You are on page 1of 6

Custeio por absoro

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa O Custeio por absoro aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da rea de fabricao, sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variveis, de estrutura ou operacionais. O prprio nome do critrio revelador dessa particularidade, ou seja, o procedimento fazer com que cada produto ou produo (ou servio)absorva parcela dos custos diretos e indiretos, relacionados fabricao. Esse mtodo foi derivado do sistema desenvolvido na Alemanha no incio do sculo XX conhecido por RKW (Reichskuratorium fr Wirtschaftlichkeit). Todos os gastos relativos ao esforo de fabricao so distribudos (rateados) para todos os produtos feitos. A principal distino existente no uso do custeio por absoro entre custos e despesas. A separao importante porque as despesas so jogadas imediatamente contra o resultado do perodo, enquanto que apenas os custos relativos aos produtos vendidos tero o mesmo tratamento. J os custos relativos aos produtos em elaborao e aos produtos acabados que no tenham sido vendidos so ativados nos estoques destes produtos. Na legislao tributria brasileira do imposto de renda, esse mtodo o recomendado, sendo vetado o chamado mtodo direto ou varivel (vide contabilidade tributria). Nessa especializao, contudo, deve-se fazer sempre ressalvas: apesar do nome, muitos gastos potenciais no fazem parte do Custo de Absoro para fins tributrios, simplesmente porque no so reconhecidos tributariamente como encargos: o imposto de renda do exerccio, por exemplo, um gasto em potencial que no ser rateado pelo CIF, nem classificado como despesa operacional. CUSTEIO POR ABSORO CONTBIL Custeio por Absoro (tambm chamado custeio integral) o mtodo derivado da aplicao dos Princpios Fundamentais de Contabilidade. Esse mtodo foi derivado do sistema desenvolvido na Alemanha no incio do sculo 20 conhecido por RKW (Reichskuratorium fr Wirtschaftlichtkeit). Consiste na apropriao de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variveis) causados pelo uso de recursos da produo aos bens elaborados, e s os de produo, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforo de fabricao so distribudos para todos os produtos feitos. Exemplo:

Admitindo-se os seguintes custos para produo de XYZ, pelo mtodo do sistema de absoro, teremos:

DESCRIO Matrias Primas transferidas para produo Custo da Mo de Obra da Produo apurada no ms Gastos Gerais de Produo apurados no ms TOTAL DO CUSTO DE PRODUO DO MS Unidades Produzidas no ms Custo Unitrio de Produo de XYZ
As principais caractersticas do custeio por absoro:

VALOR R$ 25.000,00 10.000,00 8.000,00 43.000,00 5.000 8,60

1. Engloba os custos totais: fixos, variveis, diretos e/ou indiretos. 2. Necessita de critrio de rateios, no caso de apropriao dos custos indiretos (gastos gerais de produo) quando houver dois ou mais produtos ou servios. 3. o critrio legal exigido no Brasil. Entretanto, nem sempre til como ferramenta de gesto (anlise) de custos, por possibilitar distores ao distribuir custos entre diversos produtos e servios, possibilitando mascarar desperdcios e outras ineficincias produtivas. 4. Os resultados apresentados sofrem influncia direta do volume de produo. COMPONENTES DO CUSTO O custo de aquisio de mercadorias destinadas revenda incluir os de transporte e seguro at o estabelecimento do contribuinte e os tributos no recuperveis devidos na aquisio ou importao (RIR/1999, art. 289 e seus ). O custo da produo dos bens ou servios compreender, obrigatoriamente (RIR/1999, art. 290): 1. o custo de aquisio de matrias-primas e quaisquer outros bens ou servios aplicados ou consumidos na produo, inclusive os de transporte e seguro at o estabelecimento do contribuinte e os tributos no recuperveis devidos na aquisio ou importao; 2. o custo do pessoal aplicado na produo, inclusive na superviso direta, manuteno e guarda das instalaes de produo; 3. os custos de locao, manuteno e reparo e os encargos de depreciao dos bens aplicados na produo; 4. os encargos de amortizao, diretamente relacionados com a produo; 5. os encargos de exausto dos recursos naturais utilizados na produo. BENS DE CONSUMO EVENTUAL A aquisio de bens de consumo eventual cujo valor no exceda a 5% do custo total dos produtos vendidos no perodo de apurao anterior poder ser registrada diretamente como custo (RIR/1999, art. 290, pargrafo nico).

De acordo com o PN CST no 70/1979, considera-se como de consumo eventual aquele bem aplicvel nas atividades industriais ou no setor de prestao de servios, ocasionalmente, sem regularidade. QUEBRAS E PERDAS Consideram-se como integrantes do custo as perdas e quebras razoveis, de acordo com a natureza do bem e da atividade, ocorridas na fabricao, no transporte e no manuseio, bem assim as quebras e perdas de estoque por deteriorao, obsolescncia ou pela ocorrncia de riscos no cobertos por seguros, desde que comprovadas por laudos ou certificados emitidos por autoridade competente (autoridade sanitria, corpo de bombeiros, autoridade fiscal etc.) que identifiquem as quantidades destrudas ou inutilizadas e as razes da providncia (RIR/1999, art. 291).

Custeio direto
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa

O custeio direto, ou custeio varivel, um tipo de custeio que consiste em considerar como custo de produo do perodo apenas os custos variveis incorridos. Os custos fixos, pelo fato de existirem mesmo que no haja produo, no so considerados como custo de produo e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do perodo. Desse modo, o custo dos produtos vendidos e os estoques finais de produtos em elaborao e produtos acabados s contero custos variveis. Os mtodos de Custeio atribuem para cada custo uma classificao especfica, na forma de custos fixos ou custos variveis. O sistema de custeio varivel fundamenta-se na separao dos gastos em gastos variveis e fixos, isto , em gastos que oscilam proporcionalmente ao volume da produo/venda e gastos que se mantm estveis perante volumes de produo/venda oscilantes dentro de certos limites. Esse sistema produz informaes importantissimas como a margem de contribuio (contribuio marginal) e o sistema que proporciona os subsdios necessrios para a tomada de decises nas empresas. Porm esse mtodo de custeio no aceito para demonstrativos externos, pois fere um os princpios contbeis aceito no Brasil e tambm no aceito perante a legislao do imposto de renda.

[editar] Separao do custeio direto na contabilidade


Em tese, h possibilidade de efetuar separao do custeio direto na contabilidade, segregando-se todos os custos em categorias especficas, como, por exemplo:

Mo-de-obra de produo Mo-de-obra de produo varivel Mo-de-obra de produo fixa

Gastos gerais de fabricao


Energia eltrica varivel Energia eltrica demanda fixa malevel

Contabilmente, desde que o sistema de acumulao se faa somando-se custos fixos e variveis, no h que se opor a esta sistemtica de separar os valores, para utilizao gerencial. Porm, na prtica, devido ao aumento da complexidade e cuidados especiais na contabilizao, as empresas desenvolvem sistemas prprios, que extraem da contabilidade dados especficos para anlise de custos variveis. A contabilidade segue seu padro normal (utilizando o custo por absoro) e os sistemas de anlise extraem, das contas de custos, os valores classificados como diretos (como por exemplo, as matrias-primas, os materiais de embalagem, a mo-de-obra direta, gastos com terceirizao da produo, etc.). O importante que se preserve os dados, de forma integral e para atender a legislao contbil e fiscal, nada impedindo que se utilize tais dados em sistemas de informao especficos. Custeio baseado em atividades ou custeio ABC (Activity Based Costing) um mtodo de custeio que est baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricao de seus produtos. Esta uma metodologia desenvolvida pelos professores americanos Robert Kaplan e Robin Cooper em meados da dcada de 1980, na Universidade de Harvard. Fornece um mtodo para o tratamento dos custos indiretos, atravs da anlise das atividades, dos seus geradores de custos, e dos utilizadores. Consiste na identificao, anlise e alocao de custos aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. O uso deste mtodo permite uma melhor mensurao dos custos. Os recursos so atribudos a cada atividade; em seguida, as atividades so atribudas a objetos de custo com base no seu uso. O custo baseado em atividades reconhece os relacionamentos de causa dos responsveis pelos custos das atividades. Tambm ameniza as distores provocadas pelo uso do rateio usado na tardicional lgica de absoro dos custos.

Conceitos bsicos
O sistema de custeio baseado em atividades (ABC Activity Based Costing) procura, igualmente, amenizar as distores provocadas pelo uso do rateio, necessrios aos sistemas tratados anteriormente, principalmente no que tange ao sistema de custeio por absoro. Poderia ser tratado como uma evoluo dos sistemas j discutidos, mas sua relao direta com as atividades envolvidas no processo configura mero aprofundamento do sistema de custeio por absoro. Martins (2003, p. 87), informa que o Custeio Baseado em Atividades " uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distores provocadas pelo rateio arbitrrio dos custos indiretos". Este sistema tem como fundamento bsico a busca do princpio da causa, ou seja, procura identificar de forma clara, por meio de rastreamento, o agente causador do custo, para lhe imputar o valor.

A idia bsica atribuir primeiramente os custos s atividades e posteriormente atribuir custos das atividades aos produtos. Sendo assim, primeiramente faz-se o rastreamento dos custos que cada atividade causou, atribuindo-lhes estes custos, e posteriormente verificam-se como os portadores finais de custos consumiram servios das atividades, atribuindo-lhes os custos definidos. Conforme Eller (2000, p. 82), "o Custeio Baseado em Atividades parte da premissa de que as diversas atividades desenvolvidas geram custos e que os produtos consomem essas atividades". Segundo Martins (2003, p. 96) para atribuir custos s atividades e aos produtos utilizam-se de direcionadores. Martins (2003, p. 96) ensina ainda que "h que se distinguir dois tipos de direcionador: direcionador de custos de recursos, e os direcionadores de custos de atividades". O citado autor continua afirmando que "o primeiro identifica a maneira como as atividades consomem recursos e serve para custear as atividades". Afirma ainda que "o segundo identifica a maneira como os produtos consomem atividades e serve para custear produtos". Nakagawa (2001, p. 42), conceitua atividade "como um processo que combina, de forma adequada, pessoas, tecnologias, materiais, mtodos e seu ambiente, tendo como objetivo a produo de produtos". Assim para o estudo do mtodo ABC deve-se ponderar sobre as atividades envolvidas em cada processo de produo, seja de uma mercadoria ou um servio.

Custo-padro
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa

O custo-padro uma das formas mais eficazes e utilizadas no mundo dos negcios para efetuar um adequado planejamento, controle e gerenciamento dos custos de produo e aquisio de bens e servios.

[editar] O que o custo-padro?


o custo que a empresa fixa como o objetivo a ser perseguido durante um determinado perodo, para a produo ou aquisio de um produto ou servio. O clculo e definio do custo padro deve levar em considerao as ineficincias e as eficincias intrnsecas a cada produto / servio e deve constituir-se em um desafio para o atingimento, entretanto no recomendvel que seja impossvel atingi-lo. Por outro lado um custo-padro que no represente um desafio para o atingimento tambm no agrega valor na reduo de custos que toda organizao busca. Em outras palavras o custo padro um custo orado e baseado na previso futura da apurao de custos.

[editar] Como o custo-padro utilizado?


Para obtermos o melhor retorno do emprego da metodologia de custo padro, necessrio efetuar anlises regulares comparando o custo-padro com o custo realmente

incorrido, desta anlise sai uma das principais informaes do sistema de custeio padro que so as anlises de variao do custo-padro.

[editar] Anlises de variao do custo-padro


A anlise das variaes do custo-padro que ir indicar quais os processos, atividades ou produtos que apresentam as maiores eficincias ou ineficincias e que portanto requerem ateno especial da gerncia para a gesto e controle dos custos. A anlise das variaes consistem em tomar as variaes entre o custo padro e o custo real incorrido e buscar os motivos que originaram as variaes. Ex. Na compra de uma matria prima por $ 110 cujo custo padro- $ 100 h uma variao de + $ 10 que pode ter ocorrido devido: inflao, escassez de matria prima, mudana de fornecedor, mudana de especificao tcnica, etc. O mesmo raciocnio aplicado consistentemente para os demais componentes de custos: mo-de-obra, equipamentos utilizados, materiais de embalagem, etc.

You might also like