You are on page 1of 2

A preocupao com o desenvolvimento sustentvel no setor da construo implica pensar todo o ciclo de vida dos materiais utilizados.

As Declaraes Ambientais de Produto traduzem-se numa ferramenta de inovao e defesa do meio ambiente, em prol de um habitat mais sustentvel. Um projeto para o Cluster Habitat Sustentvel.

centrohabitat@centrohabitat.net http://www.centrohabitat.net Tel.: 234 401 576 910 353 974

SISTEMA DE REGISTO NACIONAL DE DECLARAES AMBIENTAIS DE PRODUTO


PARA O HABITAT

As estratgias para Sustentabilidade do Habitat assentam, entre muitas outras variveis, na obteno de materiais que possam garantir a sustentabilidade das construes ao longo do seu ciclo de vida, com impactes ambientais reduzidos. O QUE UMA DECLARAO AMBIENTAL DE PRODUTO (DAP)? As DAP (em ingls, Environmental Product Declaration, EPD), classificadas como Declaraes Ambientais do Tipo III, so um conjunto de informao quantificada e fidedigna, validada por uma terceira parte independente, funcionando como uma excelente ferramenta voluntria de comunicao relativa ao desempenho ambiental de um produto ao longo do seu ciclo de vida. Este tipo de rotulagem ambiental permite a realizao de comparaes de resultados relativos ALCANCE ECONMICO E AMBIENTAL Uma vez que as DAP se baseiam numa anlise do ciclo de vida dos produtos possuem potencial de inovao para o mercado. Para que as DAP em Portugal sejam um contributo importante para competir no QUAL A INFORMAO QUE INCORPORA? As DAP so desenvolvidas segundo as Regras para Categoria de Produtos (RCP, Product Category Rules, PCR) que definem critrios, requisitos e linhas de orientao para a mercado da exportao, uma vez que esta rotulagem ambiental j est a ser utilizada em outros pases, imprescindvel que haja um sistema de registo pblico. REGISTO NACIONAL DAP PARA O HABITAT Este tipo de ferramenta de comunicao com informao rigorosa e certificada sobre aspetos ambientais, permitir sensibilizar e incentivar o mercado para a sustentabilidade na aquisio de produtos.

ao desempenho ambiental entre produtos com funes ou aplicaes semelhantes.

identificao de categorias de produtos especficos, definindo os parmetros para preparar e desenvolver uma DAP. As RCP servem de guia orientador com diretrizes especficas para que diferentes fabricantes calculem, de modo igual, os impactes ambientais dos seus produtos durante as diferentes fases do seu ciclo de vida (do bero ao tmulo).

Este projeto tem como principal objetivo criar um sistema de registo


nacional das declaraes ambientais de produto desenvolvidas em territrio nacional. Ter a denominao www.daphabitat.pt e estar ativo em breve.

QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFCIOS DAS DAP? Uma vez que as DAP so como uma prova de sustentabilidade ambiental dos materiais, estas permitem encorajar a procura e a oferta de produtos que causem a menor presso sobre o O PROJETO Este projeto foi lanado pela Plataforma para a Construo Sustentvel

ambiente, estimulando deste modo o potencial de melhoria contnua induzida pelo mercado,
nomeadamente, na fileira do Habitat. Estas declaraes ambientais evidenciam os pontos fortes e os pontos fracos de cada produto. Os pontos favorveis permitiro realar os aspetos sustentveis do produto, impulsionando a competitividade entre fabricantes enquanto os pontos menos favorveis podero motivar a inovao conducente a melhorias no desempenho dos produtos.

em parceria com vrias Associaes Empresariais nacionais e sectoriais e


suportado pelo QREN atravs de:

POFC - SIAC 01/2011 n 18653

You might also like