You are on page 1of 30

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO TECNOLGICO CTC DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PROJETO: APA ARQUITETURA E PAISAGEM AVALIAO DA

INSERO URBANA NO MEIO FSICO.


SUB-PROJETO: EXEMPLOS SIGNIFICATIVOS DA ARQUITETURA

RESIDENCIAL PARA A OCUPAO DE ENCOSTAS EM FLORIANPOLIS-SC

RELATRIO FINAL DE ATIVIDADES

__________________________ Bolsista: Raquel Ferrari da Veiga

__________________________ Orientadora: Sonia Afonso

Florianpolis, agosto de 2005.

SUMRIO
1. Resumo.............................................................................................. 03 2. Introduo......................................................................................... 2.1. Justificativa............................................................................... 2.2. Objetos de estudo...................................................................... 2.2.1. Casa Carmem Cassol..................................................... 2.2.2. Casa de Vidro............................................................... 2.2.3. Casa das Canoas........................................................... 2.3. Objetivos.................................................................................. 2.4. Reviso Bibliogrfica.................................................................. 3. 4. Materiais e Mtodos......................................................................... Resultados ..................................................................................... 4.1. Modernismo.............................................................................. 4.2 Anlise Grfica Carmem Cassol..................................................... 4.3 Lina Bo Bardi, o contexto Moderno e a Casa de Vidro 4.3.1 Anlise Grfica Casa de Vidro........................................... 4.4 Oscar Niemeyer, o contexto Moderno e a Casa das Canoas............... 4.4.1 Anlise Grfica Casa das Canoas....................................... 04 04 05 05 05 05 06 07 10 12 12 13 14 20 21 27

5. 6.

Consideraes Finais....................................................................... 28 Referncias Bibliogrficas............................................................... 29

1. RESUMO:
A ocupao de encostas deve carregar consigo todo um estudo do impacto ambiental que poder causar. Sendo assim, as construes exigem grande comprometimento tcnico do autor do projeto para se obter um resultado satisfatrio, ou seja, que no se prejudique o ambiente em que esto inseridas. Estes condicionantes naturais no devem ser encarados apenas como problemas, e sim como geradores de um partido criativo para o projeto. Tendo em vista a ocupao residencial nas encostas, propomos analisar exemplares unifamiliares j construdos. Para a escolha destes, levamos em considerao a importncia da Arquitetura Moderna na ocupao de encostas, especialmente porque sua interveno apresenta menor impacto no terreno. A pesquisa j vinha sendo encaminhada pela anlise da residncia projetada pelos arquitetos Carmem e Ademar Cassol, em Florianpolis, quando foi possvel compreender sua insero no espao urbano, buscando conceitos que nos confirmam a relao da Arquitetura Moderna como modelo adequado para a ocupao em encosta. Dando continuidade pesquisa, procuramos realizar um estudo comparativo de outros dois grandes exemplos da arquitetura moderna residencial brasileira em encostas: A Casa de Vidro, em So Paulo, projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi; e a Casa das Canoas, no Rio de Janeiro, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Pretendemos assim identificar elementos projetuais, dentro tipologias arquitetnicas estudadas, que possam gerar diretrizes para o projeto qualificado de novas construes residenciais implantadas em encostas. Dessa forma contribuiremos para a manuteno do meio fsico atravs de uma adequada interveno antrpica.

Palavras Chave: Ocupao de encostas; Arquitetura Moderna; Arquitetura Residencial Unifamiliar.

2. INTRODUO:
As residncias dos arquitetos Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer foram escolhidas como objetos de estudo por se tratarem de marcos na arquitetura moderna residencial, apresentando caractersticas plsticas que fornecem a implantao adequada ao terreno com grandes declividades. Os exemplos selecionados permitiram a realizao de levantamentos a fim de conhecer sua histria, suas propores, suas funes, suas relaes de integrao com o ambiente externo, entre outros aspectos explorados adiante. Para a compreenso dos projetos desenvolvemos anlise das plantas baixas, cortes, fotos e textos. Para completa visualizao extremamente importante a visitao destas, o que foi possvel realizar com a Casa das Canoas. A confeco de maquetes eletrnicas tambm se mostrou fundamental.

2.1. JUSTIFICATIVA: As encostas so originadas pela ao de foras externas e internas superfcie terrestre, ... podem ser consideradas como terrenos em equilbrio transitrio, principalmente expostos ao da gravidade e a agentes subsuperficiais e externos superfcie terrestre, que tendem a remodel-la, procurando transforma-las em terrenos planos (FARAH, Flvio p. 48) Estes agentes podem provocar instabilizaes e so classificados como PREDISPONENTES (geolgicas, geomtricas e ambientais) e EFETIVOS (chuvas incomuns, ao do homem e eroso). (AFONSO, S., 1999). Em alguns casos h a preferncia de se estabelecer em altas declividades, como, por exemplo, para se obter maior visualizao do entorno e facilitar a defesa militar. Todavia, embora o processo de urbanizao acontea prioritariamente em terrenos planos, com o aumento populacional h uma presso para a ocupao das encostas. A princpio este fato no deveria ser um problema, pois existem formas corretas de urbanizao em terrenos acidentados. Porm isso requer estudos especficos, fiscalizao do rgo responsvel, responsabilidades ecolgicas por parte da populao, entre muitos outros aspectos que infelizmente no so cumpridos rigorosamente no Brasil. Os arquitetos possuem a obrigao de ter o conhecimento necessrio para saber lidar corretamente com terrenos acidentados. Infelizmente no curso de graduao no existem disciplinas com o objetivo de preparar os profissionais para esta situao, o que resulta em graduados que mesmo no tendo conhecimento sobre o assunto tero permisso para projetar em encostas. Muitas vezes as cartas topogrficas so desconsideradas, agravando ainda mais a futura situao de ocupao nos morros. Com o agravante da grande presena da populao de baixa renda em encostas, a segurana das construes, dos moradores e do meio ambiente est cada dia mais preocupante. As conseqncias da ocupao imprpria podem ser devastadoras. A permeabilidade e conteno do solo so prejudicadas quando no se preserva a vegetao existente. Edificar em locais por onde passam os cursos dgua tambm um fator condicionante para desastres geolgicos. Ou seja, para a implantao de assentamentos em locais de alta declividade, deve-se saber como preservar as caractersticas originais destes. Por esses motivos, propusemos a anlise de exemplos significativos de ocupao adequada em encostas Casa das Canoas e Casa de Vidro -, buscando caractersticas de projeto que respeitassem as leis naturais de morfologia do terreno. A princpio estudos bibliogrficos nos propiciaram contato com as obras, e o maior e completo entendimento ser proporcionado por viagem ao local destas.

2.2. OBJETOS DE ESTUDO Os princpios da Arquitetura Moderna tornam-se adequados para a ocupao em terrenos acidentados em vrios aspectos. Procuramos apresenta-los atravs da anlise de residncias que seguem estes preceitos. 2.2.1. Casa da arquiteta Carmem Cassol A residncia dos arquitetos Ademar e Carmem Cassol no segue o lirismo formal de Niemeyer, nem as massas coloridas de Burle Marx. Essa adota uma planta geometricamente concebida, semelhante s obras dos arquitetos paulistas, identificados como brutalistas, pelo uso de materiais como o concreto aparente. Assim, a vegetao no surge plena na composio do espao. Os materiais empregados na residncia tambm se distanciam da vegetao, uma vez que se oferece um contraste notvel entre o verde e o concreto aparente. (ABRAHAM & AFONSO, 2004) A arquiteta no se preocupa no ato de projetar com a introduo de uma linguagem prpria que lhe confira reconhecimento como autora do projeto, diz que s vezes o projeto acaba ficando com a cara do arquiteto, pois ele repete elementos que lhe agradam, mas apenas uma conseqncia e no est presente conscientemente durante o ato de projetar. (ABRAHAM & AFONSO, 2004) O estudo desta residncia j vinha sendo desenvolvido nesta pesquisa, cabendo aqui apenas a anlise de iluminao natural utilizando o programa Lightscape. 2.2.2. Casa de vidro Lina Bo Bardi So Paulo, 1950-1951 Primeira obra concretizada integralmente pela arquiteta. Nela esto representadas lies do modernismo como os pilotis sustentando levemente um bloco horizontal com fechamento de vidro. Localizada em uma encosta no Morumbi, evidencia a beleza da Mata Atlntica e se preocupa com a integrao desta casa, atravs das transparncias e da prpria morfologia. 2.2.3. Casa das Canoas - Oscar Niemeyer Rio de Janeiro, 1953 Niemeyer optou por uma forma orgnica baseada nas formas do Rio de Janeiro e das mulheres brasileiras. Outro ponto fundamental que Niemeyer elaborou uma outra relao entre a casa e o seu entorno, permitindo a entrada da natureza no interior da residncia. A residncia foi alvo de muitas crticas e gerou debates sobre conceitos da arquitetura moderna brasileira. Possui fechamento de vidro, o que no limita o olhar atravs da residncia. O piso, as floreiras externas e a pedra que penetram na obra funcionam como integradores do espao. uma casa que permite a simbiose entre a arquitetura e a paisagem. Essa integrao vital da casa na natureza foi influenciada pela obra do amigo pessoal de Niemeyer, o paisagista Burle Marx, uma pessoa muito importante para entender e situ-lo corretamente.

2.3. OBJETVOS:

Geral: Progredir na prtica de anlise projetual em situaes de difcil implantao

Especficos: Compreender a lgica construtiva e morfolgica de edificaes em encostas; Identificar os elementos da Arquitetura Moderna nas residncias selecionadas na encosta; Aprofundar a anlise da residncia Cassol. Ser registrada e analisada a vegetao empregada no paisagismo e sero estudados os aspectos de conforto ambiental; Elaborar anlises projetuais das obras em questo: distribuio do lazer, a circulao, a infra-estrutura, a vegetao e hierarquias; Elaborar maquetes para a visualizao em 3D dos diferentes aspectos arquitetnicos e paisagsticos: implantao, conforto ambiental e vegetao; Realizar visitas s residncias escolhidas em So Paulo (Casa de Vidro), e no Rio de Janeiro (Casa das Canoas) e obteno de acervo fotogrfico prprio. Estabelecer termos de comparao entre a Arquitetura Moderna de encostas realizada em So Paulo, Rio de Janeiro e Florianpolis e a partir da estabelecer critrios que sirvam como base para novos projetos em situaes semelhantes.

2.4. REVISO BIBLIOGRFICA: BEAUD, Michel. ARTE DA TESE: COMO PREPARAR E REDIGIR UMA TESE DE MESTRADO, UMA MONOGRAFIA OU QUALQUER OUTRO TRABALHO UNIVERSITRIO. Traduo: Glria de Carvalho Lins. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2000. um guia prtico que ajuda pesquisadores de diferentes nveis a elaborarem seu trabalho. Enfatiza que a realizao de uma monografia ou de uma tese de mestrado/doutorado uma tarefa que exige muita dedicao e disciplina e, portanto, imprescindvel a vontade do pesquisador. D conselhos quanto escolha do professor (orientador), como fazer um bom uso dele e como avaliar se o assunto ser bem aceito e trabalhado. Este dever: - Ser do interesse de ambos (pesquisador e do professor); - Propiciar novos conhecimentos, evitando-se assuntos tratados freqentemente; - Evitar decepo do leitor e crtica da banca, afastando assuntos muito amplos ou afunilados; - De preferncia abordar um aspecto crucial da questo estudada; - Verificar todas as teses e pesquisas sobre o assunto feitas nos ltimos anos. Ajuda a montar o cronograma da pesquisa, fundamental para a boa organizao e andamento desta. Na primeira etapa deve-se comear uma explorao sistemtica da documentao, entrar em contato com a fonte e as pessoas que ir tratar, tomar notas atravs de fichas dos livros, artigos, idias, hipteses e interpretaes. preciso dimensionar a amplitude da tarefa, assinalar os livros cuja leitura urgente, ou seja, separar o essencial do secundrio. Aps isso, o autor desenvolve mtodos expor redao, problemtica, hipteses e bibliografia.

ECO, Umberto. COMO SE FAZ UMA TESE. So Paulo. Perspectiva, 2001. No um guia com a praticidade de tpicos, mas trata-se de uma leitura agradvel com uma boa redao e que no deixa de ser objetiva. Defende que o assunto no o mais importante aspecto da tese, e sim a oportunidade da tese em si, pois esta se trata de um aprendizado que servir para toda a vida (como reunir e organizar informaes, etc). Na hora da escolha do tema, vrios aspectos devem ser levados em conta, sobretudo deve-se escolher um assunto acessvel, no repetitivo, considerar as fontes disponveis, e ter perspectivas de buscar algo inovador e no medocre. preciso evitar ser explorado pelo orientador. Ele pode, por exemplo, utilizar-se dos alunos para a obteno de dados para a sua prpria pesquisa. Um ato sincero o orientador sugerir algum assunto que se interesse, que no esteja 100% no seu domnio, e assim se dispe a ajudar o aluno nas suas descobertas. Sobre o tempo necessrio para a elaborao, diz que at possvel fazer uma boa tese em 6 meses se o assunto for de domnio anterior do aluno, o pesquisador for hbil e experiente e no se escolha um tema muito complexo e trabalhoso. Se a tese passar de 3 anos, certamente haver problemas como a neurose da tese. Enfatiza que diferentes tipos de pesquisas e estudos podero ser realizados, uns mais prticos (como pesquisas de campo) e outros mais tericos dependendo do tipo de tese. A bibliografia um fator extremamente importante na pesquisa, pois sua indisponibilidade pode dificultar muito e at impedir a execuo de uma tese especfica. Portanto deve ser o primeiro ponto a ser verificado.

AFONSO, Sonia. URBANIZAO DE ENCOSTAS. A OCUPAO DO MORRO DA CRUZ. FLORIANPOLIS. SC. TRABALHO PROGRAMADO 2. ESTUDO GEOTCNICO. Curso de ps-graduao em arquitetura e urbanismo. rea de concentrao estruturas ambientais urbanas. Nvel de mestrado. So Paulo. FAUUSP.1992. Com freqncia no cotidiano da prtica projetual dos arquitetos, nota-se que as cartas topogrficas so desconsideradas. Neste estudo o objetivo salientar a importncia da cartografia geotcnica como instrumento de projeto e como forma de auxlio tomada de decises no planejamento urbano. Como resultados foram apresentados a anlise das ocorrncias e riscos, comentrios sobre a aplicao das cartas geotcnicas, e como concluso apresentamos recomendaes que consideram a aptido fsica do Morro da Cruz ao assentamento urbano e a necessidade de se criar faixas de transio entre as reas sem problemas, a serem urbanizadas e as reas acima, a serem preservadas. O texto nos mostra a importncia de se preservar a floresta existente nas encostas como forma de manuteno da conteno natural, bem como de evitar a mutilao do terreno e a alterao nas drenagens junto aos morros. Demonstra os parmetros para minorar os efeitos dos escorregamentos, como intervir nos morros para propiciar uma ocupao racional e econmica e que deve-se propor a remoo das moradias implantadas em reas instveis. Um planejamento conseqente respeita os estudos tcnicos elaborados, realiza as obras recomendadas, fiscaliza as novas ocupaes e as reas a serem preservadas, mas sobretudo, coloca disposio um conhecimento tcnico necessrio elaborao e anlise dos novos projetos que devem estar adaptados ao ambiente.

FARAH, Flvio. HABITAO DE ENCOSTAS. So Paulo. IPT, 2003. Esta obra o resultado da unio da Tese de Doutorado de Flavio Farah com pesquisas do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo). A tese, denominada Habitao e Encostas, foi concluda em 1998, no curso de ps-graduao Estruturas Ambientais Urbanas FAU/ USP. Trata da ocupao de encostas no Brasil, abordando aspectos histricos, legais, sociais, polticos, econmicos e tcnicos. As encostas sofrem processos naturais de instabilizao, porm a crescente atuao antrpica no meio tem desencadeado muitas delas. Os prejuzos financeiros e sociais da destruio so enormes, ao mesmo tempo em que os recursos de correo de erros podem tambm gerar grande prejuzo. Aps a leitura da obra constatamos ento que a melhor alternativa a ocupao correta deste meio. Hoje h uma linha tcnica que desenvolve meios de tentar minimizar os efeitos dos desastres, com profissionais de vrias reas. O autor tambm deixa claro que a ocupao urbana inadequada vai alm das encostas, mas que nelas evidentemente desmascarada. Sugere diferentes solues tipolgicas adequadas. A pesquisa Desenvolvimento de tipologias para habitaes de interesse social em encostas, sistematizao de procedimentos para sua concepo e subsdio reviso de critrios urbansticos aplicveis, do IPT, consolidou metodologias para o projeto habitacional em encostas, apresentadas de forma organizada no final da obra.

AFONSO, Sonia. URBANIZACAO DE ENCOSTAS: CRISES E POSSIBILIDADES. O MORRO DA CRUZ COMO UM REFERENCIAL DE PROJETO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM. So Paulo. FAUUSP. Tese de Doutorado. 1999. ... estudo sobre o Morro da Cruz, Florianpolis, SC, como referencial contemporneo de projeto da paisagem e do ambiente das encostas, suas crises e possibilidades. (AFONSO, Sonia , 1999) um amplo estudo sobre a ocupao de encostas. Sobre paisagem, fala das escalas, padres de relevo, malhas e tecidos. Aborda tambm temas abrangentes como a herana cultural e seus significados, as atraes que as encostas podem proporcionar e, sobretudo explica as caractersticas e nomenclaturas dessa manifestao geolgica. Com uma sntese conceitual elabora critrios de projeto, apresentando formas corretas de urbanizao nos locais acidentados. Compreende desde a conformao das vias de modo a evitar grandes cortes/aterros, at tipologias adequadas. Apresenta diversas cidades pelo mundo com a mesma problemtica, mas que souberam lidar com ela. No Brasil, utiliza vrias reas de So Paulo como exemplos.

UNDERWOOD, David. OSCAR NIEMEYER E O MODERNISMO DA FORMAS LIVRES NO BRASIL. So Paulo. Cosac e Naify, 2002. Neste livro o autor analisa os variados contextos fsico, cultural, poltico e terico - que Oscar Niemeyer esteve inserido enquanto realizava sua arte, procurando assim negar a concepo de que a contribuio do arquiteto para o modernismo tenha sido apenas formal. No entanto ressalta as origens das formas do traado adotado em suas obras, salientando a importncia da sensualidade e curvas da mulher. Em ordem cronolgica apresenta as principais obras de Niemeyer, desde seus primeiros trabalhos estagiando no escritrio de Lcio Costa, passando pela sua Casa das Canoas impregnada de emoes cariocas, os marcantes projetos de Braslia, seus trabalhos internacionais at sua ltima obra prima, o Memorial da Amrica Latina. Oferece imagens preciosas de seus projetos mais significativos, como fotos variadas, plantas baixas, cortes e elevaes.

FERRAZ, Marcelo Carvalho. LINA BO BARDI. So Paulo. Instituto Lina Bo e P. M. Bardi / Empresa das Artes, 1993. uma publicao do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, que d seqncia a sua linha editorial no campo da arte e da arquitetura. Juntamente com o documentrio em vdeo-tape e a exposio Lina Bo Bardi, faz parte do Projeto Lina Bo Bardi. A arquiteta esteve presente no incio do projeto do livro, e autora de todos os textos presentes nele. A primeira parte da obra uma biografia da arquiteta, contando um pouco de sua vida na Itlia at sua vinda para o Brasil, suas ideologias e anseios. Fotos e desenhos mostram seu universo particular. A segunda parte so expostas todas as arquiteturas consideradas por Lina: jias, edifcios, cenrios, museus, mveis e exposies. Quanto s edificaes, oferece imagens variadas das obras, assim como suas plantas, cortes e fachadas. Este livro ricamente ilustrado pode ser considerado uma valiosa obra que valoriza e sintetiza toda a arte construda por Lina em sua vida.

3. MATERIAIS E MTODOS:
Para nos familiarizarmos com o ambiente de pesquisa, realizamos revises bibliogrficas sobre metodologia cientfica, as quais eram finalizadas com seminrios onde cada bolsista expunha seu novo conhecimento para os demais. Esquemas sobre cada livro foram elaborados como auxlio nas apresentaes e tambm para consultas posteriores. O mesmo foi feito com o tema Ocupao de Encostas. Em seguida nos direcionamos para os pontos especficos de cada pesquisa, buscando bibliografias na biblioteca do Grupo APA, no Laboratrio de Documentao e Acervo LDA/ARQ, na Biblioteca Central da UFSC e em sites sobre arquitetura. Durante este processo, foram programadas diversas atividades para todas as bolsistas, tais como: aulas de topografia (ECV/UFSC), participao em apresentaes da Ps Graduao e defesas de mestrado, palestras e aulas de campo. O mestrando Richard H. Lamb nos apresentou o software ArcView, que serve para sistematizar informaes geogrficas. Nesta pesquisa em particular, ocorreram treinamentos de softwares especficos como o Architectural 2004, o 3D StudioMax e o Lightscape 3.2. O levantamento de dados sobre as residncias se iniciou atravs da variada bibliografia. Como certas informaes foram difceis de encontrar, participamos de fruns na internet podendo entrar em contato com outros pesquisadores e estudantes que nos enviaram materiais. Foram contatadas as instituies que agora funcionam nas residncias, sendo que da Casa de Vidro nos enviou por e-mail desenhos tcnicos e a da Casa das Canoas encaminhou textos e bibliografias especficas. Aps a coleta de material suficiente, utilizamos o mtodo de anlise de edificaes dos autores Pause e Clark como base, pois este um guia que proporciona um bom entendimento da obra estudada, se for seguido corretamente. Foi possvel a visitao da Casa das Canoas RJ que se mostrou de extrema importncia para a total compreenso da obra, verificar a paisagem atual e ainda obtermos um acervo prprio, com fotos especficas sobre os tpicos estudados e assim completar levantamento realizado inicialmente. Nesta viagem foi possvel solicitar ao Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, na prefeitura do Rio de Janeiro, o levantamento plani-altimtrico da rea que contm o terreno, na escala 1:2000. Em seguida elaboramos maquetes eletrnicas da Casa de Vidro e Casa das Canoas, atravs das quais possvel visualiza-las em diversos ngulos e diferentes aproximaes. Porm, o mais importante o processo de elaborao do modelo 3D, pois para tal obrigatrio o domnio do projeto. O modelo da Casa das Canoas foi elaborado por pelo Arq. Csar Coelho (apoio tcnico CNPq) atravs do programa AutoCad 2004. O mtodo utilizado, inicialmente, mais simples, porm cria estruturas rgidas e slidas. Torna-se difcil ento qualquer mudana nos elementos criados, exigindo-se na maioria das vezes que sejam refeitos. A Casa de Vidro foi elaborada utilizando-se o software Architectural 2004, que apresenta vantagens como a completa diferenciao dos elementos: paredes, lajes, telhados, janelas e portas; cada qual com opes especficas que facilitam mudanas e diferentes formatos. Para estudos de iluminao, o Laboratrio de Conforto Ambiental (LabCon / UFSC) ofereceu o programa Apolux de autoria do professor Anderson Claro com o qual seria possvel realizar a elaborao do mascaramento solar e simulaes. Porm, como o programa altamente especfico, o projeto deveria ter sido feito em 3Dfaces para se tornar compatvel. Para as correes dos modelos, seria necessrio um treinamento aprofundado, o que no foi possvel de ser realizado no prazo que dispomos. Optamos ento pela utilizao do programa Lightscape 3.2, do mesmo fabricante do Architectural Desktop, a Autodesk. Este fato gerou maior compatibilidade entre os softwares, facilitando o seu uso. O bolsista Arq. Diego Lemes nos auxiliou no aprendizado do processo, que foi complementado com a leitura de tutoriais.

10

EQUIPAMENTOS DE INFORMTICA UTILIZADOS (HARDWARE): Laboratrio do grupo APA/UFSC 2 Micro-Computadores AMD, 1.99GHz, 480 MB de Ram Impressora hp 840c Scanner Genius Pessoais Micro-Computador Intel, Pentium 4, CPU 2.80GHz, 512 MB de RAM Impressora, scanner e copiadora hp psc 1210 all-in-one (SOFTWARE): Sistema Operacional Windows XP Professional Programa CAD - Architectural 2004 Aplicativos grficos CorelDRAW 11 CorelDRAW e Corel PHOTO-PAINT Editor de Imagens Photoshop 7.0.1 Editor de texto Word Lightscape 3.2

MATERIAL
CONTEDO DOS TEXTOS DESENHOS TCNICOS IMAGENS TRATADAS

MTODO
Reviso bibliogrfica de teses, livros, relatrios, publicaes peridicas e sites especficos. Vetorizao das imagens escaneadas, utilizando o software Architectural 2004 (no caso da Casa das Canoas). Manipulao utilizando os softwares CorelDraw 11, CorelPhotopaint 11 e Photoshop 7.0 Realizao do curso de 3Dstudio Max durante o perodo da bolsa, experincias anteriores com Architectural, CorelDraw e Photoshop, adquiridas com realizao de cursos. Os conhecimentos dos programas Apolux e Lightscape foram repassados pela equipe do LabCon, e este ltimo exigiu ainda a leitura de tutoriais especficos em ingls. Feitas com base na interpretao dos desenhos tcnicos e ateno minuciosa s fotos. Vetorizao das curvas de nvel das plantas planialtimtricas e gerao de slidos no CAD. Os modelos das residncias foram submetidos aos clculos com a utilizao do programa Lightscape 3.2.

HABILIDADE COM OS SOFTWARES

MAQUETES ELETRNICAS MODELO 3D DOS TERRENOS SIMULAO DE ILUMINAO

11

4. RESULTADOS: Tendo em vista que o tema da pesquisa como a Arquitetura Moderna pode influenciar positivamente na construo em encostas, faz-se necessria uma breve sntese de como o modernismo surgiu e se implantou no Brasil. Com este texto j pode ser percebido como as caractersticas modernas podem influenciar positivamente na ocupao de encostas. 4.1. MODERNISMO clara a rejeio dos modernistas ao repertrio formal do passado. Os ornamentos tornaram-se inimigos a ser combatidos, e a produo de uma arquitetura limpa uma meta nobre a ser atingida. Com a descoberta do design passou-se a acreditar que o arquiteto era um profissional responsvel pela justa construo do ambiente habitado pelo homem, carregando um fardo pesado. Os edifcios deveriam ser econmicos e teis; os espaos abstratos, geomtricos e mnimos. O Modernismo anunciou princpios que foram seguidos por inmeros arquitetos, das mais variadas escolas e tendncias. Os maiores nomes da Arquitetura Moderna: Walter Gropius - professor e fundador da escola Bauhaus. Representa o Estilo Internacional e Racionalismo no equilbrio entre forma e funo. Mies Van Der Rohe - mais cubista e minimalista que Gropius. Juntos foram a maior tendncia da arquitetura moderna corporativa e comercial do mundo. Frank Lloyd Wright - revolucionou as residncias do sculo XX. Criou formas de geometria revolucionria que acompanhavam as funes de seus projetos. Le Corbusier - teorizou sobre a "arte da era da mquina", integrado ao Estilo Internacional na Arquitetura. notvel sua influncia no desenvolvimento da arquitetura moderna brasileira, ainda mais se levarmos em conta que Lcio Costa e Niemeyer foram seus discpulos. Os traos da arquitetura corbusierana so: o brise-soleil; o edifcio levantado do solo por meio de pilotis que liberam o cho para os jardins, a circulao e os automveis; o jogo funcional e ao mesmo tempo escultural dos volumes; tcnicas modernas de construo como colunas estruturais, liberando a parede de suas funes de sustentao; a planta livre - resultado de um pensamento funcionalista que separava a vedao da estrutura conquistas tecnolgicas que possibilitaram as construes de concreto armado; a fachada livre e a janela que se estendia ao longo de toda a parede, dando origem aos panos de vidro; o terrao-jardim que eliminava o telhado e dava uma aparncia nova, abstrata e geomtrica casa dos novos tempos. Porm, os ideais difundidos por Le Corbusier enfrentavam inmeros obstculos para serem seguidos, tais como a hostilidade pblica, falta de liberdade de composio e alto custo dos materiais. A Semana de Arte Moderna de 1922 foi a grande proporcionadora de uma nova arte, abrangendo conferncias, recitais de msica, declamaes de poesia e exposio de quadros que apresentaram ao pblico as novas tendncias das artes do pas. ... de um ponto de vista objetivo, no exerceu a Semana da Arte Moderna qualquer influncia sobre a arquitetura. Isto no significa, no entanto, que seu papel tenha sido nulo. Ela criou um clima novo, revelou um esprito de luta contra o marasmo intelectual, contra a aceitao incondicional dos valores estabelecidos. (BRUAND, Y., 1981) Ela certamente deu origem a uma clientela que gostaria de uma arquitetura diferenciada. Foi ento que o europeu Gregory Warchavchik veio ao Brasil, e enfrentando estas barreiras deu incio ao Modernismo em So Paulo na dcada de 20.

12

4.2 ANLISE GRFICA CARMEM CASSOL Arquiteta: Carmem Cassol Localizao: R.14 de Julho, Coqueiros/Florianpolis/SC. Projeto: anos 1950 rea construda: 414, 80 m rea terreno: 1.596m. (ver figura 1) Pudemos perceber que no perodo da manh dos solstcios - datas escolhidas por possurem luminosidade extrema - a fachada leste e norte so as mais favorecidas, conferindo boa luminosidade cozinha e salas. A maioria dos quartos fica na poro oeste da casa, no recebem incidncia direta do Sol, o que prejudica a assepsia e o conforto trmico desses ambientes. Pelo sol incidir mais obliquamente no inverno, o pavimento inferior recebe maior luz nessa poca do ano. (ver figura 2) SOLSTCIO DE INVERNO 10:00h

Figura 1. Implantao Fonte: ABRAHAM & AFONSO.,2004

Fachada Leste

Fachada Sul

Perspectiva Fachada Oeste SOLSTCIO DE VERO 10:00h Fachada Norte

Fachada Leste

Fachada Sul

Perspectiva Fachada Oeste Fachada Norte

Figura 2. Imagens resultantes da simulao com o software Lightscape

13

4.3. LINA BO BARDI, O CONTEXTO MODERNO E A CASA DE VIDRO. Arquiteto: Achillina Bo Bardi (05/12/1914 Roma 20/03/1992 So Paulo) Formao: Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma Depois de formada comea a trabalhar no escritrio do arquiteto Gi Ponti, em Milo. Foi tambm nessa cidade que Lina estabeleceu seu prprio escritrio, que em 1943 foi alvo de um bombardeiro devido a II Guerra Mundial, quando a arquiteta entra para o Partido Comunista Clandestino. Em 1946, Lina casa-se com o marchand Pietro Maria Bardi e no ano seguinte se mudam para o Brasil. No Rio de Janeiro conhecem personalidades como Lcio Costa, Oscar Niemeyer e Burle Marx. Lina sempre se manteve ativa na rea da cultura, tendo participado de inmeros projetos em teatro, arquitetura, cinema e artes plsticas no Brasil e no exterior. Sua atuao como designer (mveis, objetos e jias), cengrafa, curadora e organizadora de exposies merece destaque. Sua paixo pelo Brasil foi oficializada em 1951, quando a arquiteta se naturaliza. Nesse mesmo ano fica pronta a primeira obra concretizada integralmente pela arquiteta, a Casa de Vidro, que foi projetada para ela e seu marido. A casa, alm de moradia tambm foi idealizada como um grande ateli e ponto de encontro de artistas. Esta residncia, localizada numa encosta ocupada pela Mata Atlntica, tira do modernismo caractersticas de comprometimento com o do meio ambiente em que se insere, onde ao mesmo tempo respeita o solo e a vegetao original e ainda incorporaos construo. Uma das maneiras mais evidentes em que isso feito o uso dos pilotis, herana de Le Corbusier, assim como o fechamento feito por folhas envidraadas que proporcionam visualizao mxima da paisagem. Trata-se praticamente de uma caixa retangular com transparncia mxima. importante citar o vo deixado no interior da casa para abrigar uma rvore e assim o verde dentro da residncia. Caractersticas marcantes do modernismo podem ser facilmente distinguidas na casa, como a planta livre, que libera as paredes de sua funo estrutural (o que acontece ate mesmo nas paredes de vidro da fachada) e os pilotis que possibilitam a circulao. A arquiteta possua uma grande sensibilidade, e procurava em sua arquitetura unir tecnologia, natureza e cultura. "... Freqentemente completava uma explicao cientfica perfeita dizendo ter querido apenas fazer uma 'coisa potica'. Do estudo dos complexos problemas de um projeto poesia e ao domnio e incorporao adequada das tecnologias avanadas, Lina, digo-o sem receio, foi o maior e mais completo arquiteto brasileiro em seu tempo e insisto no 'brasileiro'. Produziu alguns dos mais extraordinrios fragmentos urbanos deste sculo. Todas as suas poucas obras e desenhos so obras primas, desenvolvidos ao lado de uma ampla atividade intelectual, reflexes e pesquisas sobre o Brasil, to notveis como a sua arquitetura, abrangendo grfica, teatro, cinema, montagens de exposies, entrevistas, seminrios, conferncias e, s vezes, sua simples presena. Uma cadeira desenhada por Lina pea de museu. E foram muitas." (GUEDES, Joaquim) Em 1990 foi fundado o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi. Realizando o desejo do casal Bardi, sua inteno exaltar a cultura brasileira nacional e internacionalmente, atravs de exposies, palestras e discusses. Em 1995 a sede passou a ser na prpria Casa de Vidro, que hoje ainda abriga parte da coleo de arte de Lina e Pietro Bardi. A casa virou um testemunho valioso de uma cultura que parece ter sumido de So Paulo. A obra de muitos outros arquitetos brasileiros, que foram reunidos na publicao de Mindlin, iriam terminar num formalismo bonito, mas estril. Foi Lina Bo Bardi quem conseguiu traduzir a vitalidade do seu novo pas em uma obra tanto vital como pessoal. O tesouro da Casa de Vidro uma belo reflexo disto. (DUBOIS, Marc)

14

CASA DE VIDRO Projeto: Lina Bo Bardi Ano do Projeto: 1949 Perodo de construo: 1949-1951 Projetos complementares/especiais: Tlio Stuschierf verificao dos clculos Homero Lopes - instalaes Executores: Comercial Construtora construo Endereo: Rua Gal. Amrico de Moura, 200, Real Parque / Morumbi / So Paulo reas: terreno: 9.000 m - construda: 817,39 m - til: 548,67 m

ENTORNO / STIO A casa se localiza no Morumbi, que abriga abundante flora e fauna caractersticas da Mata Atlntica. No havia construes vizinhas na poca, a rea era apenas uma malha retalhada em grandes lotes. O terreno onde a casa est implantada apresenta uma variao de cota acentuada, porm, devido a sua morfologia e aos pilotis, ela se encaixa nas curvas de nvel exigindo poucas mudanas no terreno natural. (ver figuras 3e 4)
785 790 795 800 805

805 800

Figura 4. Perspectiva eletrnica Desenhos de Raquel Veiga a partir de mapa de ACAYABA. Figura 3. Implantao

No passado a vegetao sofreu um processo de devastao fazendo com que a casa se destacasse de forma indesejada, mas ao longo dos anos a ela foi se recuperando e hoje est praticamente de volta ao carter original. (ver fotos 1 e 2)

Foto 1 Fonte: Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi

Foto 2 Autor: Arnaldo Pappalardo

15

ACESSO / ENTRADA O acesso parte principal da casa feito pela escada que une o terreno direto ao vestbulo, localizado praticamente no centro da poro suspensa do solo. (ver foto 3). O pavimento inferior um setor de servios, compreendendo depsitos que possuem entradas prprias. H tambm caminhos externos para as demais reas de servio da casa. (ver foto 4). O acesso de automveis dado pela parte inferior da casa, com garagem prxima ao alpendre. (ver figura 5)

Foto 3. Escada Foto 4. Acesso lateral Fonte: BARDI & FERRAZ, 1999

PISO INFERIOR Acessos externos Acessos verticaisl Acessos internos principais Acessos internos secundrios Acessos de veculos

PISO SUPERIOR

CORTE

Figura 5. Desenho de Raquel Veiga, modificao das plantas originais concedidas pelo Instituto Bardi.

CIRCULAO A circulao se d de diferentes formas. Na poro inferior ela basicamente externa, pois h pouca comunicao interna entre os ambientes. J no segundo pavimento ela se d de duas formas. A primeira livre e ocupa uma grande rea: vestbulo, estar, jantar, e biblioteca, que no tm divisrias, ou seja, esto integrados. (ver foto 5). J na parte ntima e de servios observa-se uma circulao linear atravs de corredores, com ambientes bem divididos. (ver figuras 5 e 6 -pg 18)

Foto 5. Ambientes integrados. Fonte: BARDI & FERRAZ, 1999

16

VOLUME / SUPERFCIES DEFINIDORAS DO ESPAO Os traos perpendiculares so predominantes, formando uma caixa transparente devido s suas paredes envidraadas. Essa poro se desprende do solo e consta o principal volume que indubitavelmente se sobressai levemente na paisagem. Preso ao solo est um slido bloco de concreto. O interior da casa revelado para o exterior, que ao mesmo tempo no pode se esconder em nenhum momento. Tem-se a vista da floresta, das plantaes e das bordas da cidade de So Paulo. (ver foto 6) A horizontalidade mais explorada, tanto na circulao quanto na forma. Seguindo o modernismo, a funcionalidade dos volumes acaba por esculpi-los, integrando-os harmoniosamente paisagem.
Foto 6. Relao com o exterior Fonte: BARDI & FERRAZ, 1999

ESTRUTURA / TCNICA CONSTRUTIVA Estrutura: Cobertura: Laje intermediria: Alvenaria: Escada: Vedao lateral: Vigas de concreto armado e pilares de tubos e ao. Laje fina de concreto, recoberta com telha de fibrocimento e isolada com l de vidro. Caixo perdido com vigas invertidas de concreto armado. Tijolo revestido com massa e pintado. Estrutura metlica com degraus de granito natural. Chapa de ferro duplo com isolamento de l de vidro.
Fonte: ACAYABA, M.M

Observa-se que a tcnica construtiva mista, pois ora sustentada pelos pilotis, ora tem contato direto com o solo. Parece que a estrutura busca se misturar com a composio da casa, fazendo parte de sua esttica e no comprometendo a funcionalidade dos ambientes.

HIERARQUIAS Como a casa era, alm de residncia, um local para encontros artsticos e intelectuais, o projeto deixou os ambientes sociais limpos e vazios, como uma forma de ressaltar o que ali tinha de mais importante: as obras de arte. (ver foto 7). Alguns elementos esto expostos, como as lareiras. Este espao privado/social se sobressai perante os outros por estar contido no principal volume, por sua fachada ser destacada pela parede envidraada e assim ter seu interior exposto. Em seguida a zona ntima se apresenta, e por ltimo, na parte mais afastada da casa, se encontra a rea de servios.
Foto 7. Ambiente social e obras de arte Fonte: BARDI & FERRAZ, 1999

17

ZONEAMENTO FUNCIONAL A grande sala, que congrega o estar em torno da lareira, o estdio por todo o espao, a biblioteca composta de livros de arte e de arquitetura e inmeros objetos espalhados, parece um acervo de museu. No meio deste espao contnuo, uma rea interna, uma espcie de ptio suspenso, orientada para noroeste e nordeste, permite melhores condies trmicas e ventilao cruzada para o ambiente. Ainda neste espao, o volume de escada e lavabo separa o vestbulo da biblioteca. A, os quatro dormitrios alinhados com dois banheiros entre eles ligam-se pelo corredor que percorre internamente a casa. Um jardim fechado de um lado divide a parte de servio da parte dos fundos: as duas comunicam-se atravs da cozinha. (ACAYABA, M.M )

PISO INFERIOR 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Pilotis Jardim Alpendre Depsito Vestbulo Lavabo Biblioteca Sala de Estar Vazio 13 Banheiros 14 Copa 15 Cozinha 16 Adega 17 Quarto de servios 18 Banheiro de empregada 19 Sala de servios 20 Rouparia 21 Depsito 22 rea de servio 23 Ptio

N
Servios Zona ntima / privada

PISO SUPERIOR Zona social / semi-pblica

10 Lareira 11 Sala de jantar 12 Dormitrios

CORTE

Ambiente 15 Cozinha

Ambiente 23 Ptio

Figura 6. Fotos fonte: BARDI & FERRAZ, 1999 Desenho de Raquel Veiga, modificao das plantas originais concedidas pelo Instituto Bardi.

18

DEFINIO DOS ESPAOS As solues estruturais ajudam a dar bom funcionamento aos diferentes espaos da casa. Os pilotis elevam e destacam a zona social e abrigam a rea de servios, ao mesmo tempo em que proporciona uma circulao externa para acessar estes ambientes. Essa estrutura tambm possibilita a caracterstica modernista da planta livre, quando as paredes no tm papel estrutural deixando o espao mais fluido e a circulao livre. (ver foto 8). No bloco junto ao solo e nas zonas ntimas ocorre o oposto: os ambientes so compartimentados. (ver foto 9)

Foto 8. Circulao livre entre os ambientes. Fonte: BARDI & FERRAZ, 1999

Foto 9. Ambientes fechados. Fonte: ACAYABA, 1986.

Os vos marcam a diviso dos ambientes e tornam-se elementos centrais. Na parte social a vegetao faz o papel das paredes que marcam os variados ncleos. J o jardim, na parte de trs dos dormitrios, os separa da rea de servio. Os nveis variados acentuam a diferena funcional entre os espaos, marcando as diferentes atividades.

CONDICIONANTES AMBIENTAIS Na parte central da edificao se localiza a grande abertura de vidro, que alm de ser uma fonte luminosa tambm abriga uma rvore e abundante vegetao. A zona social o a que mais recebe luz, pois alm deste elemento ainda possui panos de vidro. A proteo contra os raios solares se d internamente atravs de cortinas. Os demais ambientes so iluminados por janelas comuns, porm abundantes como podemos observar na cozinha. (ver Figura 6, Ambiente 15 pg 18)

SIMETRIA / ASSIMETRIA / EQUILBRIO A casa pode ser considerada simtrica nos eixos sudeste-noroeste. Internamente ela bem equilibrada, os volumes e usos bem definidos. Analisando a fachada pode-se notar a diferena esttica que a estrutura proporciona. Os finos pilotis sustentam o grande bloco, dando por vezes uma sensao de fragilidade, assim como a escada de ferro. (ver foto 10)

Foto 10. Pilotis. Fonte: BARDI & FERRAZ, 1999

19

4.3.1 Anlise Grfica Casa De Vidro No perodo da manh dos solstcios a fachada nordeste, que contm reas sociais e de servios, a mais iluminada. Os aposentos ntimos esto voltados para noroeste, no recebendo incidncia direta do Sol, o que prejudica a assepsia e o conforto trmico e assepsia desses ambientes. (ver figura 7) Na face sudeste, sudoeste e nordeste pelo ptio se encontra a sala, permitindo a eliminao de venezianas e quebra-sol: a proteo faz-se com cortinas. SOLSTCIO DE INVERNO 10:00h

Fachada Nordeste

Fachada Sudoeste

Perspectiva

Fachada Sudeste SOLSTCIO DE VERO 10:00h

Fachada Noroeste

Fachada Nordeste

Fachada Sudoeste

Perspectiva

Fachada Sudeste

Fachada Noroeste

Figura 7. Imagens resultantes da simulao com o software Lightscape

20

4.4. OSCAR NIEMEYER, O CONTEXTO MODERNO E A CASA DAS CANOAS. Arquiteto: Oscar Niemeyer Soares Filho (15/12/1907 Rio de Janeiro RJ) Formao: Academia de Belas Artes Rio de Janeiro, 1930 Aps Warchavchik, precursor da Arquitetura Moderna no Brasil, surge Lcio Costa, francs educado na Inglaterra e na Sua, o pai espiritual do modernismo brasileiro e importante estudioso de Le Corbusier. Lcio Costa adotou para todas as construes (...), o piloti louvado por Le Corbusier, por constituir a soluo mais lgica para o terreno acidentado: reduzia-se os trabalhos de preparao do terreno, o que compensava o elevado custo local do concreto armado; o emprego deste revelou-se at mesmo econmico, j que a criao de um piso artificial isolado da unidade do solo natural permitiu retomar, especialmente para as residncias, o processo tradicional e econmico.... (BRUAND, 1981. pg.75) O arquiteto realizou importantes reformas no currculo da Academia de BelasArtes que proporcionavam aos alunos uma clara escolha entre o velho e o novo. Foi nesse momento em que Niemeyer comeou seus estudos. Aps se formar, em 1934, Niemeyer foi trabalhar como estagirio noremunerado no escritrio de Lcio Costa, onde teve grandes possibilidades de desenvolver sua arte. Colaborou com projetos de grandes arquitetos e em seguida deslanchou em sua carreira marcante. No mago das melhores obras de Niemeyer h uma srie de revoltas conscientes primeiramente contra a arquitetura europia histrico-acadmica e depois contra a geometria retilnea do Estilo Internacional e a racionalidade ortodoxa e estrutural, que bloqueavam o caminho da criao do que ele chamou de espao para imaginao. (UNDERWOOD, David. Pg 22). Outras fontes de inspirao do arquiteto provem de sua infncia, vivida nos valores da famlia patriarcal e tradies coloniais, com conforto, privilgios e proteo materna que acabaram por formar sua segurana. Porm, a natureza e o relacionamento fecundo com as mulheres brasileiras so as peas-chave de sua liberdade artstica. So essas foras que condicionam o projeto de muitas casas que fez para si, pois refletem a busca por segurana domstica num mundo em que as relaes sociais esto sendo retalhadas pela industrializao. H uma tentativa de fazer com que a natureza proporcione uma fora alimentadora, o que foi alcanado com esplendor em sua Casa das Canoas, pois esta abriga o maior exemplo do objeto natural participante de sua arquitetura: uma enorme pedra de granito que sai da rea da piscina e penetra na sala at ao limite da escada que d acesso ao andar inferior. Suas transparncias e formas onduladas tambm colaboram na integrao com a vegetao do local. A vista para o mar e a preocupao com o declive acentuado do terreno foram pontos para o pensamento da composio arquitetnica da obra. ...foi essa casa que permitiu uma simbiose entre a arquitetura e a paisagem (...), levada a um grau raramente alcanado... (BRUAND, 1981. pg.164) H alguns anos Niemeyer deixou de habitar a Casa das Canoas, devido insegurana que cresce no Rio de Janeiro, ainda por cima num local to isolado. Atualmente a casa pertence Fundao Oscar Niemeyer e est aberta ao pblico para visitas.

21

CASA DAS CANOAS Projeto: Oscar Niemeyer Ano do Projeto: 1952 Perodo de construo: 1953-1954 Projetos complementares/especiais: Joaquim Cardozo - engenharia estrutural Roberto Burle Marx - projeto paisagstico Executores: Construtora Guanabara - construo Endereo: Estrada das Canoas, 2310 / So Conrado / Rio de Janeiro reas: pavimento inferior: 95,8m pavimento superior 112,5 m
Dados fornecidos pela Fundao Oscar Niemeyer, exceto as reas que foram calculadas no AutoCad.

ENTORNO / STIO A casa eleva-se, no topo do morro de So Conrado, sendo privilegiada com uma vista abrangente da baa do Rio. Hoje em dia, a vegetao ao redor abundante, obstruindo um pouco a viso. (ver foto 12). Ao lado da residncia h um curso dgua, que continua fazendo seu caminho sem ser prejudicado.

Figura 9. Perspectiva eletrnica. Figura 8. Implantao Desenhos de Raquel Veiga a partir de planta topogrfica cedida pela prefeitura/RJ

Niemeyer afirma: Minha preocupao foi projetar essa residncia com inteira liberdade, adaptando-a aos desnveis do terreno, sem o modificar, fazendo-a em curvas, de forma a permitir que a vegetao nelas penetre, sem a separao ostensiva da linha reta. O arquiteto aproveitou, ento, o desnvel do terreno para implantar, no nvel de menor cota, o andar inferior, e num nvel mais elevado o andar superior e a zona da piscina. (ver foto 11)

Foto 11. Andar superior e piscina Autora: Raquel Veiga, 2005

Foto 12. Vista do ptio Autora: Raquel Veiga, 2005

22

ACESSO / ENTRADA A casa no tem frente nem fundo, existem duas grandes entradas principais que se localizam nas fachadas envidraadas e do acesso ao estar. Outras duas entradas menores, de servio, ficam junto cozinha e rea de servio. H acesso rea ntima tambm pelo exterior da casa, atravs de uma entrada pouco marcada. (ver foto 14) De carro, chega-se pelas curvas da estrada das Canoas, mas para ter acesso a casa preciso estacionar num ponto mais acima dela e descer atravs de um trilho no meio da mata. (ver foto 13)

Foto 13. Rampa de acesso Autora: Raquel Veiga, 2005

Foto 14. Entrada para rea ntima. Autora: Raquel Veiga, 2005

PISO SUPERIOR

PISO INFERIOR

Acessos externos principais Acessos externos de servio Acesso vertical Acessos internos principais Acessos internos secundrios CORTE

Figura 10. Desenho de Raquel Veiga e do apoio tcnico Csar Coelho modificado UNDERWOOD, David.

CIRCULAO Devido planta livre que o primeiro piso apresenta, a circulao no seu interior feita de modo espontneo, ou seja, no estabelecido nenhum tipo de percurso. J no piso inferior o mesmo no acontece, pois a planta deste de traado retilneo. O elo de ligao entre os dois pisos uma larga escada, que no andar inferior desemboca na biblioteca. (ver foto 15) Esta acaba funcionando como ncleo deste pavimento, pois dela que partem os corredores de acesso aos outros ambientes, sendo assim um local de passagem alm do trabalho e lazer.

Foto 15. Escada. Autora: Raquel Veiga, 2005

23

VOLUME / SUPERFCIES DEFINIDORAS DO ESPAO A forma da residncia foi inspirada nas curvas na natureza e da mulher brasileira. O pavimento superior composto de paredes onduladas, assim como sua laje que apresenta curvatura semelhante ao contorno da praia que se avista da casa. (ver foto 16) J o pavimento inferior possui ngulos retos, mas que pela sua localizao desprivilegiada no se apresentam como geradores da forma. (ver foto 17) A horizontalidade predomina sobre a verticalidade, o que ainda ressaltada pela laje Foto 16. Formas curvas. com grandes beirais.
Autora: Raquel Veiga, 2005

Nesta parede est presente uma pequena janela que aproveita a vista sobre a praia e enquadra o mar. Nos quartos voltados para o Sul tambm esto presentes estas pequenas janelas que tiram partido da vista ao mesmo tempo em que conferem privacidade. H um jogo com texturas, cores, cheios e vazios. A aplicao de painis de madeira nas paredes curvas das salas de estar e jantar geram contraste com a rea envidraada, dando simultaneamente um carter transparente e fechado. Essa caracterstica nega a caixa retangular com transparncia mxima, usada por Lina Bo Bardi na Casa de Vidro. Mesmo com as superfcies opacas, a relao com o envolvente proporcionada pelas transparncias acaba por ser muito forte, convidando a natureza e a paisagem externa a entrar. (ver foto 18)

Foto 17. Pavimento inferior. Autora: Raquel Veiga, 2005

Autora: Raquel Veiga, 2005

ESTRUTURA / TCNICA CONSTRUTIVA A utilizao do concreto armado tornou possvel a configurao curvilnea da cobertura e das paredes do piso trreo. Os pilares arredondados fazem parte da composio exterior da casa, sendo que internamente se encontram integrados as paredes, desaparecendo ao olhar. Na biblioteca h uma lareira com abertura circular. Sua chamin formulada quase invisvel do lado exterior, provando que ele considerou o possvel volume da chamin um elemento perturbador na composio.

24

HIERARQUIAS / ZONEAMENTO FUNCIONAL A casa tem dois andares ligados por uma escadaria. O piso com os dormitrios possui uma configurao completamente diferente em relao ao andar superior. A parte mais ntima abriga quatro quartos, trs banheiros e biblioteca, localizando-se no pavimento inferior que esteticamente menos importante. Essa discrio adequada ao uso privado por resguardar a viso exterior-interior. J o espao semi-pblico, que composto pelas salas e cozinhas, est moldado pelas intrigantes curvas de Niemeyer. Estas reas coletivas esto quase que totalmente expostas pela vedao envidraada, ao mesmo tempo em que recebem elementos do meio que por ela penetram, conferindo a marcante unio com a natureza.

PISO INFERIOR

Sala de estar Sala de jantar Cozinha Pedra Piscina Dormitrios Sala ntima / biblioteca Casas de Banho

PISO SUPERIOR

2 3 4

Zona social / semi-pblica Zona ntima / privada Servios

5 6 7 8

Ambiente 3 Cozinha

Ambiente 7 Biblioteca

Ambiente 1 Sala de Estar

Figura 11. Desenho de Raquel Veiga modificado UNDERWOOD, David. Fotos de Raquel Veiga, 2005

25

DEFINIO DOS ESPAOS Os espaos do pavimento superior so definidos pelas reentrncias das paredes curvas externas e, por no apresentar muitas divisrias internas, pela disposio do mobilirio. Esta combinao confere um sentimento de envolvncia e familiaridade. Os espaos so utilizados com uma fluidez que favorecida por certos elementos como a parede curva no espao das refeies. O limite externo X interno superado de vrias maneiras: o piso do interior continua nos terraos exteriores e a penetrao das floreiras e Foto 19. Integrao entre interno e externo Autora: Raquel Veiga, 2005 da pedra dentro da casa gera espaos intermedirios fascinantes. (ver foto 19 e 20) J o pavimento inferior no apresenta espaos to fluidos, pois eles so compartimentados e modulados por se tratarem de dormitrios e casas de banho. A pedra de granito um dos elementos mais marcantes da obra, e parece ter conformado os espaos de acordo com a vontade da sua presena nestes.

CONDICIONANTES AMBIENTAIS Nos espaos como a sala de estar e jantar, Niemeyer quis criar ambientes mais acolhedores e para isso criou vedaes opacas de alvenaria revestidas de madeira. (ver foto 20) Quanto ao restante espao do piso superior relevante o fato de todas as paredes serem envidraadas, privilegiando deste modo a iluminao e visual. Foram criadas zonas de sombras ao redor das janelas para evitar o uso de cortinas. Anlises de insolao sero apresentadas a seguir.
Foto 20: Diferentes vedaes. Autora: Raquel Ferrari da Veiga

SIMETRIA / ASSIMETRIA / EQUILBRIO Por ser dona de uma forma livre e orgnica, no se observa na planta baixa do pavimento superior nenhum eixo de simetria. No pavimento inferior h maior racionalidade, porm essa ausncia continua. Contudo, a residncia aparenta estar equilibrada nos seus elementos de composio mais marcantes: a pedra, a piscina e a laje, que acompanham harmoniosamente a forma do meio ambiente em que a casa est inserida.

26

4.4.1 Anlise Grfica Casa Das Canoas Pudemos perceber que no perodo da manh dos solstcios a fachada nordeste da casa a mais iluminada, isso se desconsiderarmos a vegetao presente. (ver fig 12). Os aposentos ntimos esto voltados para sudeste, no recebendo incidncia direta do Sol, o que prejudica a assepsia e o conforto trmico desses ambientes. Pelo sol incidir mais perpendicularmente no vero, o pavimento inferior recebe maior luz nessa poca. SOLSTCIO DE INVERNO 10:00h

Fachada Nordeste

Fachada Sudoeste

Perspectiva

Fachada Sudeste SOLSTCIO DE VERO 10:00h

Fachada Noroeste

Fachada Nordeste

Fachada Sudoeste

Perspectiva

Fachada Sudeste

Fachada Noroeste

Figura 12: Imagens resultantes da simulao com o software Lightscape

27

5. CONSIDERAES FINAIS
O trabalho foi iniciado com a reviso de literatura sobre Urbanizao de Encostas, Metodologia Cientfica, Arquitetura Moderna e Paisagismo, juntamente foram ocorrendo participaes em alguns seminrios da disciplina de Urbanizao de Encostas do PsARQ. Semanalmente eram realizados seminrios entres as bolsistas para apresentao de suas diferentes leituras, com a presena do apoio tcnico e da orientadora. Foi possvel realizar treinamento de inmeros softwares que se mostraram indispensveis para o andamento da pesquisa. Com a escolha das residncias a serem estudadas, iniciou-se a coleta dos desenhos, mapas e plantas para a vetorizao e digitalizao. Aps anlise e conhecimento da edificao, criamos de um modelo em 3D para melhor visualizao e compreenso das edificaes, que no caso da Casa de Vidro foi completada com sua visitao. Foram feitas tambm anlises da iluminao com o apoio do LabCon. Algumas dificuldades foram encontradas para encontrar a bibliografia especfica, principalmente desenhos tcnicos e plantas topogrficas. O conhecimento do programa Lightscape no ultrapassou a superficialidade, pois aprendemos a manuse-lo sozinhos com a ajuda de manuais em ingls e informaes bsicas concedidas pelo LabCon. Portanto, para um estudo mais aprofundado desta questo se faz indubitavelmente necessrio um treinamento mais especfico. Para o uso do Apolux as informaes devem ser ainda mais precisas devido a complexidade deste. Pode-se concluir que para esta pesquisa a elaborao das maquetes eletrnicas mostrou-se de valiosa e fundamental importncia j que alguns aspectos arquitetnicos s foram notados e absorvidos aps a confeco destas. A utilizao de um programa diferente do empregado na Casa de Vidro (Architectural 2004) e na Casa das Canoas (Auto Cad) foi enriquecedora, pois assim foi possvel fazer uma comparao entre ambos. Os mapas colhidos apresentavam levantamento virio e a projeo das residncias, porm no mostra a diviso de lotes, o que dificulta compreendermos a rea total onde a casa est implantada. J possvel destacar as caractersticas modernistas que auxiliam na ocupao de encostas. Os pilotis preservam as condies naturais do terreno acidentado contribuindo para evitar as instalibizaes. O estudo de novas tecnologias como o uso do concreto possibilitou paredes curvas que se integram forma da natureza. A liberao da planta com novas estruturas permite maior liberdade formal na concepo das paredes e vedaes, e como visto nos modelos estudados, torna-se possvel o uso abundante de transparncia que valorizam e integram a paisagem ao construdo. Algumas solues com novos materiais vm surgindo entre os projetistas. o exemplo da residncia de Marcos Acayaba, que utiliza estrutura metlica que sustenta a casa em apenas um apoio. Este pode ser um possvel objeto da continuao desta pesquisa, como alternativa para o estudo da ocupao das encostas dos morros de Florianpolis, classificadas como rea de Preservao com Uso Limitado - APL.

28

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

ABRAHAM, Talita & AFONSO, Sonia. Exemplos Significativos da Arquitetura Residencial para a Ocupao de Encostas Em Florianpolis-SC. Relatrio Final de Atividades de Pesquisa do PIBIC 2003/2004. Florianpolis. Universidade Federal de Santa Catarina. 2004. ACAYABA, M.M. RESIDNCIAS EM SO PAULO 1947-1975. So Paulo. 1986. Projeto.

AFONSO, S. URBANIZACAO DE ENCOSTAS: CRISES E POSSIBILIDADES. O MORRO DA CRUZ COMO UM REFERENCIAL DE PROJETO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM. So Paulo. FAUUSP. Tese de Doutorado. 1999. AFONSO, Sonia. Urbanizao de encostas. A ocupao do morro da cruz. Florianpolis. SC. Trabalho programado 2. Estudo geotcnico. Curso de psgraduao em arquitetura e urbanismo. rea de concentrao estruturas ambientais urbanas. Nvel de mestrado. So Paulo. FAUUSP, 1992. BARDI, Lina Bo; FERRAZ, Marcelo Carvalho. CASA DE VIDRO. Lisboa: Blau. 1999. BATISTELA, A. & AFONSO, S. METODOS E FERRAMENTAS PARA O PROJETO INFORMATIZADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM DE ENCOSTAS. Relatrio Final de Atividades de Pesquisa do PIBIC 2000/2001. Florianpolis. Universidade Federal de Santa Catarina. 2001. BEAUD, Michel. ARTE DA TESE: COMO PREPARAR E REDIGIR UMA TESE DE MESTRADO, UMA MONOGRAFIA OU QUALQUER OUTRO TRABALHO UNIVERSITRIO. Traduo: Glria de Carvalho Lins. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2000. BRUAND, Y. ARQUITETURA CONTEMPORANEA NO BRASIL. So Paulo. Ed. Perspectiva, 1981. CHING, F. ARQUITECTURA: FORMA ESPACIO Y ORDEN. Mxico D.F. G. Gili, S.A. 1984. DUBOIS, Marc. CASA DAS CANOAS. PROCURANDO A SENSIBILIDADE DE MORAR. Disponvel em: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq003/arq003_03.asp. Acesso em: 24/04/2004. ECO, Umberto. COMO SE FAZ UMA TESE. So Paulo. Perspectiva, 2001. FARAH, Flvio. HABITAO DE ENCOSTAS. So Paulo. IPT, 2003. FERRAZ, Marcelo Carvalho. LINA BO BARDI. So Paulo. Instituto Lina Bo e P. M. Bardi / Empresa das Artes, 1993. FREITAS, Maurcio. AUTODESK ARCHITECTURAL 2004 MDULO I BSICO / INTERMEDIRIO. Florianpolis. SoftCAD, 2004.

29

LIGHTSCAPE VISUALIZATION SYSTEM, Tutorials. California: Lightscape Tecnologies, November 1996. First Edition NIEMEYER, Oscar. MEU SSIA E EU. Rio de Janeiro. Revan, 1992. NIEMEYER, Oscar. A FORMA NA ARQUITETURA. Rio de Janeiro. Avenir, 1978. PAUSE, Michael; CLARK, Roger H.. ARQUITECTURA: TEMAS DE COMPOSICIN. Mxico, G. Gili, 1987. PEVSNER, Nikolaus. OS PIONEIROS DO DESENHO MODERNO: DE WILLIAM MORRIS E WALTER GROPIUS. So Paulo. Martins Fontes, 1980. PUPPI, Lionello. A ARQUITETURA DE OSCAR NIEMEYER. Rio e Janeiro. Revan, 1988. SANTOS, Ceclia R. dos. CASA DAS CANOAS DE OSCAR NIEMEYER: FAZENDO A ALMA CANTAR. Disponvel em: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp197.asp. Acesso em: 24/02/2005. UNDERWOOD, David. OSCAR NIEMEYER E O MODERNISMO DA FORMAS LIVRES NO BRASIL. So Paulo. Cosac e Naify, 2002. XAVIER, Alberto; LEMOS, Carlos; CORONA, Eduardo. ARQUITETURA MODERNA PAULISTANA. So Paulo. Pini, 1983. XAVIER, Alberto; BRITTO, Alfredo; NOBRE, A. L.. ARQUITETURA MODERNA NO RIO DE JANEIRO. So Paulo. Rioarte / Fundao Vilanova Artigas / Pini, 1991.

30

You might also like