You are on page 1of 8

ESTUDO DA SOLUBILIDADE DE ALGUNS SAIS EM GUA

INTRODUO

Para compreender o conceito de reaco de precipitao necessrio considerar as noes bsicas de dissoluo e de solubilidade de sais em gua. O fenmeno de dissoluo resulta de uma interaco soluto solvente. Quando uma substncia (o soluto) se dissolve noutra (o solvente), as partculas do soluto interagindo com as partculas do solvente dispersam-se neste ltimo. Pode imaginar-se que o processo de dissoluo envolve trs situaes distintas. Inicialmente ocorre separao das partculas do solvente, seguidamente ocorre a separao das partculas do soluto e finalmente as partculas do soluto e do solvente misturam-se. Os sais so compostos formados por ies (caties e anies). As ligaes que se estabelecem entre os ies so ligaes fortes, designadas por ligaes inicas. Ao contrrio das ligaes covalentes, onde predomina a partilha de electres, nas ligaes inicas as foras electrostticas so responsveis pela atraco entre os ies positivos (caties) e os ies negativos (anies). Nos sais, os ies positivos e negativos agrupam-se em redes inicas (redes cristalinas), numa organizao que pode tomar variadas formas. Um dos exemplos mais comuns consiste a estrutura cbica caracterstica dos cristais de cloreto de sdio, entre outros. Quando uma substncia inica, como o cloreto de sdio, dissolve-se em gua, desfaz-se a malha tridimensional dos ies no cristal, ou seja, os ies Na+ e Cl separamse. Esta separao ocorre devido interaco com as molculas do solvente polar a gua. As atraces do tipo io dipolo, que se estabelecem entre os ies Na+ e Cl com a gua, so suficientemente fortes para separar os ies do cristal. Chama-se hidratao a este mtodo de dissoluo denomina-se, que consiste num processo no qual um io rodeado por molculas de gua. A solubilidade dos sais em gua pode ser definida pela quantidade mxima de soluto que se consegue dissolver em gua de modo a perfazer 1 dm3 de soluo saturada, ou ento, a concentrao de soluto numa soluo saturada, a uma dada temperatura.

Uma soluo saturada uma soluo, que a uma dada temperatura e presso, contm dissolvida a quantidade mxima de soluto num determinado volume de solvente. Quando um sal pouco solvel num dado solvente a soluo fica saturada com uma pequena quantidade de soluto. Embora a soluo seja muito pouco concentrada, esta fica saturada. Por outro lado, quando um sal muito solvel num dado solvente a soluo fica saturada apenas com uma grande quantidade de soluto. Esta soluo fica saturada e, alm disso, muito concentrada. Note-se que o conceito soluo saturada distinto do conceito soluo concentrada. A gua pode ser considerada um bom solvente, dado que, devido sua natureza, dissolve um elevado nmero de substncias. Todavia, no um solvente universal, pois no existem solventes universais, isto , no existem solventes que dissolvam todas e quaisquer substncias. Visto que a gua um solvente polar, a solubilidade de uma substncia em gua depende do tipo de unidades estruturais que essa substncia possui (isto o que condiciona a interaco soluto solvente). Geralmente, as substncias covalentes polares e substncias inicas (sais e/ou hidrxidos) dissolvem-se em gua. Por outro lado, as substncias inicas podem ser pouco, moderadamente ou muito solveis em gua. As substncias covalentes apolares no se dissolvem ou dissolvem-se pouco em gua. Usualmente, um solvente polar dissolve um soluto polar (ou inico) e um solvente apolar dissolve um soluto apolar. Contudo, a solubilidade no depende apenas do tipo de unidades estruturais da substncia que constitui o soluto, mas tambm depende de outros factores, tais como: A concentrao Ao aumentar a concentrao dos reagentes faz-se com que o equilbrio evolua no sentido directo, produzindo uma maior quantidade de produtos. Na existncia de uma maior quantidade de ies, estes, por sua vez, combinam-se para formar um precipitado, at atingir o equilbrio. A temperatura quando a dissoluo um processo endotrmico, a solubilidade aumenta com o aumento de temperatura; quando a dissoluo um processo exotrmico, a solubilidade diminui com o aumento temperatura. A presso como a presso directamente proporcional temperatura pode dizer-se que quando a dissoluo um processo

endotrmico, a solubilidade aumenta com o aumento de presso; quando a dissoluo um processo exotrmico, a solubilidade diminui com o aumento presso. Outro facto importante que o estado de diviso de um sal e agitao da soluo no aumentam a solubilidade de um sal, apenas interferem no tempo de dissoluo (aumentam a rapidez com que o sal se dissolve no solvente), mantendo a temperatura e a presso constantes. Numa soluo aquosa saturada de um sal estabelece-se um equilbrio dinmico entre o precipitado e os ies dissolvidos presentes na soluo saturada e existe uma troca recproca entre ies da rede cristalina e da soluo. Considere-se, por exemplo, uma soluo aquosa de sulfato de brio, a uma determinada temperatura e a uma determinada presso. Se lhe for adicionado com agitao, mais sulfato de brio slido, verifica-se que, a partir de um determinado instante, j no possvel dissolver mais sulfato de brio. A essa determinada temperatura a soluo fica saturada. exactamente a partir deste instante, que o sal comea a depositar-se no fundo do recipiente sem se dissolver, isto , precipita. A este sal que se deposita no recipiente chama-se precipitado. Estabelece-se ento um equilbrio dinmico entre o sulfato de brio que no se dissolveu [BaSO4 (s)] e os ies Ba2+ (aq) e SO42- (aq), em soluo:
H2O

BaSO4 (s)

Ba2+ (aq) + SO42- (aq)

O equilbrio que se estabelece um equilbrio heterogneo, isto , um equilbrio qumico em que as espcies qumicas envolvidas no se encontram todas no mesmo estado fsico. Designando por s a solubilidade do sal, e atendendo estequiometria da reaco qumica traduzida pela equao anterior, pode escrever-se: s (BaSO4) = [Ba2+]eq= [SO42-]eq Atendendo a que nos equilbrios heterogneos se considera constante a concentrao das espcies qumicas no estado slido e lquido, a expresso da constante de equilbrio, para o equilbrio ilustrado no exemplo anterior, : Ks = [Ba2+]eq [SO42-]eq Onde Ks representa a constante de produto de solubilidade ou meramente o produto de solubilidade.

O produto de solubilidade, como constante de equilbrio que , s depende da temperatura. Depois de se ter analisado resumidamente as noes bsicas ligadas ao conceito de solubilidade est-se em condies de definir reaco de precipitao. Uma reaco de precipitao uma reaco que caracterizada pela formao de um composto insolvel (precipitado) que se separa da soluo (Chang, 1994). Estas reaces ocorrem, geralmente, entre compostos inicos. Torna-se oportuno e til a possibilidade de poder agrupar alguns sais mais comuns de acordo com a sua solubilidade em gua. Pretende-se com a realizao desta actividade laboratorial, estudar

qualitativamente a solubilidade de alguns sais em gua, isto , pretende-se obter sais pouco solveis em gua a partir de solues aquosas de sais muito solveis em gua. Ao juntar determinadas solues aquosas de sais muito solveis poder ocorrer uma reaco de precipitao. Consoante os ies presentes nas duas solues aquosas poder haver tendncia para dois deles se combinarem formando um sal pouco solvel em gua. Tudo isto depende da solubilidade do sal a obter ou, ento, do seu produto de solubilidade. Nesta actividade laboratorial procede-se juno das seguintes solues aquosas: Soluo aquosa de carbonato de clcio com as solues aquosas de cloreto de sdio, de carbonato de sdio, de hidrxido de sdio, de sulfato de potssio, de cromato de potssio e, por fim, de iodeto de potssio. A juno destas solues aquosas, de acordo com a solubilidade dos sais envolvidos, promove a ocorrncia das reaces qumicas traduzidas pelas equaes qumicas: CaCl2 (aq) + NaCl (aq) Ca2+ (aq) + Na+ (aq) + 3Cl- (aq)

No se obtm nenhum precipitado. CaCl2 (aq) + Na2CO3 (aq) CaCO3(s) + 2Na+ (aq) + 2Cl- (aq)

Obtm-se um precipitado de carbonato de clcio. CaCl2 (aq) + 2NaOH (aq) Ca(OH)2 (s) + 2Na+ (aq) + 2Cl- (aq)

Obtm-se um precipitado de hidrxido de clcio.

CaCl2 (aq) + K2SO4 (aq)

CaSO4 (s) + 2Cl- (aq) + 2K+ (aq)

Obtm-se um precipitado de sulfato de clcio. CaCl2 (aq) + K2CrO4 (aq) Ca2+ (aq) + CrO42- (aq) + 2Cl- (aq) + 2K+ (aq)

No se obtm nenhum precipitado. CaCl2 (aq) + KI (aq) Ca2+ (aq) + I- (aq) + 2Cl- (aq) + K+ (aq)

No se obtm nenhum precipitado. Soluo aquosa de cloreto de brio com as solues aquosas de cloreto de sdio, de carbonato de sdio, de hidrxido de sdio, de sulfato de potssio, de cromato de potssio e, por fim, de iodeto de potssio. A juno destas solues aquosas, de acordo com a solubilidade dos sais envolvidos, promove a ocorrncia das reaces qumicas traduzidas pelas equaes qumicas: BaCl2 (aq) + NaCl (aq) No se obtm nenhum precipitado. BaCl2 (aq) + Na2CO3 (aq) BaCO3(s) + 2Na+ (aq) + 2Cl- (aq) Ba2+ (aq) + 3Cl- (aq) + Na+ (aq)

Obtm-se um precipitado de carbonato de brio. BaCl2 (aq) + 2NaOH (aq) Ba(OH)2 (s) + 2Na+ (aq) + 2Cl- (aq)

Obtm-se um precipitado de hidrxido de brio. BaCl2 (aq) + K2SO4 (aq) BaSO4 (s) + 2K+ (aq) + 2Cl- (aq)

Obtm-se um precipitado de sulfato de brio. BaCrO4 (s) +2K+ (aq) + 2Cl- (aq)

BaCl2 (aq) + K2CrO4 (aq)

Obtm-se um precipitado de cromato de brio. Ba2+ (aq) + I- (aq) + 2Cl- (aq) + K+ (aq)

BaCl2 (aq) + KI (aq)

No se obtm nenhum precipitado.

Soluo aquosa de sulfato de zinco com as solues aquosas de cloreto de sdio, de carbonato de sdio, de hidrxido de sdio, de sulfato de potssio, de cromato de potssio e, por fim, de iodeto de potssio. A juno destas solues aquosas, de acordo com a solubilidade dos sais envolvidos, promove a ocorrncia das reaces qumicas traduzidas pelas seguintes equaes qumicas: ZnSO4 (aq) + NaCl (aq) SO42- (aq) + Zn2+ (aq) + Cl- (aq) + Na+ (aq)

No se obtm nenhum precipitado. ZnSO4 (aq) + Na2CO3 (aq) ZnCO3(s) + 2Na+ (aq) + SO42- (aq)

Obtm-se um precipitado de carbonato de zinco. ZnSO4 (aq) + 2NaOH (aq) Zn(OH)2 (s) + 2Na+ (aq) + SO42- (aq)

Obtm-se um precipitado de hidrxido de zinco. ZnSO4 (aq)) + K2SO4 (aq) No se obtm nenhum precipitado. ZnSO4 (aq) + K2CrO4 (aq) Zn2+ (aq) + CrO42- (aq) + SO42- (aq) + 2K+ (aq) Zn2+ (aq) + 2SO42- (aq) + 2K+ (aq)

No se obtm nenhum precipitado. ZnSO4 (aq) + KI (aq) Zn2+ (aq) + I- (aq) + SO42- (aq) + K+ (aq)

No se obtm nenhum precipitado. Soluo aquosa de sulfato de cobre (II) com as solues aquosas de cloreto de sdio, de carbonato de sdio, de hidrxido de sdio, de sulfato de potssio, de cromato de potssio e, por fim, de iodeto de potssio. A juno destas solues aquosas, de acordo com a solubilidade dos sais envolvidos, promove a ocorrncia das reaces qumicas traduzidas pelas seguintes equaes qumicas: CuSO4 (aq) + NaCl (aq) Cu2+ (aq) + SO42- (aq) + Cl- (aq) + Na+ (aq)

No se obtm nenhum precipitado.

CuSO4 (aq) + Na2CO3 (aq)

CuCO3 (s) + 2Na+ (aq) + SO42- (aq)

Obtm-se um precipitado de carbonato de cobre (II).

CuSO4 (aq) + 2NaOH (aq)

Cu(OH)2(s) + 2Na+ (aq) + SO42- (aq)

Obtm-se um precipitado de hidrxido de cobre (II). CuSO4 (aq) + K2SO4 (aq) No se obtm nenhum precipitado. CuSO4 (aq) + K2CrO4 (aq) CuCrO4 (s) + SO42- (aq) + 2K+ (aq) Cu2+ (aq) + 2SO42- (aq) + 2K+ (aq)

Obtm-se um precipitado de cromato de cobre (II). CuSO4 (aq) + 2KI (aq) CuI2 (s) + SO42- (aq) + 2K+ (aq)

Obtm-se um precipitado de iodeto de cobre (II). Soluo aquosa de nitrato de prata com as solues aquosas de cloreto de sdio, de carbonato de sdio, de hidrxido de sdio, de sulfato de potssio, de cromato de potssio e, por fim, de iodeto de potssio. A juno destas solues aquosas, de acordo com a solubilidade dos sais envolvidos, promove a ocorrncia das reaces qumicas traduzidas pelas seguintes equaes qumicas: AgNO3 (aq) + NaCl (aq) AgCl (s) + Na+ (aq) + NO3- (aq)

Obtm-se um precipitado de cloreto de prata. 2AgNO3 (aq) + Na2CO3 (aq) Ag2CO3(s) + 2Na+ (aq) + 2NO3- (aq)

Obtm-se um precipitado de carbonato de prata. AgNO3 (aq) + NaOH AgOH (s) + Na+ (aq) + NO3- (aq)

Obtm-se um precipitado de hidrxido de prata. 2AgNO3 (aq) + K2SO4 (aq) Ag2SO4 (s) + 2NO3- (aq) + 2K+ (aq)

Obtm-se um precipitado de sulfato de prata. 2AgNO3 (aq) + K2CrO4 (aq) Ag2CrO4 (s) + 2K+ (aq) + 2NO3- (aq)

Obtm-se um precipitado de cromato de prata.

AgNO3 (aq) + KI (aq)

AgI (s) + K+ (aq) + NO3- (aq)

Obtm-se um precipitado de iodeto de prata. Soluo aquosa de nitrato de chumbo (II) com as solues aquosas de cloreto de sdio, de carbonato de sdio, de hidrxido de sdio, de sulfato de potssio, de cromato de potssio e, por fim, de iodeto de potssio. A juno destas solues aquosas, de acordo com a solubilidade dos sais envolvidos, promove a ocorrncia das qumicas traduzidas pelas seguintes equaes qumicas: Pb(NO3)2 (aq) + 2NaCl (aq) PbCl2 (s) + 2Na+ (aq) + 2NO3- (aq)

Obtm-se um precipitado de cloreto de chumbo (II). Pb(NO3)2 (aq) + Na2CO3 (aq) PbCO3(s) + 2Na+ (aq) + 2NO3- (aq)

Obtm-se um precipitado de carbonato de chumbo (II). Pb(NO3)2 (aq) + 2NaOH Pb(OH)2 (s) + 2Na+ (aq) + 2NO3- (aq)

Obtm-se um precipitado de hidrxido de chumbo (II). Pb(NO3)2 (aq) + K2SO4 (aq) PbSO4 (s) + 2K+ (aq) + 2NO3- (aq)

Obtm-se um precipitado de sulfato de chumbo (II). Pb(NO3)2 (aq) + K2CrO4 (aq) PbCrO4 (s) + 2K+ (aq) + 2NO3- (aq)

Obtm-se um precipitado de cromato de chumbo (II). Pb(NO3)2 (aq) + 2KI (aq) PbI2 (s) + 2K+ (aq) + 2NO3- (aq)

Obtm-se um precipitado de iodeto de chumbo (II).

Esta actividade teve por base uma proposta da autora deste trabalho (2006).

You might also like