You are on page 1of 3

Aos Estruturais

O ao a mais verstil e a mais importante das ligas metlicas. O ao produzido em uma grande variedade de tipos e formas, cada qual atendendo eficientemente a uma ou mais aplicaes. Esta variedade decorre da necessidade de contnua adequao do produto s exigncias de aplicaes especficas que vo surgindo no mercado, seja pelo controle da composio qumica, seja pela garantia de propriedades especficas ou, ainda, na forma final (chapas, perfis, tubos, barras, etc.). Existem mais de 3500 tipos diferentes de aos e cerca de 75% deles foram desenvolvidos nos ltimos 20 anos. Isso mostra a grande evoluo que o setor tem experimentado. Os aos-carbono possuem em sua composio apenas quantidades limitadas dos elementos qumicos carbono, silcio, mangans, enxofre e fsforo. Outros elementos qumicos existem apenas em quantidades residuais. A quantidade de carbono presente no ao define sua classificao. Os aos de baixo carbono possuem um mximo de 0,3% deste elemento e apresentam grande ductilidade. So bons para o trabalho mecnico e soldagem, no sendo temperveis, utilizados na construo de edifcios, pontes, navios, automveis, dentre outros usos. Os aos de mdio carbono possuem de 0,3% a 0,6% de carbono e so utilizados em engrenagens, bielas e outros componentes mecnicos. So aos que, temperados e revenidos, atingem boa tenacidade e resistncia. Aos de alto carbono possuem mais do que 0,6% de carbono e apresentam elevada dureza e resistncia aps tmpera. So comumente utilizados em trilhos, molas, engrenagens, componentes agrcolas sujeitos ao desgaste, pequenas ferramentas etc. Na construo civil, o interesse maior recai sobre os chamados aos estruturais de mdia e alta resistncia mecnica, termo designativo de todos os aos que, devido sua resistncia, ductilidade e outras propriedades, so adequados para a utilizao em elementos da construo sujeitos a carregamento. Os principais requisitos para os aos destinados aplicao estrutural so: elevada tenso de escoamento, elevada tenacidade, boa soldabilidade, homogeneidade microestrutural, susceptibilidade de corte por chama sem endurecimento e boa trabalhabilidade em operaes tais como corte, furao e dobramento, sem que se originem fissuras ou outros defeitos. Os aos estruturais podem ser classificados em trs grupos principais, conforme a tenso de escoamento mnima especificada:

Dentre os aos estruturais existentes atualmente, o mais utilizado e conhecido o ASTM A36, que classificado como um ao carbono de mdia resistncia mecnica. Entretanto, a tendncia moderna no sentido de se utilizar estruturas cada vez maiores tem levado os engenheiros, projetistas e construtores a utilizar aos de maior resistncia, os chamados aos de alta resistncia e baixa liga, de modo a evitar estruturas cada vez mais pesadas.

Os aos de alta resistncia e baixa liga so utilizados toda vez que se deseja:

Aumentar a resistncia mecnica permitindo um acrscimo da carga unitria da estrutura ou tornando possvel uma diminuio proporcional da seo, ou seja, o emprego de sees mais leves; Melhorar a resistncia corroso atmosfrica; Melhorar a resistncia ao choque e o limite de fadiga; Elevar a relao do limite de escoamento para o limite de resistncia trao, sem perda aprecivel da ductilidade. Dentre os aos pertencentes a esta categoria, merecem destaque os aos de alta resistncia e baixa liga resistentes corroso atmosfrica. Estes aos foram apresentados ao mercado norte-americano em 1932, tendo como aplicao especfica a fabricao de vages de carga. Desde o seu lanamento at nossos dias, desenvolveram-se outros aos com comportamentos semelhantes, que constituem a famlia dos aos conhecidos como patinveis. Enquadrados em diversas normas, tais como as normas brasileiras NBR 5008, 5920, 5921 e 7007 e as norte-americanas ASTM A242, A588 e A709, que especificam limites de composio qumica e propriedades mecnicas, estes aos tm sido utilizados no mundo inteiro na construo de pontes, viadutos, silos, torres de transmisso de energia, etc. Sua grande vantagem, alm de dispensarem a pintura em certos ambientes, possurem uma resistncia mecnica maior que a dos aos carbono. Em ambientes extremamente agressivos, como regies que apresentam grande poluio por dixido de enxofre ou aquelas prximas da orla martima, a pintura lhes confere um desempenho superior quele conferido aos aos carbono. O que distinguia o novo produto dos aos carbono, no que diz respeito resistncia corroso, era o fato de que, sob certas condies ambientais de exposio, ele podia desenvolver em sua superfcie uma pelcula de xidos aderente e protetora, chamada de ptina, que atuava reduzindo a velocidade do ataque dos agentes corrosivos presentes no meio ambiente. A Figura 1 mostra as curvas tpicas de avaliao da resistncia corroso de um ao patinvel e de um ao carbono comum expostos s atmosferas industrial, urbana, rural e marinha.

Figura 1. Resistncia corroso de um ao patinvel (ASTM A242) e de um ao carbono comum (ASTM A36) expostos s atmosferas industrial (Cubato, S.P.), marinha (Bertioga, S.P.), urbana (Santo Andr, S.P.) e rural (Itarar, S.P.). A medida feita em termos da perda de massa metlica em funo do tempo de exposio em meses. Fonte: Fabio Domingos Pannoni, M.Sc., Ph.D. A formao da ptina funo de trs tipos de fatores. Os primeiros a destacar esto ligados composio qumica do prprio ao. Os principais elementos de liga que contribuem para aumentar-lhe a resistncia frente corroso atmosfrica, favorecendo a formao da ptina, so o cobre e o fsforo. O cromo, o nquel, e o silcio tambm exercem efeitos secundrios. Cabe observar, no entanto, que o fsforo deve ser mantido em baixos teores (menores que 0,1%), sob pena de prejudicar certas propriedades mecnicas do ao e sua soldabilidade. Em segundo lugar vem os fatores ambientais, entre os quais sobressaem a presena de dixido de enxofre e de cloreto de sdio na atmosfera, a temperatura, a fora (direo, velocidade e freqncia) dos ventos, os ciclos de umedecimento e secagem etc.. Assim, enquanto a presena de dixido de enxofre, at certos limites, favorece o desenvolvimento da ptina, o cloreto de sdio em suspenso nas atmosferas martimas prejudica suas propriedades protetoras. No se recomenda a utilizao de aos patinveis no protegidos em ambientes industriais onde a concentrao de dixido de enxofre atmosfrico seja superior a 168mgSO2/m2.dia (Estados Unidos e Reino Unido) e em atmosferas marinhas onde a taxa de deposio de cloretos exceda 50mg/m2.dia (Estados Unidos) ou 10 mg/m2.dia (Reino Unido). Finalmente, h fatores ligados geometria da pea, que explicam por que diferentes estruturas do mesmo ao dispostas lado a lado podem ser atacadas de maneira distinta. Esse fenmeno atribudo influncia de sees abertas/fechadas, drenagem correta das guas de chuva e outros fatores que atuam diretamente sobre os ciclos de umidecimento e secagem. Assim, por exemplo, sob condies de contnuo molhamento, determinadas por secagem insatisfatria, a formao da ptina fica gravemente prejudicada. Em muitas destas situaes, a velocidade de corroso do ao patinvel semelhante quela encontrada para os aos carbono. Exemplos incluem aos patinveis imersos em gua, enterrados no solo ou recobertos por vegetao. A Tabela 1 relaciona a composio qumica e propriedades mecnicas de um ao de carbono de mdia resistncia mecnica (ASTM A36), um ao de alta resistncia mecnica e baixa liga (ASTM A572 Grau 50) e dois aos de baixa liga e alta resistncia mecnica resistentes corroso atmosfrica (ASTM A588 Grau B e ASTM A242). Aos de baixa liga e alta resistncia resistentes corroso so produzidos no Brasil por vrias siderrgicas. A Tabela 2 traz a relao dos produtores e seus aos patinveis. Recomenda-se a visita ao site para a obteno de informaes adicionais.

You might also like