You are on page 1of 4

IGREJA METODISTA EM PARQUE SO BARTOLOMEU MINISTRIO DE ENSINO PROGRAMAO ESPECIAL MS DA FAMLIA/ 2012 A Famlia segundo o corao de Deus: refletindo

o sobre os desafios e as possibilidades da famlia hoje Introduo Vivemos num tempo em que o descartvel ganhou espao e lugar em nossa sociedade. Muitas coisas vo se tornando descartveis e, na esteira desta filosofia, valores e relacionamentos, entre eles os familiares, se fragilizam. A famlia tem sofrido transformaes para se adaptar sociedade que tambm se transforma, muitas vezes por influncia de uma filosofia do descartvel. Estas mudanas se tornam prejudiciais vida social e familiar quando princpios, valores, tica e dignidade so afetadas. Neste sentido, falar da famlia falar de todos ns. falar de dilemas, de desencontros, de dificuldades, de sentimentos e afetividade. falar tambm de realizao, encontro, sonhos, ideais, desafios e oportunidades. A famlia sempre nos desafia e nos convida responsabilidade e ao convvio com pessoas que so diferentes de ns. A famlia um tema sempre presente nas Sagradas Escrituras. Em cada perodo da histria bblica a famlia vivencia uma determinada situao. Por exemplo: Perodo das tribos - A famlia era a base das tribos. Tudo girava em torno da famlia. Os laos familiares eram muito valorizados e os filhos eram considerados herana de Deus. No existia uma famlia mais pobre e outra mais rica. O clima entre as tribos era de solidariedade. Antes da posse da terra costumavam acampar no deserto em um grande crculo, de tal forma que as famlias da tribo fossem protegidas e as tribos estivessem em segurana. O povo tinha um cuidado enorme com as mulheres e os filhos. A famlia um projeto de Deus O Antigo Testamento se inicia quando a primeira famlia criada por Deus (Gn 2.2627) e quando Deus dialoga com o primeiro casal (Gn 3.9-10) e termina chamando as famlias para uma reconciliao - Ml 4.6: E ele converter o corao dos pais aos filhos, e o corao dos filhos a seus pais...2. O Novo Testamento se inicia contando a histria de uma famlia que aguarda um filho que, pelas indicaes dos acontecimentos, seria muito importante (Mt 1.18-25). O filho nasce quando a famlia est em viagem e o nico lugar que encontram para acolher a criana uma manjedoura. Termina com a figura da esposa e do esposo que se comunicam com a palavra de convite Vem (Ap 22.17)3.

A famlia uma comunidade de companheirismo Deus criou o homem e a mulher que foram chamados de ishah - varoa e ish - varo. Estas duas expresses hebraicas tm o sentido de companheiro e companheira e indica a identidade do homem e da mulher: companheiros um do outro. Esta era a condio do homem e da mulher no Plano Original de Deus. Deus criou a famlia para a realizao, felicidade e companheirismo. na famlia que a pessoa encontra o apoio, a ajuda, a solidariedade, a compreenso e a comunho. O companheirismo um exerccio que precisa ser praticado em todos os dias da vida da famlia. Companheirismo dividir os problemas e saber entender as angstias e as lutas dos outros. Companheirismo pode acontecer no dia a dia dos membros da famlia, nas tarefas domsticas, nos afazeres, nas responsabilidades que cada um tem, etc. Assim, os membros da famlia so companheiros de orao, de sonhos e esperanas, de jugo, de vocao, de comprometimento com o Evangelho de Jesus Cristo, de cuidado uns com os outros, de zelo pelos valores da famlia, etc. So companheiros no enfrentamento das lutas e dificuldades da vida e na realizao dos ideais de cada um. O companheirismo satisfaz, trs felicidade e leva maturidade na vivncia conjugal e familiar. A famlia uma comunidade de amor O amor uma palavra que tem muitos significados e que diz muitas coisas. necessrio defini-lo muito bem. H uma diferena considervel entre gostar e amar. Estas duas palavras no so sinnimas. Nem na gramtica, nem na psicologia, nem na vida. Joo Mohana, um terapeuta familiar, d a seguinte definio para gostar e amar: gostar uma sensao em que o Eu se antepe ao Tu. Amar um sentimento em que o Eu se pospe ao Tu. O amor mais que um sentimento que muitos esperam durar a vida inteira, como sentimento apenas. O amor para ser eterno necessita que os cnjuges queiram amar. Para muitos o amor acabou porque no houve o querer amar. Est no corao do homem e da mulher essa capacidade de decidir amar e de recusar o amor. Portanto, o amor tambm uma deciso. Muitas famlias alcanaro a felicidade quando os cnjuges decidirem que vo se amar. Esta deciso atribui honra a famlia. A famlia crist toda tecida de amor. No se concebe famlia crist que seja formal. O casal cristo respira a atmosfera de amor... Uma vida familiar crist fonte de educao para o amor. Com o amor vem o respeito. Respeitar significa tratar com reverncia; ter em conta; considerar; dar apreo a; reconhecer; referir-se. Sem respeito bilateral, o amor perde a beleza, a dignidade; Sem respeito bilateral, o amor perde a confiana, a construtividade; Sem respeito bilateral, o amor perde a alegria, o prazer; Sem respeito bilateral, o amor frustra, no compensa; Sem respeito bilateral, adeus paz dos que se amam, adeus perenidade do amor.

A famlia uma comunidade educadora A educao comea no mbito da intimidade domstica: E estas palavras, que hoje te ordeno, estaro no teu corao; e as ensinars a teus filhos, e delas falars sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te - Dt 6.6-7. A primeira responsabilidade dos pais, na tradio do povo de Deus no Antigo Testamento, era a de contar as coisas realizadas por Deus e ensinar aos filhos os mandamentos. Isto deveria ser feito no contexto do lar: sentado ao redor da mesa, andando pelo caminho, ao deitar e ao levantar. Ou seja, a educao deveria estar presente em todos os momentos da vida do lar. Educar tem o mesmo sentido de dar o alimento para a criana, ou seja, da mesma forma que os pais alimentam seus filhos, devem educ-los. A educao deve comear em tenra idade. Ensinar cedo gravar no mrmore, ensinar tarde escrever na areia, frase de Francisco de Oliveira, em 1 de novembro de 187810. Comenius, pastor e bispo moraviano, alm de escritor, educador e cientista, que viveu no sculo XVII e publicou uma obra chamada Didtica Magna, considerado o pai da didtica moderna. Neste livro ele aborda a importncia da educao na infncia e na juventude. Para ele, os pais devem ser os primeiros a se responsabilizarem pela educao de seus filhos e afirma: *...+ tendo sido autores da vida, devem ser autores tambm da vida intelectual, moral e religiosa. Ele destaca que os pais devem educar os seus filhos pelo exemplo, que mais til do que as regras. Atravs da famlia alguns valores so transmitidos aos filhos, tais como: fidelidade; coragem diante das dificuldades da vida; pacincia e tolerncia; autoconfiana e certeza das qualidades prprias; humildade e respeito para com os interesses e idias dos outros. No se educa deixando os filhos e os jovens entregues a seus caprichos e ao caos de seus desejos. H orientaes a serem mostradas para que as liberdades no venham a mergulhar na libertinagem. Concluso Devemos considerar estes aspectos bblicos e teolgicos como os fundamentos da famlia. Esta famlia que revela o amor e a graa de Deus para todos os membros, independente das caractersticas e da estrutura familiar que se tenha. A famlia, como um projeto divino, uma comunidade de graa para os que vivem os laos familiares.

Pois a famlia um projeto perfeito de Deus! Deus conhece todas as coisas. Quando Ele formou o homem e a mulher, os fez segundo sua imagem e semelhana (Gn 1.26-28). No os fez solitrios, mas os criou para serem os dois, um s (Gn 2.24), ou seja os faz habitar em famlia (Sl 68.6). O princpio de famlia est no prprio Deus em Ef 3.14-15, est escrito: Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda famlia...; isto porque a essncia de Deus transmitida a ela, como um lugar de unidade perfeita, como perfeita a unidade da trindade. A identidade da famlia est em Deus: Deus nosso Pai, o marido de seu povo e a me que nos alimenta. O compartilhar do projeto que vemos descrito no faamos o homem, indica que a famlia um lugar onde os sonhos de conquista devem ser compartilhados, tanto os dos pais, quanto os dos filhos. Durante toda a histria do homem vemos a que essa essncia de Deus chamada famlia, tenta ser atacada, frustrada e destruda. Porm por mais que queiram, esta uma luta que no ser vencida. O prprio Senhor nos fala que quando h harmonia e unio a famlia resiste e se algum quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistiro; o cordo de trs dobras no se rebenta com facilidade (Ec 4,12). A famlia tambm lugar de ajuda e companheirismo se um fraqueja o outro o fortalece, porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro...(Ec 4.11a); e onde juntos conquistamos mais porque melhor serem dois do que um, porque tm melhor paga do seu trabalho (Ec 4.9) Portanto quando estruturamos a famlia nos moldes e princpios de Deus, passamos a fazer parte de um projeto perfeito que nos leva a ter qualidade de vida: fsica, emocional e espiritual.

You might also like