You are on page 1of 2

Critrios de Relevncia

Um dos critrios bsicos para a identificao das prioridades de maneira racional e objetiva so os critrios de relevncia. Na aplicao deste critrio de relevncia, para possibilitar que a anlise estabelea elementos ponderveis de relevncia o planejador dever tornar objetivos os conceitos subjetivos. O critrio de relevncia aplicado tendo em perspectiva perceber o quo significativo ser o impacto da ao procurando detectar a importncia estratgica de cada varivel em relao ao problema. Os fatores que implicam na determinao de relevncia so: o grau de crise representado pela varivel; o seu impacto sobre as outras variveis; a vantagem estratgica de sua manipulao; o grau de interesse geral (a demanda social) e os padres e valores que norteiam o planejamento.

Critrios de viabilidade
O planejador tem diversos graus de influncia sobre as questes consideradas prioritrias, pois existem prioridades sobre as quais o planejador apresenta um controle completo para sua ao e outras que se encontram fora de sua governabilidade, ou seja, no depende de seu controle e que pertencem a outros espaos com os quais ele apenas interage. Em determinadas situaes pode avaliar as aes e perceber prioridades para executar o projeto, se voltando para aquelas que se encontram no espao de seu alcance de ao profissional, no qual o profissional deve assumir decises e produzir mudanas, tanto no cotidiano quanto nos processos e polticas institucionais. Dentro desse espao, movimentam-se os usurios, suas famlias e colaterais, os demais agentes institucionais, etc. Havendo dentro desse espao limites, pessoais, conjunturais, institucionais, determinando as mudanas que o profissional tem condies de realizar. A viabilidade das prioridades inscrita dentro do espao de atuao profissional utilizando-se de estratgias na busca de mudanas significativas deve planejar um estudo de prioridades, levando em considerao alguns aspectos como: o mbito institucional, suas funes e responsabilidades, as possibilidades concretas de

interveno em termos em termos financeiros, de pessoal, de conhecimentos acumulados, de tcnicas e de prazos; a coerncia com a poltica definida em outros nveis; a compatibilidade com a situao social, econmica e poltica vigente; a oportunidade poltica para agir sobre a causa identificada; o ndice de possibilidade de aceitao, por parte da populao usuria. A viabilidade do planejamento de uma ao no nvel institucional vai depender tanto do grau de legitimidade adquirido pela instituio e pelo profissional que a representa para as articulaes necessrias, quanto da oportunidade poltica dessa articulao. J no nvel das relaes de sociedade, a ao sobre as prioridades se faz pela utilizao dos meios de comunicao de massa. Evidentemente que nesse nvel, nem sempre o tcnico poder ultrapassar os limites colocados sua interveno, mas poder desocult-los. Para o estudo da viabilidade de interveno sobre uma prioridade, h que ser feita uma anlise indutiva/dedutiva do comportamento das variveis que compem a situao em decorrncia das alteraes que se pretende induzir. Analisar, como pondera Buckley (1971), no somente as causas que atuam sobre os fenmenos e as possveis integraes mtuas dos fatores, mas tambm as possveis consequncias e, principalmente, os processos totais emergentes como funo das possveis realimentaes positivas ou negativas, medidas pelas decises seletivas (escolhas) dos indivduos direta ou indiretamente envolvidos. Com isso podendo o planejador definir e delimitar o objeto do planejamento. Sob a perspectiva de viabilidade institucional, poltica, administrativa e tcnica. Alm disso, o objeto dever ser escolhido de acordo com o critrio de importncia e prioridade.

You might also like