtram a influncia do ambiente so de ordem pessoal e dizem respeito forma como a criana se relaciona com o ambiente, aos seus recursos scio-cognitvos e emocionais. A compreenso da vida nas ruas, portanto, no se resume unicamente ao que visvel, ao que parece coerente. Reconhecer que a criana assume papel decisivo na adoo dessa alternativa de vida faz parte da busca de formas alternativas e inovadoras de encaminhar essa questo comum no cotidiano urbano em pases pobres, mas, no apenas neles. trazendo a criana para o centro da cena, entendo-a como protagonista de sua vida e dona de um discurso prprio que a pesquisa pode avanar e contribuir de forma ativa para auxiliar essas populaes de crianas. Nesse sentido, importante a ampliao do debate acerca do estatuto epistemolgico da criana, adotando uma viso fenomenolgica que se interesse pela experincia das crianas, por seu papel de atores (Montandon, 2001, p. 47).

520 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Essa forma de ver as coisas significa dar um salto qualitativo na compreenso da infncia, no que prope apreender a criana no como um vir a ser, mas como sujeito pleno que se realiza e atualiza no presente. Dessa forma que estudar a criana a partir da cultura e dos saberes que ela constri na interao com seus pares e com os adultos parece ser uma via para o desenvolvimento do campo psicolgico.

5 Referncias Bibliogrficas
ABDELGALIL, S.; GURGEL, R. G.; THEOBALD, S. & CUEVAS, L. E. Household and family characteristics of street children in Aracaju, Brazil. Disease in Childhood, v. 89, p. 817-820, 2004. ALI, M.; SHAHAB, S.; USHIJIMA, H. & MUYNCK, A. Street children in Pakistan: A situational analysis ofsocial conditions and nutritional status. Social Science & Medicine, v. 59, p. 17071717, 2004. APTEKAR, L. Crianas de rua nos pases em desenvolvimento: uma reviso de suas condies. Psicologia Reflexo e Crtica, v. 9, n. 1, p. 153-184, 1996. CARVALHO, I. M. M. & ALMEIDA, P. H. Famlia e proteo social. So Paulo em Perspectiva, v. 17, n. 2, p. 109-122, 2003. CERQUEIRA-SANTOS, KOLLER, PILZ, DIAS & WAGNER. Concepes de policiais sobre crianas em situao de rua: um estudo sobre preconceito. Psico-USF, v. 11, n. 2, p. 249-256, 2006. CIAMPA, A. C. A estria do Severino e a histria da Severina. Um ensaio de Psicologia Social. 2 ed. So Paulo: Brasiliense, 1990. CIRINO, D. C. e ALBERTO, M. F. P. Uso de drogas entre trabalhadores precoces na atividade de malabares. Psicologia em Estudo, vol.14, no.3, p.547-555, 2009. COULON, A. LEthnomthodologie. 5 ed. Paris: PUF, 2007. DAVIES. A. Childish Culture? Shared understandings, agency and intervention: an anthropological study of street children in northwest Kenya. Childhood, vol. 15, n. 3, p. 309-330, 2008. GRUNDLING, J. & GRUNDLING, I. The concrete particulars of the everyday realites of street children. Human Relations, v. 58, n. 2, p. 176-190, 2005. LAPLANTINE, F. A descrio etnogrfica. So Paulo: Terceira Margem, 2004. LUCCHINI, R. A criana da rua: realidade complexa e discursos redutores. Infncia e Juventude, v. 1, p. 9-44, 2000. LUCCHINI, R. A criana em situao de rua: uma realidade complexa. In: RIZZINI, I. Vida nas ruas. Crianas e adolescentes nas ruas: trajetrias inevitveis? Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; So Paulo: Loyola, 2003.

521 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

MATIAS, H. J. D. e FRANCISCHINI, R. crianas em situao de rua: trabalho e processos de socializao. In: MORAIS, N. A., NEIVA-SILVA, L. e KOLLER, S. H. Endereo desconhecido. Crianas e adolescentes em situao de rua. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2010. MENEZES, D. M. do A. & BRASIL, K. C. T. Dimenses psquicas e sociais da criana e do adolescente em situao de rua. Psicologia Reflexo e Crtica, v. 11, n. 2, p. 327-344, 1998. MINERVINO, C. A. S. M. et al. Emoes nas ruas: uso do "Test of Emotions Comprehension" em crianas em situao de trabalho na rua. Psicologia Reflexo Crtica, Porto Alegre, v. 23, n. 2, 2010. MIZEN & OFUSU-KUSI. Asking, giving, receiving: Friendship as survival strategy among Accras street children. Childhood, v. 17, n. 4, p. 441-454, 2010. MONTANDON, C. Sociologia da infncia: balano dos trabalhos em lngua inglesa. Cadernos de pesquisa, v. 112, p. 33-60, 2001. MORAIS, N. A., NEIVA-SILVA, L. e KOLLER, S. H. Endereo desconhecido. Crianas e adolescentes em situao de rua. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2010. MORAIS, N. A., PALUDO, S. e KOLLER, S. H. Famlias de crianas e adolescentes em situao de rua. In: MORAIS, N. A., NEIVA-SILVA, L. e KOLLER, S. H. Endereo desconhecido. Crianas e adolescentes em situao de rua. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2010. MOURA, E. B. B. Meninos e meninas de rua: impasse e dissonncia na construo da identidade da criana e do adolescente na Repblica Velha. Revista Brasileira de Histria, v. 19, n. 37, p. 85-102, 1999. NATARER, A., GODINA, V. V. Bomzhi and their subculture: An anthropological study of the street children subculture in Makeevka, eastern Ukraine. Childhood, v. 18 n. 1, P 20-38, 2011. NEIVA-SILVA, L. Expectativas futuras de adolescentes em situao de rua: um estudo autofotogrfico. 2003. 176f. Dissertao (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, 2003. NEIVA-SILVA, L. e KOLLER, S. H. A rua como contexto de desenvolvimento. In: LORDELO, E. R.; CARVALHO, A. M. A.; KOLLER, S. H. Infncia brasileira e contextos de desenvolvimento. Salvador/So Paulo: EDUFBA/Casa do Psiclogo, 2002. PALUDO, S. Emoes morais: desvelando a moralidade das crianas e adolescentes em situao de rua. In: MORAIS, N. A., NEIVA-SILVA, L. e KOLLER, S. H. Endereo desconhecido. Crianas e adolescentes em situao de rua. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2010. RIZZINI, I., CALDEIRA, P., RIBEIRO, R. e CARVANO, L. M. Crianas e adolescentes com direitos violados. Situao de rua e indicadores de vulnerabilidade no Brasil urbano. Os processos de construo e implementao de polticas pblicas para crianas e adolescentes em situao de rua. Rio de Janeiro: PUC-Rio: CIESPI, 2010.

522 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.

P O I S I S REVISTA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO MESTRADO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

RIZZINI, I. (coord.). Vida nas ruas. Crianas e adolescentes nas ruas: trajetrias inevitveis? Rio de Janeiro: PUC-Rio; So Paulo: Loyola, 2003. SANTANA, J. P., DONINELLI, T. M., KOLLER, S. H. Trajetria de vinculao institucional de crianas e adolescentes em situao de rua. In: MORAIS, N. A., NEIVA-SILVA, L. e KOLLER, S. H. Endereo desconhecido. Crianas e adolescentes em situao de rua. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2010. SANTANA, J. P. Cotidiano, expresses culturais e trajetrias de vida: uma investigao com crianas em situao de rua, 2007. 310f. Tese (Doutorado em Sociologia da infncia) Instituto de Estudos da Criana, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2007. SARMENTO, M. J. Infncia, excluso social e educao como utopia realizvel. Educao e Sociedade, v. 23, n. 78, p. 265-283, 2002. SIROTA, R. Emergncia de uma sociologia da infncia: evoluo do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa. v. 112, p. 7-31, 2001. STOECKLIN, D. Das potencialidades de crianas e adolescentes em situao de rua ao desenvolvimento social. In: RIZZINI, I. Vida nas ruas. Crianas e adolescentes nas ruas: trajetrias inevitveis? Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; So Paulo: Loyola, 2003. VIGOTSKI, L. S. A formao social da mente. (6a ed.). So Paulo: Martins Fontes, 2003.

RECEBIDO EM 55 DE SETEMBRO DE 2011. APROVADO EM 06 DE OUTUBRO DE 2011.

523 Poisis, Tubaro, v. 4, n. 8, p. 504 523, Jul./Dez. 2011.

You might also like