You are on page 1of 6

Projecto realizado por: Lus Batista

3 4 5

Trata-se de um concurso de ideias lanada pela Janela Imobiliria, empresa orientada para o ramo do imobilirio, que consiste na estilizao gr ca de uma viatura Toyota Aygo (Modelo KGB10 (G) preto, de trs portas). A viatura dever manter o seu normal funcionamento relativamente sua mobilidade e os materiais a serem utilizados devero ser resistentes a vrias atmosferas (sol, chuva, etc). Com esta proposta apresento uma soluo vivel e a baixo custo, sem quaisquer danos materiais com uma durao mdia de 5 anos. Nestas condies uma boa alternativa ser a aplicao de vinil autocolante, com ou sem impresso, adequada zona a aplicar na viatura. Existem inmeros mdias para impresso no mercado desde vinis com brilho, mate, dourados e prateados, de cor, perfurados, com colas transparentes ou cinzentas no verso, com a possibilidade de serem aplicadas impresses de tintas de eco-solventes e terem um recorte personalizado. Desta forma, com a aplicao de vinil no ir alterar o normal funcionamento da viatura. Quer o vinil quer a impresso de tinta eco-solvente detm uma durao de 3 a 5 anos e com a resistncia a mltiplas intempries. O modo de aplicao ser a toda a volta da viatura, nos vidros e/ou na chapa do Toyota Aygo, excepo do tejadilho. Eventualmente poderia-se apresentar alguma soluo para o tejadilho porque no deixa de ser mais uma zona para expor o nome da empresa, por exemplo para quem v num autocarro e car parado ao lado da viatura consegue ler melhor a mensagem. Nas laterais e na frente do Aygo ser aplicado vinil impresso a duas cores, amarelo e verde do logo original. As ilustraes na laterais so alusivas ao negcio da imobiliria e ao ambiente citadino. No cou esquecido em rodap uma mensagem de con ana, um servio de qualidade, para potenciais novos clientes para a Janela Imobiliria. Nas janelas de trs so aplicados vinil Orajet 3164X (ver anexo referente a este vinil) com impresso a duas cores. Para o vidro do porta-bagagens aplicado do mesmo vinil . Neste vidro, s vai levar vinil branco sem impresso, com o recorte na forma do logotipo e com as letras recortadas do site, com o objectivo de publicitar, uma vez mais, a Janela Imobiliria. A ausncia

de cor nesta zona para ter uma melhor leitura do logo e da pgina de internet. Podero tambm encontrar nesta proposta, no nal deste documento, a referncia ao vinil a aplicar, o Orajet 3164X. Este vinil tem um adesivo com propriedade cinzenta o que ideal para ocultar transparncias do material e por conseguinte a cor da viatura no vai in unciar com as cores das impresses.

Escala 1:20 Toyota Aygo (Modelo KGB10 (G)Preto, de 3 portas).

Vinil e modos de aplicao: Vinil Orajet 3164X, vinil calandrado branco com adesivo permanente cinzento. Tem 100 microns de espessura e durabilidade at 4 anos. Vinil com impresso a tintas a base de eco-solvente.
3415 mm 1615 mm

1465 mm

Ficha Tcnica:

Vista Lado Esquerdo

Vista Traseira

Ateno: As superfcies nas quais vo ser aplicados os materiais devem ser cuidadosamente limpas de todo o p, gorduras ou qualquer contaminao, pois poder afectar a adeso do material. Superfcies envernizadas ou pintadas devem secar pelo menos durante 3 semanas para car em condies de colar o material. O utilizador deve ainda ter em considerao a compatibilidade do material com a tinta, fazendo antes um teste antes da aplicao. Para mais, as informaes de aplicao da ORAFOL devem ser consideradas.

1465 mm

3415 mm

1615 mm

Vista Lado Direito

Vista de Frente

ORAJET
3164X
Descrio Pelcula PVC macio, em acabamento brilhante e mate. Papel de suporte Papel revestido de silicone de um lado, 135g/m Adesivo Poliacrlico, permanente, cinzento. Aplicaes Para aplicaes exteriores brilhantes e coloridas curto e mdio prazo. Impressoras recomendadas Confira em www.orafol.de as impressoras de base solvente recomendadas. Informao Tcnica Espessura* (sem o papel protector e adesivo) Estabilidade Dimensional (FINAT TM 14) Resistncia temperatura Resistncia gua Comportamento com fogo Potncia adesiva
(FINAT TM 1 , depois de 24h, ao inoxidvel)

10/04

100 mcron Aderido ao ao, no tem diminuio em largura e um mximo de 0.4mm em comprimento Aderido ao alumnio, -40C a +80C, sem variao Aderido ao alumnio, depois de 48h/23C sem variao Aderido ao ao, auto extingue-se 16N/25mm

Ficha informativa do vinil Orajet 3164X, disponvel no site www.3o-dpg.com, empresa distribuidora em Portugal da marca Orajet.

Elasticidade (DIN EN ISO 527) Em Comprimento Em Largura Elasticidade at quebrar (DIN EN ISO 527) Em Comprimento Em Largura Durabilidade** Temperatura de aplicao Durabilidade depois de aplicado por profissionais em exposio exterior vertical (clima normal da Europa Central)
* Mdia

Min. 19MPa Min. 19MPa Min. 130% Min. 150% 2 Anos Min. +10C 4 Anos

** na embalagem original, a 20C e 50% de humidade relativa.

Ateno As superfcies nas quais vai ser aplicado o material devem ser cuidadosamente limpas de todo o p, gorduras ou qualquer contaminao, pois poder afectar a adeso do material. Superfcies envernizadas ou pintadas devem secar pelo menos durante 3 semanas para ficar em condies para colar o material. O utilizador deve ainda ter em considerao a compatibilidade do material com a tinta, fazendo antes um teste antes da aplicao. Para mais, as informaes de aplicao da ORAFOL devem ser consideradas.

You might also like