You are on page 1of 2

Universidade Federal Rural de Pernambuco Aluna: tala Gabriela Sobral dos Santos

A importncia do oxignio dissolvido na gua

O OD necessrio para a respirao de microorganismos aerbicos, bem como outras formas aerbicas de vida. A sobrevivncia dos peixes, por exemplo, requer concentraes mnimas de OD entre a 10% e 60% de saturao, dependendo da espcie e outras caractersticas do sistema aqutico. A importncia do OD no se restringe apenas sobrevivncia dos seres aquticos. A presena de OD em guas residurias (guas servidas) industriais ricas em material orgnico desejvel por prevenir a formao de substncias com odores desagradveis que comprometem os diversos usos da gua como, por exemplo, fonte de gua potvel ou meio de recreao. Em condies anaerbicas, a decomposio de matria orgnica contendo enxofre leva formao de gs sulfdrico (H2S) e mercaptanas15, enquanto a decomposio de material protico produz, entre outros, o indol16 e o escatol17 (compostos derivados da decomposio do aminocido triptofano18). Todas essas substncias apresentam odores desagradveis (vide Figura 4). A Figura 5 apresenta vias biossintticas que tm o aminocido triptofano como precursor do indol e do escatol e de outras substncias de relevncia biolgica, como o neurotransmissor serotonina e os hormnios melatonina e cido 5-hidroxiindolactico. Apesar de desejvel nos sistemas aquticos naturais, a presena de altas concentraes de OD no conveniente em guas que percorrem tubulaes de ferro e ao, por favorecer a corroso. Esse fato resulta do poder oxidante do O2 e, por esse motivo, em guas tratadas recomendado que os valores de OD sejam menores que 2,5 mg L1. Um dos aspectos de grande importncia ao se analisar a qualidade da gua a medio do oxignio dissolvido existente nela. Ao determinarmos qual a quantidade de oxignio dissolvido na gua poderemos avaliar as condies em que se encontra e detectar os impactos ambientais que ela apresenta, alm de indicar a capacidade de um corpo dgua natural manter a vida aqutica. Ele origina-se de

duas fontes: do oxignio da atmosfera dissolvido diretamente e no oxignio que provm da fotossntese de plantas aquticas.

O que produz o aumento ou diminuio oxignio dissolvido na gua a quantidade resduos orgnicos presentes nela, pois eles so decompostos por microorganismos que se utilizam do oxignio na respirao. Assim, quanto maior a carga de matria orgnica, maior o nmero de microorganismos decompositores e, consequentemente, maior o consumo de oxignio. Esses resduos orgnicos podem ser encontrados, por exemplo, no esgoto domstico, em certos resduos industriais, entre outros, que muitas vezes so despejados nos nossos rios e lagos.

Para que haja a quantidade exata de Oxignio Dissolvido na gua necessrio levar em considerao alguns aspectos que influenciam seu ndice como a Temperatura da gua, velocidade e tipo de fluxo, Altitude, Quantidade de matria em suspenso, Quantidade de nutrientes, Profundidade, Arborizao e principalmente a Poluio, que tem levado morte da vida aqutica em nossos rios.

O equipamento usado pelos profissionais para fazer o controle do oxignio na gua o Medidor de Oxignio Dissolvido, que pode ser utilizado em tratamento de gua e esgoto, laboratrios, minerao, aqurios e controle de qualidade. Conhea esses equipamentos clicando AQUI

Alm do controle do oxignio vale ressaltar a importncia de se preservar nossos lagos e rios, evitando o uso incorreto de suas guas e vigiando para sua conservao.

You might also like