You are on page 1of 2

10 dicas para o seu Marketing pessoal

Todo e qualquer profissional para ter sucesso precisa que o seu valor seja efetivamente percebido por seus clientes e pelo mercado em geral. Para que isso ocorra precisamos ir alm das competncias que compe o nosso perfil profissional e utilizarmos tcnicas de comunicao e marketing.

O marketing pessoal no um culto ao ego ou vaidade pessoal, uma necessidade profissional. Excelentes profissionais tm seu reconhecimento e sua demanda subestimados pelo mercado por deixarem de lado o seu marketing pessoal. No devemos confundir humildade com anonimato. perfeitamente possvel ser reconhecido por seus valores humanos e profissionais sem com isso perder a humildade. Todos ns temos uma contribuio humana e profissional para oferecer ao mundo. Quanto maior o nmero de pessoas para as quais possamos oferecer nossas contribuies, melhor. Veja a seguir 10 dicas importantes sobre Marketing Pessoal: 1. Lembre-se que seu marketing pessoal tem o poder de transformar seu talento em oportunidades. Um gnio sem marketing pessoal um gnio desconhecido. 2. Se voc est comeando uma carreira ou uma nova etapa, demonstre toda a sua disposio para aprender com todas as pessoas e situaes. Deixe sempre bem claro o quanto importante para voc aprender com as pessoas e com a empresa. 3. Descubra o ponto mais marcante da sua personalidade, sua maneira de se comunicar, sua alegria, seu bom senso, etc. Foque a divulgao deste seu ponto marcante, ele ser pra voc o que uma marca para uma empresa. Com o tempo, a sua marca pessoal ficar conhecida e desejada por este e por outros atributos que o tempo vai mostrar. 4. Dress to impress esta expresso do mercado corporativo americano possui o seguinte significado: vista-se para ser visto. Sem exageros, sem extravagncia, com discrio, mas desenvolvendo um estilo pessoal facilmente reconhecvel. Estilo tudo! Vista-se de maneira a que a sua presena seja agradvel aos olhos. Como seres humanos somos muito atrados pela beleza. No h nada errado em ser bela desde que voc no reduza apenas beleza as suas potencialidades diante da vida.

5. Mostre o seu lado solucionador de problemas. Sempre que surgir uma dificuldade ou um problema dentro da equipe a que voc pertence, pergunte-se: o que eu posso fazer por isso?. Sempre que voc ajudar a resolver um problema voc estar inserindo sua marca pessoal na lembrana das pessoas. 6. Entregue sempre um resultado superior ao esperado. Dedique-se a superar as expectativas das pessoas. Sempre que algo lhe for solicitado pergunte-se: Qual a melhor maneira pela qual eu posso realizar o que me foi pedido?, Eu posso superar as expectativas com respeito ao meu desempenho e o cumprimento da tarefa? Realize com qualidade ampliada, procure sempre olhar alm da solicitao. 7. Onde a maioria das pessoas fica parada por falta de recursos, IMPROVISE. Use sua criatividade para, diante de poucos recursos, desenvolver a melhor soluo possvel frente a um desafio. As pessoas mais bem colocadas no mundo dos negcios ousaram improvisar muitas vezes. 8. Construa vrios networks. Dedique-se a formar diferentes redes de relacionamentos dentro e fora da empresa. Atravs dos relacionamentos conhecemos e somos conhecidos, reconhecemos e somos reconhecidos e, principalmente, compartilhamos interesses comuns. Identifique quais so as reas de interesse que aproximam voc de outras pessoas: msica, literatura, cinema, hobbies, esportes, competncia tcnica, etc. Aproxime-se das pessoas, construa relacionamentos de longo prazo. 9. Cultive sua tica e sua honestidade de forma inabalvel. A vida testa voc! Caminhos no ticos so atalhos que conduzem a abismos! Uma atitude no tica acaba com o seu maior patrimnio: sua integridade. Quando a falta de tica passa a fazer parte da marca pessoal de algum, esta pessoa somente ser usada por outras igualmente no-ticas at o momento em que for conveniente abandon-la e deix-la pagar a conta. No ceda! 10. Vivemos em uma era de muita competitividade e muita presso, por isso resistncia fsica, mental e emocional so fundamentais. Isto significa: cuide do corpo, da mente e do esprito. Fortalea-se nos trs nveis, assim quando as pessoas estiverem fisicamente esgotadas voc ainda ter flego extra ponto para o seu marketing pessoal. Quando elas estiverem cansadas demais pra pensar em solues voc ainda ter criatividade de sobra para dar idias mais 1 ponto para o seu marketing pessoal. E, quando as pessoas estiverem com raiva ou depresso, voc manter a paz e a vontade de viver ponto para a vida, e para o seu marketing pessoal, tambm.

You might also like