You are on page 1of 16

Rodrigo Teixeira, o infiltrado em Hollywood

Produtor de 35 anos tornou-se o brasileiro mais quente no cinema dos EUA: vai fazer filme com Brad Pitt e Ben Stiller; leia entrevista ao iG
Marco Tomazzoni, iG So Paulo | 27/04/2012 08:00:02 - Atualizada s 27/04/2012 13:17:02


Texto:

Robert de Niro e Al Pacino olham com cara de poucos amigos por sobre o ombro do produtor Rodrigo Teixeira em seu escritrio em So Paulo. "So meus guarda-costas", afirma o empresrio de 35 anos, olhando orgulhoso para a foto de cena dos atores em "O Poderoso Chefo 2" (1974). Mal sabem eles que esto zelando pela segurana do brasileiro mais quente hoje em Hollywood. CONHEA OS PROJETOS DE RODRIGO TEIXEIRA At h pouco tempo desconhecido do grande pblico, Teixeira chamou a ateno no incio de abril por ter comprado os direitos autorais de "Blood on the Tracks", disco clssico de Bob Dylan de 1975, para uma futura adaptao no cinema. A informao foi noticiada pela Variety, bblia do mercado audiovisual norte-americano, e repercutiu mundo afora.

Foto: Claudio Augusto O produtor Rodrigo Teixeira posa na biblioteca de seu escritrio: s do

mercado de direitos autorais

Foto: Claudio Augusto Foto original de "O

Poderoso Chefo 2" autografada pelo fotgrafo de cena fica na parede

Essa no foi a primeira incurso da RT Features, empresa do produtor, em Hollywood. Teixeira circula silenciosamente por escritrios de Los Angeles e Nova York desde 2008, comprando direitos de livros com potencial para virar filme. O brasileiro comeou a adquirir uma reputao de bom negociante nos bastidores e, em pouco tempo, estava em reunies nos escritrios de George Clooney, Johnny Depp e de outros astros em busca de parcerias. Siga o iG Cultura no Twitter Atualmente, a produtora tem projetos engatilhados com Brad Pitt, Harrison Ford, Ewan McGregor e Ben Stiller, sem contar longas-metragens brasileiros com grande potencial de bilheteria, caso do filme sobre a vida de Tim Maia e de "O Mistrio do Cinco Estrelas", adaptao do adorado romance juvenil de Marcos Rey. A RT tambm uma das patronas do Festival Sundance, vitrine do cinema independente norte-americano em troca de patrocnio, a empresa tem direito a analisar em primeira mo os projetos que passam pelos prestigiados laboratrios do festival. Carioca, Rodrigo Teixeira se mudou muito cedo com a famlia para So Paulo. Enquanto cursava a faculdade de administrao de empresas, trabalhou por pouco mais de um ano no mercado financeiro antes de virar empreendedor, primeiro no mundo editorial. Criou as colees "Camisa 13", em que autores consagrados escreviam sobre seus times do corao, e "Amores Expressos", na qual brasileiros transformavam em livro suas experincias numa cidade estrangeira.

Foto: Claudio Augusto Quadro no escritrio

do produtor: habilidade de reunir investidores

Teixeira pulou para o cinema quando a coleo "Camisa 13", junto com Shakespeare, inspirou a comdia "O Casamento de Romeu e Julieta" (2004), de Bruno Barreto. estreia ao lado do poderoso cl do cinema brasileiro se seguiram curtas de Fernando Coimbra, Andr Doria e Charly Braun, mas o produtor continuou de olho no mercado de direitos autorais, que praticamente inexistia por aqui. E mais: recentemente descobriu um novo filo, ao negociar possveis cinebiografias direto com a famlia dos retratados, caso de Clarice Lispector e de Pep, antigo campeo mundial de asa-delta. Hbil em atrair investidores, Teixeira montou um conjunto poderoso de projetos que, embora, ainda no concretizados, prometem fazer barulho (veja abaixo). At agora, Teixeira traz no currculo "O Cheiro do Ralo", "Natimorto", os documentrios "B1 Tenrio em Pequim","Vale dos Esquecidos" e "Heleno", lanado h pouco. Em breve estreia seu primeiro filme rodado nos Estados Unidos, do qual faz mistrio, e "O Abismo Prateado", baseado numa msica de Chico Buarque, cuja obra est na mos do produtor dela tambm saiu a minissrie "Amor em 4 Atos", exibida na Rede Globo. Rodeado em seu escritrio por livros e souvenirs, Rodrigo Teixeira fala ao iG sobre a sua entrada em Hollywood, comenta o preconceito inicial que sofreu por ser brasileiro, explica como escolhe seus projetos e diz que o produtor " o verdadeiro dono do filme". CONHEA OS PROJETOS DE RODRIGO TEIXEIRA iG: Como a RT Features funciona no Brasil e nos EUA? Rodrigo Teixeira: So duas estruturas independentes, uma no Brasil e outra nos EUA, que nem se conversam. No Brasil tenho uma equipe de 14 pessoas trabalhando diariamente nas minhas produes. Querendo ou no, minha base aqui. Os executivos que trabalham no mercado norte-americano so eu e o Fernando (Loureiro, funcionrio da RT Features). Tenho um advogado, sou representado por uma agncia de talentos, a United Talent Agency, uma das maiores dos EUA, e tenho dois grupos de advogados que me orientam, alm de contadores. No tenho uma estrutura fsica nos EUA. Quando vou para l, passo no escritrio dos meus agentes, tenho oito ou nove reunies por dia. Os projetos de l no conversam com os projetos brasileiros porque no partem de incentivo fiscal: so investimentos de pessoas fsicas e jurdicas estrangeiras.

Quem manda o produtor. Ele d asas para o diretor fazer o filme dele. O crdito do diretor, mas quem ganha o Oscar de melhor filme? O produtor.
iG: Quando entrou no mercado, voc j tinha habilidade de arrecadar recursos? Rodrigo Teixeira: Isso. Identificar uma ideia, oferec-la e tentar trazer recursos, capto atravs de um relacionamento pessoal nosso. Essa a minha habilidade, que s progrediu dali, e talvez seja a minha melhor qualidade como produtor.

iG: Com que frequncia viaja para os EUA? Rodrigo Teixeira: Todos os meses, de quatro a dez dias. Dias intensos. S tive um respiro de fevereiro para c. iG: Voc tem interferncia criativa nesses projetos? Rodrigo Teixeira: Muita. Quando compro os direitos, eles so meus. "Black Hats" (faroeste que ser estrelado por Harrison Ford), por exemplo, fui eu que paguei, sou o produtor titular. Porque o outro produtor tem um currculo maior do que o meu o nome dele vem antes, mas se eu quiser posso demiti-lo. Posso opinar no que eu quiser, achar o roteiro uma merda, tudo. iG: Em Hollywood o produtor quem tem o poder? Rodrigo Teixeira: Quem manda o produtor. O produtor um realizador, tem que parar para pensar. Ele d asas para o diretor fazer o filme dele. A gente levanta o dinheiro, s vezes tem ideia de quem contratar, garante o sossego para o diretor trabalhar artisticamente no projeto. O crdito do diretor, mas quem ganha o Oscar de melhor filme? O produtor. Ele o dono do filme, essa a verdade. O (Jos Eduardo) Belmonte dirigiu "O Gorila" o filme nosso. Se fracassar, tanto dele quanto meu o fracasso. "Heleno" das produtoras Goritzia e RT Features. Se quiserem falar do mrito da direo, tudo bem, mas o filme tambm dos produtores. Se no tivesse nosso esforo, o filme no estava l. Botamos dinheiro para caramba ali, demos aval. Acho que isso obrigao do mercado entender. No questo de ego, real. A gente tem muito mais trabalho do que o diretor. Pagamos conta o dia inteiro, fazemos a manuteno do filme, relatrio, todo o trabalho por trs. o presidente de banco, o maior acionista.

Foto: Claudio Augusto Rodrigo Teixeira em seu escritrio em So Paulo

iG: Como uma produtora brasileira entra no mercado de Hollywood? Rodrigo Teixeira: Simplesmente tentando. No h limitao hoje para acesso cultura.

Se eu leio um livro americano, e eu leio muito, e acredito que vale a pena comprar os direitos, se estiver disponvel vou tentar adquirir. Eles querem vender. O que aconteceu: comecei a comprar livros e outras produtoras passaram a me procurar para se associar gente, como o Ben Stiller. O Brad Pitt queria um livro que j tnhamos comprado e veio nos procurar. iG: como um investimento? Rodrigo Teixeira: Exatamente. Funciona quase como um olheiro, mas no . Eu poderia ser um consultor de cinema, prestar servio para uma produtora, em que ela compra o projeto e eu ganho em cima. Para mim seria uma tarefa simples, no precisaria de uma estrutura to grande, nem investir to pesado, e se bobear estaria com muito mais dinheiro.

Foto: Claudio Augusto Cartaz de "Cidado

Kane" zela pelos prmios dos filmes de Teixeira

iG: Como foi a sua chegada em Hollywood? Rodrigo Teixeira: Bem, eu no acredito no sonho hollywoodiano. Quando voc chega em Hollywood, (os agentes) oferecem as mesmas merdas de sempre. O resto, sempre. Eu no fui para os EUA para pegar esse tipo de coisa. Como o americano s olha para ele e no para o resto do mundo, ele acha que voc um merda e ele, o esperto. O primeiro projeto que te oferecem tem o Andy Garcia, Benicio del Toro e o Gael (Garcia Bernal). O cara est te chamando de chicano. iG: O mercado nos EUA v os brasileiros com esses olhos? Rodrigo Teixeira: V. O que eles no entendem que ns no somos esse tipo de latino, somos outra coisa. O Brasil est dentro do contexto da Amrica do Sul, mas somos isolacionistas. Falamos portugus e o resto do continente, espanhol. Somos um hbrido,

diferentes. No temos o esteretipo latino. Mas a maneira como eles nos olham e o que eles oferecem, porque no sabem que voc conhece (o mercado). iG: O primeiro passo ultrapassar essa barreira de mercado? Rodrigo Teixeira: Isso. Eles esquecem que ns, a minha gerao especificamente, fomos criados... No fui criado na dcada de 1960, na Nouvelle Vague, num ambiente repressivo, lutando contra a ditadura. Nos anos 1980 voc no tinha acesso ao cinema coreano, cinema iraniano, no existia isso. Era uma coisa totalmente voltada para o cinema americano, minha formao foi essa. Foi assim da dcada de 1970 at a metade dos anos 1990. Como espectador, comecei a me interessar por uma cinematografia mais sofisticada, outros mercados, diretores, histrias, no final dos anos 1990, j era um jovem adulto. Por isso eu conheo cinema americano. Conheo todo: cinema clssico, Buster Keaton, Billy Wilder (que austraco, mas a obra americana), cinema independente dos anos 1970, Bob Rafelson, musicais, Spielberg, Scorsese, Brian de Palma... s um ter um pouco mais de cultura e voc sabe que merda o cara est te oferecendo. iG: Como voc passou a ser conhecido no mercado? Rodrigo Teixeira: Eu comprei os direitos de "Umbigo Sem Fundo" em junho de 2008. Um ms depois o Ben Stiller tentou comprar e veio atrs da gente. E eu entrei (no mercado). Na lista dos 10 livros mais importantes daquele mesmo ano nos EUA, dois eram meus, "Umbigo Sem Fundo" e um outro. Comecei a chamar a ateno dos americanos: como que no Brasil um cara identifica esse projeto, viabiliza a compra dos direitos e atrai o Ben Stiller? Esse projeto ainda nem aconteceu, estamos negociando um monte de coisas, mas a nossa capacidade de atrair talentos ficou alta e continuamos comprando uma srie de livros.

Foto: Claudio Augusto Teixeira mandou

enquadrar bilhete escrito pelo diretor Tony Scott ("Top Gun")

iG: Como o Brad Pitt apareceu? Rodrigo Teixeira: O Brad Pitt bateu o olho num livro e estava vendido para a gente. A o vice-presidente da empresa dele (Plan B Entertainment) virou um dia e disse, "quero conhecer esses caras". Conversou conosco, disse que queria fazer alguma coisa e ofereceu um projeto. Compramos os direitos, era um livro espanhol ("Seu Rosto Amanh", de Javiar Maras). Li uma resenha na New Yorker e comprei tambm os direitos de "The Thousand Autumns of Jacob de Zoet", livro do David Mitchell indito no Brasil. O ltimo livro do Mitchell filmado foi "Cloud Atlas" (dirigido pelos irmos Wachowski, de "Matrix"), o maior oramento da Warner para este ano (US$ 100 milhes). O roteirista de "Thousand Autumns" vai ser o Peter Straughan (indicado ao Oscar por "O Espio que Sabia

Demais"), o contrato chegou na semana passada para assinar. Pode no dar nada? Pode. Mas j tem um ator ligado ao projeto que levanta dinheiro para fazer esse filme. Tenho Peter Straughan, esse ator e o David Mitchell cara, eu sou brasileiro! Se esse filme for para o Oscar e ganhar, na atual composio financeira dele, quem sobe para pegar a estatueta somos eu e o Brad Pitt.

Hollywood puro clich: voc o que pode pagar, dinheiro. A mecnica a capacidade de quanto a sua ideia pode gerar. O cinema americano uma bolsa de valores, um choque cultural muito grande. Voc perde a iluso.
iG: Voc j balanou ao conhecer algum? Rodrigo Teixeira: A primeira vez em que estive com Frank Marshall, no escritrio dele, me deu um negcio, porque eu sei quem ele . Quando o produtor de "ET", "Indiana Jones e os Caadores da Arca Perdida", "De Volta para o Futuro", "Jurassic Park" e "Identidade Bourne" senta na sua frente e fala que quer fazer um filme com voc, voc bambeia. Essa foi a maior sensao que j tive. Ele perguntou, "Voc tem 20 minutos para a gente conversar?". Respondi, "Tenho a vida inteira". A voc lembra por que quis fazer cinema. Esses momentos so nicos, e eu vivo isso. voc ficar falando 25 minutos, como ontem noite, com uma atriz americana do primeirssimo time, ou conversar com a scia do Brad Pitt, que ganhou Cannes no ano passado pelo "A rvore da Vida", e ela contar detalhes de como (o diretor) Terrence Malick no set de filmagem. Voc sentar com o scio do Jeremy Renner para fazer uma reunio e descobrir que ele tem um problema com o Brasil (um brasileiro pegou a ex-mulher dele). Fui na sala do George Clooney, Johnny Depp. Voc comea a entrar no jogo, a gente vive a vida de Hollywood, cara. Hollywood puro clich: voc o que pode pagar, dinheiro. A mecnica a capacidade de quanto a sua ideia pode gerar. O cinema americano uma bolsa de valores, um choque cultural muito grande. Voc perde a iluso.

Foto: Claudio Augusto Detalhe do topo da prateleira do produtor: caixa com discografia completa

de Bob Dylan

iG: A notcia da compra dos direitos do "Blood on the Tracks" explodiu, no? Rodrigo Teixeira: Foi a maior repercusso de uma coisa que a gente j fez at hoje. "New York Times", "Los Angeles Times", "Chicago Tribune", Tquio, Frana, Londres. Hoje no ranking do IMDB estamos (a RT) no 498 lugar. A segunda colocada no Brasil est em 1800, que a O2. O primeiro produtor brasileiro no ranking virei eu, o segundo o Fernando Meirelles. Isso por causa do Bob Dylan. No dia seguinte, Hollywood inteira procurou a gente: diretores, agentes, roteiristas, para entender e tentar entrar no projeto. Obviamente aparece um monte de aventureiro. Daqui, no veio proposta de nenhum diretor brasileiro srio.

No gostei de 'Xingu'. Achei didtico e em cima do muro. Para mim, filme tem de tomar partido.
iG: Como surgiu essa oportunidade? Rodrigo Teixeira: Porque eu tive uma ideia chamada Chico Buarque e comprei os direitos das msicas dele (o que rendeu at agora a minissrie "Amor em 4 Atos", exibida na Rede Globo, e o filme "O Abismo Prateado"). Um dia estava conversando com meu agente em

Hollywood e contei isso. Ele achou a ideia brilhante, poder comprar um disco para fazer um filme, uma ideia que no se trabalha nos EUA, um novo mercado. "Se vocs pudessem fazer isso aqui, fariam com quem?", perguntou. Fernando, que trabalha comigo, disse na hora: Bob Dylan. O cara falou, "timo, o agente do Dylan muito prximo, vou marcar uma reunio. Que disco vocs gostariam de comprar?". "Blood on the Tracks". Fomos para Nova York em dezembro, no escritrio do Dylan, e ficamos uma hora e meia conversando sobre histrias de bastidores com o agente dele. Lendo a carta que o John Lennon mandou para o Dylan, o agente contando que tinha estado com o Scorsese um dia antes... Surreal. O Dylan no estava l, mas tocou o telefone, o agente parou, disse, "o homem est me chamando", e foi falar com ele. Sa de l at meio mareado.

Foto: Mauro Pinheiro Jr. / Divulgao Alessandra Negrini em "O Abismo Prateado", de Karim Ainouz, baseado em cano

de Chico Buarque

iG: Quanto pagou? Rodrigo Teixeira: Mais barato do que o Chico Buarque. Bem mais. Infinitamente mais. iG: Tem uma mdia de mercado? Rodrigo Teixeira: No. O agente fez uma proposta, um preo acessvel, e a gente pagou. Foi bem mais barato do que um livro aqui no Brasil. Voc compra uma opo de 18 meses para fazer (o filme), renovvel por mais 18 meses. Na hora em que voc filma, dentro dos custos de produo tem um "purchase price" alto, mas para ter o direito de trabalhar o projeto, no caro. Mesmo o "Cloud Atlas" e "Thousand Autumns" so mais baratos do que o livro de um autor brasileiro que no vende um dcimo do que o David Mitchell vende. iG: Quanto a mdia desse mercado? Rodrigo Teixeira: No tem uma mdia. Tem direitos de livros nos EUA em que voc paga US$ 20 mil a opo, e tem livro no Brasil que vendido por R$ 200 mil. Best-seller ou no. Durante cinco anos acreditei no mercado de direitos autorais no Brasil, valorizei esse mercado, admito, mas ele ficou caro. Tenho me questionado muito sobre isso. O valor do direito autoral no Brasil tem de ser muito mais baixo para todo mundo poder ganhar dinheiro.

iG: Quais foram os direitos mais caros que voc j comprou? Rodrigo Teixeira: No gosto de falar de nmeros. iG: s dizer qual foi o projeto. Rodrigo Teixeira: Prefiro no. Toda vez que dou uma entrevista, e por isso tenho evitado ao mximo, a conversa fica sobre valores, e no sobre o que o trabalho. Crio um problema para mim, comeo a receber um enxurrada de gente pedindo para eu comprar projetos, fica a imagem de que compro tudo. E no compro tudo, no tenho dinheiro para isso, estaria quebrado h anos. Compro o que eu gosto e s vezes nem isso. Acho que sou um selecionador. iG: Quantos livros voc tem comprados? Rodrigo Teixeira: Muitos. Tenho bastante, mais do que tenho capacidade de produzir. Mas normal, no mercado americano assim.

Foto: Claudio Augusto Rodrigo Teixeira em sua mesa, "escoltado" por Pacino e De Niro, ao fundo

iG: Voc prefere descobrir os projetos do que te oferecerem um? Rodrigo Teixeira: Prefiro descobrir, o teso para mim muito maior, ficar mineirando isso. Vou na livraria quase todos os dias - nos EUA, Europa, aqui, mesmo a lazer. No tenho tempo para ler tudo. Leio resenhas tambm, crticas. Tenho uma mdia boa de leitura, entre trs e quatro livros por ms. Se tivesse mais tempo, conseguiria facilmente ler uns seis ou sete. De dezembro para c, estou numa fase muito leitora. Neste ano li muito mais do que fui no cinema. Tenho uma filha recm-nascida, ento h uma limitao de horrio. Em viagem internacional, vejo dois ou trs filmes no iPad, no avio mesmo. Quando estou nos EUA a trabalho, a vou no cinema quase todos os dias. Aqui, na semana passada consegui ver "Xingu".


Olha o resultado do "Tropa de Elite", nenhum banco te oferece isso. um timo negcio se voc acerta, claro.
iG: Gostou? Rodrigo Teixeira: No gostei. Achei didtico e em cima do muro. Para mim, filme tem de tomar partido. Falta intensidade, clich, tem que ter drama. No um filme que valha a pena assistir. Eu fico triste, porque apostei muito. Se eu fosse produtor teria errado em cheio, porque acreditava muito nesse projeto. iG: Como produtor, alguma coisa que se possa corrigir no desenvolvimento? Rodrigo Teixeira: Sempre pode. muito dficil voc dar sinal verdade para um roteiro sem ter a certeza de que o filme vai ser bem visto pelo pblico como um todo. Mas no necessariamente. "Heleno" teve timas crticas, todo dia recebo e-mail de algum formador de opinio importante elogiando, mas no teve um grande pblico. E eu sei quando no gostam. "O Abismo Prateado" l fora foi muito bem, passou por 34 festivais. Exibi no Festival do Rio e no gostaram, torceram o nariz. Voc v na sada do cinema quando as pessoas no gostam.

Foto: Claudio Augusto Cartaz internacional

de "Heleno", ltimo filme Teixeira lanado nos cinemas

iG: Voc tinha alguma esperana de que"Heleno" tivesse pblico? Rodrigo Teixeira: No. Em preto-e-branco no se pode ter esperana. Isso foi definido pelo diretor uma semana antes das filmagems. Acho que esteticamente, artisticamente ele acertou. Comercialmente, um erro, porque limitou o filme. Se o filme fosse colorido, teria sado com o dobro de cpias e feito uns 300, 400 mil espectadores. No grande coisa, mas teria feito. iG: Faltam projetos bons para se fazer bilheteria no Brasil? A maioria do projetos que d certo parece ser de qualidade duvidosa. Rodrigo Teixeira: Se faz, sim, bilheteria no Brasil e acho que existe a possibilidade de filmes de qualidade fazerem pblico, como "Tropa de Elite", "Cidade de Deus", "Dois Filhos de Francisco" e "O Palhao". A composio financeira define se o seu filme vai dar dinheiro ou no. Se fizer direito, voc ganha muito dinheiro, melhor do que qualquer aplicao financeira. Olha o resultado do "Tropa de Elite", nenhum banco te oferece isso. um timo negcio se voc acerta, claro. Mas composio financeira com oramento absurdo no gera receita. Esse outro problema do cinema brasileiro: caro demais. iG: A estrutura para se fazer um filme cara? Rodrigo Teixeira: Tudo. O governo ofereceu um benefcio para o cinema brasileiro que o incentivo fiscal, uma muleta, um incentivo para criar a indstria. S que durante dez anos ele foi s um incentivo, ningum pensou na criao da indstria em paralelo. No existe indstria no Brasil e ela s existe em dois lugares do mundo: EUA e ndia. Ningum faz uma poltica industrial para o cinema, que voc poder ir no banco e financiar seu filme a juros de 1%, 2%, 10% ao ano. Voc pega esse dinheiro adiantado, faz o projeto, viabiliza, lana nove meses depois e com o dinheiro da bilheteria, paga o emprstimo e conforme vai gerando lucro, investe em outros projetos. Eu no fao isso porque se eu for ao banco hoje, o crdito de 9% ao ms. At tentei fazer, mas voc olha a conta e quebra. No tem como. No tem uma poltica que baixe o imposto para o maquinrio audiovisual. Voc quer trazer uma cmera e ela dobra de valor com a quantidade de impostos, sendo que no existe uma fbrica de cmeras brasileiras. iG: Mas possvel fazer cinema sem incentivo fiscal no Brasil? Rodrigo Teixeira: No e seria loucura minha dizer isso. O que eu acho que no existe um plano B: isso ou no tem. Se a gente no trabalhar em algo que fao o negcio andar (bate as mos), vai ser uma muleta eterna. Mas um timo negcio, p, dinheiro a quase custo zero. Financia um filme comercial inteiro com incentivo fiscal, faz esse filme custar R$ 4 milhes e ter trs milhes de espectadores, voc ganha uma grana, meu amigo, que pode at parar de trabalhar se quiser.

Foto: Claudio Augusto Incentivo fiscal

uma muleta para o nosso cinema

iG: Muita gente questiona o uso de incentivo fiscal para projetos comerciais. Rodrigo Teixeira: A discordo, acho uma sacanagem. Por que subsidiar o filme de um e no o de outro? O que ele tem de melhor? Se o projeto est tendo retorno, proporciona muito mais visibilidade para quem deu o incentivo fiscal, a marca [a empresa] vai aparecer muito mais do que no filme visto por 2 mil pessoas. No d para discriminar quem faz cinema de pblico e quem faz cinema autoral. Eu fao cinema autoral e vou fazer de pblico, se Deus quiser. Mas no quero ser discriminado por isso e no discrimino os outros. iG: Voc toparia fazer um filme s pelo dinheiro? Rodrigo Teixeira: Toparia. Tenho que pensar como empresrio. No fao publicidade, filmes para empresa... eu vivo de entretenimento. E se no pensar nisso, estou morto. Obviamente vou tentar ao mximo investir numa coisa que eu gostaria de pagar para ver e espero que d certo. Estava falando isso no almoo, de um projeto extremamente comercial, totalmente comdia, uma coisa que nunca fiz e tenho total interesse. iG: Comdia o que d dinheiro no Brasil? Rodrigo Teixeira: H outros gneros que tambm do dinheiro, mas esse comprovado. Bem feito, d. Mas preciso procurar outras coisas tambm. No tenho dvida de que o "Tim Maia" vai dar dinheiro, assim como "O Mistrio do Cinco Estrelas" (baseado no livro adolescente de Marcos Rey), que so fenmenos de divulgao. Outros voc tem de trabalhar para dar.

Foto: Divulgao Selton Mello em "O

Cheiro do Ralo", baseado na obra de Loureno Mutarelli, amigo do produtor

iG: Como tornar os filmes produzidos no Brasil interessantes para o mercado estrangeiro e fugir do esteretipo do "favela movie"? Rodrigo Teixeira: "A Mulher Invisvel", por exemplo. Se algum quisesse transformar aquilo num filme americano, faria sucesso, a ideia brilhante, bvia. Bota o Mark Rufallo e a Reese Witherspoon para voc ver. Isso o Cludio Torres faz muito bem, aquele filme que no tem favela, universal. E mesmo "O Abismo Prateado" se passa no Rio de Janeiro e no tem uma cena na favela. iG: O Brasil no tem tradio em alguns gneros, com ao, terror. Rodrigo Teixeira: Ao at tem. Aquele cara que fez "Dois Coelhos", Afonso Poyart, est bombado nos EUA. Um agente americano viu a qualidade das cenas de ao e o mercado americano precisa de gente que saiba dirigir cenas de ao. E o brasileiro barato: eles preferem pegar um brasileiro novo do que o Ridley Scott. Pode acreditar que o Afonso Poyart vai fazer um filme desses nos EUA. iG: Quem fez um filme l agora e est reclamando bastante o Heitor Dhalia. Rodrigo Teixeira: Porque a ansiedade do Heitor fala mais alto. Ele poderia ter feito algo muito melhor, apesar de eu no ter visto "12 Horas", pelo acesso e reconhecimento que ele tem. Eu fui numa reunio em que um agente falou que o Colin Farrell faria o filme que o Heitor quisesse. Eu ouvi isso, ningum me contou. Keira Knightley, a mesma coisa. Coloca esses dois no "12 Horas" e v se no muda a bilheteria do filme.

Foto: Divulgao Marco Ricca em "O Casamento de Romeu e Julieta" (2005), primeiro filme de

Rodrigo Teixeira

iG: Voc entrou no mercado j trabalhando como produtor? Rodrigo Teixeira: Sim. Tinha acesso a dinheiro e a uma casa de ps-produo. Meus projetos literrios j eram um sucesso e a Paula Barreto me procurou para fazer "O Casamento de Romeu e Julieta" (baseado num dos livros da coleo Camisa 13). Eu topei, mas disse que queria ganhar crdito e aprender a fazer cinema. E fiz. A famlia Barreto foi generosssima comigo. Uma produo enorme para 2004, R$ 6 milhes, carssima. Em termos de estrutura de produo, s vi algo parecido no "Heleno". CONHEA OS PROJETOS DE RODRIGO TEIXEIRA iG: Como o set dos Barreto? Rodrigo Teixeira: Muito legal. Parece um cortio italiano, mas maravilhoso. Pode falar? impressionante. (O diretor) Bruno Barreto uma das pessoas que mais entendem de cinema que eu conheo, isso unnime. Quem produziu Bruno Barreto sabe e concorda. Podem at no gostar dele como pessoa, mas um cara que sabe o que est fazendo, entende de cinema, de som, luz, fotografia, atuao, direo, produo. Para o bem e para o mal. iG: Com quem voc gostaria de trabalhar? Rodrigo Teixeira: Admiro Walter Salles, muito, adoraria poder fazer alguma coisa com ele um dia. Admiro muito Fernando Meirelles. clich, mas adoraria ver como se daria uma parceria nossa, uma vez na vida. Um cara que tambm admiro muito o Hector Babenco, acho ele um gnio, gosto muito da obra dele, principalmente de 1977 at "Corao Iluminado" (96), so os melhores dele. Meu sonho filmar com o Scorsese. Mas ele um cara que estoura oramento, tem de tomar cuidado.

You might also like