You are on page 1of 17

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PUC - MINAS/BETIM

METODOLOGIA DA PESQUISA JURDICA PROFESSOR: GILBERTO J. B. DAMASCENO

PROJETO DE MONOGRAFIA
TTULO: A aplicao dos princpios constitucionais no conceito de famlia. PALAVRAS-CHAVE (citar trs): Famlia - Liberdade Dignidade REA TEMTICA: Direito de Famlia - Direito Constitucional TEMA ESPECIFICADO Anlise acerca da interpretao dos institutos e normas do Direito de Famlia a partir dos princpios contidos na Constituio Federal de 1988 e da crescente interpretao jurisprudencial e doutrinria ps-positivista que tem ampliado estes institutos. PROBLEMA: Anlise acerca da interpretao das normas do Direito de Famlia com base nos Princpios Constitucionais da liberdade, igualdade e dignidade da pessoa humana. A rigidez formal das normas de Direito de Famlia deve ser desconsiderada em razo da supremacia dos princpios constitucionais no Estado Democrtico de Direito para ampliar o rol das formas de famlia tuteladas? NOME DO PESQUISADOR: Tiago Emilio da Silva Maia NOME DO ORIENTADOR: UNIDADE: Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais Betim TURMA: 8 PERODO TURNO: NOITE DATA: 09 / 06 / 2011

1 RELEVNCIA
Importncia social e jurdica (doutrinria, processual, terica, prtica, outras) do tema escolhido para a pesquisa.

O Direito de Famlia um dos ramos do Direito que mais sofreu e vem sofrendo alteraes nas ultimas dcadas no mundo ocidental, isso se deu pelo declnio da sociedade patriarcal e pela busca das mulheres por uma condio isonmica de tratamento quando comparadas aos homens. Com essas revolues as mulheres conseguiram passar de uma posio de objeto para uma posio de sujeito no mundo jurdico, abalando de forma profunda a estrutura e a organizao da famlia nos tempos atuais. Alm disso, com o tempo foi afastada a antiga concepo Positivista de que o Direito uma estrutura formal que tinha o sujeito abstrato como ponto de partida, exercendo esse sujeito apenas os papeis que desempenhava no trnsito jurdico, papeis como proprietrio, marido, testador e contratante. Com a constitucionalizao do Direito Civil o paradigma do Direito est mudando. Fazendo uma analise Ps-positivista, o Direito esta deixando de ser uma estrutura meramente formal, podendo isto ser verificado no momento em que a lei comea a valorizar a pessoa humana concreta e as situaes jurdicas onde ela pode se envolver, demonstrando com isso que, atualmente importa mais para o Direito o sujeito da relao jurdica do que o seu objeto. Outro fator que muito influenciou nas modificaes que o Direito est sofrendo atualmente ou que ainda vai sofrer, foi edio da Constituio da Republica de 1988, isso porque a Carta Magna cidad trouxe em seu texto a previso de direitos sociais que eram incompatveis com os princpios do liberalismo e do patrimonialismo que reinavam no sistema civil pretrito Constituio. Esse fenmeno da constitucionalizao do Direito Civil foi fundamental para as mudanas que ocorreram na princpiologia do Direito de Famlia. O estudo dos princpios se mostra relevante no nosso sistema jurdico, pois os mesmos so o norte a ser seguido pelo legislador no momento da criao legislativa alm de serem o suporte mais importe da lei no que tange a sua interpretao e sua integrao. Se fizermos uma analogia entre uma casa e o nosso sistema jurdico, poderamos dizer que a lei so as paredes, janelas, portas, telhado, isto tudo que compe a casa, e os princpios seriam os alicerces, tubuloes, isto , tudo que da sustentao e demonstra onde esta fundada a casa. A importncia dos princpios no nosso sistema jurdico est expressamente demonstrada na Carta processual Brasileira que prev que o juiz no se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. Explicando ainda que no julgamento da lide caberlhe- aplicar as normas legais; no as havendo recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais de direito.

Para Rodrigo da Cunha Pereira alguns princpios como o principio da dignidade da pessoa humana, um dos principais princpios aplicados ao Direito de Famlia e um dos esteios de sustentao dos ordenamentos jurdicos contemporneos. Para ele no mais possvel pensar em direitos desatrelados da idia e do conceito de dignidade. Para ele essa importncia se exprime na nossa ordem constitucional visto que a dignidade da pessoa humana um dos pilares, talvez at mais, o fundamento primeiro no s da ordem constitucional brasileira, mas sim como um dos vrtices do Estado Democrtico de Direito. Ento, o estudo dos princpios do Direito de Famlia, nos mostram quais as bases que esto sendo seguidas no s pelo legislador como tambm pelos pretrios brasileiros em seus julgados acerca de um ramo de Direito que cuida de um dos aspectos mais delicados da vida intima de uma pessoa, no que diz respeito a famlia que por expresso constitucional a base da sociedade e por isso tem uma proteo especial do Estado. E com todas as reformas recentes causadas pela promulgao de um novo texto constitucional que mudou radicalmente o conceito de entidade familiar, para os efeitos da proteo do Estado passando com isso a famlia a ser vista de forma ampla pela sua origem no Direito Natural com reflexos em todo o ordenamento jurdico, alm de adicionar novos princpios sociais vislumbrando sempre a proteo da dignidade humana, faz-se de suma importncia que se faa uma analise do Direito de Famlia no s pelo cdigo civil, mas sim por um dialogo principalmente entre o cdigo civil e a Constituio da Republica graas ao novo paradigma trazido pelo transio do Positivismo para o Ps-Positivismo tendo como um dos marcos fundamentais a implementao do principio da dignidade da pessoa humana no ordenamento jurdico brasileiro.

2 a) - APRESENTAO DO PROBLEMA
Formulao do objeto de pesquisa (situao percebida como problemtica e que, portanto, ser examinada).

b) - JUSTIFICATIVA
Importncia do PROBLEMA e da ANLISE que se far na monografia (por que algum vai ler meu trabalho). Provveis utilizadores e beneficirios dos resultados da pesquisa (explicitar o interesse principal da pesquisa). Vantagens da pesquisa.

a) Apresentao do problema A presente pesquisa tem o anelo de contrapor o conceito de famlia contido no Cdigo Civil brasileiro e a evoluo do instituto social da famlia nos tempos modernos para em seguida analisar as possibilidades de extenso da tutela jurdica as formas de famlia presentes na sociedade atual. A doutrina civilista atualmente considera sendo como famlia, aquele grupo de pessoas, ligadas entre si, pelo vinculo da consanginidade, de afinidade ou de parentesco, at os limites fixados em lei. A legislao que rege precipuamente o direito de Famlia o Cdigo Civil de 2002 em seu livro IV, intitulado de, Do Direito de Famlia, se iniciando no artigo 1511 e findandose no artigo 1783. Mas, no somente a legislao civilista trata da matria. Como sabido, a Constituio da Repblica de 1988, classificada como uma Constituio analtica, ou seja, o seu corpo normativo compreende qualquer temtica, desde que tenha sido considerada relevante, pelo poder constituinte originrio, alm das normas gerais de organizao e limitao do poder do Estado. O legislador constituinte originrio brasileiro se importou com a famlia, tanto que fora criado o artigo 226 que assim dispe:
Art. 226 A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. 1 - O casamento civil e gratuita a celebrao. 2 - O casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei. 3 - Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento. 4 - Entende-se, tambm, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. 5 - Os direitos e deveres referentes sociedade conjugal so exercidos igualmente pelo homem e pela mulher. 6 - O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio, aps prvia separao judicial por mais de um ano nos casos expressos em lei, ou comprovada separao de fato por mais de dois anos. 7 - Fundado nos princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel, o planejamento familiar livre deciso do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituies oficiais ou privadas. 8 - O Estado assegurar a assistncia famlia na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violncia no mbito de suas relaes.

Pode se verificar, atravs da leitura do citado preceito constitucional que o prprio constituinte originrio apontou a famlia como sendo a base de toda sociedade. Na atualidade, pode se observar entre as reas que tem como objeto de estudo a entidade familiar, uma maior aceitao de conceitos sobre como se estruturar uma famlia. Esta ideia teve seu pice com a Constituio da Repblica, que superou o conceito vigente do Cdigo Civil de 1916, de famlia matrimonializada, enveredando-se em um conceito de famlia plural. Em uma anlise mais simples do texto constitucional percebe-se que esta famlia plural significa a possibilidade de trs entidades familiares quais sejam: a famlia originada do casamento, a famlia originada da unio estvel e a comunidade formada por qualquer um dos pais e os seus descendentes. Porm alguns autores mais modernos aumentam as possibilidades de outras facetas para as entidades familiares. Segundo Paulo Luiz Netto Lobo (2004) as estruturas familiares mais comuns so:

Par andrgino, sob regime de casamento, com filhos biolgicos; Par andrgino, sob regime de casamento, com filhos biolgicos e filhos adotivos, ou somente com filhos adotivos, em que podem se verificar os laos de afetividade; Par andrgino, sem regime de casamento, com filhos biolgicos (Unio Estvel); Par andrgino, sem regime de casamento, com filhos biolgicos ou e adotivos, ou apenas adotivos em que podem se verificar os laos de afetividade; Pai ou me e filhos biolgicos; Pai ou me e filhos biolgicos e adotivos, ou somente adotivos onde podem se verificar os laos de afetividade; Conjunto de pessoas que convivem juntas mediante interdependncia afetiva, sem pai ou me que os chefie; Pessoas sem lao de parentesco que passam a conviver com carter permanente onde pode se verificar os laos de afetividade; Unies Homossexuais de carter afetivo ou sexual; Unies concubinrias, quando houver impedimento para se contrair o matrimnio por um ou ambos os cnjuges; Comunidade formada por pessoas que foram criadas juntas so consideradas irmos de criao, sem possurem entre si nenhum lao de filiao regular ou adotiva. Convivncia de apenas uma pessoa de forma independente e sem profundos laos de afetividade com outra pessoa. Porm deve-se lembrar que os ltimos cinco tipo de famlias no se encontram

expressamente tuteladas no nosso ordenamento jurdico. Porm, as mesmas possuem as caractersticas necessrias para a caracterizao dos grupos familiares quais sejam a afetividade, a estabilidade e a ostensibilidade. Por afetividade entende-se pela afinidade da famlia, ou seja, no se verifica interesse econmico na associao das pessoas. Por estabilidade entende-se que a relao entre aqueles parentes perdura por um lapso indeterminado de tempo, ou seja, no tem um termo final previamente demarcado. Por ostensibilidade entendesse a publicidade perante terceiros, necessria para a convico da existncia da entidade familiar. Outra caracterstica marcante da evoluo no epicentro do direito de famlia que se deu pela sedimentao da noo de famlia plural foi a formalizao da unio estvel. A unio estvel que regulada pelo 3 do artigo 226 da CR/88 e pela Lei 8.971/94, alm dos artigos 1.723 e seguintes do Diploma Civilista de 2002. So quatro as caractersticas necessrias para o reconhecimento da unio estvel sendo elas a convivncia entre um homem e uma mulher, outro requisito que entre eles exista uma convivncia duradoura que necessariamente tem que ser notria, ou seja, deve ser pblica e contnua. Outro elemento que seria pedra de toque da unio estvel a necessidade imperiosa de que o casal tenha o objetivo de constituir famlia, ou seja, tem de haver uma unio respeitvel entre o homem e a mulher com direitos e deveres recprocos. O reconhecimento da unio estvel como entidade familiar demonstra toda a fora que preceitos constitucionais como a liberdade e a dignidade humana ganharam com a promulgao da Constituio. A liberdade se demonstra tanto na liberdade de constituio familiar quanto a liberdade das pessoas em si mesmo, posto que, as pessoas podem escolher pessoas para o convvio sendo tal convvio protegendo legalmente, sem toda a formalizao que seria necessria no caso das npcias. Isto se verifica tambm na proteo dignidade da pessoa humana haja vista que as relaes sem a formalizao no se encontram mais margem das leis, sendo atualmente protegidas. Ou seja, pode se verificar na famlia brasileira atual o resultado de um movimento de dilogo das fontes principalmente entre Direito Civil e Direito Constitucional. Sabe-se que este movimento recente, anteriormente vigia-se a idia de completude do Cdigo Civil, idia esta defendida pela famosa Escola da Exegese. Segundo Gustavo Tependino:
Com o apogeu das codificaes, no sculo XIX, sabe-se quo diminuto foi o papel das Declaraes de Direitos Polticos dos textos constitucionais nas relaes de direito privado. Por um lado, pode-se dizer que a completude do Cdigo Civil, que caracteriza o processo legislativo compreenso exclusivista, descarta a utilizao de fontes de integrao heteronmicas, forjando um modelo de sistema fechado, auto-suficiente, para o qual as Constituies, ao menos diretamente no lhe diziam respeito.

Ou seja, a famlia brasileira atualmente encontra-se diretamente amparada pela Constituio face toda mudana de paradigma decorrente principalmente dos ideais iluministas que

se afloravam de forma eminente em todo o mundo. O ordenamento jurdico se compe necessariamente de normas jurdicas e princpios. As normas se caracterizam por serem a positivao do direito. J os princpios se caracterizam por ser o suporte axiolgico das normas, isto porque, os princpios que garantem a harmonia e a coeso entre as normas. A palavra princpio vem do latim principium e significa incio comeo, ponto de partida. Por esta caracterizao pode se vislumbrar que os princpios se sobrepem s normas, eles incorporam as exigncias de justia e de valores ticos que constituem o sustentculo do direito como um conjunto. Outra caracterstica marcante dos princpios que, os mesmos so aplicveis a universalidade, ou seja, so erga omnes sendo que, se houver alguma exceo a uma determinada regra, a mesma no pode ser considerada como um princpio, mas sim como uma regra inferior. A principiologia se mostra mais evidente na Constituio de 1988, que foi considerada como uma verdadeira Carta de Princpios. Para alguns autores os princpios constitucionais foram convertidos em alicerce normativo sobre a qual se assenta todo edifcio jurdico do sistema constitucional. Para Maria Berenice Dias (2007):
A partir do momento em que ocorreu a constitucionalizao do direito civil e a dignidade da pessoa humana foi consagrada como fundamento do Estado Democrtico de Direito o positivismo jurdico se tornou insuficiente. As regras jurdicas se mostraram limitadas, acanhadas para atender ao comando constitucional. O principio da interpretao conforme a Constituio uma das mais importantes inovaes em sede de tcnica interpretativa, ao propagar que a lei deve ser interpretada, sempre, a partir da lei maior. Assim, os princpios constitucionais passaram a informar todo sistema legal, de modo a viabilizar o alcance da dignidade humana em todas asrelaes jurdicas.

Neste ponto h que se fazer uma distino entre princpios gerais de direito e princpios constitucionais. Isto se deve ao fato de que a confuso entre tais institutos pode ofender a valorao que deve ser feita aos princpios constitucionais. Os princpios constitucionais encontram-se em posio muito superior aos princpios gerais do direito, posto que em qualquer processo de leitura interpretativa do direito devese invocar primeiramente os princpios constitucionais. Isto decorre da importncia que se d a Constituio como uma fonte geral, uma norma superior de onde todas as outras emanam e a ela deve se guardar paralelismo. Segundo Kildare Gonalves (2005):
Verifica-se, ento, a indispensabilidade dos princpios constitucionais na sua funo ordenadora, no s porque harmonizam e unificam o sistema constitucional, como tambm porque revelam a nova ideia de Direito (noo do justo no plano de vida e no plano poltico), por expressarem o conjunto de valores que inspirou o constituinte na elaborao da Constituio orientando ainda as suas decises polticas fundamentais.

J os Princpios Gerais de Direito nada mais so que preceitos extrados implicitamente da legislao pelo mtodo indutivo e cabem ser invocados quando se verificam lacunas na lei, ou seja,

os Princpios Gerais do Direito, juntamente com a analogia e a equidade nada mais so que mtodos de integrao, ou seja, so caminhos a serem seguidos pelo juiz na omisso da lei para se julgar o caso face ao principio do non liquet, surgida no Cdigo de Napoleo e sedimentado pela famosa Escola da Exegese, estando, hoje em dia, tal principio previsto tanto na LICC, bem como no CPC. b) Justificativa Atualmente a complexidade da sociedade cresce exponencialmente, e o Direito, formado por e formador dessa sociedade muitas vezes no consegue acompanhar em seus textos legais, de forma expressa, as variadas formas de famlia. No obstante, a Constituio de 1988 institui princpios fundamentais que no poderiam ser sobrepujados pela no observao do legislador de todas as condies possveis. A liberdade, a igualdade e a dignidade da pessoa humana deveriam a princpio se sobrepor, como clusulas ptreas, a qualquer limitao legal, sobremaneira s limitaes formais, para garantir sua supremacia. No paradigma moderno, ps-positivista, a letra da lei no tem status de limite para a realizao do Direito. Nesse contexto surge a questo de solucionar as situaes reais, as necessidades dos sujeitos da nossa sociedade e a garantia de seus direitos fundamentais, por meio da interpretao das normas do Direito de Famlia atravs da principiologia estabelecida pela Constituio Cidad de 1988. Dessa maneira o Estado estaria acompanhando a transformao que nossa sociedade vem sofrendo. dever do Estado Democrtico de Direito garantir no somente que a maioria dos cidados defina quem sero seus representantes nas esferas polticas, mas sim, que as minorias sejam protegidas. Por meio dessa pesquisa sero estudados os princpios constitucionais pertinentes matria do Direito de Famlia, enquanto instituto e por sua relevncia na interpretao desta. Ser relevada a hierarquia entre esses princpios e legislao infraconstitucional e s possibilidades de extenso do conceito de famlia, especialmente em consequncia dos direitos de igualdade, liberdade e dignidade. Assim, analisando o Cdigo Civil luz da Constituio, poderemos chegar ao mximo de proteo e garantia aos sujeitos do nosso Estado. Promovendo a incluso e o bem estar dos nossos cidados, pendo que sustenta nosso pacto social. Toda a doutrina social que visa destruir a famlia m, e para mais inaplicvel. Quando se decompe uma
sociedade, o que se acha como resduo final no o indivduo, mas sim a famlia. (Victor Hugo, 1962)

3 HIPTESE
Proposio de uma soluo PROVVEL para a questo da pesquisa a ser realizada (soluo original ou adaptao de uma teoria ou modelo existente). No caso de pesquisa exploratria, explicitar o que ir ser procurado.

A hiptese defendida nesse trabalho que os Princpios Constitucionais devem se sobrepor legislao Civil que regula o Direito de Famlia. Portanto ele apresentar as definies dos Princpios Constitucionais lato-sensu e, especificamente, os que informam as garantias de liberdade, igualdade e dignidade. Situar hierarquicamente a legislao infraconstitucional ante os princpios constitucionais, buscando comprovar esta hiptese. A liberdade dos indivduos para se relacionarem livremente esta garantida de forma inarredvel do Estado Democrtico de Direito e por obedincia nossa constituio. Uma constituio cidad que tem o pendo de promover a incluso e a valorizao das minorias. A Constituio Federal deve ser reconhecida no apenas formalmente, mas sim por seus princpios e pelo que esses princpios representam. Um Estado Democrtico, formado por sujeitos iguais, totalmente livres, e que tenham direito a uma vida digna, no pode tolerar que sua legislao infraconstitucional marginalize os cidados. indispensvel o reconhecimento jurdico da condio ftica de vida em famlia para que os direitos e garantias provenientes desse sejam alcanados por um maior nmero de pessoas. O Cdigo Civil no contrrio a Constituio Federal. O que por si s seria uma incongruncia. Ele apenas no explicita taxativamente todo o contedo obrigatrio dos princpios constitucionais que ele jamais poderia no observar.

4 OBJETIVOS
Apresentao do objetivo geral. Objetivos especficos. Metas.

Objetivo Geral: Analisar toda a principiologia constitucional que envolve o Direito de Famlia atravs do dialogo entre fontes, e como esses princpios vem sendo interpretados e analisados pelos tribunais e doutrinadores brasileiros.

Objetivos Especficos: Apresentar os principais princpios que regem o ramo do direito de Famlia no sistema jurdico brasileiro. Explicar de uma forma lgica quais as aspiraes da sociedade e os costumes que levaram ao surgimento desses princpios. Avaliar a interpretao e a aplicao dos princpios segundo os principais Tribunais do Brasil.

5 REVISO DA LITERATURA REFERENTE AO TEMA


Apresentao de uma reviso sinttica e crtica dos conhecimentos existentes sobre o tema a ser estudado (dissertao sobre como o objeto de pesquisa se inscreve no campo dos conhecimentos sobre o tema e como esses conhecimentos permitem precisar as questes ou as hipteses da pesquisa).

Na discusso acerca dos princpios constitucionais no Direito de Famlia temos que ter em mente alguns conceitos que so elementares e de suma importncia para uma compreenso mais

completa do tema abordado para a elaborao do marco terico da pesquisa. Primeiramente precisamos ter a compreenso do significado da palavra princpio, segundo o dicionrio Aurlio so proposies diretoras de uma cincia s quais todo o desenvolvimento posterior dessa cincia deve estar subordinado. Para fazermos uma distino entre princpios e regras usamos a concepo de Robert Alexy que inclui os dois em uma classe normativa, isso porque ambos dizem o que deve ser e so razes de juzos concretos do dever ser, sendo que, o que possibilita a sua diferenciao o critrio do grau de generalidade, uma vez que o principio uma norma com um grau de generalidade relativamente alto enquanto as regras tem um grau de generalidade relativamente baixo. Nas palavras do prprio Alexy:
El punto decisivo para la distincion entre reglas e princpios es que los princpios son normas que ordenan que algo sea realizado em la mayor medida posible, dentro de las possibilidades jurdicas y reales existentes. Por lo tanto, los princpios son mandatos de optimizao, que estn caracterizados por el hecho que pueden ser cumplidos em diferente grado y que la medida debida de su cumplimiento no solo depende de las posibilidades reales sino tambin de las jurdicas. El mbito de las posibilidades jurdicas es determinado por los princpios y reglas opuestos. En cambio, las reglas son normas que slo pueden ser cumplidas o no. Si uma regla es vlida, entonces de hacere exactamente lo que ella exige, ni ms ni menos. Por lo tanto, las reglas contienen determinaciones em el mbito de lo fctica y jurdicamente posible. Esto significa que la diferencia entre reglas e princpios es cualitativa y no de grado. Toda norma es o bien una regla o um principio.

Outro conceito importante a ser lembrado o conceito de Direito de Famlia que segundo Caio Mario o complexo de normas disciplinares da relao de famlia, isto , das que passam entre pessoas ligadas por parentesco e pelo casamento. Para o autor supracitado aps a Carta Magna de 1988 as relaes concubinrias e a unio estvel entre um homem e uma mulher como plo de importantes pesquisas influenciada pela Jurisprudencia dos Tribunais que buscam indicar diretrizes para a soluo dos conflitos decorrentes da unio de fato. Sabendo que o objeto do Direito de Famlia a famlia em si nos resta conceituar esse instituto to controverso do direito, nas palavras do civilista Nelson Rosenvald temos que compreender a palavra famlia da forma mais ampla possvel uma vez que ela tem vrios sentidos que foram aceitos pela Carta Civil Brasileira de 2002 o sentido mais amplo adotado pelo Direito e de que famlia diz respeito s pessoas que se uniram afetivamente e aos parentes de cada uma delas entre si, e em um conceito mais restrito tambm usado pelo Codigo Civil que, a famlia diz respeito to somente ao conjunto de pssoas unidas afetivamente (ex. Casamento e Unio estvel) e a sua eventual prole no levando em conta as pessoas que podem se agregar. A Lei Maior Brasileira no seu artigo 226, artigo no qual a mesma trata a respeito da famlia no ordenamento jurdico brasileiro consagra que:
Art. 226 A famlia base da sociedade, tem especial proteo do Estado

1 - O casamento civil e gratuita a celebrao 2 - O casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei 3 - Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre homem e mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar a sua converso em casamento 4 - Entende-se, tambm, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes 5 - Os direitos e deveres referentes sociedade conjugal so exercidos igualmente pelo homem e a mulher 6 - O casamento civil pode ser dissolvido pelo divorcio, aps previa separao judicial por mais de um ano nos cassos expressos em lei, ou comprovada separao de fato por mais de dois anos 7 - Fundado nos princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel, o planejamento familiar de livre deciso do csal, competido ao Estado propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte das instituies oficiais ou privadas. 8 O Estado assegurar a assistncia famlia na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violncia, crueldade e opresso.

Com a revoluo paradigmtica que ocorreu no direito de famlia nas ultimas dcadas faz-se necessrio uma analise de toda a principiologia que foi trazida com essa quebra do paradigma anterior Rodrigo da Cunha cita que:
Um dos marcos essenciais da revoluo paradigmtica do Direito Civil, em especial no direito de famlia a introduo e a interferncia da Psicanalise no discurso jurdico. Foi o discurso psicanaltico que introduziu na cincia jurdica uma nova noo de relao conjugal. A considerao do sujeito de desejo fez despertar uma nova conscincia sob a no obrigatoriedade dos vnculos conjugais. Alem disto o discurso psicanaltico introduziu tambm outra noo de sexualidade. Compreendeu-se que ela muito mais da ordem do desejo do que da genitalidade. ai que se comeam a valorizar os vnculos conjugais sustentados no amor e no afeto.

Na atual conjuntura da sociedade brasileira, que se pauta totalmente no principio da dignidade da pessoa humana e imprescindvel que se faca uma analise do direito de famlia em dialogo com outras fontes principalmente a fonte constitucional uma vez que ela a garantia de todos esses novos direitos que se defloraram do principio acima citado que influencia de forma direita toda a estrutura que envolve esse ramo do direito. 6 METODOLOGIA
Apresentao do enfoque analtico ( dogmtica jurdica, filosofia jurdica, sociologia jurdica, outros). Apresentao da estratgia de pesquisa e dos modelos para testar as hipteses: pesquisa experimental; pesquisa documental, bibliogrfica: pesquisa comparada: pesquisa histrica: dogmtica analtica. Planificao operacional da pesquisa de campo: definir o universo (indivduos, pases, fatos sociais, perodo, equipamentos, dispositivos, materiais etc.;

selecionar a amostra (sub-conjunto do universo); indicar como a amostra ser escolhida, justific-la e precisar seu tamanho; precisar como os dados sero recolhidos e discutir a qualidade dos dados, mostrando como os conceitos dos quais trata a pesquisa se prestam para a anlise dos dados. Planejar e explicitar as principais operaes a serem realizadas para a anlise e interpretao dos dados. -

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS A metodologia a ser observada no estudo do tema que ser abordado ser exploratria, como, por exemplo, anlise de Leis, de doutrina, de documentos. Ir, ainda, nortear o objeto do presente estudo as publicaes e decises jurisprudenciais acerca do tema. Em estudos iniciais, para atingir o objetivo do presente trabalho, ser indispensvel a anlise da Carta Constitucional naquilo que tange os princpios e garantias fundamentais. A pesquisa terica ser a principal ferramenta de aprendizado pelo mtodo supracitado, sendo os objetivos especficos divididos por captulos ou partes com a finalidade de fidelizao a uma didtica mais apurada. Para Gustin (2002) a elaborao dessa etapa far-se- atravs de tcnicas e procedimentos de como atingir os objetivos especficos, tendo os mtodos observacional e comparativo como completivos no Direito. DADOS DA PESQUISA Quanto aos dados primrios trata-se das leis, resolues e demais normas, bem como as jurisprudncias relacionadas com o assunto. Em anlise secundria analisar-se- livros de toda a espcie, artigos de revistas ou jornais, compndios didticos e doutrinas. Nessa linha de raciocnio proceder-se- a busca de uma bibliografia que possa atender ao objetivo ora proposto, tendo a doutrina papel elementar na busca nas informaes necessrias para a compreenso adequada, deixando de lado quaisquer obscuridades que possam surgir.

FASES DA PESQUISA FASE 1: Consistir no conhecimento inicial, portanto, noes rasteiras sobre o tema. Quanto a bibliografia est poder ser aprofundada, levando em conta

obras especficas acerca do Direito de Famlia. Organizao do tema em estudo. FASE 2: Qualificao e anlise dos elementos a serem aprofundados na pesquisa Aprofundamento do marco terico. FASE 3: Anlise de textos e discusso com a orientadora Esboo inicial da monografia atravs de textos iniciais. FASE 4: Reviso final da dissertao Reviso de texto Defesa da dissertao monogrfica perante banca examinadora

7 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO
Listar as atividades previstas: levantamento bibliogrfico, testes, amostragens, levantamento de dados, teste de dados, pesquisa de campo, etc.

Abril de 2011 Escolha de tema e problemas a serem pesquisados.

Maio de 2011 Desenvolvimento da relevncia, apresentao do problema, justificativa e entrega dessas etapas para correo do professor. Maio de 2011 Aprofundamentoo da pesquisa atravs da anlise de informaes produzidas sobre o tema. Maio de 2011 Desenvolvimento da reviso de literatura, objetivos gerais e especficos e hiptese. Junho de 2011 Desenvolvimento da metodologia, fechamento do cronograma e entrega de todo projeto de monografia para a correo final do professor. Julho de 2011 Leitura de diversas obras doutrinrias e jurisprudncias referentes ao tema com o objetivo de melhor nutrir a pesquisa de fundamentao. Agosto a outubro de 2011 Desenvolvimento de monografia e depsito. Novembro de 2011 Defesa da monografia.

8 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Relao bibliogrfica dos trabalhos relevantes que tenham sido consultados (clssicos e estudos recentes de comprovada qualidade cientfica).

AURLIO, Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa. So Paulo. Editora Nova Fronteira 2 edio, 2005;

BRASIL, Cdigo de Processo Civil (1973), Braslia: Senado Federal, 10 de Janeiro de 2002 ; BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado Federal, 5 de outubro de 1988; CARVALHO, Kildare Gonalves. Direito constitucional. 11. ed. rev e atual. Belo Horizonte: Del Rey, 2005, p. 298; CUNHA PEREIRA, Rodrigo da, Princpios fundamentais norteadores para o direito de famlia, Belo Horizonte, Del Rey, 2005, p. 356; DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famlias. 4. ed. ver.,atual. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007, p. 54; FARIAS, Cristiano Chaves de. Temas atuais de direito e processo de famlia. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2004, p. 02; FARIAS, Cristiano Chaves de, ROSENVALD, Nelson. Direito das Famlias de acordo com a lei 11.340/06 Lei Maria da Penha e com a lei11.441/07 Lei da Separacao, Divorcio e Inventario Extrajudiciais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008, p. 267; GUSTAVO TEPEDINO, Premissas Metodolgicas para a Constitucionalizao do Direito Civil, in Temas de Direito Civil, Rio de Janeiro, Renovar, 1999, p. 1 a 22; GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa. Repensando a pesquisa jurdica: teoria e prtica. Belo Horizonte: Del Rey, 2002. p. 99; HUGO, victor. Os miserveis Volume I. 1. Tradua completa da obra. So Paulo: Martin Claret, 2008, p.468; LBO, Paulo Luiz Netto. Princpio jurdico da afetividade na filiao. Jus Navigandi, Teresina, ano 5, n. 41, 1 maio 2004. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/527>. Acesso em: 7 jun. 2011; PEREIRA; Caio Mario da Silva. Instituies de direito civil. Rio de Janeiro. Forense, 2004, p. 164; SEREJO, Lourival. Direito constitucional de famlia. Belo Horizonte: Delrey, 1999, p. 32.

You might also like