You are on page 1of 2

1.

A imputao do pagamento , no Direito das obrigaes, uma forma de o devedor quitar um ou mais dbitos vencidos que possui com o mesmo credor, escolhendo qual, ou quais, das dvidas pagar primeiro.[1]A preferncia na escolha da imputao sempre do devedor, que procurar adimplir a dvida que mais lhe convier. Entretanto, no silncio deste, o direito de imputao passa a ser do credor. Havendo silncio de ambas as partes, a lei tratar da imputao, conforme as normas vigentes estabelecidas

2. Pluralidade de dbitos, ou seja, dois ou mais dbitos independentes entre si; 3. Um sujeito ativo e outro passivo, somente; 4. Dbitos de mesma natureza, isto , se um dbito em dinheiro, um outro dbito no poder ser quitado pela feitura de uma obra, por exemplo; 5. As dvidas devem ser lquidas e certas, portanto uma dvida ainda em apurao judicial, por exemplo, no lquida nem certa, visto que no est acessvel; 6. O pagamento deve ser o suficiente para pagar ao menos uma das dvidas por completo, sendo que o credor no obrigado a receber quitao parcial destas; 7. A dvida deve ser exigvel, isto , deve estar vencida.

8. o pagamento com sub-rogao um instrumento jurdico utilizado para se efetuar o pagamento de uma dvida, substituindo-se o sujeito da obrigao, mas sem extinguila[1], visto que a dvida ser considerada extinta somente em face do antigo credor, mas permanecendo os direitos obrigacionais do novo titular do crdito[2]. O termo "sub-rogao" significa, no direito, substituio. Nessa modalidade de pagamento, um terceiro, que no o prprio devedor, efetua o pagamento da obrigao. Nesse caso, a obrigao no se extingue[3], mas somente tem o seu credor originrio substitudo, passando automaticamente a este terceiro (sub-rogado) todas as garantias e direitos do primeiro. O devedor, que antes pagaria ao originrio, dever realizar o pagamento ao sub-rogado, sem prejuzo algum para si[1].

A sub-rogao uma forma de pagamento, o qual mais uma das formas de extino de uma obrigao. Ocorre quando um terceiro interessado paga a dvida do devedor, colocando-se no lugar de credor. Neste caso, a obrigao s se extingue em relao ao credor satisfeito, mas continua existindo em relao quele que pagou a dvida.

9.No ordenamento brasileiro, existem duas modalidades de sub-rogao: a legal e a convencional. Na primeira modalidade, existe a previso legal, art. 346, incs I a III do CC, para que ocorra a sub-rogao; o terceiro opera de pleno direito nos casos taxativamente previstos pelo Cdigo, independente da manifestao de vontade de terceiros, e adquire os direitos do credor. Apesar de ser prevista pela Lei, autores sustentam que a vontade das partes permite a dispensa da subrogao legal. Enquanto isso, na sub-rogao convencional, existe o acordo de vontade (ou entre o credor e terceiro, ou entre o devedor e terceiro)

contemporneo ao pagamento e expressamente declarado, pois a sub-rogao no se presume j que o pagamento ato deliberatrio 10. H dois tipos de sub-rogao: a real e a pessoal. A sub-rogao real caracteriza-se pela
substituio do objeto, da coisa devida, onde a segunda fica no lugar da primeira com os mesmos nus e atributos. J a sub-rogao pessoal trata-se da substituio de uma pessoa por outra, onde a segunda fica no lugar da primeira, com os mesmos direitos e aes cabveis. O Cdigo Civil, ao tratar do pagamento com sub-rogao, refere-se sub-rogao pessoal.

You might also like