You are on page 1of 2

Citaes (ABNT NBR 10520:2002)

Citao a meno, no texto, de uma informao extrada de outra fonte. Citao de citao a citao de um texto a cujo original no se teve acesso. Citao direta a transcrio textual de parte da obra do autor consultado. Citao indireta um texto baseado na obra do autor consultado e construdo por meio de parfrase ou resumo. Nas citaes, as chamadas pelo sobrenome do autor fora dos parnteses devem ser em letras maisculas e minsculas; as chamadas dentro dos parnteses devem ser em letras maisculas. Exemplos - Conforme afirma Authier (1982), a ironia sempre um recurso externo da crtica. - Apesar das aparncias, o relatrio se revela sempre um instrumento eficaz (SANTOS, 1967).

A citao se constri mediante o sobrenome do autor, seguido por uma vrgula e um espao, pelo ano de publicao da obra, seguido por uma vrgula e um espao, pela indicao da pgina da fonte, obrigatria nas citaes diretas, opcional nas citaes indiretas.

As citaes diretas de at trs linhas devem estar entre aspas duplas. As aspas simples so utilizadas para indicar citao no interior de citao. Exemplos - Barbour (1971, p. 35) descreve o estudo da morfologia dos terrenos ativos [...]. - Segundo S (2003, p. 27) [...] a arte da conversao (SANTOS, 1995, p. 84) abrange boa parte da nossa existncia cotidiana.

As citaes diretas com mais de trs linhas devem estar destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a utilizada no texto e sem aspas.

Supresses so indicadas com [...].

Interpolaes, acrscimos e comentrios so indicados com [

].

nfase ou destaques so indicados com grifo, negrito ou itlico.

Para indicar o destaque dado a trechos da citao direta, usam-se as expresses grifo nosso ou grifo meu entre parnteses, aps a chamada da citao; caso o destaque j faa parte da obra consultada, utilizam-se as expresses grifo do autor ou grifo dos autores. Exemplos - ... [...] para que no haja produo de degenerados (SOUTO, 1916, p. 46, grifo meu). - ... [...] desejo de criar uma literatura independente (CANDIDO, 1993, p. 12, grifo do autor).

Quando a citao inclui um texto traduzido por quem est fazendo a citao, devem-se usar, entre parnteses, as expresses traduo minha ou traduo nossa. Exemplo - Ao faz-lo, pode estar envolto em culpa, perverso ou dio de si mesmo. (RAHNER, 1962, p. 463, traduo minha)

No caso de obras sem indicao de autoria ou responsabilidade, a indicao da fonte feita pela primeira palavra do ttulo seguida de reticncias, da data de publicao e da pgina da citao, separadas por vrgula e entre parnteses. Exemplo - [no texto] As IES implementaro mecanismos de representao democrtica. (ANTEPROJETO..., 1987, p. 55) - [nas referncias] ANTEPROJETO de lei. Estudos e Debates, Braslia, DF, n. 13, p. 51-60, jan. 1987.

Em todos os outros casos, a indicao da fonte feita pelo sobrenome de cada autor, seguido da data de publicao e das pginas da citao, separados por vrgula e entre parnteses.

You might also like