You are on page 1of 8

Paulo Carvalho - Bilogo

Parecer Tcnico n 4

SMA.GPCA

Assunto: Apresentao ao MPRJ de diretrizes para elaborao de projeto de lei ou decreto sobre o uso das praias municipais e a sua demarcao.

1.0 Apresentao: O Municpio de Angra dos Reis possui uma grande quantidade de praias martimas. Somente na Ilha Grande so contabilizadas cerca de 105 praias, de diversos tamanhos e caractersticas, sendo que muitas delas em grande parte do tempo, mantm suas areias submersas de acordo com o perodo do dia ou da noite dependendo das mars e correntes marinhas incidentes e do comprimento e largura da mesma. Geralmente so formadas por sedimentos arenosos formados a partir de gros de quartzosos, alctones depositados no bordo continental atravs das correntes marinhas, porm tambm podem apresentar sedimentos grosseiros, autctones, formados por pequenos seixos rochosos, bem como restos de conchas de organismos marinhos. O tamanho dos gros dos sedimentos (granulometria) associado as correntes marinhas e as mars influi na presena e origem dos organismos que habitam as praias. O presente trabalho tem por objetivo estabelecer critrios para o uso das praias municipais a partir de uma classificao preliminar (local) que leve em considerao a localizao de cada uma no territrio municipal e da sua condio ambiental, considerando a aspectos relevantes de formao e biodiversidade.

2.0 Introduo: No Diagnstico sobre Praias Arenosas coordenado por A. Ceclia Z. Amaral, Elosa H. Morgado do Amaral e Fosca P. Pereira Leite do Departamento de Zoologia, do Instituto de Biologia, da Universidade Estadual de Campinas e Norton M. Gianuca, do Departamento de Oceanografia da Fundao Universidade Federal do Rio Grande, encontramos alguns aspectos fsicos importantes que devem ser considerados, haja vista que a praia no apenas um lugar que por suas caractersticas naturais atende populao, ou mesmo sob o ponto de vista legal, quando na Constituio Federal de 1888, no seu artigo 20, a praia considerada um bem da Unio. Acima disto, as praias

Paulo Carvalho - Bilogo

Parecer Tcnico n 4

SMA.GPCA

so ecossistemas que possuem dinamismo e onde os elementos bsicos (vento, gua e areia) interagem, resultando em processos hidrodinmicos e deposicionais complexos.
"As praias constituem sistemas dinmicos, onde elementos bsicos como ventos, gua e areia interagem, resultando em processos hidrodinmicos e deposicionais complexos (Brown & McLachlan, 1990), e compreendem uma poro subarea (supra e mediolitoral) e outra subaqutica que inclui a zona de arrebentao e se estende at a base orbital das ondas (Wright & Short, 1983). A dinmica costeira, que condiciona a construo geomorfolgica da linha da costa, a principal responsvel pelo desenvolvimento das praias arenosas e pelos processos de eroso e deposio que as mantm em constante alterao. A morfologia dos perfis praiais em uma determinada regio funo do nvel energtico das ondas, uma vez que essa energia liberada nas zonas costeiras. Neste sentido, quanto ao grau de exposio, as praias podem ser identificadas desde muito expostas a muito protegidas, sendo a variabilidade fsica resultante da combinao de parmetros bsicos como caracterstica das ondas e granulometria do sedimento (McLachlan, 1980). Destes dependem a morfologia do fundo, o padro de circulao e a dinmica de correntes (Villwock, 1987). De acordo com o grau de intensidade destes fatores, as praias podem ser classificadas quanto morfodinmica em dois estados extremos, dissipativos e refletivos, e quatro intermedirios (Short & Wright, 1983)."

A incluso da praia do Sul nos limites da REBIO Praia do Sul, Ilha Grande, baseia-se na existncia de um micro-crustceo endmico, cuja ocorrncia especfica nica no mundo e que s encontrado na zona inter-mars daquela praia. A diversidade especfica dos organismos encontrados nas praias tambm fator preponderante para demonstrar o quanto importante esse ecossistema e se considerado que a morfologia da praia e a composio dos seus sedimentos, influencia na distribuio das espcies, a importncia econmica desse ecossistema no se delineia apenas pela questo da freqncia de uso turstico nem to somente pela capacidade de carga a que esses ambientes esto sujeitos. No entanto, uma forma bastante razovel de preservar o ecossistema, destinando-o a uma categoria de conservao ecossistmica quando no se consegue por motivos diversos, preserv-lo na sua integridade.
"A heterogeneidade ambiental, responsvel pela distribuio diferencial de populaes bentnicas, possui um importante componente temporal, com padres localizados de sucesso associados com as alteraes provocadas pelas

Paulo Carvalho - Bilogo

Parecer Tcnico n 4

SMA.GPCA

propriedades do sedimento e da gua intersticial que, juntamente com a disponibilidade de alimento, so considerados determinantes da estrutura espaotemporal da macrofauna (Probert, 1984). A diversidade ou abundncia de espcies esto diretamente relacionadas com fatores associados morfodinmica, como inclinao da praia e tamanho das partculas do sedimento. Quase sempre, quanto maior o tamanho do gro, mais ngreme o perfil da praia (Villwock, 1994). Quanto maior o dimetro do gro e a declividade, menor a diversidade e a abundncia especfica (McLachlan, 1983). A macrofauna da zona entremars de praias pode ser caracterizada como uma comunidade com baixa diversidade, reduzida riqueza e elevada dominncia numrica de poucas espcies, quando comparada com a de regies submersas."

Em sendo a praia um elemento em constante interao com a parte aflorante do continente e das ilhas, sob o ponto de vista da geografia social onde diversas atividades econmicas e sociais so desenvolvidas, incluindo-se as atividades de apoio a pesca artesanal e de recreao alm claro, daquelas relacionadas defesa da Nao. Por isso esse Termo de Referncia no se basta em preservar os ecossistemas praias angrenses, mas sobretudo a dar suporte a elaborao de uma Minuta de Decreto ou de Projeto de Lei que reconhea os mltiplos usos da "praia" na sociedade moderna. 3.0 As praias municipais e os seus usos definidos na legislao vigente: Embasamento Legal. As praias so elementos naturais que influenciam na distribuio espacial da cidade e do territrio municipal. Da a valorao econmica que um empreendimento adquire quando est prximo a praia. Alm disso, a praia pode ser considerada rota de fuga bem como o mar, que na Constituio Federal tambm considerado rea da Unio. A zona costeira, local onde as praias martimas so encontradas, na Constituio Federal (art. 225) patrimnio nacional, e sua utilizao far-se- na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. Na Constituio do Estado do Rio de Janeiro (art. 266), a zona costeira assim definida:

Paulo Carvalho - Bilogo

Parecer Tcnico n 4

SMA.GPCA

"So reas de relevante interesse ecolgico, cuja utilizao depender de prvia autorizao dos rgos competentes, preservados seus atributos essenciais".

No Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC), criado pela Lei n 7.661/88 e regulamentado pelo Decreto n 5.300/04, as "caractersticas naturais" da zona costeira e os seus "atributos essenciais", segundo Paulo Affonso Leme Machado (Direito Ambiental Brasileiro, 7 Ed., 2 Tiragem, Malheiros Editores, 1998),
"o instituto da autorizao encontra um parmetro bem explcito para a

discricionariedade administrativa, na necessidade de serem observados "bem como sejam respeitadas as "condies que assegurem a preservao do meio ambiente".

Em 1973 o Conselho Nacional de Turismo da antiga EMBRATUR resolveu baixar a Resoluo CNTur n 413 de 13 de fevereiro de 1973 com base no Decreto n 71.791/73 e redimensionou a rea de abrangncia do Decreto n 70.986/73, que antes criara a "rea Prioritria de Reforma Agrria", estabelecendo a criao da Zona Prioritria de Interesse Turstico, que abrangia as reas litorneas do sul-fluminense e norte-paulista e que passaram a ser classificadas como "Classe A", envolvendo uma faixa litornea compreendida entre o mar e uma linha imaginria, medida horizontalmente, para a parte da terra, at 1 km aps o eixo da rodovia BR-101, no trecho situado entre as localidades de Mangaratiba (RJ) Jacuecanga em Angra dos Reis. Ainda segundo Paulo Affonso:
"a lei brasileira no considerou a zona costeira como uma rea de compartimentos estanques e cientificamente conceituou esse espao como um local de interao entre o ar, o mar e a terra",

e Bertioga (SP).

Estrategicamente foram excludas a Ilha de Guaba (RJ), as praias de Itaorna e

o que faz sentido pois no h como compartimentar os ambientes sabendo-se que esto intimamente interligados e onde cada um influencia no outro atravs de mecanismos fsicos. A Comisso Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) aprovou o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro que foi antecipadamente aprovado pelo CONAMA. A abrangncia de interao dos efeitos naturais resultantes da interao terra-mar-ar leva em considerao a paisagem fsico-ambiental em funo dos acidentes topogrficos situados ao longo do litoral, como ilhas, esturios e baas, comportando

Paulo Carvalho - Bilogo

Parecer Tcnico n 4

SMA.GPCA

na sua integridade, os processos e interaes caractersticas das unidades ecossistmicas do litoral e incluindo as atividades socioeconmicas que a se estabelecem.
"A zona costeira brasileira corresponde a uma faixa de transio onde interagem dinamicamente trs grandes sistemas: ocenico, atmosfrico e continental. Possui quase 7.400 km de extenso e largura que varia de 70 a 480 km...".

O Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (Lei n 7.661/88) define praia como sendo:
"Art. 10 - As praias so bens pblicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direo e sentido, ressalvados os trechos considerados de interesse de segurana nacional ou includos em reas protegidas por legislao especfica. 1 - No ser permitida a urbanizao ou qualquer forma de utilizao do solo na Zona Costeira que impea ou dificulte o acesso assegurado no caput deste artigo. 2 - A regulamentao desta Lei determinar as caractersticas e as modalidades de acesso que garantam o uso pblico das praias e do mar. 3 - Entende-se por praia a rea coberta e descoberta periodicamente pelas guas, acrescida da faixa subseqente de material detrtico, tal como areias, cascalhos, seixos e pedregulhos, at o limite onde se inicie a vegetao natural, ou, em sua ausncia, onde comece um outro ecossistema".

A Lei Municipal n 1.754, de 21 de dezembro de 2006 instituiu o "Novo Plano Diretor de Angra dos Reis". Nesta, a introduo do conceito de zona costeira representou uma inovao da abordagem legal, quando o conceito de territorialidade municipal passou a abranger no somente as reas emersas continentais e insulares como pertencentes ao municpio, mas tambm as reas imersas, contidas na Baa da Ilha Grande.

"Art. 1. O Plano Diretor abrange todas as reas emersas e imersas do Municpio de Angra dos Reis incluindo a projeo da plataforma continental correspondente ao Municpio, regulamentando seu uso e ocupao de acordo com as disposies contidas nos instrumentos de planejamento e gesto que compem sua estrutura. Art. 2. So instrumentos de planejamento e gesto integrantes do Plano Diretor de Angra dos Reis: I - Lei de Zoneamento; II - Lei do Uso e Ocupao do Solo; III - Lei de Parcelamento do Solo; IV - Cdigo de Obras;

Paulo Carvalho - Bilogo

Parecer Tcnico n 4

SMA.GPCA

V - Cdigo de Posturas; VI - Cdigo Ambiental; VII - Lei do Plano de Gerenciamento Costeiro Municipal; VIII - Lei do Sistema de Acompanhamento da Gesto Democrtica."
O projeto de lei do Plano de Gerenciamento Costeiro do Municpio de Angra dos Reis, buscou inovar no entendimento de zona costeira dentro do que conceitua Paulo Affonso e estabelecendo um pr-zoneamento para o Municpio de Angra dos Reis com base na legislao vigente, considerou as interfaces da Lei n 8.617, de 4 de janeiro de 1993, que:
"Dispe sobre o mar territorial, a zona contgua, a zona exclusiva e a plataforma continental brasileiros e d outras providncias",

do Decreto n 5.300/04, que regulamentou a Lei n 7.661/88 e o que est especificado no Decreto n 93.189, de 29 de agosto de 1986, complementado pelas informaes colhidas no Decreto Federal n 4.983, de 10 de fevereiro de 2004 e na Instruo Normativa IBAMA n 122, de 18 de outubro de 2006, informando no seu artigo 4 que:
"A zona costeira do Municpio de Angra dos Reis est dividida em duas faixas, com os seguintes limites: I - faixa martima: espao que se estende por doze milhas nuticas, medido a partir das linhas de base, compreendendo, dessa forma, a totalidade do mar territorial; II - faixa terrestre: espao compreendido pelos limites do municpio que sofrem influncia direta dos fenmenos ocorrentes na zona costeira. "

4.0

Praias: Uso e Acesso x Demarcao e Capacidade de Carga Paulo Affonso enftico ao tratar sobre a questo do uso das praias. O uso das

praias no est claramente definido na legislao brasileira, porm a argumentao de que um bem de uso comum do povo e segundo o jurista, "h uma afetao constitucional de que como bem pblico da Unio, no h desafetao que possa ser feita seno atravs de emenda na Constituio, pois nenhuma lei federal, nenhuma Constituio Estadual, lei estadual, lei Orgnica do Municpio ou lei municipal, poder mudar parcial ou totalmente o destino ou a funo de uma praia. Assim, frisa que contraria a finalidade de utilizao comum pela populao, a concesso de parte da praia para clubes construrem reas esportivas, a ocupao por guarda-sis de edifcios fronteirios ou a autorizao para a construo de bares, restaurantes ou hotis nas praias.

Paulo Carvalho - Bilogo

Parecer Tcnico n 4

SMA.GPCA

Quando disserta sobre o acesso, Paulo Affonso cita o art. 10, caput do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro:
"as praias so bens pblicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direo e sentido, ressalvados os trechos considerados de segurana nacional ou includos em reas protegidas por legislao especfica".

Sendo assim exclui qualquer tentativa de privatizao e ainda cita oportunamente a deciso do Supremo Tribunal Federal, RE 94.253-Praia Vila Formosa Ltda. versus Prefeitura Municipal de Ubatuba, com deciso proferida em favor do municpio (deciso unnime, 1 T., 12.11.82, rel. Min. Oscar Corra). No entanto ao discutir duas hipteses muito comuns no nosso litoral, diz que o caput do art. 10 da Lei n 7.661/88 define dois tipos de acesso: s praias e ao mar, garantindo que o acesso pode ter origem na terra, no mar e no ar e frisando que a fruio do povo a esses locais, de nada adiantaria se no houvesse o carter de bem pblico de uso comum do povo das praias e do mar. Na 1 hiptese, trabalha com a possibilidade dos terrenos limtrofes com a praia serem propriedades particulares, que nele construram residncias e essa ocupao foi feita sem que houvesse sido reservadas passagens da estrada servindo os terrenos e a praia. Na 2 hiptese, explora a situao como sendo uma ilha, onde existe uma posse de um particular. Assim deduz no seu pensamento, que na 1 hiptese h de se saber se h servido de passagem. Em caso de inexistncia, considera que preciso que seja implementada poltica municipal, estadual ou federal de desapropriao de passagens, para que o acesso praia e ao mar seja efetivado. Na 2 hiptese, afirma que "mesmo que a ilha no seja pblica, as praias que a contornam, assim
como o mar so inegavelmente pblicos e de uso comum do povo, e portanto, assegurado est o direito de acedera esses bens para qualquer do povo".

Com relao a demarcao das praias, estas devem ser estudadas in

loco. Esse estudo deve considerar aspectos fsicos de localizao, extenso


(longitudinal e largura), vulnerabilidade dos ecossistemas e organismos e

Paulo Carvalho - Bilogo

Parecer Tcnico n 4

SMA.GPCA

capacidade de carga (possvel quantidade de pessoas a utilizar o mesmo local, ao mesmo tempo). Para a praia do Leste, localizada na Estrada do Contorno, Bairro da Vila Velha, em Angra dos Reis, no ano de 2006 foi realizado um estudo de capacidade de carga que ao analisarmos chegamos a seguinte concluso:
"O documento apresentado, intitulado Estudo da Capacidade de Carga da Ponta Leste falho. Parte do princpio de que os banhistas residentes e visitantes no tem educao suficiente para freqentar a praia. O mesmo documento analisado considera que a capacidade suporte de visitantes ou freqentadores igual a 134 famlias e considera que o nmero de pessoas por famlia igual a 4 indivduos. Assim 134 x 4 corresponde a um valor de 536 indivduos, cerca de quatro vezes mais indivduos do que o valor apresentado no resultado do estudo. Isto quer dizer que os artifcios utilizados como fator impeditivo de uso da praia, no devem ser considerados mas os abaixo relacionados, j que o condomnio uma propriedade particular estando portanto fora da rea de praia, que uma rea pblica: 1. 2. 3. capacidade de varrio e recolhimento de lixo; capacidade de ofertar infra-estrutura sanitria e acesso; capacidade de ofertar segurana aos banhistas.

Se os trs requisitos bsicos considerados acima forem obedecidos, no h porque impedir o uso do mar e da praia pela populao."

Angra dos Reis, 02 de maro de 2010.

Bilogo - matr. 3054 CRB 00449-02 D

You might also like