You are on page 1of 6

GLICLISE

A gliclise uma via metablica do citoplasma de todas das clulas em que a glicose , num processo exergnico, convertida em piruvato (ou lactato), formando-se ATP a partir de ADP + Pi, num processo endergnico. Na gliclise ocorre a diviso da glicose em 10 passos que se podem agrupar em duas fases: - Fase Preparatria (tem incio com a fosforilao da glicose e termina com a converso em gliceraldedo-3-fosfato); - Fase de Retorno (h recuperao de energia gasta atravs da converso oxidativa do gliceraldedo-3-fosfato em piruvato com a formao de ATP e NADH);

Fase Preparatria 1. Fosforilao da Glicose


A glicose uma molcula quimicamente inerte, assim para se iniciar a sua degradao necessrio que seja activada. Depois da glicose entrar na clula, esta fosforilada pela Hexoquinase, transformando-se em glicose-6-fosfato pela transferncia do grupo fosfato do ATP para o grupo hidroxilo da glicose (gasto de energia). Trata-se de uma reaco exergnica irreversvel.

G = - 4,0

2. Isomerizao da Glicose-6-Fosfato
A glicose-6-fosfato sofre catlise reversvel da enzima Fosfohexose Isomerase, transformando-se em frutose-6-fosfato. Trata-se de uma reaco endergnica reversvel.

G = + 0,4

3. Fosforilao da Frutose-6-Fosfato
a primeira reaco especfica da gliclise. A enzima Fosfofrutocinase catalisa a transferncia de um grupo fosfato do ATP para a frutose-6-fosfato, transformando-se em frutose-1,6-bifosfato (gasto de energia). Trata-se de uma reaco exergnica irreversvel.

G = - 3,4

4. Clivagem Aldlica da Frutose-1,6-Bifosfato


A frutose-1,6-bifosfato clivada pela enzima Aldolase, originando duas trioses fosfatadas diferentes, a dihidroxicetona fosfato (cetose) e o gliceraldedo-3-fosfato (aldose). Trata-se de uma reaco endergnica reversvel.

G = + 5,7

5. Isomerizao das Trioses Fosfato


As duas trioses so interconvertveis por uma reaco reversvel catalisada pela Fosfotriose Isomerase (TIM). S o gliceraldedo-3-fosfato substrato das reaces seguintes, por isso este assegura que todos os 6 carbonos derivados da glicose podem prosseguir na via glicoltica. Trata-se de uma reaco endergnica reversvel.

G = + 1,8

Fase de Retorno 6. Oxidao Fosforilativa do Gliceraldedo-3-Fosfato


O glicerldedo-3-fosfato convertido Gliceraldedo-3-Fosfato Desidrogenase. no 1-3-bifosfoglicerato pela enzima

O grupo aldedo (-CHO) oxidado num grupo carboxlico (-COOH). O grupo carboxlico forma uma ligao andrica com o grupo fosfato oriundo de um fosfato inorgnico. H formao de NADH que intervm na produo de energia na cadeia respiratria. Trata-se de uma reaco endergnica reversvel.

G = + 1,5

7. Desfosforilao do 1-3-Bifosfoglicerato
A enzima Fosfoglicerato Cinase transfere o grupo fosfato, de alta energia, do grupo carboxilo do 1-3-bifosfoglicerato para o ADP, formando-se ATP e 3-fosfoglicerato. Trata-se de uma reaco exergnica reversvel.

G = - 4,5

8. Isomerizao do 3-Fosfoglicerato
O 3fosfoglicerato isomerado a 2fosfoglicerato pela Fosfoglicerato Mutase, transferindo, reversvelmente, o grupo fosfato do C-3 para o C-2 do glicerato. Trata-se de uma reaco endergnica reversvel.

G = + 1,1

9. Desidratao do 2-Fosfoglicerato
O 2fosfoglicerato desidratado pela Enolase a fofoenolpiruvato, formando-se desta forma uma molcula de gua. Trata-se de uma reaco endergnica reversvel.

G = + 0,4

10. Desfosforilao do Fosfoenolpiruvato


A enzima Piruvato Cinase transfere o grupo fosfato do fosfoenolpiruvato para o ADP, formando-se ATP e piruvato. O piruvato segue para o ciclo do cido ctrico. Trata-se de uma reaco exergnica irreversvel.

G = - 7,5

O piruvato pode apresentar-se na forma enol ou na forma cetnica, onde esta ltima mais predominante.

Resumo Geral REACO Fase Preparatria 1. Fosforilao 2. Isomerizao 3. Fosforilao 4. Clivagem Aldlica 5. Isomerizao 6. Oxidao Fosforilativa Fase de Retorno ENZIMA Hexoquinase Fosfohexose Isomerase Fosfofrutocinase Aldolase Fosfotriose Isomerase Gliceraldedo-3-Fosfato Desidrogenase 7. Desfosforilao 8. Isomerizao 9. Desidratao 10. Desfosforilao Fosfoglicerato Cinase Fosfoglicerato Mutase Enolase Piruvato Cinase exergnica reversvel endergnica reversvel endergnica reversvel exergnica irreversvel TIPO DE REACO exergnica irreversvel endergnica reversvel exergnica irreversvel endergnica reversvel endergnica reversvel endergnica reversvel

You might also like