You are on page 1of 8

1. ESTEROIDES: Esteroides Anabolizantes so drogas derivadas do hormnio masculino testosterona. Eles promovem o crescimento muscular e o aumento de massa corprea.

Embora haja muitos usos mdicos, geralmente os anabolizantes so utilizados, por atletas ou pessoas que querem melhorar a performance e a aparncia fsica, como drogas ilegais, em academias e clubes esportivos. Este uso no medicinal pode gerar uma srie de danos sade fsica e psquica. Principais Anabolizantes. - Oximetolona; - Donazol; - Fluoximetil Testosterona; - Mesterolona

1.2 Composio Qumica:


A testosterona feita a partir do colesterol, ento a formula estrutural de ambas muito parecida (testosterona e colesterol). Porm conforme se altera a molecula da testosterona para criar outros compostos, essa semelhana com a molecula de colesterol tende a se perder. No h como fornecer a composio qumica exata dos anabolizantes, pois existem vrias substncias que se enquadram nesta classificao.

1.3 Efeitos:
Dentre outras coisas, os esterides anablicos trazem as seguintes consequncias para o corpo: Aumentam a capacidade do corpo de utilizar a protena, permitindo ao atleta treinar com maior intensidade sem perder massa muscular; Aumentam a capacidade do corpo de desenvolver massa muscular; Aumentam a capacidade do corpo ganhar fora; Aumentam a capacidade do corpo desenvolver resistncia; Atuam como anti-inflamatrios, ajudando tanto a prevenir como a curar machucados.

1.4 Os perigos e efeitos colaterais dos esteroides:


Os esterides anablicos so medicamentos potentes, com um grande nmero de possveis efeitos colaterais, que dentre os quais podemos citar: Calvcie; Hipertrofia da prstata; Acne; Agressividade; Hipertenso; Limitao do Crescimento (os esterides anablicos podem interromper o processo de crescimento); Aumento do Colesterol; Virilizao em Mulheres(crescimento de plos na face, engrossamento da voz, hipertrofia do clitris e amenorria); Ginecomastia (excessivo desenvolvimento dos mamilos em indivduos do sexo masculino); Dores de Cabea; Impotncia e Esterilidade;

Insnia; Hepatotoxidade (quase todos os esterides causam leso no fgado); Problemas de Tendes e Ligamentos (muitas vezes o aumento da fora desproporcional capacidade de adaptao dos tendes e ligamentos)

1.5 Tempo na corrente sangunea:


Dependendo da forma que tomado e da quantidade, segundo dados, o anabolizante fica de 1 semana (se a dose for pequena), meses ou anos (se for uma dose intensa).

1.6 Frmula molecular:

(testosterona)

2. Merla
A merla derivada da cocana. uma juno das folhas da coca com alguns produtos qumicos como cido sulfrico, querosene, cal virgem entre outros que ao ser misturado se transforma numa pasta onde se concentra em torno de 40 a 70% de cocana. ingerida pura ou misturada num cigarro normal ou num cigarro de maconha. uma droga super perigosa causando dependncia fsica e psquica ao paciente, alm de danos ao organismo irreparveis. absorvida pela mucosa pulmonar rapidamente e assim como a cocana excitante ao sistema nervoso.

2.1 Efeitos Colaterais:


Causa euforia, diminuio de fadiga, aumento de energia, diminuio do sono, do apetite e consequentemente causa perda de peso bastante expressiva e psicose txica como alucinaes, delrios e confuses mentais. Durante o uso da merla, o usurio pode ter convulses e perda de conscincia. As convulses podem levar o usurio a ter uma parada respiratria, coma, parada cardaca e a morte. Ao passar o efeito da merla, o usurio sente medo, depresso e paranoia de perseguio que em alguns casos leva o usurio ao suicdio.

2.2 Durao na corrente sangunea:


No sangue pode ficar de 3 a 4 meses, mas na Urina fica por 4 a 5 dias.

2.3 Frmula Qumica:

3. Crack:
Crack uma droga, geralmente fumada, feita a partir da mistura de pasta de cocana com bicarbonato de sdio. uma forma impura de cocana e no um sub-produto. O nome deriva do verbo "to crack", que, em ingls, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem.

3.1 Composio:
O crack obtido a partir da mistura da pasta-base de coca ou cocana refinada (feita com folhas da planta Erythroxylum coca), com bicarbonato de sdio e gua. Quando aquecido a mais de 100C, o composto passa por um processo de decantao, em que as substncias lquidas e slidas so separadas. O resfriamento da poro slida gera a pedra de crack, que concentra os princpios ativos da cocana.

3.2 Efeitos Psicolgicos:


O crack uma substncia que afeta a qumica do crebro do usurio: causando euforia, alegria, suprema confiana, perda de apetite, insnia, aumento da energia, um desejo por mais crack, e paranoia potencial (que termina aps o uso). O seu efeito inicial liberar uma grande quantidade de dopamina, uma qumica natural do crebro que causa sentimentos de euforia e de prazer. O efeito geralmente dura de 5-10 minutos, aps o qual os nveis de tempo de dopamina no crebro despencam, deixando o usurio se sentindo deprimido

3.3 Efeitos Fisiolgicos:


Os efeitos fisiolgicos em curto prazo do crack incluem: constrio dos vasos sanguneos, pupilas dilatadas, aumento da temperatura, da frequncia cardaca e da presso arterial. Grandes

quantidades (vrias centenas de miligramas ou mais) intensificam o efeito do crack para o usurio, mas tambm pode levar a um comportamento bizarro, errtico, e violento. Grandes quantidades podem induzir tremores, vertigens, espasmos musculares, paranoia ou, com doses repetidas, uma reao txica muito parecida com a reao do uso das anfetaminas.

3.4 Tempo no sangue:


O tempo para incio de ao do crack so aproximadamente 10 segundos e o tempo de durao so de 5 minutos na corrente sangunea.

3.5 Frmula molecular:

4. Oxi:
Oxi um tipo de droga derivada da cocana de uso altamente viciante. Trata-se de uma mistura de base livre de cocana oxidada, cerca de 80% da composio da droga, e combustvel, entre eles, os de uso principal, o querosene, gasolina e diesel com cal ou permanganato de potssio. O nome uma abreviao para crack oxidado. Sua potncia avaliada em cinco vezes maior que a do crack. No entanto, a droga no possui uma composio caracterstica, pois fabricada de acordo com receitas caseiras.

4.1 Efeitos fisiolgicos:


Os efeitos do oxi ainda no so totalmente conhecidos, podendo variar dependendo da concentrao e frequncia com que a droga consumida. Logo que consumida, a droga provoca queimaduras nos lbios e fossas nasais e possvel perda dos dentes. Hipertenso; Taquicardia; Insnia; Derrame; Vmitos; Alucinaes.

A durao na corrente sangunea a mesma do crack 5 minutos e a formula semelhante ao crack. SEGUNDO A POLCIA O OXI NO EXISTE!

5. Cocana:
Cocana um alcaloide usado como droga, derivada do arbusto Erythroxylumcoca Lamarck, com efeitos anestsicos e cujo uso continuado, pode causar outros efeitos indesejados como dependncia, hipertenso arterial e distrbios psiquitricos. A produo da droga realizada atravs de extrao, utilizando como solventes lcalis, cido sulfrico, querosene e outros.

5.1 Efeitos Psquicos:


O principal efeito e motivao provocados pelo uso da cocana nas doses habitualmente empregadas so a euforia, o estado de bem estar, elevao do humor e aumento da auto-estima. Os tmidos tornam-se mais sociveis e aumentam a vontade de falar, ainda que o dilogo seja vazio.

5.2 Efeitos Biolgicos:


Os mais comuns so acelerao do ritmo cardaco ou menos frequentemente diminuio. Dilatao pupilar tornando mais difcil estar em ambientes claros. Elevao da presso sangunea ou menos frequentemente diminuio da presso. Calafrios, nuseas e vmitos. Perda de peso consequente perda de apetite. Agitao psicomotora ou menos frequentemente retardo psicomotor. Dores musculares, diminuio da capacidade respiratria e arritmias cardacas.

5.3 Durao:
No sangue pode ficar de 4 meses mas na Urina fica por 4 a 5 dias.

5.4 Frmula Qumica:

6. Maconha:
So as flores e folhas secas da planta CANNABIS SATIVA, tambm conhecida como Cnhamo verdadeiro. Os cigarros so chamados de: erva, pacau, baseado, charo, fininho ou finrio. Contm vrias substncias que tm efeitos cerebrais, a mais conhecida sendo o delta-9tetrahidrocanabinol (D -9-THC,THC). Tambm contm substncias que no agem no crebro, como o alcatro. Outras preparaes da CANNABIS so o haxixe, ganja e charas.

6.1 Durao:
A durao da Cannabis na corrente sangunea de mais de12 semanas.

6.2 Frmula Qumica:

6.3 Local dos efeitos:

Escola Estadual de Ensino Mdio Egdardo Pereira Velho

Dependncia Qumica

Componentes: Alef Leal, Adriana Braga, Ana Paula Machado, Daniele Santos 3 ano / 301 Qumica Gledis Antunes. Data 07/12/2011

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Testosterona http://asmaravilhasdeumaviagem.zip.net/images/efeitos-maconha-2.jpg http://psicoativas.ufcspa.edu.br/maconha.html http://www.existencialismo.org.br/jornalexistencial/renataesteroides.htm http://www.psicosite.com.br/tra/drg/cocaina.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Oxi http://www.brasilescola.com/drogas/cocaina.htm http://www.brasilescola.com/drogas/merla.htm

You might also like