You are on page 1of 3

PSICOPEDAGOGIA CLNICA 1A HISTRIA DA PSICOPEDAGOGIA A psicopedagogia nasceu da necessidade de uma melhor compreenso do processo de aprendizagem de crianas e adolescentes.

O mesmo teve sua origem na Europa, ainda no sculo XIX. Inicialmente os problemas de aprendizagem foram pensados, pelos mdicos, filsofos e educadores. Segundo Janine Merry, ao fazer um levantamento dos autores que se preocuparam com o assunto, ela aponta o sculo XIX, como, aquele em que teve incio o interesse por compreender e atender portadores de deficincias sensrias, debilidade mental, e outros problemas que comprometem a aprendizagem. (1985, p11). A literatura francesa influenciou as idias sobre psicopedagogia na Argentina (a qual, por sua vez, influencia a prxis brasileira Na Amrica Latina, a psicopedagogia teve seu incio na Argentina, criada na universidade de Buenos Aires. Trabalhava-se as funes egocas,tais como memria,percepo,ateno , motricidade e pensamento medindo-se os dfic tis e elaborando planos de tratamento, que objetivavam vencer essas falhas.Este movimento da psicopedagogia, chegou ao Brasil, devido as proximidades geogrficas e o acesso fcil literatura(inclusive pela facilidade da lngua ).As idias dos argentinos, muito tem influenciado a nossa prtica aqui no Brasil. Para Lino de Macedo(1990), o psicopedagogo, no Brasil, ocupa-se das seguintes atividades:Orientao de estudos; apropriao dos contedos escolares;desenvolvimento de raciocnio;atendimento de crianas e entre outras especificidades. O psicopedagogo, como qualquer outro profissional, sustenta a sua prtica em pressupostos tericos muitas vezes distintos. O mesmo pode, por exemplo, dentro das teorias da personalidade, escolher a psicanlise com o objetivo de compreender o sentido inconsciente das dificuldades de aprendizagem. Tal escolha estaria alicerada na condio pessoal de psicopedagogo, o qual oriundo da sua experincia de anlise e das condies de sua formao.

3-O CAMPO DE ATUAO DO PSICOPEDAGOGO O trabalho psicopedaggico pode certamente ter um carter assistencial. Isso acontece quando, por exemplo, o psicopedagogo participa de equipes responsveis pela elaborao, direo e evoluo de panos, projetos e programas no setor de educao e sade, integrando diferentes campos de conhecimento. A psicopedagogia est interessada nos estudos e processos de investigao e diagnsticos que sejam especficos, atravs de estudos das questes educacionais e da sade no que concerne ao processo de aprendizagem. Seja na rea clnica ou institucional. Na sua funo preventiva cabe ao psicopedagogo: detectar possveis perturbaes no processo de aprendizagem; participar da dinmica das relaes da comunidade educativa, a fim de favorecer processos de integrao e troca; prover orientaes metodolgicas de acordo com as caractersticas dos indivduos e grupos; realizar processos de orientao educacional, vocacional e ocupacional, tanto na forma individual como em grupo. 3-PSICOPEDAGOGIA CLNICA No trabalho clnico,cabe o psicopedagogo conceber o sujeito que aprende como um sujeito que implica procedimentos diagnsticos e teraputicos.O interesse do profissional e saber como e e o que o sujeito pode aprender, e perceber o interjogo entre o desejo de conhecer e o de ignorar.O psicopedagogo tambm realiza sees com as crianas e adolescentes. Geralmente o perodo para diagnosticar o problema psicopedaggico dura de 7 10 sesses de 50 minutos cada. Em alguns casos, o profissional pode encaminhar o paciente para outros profissionais como psiclogos, fonoaudilogos, neurologistas, otorrinos, entre outros para uma avaliao multidisciplinar. Na clnica, o psicopedagogo far uma entrevista inicial com os pais ou responsveis para conversar sobre horrios, quantidades de sesses. O histrico do sujeito, desde seu nascimento, ser relatado ao final das sesses numa entrevista chamada anamnese, com os pais ou responsveis.

Dessa forma, percebe-se que o trabalho deste profissional e de grande importncia, tanto familiar como do prprio paciente que estar sendo assistido.Assim realizado o diagnstico tanto preventivo como teraputico.Sendo o ltimo citado no a sua funo real desse profissional.

You might also like