You are on page 1of 96

Apontamentos de

Direito Constitucional II
(Tericas)

Aula 1 (13/02/12)
Testes: * 26 de Maro * 14 de Maio

PARTE II HISTRIA CONSTITUCIONAL PORTUGUESA


CAPTULO I HISTRIA PR-CONSTITUCIONAL

Ao contrrio do que se pensa a histria constitucional portuguesa (HCP) no surge em 1820, com a revoluo liberal, nem com a 1 Constituio formal de 1822. possvel dividir a HCP em 2 perodos: Perodo ps-Constituio formal (a partir de 1822) Perodo pr-Constituio formal: A partir da criao do Estado portugus, em 1128, h regras que regulam o Estado. H tambm uma Constituio histrica. Identificam-se trs pontos nucleares:

1 - PRINCIPAIS MOMENTOS POLTICO-CONSTITUCIONAIS (1128-1822)


De 1128-1179 Com a proclamao e reconhecimento da independncia portuguesa colocam-se alguns problemas, tais como: a existncia de um governo de facto - ideia de nao que ir configurar o Estado; feudalizao representada atravs da ideia de vassalagem em 2 momentos distintos: num 1 atravs da subordinao ao Rei de Castela; num 2 (mais importante) pela subordinao ao Papa e Res Publica Christiana - a independncia de Portugal reconhecida pelo Papa no mbito da Res publica Cristiana. De 1211-1223 durante o reinando de D. Afonso II, grande edificador do Estado, o 1 rei a publicar o que se pode designar como o "1 pacote legislativo", das crias de Coimbra. Era um tipo de lei geral, aplicada a todo o reino, que prevalecia at sobre o Direito Cannico. Ocorre assim uma tentativa de centralizao de uma ordem jurdica estadual sendo esta efectivada atravs de juzes de fora

(representam o rei nas vrias terras). Aquando da guerra civil o Rei vai pela 1 vez indemnizar pelos danos causados. Em 1245 D. Sancho II destitudo pelo Papa por no prosseguir a justia (Santo Agostinho) com fim do reino. Desta feita notvel o poder do Papa sobre os Estados que chama Afonso III (irmo de Sancho II) para rei obrigando este a fazer um juramento de justia. Em 1254 nas cortes de Leiria, reinado de D. Afonso III, o povo comea a participar, integrando as cortes. Em 1297 no Tratado de Alcanizes, reinado de D. Dinis definida a fronteira portuguesa com Castela. At hoje s houve uma alterao ao Tratado de Alcanizes, Olivena. Esta alterao tida como inconstitucional uma vez que a CRP define fronteira, com "fronteira historicamente definida". Em 1385 nas cortes de Coimbra, visavam resolver o problema da sucesso de D. Fernado, dada admissibilidade a estas para escolherem um novo rei como tambm os seus sucessores, podendo afastar os legtimos. escolhido D. Joo I, mestre de Avis para novo rei. H uma mudana do sustentculo do poder (rei, clero e nobreza) que passa a ser: rei, clero e burguesia. tambm relevante a importncia histrica de juristas na argumentao (vg lvaro Pais). Em 1415 com o incio da expanso, com a conquista de Ceuta, constitucionalmente o territrio portugus deixa de ser uma fraco da europa, passando a partir de agora a ter uma componente ultramarina. 1415 em termos constitucionais s termina com o 25 de Abril de 1974 (descolonizao). Ciclos da poltica constitucional de 1415: 1 Norte de Africa; 2 India; 3 Brasil e 4 frica. opco ultramarina no alheia a subida ao trono de D. Joo I. Em 1438 nas cortes de Torres Novas aprovado o 1 esboo de um texto constitucional - regimento do reino - que visava regular a vigncia do reino durante a menoridade de D. Afonso V. Este texto surge face rivalidade entre a me de D. Afonso V (mulher de D. Duarte) e o seu cunhado e vem estabelecer como se devem processar as sucesses. Em 1536 no Reinado de D. Joo III d-se o estabelecimento da inquisio em Portugal que s abolida depois da revoluo liberal de 1820. marcada por problemas, tais como: um movimento contrrio as reformas de uma Europa de caracter protestante; limitao da liberdade religiosa; interveno concorrencial e at de supremacia da Igreja em relao ao Estado conduzindo a vantagens patrimoniais para o Estado da perseguio religiosa.

Em 1580 com a morte do Cardeal D. Henrique leva a que nas Cortes de Tomar se d a subida ao trono de D. Filipe I (II de Espanha). Portugal configura-se agora na forma de unio pessoal.

Em 1640/1641 independncia de Portugal em 1640 e surgimento das Cortes de Lisboa em 1641, onde se reafirma a ideia do poder da cortes na destituio de um rei considerado usurpador como tambm a sua liberdade na aclamao do seu sucessor. No casso concrecto, do Duque de Bragana, Joo IV.

Em 1667 D. Afonso VI destitudo do governo. Trata-se de um golpe de Estado, protagonizado pelo seu irmo, D. Pedro, que dessa forma afirma uma regra prconstitucional: "sempre que um rei incapaz deve ser destitudo." D. Pedro pede tambm ao Papa a anulao do casamento do seu irmo para que possa casar com a sua cunhada, o que acontece!

Em 1768 surge, no Reinado de D. Maria, a questo do novo cdigo. Trata-se de um debate doutrinal entre 2 concepes: por um lado uma iluminista procurando elaborar um novo cdigo constitucional, por outro uma liberal procurando a separao de poderes.

Em 1805 ocorre a fuga da coroa para o Brasil. Este momento relativamente importante visto que pela primeira vez o poder de um Estado europeu fica sediado fora da Europa. Em 1815 eclode a revoluo no Brasil e em 1822 proclamada a Independia do Brasil. Portugal fica agora inserida num unio real na posio de colnia da sua colnia!

Em 1808 um grupo de portugueses afrancesados pede a Napoleo uma constituio para Portugal.

Aula 2 (15/02/12)
2 - ORDENAMENTO JURDICO
2.1. Fontes constitucionais A fonte principal no perodo pr-Constituio formal no era a lei mas sim o costume, atravs das leis fundamentais do reino (sobretudo importantes por definirem quem podia e no podia ser rei), encontradas nas actas das Cortes de Lamego sobre as quais se duvida a existncia. Considera-se que tais actas passaram a partir de 1601 a ter fora jurdica por se tratarem de leis fundamentais do reino. Eram tambm leis fundamentais as de 1674 (regncia de rei) e as normas

do sculo XVIII, que iriam (tambm) alterar as actas das Cortes de Lamego. Com a Constituio de 1822 posto um fim formal s leis fundamentais do reino. Contudo, discutido se a Constituio de 1822 no seria uma continuao das leis fundamentais uma vez que: o rei era o mesmo na transio das leis fundamentais para a Constituio de 1822 (D. Joo IV); manteve-se um princpio hereditrio, algumas normas ainda tinham vigncia; Manteve-se a predominncia do varo (homem) na sucesso ao trono. Tambm era fonte o testamento dos reis que garantia a natureza hereditria da monarquia portuguesa. Contratos (vg casamento) poderiam ser fonte de direito constitucional, atravs de clusulas acerca da sucesso por exemplo. Forais (que atribuam privilgios/benefcios a certas localidades) eram tambm fonte. Costume e assentos das cortes tambm eram fonte.

2.2. Princpios gerais de Direito Pblico 1. Origem divina do poder real pelo reconhecimento do Papa (vg independncia de Portugal) ou origem divina do poder real pelo reconhecimento do povo (vg Cortes de Coimbra..., Cortes de Tomar.., Cortes de lisboa que tornam o Duque de Bragana D. Joo IV) 2. Primado do direito interno afirmado por D. Afonso II e aproveitado por D. Pedro IV. (beneplcito rgio: s vigorava em Portugal o Direito Cannico que o rei reconhecesse) 3. (muito discutvel) Afirmao da prevalncia do rei sobre o seu prprio Direito, o rei no se subordinava ao direito que ele prprio criava. 4. Prevalncia do direito do rei sobre o direito senhorial e sobre o direito local. 5. Principio da discriminao pessoal na aplicao da lei, ou seja, a lei era igual para todos.

3 - INSTITUIES JURDICO-CONSTITUCIONAIS
Fundamentalmente existiram duas instituies: Poder real: fundamentos; limites; formas de exerccio.

Cortes: Composio - matrias sobre as quais as cortes intervinham: fiscal; guerra; casamentos e alianas; Matria de queixas - centro de queixinhas; Natureza dos seus poderes - deliberativo ou de aconselhar? O rei no podia sozinho mudar as leis constitucionais, precisava das cortes.

CAPTULO II HISTRIA CONSTITUCIONAL 4 - PRESPECTIVA GERAL


4.1. Periodificao histrico-constitucional Perodos em funo dos textos constitucionais: Monarquia: Constituio de 1822; Carta Constitucional de 1826 e Constituio de 1838. Repblica: Constituio de 1911 (corresponde tambm ao fim das constituies liberais que perduravam desde de 1822). Estado Social: Constituio de 1933 (vertente autoritria) e Constituio de 1976 (vertente democrtica). Perodos de vigncia (nota: nem todas as constituies tiveram um nico perodo de vigncia; h perodos de interregno constitucional - ausncia de constituio): A Revoluo Liberal ocorre em 1820 e em 1821 so criadas as bases (princpios nucleares linhas mestras/estruturais) da Constituio de 1822. Logo com as bases surgem os primeiros problemas uma vez a Rainha tendo que jurar a Constituio no o fez. Alm disso, a Constituio quando entra em vigor j o faz desactualizada: em 1822 j o Brasil era independente e na Constituio este era ainda considerado como territrio portugus. Face a tudo isto, em 1823 h uma golpe, Vila Francada, desencadeado por D. Carlota e D. Miguel, e que cessa a vigncia da Constituio de 1822 sendo recuperadas as leis fundamentais do reino (1 interregno constitucional). Sem Constituio e merc das leis fundamentais do reino, o Rei promete fazer uma nova Constituio mas acaba por no cumprir com a promessa. Em 1826, D. Pedro IV, Pedro I do Brasil, outorga a Carta Constitucional de 1826 que est em vigncia at 1828. D. Pedro IV cede o torno sua filha mediante o casamento desta com o tio, D. Miguel, que ficaria como regente at a maioridade da sobrinha. No entanto, em 1828 D. Miguel chega a Portugal para ser regente

mas acaba por se tornar rei absoluto. Rompesse o pacto, cessa a Carta Constitucional e voltam as leis fundamentais do reino (2 interregno constitucional at 1834 com a excepo da Ilha Terceira que nunca aceitou o Absolutismo de D. Miguel e logo manteve a Carta Constitucional). Em 1832 comea a guerra civil que termina em 1834 com a Conveno de vora-Monte e resposta em 1834 a Carta Constucional. Em 1836 com a Revoluo Setembrista, protagonizada por Passos Manuel, posto um termo Carta Constucional. reposta a Constituio de 1822 que se torna flexvel podendo ser alterada. Em 1837 eleita uma nova assembleia constituinte e em 1838 feita uma nova Constituio procurado ser uma sntese entre as 2 anteriores (pendia mais para a carta do que para a constituio de forma a agradar a rainha). Esta nova constituio dura at 1842. Em 1842 Costa Cabral desenvolve uma movimento para repor a Carta Constitucional que vigorar at 5 de outubro de 1910. Surge em 1911 a Constituio republicana que teoricamente esteve em vigor at 1933. Teoricamente porque durante este perodo sofreu 3 atentados. O primeiro por meio da Ditadura de Ferreira de Castro em 1914; o segundo atravs do interregno de Sidnio Pais, em 1917/1918; o terceiro com o golpe militar de 1926. A partir deste momento a Constituio nunca mais foi a mesma. Neste perodo, em 1919, houve ainda outro sobressalto. No norte do pas a Carta Constitucional esteve nesse ano formalmente em vigor. Em 1933 surge uma nova Constituio que perdura at ao 25 de Abril de 1974. Fica, no entanto, em vigor em tudo em que no fosse contraria s leis revolucionarias. De 1974 a 1976, dado Junta de Salvao Nacional e ao Conselho de Revolucionrio poder constituinte e formada a assembleia constituinte de 1975 para fazer a Constituio actual, a de 1976. 4.2. Histria de continuidade ou de rupturas? Ser a histria constucional portuguesa de continuidade ou de rupturas? Na verdade todas constituies cessaram a sua vigncia atravs de uma ruptura, por meio de movimentos revolucionrios (1 ideia); todas as constituies entram em vigncia igualmente com uma ruptura, excepto a Carta Constitucional de 1826 (2 ideia); formalmente um constitucionalismo de rupturas contudo, em termos materiais, contedo das novas constituies, tendencialmente h grandes linhas de continuidade entre as diversas constituies (3 ideia). Vejamos:

Aula 3 (22/02/12)
4.3. Principais classificaes das Constituies (?)

5 - CONSTITUIES LIBERAIS
5.1. Constituio de 1822 5.2. Carta Constitucional de 1826 e 5.3. Constituio de 1838 Tipo de modelo: Monrquico Direitos Fundamentais: Todas as constituies inserem-se num modelo liberal de Estado, ou seja, um Estado de natureza neutral, abstencionista, em que se entende que os direitos fundamentais so tanto mais garantidos quanto menor for a interveno do Estado (1 caracterstica); tambm em matria de direitos fundamentais centralidade da trilogia: liberdade, propriedade e segurana (2 caracterstica). Ainda no mbito dos direitos fundamentais h uma diferena nuclear relativamente sistemtica: a Carta Constitucional de 1826 remete os direitos fundamentais para o final (num nico e extenso artigo) enquanto ambas as Constituies de 1822 e 1838 a matria dos direitos fundamentais remetida para o incio de ambos os textos constitucionais. Fontes: Encontram-se presentes em todas as Constituies monrquicas fontes internas e fontes externas, ou seja, h assim uma dupla influncia. Por um lado, ao nvel interno, todas as constituies portuguesas tm influncia das constituies portuguesas que lhes antecederam, vg a Constituio de 1822 tem muito das Leis Fundamentais do Reino, a Carta Constitucional de 1826 tem muito da Constituio de 1822 e a Constituio de 1838 procura fazer uma sntese entre a Constituio de 1822 e a Carta Constitucional de 1826. Por outro lado, ao nvel externo, h sobretudo influncia externa proveniente da Espanha e influncia externa proveniente da Frana: a Constituio de 1822 muito influenciada pela Constituio Espanhola de Cdis, de 1812; a Carta Constitucional de 1826 especialmente influenciada pela Carta Constitucional Francesa de 1814 (e pelo pensamento de Benjamin Constant), ainda que a Carta Constitucional de 1826 seja uma cpia, para no dizer um plgio, da Constituio Brasileira de 1824 . A Constituio de 1838 influenciada pela reviso da Carta Constitucional Francesa de 1814 em 1830 (devido revoluo burguesa que levou Lus Filipe de Orles ao poder passando a existir um constitucionalismo pactcio/compromissrio: o parlamento aprovada a

constituio mas esta s se tornava lei com a interveno e consentimento do rei, conjugao da vontade do parlamento que aprovava com a vontade do rei que sancionava); Constituio Espanhola de 1837 e Constituio Belga de 1830. Poder poltico: Forma: Todas as constituies portuguesas consagram um modelo unitrio de Estado, exceptuando a Constituio de 1822 que consagra uma unio real entre Portugal e o Brasil (de referir que quando a Constituio entra em vigor j o Brasil havia proclamado a independncia em 1820 e logo no existe qualquer unio real). Organizao do poder poltico: 1 ideia Todas as constituies consagram o princpio da separao de poderes com uma diferena fundamental: a Carta Constitucional de 1826 consagra tambm o poder moderador, proveniente do pensamento de Benjamin Constant. Este poder confiava ao rei uma supremacia, um poder que era a chave de todos os outros poderes. Tinha um poder de neutralidade mas tambm de superioridade em relao aos restantes poderes, cabia ao rei resolver os conflitos entre os diversos poderes. O rei tinha assim a particularidade de ser o titular exclusivo do poder moderador; exercia o poder executivo com os ministros e o modelo de sistema de governo era a monarquia limitada (ministros eram livremente nomeados e demitidos pelo rei); participava no exerccio do poder legislativo, pertencente s cortes, uma vez que estas tinham que exercer o poder legislativo com a sano do rei, ou seja, a lei s era lei se conjugasse duas vontades: a do parlamento que aprovava e a vontade do rei que sancionava (tendo ainda a particularidade que a recusa de sano, o veto do rei, era absoluto. As cortes nunca podiam obrigar o rei a sancionar uma lei com a qual o rei discordava. O poder legislativo pertencia s cortes mas quem tinha a ltima palavra em cada lei era o rei); os tribunais administravam a justia em nome do rei; a prpria Carta Constitucional era a expresso da legitimidade poltica do rei, dominava a Carta Constitucional o princpio monrquico: o rei era o fundamento do poder constituinte tudo o que no fosse expressamente atribudo aos rgos previstos na constituio pertencia a ttulo de competncia residual ao rei. Indiscutivelmente a Carta Constitucional era uma Constituio que atribua ao rei a centralidade do poder poltico tendo vigorada at 5 de Outubro de 1910. Na expresso do Professor Marcelo Caetano a Carta Constitucional Portuguesa era a mais monrquica das Constituies monrquicas europeias, a que mais longe tinha levado o princpio monrquico. Por oposio tinha-se a Constituio de 1822 com um estatuto enfraquecido do rei: 1 o rei em 1822 tinha um veto suspensivo, as cortes podiam

sempre obrigar o rei a promulgar as leis; 2 em 1822 o rei no tinha o poder de dissolver as cortes como acontecia em 1826 (o parlamento em 1822 era unicameral j em 1826 bicameral com a particularidade de existir uma cmara dos deputados eleita por sufrgio restrito, capacitrio e sancitrio, e a cmara alta, a cmara dos pares sendo estes designados pelo rei. Desta forma muito semelhante ao parlamento britnico com a cmara dos comuns e a cmara dos lordes. A influncia ltima britnica mas veio pela mo do modelo francs de 1814). E na Constituio de 1838 qual o estatuto do rei e das cortes? A constituio de 1838 procurava ser um sntese que se transforma nos seguintes termos: cortes as cortes em 38 eram bicamerais mas ambas as cmaras eleitas por sufrgio directo; estatuto do rei o rei podia dissolver o parlamento, no ao abrigo do "poder moderador" que desaparece mas sim atravs das "faculdades dentro do poder executivo" que surgem ao invs, vg (dissoluo do parlamento) enquanto em 1826 a dissoluo do poder do parlamento um prerrogativa dentro do poder moderador em 1838 denominada uma manifestao do poder executivo a cargo do rei; (natureza do veto) em 1822 o veto tinha natureza suspensiva, em 1826 o veto tinha natureza absoluta e em 1838, uma vez que a Constituio de 1838 omite que o parlamento pudesse ultrapassar a recusa de sano, de promulgao por parte do rei, ou seja, a constituio diz que as leis tem que ser sancionadas pelo rei mas no estabelece nenhum mecanismo para que em caso de recusa de sano, em caso de veto, o parlamento posso obrigar o rei a sancionar. O silncio da Constituio de 1838 quanto possibilidade do parlamento, as cortes, deve ser interpretado no sentido do veto ser de natureza absoluta at porque no existe nenhuma norma na constituio que preveja que as cortes possam (re)aprovar uma norma recusada, vetada, pelo rei. Daqui se conclui que a Constituio de 1838 est mais prxima da Carta Constitucional de 1826 do que a Constituio de 1822, a sntese no foi perfeita no seu equilbrio. Sistema de governo: A Constituio de 1822 esteve em vigncia meses, estando em vigor mais tempo talvez tivesse conduzido a um parlamentarismo de assembleia; a Constituio de 1838 s esteve em vigor 4 anos com um sistema de governo orleanista, o governo depende da confiana poltica simultnea das cortes e do rei (a falta de confiana de um destes determinava a demisso do governo). O forte da histria constitucional portuguesa monrquica a Carta Constitucional de 1826, a Constituio Portuguesa que mais tempo vigorou. Relativamente titularidade do poder legislativo, este estava concentrado nas 3 constituies nas cortes que eram o nico rgo com competncia legislativa, eram-no na teoria. Na prtica, a Carta

Constitucional desenvolveu dois processos atravs dos quais o executivo foi sendo chamado a exercer poder legislativo. O primeiro processo eram as leis de autorizao legislativa, leis que as cortes aprovavam delegando o poder de fazer leis, poder legislativo, no executivo, no governo. Essas leis eram todas inconstitucionais uma vez que Carta no previa a possibilidade de delegao de poder legislativo no executivo. O segundo processo, de todos o mais importante pela sua dimenso, eram os designados decretos ditatoriais. O sistema a partir da 2 metade do sculo XIX funcionava nos seguintes termos: o governo estava a governar mas havia um progressivo descrdito desse governo, o lder da oposio pedia uma reunio com o rei e convencia-o a nome-lo presidente do conselho de ministros, nome-lo primeiro ministro. Naturalmente sendo o lder da oposio nomeado primeiro ministro tinha contra si o parlamento problema que resolvia pedindo ao rei para que dissolvesse o parlamento. Durante o perodo em que o parlamento estava dissolvido o governo legislava at mais no poder atravs dos decretos ditatoriais. Mais ainda, por "milagre", quando as eleies se realizavam faziam com que o vencedor fosse sempre o partido que estava no governo. S houve um caso em todo o sculo XIV portugus em que o governo perdeu as eleies. Dizia-se comparando o sistema portugus com o britnico: "na Inglaterra forma governo quem ganha as eleies, em Portugal ganha as eleies quem formou governo". Os decretos ditatoriais tinham a particularidade de ser inconstitucionais uma vez que o poder legislativo pertencia s cortes. Para solucionar estes problemas, assim que o parlamento "reabria" o governo propunha uma lei que no s ratificasse os decretos ditatoriais sanando a sua inconstitucionalidade como essa lei isentava de responsabilidade criminal os autores dos mesmos decretos. Essa lei designava-se "Bill de Indemnidade". Notas: 1. Todas as principais reformas legislativas em Portugal no sculo XIX, com excepo do Cdigo Civil de Seabra e o Cdigo Comercial de Veiga Beiro, foram feitas sobre a forma de decreto ditatorial; 2. os tribunais no podiam fiscalizar a constitucionalidade das leis: por um lado no tinham norma que o permite e por outro lado sendo os decretos ditatoriais promulgados pelo rei este nunca podia ser responsabilidade pelos mesmos e logo os tribunais no podia conhecer de actos onde tivesse a interveno do monarca; 3. a ltima ditadura do perodo monrquico foi a Ditadura de Joo Franco (1907-1908) que terminou com o regicdio de 1 de Fevereiro de 1908; 4. das 3 constituies, s a Carta foi objecto de revises constitucionais atravs de actos adicionais, foram 4: de 1852, de 1885, de 1895 e de 1907. S o acto de 1885 foi conforme

Constituio, todos os outros foram inconstitucionais mas nem por isso deixaram de vigorar. 5.4. Constituio de 1911 Tipo de modelo: Republicano assente numa assembleia constituinte e logo mais prximo das Constituies de 1822 e de 1838 do que da Carta Constitucional. tambm a expresso do partido republicano e logo reflecte as 3 grandes ideias deste: descentralizao, laicizao e democratizao. Fontes: Desde logo tem como fontes as anteriores Constituies portuguesas (nvel interno). Quanto influncia estrangeira sublinha-se desde logo a influncia da Constituio Brasileira de 1891: a Constituio Brasileira que introduz em 1911 a fiscalizao difusa da inconstitucionalidade (Portugal o primeiro pas na Europa a faz-lo), desde dai e at hoje todos os tribunais tem o poder e dever de fiscalizar as constitucionalidade das normas (ateno que a fonte originria, ainda que entre em Portugal por "mo" da Constituio Brasileira, a Constituio Norte-Americana); dnos tambm a Constituio Brasileira a clusula aberta, h mais direitos fundamentais para alm daqueles que resultam do elenco da constituio; h ainda o aparecimento da figura do habeas corpus enquanto garantia contra prises ou detenes ilegais. A segunda fonte externa a Constituio Sua de 1874: importncia da descentralizao, importncia do referendo e a discusso travada na constituinte se deveria ou no existir chefe de Estado (acabando por prevalecer a tese da existncia de um chefe de Estado com poderes enfraquecidos). A terceira influncia externa a Constituio Francesa da III Repblica, a Constituio de 1875: quanto ao sistema de governo - parlamentar de assembleia, quanto ao estatuto do presidente da repblica presidente era eleito por sufrgio indirecto e no tinha poder de dissoluo do parlamento (sistema onde a tnica estava centrada na supremacia do parlamento), parlamento bicameral designado como congresso. Inovaes da Constituio de 1911: 1 inovao a forma republicana atravs de uma republica democrtica e atravs de uma republica laica, a Constituio e a 1 Repblica foram fortemente anticlericais, perseguindo a Igreja. Diz-se ter sido esta a principal causa de insucesso da 1 Repblica numa sociedade fortemente enraizada de presena catlica; 2 inovao diminuio do papel do chefe de Estado, o Presidente da Repblica. Esta diminuio comea desde logo com a discusso de se deve ou no existir chefe de Estado, tendo admitido a sua existncia o Presidente enfraquecido

por ser eleito por sufrgio indirecto, no tem poder de dissoluo e tambm no tem poder de veto. Ou seja, o parlamento legisla como quiser, o que quiser e impe ao chefe de Estado que se v obrigado a promulgar por no ter poder de veto (ainda tem menos poder que o Rei em 1822); 3 inovao reforo dos direitos fundamentais; 4 inovao fiscalizao jurisdicional da constitucionalidade das leis. Alteraes Constituio de 1911: Em 1916 com a participao de Portugal na 1 Guerra Mundial, alterao meramente simblica uma vez que passa permitir a atribuio de condecoraes e ttulos dentro da repblica por consequncia da presena na guerra, distines que haviam sido anteriormente abolidas; Em 1917/1918 com o golpe de Estado de Sidnio Pais em 1917 e as alteraes que este faz Constituio em 1918 (alteraes inconstitucionais) aproveitando uma lei para introduzir duas significativas alteraes: a primeira atravs eleio do chefe de Estado por sufrgio universal directo, ou seja, passa a ter legitimidade democrtica directa que tem como consequncia a passagem do sistema parlamentarista de assembleia a um sistema presidencialista, o 2 na Europa aps o sistema presidencialista francs de Lus Napoleo em 1848; a segunda ao nvel da composio do Senado. O Senado passou a reflectir uma composio com elementos de natureza coorporativa, os coorporativismo surge assim com Sidnio Pais em 1918 e no com a Constituio de 1933 como se pensava. Esta modificao termina com o homicdio de Sidnio Pais em Dezembro de 1918 sendo restabelecida a vigncia plena do modelo da Constituio de 1911, o sistema parlamentar de assembleia; Em 1919-1921 o presidente pode a partir deste momento dissolver o parlamento. Caractersticas da 1 Repblica: Multipartidarismo desorganizado; Instabilidade poltica, em cerca de 16 anos (1910-1926) existiram mais de 50 governos; dos Presidentes da Repblica s um terminou o mandato, Antnio Jos de Almeida, todos os outros ou renunciaram ou foram destitudos (houve alis um, Bernardino Machado, que teve a particularidade de ser destitudo 2 vezes); Tentativas de limitar a instabilidade: 1915 a Ditadura de Pimenta de Castro; 1917/1918 o golpe de Sidnio Pais e 1926 o movimento militar de 28 de Maio que levou Ditadura Militar que governou o pas de 1926 a 1933.

Aula 4 (27/02/12)
6 - CONSTITUIO DE 1933
6.1. Da "Ditadura Militar" Constituio Relevncia constitucional deste perodo: Primeiro: perodo de interregno constitucional mais extenso, onde no h verdadeiramente uma constituio formal rgida em vigor. Perodo que se estende de 1926-1933. Nunca desde 1822 at actualidade tinha existido to extenso interregno de um texto constitucional em sentido rgido >> Segundo: a Constituio de 1911 s estava em vigor formalmente, ou seja, tudo o que a ditadura militar quisesse fazer, fazia porque a Constituio no se mostrava como impedimento. Designadamente, entre 1926 e 1935 (quando eleita a 1 assembleia nacional ao abrigo da Constituio de 1933) no h parlamento, no h instituio parlamentar, isto , durante esse perodo havia um rgo que concentrava em si todo o poder legislativo, o governo. Isto importante uma vez que a chave da compreenso da repartio de poderes legislativos, ainda hoje, entre o Governo e Assembleia da Repblica. Terceira: a presidncia da repblica, a chefia do Estado, era exercida durante a Ditadura Militar apenas e s por militares. S em 1986 volta a existir um Presidente da Repblica civil, Mrio Soares (o ltimo tinha sido Bernardino Machado em 1926). Isto levou a que na sequncia do 25 da Abril ("cenas do captulo seguinte"), apesar de se tentar num primeiro momento que o Presidente da Repblica fosse eleito por sufrgio indirecto, pela assembleia do MFA, conseguiu-se num segundo momento um compromisso: o Presidente da Repblica era eleito por sufrgio directo mas tinha que ser militar. Isto veio a verificar-se com a eleio do General Ramalho Eanes para Presidente da Repblica em 1976, cargo que ocupou at 1986, data em que Mrio Soares eleito para a presidncia da repblica. Hoje, em 2012, desde da Ditadura Militar at actualidade s tivemos trs Presidentes da Repblica civis: Mrio Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva. Elaborao da Constituio de 1933: Foi elaborada por uma comisso (diz-se que com forte interveno de Salazar) mas a Constituio acabaria por ser sujeita a plebiscito, isto , submetida a votao popular. Foi alis a nica Constituio portuguesa submetida a votao popular. Fontes Jurdicas: Internamente a Constituio de 1911, em matria de repartio do poder legislativo a Constituio de 1933 estava, data em que foi feita, prxima da Constituio de 1911: a competncia legislativa estava concentrada na assembleia, no parlamento, e permitia-se que por autorizao legislativa (acto de delegao do parlamento, no governo, do poder legislativo) o

governo pudesse legislar em certas matrias. A Constituio de 1933 permitia ainda, por oposio, que o Governo legislasse sob o argumento da "urgncia e necessidade" o que veio fazer com que o Governo acabasse por legislar por tudo e por nada, tudo era razo de urgncia e necessidade. O Governo passava, assim, a ser o rgo normalmente competente em matria legislativa. S na Reviso Constitucional de 1945 atribuda ao Governo uma competncia legislativa normal, concorrencial com a competncia legislativa da Assembleia Nacional, o modelo ainda hoje em vigor. A razo pela qual o Governo sentia necessidade de legislar normalmente deveu-se a esta ter sido uma prtica adquirida durante o perodo da Ditadura Militar. Ainda por oposio: a Constituio de 1911 punha a tnica no Parlamento enquanto a Constituio de 1933 pe a tnica no Governo; a de 1911 tinha um Presidente da Repblica apagado enquanto a de 1933 tem no Presidente da Repblica o centro do poder poltico, numa inspirao vinda do poder moderador consagrado na Carta Constitucional de 1826. Externamente foi influenciada a Constituio Imperial Alem de 1871 (a ideia do sistema de Governo de Chanceler) e, ao nvel dos direitos fundamentais e do Estado Social, a clebre Constituio Alem de 1919, a de Weimar que institui o Estado Social. Fontes Ideolgicas: em primeiro lugar o pensamento de Salazar; em segundo o coorporativismo, por inspirao na doutrina social da Igreja, em vez de uma luta de classes entre trabalho e capital (Marx) procurasse a cooperao. Este modelo econmico deve ser dinamizado pelo Estado atravs da representao de interesses com base na ideia hegeliana de que o homem no apenas individuo mas tambm parte da sociedade, nesse sentido cada um de ns no apenas pessoa enquanto realidade individual mas tambm pessoa inserido num determinado contexto de sociedade, vg membro de famlia, membro de autarquia, membro de uma cultura religiosa... e logo estas coorporaes devem ter representao poltica - surge a ideia da Cmara Coorporativa. Era um rgo consultivo, que deveria ter funcionado como segunda cmara do Parlamento mas que nunca o chegou a ser. Apenas detinha uma funo consultiva em determinadas matrias; em terceiro uma forte concepo nacionalista: "tudo contra a nao nada contra a nao" adaptado do modelo de Hegel "tudo contra o Estado, nada contra o Estado". Perguntar-se- se o regime institudo pela Constituio de 1933, a Segunda Repblica ou Estado Novo, seria um modelo totalitrio. A resposta que era sim um modelo autoritrio: havia um elenco de direito fundamentais ainda que alguns deles estivessem "refns da lei". O Estado era limitado pelo Direito e pela Moral.

6.2. Modelo Institucional Esquema global da Constituio: A Constituio assentou em vrios compromissos: O primeiro entre a Repblica e a Monarquia: o Golpe de Maio de 1926 foi desencadeado por um grupo onde existiam monrquicos que pretendiam restaurar a monarquia. Apesar da desiluso de 1932 com a morte do ltimo rei de Portugal perdurou a ideia de que seria ainda possvel restaurar a monarquia. Por essa razo que o Rei est subjacente figura do Presidente da Repblica em 1933, que tem um estatuto semelhante ao Rei da Carta Constitucional de 1826. O segundo entre a ideia de Liberalismo (individualismo/direitos individuais/absteno do Estado/Democracia) e a ideia de Autoritarismo (coletividade/direitos sociais/intervencionismo do Estado/Nacionalismo): liberalismo pela importncia da fonte da Constituio de 1911 e autoritarismo pelo sistema de funcionamento das instituies. Relativamente Democracia: at 1959 o Presidente da Repblica por sufrgio universal directo. e logo tinha uma legitimidade democrtica directa. A partir de 1959 deixa de ser eleito por sufrgio universal directo. Inovaes: Primeira: ideia/afirmao de um Estado-Novo, ou seja, um Estado forte, intervencionista nas reas social, econmica e cultural, nada parecido com o Estado da 1 Repblica. Segunda Estado Coorporativo; Terceira relativamente ao sistema de Governo: desvalorizao do parlamento que passar a ser uma instituio desvalorizada ao longo da Constituio de 1933; reforo do papel do governo que pela 1 vez aparece como rgo de soberania com autonomia relativamente do Chefe de Estado; o Governo aquele conduz a politica do pas sendo titular de largos poderes legislativos a partir da reforma de 1945; Quarta progressiva desvalorizao do Chefe de Estado, uma vez que este apenas titular dos poderes e que quem os exerce o Presidente do Conselho de Ministros/Primeiro Ministro (pessoa da sua confiana) que o Chanceler. Entre 1933 e 1974 s existiram 2 chanceleres: Salazar de 1932 a 1968 e Marcello Caetano de 1968 a 1974. luz da Constituio, competia ao Presidente da Repblica a escolha do Primeiro Ministro/Chanceler/Presidente do Conselho de Ministros tal como fez o General scar Carmona quando chamou Salazar ao poder. No entanto, as coisas inverteram-se e na prtica quem escolhia o candidato a Presidente da Repblica era Salazar: passou a ser o Presidente da Repblica a ter que ter a confiana de Salazar e no o contrrio, a confiana poltica inverteu-se. Isto sintomtico com o que ocorreu em 1958. Em 1958 com as eleies presidenciais, Craveiro Lopes era Presidente da Repblica e ter tido o incentivo de Salazar para se recandidatar. No entanto perdeu a confiana de Salazar que para o seu lugar passou a apoiar o Almirante Amrico Toms, ex-Ministro da Marinha - 1 ilao da inverso da confiana poltica. Contudo, face ao

forte candidato da oposio, o General Humberto Delgado, o regime sofreu um grande abano e a partir de 1959 deixaram de haver eleies por sufrgio universal directo para Presidente da Repblica, passando a ser por sufrgio universal indirecto e logo totalmente controladas internamente - 2 ilao. A consequncia foi que deixou de existir um rgo unipessoal com legitimidade directa, o Presidente da Repblica, que a emprestava ao Chanceler. 6.3. Revises e desenvolvimento constitucionais Existiram 5 perodos de reviso: Sublinha-se a dicotomia entre a reviso de 1971 e todas as anteriores revises: A de 1971 foi inspirada por Marcelo Caetano todas as anteriores foram inspiradas por Salazar. Alm disso, a Constituio de 1976 quando entrou em vigor estava mais prxima da Reviso de 1971 do que da Constituio de 1933 quando esta entrou em vigor, ou seja, o texto da Constituio de 1933 quando se d a Revoluo de 1974 estava muito afastado do texto inicial, estando este texto inicial mais prximo da Constituio de 1911; Reviso de 1945: a Assembleia Nacional, o Parlamento, passou a ter uma competncia legislativa normal, concorrencial; Reviso de 1951: Portugal em 1951 por fora da presso internacional e do movimento de descolonizao vem integrar o acto colonial na Constituio; Reviso de 1959: mudana do sistema eleitoral do Presidente da Repblica; Reviso de 1971: vem introduzir a figura das regies autnomas, no sendo estas aplicadas aos Aores e Madeira (considerados distritos adjacentes) mas sim ao Portugal ultramarino. A constituio de 1976 vem aplicar este regime aos Aores e Madeira. A Constituio de 1971 refora tambm a questo dos direitos fundamentais. 6.4. Revoluo de 1974 e vigncia da Constituio A Constituio termina e termina a sua vigncia com fundamentalmente um problema nuclear: a Guerra Colonial. A Guerra Colonial que comeou no inicio da dcada de 60, que vem contaminar os ltimos anos do regime de Salazar e que contamina todo o mandato de Marcelo Caetano. E que a causa para o movimento 25 de Abril, o descontentamento dos Capites com a situao. Isto leva a que a Revoluo de 25 de Abril de 1974 talvez tenha tido mais propsitos egostas de satisfao de necessidades militares do que propriamente propsitos de ampliao em 1 linha de mudana de regime ao nvel dos direitos fundamentais. Qual a relevncia do perodo de constitucional de 1974 a 1976, em que a Constituio de 1933 estava em vigor em tudo o que no fosse contrariada quer pelo programa do MFA quer pela legislao constitucional entretanto publicada? Em primeiro lugar o rgo que concentra o poder

legislativo e o poder constituinte a Junta de Salvao Nacional, num primeiro momento e num primeiro momento com 3 grandes questes que se colocam de imediato: primeira, a eleio de uma Assembleia Constituinte (propsito de feitura de uma nova Constituio) que ocorre em 25 de abril de 1975. segunda, a descolonizao verdadeiramente sem autodeterminao apenas com independncia; terceira, a o propsito nico da restruturao econmica atravs da nacionalizao de

empresas e apropriao colectiva das terras. Estas 3 grandes questes ocorrem durante o perodo revolucionrio de 1974 a 1976. Simultaneamente h 2 grandes tenses permanentes: a tenso entre o poder civil e o poder militar, por um lado; por outro lado, a tenso entre a legitimidade revolucionria e a legitimidade democrtica, esta ltima protagonizada pelos partidos polticos.

7 - CONSTITUIO DE 1976
7.1. Fontes e projectos Fontes ideolgicas: A Assembleia Constituinte de 1975/76 tm representantes: do PS, quem ganhou as eleies (sem maioria absoluta); do PPD (Partido Popular Democrtico); do PCP; do CDS (Centro Democrtico Social); do Movimento Democrtico Portugus; da Unio Democrtica Popular;

Todos estes partidos apresentaram projectos de Constituio e os projectos apresentavam, entre si, fundamentalmente 3 linhas distintas: dois deles so projectos de uma Constituio de uma democracia ocidental (PPD e CDS); 3 deles apresentam projectos de ideologia Marxista (PCP, MDP e UDP) e a meio caminho situa-se o projecto do PS. Por essa razo o resultado final da Constituio a ideia de uma Constituio compromissria entre diferentes modelos de sociedade. Dizem alguns, um compromisso impossvel e por isso a Constituio tem diversas contradies internas, vg a Constituio dita um compromisso de transio para o socialismo mas por outro lado baseada na vontade popular; falava-se em apropriao colectiva dos meios de produo e ao mesmo tempo garantia-se o direito propriedade privada. Como seria possvel compatibilizar isto? Uns diziam "contradio infamvel" outros diziam "esforo

de compromisso". Importncia do condicionamento da liberdade atravs da interveno do MFA: O MFA condicionou, obrigou, atravs de duas plataformas constitucionais, os partidos polticos a terem que subscrever. O 1 compromisso foi uma obrigao que os partidos tiveram se queriam ter eleies. O 2 foi o inverso. Na sequncia do 25 de Novembro de 1975 houve uma debilitao da ala mais radical do MFA e agora foram os partidos polticos que resolveram impor uma alterao do 1 pacto com o MFA. Outras fontes jurdicas: importncia da Constituio de 1933 at pela razo que todos os juristas que estavam na Constituinte foram formados luz da Constituio de 1933 e sobretudo pelos ensinamentos do Professor Marcelo Caetano; a Constituio Italiana de 1947; a Constituio Alem de 1949; a Constituio Francesa de 1958 e a Constituio Jugoslava de 1974. Estrutura A Constituio abre com um prembulo (nota: at hoje, apesar das vrias revises o prembulo nunca sofreu alterao). O prembulo uma justificao da Constituio e uma sntese dos seus valores, luz do momento em que foi feita. Princpios fundamentais Direitos e deveres fundamentais importncia: primeiro pelo primado da pessoa e dos seus direitos; segundo pela natureza extensa desta parte - so muito mais os direitos do que os deveres expressos, mas no esquecer os deveres implcitos em cada direito (nota: os deputados vendo a hiptese de mudar a presso que as foras armadas exerciam sobre os constituintes demoraram imenso tempo na feitura da parte dos direitos fundamentais. Era uma forma de garantia da pessoa contra o Estado e contra o risco de um Estado autoritrio agora com uma vertente militar). Organizao econmica que antecede a organizao do poder poltico. curioso isto acontecer mas justifica-se pelo compromisso ideolgico e feito em homenagem a uma concepo marxista contrariando assim o artigo 80. da CRP. Garantia e reviso da Constituio Disposies finais e transitrias

Aula 5 (29/02/12)
7.2. Modelo jurdico-poltico originrio: princpios estruturantes 1. Afirmao do princpio socialista como propsito, como valor da Constituio; enquanto fim do Estado, a transio para o socialismo; enquanto elemento caracterizador da organizao econmica; como propsito subjacente actuao governamental e ao programa de governo. Consagrava, ou no, a Constituio um Estado de Direito Democrtico? Esta expresso aparece, no no articulado da Constituio, mas sim no prembulo. Mas porqu esta expresso? Evitar que a Constituio tivesse a expresso Estado Social, conotada com a Constituio de 1933. 2. Permanente tenso que o texto da Constituio tinha entre um poder revolucionrio e um poder militar, por um lado, e por outro lado, entre um poder civil e um poder democrtico. Esta tenso esteve na base quer do 25 de Abril, quer do perodo revolucionrio entre 1974 e 1976, perodo de ausncia de Constituio no sentido de no existir uma Constituio rgida. Isto manifesta-se na Constituio por uma valorizao do protagonismo do MFA e do propsito de aliana entre o MFA e o povo; manifesta-se, por outro lado, na clusula militar implcita subjacente entre os partidos polticos e o MFA (eleio de um militar para primeiro Presidente da Repblica); manifesta-se sobretudo no Conselho da Revoluo. O Conselho de Revoluo era (entre 1976 e 1982, quando extinto) um rgo de soberania com a misso de vigiar a fidelidade da Constituio e dos seus interpretes, aplicadores, ao espirito da Revoluo. Era tambm o rgo consultivo do Presidente da Repblica e o nico rgo com competncia sobre a matria militar. Para alm disso, tinha ainda interferncia sobre a fiscalizao da constitucionalidade. O Conselho da Revoluo poderia ter originado um sistema (quase) de tutela sobre a democracia portuguesa. Acontece que a Constituio oficial que poderia ter permitido que tal acontecesse foi subvertida por uma prtica poltica diferente: o Presidente da Repblica apesar de ser um militar fez prevalecer a sua legitimidade democrtica, por ter sido escolhido por sufrgio directo, sob a sua legitimidade militar, decorrente da sua carreira. Esta situao, fez com que o Presidente da Repblica sendo, por inerncia, tambm presidente do Conselho da Revoluo tentasse suavizar a vertente militar a favor da vertente democrtica e da vertente civil. H ainda que no esquecer do monoplio dos partidos polticos: s era eleito deputado quem pertencesse a uma lista partidria; permitia o controlo da Assembleia da Repblica e por logo um controlo do poder dos poderes, o poder constituinte!

3. A relevncia dos direitos fundamentais, que ainda hoje permanece. 4. A relevncia da autonomia das regies autnomas, que ainda hoje permanece. 5. A Relevncia do princpio do sistema de fiscalizao da constitucionalidade, que ainda hoje permanece mas aperfeioado. 7.3. Revises Constitucionais A Constituio sofreu at hoje 7 revises constitucionais. Estas revises podem, de uma forma geral, agrupar-se em dois grandes motivos/fundamentos: 1. Reviso constitucional de 1982 e reviso de 1989: desmarxizao/desocializao da Constituio, ou seja, eliminao de referncias ideolgicas, sobretudo na organizao econmica e nos princpios fundamentais que so concretizadas e ampliadas em 1989; em 1982 o Conselho da Revoluo extinto e a sua competncia normativa transita para Assembleia da Repblica e para o Governo e como ordem consultivo do Presidente da Repblica surge o Conselho de Estado. Ainda em 1982 criado o Tribunal Constitucional; em 1989 desaparecem as referncias socialistas/socializantes da Constituio.

2. Ainda na reviso de 1989 mas sobretudo a partir da reviso de 1992 (3 reviso) e at ltima (4 em 1997; 5 em 2001; 6 em 2004 e a 7 em 2005): Integrao e aprofundamento da construo europeia - problema da Europa, da integrao de Portugal com a Europa. Reajustamentos da competncia das regies autnomas; Alteraes quanto a alguns rgos e estruturas da administrao; Aprofundamento dos Direitos Fundamentais.

7.4. Eroso do texto constitucional Hoje, em 2012, ainda temos materialmente a mesma Constituio de 1976 ou s formalmente ainda temos a mesma Constituio, j que a ordem de valores hoje substancialmente diferente da de 1976? Houve ou no uma transio constitucional? Deve-se ter em conta os seguintes factores: A natureza soberana do Estado portugus: somos hoje o mesmo Estado soberano de 1976?

Projecto poltico: temos hoje o mesmo projecto poltico, o mesmo fim, que em 1976 era definido como a transio para o socialismo? esse hoje o fim que nos anima, em 2012?

Sistema de governo: ser que temos hoje o mesmo sistema de governo que se dizia existir em 1976 ou as coisas mudaram radicalmente?

Resposta no ponto 7.5. Projeco externa da Constituio: uma matriz constitucional portuguesa? H uma projeco Constitucional da matriz portuguesa sobretudo visvel dos pases de expresso oficial portuguesa. Ai, indiscutivelmente, h uma clara influncia da Constituio portuguesa.

PARTE III CONSTITUIO DE 1976


CAPTULO I IDENTIDADE CONSTITUCIONAL SECO 1 IDENTIDADE AXIOLGICA DA CONSTITUIO

1 - A IDENTIDADE AXIOLGICA DA CONSTITUIO: INTRODUO


1.1. Conceito de identidade axiolgica da Constituio 1.2. Identidade axiolgica: efeitos e limites 1.3. Evoluo da identidade axiolgica da Constituio A identidade axiolgica parte de duas grandes evidncias: Toda e qualquer Constituio exprime sempre por aquilo que diz, mas tambm por aquilo que no diz, uma ordem de valores. (Quase) todas as normas Constitucionais so axiologicamente comprometidas, ainda que algumas no o sejam: eleio do Presidente da Repblica; prazo para a promulgao de um diploma; nmero de assinaturas mnimas para uma candidatura... Ainda assim, estas so apenas excepes regra. Uma Constituio de algum modo como um ser vivo. Na sua identidade, essa identidade captada como se fosse uma mquina fotogrfica: a Constituio hoje diferente, na sua identidade, daquilo que era 30 anos atrs. Daqui a 30 anos ser diferente do que hoje em dia (interpretao actualista - IEDII, aula 6, vg Constitucionalismo Norte-Americano).

A Constituio Portuguesa uma Constituio compromissria e logo nem sempre fcil determinar a ordem de valores que nela est presente. Isto pode igualmente levar a que sobre a mesma matria possam encontrar fundamento valores diferentes/valores antagnicos, ou seja, a busca da identidade axiolgica da Constituio pode ser uma busca que conduza a resultados de conflitualidade. H que encontrar um espao de actividade para os diferentes valores presentes na Constituio. Ou, em alternativa, podemos hierarquizar valores, vg o valor X em caso de conflito prevalecer sobre o valor Y. A quem compete revelar a ordem de valores da Constituio? A Constituio portuguesa uma Constituio aberta a uma pluralidade de interpretes: pode o legislador quando faz leis; pode a administrao quando aplica a lei; o juiz; o Tribunal Constitucional; os rgos polticos; os particulares... o que significa que a Constituio tem definir regras sobre os seus prprios interpretes e sobre a prevalncia das decises. Assim, quem tem a ltima palavra? Diz o artigo 205./2 que so os tribunais. Sendo verdade, no podemos contudo esquecer quem na ordem jurdica portuguesa tem a ltima das ltimas palavras, a assembleia da repblica no exerccio do poder de reviso constitucional que pode ter como contedo a interpretao de um preceito da Constituio. No esquecer que a prpria lei interpretativa da Assembleia da Repblica (lei de reviso constitucional) est sujeita ao crivo dos tribunais, artigo 205/2.. Retira-se daqui a ideia de partilha do poder e da relevncia dos tribunais na definio daquilo que est escrito nas normas constitucionais. Quais so, afinal, os traos axiolgicos da Constituio? A ideia de Estado de Direitos Humanos A ideia de Estado de Direito Democrtico A ideia de Estado com uma soberania internacionalizada e europeizada, Estado com uma soberania limitada (mais hoje que em 1976) A ideia de Estado unitrio descentralizado

2 - ESTADO DE DIREITOS HUMANOS


2.1. O conceito de Estado de direitos humanos 2.2. Respeito pela dignidade da pessoa humana 2.3. Garantia e defesa da cultura da vida Sublinha-se em primeiro lugar o artigo 1. da Constituio: Portugal enquanto uma Repblica soberana baseada na dignidade da pessoa humana, uma sociedade poltica

ao servio da pessoa; o Estado de direitos humanos tambm um estado de direitos Fundamentais; a existncia de um poder poltico humano, ao servio da pessoa, ao servio dos direitos fundamentais. O Estado de direitos Humanos , todavia, uma realidade aberta, insatisfeita e incompleta - exige: respeito pela dignidade da pessoa (vontade popular e conceito democrtico "uma pessoa, um voto") que fundamento e limite vontade popular; dever de respeito; garantia e promoo dessa dignidade que um valor absoluto cujo o limite apenas a dignidade das outras pessoas; garantia e defesa da cultura da vida, ou seja, inviolabilidade da vida humana (pelo Estado, pelos outros e pelo prprio), livre desenvolvimento da personalidade de todas as pessoas, vinculao da investigao cientfica e da tcnica ao servio da pessoa que nunca pode ser um meio mas sempre um fim em si mesma, por ltimo, afirmao de um princpio de solidariedade. O Estado, o poder, est vinculado a respeitar e seno respeitar h incumprimento desse mesmo dever.

Aula 6 (05/03/12)
2.4. Portugal: um Estado de direitos humanos perfeito? Verifica-se luz da Constituio o seguinte: existe de facto uma tutela da dignidade pessoa humana; existe tambm uma garantia e defesa da cultura da vida,; h ainda uma vinculao internacional tutela/proteco dos direitos fundamentais; h uma eficcia reforada das normas constitucionais em matria de direitos fundamentais; h um poder poltico democrtico; h uma ordem axiologicamente justa.

Verificam-se todos os pressupostos de um Estado de direitos humanos perfeito, luz da Constituio! Infelizmente o Direito Penal deixa algo a desejar relativamente tutela da vida humana nas primeiras 10 semanas de vida. A ordem jurdica portuguesa consagra por via ordinria uma soluo, que tendo sido j acolhida pelo Tribunal Constitucional, no prestigia nem os interpretes da Constituio nem as instituies constitucionais. Assim temos um Estado de Direitos Humanos na Constituio mas, em matria da tutela da vida humana nas suas 10 primeiras semanas uma situao claramente contrria

Constituio. E no pelo facto do Tribunal Constitucional dizer que ela no inconstitucional que a torna constitucional. uma caso tpico de inconstitucionalidade de decises do Tribunal Constitucional.

3 - ESTADO DE DIREITO DEMOCRTICO


3.1. Conceito e origem do "Estado de Direito democrtico" A expresso "Estado de Direito democrtico" foi consagrada no prembulo da Constituio de 1976. S entrou no normativo da Constituio com a 1 Reviso Constitucional de 1982. Hoje em dia continua a constar do artigo 2. da Constituio. O que significa ento Estado de Direito democrtico? Trata-se de um Estado subordinado ao Direito; um Estado com preocupaes de natureza social; um Estado que se move no mbito da proteco dos direitos humanos.

Qual o mbito hoje em dia da expresso Estado de Direito democrtico? A primeira alterao relativamente sua consagrao (normativa) em 1982 resultou da Reviso Constitucional de 2004 que transportou a ideia de Estado de Direito democrtico tambm para as relaes entre Portugal e a Unio Europeia nos termos do artigo 8./4 para ser ao mesmo tempo um limite e um fundamento do relacionamento entre a ordem jurdica portuguesa e a ordem jurdica da unio europeia. Por outras palavras, Portugal no pode transferir poderes nem pode aceitar solues do Direito da Unio Europeia que sejam atentatrias dos princpios fundamentais de um Estado de Direito democrtico. 3.2. Elementos do Estado de Direito democrtico Quais so os prossupostos do Estado de Direito democrtico? Importncia da soberania popular e ao mesmo tempo do princpio democrtico; Pluralismo de expresso e de organizao; Respeito e garantia pelos direitos fundamentais; Separao e a interdependncia de poderes;

E o Estado de Direito democrtico instrumento para qu? Para a realizao da democracia econmica, social e cultural; Reforo/Aprofundamento da democracia participativa.

Quais so os subprincpios (que correspondem a prossupostos) possveis de retirar do princpio de Estado de Direito democrtico? o 3.3. Pluralismo e princpio democrtico A ideia de pluralismo est ligada ideia de democracia. Pluralismo exige democracia e a democracia prossupe pluralismo (casamento sem divrcio: nem o pluralismo pode conduzir de algum modo a algo que no democracia, nem a democracia pode existir sem pluralismo). Primeiras consequncias da ligao entre pluralismo e democracia: Ideia da tolerncia: tolerncia recproca, tolerncia e respeito mtuo; Igualdade de oportunidades; Consenso: sobre as regras para se obter uma deciso vinculativa para todos. Consenso sobre as regras do jogo democrtico. Este consenso o que justifica que aqueles que no ganhem as eleies aceitem o resultado dessas mesmas eleies, vg uma das regras de que existe igualdade entre todos os candidatos ao contrrio das eleies de ontem, na Rssia, predominadas por fraudes. S com o consenso aqueles que ganham, ganham com jogo limpo e os que perdem aceitam os resultado. Conceitos da relao democracia/pluralismo, da legitimidade poltica, radicalmente diferentes: A ideia de democracia ligada vontade orgnica da maioria do povo, ou seja, democracia relacionada com o princpio maioritrio e ao mesmo tempo relacionada com a ideia de vontade geral. Democracia alicerada/fundada no sufrgio universal e no referendo. Em caso de conflito entre a vontade da maioria e os direitos fundamentais, prevalecem os direitos fundamentais. A ordem do artigo 1. no e arbitrria. a legitimao poder poltico, de quem exerce o poder poltico. O exerccio do poder poltico funda-se no povo. a diviso e interdependncia de poderes. A ideia de pluralismo significa que no h um s centro de poder, existem mltiplos. Significa tambm que no h um nico rgo de soberania mas vrios que entre si se articulam no exerccio do poder da soberania. a interveno participativa dos cidados. Os cidados no se limitam a votar nos seus representantes mas tm mecanismos de participao nas decises polticas: feitura das leis; actos da administrao; administrao da justia.

No ter esta democracia, este modelo pluralismo limites? Obviamente que tem limites. Quais? h uma relativismo axiolgico que se desdobra numa permanente busca de verdade. Contudo deve ter-se a humildade de que nunca se atinge a verdadeira verdade. H sempre que aceitar com tolerncia e respeito a opinio contrrio. O pluralismo exclui a existncia de vontades absolutas. Mesmo a dignidade da pessoa humana tem como limite a dignidade humana do outro. questo da tolerncia. Ser que o pluralismo justifica a tolerncia relativamente aos intolerantes? Ou ser que a defesa do pluralismo e da democracia podem justificar intolerncia para com os intolerantes? Democracia baseada na ideia da vontade inorgnica da nao. Ideia de democracia ligada, no soberania popular, mas sim soberania nacional; ligada ideia, no de povo, mas sobretudo ideia de nao; com uma viso transpersonalista; com a ideia de uma abstraco onde tem peso relevante a ideia do esprito do povo enquanto realidade abstracta. Esta ideia de esprito do povo, como presente no artigo 78./2/c) da CRP, est ligada no a uma concepo positivista (tal como a primeira) mas est ligada sobretudo escola histrica do Direito e cuja o protagonista no Rousseau mas sim Savigny (em termos jurdicos) inspirado por Hegel, modelo de raiz hegeliana. Este modelo de democracia tece as seguintes crticas: o princpio maioritrio no critrio de verdade. E no s no critrio de verdade como no critrio de justia: no pelo facto de um parlamento aprovar por maioria/unanimidade uma lei, ou referendo por maioria determinar uma soluo que essa soluo para a ser justa ou legtima; a ideia de que nao, enquanto realidade cultural, no apenas a realidade cultural das geraes do presente mas tem que ver como uma comunidade sucessiva de geraes. A ideia de nao como algo que perdura no tempo no uma ideia adquirida por ns, hoje no presente, mas qualquer coisa que j adquirimos das geraes que nos antecederam e assim algo que temos o dever de preservar e deixar para as geraes futuras. Isto significa que para alm das leis que resultam da vontade da maioria h tambm leis e normas que esto impressas no esprito, nos costumes dos povos - ideia que vem j de Aristteles tem particular significado no pensamento de Savigny a propsito da

escola histrica do Direito, incio do sculo XIX, como oposio ao movimento codificador, ideia de que a lei e o positivismo legalista podiam reescrever o Direito - Assim, a ideia de Nao encontra como principal fonte de Direito, no a lei, mas sim o costume. Essa valorizao do costume leva a que a Constituio no seja apenas o que resulta da lei escrita mas a Constituio de cada pas tambm, e sobretudo, o que resulta do costume (fonte por excelncia do Direito Constitucional). Ao lado de um poder constituinte formal h tambm um poder constituinte informal, que existe na sociedade e que capaz de gerar normas constitucionais. Exemplos: o fundamento ltimo da liberdade, o fundamento ltimo da dignidade da pessoa humana est na tradio judaico-crist e no no facto de uma lei, de uma norma escrita a proclamar; a existncia de feriados religiosos num Estado laico, a tradio de o Domingo como dia de descanso semanal (em Israel ao Sbado) esto ambos relacionadas como uma tradio cultural, uma tradio de base religiosa; a razo pela qual o casamento no poligmico, a razo pela qual um vnculo entre pessoas do mesmo sexo; (exemplo muito importante) o problema da lngua portuguesa e da ortografia da lngua portuguesa. aqui que se depara com a questo de se saber se possvel por um acordo internacional modificar a lngua portuguesa e designadamente a grafia dessa lngua. A constituio est escrita com ortografia do portugus de Portugal na verso anterior ao acordo e a pergunta que se coloca : isto significa que h uma constitucionalizao dessa mesma ortografia por via da Constituio instrumental ou o que integra a Constituio em sentido instrumental o sentido da normas ou a grafia em que estas so expressas? de base consuetudinria a utilizao em Portugal a utilizao de uma determinada grafia para a expresso escrita do portugus falado em Portugal. E nesse sentido, qualquer acordo que venha alterar desconforme com a Constituio, no com a Constituio escrita em sim, mas com a Constituio que resulta desta ideia consuetudinria de vontade de identidade cultural comum subjacente constituio.

Ser que resulta da Constituio esta segunda ideia de democracia ou resultar a primeira? Existem vrios argumentos para justificar que resulta da Constituio, tambm, este segundo modelo de Democracia: O prembulo da Constituio ao falar da justificao do 25 de Abril fala em sentimentos profundos do povo portugus. H aqui um apelo, claramente, a essa abstraco do que sejam os sentimentos profundos do povo portugus, enquanto esprito desse mesmo povo. Ou seja, o prembulo abre logo as portas a esta acepo abstracta de vontade inorgnica da nao. O que so os sentimentos profundos seno a expresso da prpria nao e do esprito do povo. O artigo 225. em matria de autonomia regional. O artigo 225./1 fala em histricas aspiraes autonomistas das populaes insulares. O que so estas histricas aspiraes seno a vontade das respectivas populaes, vontade inorgnica. O artigo 2. fala em pluralismo de expresso. Pluralismo de expresso significa que ento no apenas atravs do voto ou refendo que se apura a expresso do povo uma dela pode ser atravs desta natureza inorgnica. O apelo no artigo 9./c) participao democrtica dos cidados. Esta ideia de vontade da nao tambm um exemplo de participao democrtica dos cidados que no passa nem pelo voto nem pelo refendo. Artigo 78./2/c) quando fala na identidade cultural comum. o 3.4. Juridicidade e princpio do Estado de Direito A juridicidade significa subordinao do Estado ao Direito. Mas subordinao no sentido de no ser apenas o Direito criado pelo Estado mas tambm o Direito que proveniente de fora do Estado vincula o prprio Estado. H aqui o apelo ideia de conscincia jurdica geral como limite vontade e arbitrariedade do poder da qual todos ns, juristas, somos chamados a testemunhar. Gozar o Direito positivo de uma presuno de justia ou de uma presuno de validade? Depende. Depende primeiro do Direito positivo no ter sido at hoje objecto de inconstitucionalidade; depende, em segundo lugar, do Direito positivo ter sido produzido por um poder poltico democrtico; em terceiro lugar, depende do Direito positivo ser ou no um Direito positivo em conformidade com a conscincia jurdica geral. Em princpio sim mas isso no significa que o Direito positivo goze sempre de uma presuno de justia.

O que fazer perante o Direito invlido? Devemos obedecer ou devemos desobedecer? H que diferenciar dois cenrios: uma coisa o problema da obedincia ao Direito invlido pelos particulares, outra, a obedincia ou no ao Direito invlido por parte da administrao pblica, por parte dos funcionrios e agentes da administrao pblica. Como diferenciar? Os particulares tm o poder, o direito, de no pagar impostos que tenham sido invalidamente criados, o artigo 21. da CRP d-lhes um Direito de Resistncia e o artigo 41./6 confere-lhe o Direito Objeco de Conscincia. Relativamente administrao pblica a regra relativamente simples. A administrao pblica deve obedecer ao Direito, mesmo ao Direito invlido, com trs excepes: no deve obedecer s normas injustas no sentido de violadoras da dignidade humana; no deve obedecer s normas que de modo ostensivo violem direitos, liberdades e garantias; no deve obedecer s normas que sejam sancionados previamente pela Constituio com inexistncia jurdica.

Quais so os corolrios (ideias nucleares) do Estado de Direito? (Relacionado com a questo da administrao) I. II. Reversibilidade das decises; A tutela da confiana e a proteco da segurana - Est ligado ao primeiro ponto nos seguintes termos: a alterao legislativa, a reversibilidade, no pode ser feita pondo em causa e a segurana jurdica e a tutela da confiana. Por essa razo que em via de regra no admissvel a retroactividade de normas lesivas; III. Subordinao de todos os rgos do Estado, no exerccio de qualquer funo, aos princpios do artigo 266./2 - esses princpios vinculam todo o poder no exerccio de qualquer funo do Estado; IV. A existncia de uma tutela jurisdicional efectiva - ir a tribunal para controlar a validade dos actos do poder a ltima garantia quando todas as demais garantias falharam. H, todavia, o momento da verdade no Estado de Direito: depois de ir a tribunal, contra decises da administrao, e o tribunal dar razo ao particular. O momento da verdade est em que dando o tribunal razo ao particular a quem compete dar execuo deciso do tribunal prpria administrao pblica. E porqu? Porque a administrao pblica que tem os meios policiais para utilizar a fora e logo garantir o cumprimento das decises judiciais. Mas como que a administrao pblica pode utilizar a fora contra ela prpria? A administrao pode no cumprir as decises dos tribunais e apenas atravs da indemnizao o particular pode obter ressarcimento dos

danos. Isto significa que a administrao goza de um poder incontrolado que em ltimo lugar nos leva a concluir que no h um verdadeiro Estado de Direito. o 3.5. Bem-estar e princpio do Estado Social Este princpio que se liga ideia do "Estado Zorro" ou do "Estado Robim dos Bosques" levanta vrios os problemas: a implementao do bem-estar deve ser reserva do Estado ou pode a iniciativa econmica privada concorrer com Estado? A ideia que pode e isso significa que os destinatrios das normas de bem-estar so apenas o legislador, nem a administrao, nem os tribunais. So tambm os particulares ainda que haja uma especial responsabilidade dos poderes pblicos que faz com que hoje a Constituio esteja, em matria de Estado Social, esteja refm da administrao pblica. 3.6. Mecanismos de garantia do Estado de Direito democrtico O Estado de Direito democrtico garante-se atravs de cinco mecanismos: Fiscalizao da constitucionalidade e da legalidade das normas; Controlo da legalidade da administrao pblica; A responsabilidade civil dos poderes pblicos - quem causa prejuzo est obrigado a indemnizar; Responsabilidade criminal dos titulares dos cargos polticos; Quando tudo est perdido, quando nada funciona, temos o Direito de Resistncia, o Direito de Desobedincia e at a Insurreio (auto-tutela).

Aula 7 (07/03/12)
4 - ESTADO DE SOBERANIA INTERNACIONALIZADA E EUROPEIZADA
4.1. Soberania e independncia nacional 4.2. A internacionalizao da soberania 4.3. A europeizao da soberania

5 - ESTADO UNITRIO E DESCENTRALIZADO


5.1. Unidade e Constituio 5.2. Unidade e descentralizao 5.3. Unidade e interesses gerais da colectividade 5.4. Subsidiariedade, descentralizao e unidade A Constituio proclama, claramente, a natureza soberana do Estado (artigo 1 da CRP), ou seja, o Estado portugus o titular da competncia das competncias. Na

ordem jurdica portuguesa compete ao Estado a definio da estrutura de competncia de todas as demais entidades pblicas, ou seja, todas as demais entidades pblicas s tm os poderes que o Estado lhes conferir. No plano externo, o princpio que vigora o de igualdade entre Estados, ou seja, se, por exemplo, a Unio Europeia evolusse para uma estrutura federal, seria contrrio Constituio portuguesa a transformao de Portugal num Estado Federado dentro da Unio Europeia. Por outro lado, a independncia nacional surge como limite material de reviso constitucional e, nesse sentido, esta independncia surge como garantia da soberania portuguesa. Por outro lado ainda, Portugal no pode luz da Constituio, ter condicionado o exerccio dos seus poderes soberanos (Portugal no pode ser transformado num Estado sob tutela internacional ou num Estado objecto de protectorado internacional). A soberania tem uma multiplicidade de Dimenses: Soberania poltica: compete ao Estado a definio das principais opes polticas; Soberania a nvel territorial: no territrio portugus, o nico que pode exercer poderes de soberania o Estado portugus; Soberania em termos populacionais: s ao Estado portugus compete definir quem portugus (Lei da Nacionalidade); A soberania decisria, a soberania em termos de deciso, pode ser uma soberania legislativa, administrativa, judicial e financeira (que est limitada por Portugal j no poder emitir moeda prpria e pelo Direito da UE). Fontes limitativas da soberania Limitao em termos internacionais: produzidas pela ONU, pelo ius cogens, mas tambm produzida no mbito interno (artigo 8 da CRP tem os termos em que Portugal reconhece o Direito Internacional Pblico, artigo este que limita a soberania do Estado portugus por este estar subordinado ao Direito Internacional); Limitao em termos europeus (UE): nesta limitao existe uma htero-vinculao de base auto-vinculativa, isto , Portugal est vinculado pelo Direito da UE apenas porque ele (Portugal) aceitou integrar na mesma (foi Portugal que quis aderir UE). O artigo 7/5 e 6 da CRP traduz o empenhamento na construo e aprofundamento da UE. O artigo 8/4 diz que o Direito da UE aplicado em Portugal nos termos definidos pelo mesmo, logo, o Direito da UE pode perfeitamente afastar o que est disposto nos nmeros 1, 2 e 3

H, assim, uma desvalorizao da soberania portuguesa. O Estado como sendo um Estado Unitrio, no obstante, de manifestaes descentralizadoras (artigo 6 da CRP) 4 principais manifestaes de descentralizao: 1. Reconhecimento da autonomia regional (autonomia das Regies autnomas da Madeira e dos Aores);
Pode ser visto como factor de descentralizao e como factor de centralizao (carcter bifrontal)

2. Princpio da subsidiariedade (artigo 6 da CRP); 3. Autonomia autrquica, ou seja, autonomia/descentralizao das autarquias locais; 4. Descentralizao na restante administrao pblica (unidade no pluralismo) No obstante esta ideia de unidade no pluralismo, h nas mos do Estado prossecuo dos interesses gerais da colectividade, o Estado tem a seu cargo o prosseguir dos interesses gerais da colectividade.
isto que fundamenta o princpio da unidade

Manifestaes em termos constitucionais da ideia de unidade a cargo do Estado: 1. Existncia de poderes reservados ao Estado (ex.: exercer a funo judicial) 2. Prevalncia do Direito do Estado, ou seja, o Estado, sendo protagonista de interesses gerais da colectividade, pode, em casos de conflito fazer imperar o seu Direito (ex.: o Estado o autor da Constituio); 3. Princpio da suplectividade do Direito do Estado (228/2: na falta de normas produzidas pelo ente infra estadual, h sempre a possibilidade de aplicar o Direito proveniente do Estado sem o prejuzo de este no poder ser afastado no futuro)

SECO 2 IDENTIDADE ESTRUTURAL DA CONSTITUIO 6 - CONSTITUIO COMPROMISSRIA


6.1. A ideia de Constituio compromissria 6.2. Compromissos genticos A Constituio assenta num compromisso entre a legitimidade revolucionria (militares) e a legitimidade civil/democrtica (partidos polticos); compromisso entre projectos de diferentes partidos polticos (ex.: a Assembleia Constituinte eleita em 1975 no era dominada por um nico partido mas por vrios partidos ideologicamente distintos)

6.3. Compromissos normativos A Constituio tem na sua origem um compromisso entre diferentes foras polticas, logo, as suas normas tm de reflectir esse mesmo compromisso (existem dois compromisso normativos, um interno, dentro da prpria Constituio e um externo, relao entre as normas da Constituio e as normas de outros ordenamentos) 6.4. Compromissos aplicativos (est ligado com o compromisso anterior) a regra que todas ou quase todas as normas da Constituio geram conflitos aquando da sua aplicao. Os dois critrios para resoluo destes conflitos so o facto de existir ou no hierarquia entre as normas em conflito (se houver, a norma hierarquicamente superior a que se aplica, se no houver, h que encontrar um espao de operatividade aplicativa para ambas as normas, uma no pode suprimir a outra) 6.5. Compromissos poltico-procedimentais: a projeco futura da natureza compromissria da Constituio a Constituio remete muitas vezes para o futuro a existncia desses compromissos, ou seja, a Constituio no s impe no presente que se faam compromisso entre as normas como, muitas vezes, remete para o futuro esses mesmos conflitos polticos (ex.: s permitindo a reviso constitucional atravs da aprovao de 2/3 dos deputados, aqui, a Constituio est a obrigar que, no futuro, exista um compromisso poltico entre as foras parlamentares)

7 - CONSTITUIO ABERTA
7.1. A ideia de Constituio aberta 7.2. Abertura estrutural A Constituio a Constituio de uma sociedade aberta plural (a abertura da Constituio concretiza-se pelo facto da Constituio no ser um projecto encerrado e de estar sempre aberta a novas solues e por isso que pode ser objecto de reviso); 7.3. Abertura normativa A Constituio reconhece que podem existir outras fontes de solues constitucionais, ou seja, a Constituio tem aqui uma abertura porque admite que outras fontes podem produzir Lei Fundamental (as outras fontes so: a normatividade no oficial; clausulas

de constitucionalizao, normas da Constituio em que a Constituio d fora constitucional a normas de fonte diversa; 7.4. Abertura poltica Constituio uma Constituio de um Estado plural e democrtico, logo, isto significa que a Constituio est aberta alternncia poltica, alternncia de maiorias, liberdade conformadora do legislador (tem um espao de autonomia que no pode ser controlado pelos tribunais), participao poltica dos cidados;

Aula 8 (12/03/12)
7.5. Abertura interpretativa Envolve 2 grandes problemas: Determinao dos interpretes da Constituio: h uma pluralidade de interpretes: politica, legislativa, doutrinal e judicial, ltima garantia. Natureza das normas constitucionais: A Constituio uma Constituio compromissria. As suas normas no conduzem a uma unica interpretao mas sim a uma pluralidade destas. A natureza compromissria dificulta o sentido uniforme da interpretao. Complexidade das normas constitucionais. Constituio encerra um sistema normativo aberto, contm normas que so regras mas tambm normas que so princpios, ou seja, as normas regras conferem uma soluo - ou isto ou aquilo, vg Presidente da Repblica; as normas principios, vg Estado de Direito democrtico, conceito de igualdade, conceito de boa f, admitem uma pluralidade de sentidos concrectizadores. Isto, conduz a problemas de abertura interpretativa. Muitas vezes as normas princpio integram conceitos indeterminados, cuja determinao do contedo no uniforme, no unvoca, no por vezes pacificas, vg o que a inviobaildiade da vida humana?; o que a boa f?; quando que o Governo est a por em causa o regular funcionamento das instituies democrticas? Conclui-se assim que nem sempre as normas do solues claras uma vez que muitas vezes as normas contm princpios e outros contm conceitos indeterminados. Mais, por vezes existem conceitos pressupostos pelo Constituinte, os chamados conceitos prconstitucionais, anteriores Constituio: conceito de norma, conceito de nacionalidade, conceito de Estado, de soberania, de territrio, de casamento, de

acto administrativo, pessoal colectiva. Todos estes conceitos j existiam antes, quem fez a Constituio no os inventou e dessa forma foram recebidos pela Constituio apesar de lhe serem anteriores. No fim significa que a Constituio tambm se abre a uma realidade infra-constitucional. Por outro lado, pode conduzir a que muitas vezes o sentido da normas da constituiao, utilizando conceitos pr-constitucionais, est no Direito ordinrio - o interprete tem que procurar no Direito ordinrio ou na doutrina o entendimento, a luz, para certos conceitos utilizados. H ainda conceitos inversos, a constituiao remete-os para a lei, vg cidadania artigo 4. CRP, a objeco de conscincia e tambm conceitos cientficos, vg mtodo eleitoral D' Hondt. A Constituio tem como propsito transformar a sociedade. Os destinatarios das normas da Constituio que no exequveis por si mesma so em primeiro lugar o legislador, mas em segundo lugar tambm a prpria administrao. 7.7. Limites abertura da Constituio Limites de reviso de Constituio - no pode ser revista sempre, no pode ser revista em todas as matrias, no pode ser revista como se fosse uma lei ordinria. H limites temporais, procedimentais, circunstanciais e limites materiais reviso da Constituio; Fiscalizao da Constitucionalidade - no possvel a Constituio abrir-se a normas formais contrrias prpria Constituio; Clausula Constitucional de Estado de Direito democrtico - limite desde logo fora e ao reconhecimento do Direito da Unio europeia, artigo 8./4 CRP; Limite liberdade de associao de cariz regional, de cariz racista e de cariz fascista; Limite aos atentados e/ou incentivos Constituio - so objecto de responsabilizao no mbito do Direito Penal Poltico.

8 - CONSTITUIO TRANSFIGURADA
8.1. A ideia da Constituio transfigurada A constituio hoje substancialmente dferente da original, de 1976. Pode-se ainda discutir se materialmente ainda estamos perante a mesma Constituio, ou se ocorreu uma verdadeira transio Constitucional. 8.2. Factores de transfigurao

O decurso do tempo, obviamente! Esta transfigurao permitiu verficar que ao lado da Constituio oficial, da normatividade formal, foi surgindo uma normatividade informal, uma Constituio no oficial, vg transio para o socialismo passa a capitalismo; eleio de deputados, hoje em dia eleio para primeiro ministro...

O peso do Estado Novo, a importncia na vivncia da Constituio de 1976 da de 1933. visvel na preponderancia legislativa do governo face ao parlamento; a importancia acrescida do ministro das finanas.

O peso dos partidos poltcos, criaram uma intermediao entre o eleitorado e os eleitos: a regra mais evidente esta: s pode ser candidato a deputado quem faa parte de listas dos partidos polticos, tem o monoplio do acesso assembleia e de alguma modo condicionam as eleies presidenciais.

A integrao europeia fez de Portugal um Estado com uma soberania limitada, europeizada. A integrao europeia veio reformar a Constituio, os preceitos devem-se ler sem prejuizo do direito da Unio Europeia, vg artigo 8./4 - Portugal passou um cheque em branco Unio Europeia.

Alteraes no plano internacional: matria sobre direitos humanos saem do domnio dos Estados e so do domnio da esfera internacional, do Direito Internacional. Como consequncia h uma limitao do domnio reservado dos Estados e ao mesmo tempo um surgir de um Constitucionalismo transnacional, comum a vrios Estados.

8.3. Manifestaes de transfigurao A Constituio Econmica: h uma radical diferena entre o que est escrito (artigos 85. e seguintes) e o que vivido. As eleies parlamentares mudaram de significado, so um processo de escolh do primeiro ministro. Hoje o sistema presidencialismo do 1 ministro Mais valia, peso reforado do governo perante a assembleia. O governo quem mais diplomas produz e quando o governo maioritario: o governo quer, a assembleia aprova. Estado de partidos: Estado onde os partidos politicos tm um peso determinante no seu funcionamento, so agentes e protagonistas da vida politica. Converteu-se em Estado de Partido governamenal, ou seja, o partido que conquista o governo procura, durante o perodo em que exerce o poder monopolizar as nomeaes de cariz poltco. Fala-se assim em Estado Rosa ou Estado Laranja

O governo, atraves da UE consegue negociar la fora o que sendo incompativel com a Constituiao num 2 momento a faz alterar, vg em 1992 foi negociado atravs do tratado de mastricht a criao de uma moeda nco que tinha como consequncia a abolio do escudo e o banco de portugal perder o estatuo de banco emissor. A soluo proconizada l fora era completamente contrria Constituio. Asssim, por impulso do governo a assembleia rev a constituio e mais tarde, com a constituio revista, aprova o tratado. H aqui uma inverso queleva a que a assembleia perda o poder constituinte formal no ambito da uniao europeia.

SECO 3 IDENTIDADE RELACIONAL DA CONSTITUIO 9 - A


IDENTIDADE RELACIONAL DA

CONSTITUIO:

INTRODUO,

10 - A

INFLUNCIA DA HISTRIA CONSTITUCIONAL NA

CONSTITUIO DE 1976, 11. - AS

INFLUNCIAS CONSTITUCIONAIS EXTERNAS NA CONSTITUIO DE 1976

Identidade relacional significa que cada um de ns no apenas identificado com o seu nome prprio, mas tambm por um apelido, pela pertena a uma famlia. A identidade da Constituio faz com que ela pertena a uma famlia, faz com que ela se relacione com outras Constituies. Como que isto se processa? Em primeiro lugar significa que a Constituio portuguesa recebeu influncia de outras Constituies. Mas, significa tambm que a prpria Constituio portuguesa influenciou outras Constituies. Comeando por este segundo aspecto, pode-se dizer o seguinte: h Constituies que so influenciadas pela nossa numa ideia de herana, ou seja, h Constituies que no fundo recebem da nossa Constituio solues tal como a nossa recebeu de outras (portugueses e/ou estrangeiras); h influncia ao nvel do plgio Constitucional, em que uma Constituio copiada por outra, e isso sucede em vrios casos, sobretudo em pases de expresso oficial de lngua portuguesa em que as normas so por inteiro copiadas. Acontece aqui que o mesmo enunciado lingusto na Constituio X e na Constituio Y pode ter uma prtica aplicativa diferente! Podemos assim concluir que h hoje casos que podemos classificar como fazendo parte de uma matriz Constitucional lusfona, de pases de expresso oficial da lngua portuguesa.

Como que se processa a identidade relacional portuguesa? Existem neste sentido 2 tipos de influncia: A influncia que resulta da histria portguesa; A influncia proveniente de textos constitucionais estrangeiros: Influncia alem Influncia francesa Influncia italiana Em 1976, influncia dos pases socialisstas, do leste europeu: influnca da Constituio da Repblica Democrica Alem e da Constituio Jugoslava.

Aula 9 (14/03/12)
CAPTULO II ORGANIZAO DO PODER POLTICO SECO 1 PRINCPIOS FUNDAMENTAIS SUBSECO A PRINCPIOS MATERIAIS DA REGULAO CONSTITUCIONAL DA ORGANIZAO DO PODER
POLTICO

12 - PRINCPIOS DE ORGANIZAO E FUNCIONAMENTO DO PODER POLTICO


12.1. Princpio da separao e interdependncia de poderes A separao e interdependnia de poderes vem consagrada no artigo 111./1 da CRP e traduz-se em que nenhuma autoridade possa concetrar em si o poder correspondente a uma funo do Estado. Mais, significa que no h uma autoridade mas sim uma pluralidade de autoridades. E nessa pluralidade pela quail se distribui o exerccio do poder do Estado. No obstante a pluralidade, h orgos que detem uma predominncia da funes do Estado, vg a Assembleia da Repblica tem uma predominncia da funo legislativa, o Governo tem uma predominncia da funo administrativa e o Tribunais tm uma predominncia da funo jurisdicional. Todavia, a

melhor forma de limitar o poder distrbu-lo (Montesquieu), limitar o poder com o prprio poder. H assim um conjunto de intervenes que fazem com que existe uma sistema de freios e contrapesos, h uma faculdade de impedir e h uma faculdade de estatuir, vg a faculdade de estatuir em matria legislativa est na Assembleia da Repblica e no Governo, a faculdade de impedir est no Presidente da Repblica com o direito de veto ou ao Tribunal Constitucional e Tribunais que podem ajuizar da conformidade do diploma legislativa com a Constituio. A Constituio consagra ainda a interdependncia com a existncia de um poder moderador, recuperado de Benjamin Constant e da figura do Rei da Carta Constitucional de 1826 e que tem trs aplicaes na Constituio: h um poder moderador poltico confiado ao Presidente da Repblica; h um poder moderador da conformidade com a Constituio, que resolve os litgios face interpretao da Constituio confiado ao tribunal Constitucional; h um poder moderador de garantia dos particulares e do Direito confiado ao Provedor de Justia. 12.2. Princpio de equiordenao dos rgos constitucionais Todos os rgos Constitucionais esto o mesmo nivel, no h hierarquia. E no h hierarquia especialmente entre os rgos de soberania, h sim um princpio de igualdade. H todavia limites, excepes a este princpio: prevalncia das decises dos Tribunais, em caso de conflito entre uma deciso de um Tribunal e uma deciso de qualquer outro rgo prevalece sempre a deciso do Tribunal; prevalncia da vontade da Assembleia da Repblica sobre a vontade de Governo, vg as Leis de Bases da Assembleia da Repblica so de acatamento obrigatrio pelo Governo se forem da rea reservada da Assembleia da Repblica; h casos de hierarquia previstos da Constituio: os agentes do Ministrio Pblico so/esto hierarquizados, o rgo de topo do Ministrio Pblico o Procurador Geral da Repblica; as chefias militares esto subordinadas ao Governo e entre as estruturas militares h hierarquia. 12.3. Princpio da pluralidade de vinculaes institucionais: solidariedade, cooperao e respeito institucional Os titulares dos rgos relacionam-se entre si. A que regras est sujeito esse relacionamento? Lealdade, boa f, civismo democrtico entre os titulares. Mas, jurdicamente h 3 tipos de relacionamentos instutcional:

solidariedade (mais exigente) vnculo mais forte, envolve uma ideia de confiana potica, uma ideia de responsabilidade mtua, vg os membros do governo so entre si solidrios como dispe o artigo 189. da CRP. O governo nos termos deste artigo obecede regra "todos por um, um por todos".

cooperao h poderes entrecruzados, cujo o exerccio no depende apenas de um titular, depende de vrios, vg a nomeao do chefe de Estado maior das foras armadas que nomeado pelo Presidente da Repblica aps sugesto do Governo. Cria uma dever de no se criarem conflitos mas no obedece existncia de confiana como na solidariedade

respeito institucional, vg caso dos cornos no admissvel. O respeito institucional o vinculo mais dbil mas nunca se deve esquecer que o respeito institucional vincula sempre, seja a relao de solideraidade seja de cooperaao. O respeito institucional no conhece limites.

Estas vinculaes s o so enquanto o titular esteja no cargo. O respeito institucional bivinculativo. 12.4. Princpio da continuidade dos servios pblicos Poder e satisfao das necessidades colectivas (Estado Social/Estado de bem-estar) no compatvel com a ideia de quebra. O Governo no pra para ir de frias, os Tribunais tem que continuar a exercer a justia... A ideia no fundo que h que garantir a continuidade dos servios pblicos. Esta continuidade tem duas manifestaes: 1. Um membro do governo s cessa as suas funes aquando da tomada de posse do novo titular, ideia de continuidade, de no interrupo; 2. A greve no exerccio dos servios publicos e a existenca de limitaes. Quem exerce o poder politico/titular de rgos de soberania sem exercer essas funes a ttulo profissional nunca pode fazer greve. Neste sentido, apenas os juzes podem fazer. Ainda assim, discutvel se quanto aos juzos prevalece o seu estatuo enquanto membros de um rgo de soberania ou enquanto profissionais. 12.5. Princpio da auto-organizao interna Todos os rgos pblicos tem a faculdade de por via regulamentar organizarem e disporem os respectivos servios na ausncia de normas e carcter legislativo.

12.6. Princpio da responsabilidade Quem exerce o poder tem de prestar contas, tem que dar satisfao da forma como exerceu os poderes. inerente ao principio democratico e limitao do poder. Quais as coordenadas da responsabilidade? Existem 5 tipos de responsabilidade: a politica; a civil; a criminal; a disciplinar; a financeira. todos os titulares do poder, de cargos pblicos, sem excepo, esto afectos a responsabilidade civil (se praticarem actos lesivos tm o dever de indemnizar) e a responsabilidade criminal (se praticarem actos que se traduzam na prtica de crimes respondem penalmente); os titulares de cargos polticos para alm da anterior responsabilidade civil e criminal esto ainda sujeitos a responsabilidade poltica. E o que a responsabilidade poltica? Tem que ver com o princpio democrtico e pode ser de dois tipos: responsabilidade poltica concentrada (tem que ver com o rgo): regulada pela Constituio e efectiva-se perante um rgo, vg responsabilidade do Governo perante a Assembleia da Repblica; responsabilidade dos Ministros perante o Primeiro Ministro; dos Secretrios de Estado perante o respectivo Ministro e o Primeiro Ministro; o responsabilidade politica de natureza meramente institucional: responsabilidade do Primeiro Ministro perante o Presidente da Repblica.
Nota: A diferena reside em que no primeiro caso, uma quebra da confiana poltica pode levar o Primeiro Ministro a demitir um Ministro, por exemplo. J no segundo, ainda que haja uma quebra da confiana poltica o Presidente da Repblica no pode demitir o Primeiro Ministro, este apenas obrigado a prestar-lhe contas.

Como que se manifestam?

responsabilidade politica difusa (perante a opinio pblica): o Presidente da Repblica responsvel em termos difusos perante a opinio pblica, vg declarao acerca da sua penso e reforma que foram altamente censuradas pela opinio pblica.

os funcionrio e agentes pblicos que no so titulares de cargos polticos, so ainda responsveis em termos disciplinares, ou seja, as suas condutas podem ser objecto de sano no mbito da respectiva relao laboral, vg um funcionrio pblico, um juiz pode ser sancionado em termos disciplinares;

todo o titular de cargos pblicos que pratique actos que envolvam dinheiro pblicos passvel de ser objecto de responsabilidade financeira. A responsabilidade financeira tem quer uma natureza punitiva, pode levar a pena de priso, quer uma natureza reintegratria, envolve repor as quantias que foram ilicitamente subtradas ao dinheiro pblico.

Duas regras que limitam a responsabilidade: Os deputados no podem ser responsabilizados pelos actos que pratiquem no exerccio das suas funes, ou seja, tudo o que faam foram do exerccio das suas funes obviamente que podem e devem ser responsabilizados. Os juzes tambm no podem ser responsabilizados pelas suas decises salvo certas excepes legais, vg se o juiz decide de certa maneira para beneficiar/prejudicar algum que seu amigo/inimigo obviamente que est sujeito a ser responsabilizado, no caso concrecto civil, criminalmente e disciplinarmente. 12.7. Princpio maioritrio Apela para a fora da maioria tendo a sua fora na convico da minoria, ou seja, a fora da maioria est nas expectativas da minoria de hoje vir a ser maioria amanh. Mas tambm a fora do princpio maioritrio est na humildade da maioria que nunca pode ter a certeza, num regime democrtico, que vir a ser a maioria de amanh. neste encontro que se alicera o princpio maioritrio. O principio maioritrio tem ainda excepes: h casos em que os rgos colegiais exigem uma dupla maioria, artigos 116./2 e 3, que significa que o rgo colegial para funcionar tem que ter cloro (maioria dos membros do rgo colegial tem que estar presente), maioria simples. H ainda casos de maioria absoluta, aprovao das leis orgnicas, e de maioria de dois teros, lei de reviso constitucional. 12.8. Princpio da imodificabilidade de competncia A competnca s pode ser modificada se uma norma, com valor jurdico igual ou superior, se uma norma o permitir, vg uma norma fixa a competncia da Constituio s pode ser modificada por outra norma constitucional, artigo 110./2 da Constituio.

H todavia casos de flexibilidade das regras de competnca: casos de delegao e substituio, artigo 111./2 da Constituio. 12.9. Princpio da competncia dispositiva Quem tem uma competncia concebida pela Constituio pode ter duas opes: agir e no agir; regular uma matria (competncia dispositiva) ou revogar uma regulao que j existia (competncia revogatria). A competncia dispositiva tem que ver com o exerccio da competncia e tanto pode exercer como no exercer. E, se o fizer tanto pode fazer redisciplinando a matria ou, em alternativa, revogando a anterior disciplina da matria, vg revogao do Cdigo Florestal (13-03-12): revogado o diploma X sendo, por outro disposio, repristinando o diploma de 2009 que tinha sido revogado pelo Cdigo Florestal. Quais os limites competncia dispositiva? H prossupostos que tm que ser respeitados para o exerccio da competncia, vg o Presidente da Repblica pode demitir o Governo mas, para o poder fazer necessrio que o governo esteja a por em causa o regular funcionamento das instituies; o Presidente da Repblica pode nomear um ministro mas para o fazer necessrio uma proposta nesse sentido apresentada pelo Primeiro Ministro. H limites ao poder de recusar a prtica de um acto, h casos em que a Constituio ou a lei obrigam prtica de actos. Existem casos de limitao de revogar actos, situaes de ausncia de competncia revogatria ou a existncia de actos que so por natureza irrevogveis, vg (no primeiro caso) um juiz depois de proferir uma sentena esgota o seu poder decisrio, no pode revogar uma sentena j proferida; (no segundo caso) no possvel revogar a promulgao de um diploma nem a referenda dessa promulgao. Por outro lado, conhecem-se situaes complexas como sejam os actos de graa/os actos de indulto presidencial podem ser revogados, vg (na altura do Natal) o Presidente da Repblica resolveu fazer um indulto parcial de penas: por lapso dos servios foilhe apresentada uma proposta do senhor X e o Presidente da Repblica resolveu indultar a pena do senhor X. Sucedeu que verificando-se, o senhor X na verdade era um foragido, tinha sido condenado mas tinha fugido da priso e era agora objecto de um acto de graa por parte do Presidente da Repblica. Colocou-se o problema de saber se isto era revogvel ou no: para evitar tais situaes adoptou-se uma frmula da qual prossuposto de actos de graa, no exemplo indulto de priso, que

a pessoa tenha cumprido ou esteja a cumprir a respectiva pena. Num outro exemplo um acto de condecorao. 12.10. Princpio do autocontrolo da validade Um rgo pblico quando decide deve controlar se a sua deciso foi vlida ou invlida. Se verificar que aquilo que decidiu o fez de forma invlida, o que deve fazer? Deve revogar? Deve repor a validade? O princpio geral este: se quem decidiu se apercebe depois de ter decidido que afinal no tinha competncia sobre aquela matria deve-se admitir que possa revogar aquilo que anteriormente decidiu, vg se o Governo legisla sobre matria que da competncia da Assembleia sem ter habilitao para o efeito e depois se apercebe que no tinha competncia para legislar o que legislou, deve-se reconhecer que o Governo tm competncia para revogar o acto ferido de incompetncia. Neste sentido, tambm o rgo que viu invadida a sua competncia tem competncia para revogar o acto, vg um DL de 10-03-12 vem disciplinar a organizao e funcionamento do Tribunal Constitucional (reserva absoluta do Parlamento), o Governo tem competncia para hoje, dia 14-03-12, revog-lo atravs de outro DL e ao abrigo do princpio do autocontrolo da validade. Mas, tambm a Assembleia da Repblica o pode fazer ao abrigo do princpio de que no admissvel que o rgo que viu invadido os seus poderes, invalidamente, pudesse ficar privado de os exercer.

Aula 10 (19/03/12)
13 - PRINCPIOS RESPEITANTES AOS TITULARES DO PODER POLTICO
13.1. Princpio da legitimao democrtica Tem o seu fundamento no artigo 108. da Constituio e a propsito do Estado de Direito Democratico um elemento integrante da ideia de pluralismo e democracia. A legitimao democrtica pode ocorrer por duas vias: directa: decorre do sufrgio de forma directa, o prprio eleitorado a manifestarse na escolha, vg eleio do Presidente da Repblica, eleio dos deputados... indirecta: baseia-se num acto de nomeao, vg Ministros, Procurador Geral da Repblica, Provedor da Justia... so cargos designados por um rgo eleito directamente. A meio caminho encontra-se a situao do Primeiro Ministro que objecto de uma legitimao democratica quase directa (aplicada tambm aos Presidentes dos Governos Regionais). Nota: contudo importante no esquecer que o Presidente da Repblica, se

com motivos para tal, pode independentemente do resultado das legislativas escolher o Primeiro Ministro. 13.2. Princpio da renovao Num Estado democrtico, republicano, no existem titulares vitalcios, todos tm um determinado mandato de X anos. Essse mandato permite a renovao do respectivo titular do cargo. A lei e a Constituio podem elas prprias fixar limites a numero de mandatos passiveis de serem sucessivamente renovados, vg o Presidente da Repblica no pode exercer 2 mandatos consecutivos. Nota: pode recanditar-se mais que 2 vezes desde que no o fao consecutivamente, vg o caso de Mrio Soares. Procura-se impedir uma personalizao/eternizao do exerccio do respectivo poder. Ao mesmo tempo visa-se sublinhar uma maior participao dos cidados. Pelo contrrio, existe um caso excepo que se encontra previsto no artigo 142./f) da Constituio. Esta excepao refere-se aos membros do Conselho de Estado, nomeadamente a todos os Presidentes da Repblica que no tenham sido destitudos que se tornam a titulo vitalcio membros do conselho de estado. 13.3. Princpio da fidelidade Constituio Pode extrair-se este princpio do juramento que o Presidente da Repblica faz ao tomar posse. Este dever de fidelidade apenas prprio do Presidente da Repblica ou vincula outros titulares dos cargos pblicos? Este dever de constitucionalidade no apenas vinculativo para o Presidente da Repblica. Todos os titulares de cargos publicos tem um dever de constitucionalidade. Qual o contedo deste dever de fidelidade? No poder um monrquico assumir funes pblicas ainda que perfilhe ideologias diferentes da das Repblica?. O conteudo resultado da fora juridica da Constituio, ou seja, ningum pode atentar contra a Constituio. H assim um dever de no o agir contra mas ao mesmo tempo h tambm um dever de agir a favor, princpio de educar a favor da Constituio, de proteger a Constituio. Todavia, este dever de fidelidade no significa que s possam exercer funes polticas e/ou pblicas pessoas fidelizadas ideologicamente com a Constiuiao: primeiro porque no h uma ideologia que se possa extrair da Constituio mas sim vrias; segundo porque a Constituio a Constituio de um Estado plural, de um Estado democrtico, onde predomina o pluralismo logo nunca podendo isso significar unicidade partidria e dai que nada impea que um monrquico seja titular de um

cargo publico/politico, vg certos Presidentes da Repblica do Estado Novo eram fervorosos monrquicos. 13.4. Princpio da responsabilidade pessoal Quem tem de prestar contas, em termos polticos, disciplinares, criminais e financeiros, o titular do rgo, "senhor A e senhor B", o que tambm possivel ao nvel da responsabilidade civil que se consubstancia no dever de indemnizar. Chama-se tambm ateno para o artigo 22. da Constituio que dispe que quando o poder age e da sua aco resulta prejuzo no apenas ao Estado que comporta o dever de indemnizar pode tambm ter que o fazer o individuo X e Y que tomaram a deciso assim como dispem igualmente os artigos 117./1 e 271./1. 13.5. Princpio da titularidade de situaes funcionais Quem titular de um cargo publico no deixa por isso de ser pessoa, de ter direitos e deveres. Mas, quem exerce um cargo pblico pode ter mais direitos e deveres em funo da actividade que exerce. Este referencial corresponde s situaoes funcionais, situaes jurdicas activas ou passivas que resultam do exerccio de determinadas funes. Esta matria pode-se cruzar com a matria respeitante pluralidade de situaes que os titulares polticos tm, vg gozar o Presidente da Repblica de liberdade de expresso ao escrever um prefcio acerca do trabalho de um anterior Primeiro Ministro? Deve-o fazer enqunto pessoa ou deveria existir um limite face s suas funes, por via da responsabilidade institucional? Pode-se ainda discutir a ps-eficcia relacionada com estas situaes funcionais e h neste aspecto duas regras fundamentas: ningum pode ser beneficiado por ter exercido determinada funo pblica mas tambm ningum pode ser prejudicado por essa mesma razo. Discute-se por fim o problema da renncia s situaes funcionais, vg podem os deputados recusar um bilhete de avio em classe executivo para, pelo mesmo valor, comprar 2 em econmico que d tambm para a mulher? A viatura oficial ser s para uso relativo s funes servir tambm para ir de fim-de-semana? 13.6. Princpio da proibio de acumulao de funes O artigo 269./4 da Constituio consagra um princpio no mbito da funo pblica nos termos do qual ningum pode acumular empregos ou cargos pblicos. No seguimento, o artigo 117./2, tambm da Constituio, impe que a lei crie um regime de proibiao de acumulao de funes. A regra de que quem exerce um cargo

pblico no pode acumular funes pblicas. A excepo regra encontramo-la nos deputados que o podem ser e ser ao mesmo tempo advogados, mdicos, agricultores... 13.7. Princpio da proibio de abandono de funes Todo aquele que exerce um cargo pblico no pode deixar de o fazer a no ser que renuncie ao mesmo cargo. Esta proibio tem um fundamento: o princpio constitucional da continuidade dos servios publicos. Mais, corresponde ainda a um crime - sancionvel criminalmente/penalmente aquele que abandona o cargo. 13.8. Princpio da renunciabilidade ao cargo Ninguem obrigado a exercer funes pblicas contra a sua vontade. Dessa forma, todo os titulares podem renunciar A diferena que ao invs do abondo, onde no h declaraao de vontade, na renunciabilidade h. A Constituio regula a renncia do Presidente da Repblica, a renncia dos deputados, a demissao do Primeiro Ministro e dos restantes membros do governo... H mais uma vez o princpio da continuidade dos servios pblicos. Assim, o titular que renuncia mantem-se em funes at que seja substitudo. uma regra que comporta excepes (como qualquer outra regra, seno seria um dogma), vg o Presidente da Repblica quando renuncia deixa imediatamente o cargo e substituido pelo Presidente da Assembleia da Repblica que no pode renunciar ao exerccio desta competncia a no ser que se demita do cargo de Presidente da Assembleia da Repblica.

SUBSECO B PRINCPIOS SOBRE AS FONTES REGULADORAS DA ORGANIZAO DO PODER POLTICO 14 - PRINCPIOS


POLTICO DA NO EXCLUSIVIDADE DA CONFIGURAO FORMAL DO PODER

O poder politico no se esgota na Constituio, existem mais Fontes de Direito constitucional do que as que resultam da lei formal, da lei da Constituio (1 ideia); nem sempre as fontes do poder poltico resultam de fontes normativas formais, existem fontes normativas informais (2 ideia); nem sempre a regulao do poder poltico feita por normas jurdicas, feita tambm por normas de natureza tcnica, natureza social, natureza moral... (3 ideia)

14.1. O propsito constitucional: o poder poltico formal H claramente um poder poltico que est regulado, que obedece s formas previstas na Constituio. nesse sentido que o artigo 108. da Constituio diz que o poder poltico pertence ao povo e exercido nos termos da Constituio. Fica tambm a nota de que possvel encontrar um outro poder poltico para alm daquele que regulado nos termos da Constituio. Circunscrevendo ao poder poltico que regulado na Constituio deparamo-nos com dois cenrios diferentes: um cenrio de normalidade constitucional e um outro cenrio de excepo constitucional, correspondendo este ltimo ao Estado de stio e ao Estado de emergncia, ambos contemplados no artigo 19. da Constituio. H aqui uma preocupao de constitucionalizar a necessidade constitucional, de trazer para dentro da Constituio as situaes de anormalidade, de excepcionalidade constitucional. 14.2. Contestao terica dos pressupostos constitucionais tradicionais O grande problema do poder poltico formal reside em como disciplinar, como domesticar, o titular supremo do poder poltico, isto , o povo. A questo no fundo saber se possvel aprisionar este titular do poder, este titular da soberania. A Constituio tem um propsito e o propsito por exemplo de limitar os termos de uma reviso constitucional e por isso criou limites materiais a essa mesma reviso. Resta saber se possvel faz-lo...Segundo o regente em termos tericos no possvel uma vez que o povo tem sempre nas suas mos o exerccio de um poder que originrio e que logo no est sujeito aos limites de uma Constituio. A Constituio que esta sujeita aos limites daquilo que o povo, titular ltimo da soberania, entende. No legitimo a uma gerao impor a todas as mais geraes o seu sentido de justo constitucional, ou seja, a Constituio escrita no tem um monoplio, uma omnipotncia, condicionante eterna do verdadeiro titular do poder que o prprio povo. 14.3. Poder poltico informal: manifestaes 14.3.1. Poder constituinte informal um poder originrio e silencioso, que pode reformar, que pode transfigurar uma Constituio e tambm o prprio conceito de inconstitucionalidade. 14.3.2. O poder de exteriorizao informal dos titulares de cargos pblicos Poder que os titulares de cargos pblicos/polticos para mostrar a sua vontade publicamente, vg atravs de entrevistas, atravs de discursos, atravs de prefcios (!!!), atravs de mensagens dirigidas Assembleia... H todavia limites,

so estes: a esfera da competncia; o dever de respeito institucional e segredo de justia ou segredo de Estado. 14.3.3. O "quarto poder": os meios de comunicao social entre a responsabilidade poltica difusa e os riscos para a democracia Os meios de comunicao social, enquanto "quarto poder", levantam duas temticas curiosas: a primeira a de que so eles os grandes protagonistas na responsabilizao poltica do poder; a segunda a de saber quem controla os meios de comunicao social... 14.3.4. O "poder oculto" Poder informal sim, mas um poder de sombra, por detrs dos bastidores, que muitas vezes controla os poderes visveis, vg a pertena de determinados deputados e titulares de cargos pblicos e/ou polticos na Maonaria. Esta questo releva para sociedade portuguesa uma vez que se trata de uma manifestao da temtica do poder oculto dentro do respectivo poder poltico. Deve-se por fim realar a importncia da complementaridade entre o poder formal e o poder informal: muitas das vezes o entendimento das instituies resulta mais do poder informal do que poder formal; no existe uma exclusividade das fontes formais na regulao do poder poltico, vg podero existir fontes informais na regulao do poder. Neste sentido sublinha-se outra matria, a da juridificao de factos que resultam da actividade poltica. H condutas constitucionais que integrando-se no domnio dos factos podem todavia vir a assumir relevncia jurdica, ou seja, nem sempre o mundo dos factos alheio relevncia jurdica. H processos atravs dos quais atravs meros factos (no mbito do domnio poltico) podem ter relevncia jurdica (constitucional). E como que esses factos podem ter essa relevncia constitucional? (Costume) podem ter relevncia constitucional transformando-se em normas jurdicas quando reiterados ou quando ganham convico de obrigatoriedade, ou seja, o mundo dos factos permite estabelecer uma ponte e essa ponte permite construir normas consuetudinrias. E como que uma norma consuetudinria pode ter relevncia em Direito Constitucional? Pode ser uma prtica adoptada sistematicamente e nesse sentido ganhou convico de obrigatoriedade; pode

fundamentar comportamentos, torna previsveis as condutas; pode constituir fonte de invalidade de determinadas solues. Exemplos de costume constitucional conhecem-se, no mbito do Direito portugus, dois tipos de costume constitucional: o costume para alm da Constituio escrita, prater constitutionem - Lisboa ser a Capital do pas no resulta de uma norma da Constituio mas resulta de uma norma consuetudinria e dessa norma resultam ainda normas implcitas, vg a sede dos rgos polticos ter que estar situada na Capital; Domingo enquanto dia de descanso semanal resulta de uma norma de natureza consuetudinria que tem tambm valor constitucional; a existncia de feriados religiosos num Estado laico, demonstrao de uma norma de natureza consuetudinria; o costume contrrio Constituio escrita, contra constitutionem - a centralidade do Primeiro Ministro no resulta da norma da Constituio escrita, resulta da prtica e de entendimento comum que o eixo da vida poltica do pas est centrado no Primeiro Ministro quando a Constituio discutiria se seria o Presidente da Repblica, a Assembleia da Repblica ou o Governo; a proeminncia do Presidente da Cmara Municipal. (Prticas, praxes e usos constitucionais) situaes por vezes reiteradas mas que no tm, ainda, ou que podem nunca vir a ter convico de obrigatoriedade. Todavia so condutas j anteriores e de que alguma forma tornam previsvel determinada deciso, vg normal que o Presidente da Assembleia da Repblica seja escolhido dentro dos deputados do maior partido do parlamento, no h nada que obrigue mas tm sido uma prtica, uma praxa um uso nesse sentido; tm sido uma praxe que no Carnaval exista feriado ou tolerncia de ponto e ai identifica-se a grande diferena: a prtica, a praxe ou o uso pode ser afasta. Mas, se no for afastada expressamente tem valia jurdica; normal que pelo Natal o Presidente da Repblica conceda indultos, no obrigatrio mas trata-se de uma praxe. (Convenes constitucionais) a grande diferena entre esta figura e as figuras j apresentadas reside no facto de nesta existir um compromisso poltico que no unilateral, bilateral (envolve dois ou mais sujeitos). A conveno constitucional cria vinculaes politicas ainda que no crie vinculaes jurdicas, vg o Presidente da Republica quando nomeia o Primeiro Ministro diz-lhe: "o senhor est nomeado, ou vai ser nomeado, mas tem como obrigao: manter a poltica europeia de integrao do pas e/ou respeitar escrupulosamente o acordo celebrado com a Troika; indicar-me para Ministro da Defesa um civil ou um militar... O presidente da

Repblica pode condicionar a actuao do Primeiro Ministro mas f-lo atravs de um condicionamento poltico, ou seja, se o Primeiro Ministro no cumprir o Presidente da Repblica no pode ir para Tribunal pedir uma indemnizao ou que o Primeiro Ministro cumpra uma vez que o acordo uma conveno constitucional de natureza poltica e no de natureza jurdica; um acordo de incidncia parlamentar entre um partido minoritrio e outros partidos do parlamentos; um acordo de coligao entre o partido X e o partido Y.... (Precedentes constitucionais) trata-se de uma conduta que pode ser apenas adoptada uma vez, um comportamento num determinado quadro factual que permite no futuro esperar a apdoo de conduta igual. O precedente uma forma de dar relevncia jurdica a um comportamento de facto que no reiterado e que muito menos tm convico de obrigatoriedade mas que pode vir a ter se passar a ser reiterado! H que realar que o precedente cria sempre uma auto-vinculao, vg um Presidente da Repblica ao escrever o prefcio de um livro de intervenes polticas pblicas criticou um anterior Primeiro Ministro que no se encontra em funes. Amanh, se um outro Presidente da Repblica fizer o mesmo pode-se dizer o seguinte: "No indito, j em 2012 o Presidente Cavaco Silva fez o mesmo em relao ao anterior Primeiro Ministro, Jos Scrates". Estamos assim perante um facto que funciona como um precedente, uma conduta que amanh poder legitimar outro Presidente da Repblica a fazer o mesmo e logo releva a importncia dos precedentes em sede argumentativa "no estou a fazer nada de novo, X ou Y j o fez antes de eu o ter feito...". Distinguem-se dois tipos de precedentes: precedentes provenientes de rgos polticos - O Presidente da Repblica pode nomear como Primeiro Ministro algum que no lder de um partido poltico, vg os governos de iniciativa presidencial; o Presidente da Repblica pode dissolver a Assembleia da Repblica mesmo quando exista uma maioria absoluta, vg maioria do Santana Lopes; o Presidente da Repblica pode recusar o nome do cantado a Primeiro Ministro que uma maioria parlamentar lhe apresenta; (de origem judicial) precedentes provenientes de Tribunais, nomeadamente do Tribunal Constitucional (quer os de natureza processual/adjectiva quer os de natureza substantiva) - os precedentes do Tribunal Constitucional so relevantes na medida em que qualquer pessoa que queira pedir algo em Tribunal pode ter a seu favor o argumento do Tribunal Constitucional j ter decido aquela matria no sentido em que se ir fazer o pedido. Estes

precedentes podem funcionar tambm ao contrrio, quando aquele que pede algo em Tribunal o faz contrariamente a precedentes do Tribunal Constitucional.

15 - PRINCPIO

DA NO EXCLUSIVIDADE DAS FONTES NORMATIVAS FORMAIS NA

REGULAO DO PODER POLTICO

15.1. Enquadramento metodolgico: os pressupostos 15.2. Ordem axiolgica suprapositiva e princpios jurdicos fundamentais Acima da Constituio escrita h uma ordem axiolgica suprapositiva, uma ordem de princpio jurdicos fundamentais que podem determinar a prpria inconstitucionalidade das normas da Constituio formal. o tema da inconstitucionalidade das normas constitucionais. 15.3. Permeabilidade do sistema jurdico factualidade: efectividade e normatividade "no oficial" Ao lado da normatividade oficial pode desenvolver-se uma normatividade no oficial. 15.4. Idem: a juridificao de factos emergentes da actuao constitucional A permeabilidade leva a que se procure atribuir relevncia jurdica ao costume constitucional, s praxes, s prticas, aos usos constitucionais, s convenes constitucionais e aos precedentes constitucionais. 15.5. Idem: a necessidade constitucional no incorporada possvel atribuir relevncia necessidade constitucional que no se encontra presente no artigo 19., ou seja, h casos de urgncia e necessidade que no conduzem formalmente declarao do Estado de stio ou do Estado de emergncia mas na prtica acaba por funcionar como uma situao de necessidade constitucional, vg os ltimos meses tm demonstrado a justificao de certas solues, no mbito financeiro, que normalmente no seriam justificadas em Estado de normalidade constitucional apesar de no ter existido declarao de Estado de stio ou Estado de emergncia. 15.6. Excurso: a normatividade dos fenmenos revolucionrios Na revoluo h um reiniciar da contagem do tempo, h uma nova legitimao das normas, h uma recomear da histria mas com esta particularidade: a histria demonstra que pouco se aprende com a prpria histria.

FIM DA MATRIA PARA O PRIMEIRO TESTE.

Aula 11(21/03/12)
16 - PRINCPIO
DA NO EXCLUSIVIDADE DAS FONTES JURDICO-POLTICAS REGULADORAS DO PODER POLTICO

16.1. Colocao do problema: a normatividade extrajurdica possvel que o poder poltico tenha como fonte reguladora da sua actividade normas de natureza no jurdica. 16.2. Normatividade tcnico-cientfica So diversas: um primeiro exemplo so o as regras matemticas, vg atravs do sistema eleitoral, na converso dos votos em mandatos, no mtodo de Hondt; no clculo do cloro e/ou das maiorias; normas no domnio da contabilidade, vg elaborao do oramento de Estado; normas de natureza econmica e financeira, vg a definio das polticas econmica e financeiras no oramento; normas no mbito da biomedicina, vg o artigo 24. relativamente inviolabilidade da vida coloca-se a questo de quando comea a vida humana, algo que definido no pelos juristas mas pelos especialistas na rea; regras de engenharia, vg para construir uma ponte, ou uma barragem ou quando se fala num ambiente ecologicamente equilibrado... regras de informtica, vg quando se fala em redes informticas no artigo 35.. 16.3. Normatividade moral ou tica A primeira ideia de que as normas morais limitam o poder. O principal limite ao poder est na relevncia da conscincia das normas morais - nem tudo o que lcito moral. A moral, as normas de natureza tica tem um papel insubstituvel. uma constante do Direito Constitucional, da histria constitucional, uma constante tambm hoje, no artigo 29./2 da Declarao Universal dos Direitos do Homem que diz que os direitos fundamentais podem ser limitados pelas justas exigncias da normal; o artigo 266. fala no princpio da justia e boa f; o Cdigo Civil fala na relevncia dos bons costumes; a no objeco de conscincia... A limitao do poder pelas regras da moral decorrer no princpio republicano? A histria permite verificar que existem repblicas mais imorais que certas monarquias, ou seja, no h uma tica republicana mas existe sim um tica constitucional que limita o poder. Essa tica constitucional tem as suas razes na tradio crist, vg prende-se com S. Toms de Aquino, com Santo Agostinho, com Erasmo de Roterdo, com Marslio de Pdua a existncia de uma limitao do poder atravs de regras morais.

Exemplo de regras morais que limitem o poder: no existir nenhuma regras jurdica que proibia que uma pessoa, constituda arguida em processo penal, continue a exercer funes colmatado por a existncia de uma regra tica que diz que quem constitudo arguido durante o exerccio de funes pblica deve imediatamente cessar funes; deve existir uma clara distino entre o que titular do cargo pblico faz enquanto titular e enquanto cidado. Isso, deve ter expresso numa norma que probe a utilizao de viatura oficial enquanto X actua enquanto cidado, vg no caso de ir missa em viatura oficial ainda que a lei o permita o que est mal a lei; A lei probe que se faam nomeaes a familiares. Contudo, X nomeia os sobrinhos de Y e Y nomeia os sobrinhos de X para seus assessores. H aqui violao de uma norma tica, est a ocorrer uma fraude lei; Uma norma de natureza tica determina que quando algum cessa o exerccio de funes polticas deve retomar o lugar que tinha anteriormente sem retirar qualquer vantagem do exerccio de cargo pblico. Concluindo... Da nada serve existirem limites jurdicos seno existir uma conscincia tica! 16.4. Normatividade de trato social: as normas de cortesia constitucional As normas de trato social tm que ver com a facilitao da convivncia e apelam boa educao ao decoro, correco, etiqueta... dos titulares de cargos polticos, vg (num exemplo universitrio) caso do fardo de palha.

SECO 2 ESTRUTURAS CONSTITUCIONAIS DA REPBLICA SUBSECO A RGOS DE SOBERANIA 17 - PRESIDENTE DA REPBLICA


17.1. Definio e caracterizao funcional: o artigo 120. O Presidente da Repblica desde logo um rgo autnomo. Autnomo em relao Assembleia, no depende politicamente da Assembleia; autnomo em relao ao Governo, uma vez que no o Presidente da Repblica no preside, normalmente, ao conselho de ministros. Funes do Presidente da Repblica luz do artigo 120.:

Representa a repblica, o primeiro representante da repblica o nico o rgo de soberania unipessoal, Chefe de Estado e tem uma legitimidade prpria que o permite representar toda a colectividade. No plano interno o Presidente da Repblica deve estar particularmente atento aos anseios da comunidades e nesse sentido exerce uma magistratura de influncia, ou seja, no governa mas pode aconselhar, instigar, advertir, estimular... Esta magistratura de influncia atravs de diligncias informais junto do Primeiro-Ministro, nomeadamente nas conversas semanais pode alertar o Primeiro-Ministro (que no obrigado a seguir mas obrigado a ouvir e obrigado tambm a informar o Presidente da Repblica). Pode ainda utilizar outros modos, vg presidncias abertas, visitas, audincias que concede ou no concede, mensagens Assembleia, poder informal de exteriorizao... Por outro lado o Presidente da Repblica goza tambm de uma certa funo de orientao poltica, ou seja, o Presidente da Repblica no s influencia como tambm pode de algum modo condicionar, pelo seu querer, pela sua orientao poltica as polticas seguidas pelo governo, vg atravs de conveno constitucional o Presidente da Repblica pode condicionar a aco do Primeiro-Ministro dizendo-lhe "eu vou nome-lo mas tem de respeitar X, Y e Z..." ou na escolha que faz dos Ministros o Primeiro-Ministro nunca pode impor ao Presidente da Repblica um nome com que este no concorde. Tambm no plano externo, representando o Estado portugus, envolvendo-se no plano diplomtico, o Presidente da Repblica tem de intervir para vincular internacionalmente o Estado portugus.

O Presidente o garante da Constituio ao nvel da independncia nacional, da unidade do Estado e do regular funcionamento das instituies constitucionais o garante poltico da Constituio, est nele a chave da Constituio e nesse sentido titular de um poder moderador com 3 manifestaes: um poder moderador policial, fiscaliza a actuao do governo e do parlamento; poder moderador arbitral, pode resolver conflito; poder moderador excepcional, em situao de crise o Presidente da Repblica chamado a ter protagonismo.

o Comandante Supremo das Foras Armadas O Presidente da Repblica tem funes protocolares e cerimoniais mas tambm pratica actos ao abrigo de uma competncia prprio, vg nomeaes das respectivas chefias militares. Tem ainda uma poder de se relacionar com as estruturas militares.

Em sntese, o Presidente da Repblica na Constituio Portuguesa simultaneamente protagonista e juiz. Protagonista porque tem poderes polticos de interveno, ou seja, tem um poder de orientao poltica e um poder de interveno decisria relativamente

tambm em termos polticos. Juiz e titular de um poder moderador em relao aos restantes poderes.

Aula 12 (26/03/12)
17.2. Estatuto 17.2.1. Eleio eleito por sufrgio directo e universal. O artigo 122. define que s pode ser candidato cidado portugus de origem e maior de 35 anos. Estes requisitos no se aplicam ao Presidente substituto/interino, nem aos deputados, nem ao Presidente da Assembleia da Repblica. 17.2.2. Mandato Goza de um mandato de 5 anos. Pode-se recandidatar a uma mandatos imediatamente subsequente mas no pode ter 3 mandatos sucessivos, sem prejuzo de ser poder recandidatar mais vezes Presidncia da Repblica. No pode igualmente recandidatar-se o Presidente da Repblica que haja renunciado e duvida-se que um Presidente da Repblica destitudo por condenao pela prtica de crimes no exerccio dessas funes possa vir a ser candidato. Duvida-se porque a Constituio em princpio probe mas existe tambm um princpio constitucional de que no existem penas perptuas e h aqui que conciliar dois princpios da Constituio em conflito. O termo do mantado (5 anos) pode ser antecipado por: renncia ao cargo; ausncia do territrio sem autorizao da Assembleia, vg sada da corte portuguesa para o Brasil no reinado de D. Maria I; morte ou incapacidade fsica permanente do Presidente da Repblica, tem de existir uma interveno do Tribunal Constitucional a certificar a morte ou incapacidade; destituio que no podendo ser por motivos polticos mas por condenao em sede de responsabilidade criminal. 17.2.3. Substituio O Presidente da Repblica substitudo pelo Presidente da Assembleia da Repblica. Este, no tem todos os poderes do Presidente da Repblica, ou seja, tem uma competncia diminuda a dois nveis: h actos que esto excludos da sua competncia (artigo 139./1); h actos que s pode praticar dependo da interveno prvia do Conselho de Estado. diferente a substituio quando h vagatura do cargo das situaes em que o Presidente da Repblica est temporariamente impedido de exercer as suas funes, sem esquecer que h casos

de impedimento temporrio que podem levar vagatura do cargo, vg doena que leve morte. 17.2.4. Responsabilidade criminal A responsabilidade criminal est prevista no artigo 130. e permite diferenciar duas situaes de responsabilidade criminal: os crimes praticados mas estranhos ao exerccios das suas funes, vg matar a sogra; os crimes praticados no exerccio das suas funes, vg traio ptria. No exerccio das suas funes h aqui duas ideias a ter presentes: UM a acusao feita pela Assembleia da Repblica ao invs do Ministrio Pblico e exige uma dupla maioria (no s tem de ser apresentada por 1/5 dos deputados como tem de ser aprovada por 2/3; O presidente acusado deve permanecer no exerccio das funes? O presidente da vspera de ser acusado poder dissolver a assembleia? Independentemente da resposta abre-se uma segunda fase, o julgamento. DOIS o julgamento feito pelo supremo tribunal de justia, s o supremo tem competncia para julgar o presidente da repblica que pode absolver ou condenar o Presidente da Repblica. Se o presidente da repblica for condenado isto determina a perda de mandato no se podendo recandidatar. Suscitam-se aqui vrios problemas: Tem o presidente da republica hiptese de interpor recurso? Pode a assembleia, posteriormente, aprovar uma lei de amnistia que beneficie esse presidente? Poder o presidente destitudo 5 anos passados candidatar-se a presidente da republica (sendo certo que no probe que se candidate a deputado ou a presidente da assembleia da republica) Relativamente aos crimes estranhos, o artigo 130./4 dispe que o Presidente s responde por estes crimes aps o termo do seu mandato e perante os tribunais comuns. Ainda que seja apanhado em flagrante no pode ser objecto de priso preventiva, no pode ser responsabilizado criminal a no ser aps o termo do seu mandato e perante os tribunais portugueses. H aqui uma figura histrica, a da irresponsabilidade do Rei, que se apresenta na irresponsabilidade temporria do Presidente da Repblica. 17.3. Competncia: tipologia dos poderes H, luz da Constituio, trs tipos de competncia do Presidente da Repblica (de alguma forma estranhos de sistematizao da matria): competncia quanto a outros rgos competncia para a prtica de actos prprios; competncia nas relaes internacionais.

Na opinio do regente este no se apresenta como um critrio cientfico de sistematizao do poderes e logo sugere um critrio que atende maior ou menor liberdade de exerccio da competncia por parte do Presidente da Repblica, isto , uma maior ou menor margem de autonomia decisria do Presidente da Repblica. Neste sentido, possvel encontrar trs tipos de competncia: competncia de exerccio vinculado, actos de participao/emanao obrigatria que sos actos de contedo vinculado, Presidente no tem margem decisria, vg a obrigatoriedade do Presidente em promulgar a lei de reviso constitucional; o pronncio da inconstitucionalidade em sede preventiva pelo Tribunal Constitucional obriga o Presidente da Repblica a utilizar o veto jurdico, tambm designado veto por inconstitucionalidade; perante uma proposta de Refendo o Presidente da Repblica est obrigado a desencadear a fiscalizao preventiva da constitucionalidade. competncia de exerccio condicionado, o Presidente da Repblica tem alguma margem mas poder estar dependente de: o uma autorizao do parlamento, vg declarao de guerra ou feitura da paz; o uma proposta, vg nomeao dos ministros; o uma circunstncia de facto, vg na nomeao do Primeiro-Ministro o Presidente deve considerar os resultados eleitorais, ou, na demisso do Governo deve considerar se o Governo est a por em causa o regular funcionamento das instituies democrticas; o uma referenda ministerial, vg o Presidente pode decidir mas o seu acto tem de contar com uma contra-assinatura do Primeiro-Ministro. competncia de exerccio livre (dentro do quadro Constitucional), o Presidente no depende de outro rgo, vg a convocao e presidncia do Conselho de Estado; dirigir mensagens Assembleia da Repblica; pronunciar-se, no mbito do poder de exteriorizao, sobre uma emergncia grave para a vida da repblica; vetar politicamente um diploma; escolher entre promulgar, vetar politicamente ou pedir a fiscalizao preventiva da constitucional ao Tribunal Constitucional; o poder de renunciar. O Presidente da Repblica tem ainda competncias administrativas internas sobre os servios da presidncia da Repblica.

Aula 13 (28/03/12)
17.4. Idem: promulgao e veto Quando recebe um diploma da Assembleia da Repblica para ser promulgado como Lei, ou, um diploma do Governo para ser promulgado como Decreto-Lei, o Presidente da Repblica tem sempre trs hipteses: pode promulgar e nesse momento encerra o assunto. pode vetar (politicamente) e devolver para o rgo que aprovou o respectivo diploma. Se o diploma for proveniente do Governo, este no pode ultrapassar o veto poltico do Presidente da Repblica que relativamente aos diplomas do Governo absoluto; se o diploma for proveniente da Assembleia o veto sempre suspensivo uma vez que a Assembleia da Repblica pode sempre confirmar o diploma e nesse sentido o Presidente da Repblica obrigado a promulgar. Contudo, pode tambm modificar o diploma apenas no ponto em que o Presidente discorda e nesse sentido vai ao encontro da vontade do Presidente ou pode ainda deixar cair o diploma, nem modifica, nem confirma e logo prevalece atravs da omisso do Parlamento a vontade do Presidente. A regra geral de que basta a Assembleia aprovar por maioria simples para que o Presidente seja obrigado a promulgar depois de ter vetado, artigo 136./2. A excepo est prevista no artigo 136./3, casos em que a lei impe maiorias de 2/3. pode ter dvidas se o diploma ou no conforme com a Constituio e nesse sentido pergunta ao Tribunal Constitucional se o diploma , ou no , vlido luz da Constituio. Por um lado o Tribunal Constitucional no se pronuncia pela inconstitucionalidade e logo no d razo ao Presidente da Repblica. Neste caso o Presidente ainda pode exercer o veto poltico. Por outro lado o Tribunal Constitucional pronuncia-se pela inconstitucionalidade e logo o Presidente da Repblica obrigado a vetar, sendo este um veto jurdico/veto por inconstitucionalidade. O Presidente envia em seguida o diploma para o rgo que aprovou: se o rgo for o Governo o veto mais uma vez absoluto; se for a Assembleia a Constituio consagra uma soluo "bizarra", artigo 279., a Assembleia pode confirmar o diploma por maioria de 2/3 (o que at hoje nunca aconteceu) e o Presidente pode (no obrigado a) promulgar. Pode, e no obrigado, porque o garante da Constituio. Se o fizer a lei no se torna constitucional e, nesse sentido, no dia seguinte publicao, qualquer tribunal pode e deve recusar a aplicao daquela Lei.

Nota: do Tribunal Constitucional s saem certezas negativas, s se declara a inconstitucionalidade de um diploma. 17.5. Estatutos "presidenciais" especiais Situao de Presidente eleito: aquele que tendo recebido a legitimidade do voto ainda no tomou posse. Durante esse perodo existem dois Presidentes: o em exerccio de funes e o eleito. Deve existir neste caso um dever de cooperao do antigo Presidente relativamente ao novo. Por outro lado, o novo Presidente deve ter um dever de conteno pblica nas respectivas apreciaes que faz, j no um qualquer cidado. E se o Presidente eleito morrer antes de tomar posse? (sucedeu no Brasil) O princpio deve ser de que o antigo Presidente continue em funes, salvo se o Presidente eleito acabou de ser reeleito e nesse sentido procede-se substituio do Presidente pelo Presidente da Assembleia da Repblica. Situao do Presidente interino: aquele que substitui nas ausncias, impedimentos, nos casos de vagatura o Presidente da Repblica. Tem uma competncia diminuda, casos em que no pode exercer, artigo 139./1 e casos em que pode exercer mediante prvia interveno do Conselho de Estado, artigo 139./2. Situao do Presidente substitudo: aquele que exerce normalmente o cargo, que est impedido, est doente, foi ou est a ser objecto de um processo criminal... Este presidente v limitados parte dos seu poderes ainda que mantenha as regalias e benefcios. Situao do Ex-Presidentes: todos, fora os destitudos, so por inerncia membros do Conselho de Estado. Por outro lado, esto vinculados a um ps-eficcia de um dever de conteno, de um dever de respeito institucional.

18 - ASSEMBLEIA DA REPBLICA
18.1. Caracterizao Referida na Constituio no artigo 110./1 rgo representativo de todos os portugueses. Apresenta as seguintes particularidades: rgo colegial que representa toda a colectividade, com a particularidade de cada deputado representar a totalidade da colectividade e no o seu crculo eleitoral. Pela Constituio lhe conferida a ttulo principal funes de fiscalizao poltica (de controlo e impulso) e rgo legislativo Princpios:

Princpio do unicameralismo: rgo unicameral, proveniente da Constituio de 1933 e ainda da Constituio de 1822 (todas as outras foram constituies bicamerais) Princpio da flexibilidade configurativa do modelo da Assembleia da Repblica: o artigo 148. diz-nos que a Assembleia da Repblica tem um mnimo de 180 e um mximo de 230 deputados, no h um nmero fixo, h flexibilidade; a Constituio permite que por via da lei ordinria possa existir uma conjugao, nos termos do artigo 149., entre crculos nacionais e crculos locais (hoje h apenas crculos de dimenso distrital).

Princpio da auto-organizao interna: a Assembleia da Repblica tem competncia para definir a sua prpria organizao atravs do Regimento da Assembleia da Repblica, aprovado sobre a frmula de resoluo, e a resoluo no a aprovada pelo Presidente da Repblica.

Princpio da dependncia poltica relativamente ao Presidente da Repblica: o Presidente pode livremente dissolver a Assembleia, tendo apenas alguns limites: no pode dissolver a Assembleia nos ltimos 6 meses no seu mantado; no pode dissolver a Assembleia nos primeiros 6 meses aps a eleio da Assembleia. Para dissolver, tem fazer consultas prvias e tem que ouvir o Conselho de Estado. A Assembleia nunca pode demitir o Presidente. Por outro lado, o Presidente pode convocar a ttulo extraordinrio a Assembleia; pode enviar mensagens Assembleia; intervir a ttulo legislativo atravs do veto...

Princpio da permeabilidade da Assembleia instrumentalizao governamental: se o Governo tivera maioria controlo a vontade poltica da Assembleia - o Governo quer, a Assembleia aprova, o Governo no quer, a Assembleia no aprova.

Princpio da complexidade da organizao interna: os deputados esto organizados em grupos parlamentares; a Assembleia tem um conjunto de servios que permitem os seu funcionamento: o Plenrio, o Presidente da Assembleia, a Mesa da Assembleia; as Comisses Parlamentares (dentro destas a Comisso Permanente) e ainda estruturas meramente administrativas, vg a Biblioteca da Assembleia, a Auditoria da Assembleia... A Assembleia no apenas composta pelo plenrio.

Princpio da permanncia de funcionamento: a Assembleia um rgo permanente. Apesar disso, h ferias parlamentares e, apesar disso, a Assembleia pode ser tambm dissolvido (o mantado de cada deputado s termina quando os deputados da nova assembleia eleita tomarem posse). Todavia, a Assembleia tem sempre uma Comisso Parlamentar Permanente.

Princpio da imunidade da sede parlamentear: a Sede do Parlamento no pode ser objecto de invaso ou perturbao do exerccio dos respectivos trabalhos, vg s possvel a polcia entrar no Parlamento com o consentimento do respectivo Parlamento.

Frias da Pscoa

Aula 14 (16/04/12)
18.2. Os deputados 18.3. Organizao interna 18.4. Funcionamento Os pontos 18.2, 18.3 e 18.4 no foram leccionados. 18.5. Competncia Para alm da competncia na sua vertente externa, relativa sua organizao e funcionamento, a Assembleia da Repblica tem ainda mais dois tipos de competncia: competncia de fiscalizao poltica atravs da qual a Assembleia controla a legalidade mas tambm a oportunidade e convenincia das medidas do Governo e da Administrao Pblica. Qual o objecto da fiscalizao da Assembleia da Repblica? A Assembleia tanto pode exercer uma competncia de fiscalizao sobre actos polticos, sobre actos da administrao, como pode exercer uma competncia de fiscalizao poltica de actos legislativos do Governo e at, numa determinada situao de actos legislativos das regies autnomas, quando a Assembleia confere uma lei de autorizao legislativa a uma Regio Autnoma, artigo 227./3. Nota: A Assembleia no se limite a controlar a actuao do Governo pode controlar a actuao de outras estruturas pblicas. Instrumentos de fiscalizao da Assembleia da Repblica? Inquritos parlamentares; criao de comisses parlamentares; perguntas ao Governo; testemunhos de pessoas. A Assembleia pode atravs da fiscalizao desencadear vrias actuaes: 1. Moo de censura ao governo; 2. Recomendaes ao Governo ou s estruturas da administrao; 3. Fiscalizao da constitucionalidade; 4. Apurada matria de natureza criminal pode solicitar ao ministrio pblico que desencadeie um processo-crime; 5. Pode determinar a cessao ou suspenso de vigncia de Decretos-Leis, nos termos do artigo 169.. Naturalmente, a Assembleia obedece sempre a um paradoxo. Quando o Governo maioritrio e logo seria mais importante a fiscalizao, acontece que

"o Governo quer, a maioria aprova", ou, "o Governo no quer, a maioria rejeita". competncia normativa/legislativa (a expresses so sinnimas porque a Assembleia da Repblica s pode fazer leis, vg no pode fazer regulamentos excepto o seu regimento) onde possvel elencar trs tipos de competncia: Competncia de reserva absoluta: s a Assembleia pode, nica e exclusivamente, legislar sob pena de inconstitucionalidade orgnica As matrias da reserva absoluta da Assembleia so reguladas no artigo 164., mas tambm nos artigos 161./a, b, d, e, f, g, h, no artigo 293. e ainda na lei orgnica e na lei simples, artigo 166./3. Competncia de reserva relativa: em princpio essas matrias so da competncia da Assembleia da Repblica pode, por via de autorizao legislativa, permitir que outro rgo legisle sobre (todas) essas matrias, nomeadamente o Governo So da reserva relativa, apenas e s, as matrias do artigo 165.. Num caso peculiar, o artigo 227./1 elenca ainda as situaes em que uma Regio Autnoma poder legislar relativamente a algumas matrias da reserva relativa da Assembleia da Repblica. A lei de autorizao legislativa condiciona sempre os termos nos quais o outro rgo vai intervir em termos legislativos, ou seja, a lei de autorizao legislativa no se limita a definir a matria, no se limita a definir o tempo dessa autorizao, define tambm o sentido e a extenso do modo pelo qual o rgo autorizado ir exercer a respectiva competncia. Justifica-se assim que a lei de autorizao legislativa d lugar ao Decreto-Lei autorizado, acto legislativo feito pelo governo que precede implementao da lei de autorizao legislativa, qual est subordinado. Competncia concorrencial: matrias nas quais tanto competente a Assembleia da Repblica quanto competente o Governo. As matrias da competncia concorrencial vm identificadas no artigo 161./c) o primeiro limite para as matrias da competncia da Assembleia, "salvo as matrias da competncia do Governo". H ainda outro limite, resultando este da interpretao sistemtica da Constituio, "A Assembleia pode legislar sobre todas as matrias salvo as reservadas ao Governo e as reservadas s Regies Autnomas, artigo 227./1".

Assim, tudo aquilo que esta fora da reserva absoluta e relativa da Assembleia da Repblica, tudo aquilo que est fora da reserva do Governo, designada rea concorrencial. A rea concorrencial a regra no Direito portugus.

19 - GOVERNO
19.1. Caracterizao O Governo , em primeiro lugar, na sequncia da Constituio de 1933, um rgo de soberania autnomo. Autnomo do Presidente da Repblica mas tambm autnomo do Parlamento. Contudo, ainda que o Governo tenha autonomia jurdica, tem dependncias polticas: Da Assembleia da Repblica: Durante toda a sua vida o Governo est politicamente dependente da Assembleia da Repblica. Se esta demonstrar desconfiana poltica o Governo est demitido. Todavia, o Governo no necessita da confiana poltica da Assembleia da Repblica, no pode ter a maioria da Assembleia contra si, no necessita de um voto de confiana expresso, no pode ter um voto de desconfiana. este o motivo da racionalizao do Parlamento portugus. E, na dvida, o sistema portugus permite Governos minoritrios. Do Presidente da Repblica: Durante o seu nascimento, a sua gnese, o Governo depende do Presidente da Repblica para a nomeao do Primeiro-Ministro. Neste momento singular o Governo precisa da confiana poltica do Presidente da Repblica, o que no tem de ser de verificao obrigatria durante o resto da sua "vida". O Governo tem duas funes exclusivas, artigo 182.: o nico rgo a quem compete a conduo da poltica geral, quer interna, quer externa do pas. O Governo o rgo superior da administrao pblica. O Governo na definio da poltica geral e da poltica de conduo do pais est em muito dependente do programa do Governo e, este programa est dependente do programa poltico do partidos que apoiam o Governo. Sem esquecer que possvel, luz da Constituio, a existncia de Governos independentes, que no estejam directamente dependentes de um ou vrios partidos polticos. E isto possvel em dois sentidos: no estando os Ministros todos afectos a um ou vrios partidos polticos, caso portugus; no estando o Primeiro-Ministro afecto a um partido poltico, caso grego e italiano. Este ltimo caso no normal mas possvel e j aconteceu em Portugal nos Governos de iniciativa Presidencial. Contudo, s possvel que tal acontea se a maioria

da Assembleia no for contra uma vez que s os partidos polticos tm o monoplio na apresentao de candidaturas. Tripla responsabilidade poltica do Governo sempre politicamente responsvel perante a Assembleia; O Primeiro-Ministro responsvel em termos institucionais perante o Presidente da Repblica. O Governo responsvel em termos de responsabilidade poltica difusa prante a opinio pblica. Princpios Gerais Princpio da complexidade da organizao e do funcionamento interno do Governo O Governo tanto funciona em termos individuais, o Primeiro-Ministro, o Ministro, o Secretrio de Estado, como pode funcionar em termos colegiais atravs do Conselho de Ministros que tanto pode ser geral, como especializado, vg Conselho de Ministros especializado para a rea econmica, ou, Conselho de Ministros especializado para rea da segurana interna... Princpio da solidariedade, o princpio dos Mosqueteiros "um por todos, todos por um" H luz da Constituio, do artigo 189., h um princpio de unidade decorrente da ideia de solidariedade. Os membros do Governo so todos solidrios com as medidas adoptadas pelo Conselho de Ministros e as medidas prometidas no programa de Governo. Princpio de unidade poltica traduzido na pessoa do Primeiro-Ministro ao Primeiro-Ministro que compete a direco poltica do Governo. Sem prejuzo da Constituio tambm abrir a porta figura do Conselho de Ministros nos termos 200./1/a). Como que se articula a definio da poltica do Governo pelo Primeiro-Ministro ou pelo Conselho de Ministros? Articula-se com base em duas ideias: se o Governo constitudo por um nico partido maior o protagonismo do primeiro-ministro na definio da linha poltica do Governo, "o Primeiro-Ministro quer, o Governo obedece e o Parlamento segue (porque o Primeiro-Ministro tambm o lder da maioria parlamentar)"; se for um Governo de coligao o peso do Primeiro-Ministro partilhado com o lder ou os lderes dos outros partidos.

19.2. Composio e formao A Constituio impe categorias obrigatrias no Governo e permite a existncia de categorias facultativas, ou seja, obrigatria no mbito do Governo a existncia de um Primeiro-Ministro, a existncia de Ministros e a existncia de um Secretrio de Estado. Todavia, a Constituio permite que cada Governo possa ter nesta base ainda uma configurao diferente, ou seja, a Constituio permite que existe, ou no, a figura do Vice(s)-Primeiro(s)-Ministro(s) e possvel a existncia de Subsecretrios de Estado. Isto significa que a Constituio confere ao Primeiro-Ministro flexibilidade na fixao da estrutura interna do Governo. Por outro lado, o Governo tem esta natureza complexa j que tanto pode funcionar em termos individuais como pode funcionar em termos colegiais. Nomeao dos membros do Governo Primeiro-Ministro: o Primeiro-Ministro , em primeiro lugar, designado pelo Presidente da Repblica. ao Presidente da Repblica a quem compete a escolha do Primeiro e, colocam-se aqui questes em torno da amplitude da competncia do Presidente da Repblica. margem das regras escritas h duas regras: (primeira) a margem de liberdade de escolha de Primeiro-Ministro mais reduzida se existir uma maioria parlamentar; (segunda) a margem de liberdade de escolha do Primeiro-Ministro mais ampla seno h uma maioria parlamentar. Concluindo, no h uma modelo rgido quanto margem de liberdade de escolha do Primeiro-ministro, pode ser mais ou menos amplo. Contudo, existem regras/limites constitucionais que se impem ao Presidente da Repblica: artigo 187:, o Presidente da Repblica ao nomear o PrimeiroMinistro tem de ouvir os partidos representados no Parlamento e, tem de ter tambm em considerao, os resultados eleitorais para a Assembleia da Repblica; O Primeiro-Ministro pode ser indigitado, ou seja, antes de nomear o Primeiro-Ministro, pode o Presidente da Repblica convidar uma personalidade a qual encarrega de uma de duas coisas: seno h uma maioria no parlamento encarrega essa pessoa te tentar essa maioria, esse suporte partidrio para sustentar o Governo; caso exista essa maioria, essa fica encarregue de procurar constituir Governo e ao mesmo tempo adiantar a formao do programa de Governo e porqu? Porque a Constituio impe que aps a nomeao do Primeiro-Ministro este tenha, e o seu Governo, o prazo de 10 ideias para apresentar o programa ao Parlamento. Sendo esse prazo relativamente curto, a indigitao de certo modo amplia-o, ou seja, caso a pessoa indigitada tenha xito/consiga formar Governo, segue-se a nomeao do Primeiro-Ministro. Pode o Presidente da Repblica ter alguma margem na conduo poltica do Governo? Sim:

Por um lado j vimos que tem alguma margem, maior ou menor) ao nvel da escolha do Primeiro-Ministro; Pode condicionar a nomeao do Primeiro-Ministro, vg impor-lhe o respeito das obrigao resultantes do pacto com a Troika; impor o comportamento srio das obrigaes de Portugal no mbito da Unio Europeia e, neste sido o PrimeiroMinistro est condicionado a esta conveno constitucional que, no sendo comprida no implica uma responsibilizao criminal do Primeiro-Ministro, isto, passa-se no mbito do relacionamento poltico.

Pode ainda condicionar a configurao do Governo, competncia do PrimeiroMinistro, como tambm o perfil dos membros do Governo, designadamente os Ministros.

Ministros: So nomeados pelo Presidente da Repblica sob proposta do Primeiro-Ministro, um ptimo exemplo de poderes entrecruzados - nem um Presidente da Repblica pode nomear quem o Primeiro-Ministro no sugerir, nem o Primeiro-ministro pode ver nomeado quem o Presidente no queira. tambm exemplo da influncia do Presidente na configurao do Governo e perfil dos seus membros. Essa influncia superior quando o Governo minoritrio e, ainda mais superior, quando o Governo de iniciativa presidencial. 19.3. Funcionamento As funes do Governo iniciam-se com a tomada de posse. A tomada de posse, tem a particularidade de no s dar incio ao exerccio de funes dos novos membros do Governo como determina, nesse momento, a cesso da funes do anterior Governo e seus membros, ou seja, nunca h um hiato, nunca h um vazio de poder. Por outro lado, como que se processa a responsabilidade poltica dos membros do Governo? O Governo responsvel politicamente perante o parlamento e, essa responsabilidade colegial. Assim, pode efectivada atravs de trs figuras diferentes: atravs da apresentao do programa de Governo, aquilo que vai fazer, as linhas de actuao futura. Nesse sentido, o Parlamento emite um juzo sobre se d carta branca, se d carta verde ou se pelo contrrio d carta vermelha ao Governo. H desde logo uma responsabilidade poltica do Governo no por aquilo que j fez mas por aquilo que promete vir a fazer. E, pode acontecer que o programa seja rejeitado pelo Parlamento. Se o programa rejeitado pelo Parlamento o Governo

est imediatamente demitido. Mas, no h obrigatoriedade da discusso do programa de Governo terminar com uma votao e nesse sentido racionaliza o parlamentarismo uma vez que no necessria uma maioria absoluta, ou sequer um voto de uma maioria simples, para que o Governo entre em funes. O programa de Governo a expresso de uma auto-vinculao do Governo mas tambm, perante o parlamento, de uma hetero-vinculao: o Governo assume compromisso perante o Parlamento de fazer isto ou de fazer aquilo. A violao do programa no gera invalidade dos actos ainda que possa gerar uma incoerncia poltica da actuao do Governo, que prometeu A e faz B. O Programa Governo tambm fonte da solidariedade intragovernamental. Mais, o programa de Governo define as grande linhas da actuao do Governo e levanta problemas interessantes: possvel modificar ou no o programa de Governo durante a vida do mesmo Governo?; Existindo remodelao governamental, os novos membros do Governo esto vinculados a um programa que eles no subscreveram datam em que ele foi elaborado ou a nomeao de novos membros do Governo significa a sua adeso ao programa de Governo? Qual a relevncia da alterao de circunstncias na implementao, ou no, de linhas programticas? apresentao de uma moo de confiana, acto da iniciativa do Governo atravs do qual o Governo quer ver se o Parlamento o aprova, se lhe concede ou no essa confiana: se o Parlamento aprovar a mono de confiana o Governo mantem-se em funes; se o Parlamento rejeitar a mono de confiana o Governo est demitido. apresentao de um moo de censura, acto de iniciativa do Parlamento atravs do qual o Parlamento censura, ou no, o Governo: se a moo aprovada o Governo est demitido; se a moo for rejeitada o Governo mantem-se em funes. Nota: no h moes de censura individuais contra o Ministro X ou Y. Responsabilidade do Primeiro-Ministro perante o Presidente da Repblica O Primeiro-Ministro responsvel em termos institucionais perante o Presidente da Repblica, ou seja, est obrigado a informar o Presidente da Repblica e a ouvir o Presidente da Repblica. Mas, o Presidente da Repblica no pode demitir o PrimeiroMinistro por divergncias polticas a no ser que o Governo esteja a colocar em causa o regular funcionamento das instituies.

Responsabilidade dos Ministros Os Ministros so responsveis politicamente perante o Primeiro-Ministro. S o PrimeiroMinistro todavia responsvel perante o Presidente da Repblica. Assim, a regra deve ser esta: o Presidente s pode chamar a si um Ministro para pedir esclarecimentos depois de previamente ter ouvido o Primeiro-Ministro. O Presidente no pode passar "por cima" do Primeiro-Ministro j que o Ministro responsvel apenas e s perante o Primeiro-Ministro. A matria respeitante competncia dos membros do Governo vem prevista no artigo 201. da Constituio. Amplitude dos poderes do Governo Nos termos do artigo 186./5, normalmente cada Governo tem dois perodos de vida: o perodo em que Governo de gesto e o perodo em que Governo em plenitude de funes. A diferena que um Governo de gesto est limitado nos actos que pode praticar, s pode praticar os actos, administrativos ou legislativos, estritamente necessrio para assegurar a gesto dos negcios pblicos. Quando que temos um Governo de gesto? O Governo de gesto antes do seu programa ser apreciado pela Assembleia da Repblica e, tambm Governo de gesto aps a sua demisso, at que venha a ser substitudo pela tomada de posse de um novo Governo. Quando que um Governo Governo em plenitude de funes? O Governo diz-se em plenitude de funes a partir da apreciao parlamentar do seu programa at ao momento da sua demisso e h casos em que o Governo sempre Governo de gesto, vg quando o programa reprovado; quando uma mono de censura aprovada ou quando uma mono de confiana rejeitada.

Aula 15 (18/04/12)
19.4. Competncia A Constituio atribui trs tipos de competncia ao Governo: Competncia poltica, artigo 197.; Competncia legislativa, artigo 198.; que se reparte em 3 ncleos: Competncia legislativa reservada, exclusiva, tal como a Assembleia da Repblica, qual se refere o artigo 198./2. Em matria de organizao e funcionamento o Governo, s ele, competente. aquilo que se chama a lei orgnica do Governo, ou, por vezes as leis orgnicas dos Ministrios. Se Assembleia legislar sobre as matrias do artigo 198./2 essa lei padecer de inconstitucionalidade orgnica. O veto poltico do Presidente em matrias do

supracitado artigo no absoluto, absolutssimo! Se o Presidente vetar, o Governo nunca pode, nestas matrias, transformar o antigo Decreto-Lei, vetado, em proposta de lei a apresentar no Parlamento. Competncia legislativa autorizada, matria referente ao artigo 198./1/b), a Assembleia da Repblica pode conceder autorizaes legislativas ao Governo. Quando as concede o Governo adquire uma competncia legislativa autorizada. De algum modo, o artigo 198./1/b) a outra face do artigo 165. da Constituio, que trata da reserva relativa da Assembleia da Repblica. Competncia legislativa concorrencial, o Governo pode fazer Decretos-Leis sobre todas as matrias excepto as reservadas pela Constituio Assembleia da Repblica, ou, as reservadas pela Constituio s Assembleias Legislativas das Regies Autnomas, artigo 198./1/a). Este artigo, o outro lado do artigo 161./a). Fica por esclarecer um mistrio, o artigo 198./1/c). A alnea c) confere ao Governo competncia para desenvolver leis de bases. E, o mistrio este: ser que estamos perante uma competncia concorrencial com a Assembleia? Ou, ser que estamos perante um competncia reservada do Governo? Se fosse uma competncia concorrencial no faria sentido a alnea c) porque o Governo j seria competente ao abrigo da alnea a). Assim, conclui-se logo que a alnea c) diz qualquer coisa mais do que conferir competncia concorrencial ao Governo para desenvolver leis de bases. "Ficar por determinar, em cenas dos prximas captulos, o significado desta alnea c). Veremos isso quando determinarmos os diversos actos legislativos." Competncia administrativa, artigo 199. residual, ou seja, pertence ao Governo tudo aquilo que no pertence s outras estruturas decisrias. 19.5. Estatutos especiais do Governo Eu acho que neste especfico ponto no foram abordados os estatutos especiais mas, noutros pontos, tem isto tratado. aquela questo do Governo de gesto e coisas parecidas se bem me lembro.

21 - PRINCPIOS DO SISTEMA DE GOVERNO


21.1. Explicao prvia 21.2. Princpio do pluralismo orgnico-funcional: o equilbrio do tringulo poltico H verdadeiramente um equilbrio, um pluralismo, de vrios rgos que determina verdadeiramente o equilbrio entre estes 3 rgos: Presidente, Assembleia e Governo. A explicao tradicional deste equilbrio a existncia de um sistema de Governo semipresidencial. Na opinio do regente no existe caracterstica autnoma do semipresidencialismo e, verdadeiramente, aquilo que se tem um sistema parlamentar racionalizado. Um sistema parlamentar racionalizado que se pode dizer ter tido duas vertentes: antes de 1982, porque o Presidente da Repblica podia demitir livremente o Primeiro-Ministro e logo tnhamos um parlamentarismo dualista, o Governo era simultaneamente responsvel perante o parlamento e perante a Assembleia. Mais, este parlamentarismo dualista tinha a particularidade de estar sujeito a uma tutela militar que lhe era dada pelo Conselho da Revoluo; depois de 1982 desparece o Conselho da Revoluo, o Primeiro-Ministro deixa de ser politicamente responsvel perante o Presidente da Repblica (h apenas responsabilidade institucional). O sistema um sistema hoje parlamentarista monista e racionalizado, isto o que resulta do texto escrito da constituio. 21.3. Princpio da permeabilidade factual: a juridificao da componente extrajurdica H uma permeabilidade do sistema normativo, permeabilidade aos factos, h factualidade, ao sistema partidrio e prtica institucional. E, nesse sentido podemos dizer que o sistema de Governo hoje verdadeiramente um sistema de presidencialismo do Primeiro-Ministro, o eixo da vida poltica. 21.4. Princpio da flexibilidade do equilbrio orgnico-funcional: a adaptabilidade do modelo O sistema construdo na Constituio um sistema de governo em aberto, que permite diferentes equilbrios. Hoje um sistema de presidencialismo do Primeiro-Ministro mas amanh pode no o ser. Alis, em Portugal, j se verificaram quase todas as combinaes entre Presidente da Repblica e Governo: Presidente com cor poltica diferente do Governo; Presidente com cor poltica da maioria da cor do Governo. Mas, nunca se verificou uma situao c, ao invs do que sucede normalmente em Frana, em

que o Presidente da Repblica o lder da maioria parlamentar, em Portugal o Primeiro-Ministro. A Constituio portuguesa no tem, contudo, a porta fechada a esta hiptese!

Aula 16 (23/04/12)
No ser dado o 25 - Poder Local: as autarquias locais e, os pontos 20.2 e 20.3 s sero dados no final do semestre.

20 - TRIBUNAIS
20.1. Caracterizao Todos os Tribunais so rgos de soberania, desde a primeira ltima instncia e cada juiz titular de um rgo de soberania. De todos os titulares e rgos de soberania, s os juzes exercem essa funo a ttulo profissional. Ningum profissional da presidncia da Repblica... Os Tribunais, artigo 202. e seguintes da Constituio, tm como objecto, funo, administrar a justia em nome do povo, o que confere lhes uma legitimao democrtica (no pelos juzes serem eleitos mas por exercerem um poder com fundamento na Constituio). Pergunta-se: ento os Tribunais representam o povo? Como que possvel administrar a justia em nome do povo? Os tribunais esto vinculados lei o que significa que os juzes quando aplicam a lei, aplicam a vontade do povo uma vez que a lei a expresso da vontade geral. H aqui uma legitimao democrtica das decises dos Tribunais que aplicam a lei aprovadas pelos representantes do povo. Mais, os juzes s podem recusar a aplicao da lei com fundamento na respectiva inconstitucionalidade e, isto, porque a Constituio o permite, sendo a Constituio expresso da vontade geral, da vontade democrtica. Principais categorias de Tribunais: O elenco de categorias de Tribunais referido no artigo 209. da Constituio no esgota as categorias de Tribunais uma vez que apenas se refere aos Tribunais Internos, que operam dentro da Ordem Jurdica portuguesa, sendo que existem tambm Tribunais Externos: Tribunais Internacionais e Tribunais no mbito da Unio Europeia. Dentro do artigo 209. possvel encontrar duas grandes categorias de Tribunais: Tribunais do Estado No topo dos Tribunais do Estado encontramos o Tribunal Constitucional que tem algumas particularidades: a primeira a de ter juzes eleitos maioritariamente pela Assembleia da Repblica, ou seja, dos 13 juzes que o compem 10 so

eleitos pelo Parlamento o que pode propiciar e tem propiciado uma partidarizao da escolha desses juzes. Os outros 3 juzes, dos 13, so escolhidos pelos 10 eleitos, ou seja, so cooptados. O Tribunal Constitucional a ltima instncia na definio do sentido das normas da Constituio. H luz do artigo 204. da Constituio todos os Tribunais esto obrigados a fiscalizar as normas que aplicam o que significa que nesta acepo todos os tribunais, todos os juzes, so constitucionais. A grande diferena que o Tribunal Constitucional quem tem a ultima palavras. S o Tribunal Constitucional pode declarar a inconstitucionalidade com fora obrigatria geral. S o Tribunal Constitucional tem o efeito apagador de remover da Ordem Jurdica a norma considerada inconstitucional. S o Tribunal Constitucional pode conhecer da fiscalizao preventiva da constitucionalidade. S o Tribunal Constitucional conhece a inconstitucionalidade por omisso. Supremo Tribunal de Justia e os demais Tribunais Judiciais com diversas instncias, artigos 210. e 211 da Constituio Supremo Tribunal Administrativo e restantes Tribunais Administrativos, artigo 212 da Constituio. Tribunal de Contas, artigo 214. da Constituio. Tribunais Martimos, Julgados de Paz e, em determinas circunstncias (artigo 213.) Tribunais Militares. Tribunais Arbitrais

Os Tribunais Arbitrais so aqueles que so constitudos pela vontades das partes, vg A nomeia um juiz, B nomeia outro juiz e, possivelmente, A e B entendem-se na nomeao de um juiz C. Trata-se de uma forma de exerccio privado da funo jurisdicional. Os tribunais arbitrais tem trs particularidades: no so tribunais do Estado mas so autorizados e reconhecidos por este, artigo 209./2; so a expresso da liberdade de autonomia das partes dentro do quadro da lei; alm do Direito vigente podem julgar tambm segundo a equidade. Neste sentido, discute-se, no mbito da equidade, se os Tribunais Arbitrais s aplicam

a equidade segundo a lei, se podem aplicar a equidade para alm da lei, ou, at se podem aplicar a equidade contra a lei. Princpios gerais comuns a estes tribunais: Principio da independncia dos tribunais mas tambm dos juzes. Os tribunais e os juzes no esto sujeitos a ordens, nem a instrues de outros poderes, nem de outros tribunais. Este princpio uma manifestao e uma garantia do principio da separao e interdependncia de poderes. No h Estado de Direito sem independncia judicial e, essa independncia no s ligada aos outros rgos de soberania, tambm independncia relativamente aos partidos polticos. por isso que perigoso e grave o que se passa em relao ao Tribunal Constitucional. Princpio da obrigatoriedade das decises judiciais, artigo 205./2. As decises dos tribunais, de todos os tribunais, so obrigatrias no s para as partes como tambm mas as entidades pblicas e privadas a partir do momento em que transitaram em julgado, mesmo que sejam contrrias lei. Com a particularidade de quando transitada em julgado no passvel de ser objecto de reviso ou reforma. Principio da prevalncia das decises judicias, artigo 205/2. Em caso de conflito com uma deciso de outra autoridade prevalece sempre a deciso judicial. A deciso judicial tem prevalncia sobre a deciso legislativa, sobre a deciso administrativa e com esta particularidade: as decises judicias no podem ser revogadas por lei. A lei que o tentar fazer uma lei invlida, em termos orgnicos, violando o princpio da separao de poderes. Principio segundo o qual todos os tribunais tem o poder e o dever de controlar a validade das normas que aplicam. Nenhum tribunal pode aplicar normas invlidas, seja a invalidade reconduzvel inconstitucionalidade ou ilegalidade.

SUBSECO C OUTROS RGOS CONSTITUCIONAIS DA REPBLICA


Vo-se tratar outros rgos constitucionais que no os de soberania. Mais, esses rgos, que no so de soberania, sero tratados enquanto rgos de mbito nacional e rgos mbito local.

22 - RGOS DA REPBLICA DE MBITO NACIONAL


22.1. Conselho de Estado Vem regulado nos artigos 141. a 146. da Constituio. A composio do conselho de Estado que, verdadeiramente, integra 4 tipos de titulares: titulares por inerncia, isto , algum que pelo facto de exercer determinada funo membro do Conselho de Estado: Presidente da Repblica, Provedor de Justia, Primeiro-Ministro, Presidente da Assembleia da Repblica, Presidentes dos Governos Regionais, Presidente do Tribunal; 5 membros eleitos pelo Parlamento; 5 membros designados pelo Presidente da Repblica; membros vitalcios, os Ex-Presidentes da Repblica que no tenham sido destitudos.

No deixa de ser estranha que sendo rgo consultivo do Presidente da Repblica, a maioria dos membros destes no tenha sido escolhida pelo prprio. A competncia do Conselho de Estado , em certos casos, competncia de exerccio obrigatrio, vg se o Presidente da Repblica quiser dissolver a Assembleia. Contudo, os pareceres do Conselho de Estado no vinculam o Presidente da Repblica, vg mesmo com o Conselho de Estado contra o Presidente pode dissolver a Assembleia. O Conselho de Estado est criado, pela Constituio, como rgo consultivo do Presidente da Repblica mas, a Constituio no impede que o Presidente da Repblica use o Conselho de Estado para exercer a sua magistratura de influncia. Porqu? No Conselho de Estado esto os principais titulares do principais rgos de soberania e, logo, o Presidente da Repblica pode procurar consensos, o que no deixa de ser curioso porque pode conduzir a este cenrio: em vez de ser o Conselho de Estado a aconselhar o Presidente o Presidente a aconselhar alguns dos conselheiros do Conselho de Estado. 22.2. Conselho Superior de Defesa Nacional rgo de funes consultivas no mbito da defesa, presidido pelo Presidente da Repblica e vem regulado no artigo 274.. 22.3. Provedor de Justia Previsto no artigo 23. da Constituio tem a particularidade de ser um rgo de garantia dos cidados: Exerce um poder moderador das estruturas pblicas relativamente s queixas, s reivindicaes dos cidados.

Pode dar impulso a uma queixa apresentada por um particular produzindo uma recomendao dirigida ao rgo do poder que por aco ou omisso suscita a queixa do particular.

Pode ser a ponte para desencadear a fiscalizao da constitucionalidade e da legalidade junto do Tribunal Constitucional uma vez que os particulares no podem directamente dirigir-se ao Tribunal Constitucional.

22.4. Conselho Superior da Magistratura Exerce, nos termos do artigo 218. da Constituio, funes no mbito da promoo da carreira mas tambm da disciplina dos juzes. rgo que tem a seu cargo o exerccio, o controlo, a fiscalizao da actuao do juzes. Tem uma composio mista, isto , membros que representam os polticos e membros que representam a magistratura, ou seja, os prprios juzes. Em qualquer dos casos aqui esto em causa as matrias respeitantes ao mrito do juzes, designadamente a promoo na carreira dos juzes mas tambm, ao mesmo tempo, o exerccio do poder disciplinar sobre os juzes. 22.5. Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais Funes idnticas ao Conselho Superior da Magistratura. Vem previsto no artigo 217./2. 22.6. Procuradoria-Geral da Repblica Prevista no artigo 220. da Constituio tem que ver com a magistratura do Ministrio Pblico e composta por duas estruturas orgnicas: o Procurador Geral da Republica e o Conselho Superior do Ministrio Pblico. 22.7. Conselho Econmico e Social Conselho Economico e Social que tem uma funo e composio prevista no artigo 92. da Constituio. Trata-se de rgo consultivo onde hoje decorrem as designadas "politicas de concertao social" (poltica de rendimento e preos que senta mesma mesa o Governo, as entidades patronais e as entidades sindicais). 22.8. Excurso: autoridades administrativas independentes No mbito da comunicao social; no mbito das eleies, Comisso Nacional de eleies; no mbito do acesso a dados pessoais e informao.

23 - RGOS DA REPBLICA DE MBITO LOCAL


23.1. Representante da Repblica para a regio autnoma Em cada Regio Autnoma h um Representante da Repblica. Este, visa no s tornar presente, na Regio Autnoma, o Presidente da Repblica, exercendo funes anlogas, como tambm representar a prpria Repblica, artigo 230.. nomeado e escolhido pelo Presidente da Repblica e tem um mandato igual a este. Tem assim o seu estatuto moldado pelo estatuto do Presidente da Repblica. O Representante da Repblica dispe de quatro tipos de poder: Poderes relativos formao do Governo Regional. Compete ao Representante da Repblica nomear o Presidente do Governo Regional e, os seus poderes so semelhantes aos do Presidente da Repblica quando nomeia o Primeiro-Ministro, aula 15. O sistema de Governo da regio autnoma parlamentar e parlamentar puro! No depende da confiana, o Governo Regional, do Representante da Repblica. O artigo 231./6, que confere ao Governo Regional a possibildiade de definir a sua organizao e funcionamento, confere ao Representante da Repblica um novo poder ou de vetar ou promulgar esse acto do Governo Regional. Neste aspecto o veto do Representante absolutssimo. Veto e promulgao. Se o diploma regional proveniente do Governo Regional o veto do Representante, o veto poltico, sempre absoluto salvo nas matrias do 231./6 em que absolutssimo. Relativamente aos diplomas provenientes da Assembleia Legislativa se estes forem de natureza legislativa o representante pode adoptar uma de trs posturas: assinar; vetar politicamente e logo devolver Assembleia Legislativa que por maioria absoluta pode confirmar e obrigar o Representante a assinar, no necessria maioria de 2/3; o Representante tem dvidas e desencadeia a fiscalizao preventiva da constitucionalidade. Se, o Tribunal Constitucional no se pronunciar pela inconstitucionalidade o Representante ainda pode vetar politicamente. Se o Tribunal Constitucional se pronunciar pela inconstitucionalidade o representante est obrigado a vetar o diploma mas a Assembleia Legislativa no pode confirmar o diploma, nem por maioria de 2/3 nem por unanimidade. Esta possibilidade uma prerrogativa da Assembleia da Repblica que no se aplica s Assembleias Legislativas Regionais porque estaria haver a contradio de rgo de soberania, o Tribunal Constitucional, por um rgo que no de soberania, a Assembleia Legislativa

Regional. Se o diploma for regulamentar nesse cado nunca pode haver fiscalizao preventiva da Constitucionalidade. Pode defender a juridicidade pela sua legitimidade para desencadear a fiscalizao a constitucionalidade e legalidade junto do Tribunal Constitucional.

23.2. Presidente da assembleia legislativa da regio autnoma como substituto do Representante da Repblica O Presidente da Assembleia Legislativa da Regio Autnoma pode substituir o Representante e, nesse sentido, funcionar, no como rgo da regio, mas como rgo da Repblica. 23.3. O governo regional como delegado do Governo da Repblica O Governo Regional pode receber delegao de poderes do Governo da Repblica e enquanto delegado aparece como rgo da Repblica de mbito local. 23.4. Governador civil rgo extinto no presente ano.

Aula 17 (30/04/12)
24 - REGIES AUTNOMAS
24.1. O sentido da autonomia regional As regies autnomas inserem-se num processo de descentralizao polticoadministrativa, ou seja, participam no exerccio da funo politica, da funo jurdica e da funo administrativa. A matria respeitante s regies autnomas vem regulada nos artigos 225. a 234. da Constituio. Fundamento da autonomia regional O princpio autonmico vem proclamado no artigo 6 da Constituio, significando assim que Portugal , luz da Constituio, um Estado unitrio com a existncia de duas regies autnomas, Aores e Madeira. O fundamento da autonomia regional encontrase assim na Constituio que tambm critrio e limite da autonomia regional: na Constituio que se alicera o princpio autonmico; luz da Constituio que deve ser interpretado esse mesmo princpio e, por ltimo, no h autonomia regional fora da Constituio.

Da Constituio no resulta qualquer princpio e irreversibilidade da autonomia. Isto , no h, da Constituio, qualquer ideia que se possa extrair no sentido de que a autonomia no pode ter recuos, no pode ter retrocessos. Bem pelo contrrio! A histria tem demonstrado que, por vezes, as revises constitucionais em vez de alargarem tem feito retroceder o grau de autonomia. Por outro lado, a autonomia tem, no fundo, 3 ideias de descentralizao na sua base: princpio da subsidiariedade; principio democrtico, a autonomia uma expresso da democracia nas regies autnomas; a autonomia das regies autnomas no pode por em causa a unidade nacional, limite nos termos do artigo 225./2. Neste sentido ocorre tambm falar da ideia de solidariedade entre todos os portugueses que, no mbito da jurisprudncia do Tribunal Constitucional no apenas um fenmeno dos portugueses do continente em relao aos portugueses das regies autnomas mas tambm o em sentido inverso. A solidariedade assim uma relao bilateral. Limites autonomia regional Constituio: no h autonomia fora, ou contra a Constituio. A unidade do Estado A autonomia nunca pode por em causa reservas de competncia a favor do Estado: toda funo jurisdicional est confiada aos Tribunais do Estado, no h descentralizao desta funo; h matrias reservadas competncia legislativa dos rgos de soberania; h matrias administrativas reservadas aos rgos da Repblica. Limites que decorrem do interesse nacional protagonizado pelo Estado Compromissos internacionais do Estado, vg acordo da Troika. Uma regio autnoma no pode incumprir o acordo. Estatuto poltico-administrativo.

24.2. Estatutos regionais Os Estatutos so uma lei da Assembleia da Repblica, aprovada ao abrigo do artigo 161./b), no so uma Constituio regional. So assim uma lei da reserva absoluta da Assembleia sujeita a promulgao pelo Presidente da Repblica. Neste sentido, tm, todavia, uma particularidade: para que os estatutos possam ser revistos a iniciativa tem que partir sempre da regio autnoma. Esta matria est prevista no artigo 226. que impede a Assembleia da Repblica, por iniciativa prpria, de introduzir modificaes

nos Estatutos da regies autnomas. A iniciativa tem sempre de partir da Assembleia Legislativa da Regio Autnoma que envia um documento para a Assembleia da Repblica propondo alteraes aos artigos X e Y. A Assembleia pode aqui fazer vrias coisas: pode simplesmente aprovar as alteraes aos artigos X e Y; pode aproveitar o desencadear do processo para a alterao dos artigos X e Y e entender que, para alm dos artigos X e Y (uma vez que o pontap de sada j foi dado pela Assembleia Legislativa) e que o processo est aberto, pode alterar tambm o artigo A, B e C. Uma vez aberto o processo, a Assembleia da Repblica pode introduzir alteraes a artigos diferentes daqueles que foram propostos; pode recusar as alteraes introduzidas pela Assembleia Legislativa. A ltima palavra sobre qualquer alterao a um estatuto poltico-administrativo est sempre na mo da Assembleia da Repblica. verdade que se Assembleia rejeita deve, de novo, ser ouvida a regio autnoma. Mas, uma coisa ter de ser ouvida outra o que a regio autnoma diz ter-se como vinculativo. Qual a funo do Estatuo poltico-administrativo? A funo dupla: por um lado pormenoriza, desenvolve, complementa os poderes que a Constituio confere s regies autnomas. um norma de detalhe em relao Constituio, vg artigo 227./1; por outro, os estatutos por vezes definem ainda relaes entre os rgos da Repblica e os rgos da regio autnoma. Qual o significado jurdico do Estatuto de cada regio? O estatuto a lei ordinria mais reforada de todas as leis ordinrias reforadas. a norma de Direito interno imediatamente abaixo da Constituio. E porqu? Porque o estatuto no s vincula as regies autnomas, ou seja, as regies autnomas que violem o estatuto sob pena de ilegalidade como, no podem existir normas legislativas da Repblica que violem o Estatuto de uma regio autnoma. O estatuto tanto limita a aco legislativa regional como limita a aco legislativa da Repblica. Neste sentido deve-se tambm dizer que o Tribunal Constitucional conhece da ilegalidade de qualquer norma da regio que viole o Estatuo ou de qualquer norma legislativa da repblica que viole o estatuto, ou seja, a fora jurdica est assistida da interveno do Tribunal Constitucional, e, por isso, pode-se dizer que o Tribunal Constitucional nem sempre fiscaliza a constitucionalidade. Por vezes tambm fiscaliza a legalidade.

24.3. O contedo da autonomia: as atribuies regionais

Est matria vem referenciada no artigo 227.. Pode-se dizer que as regies autnomas tm cinco principais poderes: poderes de natureza legislativa, corresponde autonomia legislativa (mais importantes) (anlise circunscrita do perodo desde de 2004 at actualidade) Na conjugao entre o artigo 227./1 e o artigo 232./1 pode-se concluir que as regies autnomas tem quatro tipos de competncia legislativa: competncia exclusiva ou reservada: matrias relativamente s quais s a regio autnoma pode legislar. (Apenas pode legislar a Assembleia Legislativa, produzindo Decretos-Leis Regionais. O Governo Regional no tem competncia legislativa nem lhe pode ser dada, em que caso for, por lei de autorizao legislativa). Se a Assembleia da Repblica ou o Governo legislarem sobre essas matrias tem-se um caso de inconstitucionalidade orgnica. Que matrias so essas: artigo 227./1/i), l), n), p) e q). competncia legislativa autorizada: as regies autnomas s podem legislar nestas matrias se a Assembleia da Repblica lhes conceder uma lei de autorizao legislativa. Mas ateno! As regies autnomas no podem legislar sobre todas as matrias do artigo 165., s o pode fazer, para alm da Assembleia, o Governo da Repblica. Quais as matrias do 165. que podem ser objecto de autorizao legislativa? A resposta nos dado pelo artigo 227./1/b). A Assembleia da Repblica concede a autorizao mas, pode sempre legislar sobre aquelas matrias mesmo durante a autorizao legislativa. competncia legislativa de desenvolvimento: esta competncia assenta num pressuposto de que exista lei de bases: quando a algum legisla sobre determinada matria pode, escolher dois caminhos diferentes: o faz uma lei no sentido em que aquela lei completa num determinado regime jurdico; o quem faz a lei resolve faz-la em dois momentos diferentes. Num primeiro momento, o legislador limita-se a fixar os princpios gerais, as grandes linhas de um determinado regime jurdico, que o mesmo que dizer, limita-se a definir as bases, a lei de bases. Num segundo momento, essa bases podem ento ser objecto de pormenorizao, de detalhe, do chamado desenvolvimento. O legislador aqui resolve, no fundo, criar dois momentos distintos para regular determinada matria. O regime dessa matria = bases + desenvolvimento! As regies autnomas podem proceder ao

desenvolvimento de leis de bases feitas pela Assembleia da Repblica ou pelo Governo, artigo 227./1/c). Neste caso, as regies autnomas no podem desenvolver se previamente no tiver existido uma lei de bases. competncia legislativa estatutria: vem referenciada no artigo 227./1/a) e que permitem s regies autnomas legislar nas matrias referenciadas nos estatutos com a particularidade de serem sempre matrias da rea concorrencial entre a Assembleia da Repblica e o Governo, por no poderem estar reservadas aos rgos de soberania. Nestas matrias o estatuto que as enuncia e que tem esta particularidade dupla: se a matria vem anunciada no estatuo goza da presuno de que quem tem competncia sobre aquela matria, para legislar em relao uma regio autnoma em particular a respectiva regio autnoma. Se for um rgo da Repblica a faz-lo estar a violar o estatuto e no Constituio. Assim, o problema no de inconstitucionalidade mas sim de ilegalidade. Exemplo: no elenco de um determinado estatuo vem a matria respeitante ao turismo (na Madeira, por exemplo) a quem competir legislar sobre o turismo na regio autnoma da Madeira? Assembleia Legislativa da Regio Autnoma da Madeira. Haver alguma hiptese do Estado, atravs da Assembleia da Repblica ou do Governo da Repblica, intervir sobre a matria respeitante ao turismo e s solues do Decreto-Legislativo Regional emanado ao abrigo do 227./1/a)? Sim. A Assembleia da Repblica ou o Governo (j que a matria do turismo uma matria da rea concorrencial) podem elaborar uma lei de bases! As regies autnomas tem de se subordinar sempre s leis de bases, e porqu? Por causa de um dos limites autonomia, o limite da vontade geral do Estado que tem expresso na lei de bases! As leis de bases so matrias reservadas s rgos de soberania e num conflito com o Decreto-Legislativo Regional prevalecem em relao a este por uma razo de unidade do Estado. E, havendo um conflito deve a Assembleia Legislativa reformular o Decreto-Legislativo por fora da leis de bases. Coloca-se a questo, f-lo- ao abrigo da alnea a)? No, f-lo- ao abrigo da alnea c) - a regio autnoma passa a ter que respeitar os princpios da leis de bases. A leis de bases aparecem em dois momentos distintos: num primeiro momento no havia disciplina jurdica da matria e, seno h disciplina jurdica da matria, a lei de bases a primeira regulamentao e logo aplicar-se- a alnea c); por outro lado se a Assembleia Legislativa legislou primeiro ao abrigo da alnea a) at porque a questo do turismo no se trata de uma matria

exclusiva da Assembleia logo, os rgos de soberania podem sobre aquela matria emanar uma lei de bases que pode tornar, em termos supervenientes, o Decreto-Legislativo Regional. A regio autnoma passa a ter o dever de harmonizar o Decreto-Legislativo com os princpios da alnea c) tm autonomia financeira, prevista nas alneas h), i) e p) do artigo 227./1. tm autonomia administrativa tm autonomia no mbito internacional, tem poderes de interveno internacional tm poderes de participao

24.4. Estrutura organizativa Estudar pelo livro.

25 - PODER LOCAL No ser dado.

Aula 18 (02/05/12)
CAPTULO III FONTES DO ORDENAMENTO JURDICO SECO 1 PRINCPIOS FUNDAMENTAIS 26 - PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
26.1. Princpio da no exclusividade das fontes normativas formais O ordenamento jurdico no apenas composto por fontes de Direito de intencionais, fontes normativas formais, vg lei, regulamento, jurisprudncia... Ao lado destas, coexistem fontes normativas informais, aquelas onde h intencionalidade nem um processo formal para a respectiva produo, vg normas consuetudinrias.

26.2. Princpio da pluralidade de fontes formais

No h apenas umas mas existem vrias fontes formais ou intencionais de Direito. O Direito no apenas produtos da vontade do legislador, tambm pode ser produto da vontade da Administrao Pblica e do Tribunais. H uma pluralidade de centros, formais, que produzem Direito. 26.3. Princpio da tipicidade da reserva de lei Reserva de lei significa matrias que a Constituio atribui, em exclusivo, ao poder legislativo, ou seja, s o poder legislativo pode, sobre aquelas materias disciplinar. Significa assim a excluso da interveno reguladora da Administrao Pblica e dos Tribunais. No se deve confudir a reserva de lei com a reserva de parlamento. Esta ltima uma parte da reserva de lei que pode ser, tambm, reserva da Assembleia da Repblica (artigo 164. e 165.), reserva do Governo ou das Assembleias Legislativas das Regies Autnomas. Este principio significa ento que as matrias reservadas lei s so aquelas expressamente indicadas na constituio. Concluindo, tudo aquilo que no est expressamente, pela Constituio, atribudo ao poder legislativo ( reserva de lei) pode ser objecto de interveno normativa administrativa, isto , pode ser objecto de interveno regulamentar, atravs de regulamentos - normas emanas pelos poder administrativo. 26.4. Princpio da tipicidade dos actos legislativos S a Constituio pode criar actos legislativo. Nenhuma lei pode criar novas categorias de leis, artigo 112./5. Actos legislativos que a Constituio cria expressamente: resultam do artigo 112./1 trs categorias de actos: leis, DecretosLeis e Decreto-Legislativo-Regional; o 112./1 no esgota as categorias de actos legislativo: possvel encontrar na Constituio outros actos legislativos: os actos legislativos de valor para-constitucional, lei de reviso constitucional; leis orgnicas, artigo 166./2. Temos assim, cinco categorias de actos legislativos: as leis de reviso constitucional; as leis orgnicas e, nos termos do 112./1, as leis simples, os decretos-leis e os decretoslegislativos regionais. 26.5. Princpio da revogabilidade das normas

Todas as normas jurdicas podem ser objecto de revogao. Mas, h casos de revogao proibida, vg no se pode revogar uma norma que estava a executar uma outra norma constitucional, a no ser que seja uma revogao substitutiva (aquela que tem uma nova disciplina jurdica da matria) para que a norma constitucional no fique paralisada, no deixa de ser executada por uma norma de Direito ordinrio. No possvel, h luz da Constituio, tornar inexequvel uma norma j em execuo no mbito da constituio. 26.6. Princpio da no comunicabilidade entre normas de diferente natureza Uma lei pode revogar uma outra lei. Mas, no possvel uma lei revogar um regulamento, tal como no possvel um norma de Direito da Unio Europeia revogar uma norma de Direito Portugus, ou, no possivel uma conveno internacinal/tratado revogar uma norma de Direito Interno Portugus ou o contrrio e porqu? Pela ideia de no comunicabilidade entre normas de diferente natureza. Sendo assim como se resolvem as antinomias, uma contradio? Exemplo Uma Conveno internacional de 2010 contrria a uma Lei portuguesa de 2000 e, contrariada (a conveno) hoje por um Decreto-Lei de 2012. O que que est em vigor? A conveno internacional no revoga a lei uma vez que uma fonte jurdica distinta da lei, no h comunicabilidade. O que a conveno faz tornar inaplicvel a lei e, sendo assim, o que o Decreto-Lei de 2012 faz tornar inaplicvel a conveno. Qual a diferena entre a inaplicabilidade e a revogao? Enquanto a segunda cessa os efeitos a primeira apenas os suspende e como que transforma as normas de que objecto num estado de "coma jurdico". Num exemplo prtico se, uma Decreto-Lei posterior ao que foi citado o revogasse a conveno ganharia aplicao e no seria repristinada porque os seus efeitos apenas tinha sidos suspensos. 26.7. Princpio da pluralidade de relaes internormativas As normas jurdicas tm relaes de superioridade ou de inferioridade umas em relao s outras. Ou, relaes entre normas gerais e normas especiais. Ou, relaes de conformidade ou pelo contrrio relaes de desconformidade entre sim. H uma pluralidade de relaes entre normas. Duas normas dificilmente deixam de se relacionar entre si, exemplos: a lei de desenvolvimento esta subordinada lei de bases; um decreto-lei autorizado est subordinado lei de autorizao legislativa. H leis que tem um valor reforado pelo facto de se imporem a outras leis que se tornam suas subordinadas,

vg o Estatuto poltico-administrativo de cada uma das regies autnomas a lei mais reforada das leis reforadas! a relao entre duas normas sobre a mesma matria s pode ter uma explicao: so duas normas sucessivas de mbito igual e que se sucedem no tempo, norma posterior revoga norma anterior; duas normas sobre a mesma matria, sucessivas no tempo, mas com mbitos materiais diferentes de aplicao, vg uma sendo lei geral e outra sendo lei especial ou excepecional. uma norma jurdica pode ser desconforme Constituio e tem-se assim uma relao de inconstitucionalidade. pode haver uma desconformidade de uma norma da Constituio escrita em relao Declarao Universal dos Direitos do Homem e temos assim uma violao do Ius Cogens que suscita constitucionais. 26.8. Princpio da vinculao da Administrao e dos Tribunais A Administrao e os Tribunais devem aplicar a lei: a Administrao deve aplicar a lei mesmo que esta seja inconstitucional; os Tribunais nunca podem aplicar leis inconstitucionais. 26.9. Princpio da supletividade do Direito do Estado Quando h uma competncia normativa de uma entidade infra-estadual, vg Regio Autnoma, Autarquia, o Estado nunca esta impedido, perante a inercia e omissao da disciplina da matria pela entidade menor, de agir, de elaborar uma norma. Essa norma pode, mais tarde, ser afastada por uma norma do rgo normalmente competente, o rgo infra-estadual, vg artigo 228./2. 26.10. Princpio da prevalncia do Direito do Estado O Estado protagonista de interesses gerais da colectividade. O seu Direito, em caso de conflito, deve prevalecer e, devo-o fazer em todos os domnios no reservados as entidades infra-estaduais, vg leis de bases das Regies Autnomas. uma problema de inconstitucionalidade das normas

SECO 2 ACTOS LEGISLATIVOS 27 - TEORIA GERAL DOS ACTOS LEGISLATIVOS


27.1. Sentido e forma de lei Pluralidade de sentidos de lei A lei na Constituio portuguesa pode ter dois sentidos, um sentido formal e um sentido material. A Constituio utiliza o termo lei com uma pluralidade de significados, vg lei pode significar Direito, artigo 13.; lei pode ter o sentido de fonte intencional de Direito ,cidadania nos termos do artigo 4.; lei pode ser ordinria ou constitucional, artigo 3./3; lei pode significar acto legislativo, artigo 106. ou no artigo 103./2; lei no sentido de acto proveniente da Assembleia da Repblica, artigo 166./3. Conceito formal e conceito material de lei Lei em sentido material o acto legislativo que reveste como caractersticas a generalidade e abstraco. A Constituio utiliza, normalmente, um conceito formal e, s utiliza um conceito material quando expressamente o indica, artigo 18./2 e 3 da Constituio. De acordo com o princpio da tipicidade, a lei e as suas formas so aquelas que existem na Constituio. Todavia, chama-se a ateno para a existncias de dois fenmenos complexos: fenmeno dos regulamento delegados, casos em que a lei permite que um regulamento revogue ou modifique a lei. Isto proibido pelo Direito portugus, artigo 112./5. A deslegalizao a situaao em que uma lei nega, retira valor de lei a alguma, ou, a algumas das suas normas, ou, a todas as suas normas. A deslegalizao como que um rebaixar da norma que tem forma de lei mas que passa a ter fora de regulamento. Atravs da deslegalizao possvel que um regulamento possa modificar determinada lei uma vez que ela verdadeiramente j no lei, foi deslegalizada. No possvel a deslegalizao nos domnios da reserva de lei. H duas maneiras de deslegalizar: a prpria lei que contem as normas diz que a norma X e Y no tm valor de lei/tem natureza regulamentar, ou seja, h uma autodeslegalizao; a existncia de um acto legislativo A e a existncia de um acto legislativo B em que este ltimo retira fora de lei a preceitos do acto legislativo A, ou seja, hetero-deslegalizao.

Por outro lado, ainda a propsito da forma de lei, as leis orgnicas so outra forma de lei, e porqu? artigo 166./2: a lei orgnica diferente, como forma de acto legislativo, das leis simples referidas no nmero 3; a lei orgnicas tem uma numerao prpria; as leis orgnicas tm um regime jurdico material prprio: carecem de aprovao por maioria absoluta dos deputados, ao invs da maioria simples, artigo 168./5; as leis orgnicas podem ser objecto de fiscalizao preventiva da constitucionalidade no s, a pedido do Presidente da Repblica mas tambm, nos termos do artigo 278./4 e 5, pelo Primeiro-Ministro ou por 1/5 dos deputados da Assembleia da Repblica em efectividade de funes; o Presidente da Repblica no as pode promulgar imediatamente assim que as recebe, tem de aguardar para que o Primeiro-Ministro ou os deputados possam requerer o pedido de fiscalizao preventiva. as matrias da leis orgnicas so aquelas que se refere o artigo 166./2.

Aula 19 (07/05/12)
Pelo facto da Constituio consagrar um princpio predominantemente formal de lei, possvel, luz desta, a existncia de leis que no sejas gerais, mas sejam individuais, e que no sejam abstractas, mas sejam concrectos e que materialmente se traduzam em actos de natureza administrativa. possvel essa situao com duas particularidades: possvel da competncia da Assembleia da Repblica quando a Constituio expressamente o permite. possvel no mbito da competncia do Governo j que o Governo simultaneamente rgo legislativo e rgo superior da Administrao Pblica. 27.2. Contedo e fora de lei A fora de lei tem que ver com o relacionamento da lei com outra leis ou com actos de natureza diferente. Neste domnio, podem-se extrair as seguintes concluses: A lei tanto pode ter uma fora material como uma fora formal fora material tem a ver com o relacionamento da lei com situaes/relaes da vida concrecta, com as relaes materiais, com as relaes de facto. Neste sentido, podemos chegar a duas ideias:

a lei tem sempre a possibilidade de disciplinar todas as matrias, fora de lei material positiva. Existem, naturalmente dois limites: a reserva dos tribunais e a reserva da administrao, matrias excludas da interveno a lei. a lei tem a capacidade para modificar, suspender, revogar, alterar a disciplina de qualquer matria feita por lei anterior, fora de lei material negativa. fora formal tem que ver com a capacidade da lei de se relacionar com actos de diferente natureza. Assim, a lei resiste, no se deixa revogar, no se deixar modificar por um regulamento, por um acto administrativo. Tem esta capacidade de resistncia que significa, fora de lei formal negativa. Pelo contrrio a lei tem a capacidade de modificar, de suspender, invalidar, ou at de tornar inaplicvel actos de natureza diferente, aquilo a que se chame fora de lei formal positiva. Esta fora tem um limite: as decises judiciais atendendo ao princpio da prevalncia das decises judiciais. Mais, se uma sentena judicial pudesse ser modificada por uma lei violaria a separao de poderes, violaria a independncia dos tribunais e violaria, obviamente, a prevalncia das decises dos tribunais. Actos jurdicos, que no tendo natureza legislativa, tem uma fora afim/semelhante fora de lei, vg resolues da Assembleia da Repblica, artigo 169.; acrdos do Tribunal Constitucional, declarando a inconstitucionalidade com fora obrigatria geral; as decises dos outros tribunais com fora obrigatria geral. Nota: os assentos, quando existiam, tinham uma fora afim da fora de lei uma vez que traduziam uma interpretao autntica, uma interpretao vinculativa para todos os demais rgos aplicadores do Direito. 27.3. Tipologia das relaes inter-legislativas Encontram-se aqui 2 grandes princpios: Artigo 112./2/1 parte da Constituio: as Leis e os Decretos-Lei tem igual valor, princpio da paridade hierrquico-normativa entre Lei e Decreto-Lei. A Lei e o DecretoLei tem igual valor jurdico. Como consequncia, tanto uma Lei posterior revoga um Decreto-Lei anterior como o contrrio. O princpio da paridade conhece 2 limites: as matrias reservadas, isto , se a lei da reserva absoluta da Assembleia obviamente que no pode um Decreto-Lei posterior revogar uma lei anterior. Porqu? Sendo a lei da reserva absoluta da Assembleia da Repblica o Governo no pode invadir essa matria e, logo, ai no h paridade. Relativamente reserva relativa possvel um Decreto-Lei revogar uma Lei da Assembleia mediante autorizao legislativa.

existncia de leis ordinrias com valor reforado, ou seja, essa lei, apesar de ser uma lei ordinria, parmetro, critrio de conformidade de outros actos legislativos, vg a lei de bases tem valor reforado em relao lei de desenvolvimento; a lei de autorizao legislativa a lei de autorizao legislativa tem valor reforado em relao aos Decretos autorizados; os estatutos polticoadministrativos das regies autnomas so lei ordinria reforada em relao a todas as demais leis da repblica e em relao a todas as normas das regies autnomas. Tem uma particularidade: se a lei ordinria subordinada violar a lei ordinria reforada haver uma situao de ilegalidade, ou, visto de outra ptica, haver uma situao de inconstitucionalidade de 2 grau, ou indirecta. Isto resulta do artigo 112./2/2 parte. Tem valor reforado, alm das leis orgnicas, as leis que caream de aprovao por maioria de 2/3 como aquelas, que por fora da Constituio, sejam um pressuposto normativa necessrio de outras leis, ou que por outras devam ser respeitadas, artigo 112./2/3. As leis ordinrias reforadas s podem ser revogadas ou modificadas por outras leis ordinrias reforadas de igual natureza.

Leis ordinrias reforadas de carcter geral: os estatutos, lei do oramento de Estado, lei das grandes opes dos planos e a lei resultante de referendo; Leis ordinrias reforadas de carcter especial: as leis de autorizao legislativa; leis de bases em relao aos diplomas de desenvolvimento; a lei de enquadramento do oramento em relao lei do oramento; lei do regime do referendo em relao a cada lei do referendo. Leis reforadas de caracter singular: leis respeitantes a publicao de diplomas; lei que trata da participao das organizaes de trabalhadores na legislao laboral Nota: suscita-se a dvida das primeiras disposies (interpretao, fontes...) do Cdigo Civil so expresso de uma lei reforada especial ou so normas de natureza Constitucional? A resposta parece inclinar-se para est ltima hiptese uma vez que se aplicam tambm interpretao, integrao e aplicao da Constituio.

28 - LEI E DECRETO-LEI
28.1. Principais tipos de leis da Assembleia da Repblica e a questo do seu valor reforado Leis de Reviso Constitucional A matria vem regulada nos artigos 284. a 289..

So leis de iniciativa exclusiva dos deputados, s os deputados podem apresentar projectos de reviso constitucional, artigo 285.. Apresentado um projecto, todos os demais projectos nem que ser apresentados nos 30 dias subsequentes para evitar o cenrio da Assembleia andar sempre a rever a Constituio. Regras para a aprovao: maioria de 2/3; alteraes tem que ser integradas numa nica lei de reviso; quando publicada uma lei de reviso obriga-se publicao integral de uma novo texto da Constituio revista de forma a evitar o cenrio da Carta Constitucional em que existia a carta e existiam os aditamentos carta, ou, ainda, o modelo Norte-Americano em que para se saber qual o texto em vigor tem de ser ver o texto originrio e percorrer cada um dos seus aditamentos. o Presidente da Repblica est obrigado a promulgar a lei de reviso constitucional, artigo 286./3, ou seja, no h veto poltico sobre a lei de reviso, mas, pode haver fiscalizao preventiva da constitucionalidade. Limites: Limites temporais, artigo 284.; Limites circunstancias, artigo 289.; Limites materiais, artigo 288.;

Leis estatutrias Ver o 24, das Regies Autnomas. Lei de enquadramento do oramento e lei do oramento do Estado Em ambos os casos estamos perante leis da Reserva da Assembleia, ambas da reserva absoluta com uma particularidade: a lei de enquadramento, prevista no artigo 164./r) da Constituio, dos oramentos (Estado, Regies Autnomas e Autarquias) uma lei reforada uma vez que, cada ano, cada oramento tem que ser elaborado em harmonia com a lei de enquadramento do oramento o que significa que h aqui uma subordinao da lei do oramento de Estado e tambm dos decretos legislativos regionais oramentos. Por sua vez, a lei oramento do Estado, que tem a previso das receitas e das despesas do Estado, por exemplo, no ano econmico de 2012 esta lei tem valor reforado em relao a todas as demais Leis e Decretos-Leis. Esta lei tem assim uma dupla natureza: uma lei subordinada em relao lei de enquadramento e reforada em relao s

demais leis e decretos-leis. Por exemplo, na discusso relativamente ao limite ao dfice, discute-se relativamente introduo desses limites a questo da vinculao da lei do oramento de Estado em cada ano. Discute-se a sua introduo ou no Constituio ou na lei de enquadramento do oramento. Qual a grande diferena? Para ser introduzida na Constituio exige-se reviso da Constituio. Para ser introduzida na lei de enquadramento do oramento exige-se maioria simples e dai discutir-se, uma vez que sendo reforada no deixa de ser ordinria, a vinculao do Estado portugus estando o limite introduzidos na lei de enquadramento. Nada impede amanh, uma alterao do contedo da lei de enquadramento. Leis de bases A lei de bases aquela que define os princpios fundamentais, as grandes linhas estruturais de uma determinada matria. O legislador pode, quando disciplina uma determina matria, optar por duas solues: 1. pode regular o regime jurdico na totalidade; 2. pode fraccionar a disciplina jurdica. Como? Num primeiro momento elabora as bases e, num segundo momento, prossegue ao seu desenvolvimento. Quando um legislador optar por fixar as bases, quando procede ao seu desenvolvimento este tem sempre que respeitar as bases. Logo, a leis de bases tem sempre um valor reforado em relao ao diploma que a procede. H dois tipos de leis de bases: leis de bases da reserva de competncia da Assembleia da Repblica, vg artigo 164./i) as bases do sistema de ensino s podem ser fixadas por lei da Assembleia da Repblica. A quem competir o desenvolvimento? Estar este desenvolvimento da reserva da Assembleia ou na rea concorrencial? Em princpio no est na reserva da Assembleia, ao contrrio da alnea p) (regime jurdico). No artigo 165./1/f) apenas da reserva relativa as bases, o desenvolvimento j no o e, o Governo pode tambm fixar as bases mediante autorizao. No artigo 165./1/h) relativamente ao arrendamento rural a fixao das bases compete igualmente Assembleia e ao Governo. Se existir uma lei de bases sobre esta matria tambm pode existir uma lei de desenvolvimento (subordinada lei de bases). Pode existir, em vez de uma lei de bases, um Decreto-Lei autorizado de bases e, se existir, pergunta-se: esse Decreto-Lei no ter ele fora reforada perante uma lei da Assembleia que proceda ao desenvolvimento? A resposta sim. Logo, podem existir leis subordinadas a Decretos-Leis.

leis de bases na rea concorrencial: quando as bases so na rea concorrencial isto significa que tanto pode haver uma lei de bases como pode existir um decreto-lei de bases. Se existir uma lei de bases, na rea concorrencial, coloca-se a questo de a quem compete o desenvolvimento? Em resposta, h 3 teses na doutrina portuguesa: Desenvolvimento da rea concorrencial, ou seja, tanto pode existir lei de desenvolvimento como Decreto-Lei de desenvolvimento; Reserva do Governo, artigo 198./1/c) que confere ao Governo uma competncia reservada para desenvolver as bases quando o desenvolvimento da rea concorrencial. (Tese adoptada pelo regente) Preferencialmente ser o Governo mas no se exclui que a Assembleia o possa fazer

FIM DA MATRIA PARA O SEGUNDO TESTE.

Aula 20 (09/05/12)
Passar aula. 28.2. Processo legislativo parlamentar 28.3. Fora jurdica dos decretos-lei e a temtica do primado do parlamento

29 - DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL E LEI DA REPBLICA


29.1. Poder legislativo regional 29.2. Relaes entre lei regional e lei da Repblica

SECO 3 OUTROS ACTOS NORMATIVOS 30 - COSTUME 31 - DIREITO INTERNACIONAL PBLICO 32 - DIREITO DA UNIO EUROPEIA 33 - REGULAMENTOS 34 - ACTOS COM FORA AFIM DA FORA DA LEI 20 - TRIBUNAIS (CONTINUAO DA AULA 16)
20.2. A competncia dos tribunais para fiscalizar a constitucionalidade 20.3. A competncia dos tribunais para fiscalizar a legalidade

You might also like