You are on page 1of 47

Manual do Usurio Nokia X201

Edio 2.0

Contedo E-mail e bate-papo Mensagens de voz Configuraes de mensagem Contatos Msica Music player Rdio FM 22 22 22 23 24 24 24

Contedo
Segurana Resumo do Nokia X2-01 Principais recursos Teclas e componentes Incio Inserir o carto SIM e a bateria Remover o carto SIM Ligar ou desligar Antenas Carregar a bateria Conectar um fone de ouvido Inserir um carto de memria Remover o carto de memria Conectar um cabo de dados USB Prender uma ala de pulso Cdigos de acesso Tela inicial Bloqueio do teclado Usar seu aparelho sem um carto SIM Aplicativos executados em segundo plano Chamadas Fazer e atender uma chamada Alto-falante Atalhos de discagem Escrever texto Escrever usando o teclado Entrada de texto previsto Navegar pelos menus Mensagens Mensagens de texto e multimdia Mensagens flash Mensagens de udio Nokia Xpress 4 5 5 5 7 7 8 9 9 9 10 10 11 11 12 12 13 16 16 16 17 17 17 17 17 17 18 19 19 19 21 22

Fotos 25 Capturar imagens e gravar videoclipes 25 Visualizar suas imagens e videoclipes 26 Aplicativos Despertador Galeria Extras Gravador de voz Lista de atividades Notas Calculadora Contador regressivo Cronmetro Calendrio Configuraes Perfis Temas Toques Configuraes da tela Data e hora Atalhos Sincronizao e backup Conectividade Chamada Celular Acessrios Configurao Segurana 26 26 27 27 27 28 28 28 28 29 29 30 30 30 30 31 31 31 32 32 34 34 35 35 35

Contedo Segurana do browser Restaurar configuraes originais Sobre o browser da web Web ou Internet Sobre a Web Conectarse a um servio da Web Menu da operadora Servios SIM Obter mais ajuda Suporte Sobre as atualizaes de software do telefone Atualizar o software do telefone usando o telefone Atualizar o software do telefone usando o PC Proteger o meio ambiente Economizar energia Reciclagem Informaes de segurana e do produto 36 37 37 37 37 38 38 38 38 38 39 39 40 41 41 41 42

Segurana

Segurana
Leia estas diretrizes bsicas. A falta de ateno a essas regras pode oferecer perigo ou ser ilegal. Leia o Manual do Usurio, na ntegra, para obter mais informaes. DESLIGUE O DISPOSITIVO EM REAS RESTRITAS Desligue o dispositivo quando o uso de telefones celulares for proibido ou quando houver a possibilidade de oferecer perigo ou causar interferncia. Por exemplo, quando estiver a bordo de uma aeronave, em hospitais ou prximo a equipamentos mdicos, combustveis, produtos qumicos ou reas de detonao. Respeite todas as instrues em reas restritas. SEGURANA AO VOLANTE EM PRIMEIRO LUGAR Respeite todas as leis locais aplicveis. Sempre mantenha as mos desocupadas para operar o veculo enquanto estiver dirigindo. Ao dirigir, a segurana ao volante deve ser sempre a sua primeira preocupao. INTERFERNCIA Dispositivos sem-fio podem estar sujeitos a interferncias que podem afetar a sua operao. SERVIO AUTORIZADO Somente tcnicos autorizados podem instalar ou consertar este produto.

MANTENHA O DISPOSITIVO SECO Este dispositivo no prova dgua. Mantenha-o seco.

PROTEJA SUA AUDIO Use o fone de ouvido em volume moderado e no mantenha o dispositivo prximo ao ouvido quando o alto-falante estiver em uso.

Resumo do Nokia X2-01

Resumo do Nokia X2-01


Principais recursos Aproveite os recursos de mensagens com o teclado completo QWERTY. Gerencie seus perfis de redes sociais e suas msicas com as teclas dedicadas. Leia e responda aos seus e-mails enquanto estiver fora. Tenha uma viso geral de sua correspondncia com algum na visualizao de mensagens de conversa. Teclas e componentes

1 2 3 4 5 6 7

Fone Teclas de seleo Tecla Chamar/Enviar Tecla Navi tecla (tecla de navegao) Boto Liga/Desliga Tecla Backspace Tecla Enter

6 8 9

Resumo do Nokia X2-01 Microfone Tecla de espao

10 11 12 13 14 15

Tecla de msica Tecla de funo Tecla Shift Tecla Car Tecla de mensagens Tecla Ctrl

16 17 18 19 20

Conector de fone de ouvido/conector Nokia AV (3,5 mm) Conector do carregador Lente da cmera Orifcio da ala de pulso Alto-falante

Incio 21 Conector micro USB 22 Compartimento do carto de memria

Para acessar alguns recursos de mensagens ou msicas, pressione a tecla de mensagens ou msica. Voc pode atribuir funes diferentes s teclas.

Incio
Inserir o carto SIM e a bateria Nota: Antes de remover as tampas, desligue o dispositivo e desconecte o carregador e qualquer outro dispositivo que esteja conectado a ele. Evite tocar nos componentes eletrnicos quando estiver substituindo as tampas. Sempre guarde e utilize o dispositivo com as tampas colocadas. O carto SIM e seus contatos podero ser facilmente danificados se forem arranhados ou dobrados; portanto, tenha cuidado ao manipular, inserir ou remover o carto. Importante: No use um carto mini UICC SIM, tambm conhecido como carto micro SIM, ou um carto micro SIM ou um carto SIM que tenha um recorte mini UICC (ver figura) neste dispositivo. O carto micro SIM menor do que um carto SIM padro. O dispositivo no oferece suporte ao uso de cartes micro SIM, e o uso de cartes SIM incompatveis pode danificar o carto ou o dispositivo e corromper os dados armazenados no carto.

Incio

1 2 3 4

Coloque o dedo no espao na parte inferior do aparelho. Levante e abra a tampa traseira cuidadosamente (1). Insira o carto SIM. Certifique-se de que a rea de contato do carto esteja voltada para baixo (2). Alinhe os contatos da bateria ao compartimento da bateria e insira a bateria (3). Para recolocar a tampa traseira, alinhe as linguetas das travas superiores na direo dos espaos (4) e pressione para baixo at que a tampa encaixe no local (5).

Remover o carto SIM

Incio Pressione a mola de liberao (1) e retire o carto SIM (2). Ligar ou desligar Mantenha pressionado o boto Liga/Desliga.

Antenas Evite tocar na rea da antena enquanto a antena estiver em uso. O contato com as antenas afeta a qualidade da comunicao e pode reduzir a vida til da bateria devido ao nvel de consumo de energia superior durante a operao.

Carregar a bateria Sua bateria foi parcialmente carregada na fbrica, mas ser necessrio recarreg-la antes de poder ligar o telefone pela primeira vez. Se o telefone indicar pouca carga, faa o seguinte:

1 2

Conecte o carregador a uma tomada comum. Conecte o carregador com o telefone.

10 3

Incio Quando o telefone indicar uma carga completa, desconecte o carregador do telefone e, em seguida, da tomada.

No necessrio carregar a bateria por um perodo especfico, e voc poder usar o telefone enquanto ele estiver sendo carregado. Se a bateria estiver completamente descarregada, talvez demore alguns minutos para que o indicador de carga seja exibido ou para que qualquer chamada possa ser feita. Se a bateria no tiver sido utilizada por um perodo prolongado, para iniciar o carregamento, talvez seja preciso conectar o carregador, desconect-lo e reconect-lo. Conectar um fone de ouvido

No conecte produtos que geram um sinal de sada, pois isso pode danificar o dispositivo. No conecte qualquer fonte de energia ao conector Nokia AV. Se voc conectar um dispositivo externo ou fone de ouvido, exceto aqueles aprovados pela Nokia para uso com este dispositivo, com o conector Nokia AV, preste ateno especial aos nveis de volume. Inserir um carto de memria Utilize apenas cartes de memria compatveis aprovados pela Nokia para uso com este dispositivo. Cartes incompatveis podem danificar o carto de memria e o dispositivo, bem como corromper os dados armazenados no carto.

Seu celular suporta cartes microSD com uma capacidade de at 8 GB. Um carto de memria compatvel pode ser fornecido com o dispositivo e pode j estar inserido nele. Se no estiver, proceda da seguinte forma:

Incio

11

1 2 3

Abra a tampa do compartimento do carto de memria. Insira o carto no compartimento do carto de memria com a superfcie de contato voltada para cima e pressione at que ele encaixe no lugar. Feche a tampa do compartimento do carto de memria.

Remover o carto de memria Importante: No remova o carto de memria quando estiver em uso por um aplicativo. Isso pode danificar o carto de memria e o dispositivo, bem como corromper os dados armazenados no carto. Voc pode remover ou substituir o carto de memria durante a operao do celular sem precisar desligar o aparelho, mas precisa se certificar de que nenhum aplicativo esteja acessando o carto de memria nesse momento.

Conectar um cabo de dados USB Conecte um cabo de dados USB compatvel ao conector USB. Talvez voc precise comprar um cabo de dados USB separadamente.

12

Incio

Para modificar as configuraes de USB, selecione Menu > Configuraes > Conectividade > Cabo dados USB e o modo desejado. Prender uma ala de pulso Passe a ala de pulso pelo orifcio e prenda-a.

A ala de pulso vendida separadamente. Cdigos de acesso O cdigo de segurana ajuda a proteger o telefone contra uso no autorizado. possvel criar e alterar o cdigo e configurar o telefone para solicitar o cdigo. Mantenha o cdigo em sigilo e em um lugar seguro, longe do telefone. Se voc no lembrar do cdigo e o telefone estiver bloqueado, ser necessrio levar o telefone para manuteno. Podero ser feitas cobranas adicionais e talvez todos os dados pessoais no telefone sejam excludos. Para obter mais informaes, entre em contato com um ponto Nokia Care ou o revendedor do seu celular. O cdigo PIN fornecido com o carto SIM protege o carto contra o uso no autorizado. O cdigo PIN2 fornecido com alguns cartes SIM necessrio para acessar determinados servios. Se voc digitar trs vezes seguidas o cdigo PIN ou PIN2 incorretamente, ser necessrio digitar o cdigo PUK ou PUK2. Caso no os possua, contate a sua operadora.

Incio O PIN do mdulo necessrio para acessar as informaes contidas no mdulo de segurana do carto SIM. O PIN de assinatura pode ser necessrio para a assinatura digital. A senha de restrio necessria quando se utiliza o servio de restrio de chamadas.

13

Para definir como o telefone utiliza configuraes de segurana e cdigos de acesso, selecione Menu > Configuraes > Segurana. Tela inicial Tela Quando o aparelho estiver pronto para uso e voc no tiver digitado nenhum caractere, ele estar na tela inicial.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Intensidade do sinal de rede Status da carga da bateria Indicadores Nome da rede ou logotipo da operadora Perfil Relgio Data (se a tela inicial avanada estiver desativada) Widget Tela Funo da tecla de seleo Voc tem mensagens no lidas. Voc tem mensagens no enviadas, canceladas ou com falha. O teclado est bloqueado.

Indicadores

O telefone no toca para chamadas ou mensagens de texto recebidas. Um alarme est definido.

14 ou ou ou

Incio O telefone est cadastrado em uma rede GPRS ou EGPRS. Uma conexo GPRS ou EGPRS est aberta. A conexo GPRS ou EGPRS est suspensa (em espera). O Bluetooth est ativado. Todas as chamadas recebidas so desviadas para outro nmero. As chamadas so limitadas a um grupo restrito de usurios. O perfil ativo atualmente est programado. Um fone de ouvido est conectado com o telefone. O telefone est conectado com outro aparelho por meio de um cabo de dados USB.

Economia de energia Seu dispositivo tem recursos de descanso de tela e modo de economia de energia para economizar energia da bateria quando estiver na tela inicial e nenhuma tecla for pressionada. Tela inicial Na tela inicial, voc pode criar atalhos para seus aplicativos favoritos. Selecione Menu > Configuraes e Tela > Tela inicial. Ativar a tela inicial Selecione Modo Tela inicial > Ativar. Organizar e personalizar a tela inicial Selecione Personalizar visualiz.. Selecionar a tecla usada para ativar a tela inicial Selecione Tecla de tela inicial. Navegar na tela inicial V para cima ou para baixo para navegar na lista e selecione Selecion., Ver ou Editar. As setas indicam que h mais informaes disponveis. Interromper a navegao Selecione Sair. Adicionar contatos favoritos tela inicial Com o widget Contatos favoritos, voc pode facilmente se comunicar com seus familiares e amigos. 1 Para ativar a tela inicial avanada, selecione Menu > Configuraes e Tela > Tela inicial > Modo Tela inicial > Ativar.

Incio 2 3 4

15

Selecione Personalizar visualiz.. Essa etapa no ser necessria se, no momento, no existirem widgets adicionados tela inicial. V at a zona de contedo desejada e selecione Alterar ou Atribuir. Selecione Contatos favoritos.

Na tela inicial, v at o widget Contatos favoritos. Adicionar um contato favorito Selecione Opes > Adicionar novo favorito. Chamar ou enviar uma mensagem de texto a um contato favorito V at o contato e selecione Opes > Chamar ou Enviar mensagem. Alterar a imagem de um contato favorito V at o contato e selecione Opes > Alterar imagem. Organizar seus contatos favoritos V at o contato e selecione Opes > Organizar favoritos > Mover. V at o novo local e selecione OK. Remover um contato favorito V at o contato e selecione Opes > Remover dos favoritos. Remover um contato favorito no o exclui da sua lista de contatos. Sobre o aplicativo Comunidades Selecione Menu > Comunidades e entre nos seus servios de redes sociais pertinentes. Com o aplicativo Comunidades, voc pode aprimorar sua experincia nas redes sociais. Talvez o aplicativo no esteja disponvel em todas as regies. Ao entrar em servios de rede social como o Orkut, Facebook ou o Twitter, voc pode: ver as atualizaes de status dos seus amigos; publicar sua prpria atualizao de status; ver instantaneamente as fotos que voc tira com a cmera.

Somente os recursos que so suportados pelo servio de redes sociais estaro disponveis. O uso dos servios de redes sociais exigem suporte de rede. Isso pode envolver a transmisso de grandes volumes de dados e custos de trfego de dados relacionados. Para obter mais informaes sobre custos de transmisso de dados, entre em contato com a sua operadora.

16

Incio

Os servios de redes sociais so servios de terceiros e no so oferecidos pela Nokia. Verifique as configuraes de privacidade do servio de rede social que voc est usando, j que talvez voc compartilhe informaes com um grande grupo de pessoas. Os termos de uso do servio de rede social se aplicam ao compartilhamento de informaes nesse servio. Familiarize-se com os termos de uso e as prticas de privacidade do servio. Bloqueio do teclado Bloquear o teclado Selecione Menu e pressione a tecla de funo. Desbloquear o teclado Selecione Liberar e pressione a tecla de funo. Insira o cdigo de bloqueio, se solicitado. Atender uma chamada quando o teclado estiver bloqueado Pressione a tecla Chamar. Quando voc encerra ou recusa uma chamada, o teclado automaticamente bloqueado. Configurar bloqueio do teclado automtico Selecione Menu > Configuraes > Celular > Prot. tecl. automtica > Ativar e defina o perodo de tempo aps o qual o teclado ser bloqueado. Mesmo com o celular ou teclado bloqueado, talvez seja possvel fazer chamadas para o nmero de emergncia oficial programado no seu celular. Usar seu aparelho sem um carto SIM Alguns recursos do seu aparelho, como jogos, podem ser usados sem a insero de um carto SIM. Os recursos que esto indisponveis quando o perfil de voo est ativado no podem ser selecionados nos menus. Aplicativos executados em segundo plano A operao de aplicativos em segundo plano aumenta o consumo da bateria e reduz sua vida til. Exemplos de aplicativos normalmente executados em segundo plano so Rdio e Music player.

Chamadas

17

Chamadas
Fazer e atender uma chamada Fazer uma chamada Digite 0 para chamadas DDD ou 00 para chamadas DDI, o cdigo da operadora, o cdigo do pas ou da cidade, o nmero do telefone e pressione a tecla Chamar. Quando estiver no exterior, voc poder utilizar o prefixo internacional +. Atender uma chamada recebida Pressione a tecla Chamar. Recusar uma chamada Pressione a tecla Encerrar. Ajustar o volume Durante uma chamada telefnica, v para cima ou para baixo. Alto-falante Se disponvel, voc poder selecionar Alto-fal. ou Normal para utilizar o alto-falante ou o fone do telefone durante uma chamada. Atalhos de discagem Atribuir um nmero de telefone a uma tecla numrica Selecione Menu > Contatos > Mais > Disc. rpidas, v para o nmero desejado (2 a 9) e selecione Atribuir. Digite o nmero de telefone desejado ou selecione Procurar e um contato salvo. Ativar discagem rpida Selecione Menu > Configuraes > Chamada > Discagem rpida > Ativar. Fazer uma chamada usando a discagem rpida Na tela inicial, mantenha pressionada a tecla numrica desejada.

Escrever texto
Os mtodos de entrada fornecidos no aparelho podem variar de acordo com os diversos mercados de vendas. Escrever usando o teclado Seu aparelho possui um teclado completo.

18

Escrever texto

Definir o idioma de escrita Selecione Opes > Idioma escrita e o idioma desejado. Para alterar o idioma de escrita, voc tambm pode pressionar a tecla de funo e, em seguida, pressionar a tecla Ctrl. Alternar entre o modo numrico e o alfabtico Pressione a tecla de funo repetidamente at que o smbolo do mtodo de entrada desejado seja exibido. Bloquear o modo numrico Pressione a tecla de funo duas vezes. Para voltar ao modo normal, pressione a tecla de funo. Alternar os caracteres entre maisculos e minsculos Pressione a tecla Shift. Inserir um nmero ou um caractere impresso no canto superior direito de uma tecla Mantenha pressionada a tecla correspondente. Excluir um caractere Selecione Apagar. Voc tambm pode pressionar a tecla Backspace. Inserir um caractere especial ou smbolo Pressione a tecla Car e selecione o smbolo desejado. Para ver mais smbolos, pressione a tecla Car novamente. Inserir uma nova linha Pressione a tecla Enter. Inserir um espao Pressione a tecla de espao. Copiar ou recortar texto Mantenha pressionada a tecla Shift e deslize para realar uma palavra, frase ou trecho de texto. Mantenha pressionada a tecla Ctrl e depois pressione C (copiar) ou X (recortar). Colar texto V at o local desejado, mantenha pressionada a tecla Ctrl e pressione V. Entrada de texto previsto A entrada de texto previsto baseia-se em um dicionrio interno. Nem todos os idiomas tm suporte.

Navegar pelos menus Ativar ou desativar a entrada de texto previsto Selecione Opes > Mais > Configs. previso > Previso > Ativar ou Desativar. Alternar entre a entrada de texto previsto e tradicional Mantenha pressionada a tecla Ctrl e pressione a tecla de espao. Voc tambm pode manter pressionada Opes.

19

Escrever texto com a entrada de texto previsto 1 Comece a escrever uma palavra usando as teclas de caracteres. Seu aparelho ir sugerir possveis palavras. 2 Para confirmar uma palavra, v para a direita ou pressione a tecla de espao. Se a palavra no estiver correta, v para baixo para acessar uma lista de sugestes de palavras e selecione a opo desejada. 3 Comece a escrever a palavra seguinte.

Navegar pelos menus


As funes do dispositivo so agrupadas em menus. Nem todas as funes de menu ou itens de opes so descritos aqui. Na Tela inicial, selecione Menu e o menu e o submenu desejados. Sair do nvel de menu atual Selecione Sair ou Voltar. Retornar Tela inicial Pressione a tecla Encerrar. Alterar a exibio do menu Selecione Menu > Opes > Vis. menu princ..

Mensagens
Mensagens de texto e multimdia Mensagens de texto Voc pode enviar mensagens de texto com um nmero de caracteres maior do que o limite permitido por mensagem. As mensagens mais longas so enviadas como uma srie de duas ou mais mensagens. A cobrana feita pela operadora poder levar em conta o nmero total de mensagens.

20

Mensagens

Os caracteres acentuados, outros smbolos ou algumas opes de idioma ocupam mais espao, o que diminui o limite de caracteres que podem ser enviados em uma nica mensagem. O nmero total de caracteres restantes e o nmero de mensagens necessrias para envio so exibidos. Para enviar mensagens, o nmero correto do centro de mensagens deve ser armazenado no dispositivo. Normalmente, esse nmero definido por padro atravs do carto SIM. Definir o nmero do centro de mensagens manualmente 1 Selecione Menu > Mensagens > Mais > Configs. mensag. > Mensagem texto > Centro mensags.. 2 Digite o nome e o nmero fornecido pela operadora. Ao escrever uma mensagem, voc poder adicionar, por exemplo, uma foto. A mensagem de texto se torna automaticamente uma mensagem multimdia. Mensagens multimdia Uma mensagem multimdia pode conter texto, fotos, clipes de som ou videoclipes. Somente dispositivos compatveis podero receber e exibir mensagens multimdia. Talvez as mensagens tenham aparncia diferente em outros dispositivos. Se o item inserido em uma mensagem multimdia for muito grande para a rede, o dispositivo poder reduzir o tamanho automaticamente. Para obter informaes sobre a disponibilidade e a assinatura do servio de mensagens multimdia (MMS), entre em contato com a operadora. Proteger seu dispositivo contra contedo prejudicial Seu dispositivo est sujeito a vrus e a outros tipos prejudiciais de contedo. Tome as seguintes precaues: Tenha cuidado ao abrir mensagens. Elas podem conter vrus ou ser, de alguma forma, prejudiciais ao dispositivo ou ao seu computador. Tenha cuidado ao aceitar solicitaes de conectividade, navegar na Internet ou fazer download de contedo. No aceite conexes Bluetooth de fontes no confiveis. Somente instale e utilize servios e softwares de fontes de confiana que ofeream segurana e proteo adequadas. Instale antivrus e outros softwares de segurana no seu dispositivo e em qualquer computador conectado. Use apenas um aplicativo de antivrus por vez. O uso de

Mensagens

21

mais de um aplicativo desse tipo pode afetar o desempenho e a operao do dispositivo e/ou do computador. Se voc acessar favoritos e links pr-instalados para acesso a sites de terceiros, tome as devidas precaues. A Nokia no endossa nem assume qualquer responsabilidade por esses sites.

Criar uma mensagem 1 Selecione Menu > Mensagens > Criar mensagem. 2 Escreva sua mensagem. Para inserir um caractere especial ou um smiley, selecione Opes > Inserir smbolo. Para anexar um objeto mensagem, selecione Opes > Inserir objeto. O tipo de mensagem alterado automaticamente para mensagem multimdia. 3 Para adicionar destinatrios, selecione Enviar p/ e o destinatrio. Para digitar um nmero de telefone ou endereo de e-mail manualmente, selecione Nm. ou e-mail. Digite um nmero de telefone ou selecione E-mail e digite um endereo de e-mail. 4 Selecione Enviar. As mensagens multimdias so indicadas com um cone na parte superior da tela. As operadoras podem cobrar tarifas diferenciadas de acordo com o tipo de mensagem. Para obter mais detalhes, entre em contato com a operadora. Exibio de Conversas Seu aparelho suporta a exibio de mensagens de conversa. Esse recurso exibe as mensagens de texto e multimdia recebidas de um contato e enviadas a ele na forma de uma conversa. Isso permite que voc veja sua correspondncia com um contato sem precisar abrir diversas pastas. Quando voc recebe uma mensagem, ela aberta na exibio de conversa. Exibir o histrico de uma conversa com um contato Selecione Menu > Mensagens > Conversas e a conversa desejada. Mensagens flash Mensagens flash so mensagens de texto exibidas instantaneamente no recebimento. Selecione Menu > Mensagens. 1 2 Selecione Mais > Outras mensags. > Mensagem flash. Escreva sua mensagem.

22 3

Mensagens Selecione Enviar p/ e um contato.

Mensagens de udio Nokia Xpress Crie e envie mensagens de udio utilizando o MMS de modo prtico. Selecione Menu > Mensagens. 1 2 Selecione Mais > Outras mensags. > Mensagem udio. O gravador de voz aberto. Selecione os cones para controlar a gravao. Grave sua mensagem. Pare a gravao. Selecione Enviar p/ e um contato. Pause a gravao.

E-mail e bate-papo Seu dispositivo suporta os aplicativos E-mail e Bate-papo para redes sociais. Com o E-mail, voc pode usar seu celular para acessar suas contas de e-mail de diferentes provedores de servio de e-mail. Com o Bate-papo, voc pode usar seu dispositivo mvel para conversar com outros usurios on-line.

Ativar a notificao de novos e-mails para uma conta Selecione Opes > Mais > Configuraes > Avisar-me de novos e-mails: > Ativados. Mensagens de voz O correio de voz um servio de rede no qual talvez voc precise se cadastrar. Para obter mais informaes, entre em contato com a operadora. Chamar seu correio de voz Mantenha pressionado 1. Editar seu nmero de correio de voz Selecione Menu > Mensagens > Mais > Mensagens voz e N do correio de voz. Configuraes de mensagem Selecione Menu > Mensagens e Mais > Configs. mensag..

Contatos Selecione uma destas opes:

23

Configuraes gerais Defina o tamanho da fonte das mensagens e ative smileys grficos e avisos de entrega. Mensagem texto Defina as centrais de mensagens para mensagens de texto e e-mail SMS. MMS Ative os avisos de entrega e o recebimento de mensagens multimdias e anncios. Configure outras preferncias relacionadas s mensagens multimdias. Mensags. servio Ative as mensagens de servio e configure as preferncias relacionadas s mensagens de servio.

Contatos
possvel salvar nomes e nmeros de telefone na memria do aparelho e no carto SIM. Na memria do dispositivo, voc pode salvar contatos com nmeros e itens de texto. Os nomes e nmeros salvos no carto SIM so indicados por . Selecione Menu > Contatos > Nomes. Adicionar um contato Selecione Opes > Adicionar nova > Adic. contato. Adicionar detalhes a um contato Verifique se a memria em uso do Celular ou do Celular e SIM. V at um contato e selecione Detalhes > Opes > Adic. detalhes. Procurar um contato Selecione Nomes. Navegue pela lista de contatos ou digite os primeiros caracteres do nome do contato. Copiar um contato entre a memria do dispositivo e o carto SIM Selecione Nomes, v at o contato e selecione Opes > Mais > Copiar contato. No carto SIM, voc s pode salvar um nmero de telefone para cada nome. Para selecionar o carto SIM ou a memria do dispositivo para seus contatos, selecionar a forma como os nomes e os nmeros so exibidos na lista de contatos e ver a capacidade da memria dos contatos, selecione Configuraes e a opo apropriada. Voc pode enviar e receber as informaes de contato de uma pessoa como um carto de visita de um dispositivo compatvel que suporte o padro vCard. Enviar um carto de visita Selecione um contato, Opes > Mais > Carto de visita e o tipo de envio.

24

Msica

Msica
Music player Seu dispositivo inclui um music player para que voc escute msicas ou outros arquivos de som MP3 ou AAC. Selecione Menu > Msica > Minhas msicas. Iniciar ou pausar a reproduo Pressione a tecla de navegao. Voltar ao incio da msica atual V para a esquerda. Voltar msica anterior V para a esquerda duas vezes. Ir msica seguinte V para a direita. Retroceder a msica atual Mantenha pressionada a tecla de navegao para a esquerda. Avanar a msica atual Mantenha pressionada a tecla de navegao para a direita. Ajustar o volume V para cima ou para baixo. Ativar o desativar o udio do music player Pressione a tecla Ctrl. Deixar o music player em reproduo em segundo plano Pressione a tecla Encerrar. Fechar o music player Mantenha pressionada a tecla Encerrar. Rdio FM Selecione Menu > Msica > Rdio.

Fotos

25

Buscar estaes disponveis automaticamente Selecione Opes > Busc. tds. esta.. Para obter melhores resultados, faa a busca em um ambiente externo ou junto a uma janela. Alternar automaticamente para uma frequncia com melhor recepo Verifique se o RDS est ativado. Selecione Opes > Configuraes > RBDS. Selecione Frequnc. autom.. Procurar uma estao vizinha Mantenha pressionada a tecla de navegao para a esquerda ou direita. Salvar uma estao Sintonize a estao desejada e selecione Opes > Salvar estao. Alternar entre estaes salvas V para a esquerda ou direita para alternar entre estaes ou pressione a tecla numrica correspondente do local de memria de uma estao desejada. Ajustar o volume V para cima ou para baixo. Deixar o rdio em reproduo em segundo plano Pressione a tecla Encerrar. Fechar o rdio Mantenha pressionada a tecla Encerrar.

Fotos
Capturar imagens e gravar videoclipes Seu dispositivo suporta uma resoluo de captura de imagem de 640x480 pixels. Modo de cmera Usar a funo de imagem fotogrfica Selecione Menu > Fotos > Cmera. Aplicar mais ou menos zoom V para cima ou para baixo. Capturar uma imagem Selecione Capturar.

26

Aplicativos

Definir o modo de visualizao e o tempo Selecione Opes > Configuraes > Tempo vis. foto. Ativar o contador automtico Selecione Opes e a opo desejada. Modo de vdeo Usar a funo de vdeo Selecione Menu > Fotos > Cmera de vdeo. Comear a gravar um videoclipe Selecione Gravar. Alternar entre modo de cmera e vdeo No modo de cmera ou vdeo, v para a esquerda ou direita. Visualizar suas imagens e videoclipes Visualizar suas imagens Selecione Menu > Fotos > Minhas fotos. Assistir seus videoclipes Selecione Menu > Fotos > Meus vdeos.

Aplicativos
Despertador Voc pode definir um alarme para soar no horrio desejado. Definir o alarme 1 Selecione Menu > Aplicativos > Despertador. 2 Insira a hora do alarme. 3 Para repetir um alarme nos dias da semana selecionados, selecione Repetir: > Ativada e os dias. 4 Selecione o toque do alarme. Se voc selecionar o rdio como toque do alarme, conecte o fone de ouvido ao dispositivo. 5 Defina a durao do tempo limite da funo soneca e selecione Salvar.

Aplicativos

27

Interromper o alarme Selecione Parar. Se voc deixar o alarme tocar por um minuto ou selecionar Soneca, o alarme ser interrompido durante o perodo de tempo limite da funo soneca e depois recomear. Galeria Na Galeria, voc pode gerenciar imagens, videoclipes e arquivos de msica. Exibir o contedo da Galeria Selecione Menu > Aplicativos > Galeria. Extras O dispositivo pode incluir alguns jogos e aplicativos Java criados especialmente para ele. Selecione Menu > Aplicativos > Extras. Abrir um jogo ou aplicativo Selecione Jogos, Coleo ou o carto de memria e um jogo ou aplicativo. Exibir a quantidade de memria disponvel para instalar jogos e aplicativos Selecione Opes > Status memria. Fazer o download de um jogo ou aplicativo Selecione Opes > Downloads > Downloads jogos ou Downl. aplics.. O seu aparelho suporta aplicativos Java J2ME. Verifique se o aplicativo compatvel com o seu aparelho antes de fazer o download. Importante: Instale e utilize aplicativos e outros softwares apenas de fontes confiveis. Os aplicativos de fontes no confiveis podem incluir software mal-intencionado que pode acessar dados armazenados no seu aparelho, causar prejuzos financeiros ou danificar o seu aparelho. Os aplicativos transferidos por download podem ser salvos na Galeria em vez de Aplicativos. Gravador de voz Selecione Menu > Aplicativos > Gravador.

28

Aplicativos

Comear a gravar Selecione o cone de gravao. Iniciar a gravao durante uma chamada Selecione Opes > Mais > Gravar. Ao gravar uma chamada, mantenha o telefone na posio normal prximo ao ouvido. A gravao salva na pasta Gravaes na Galeria. Escutar a gravao mais recente Selecione Opes > Reprod. lt. grav.. Enviar a ltima gravao em uma mensagem multimdia Selecione Opes > Env. ltima grav.. Lista de atividades Selecione Menu > Aplicativos > Lista atividades. A lista de atividades exibida e classificada por prioridade. Para gerenciar a lista de atividades, selecione Opes e a opo apropriada. Notas Selecione Menu > Aplicativos > Notas. Adicionar uma nota Se nenhuma nota for adicionada, selecione Adicionar; caso contrrio, selecione Opes > Criar nota. Escreva a nota e selecione Salvar. Enviar uma nota Selecione Opes > Enviar nota e o tipo de envio. Calculadora Seu dispositivo fornece uma calculadora padro, cientfica e financeira. Selecione Menu > Aplicativos > Calculadora. Selecione Opes para escolher o tipo de calculadora ou para ver as instrues de operao. Contador regressivo Selecione Menu > Aplicativos > Cont. regressivo.

Calendrio Contador normal 1 Selecione Contador normal, insira um tempo e escreva uma nota a ser exibida quando o tempo terminar. 2 Selecione Iniciar. Contador de intervalos Para iniciar um contador de intervalos com at 10 intervalos, faa o seguinte: 1 2 Selecione Contador interv.. Selecione Contador inicial > Iniciar.

29

Para determinar como o contador de intervalos iniciar o prximo perodo, selecione Configuraes > Cont. p/ prx. perodo. Cronmetro voc pode cronometrar o tempo, tomar tempos intermedirios ou tomar os tempos por volta usando o cronmetro. Selecione Menu > Aplicativos > Cronmetro e uma das seguintes opes: Cronom. parcial Tome tempos intermedirios. Para redefinir o tempo sem salv-lo, selecione Opes > Zerar. Cronometr. volta Tome tempos por volta. Continuar Exiba o tempo definido no plano de fundo. Exibir ltimo Exiba o tempo medido mais recentemente, se o cronmetro no tiver sido redefinido. Ver tempos ou Excluir tempos Exiba ou exclua tempos salvos. Para manter o tempo do cronmetro em segundo plano, pressione a tecla Encerrar.

Calendrio
Selecione Menu > Calendrio. O dia atual emoldurado. Se houver notas para o dia, este ser indicado em negrito. Adicionar uma nota de calendrio V at uma data e selecione Opes > Criar nota. Exibir os detalhes de uma nota V at a nota e selecione Ver.

30

Configuraes

Excluir todas as notas do calendrio Selecione Opes > Excluir notas > Todas as notas.

Configuraes
Perfis Esperando uma chamada, mas no pode deixar o dispositivo tocar? H vrios grupos de configuraes chamados perfis, que voc pode personalizar com toques para diferentes eventos e ambientes. Selecione Menu > Configuraes > Perfis. Selecione o perfil desejado e uma das seguintes opes: Ativar Ative o perfil. Personalizar Modifique as configuraes do perfil. Programvel Defina o perfil a ser ativado por um determinado tempo. Quando o tempo definido para o perfil expirar, o perfil anterior que no era programvel ser ativado. As opes disponveis podem variar. Aviso: Com o perfil de voo ativado, no possvel fazer ou receber chamadas, inclusive chamadas de emergncia, nem utilizar outros recursos que exijam cobertura de rede. Para fazer uma chamada, ative outro perfil. Temas Um tema contm elementos para personalizar o telefone. Selecione Menu > Configuraes > Temas e escolha dentre as seguintes opes: Selecionar tema Abra a pasta Temas e selecione um tema. Downl. de temas Abra uma lista de links para fazer download de mais temas. Toques Voc pode modificar as configuraes de toque do perfil ativo selecionado. Selecione Menu > Configuraes > Toques. As mesmas configuraes podem ser encontradas no menu Perfis.

Configuraes Configuraes da tela Selecione Menu > Configuraes > Tela. Voc pode ver ou modificar o papel de parede, o tamanho da fonte ou outras configuraes relacionadas tela do aparelho.

31

Exibir as informaes da rede celular na tela inicial 1 Para ativar a tela inicial avanada, selecione Menu > Configuraes e Tela > Tela inicial > Modo Tela inicial > Ativar. 2 Selecione Personalizar visualiz.. Essa etapa no ser necessria se, no momento, no existirem widgets adicionados tela inicial. 3 V at a zona de contedo desejada e selecione Alterar ou Atribuir. 4 Selecione Indicad. gerais. 5 Salve as alteraes. 6 Selecione Menu > Configuraes e Tela > Exibio info. clula > Ativar. Data e hora Selecione Menu > Configuraes > Data e hora. Definir a data e a hora Selecione Configs. data e hora. Definir o formato de data e hora Selecione Formato data e hora. Atualizar a hora automaticamente de acordo com o fuso horrio atual Selecione Atualiz. autom. hora (servio de rede). Atalhos Com os atalhos pessoais, voc pode acessar rapidamente as funes usadas com frequncia. Selecione Menu > Configuraes > Meus atalhos. Atribuir um atalho a uma tecla de seleo Selecione Tecla seleo direita ou Tecla sele. esquerda e uma funo da lista. Atribuir um atalho tecla Msica ou Mensagens Selecione Tecla de msica ou Tecla Mensagens e uma funo da lista.

32

Configuraes

Atribuir um atalho tecla de navegao Selecione Tecla de navegao. V at a direo desejada e selecione Alterar ou Atribuir e uma funo da lista. Sincronizao e backup Selecione Menu > Configuraes > Sincr. e backup. Selecione uma destas opes: Sincronizao Crie um backup de seus dados pessoais em um servidor Nokia. Antes de iniciar o backup de dados, configure sua conta My Nokia. Selecione Conectar para ser orientado no processo de backup de dados. Interc. telefnico Sincronize ou copie dados selecionados, como contatos, entradas de calendrio, notas ou mensagens, entre seu dispositivo e outro dispositivo. Criar backup Faa o backup de dados selecionados. Restaur. backup Restaure dados de um backup. Para visualizar os detalhes de um arquivo de backup, selecione Opes > Detalhes. Sincr. c/ servidor Sincronize ou copie dados selecionados entre seu dispositivo e um PC ou servidor de rede (servio de rede). Conectividade Seu telefone possui diversos recursos que permitem que voc se conecte a outros aparelhos para transmitir e receber dados. Tecnologia Bluetooth A tecnologia Bluetooth permite que voc conecte o seu dispositivo, por meio de ondas de rdio, a um dispositivo Bluetooth compatvel a uma distncia de at 10 metros (32 ps). Este dispositivo est em conformidade com a Especificao Bluetooth 2.1 + EDR e suporta os seguintes perfis: acesso genrico, acesso de rede, controle, viva-voz, fone de ouvido, envio de objetos, transferncia de arquivos, rede dial-up, acesso SIM e porta serial. Para garantir a interoperabilidade com outros dispositivos que oferecem suporte tecnologia Bluetooth, utilize acessrios Nokia aprovados para este modelo. Consulte os fabricantes de outros dispositivos para determinar a compatibilidade com este dispositivo. Para fazer ou receber chamadas no modo SIM remoto, voc precisa ter um acessrio compatvel, como um kit veicular, conectado ao dispositivo. Nesse modo, o dispositivo s permitir a realizao de chamadas de emergncia.

Configuraes

33

Abrir uma conexo Bluetooth 1 Selecione Menu > Configuraes > Conectividade > Bluetooth. 2 Selecione Nome meu telef. e digite um nome para o dispositivo. 3 Para ativar a conectividade Bluetooth, selecione Bluetooth > Ligado. indica que a conectividade Bluetooth est ativa. 4 Para conectar o dispositivo a um acessrio de udio, selecione Conect. acess. udio e o acessrio. 5 Para parear o dispositivo com qualquer dispositivo Bluetooth dentro do alcance, selecione Dispos. pareados > Adic. novo disp.. 6 V at um dispositivo encontrado e selecione Adicionar. 7 Digite uma senha (at 16 caracteres) no seu dispositivo e permita a conexo no outro dispositivo Bluetooth. A utilizao do dispositivo no modo oculto uma maneira mais segura de evitar softwares prejudiciais. No aceite solicitaes de conexo Bluetooth de fontes no confiveis. Voc tambm pode desativar a funo Bluetooth quando ela no estiver sendo usada. Conectar o seu PC Internet. Voc pode usar a tecnologia Bluetooth para conectar o seu PC compatvel Internet. O seu dispositivo deve ser capaz de se conectar Internet (servio de rede) e o PC deve oferecer suporte tecnologia Bluetooth. Aps o estabelecimento da conexo com o servio de ponto de acesso rede, NAP (network access point), do dispositivo e o pareamento com o PC, o dispositivo abrir automaticamente uma conexo de pacote de dados com a Internet. Dados de pacote Para verificar a disponibilidade desses servios e tarifas, contate a sua operadora. O GPRS (servio de rdio de pacote geral) um servio de rede que permite aos celulares enviarem e receberem dados atravs de uma rede com base em IP. Para definir como usar o servio, selecione Menu > Configuraes > Conectividade > Dados de pacote > Conex. dados pacote e um dos itens a seguir: Quando preciso Estabelea um conexo de dados por pacote quando esse procedimento for necessrio a um aplicativo. A conexo ser fechada quando o aplicativo for fechado. Sempre on-line Conecte-se automaticamente a uma rede de dados por pacote quando o aparelho for ligado.

34

Configuraes

Voc pode usar seu aparelho como um modem ao conect-lo a um PC compatvel usando a tecnologia Bluetooth. Para obter mais detalhes, consulte a documentao no Nokia Ovi Suite. Chamada Selecione Menu > Configuraes > Chamada e uma destas opes: Desvio de chamadas Desvie as chamadas recebidas (servio de rede). Talvez no seja possvel desviar as chamadas se houver algumas funes de restrio de chamada ativas. Atend. com qq. tecla Atenda uma chamada recebida pressionando qualquer tecla, exceto o boto Liga/Desliga, as teclas de seleo esquerda ou direita ou a tecla Encerrar. Rediscagem autom. Faa a rediscagem automtica do nmero se uma chamada falhar. Discagem rpida Chame um contato atribudo a uma tecla numrica (2 a 9) ao manter pressionada a tecla numrica correspondente. Cham. em espera Defina a rede para notific-lo sobre uma chamada recebida durante uma chamada em andamento (servio de rede). Exib. durante cham. Exiba a durao da uma chamada em andamento. Resumo aps ch. Exiba brevemente a durao aproximada de uma chamada quando ela terminar. Env. minha ID ch. Exiba o seu nmero de telefone para a pessoa que voc est chamando (servio de rede). Para utilizar a configurao aceita pela operadora, selecione Padro.Essa opo depende da disponibilidade da operadora. Consulte a operadora para verificar a disponibilidade dessa opo na sua rede. Linha chs. disc. Selecione a linha telefnica utilizada para fazer chamadas, caso seu carto SIM oferea suporta a vrias linhas telefnicas (servio de rede). Esta opo depende da disponibilidade por parte da operadora. Consulte a operadora para verificar a disponibilidade dessa opo na sua rede. Celular Selecione Menu > Configuraes > Celular e uma destas opes: Configs. de idiomas Para definir o idioma do celular, selecione Idioma telefone e um idioma. Para definir o idioma do celular de acordo com as informaes do carto SIM, selecione Idioma telefone > Automtico. Status da memria Verifique a quantidade de memria usada e disponvel. Prot. tecl. automtica Bloqueie o teclado automaticamente aps um perodo determinado, quando o celular estiver na tela inicial e nenhuma tecla for pressionada. Proteo do teclado Configure o celular para solicitar o cdigo de segurana quando voc liberar as teclas.

Configuraes

35

Consulta de voo Configure o celular para solicitar se o perfil de voo dever ser ativado quando voc ligar o celular. Quando o perfil de voo est ativado, todas as conexes de rdio so fechadas. Atualiz. telefone Verifique as atualizaes de software atravs da operadora (servio de rede). Talvez essa opo no esteja disponvel, dependendo do seu celular. Seleo da operadora Utilize uma rede celular especfica. Ativao textos ajuda Exiba o texto da ajuda. Sinal inicial Reproduza um toque ao ligar o celular. Acessrios Este menu s estar disponvel se o aparelho estiver ou tiver sido conectado a um acessrio compatvel. Selecione Menu > Configuraes > Acessrios. Selecione um acessrio e uma opo, dependendo do acessrio. Configurao possvel configurar o dispositivo com as definies necessrias para alguns servios. Sua operadora tambm pode enviar a voc essas configuraes. Selecione Menu > Configuraes e Configurao. Selecione uma destas opes: Defin. config. padro Veja as operadoras salvas no dispositivo e defina uma operadora padro. Def. em todos aplics. Ative as definies de configurao padro para aplicativos suportados. Ponto acesso prefer. Veja os pontos de acesso salvos. Configs. pessoais Adicione manualmente novas contas pessoais para diversos servios e ative-os ou exclua-os. Para adicionar uma nova conta pessoal, selecione Adicionar ou Opes > Adicionar nova. Selecione o tipo de servio e digite as informaes necessrias. Para ativar uma conta pessoal, v at ela e selecione Opes > Ativar. Segurana Selecione Menu > Configuraes > Segurana e uma destas opes: Solicit. cd. PIN Configure o celular para solicitar o cdigo PIN toda vez que ele ligado. Alguns cartes SIM no permitem que a solicitao de cdigo seja desativada. Serv. restr. chs. Restrinja as chamadas recebidas e discadas do seu aparelho (servio de rede). necessria uma senha de restrio.

36

Configuraes

Discagem fixa Restrinja as chamadas discadas para nmeros de telefone selecionados, se o seu carto SIM oferecer suporte a esse recurso. Quando a discagem fixa estiver ativada, no sero permitidas conexes GPRS, exceto para o envio de mensagens de texto por meio de uma conexo GPRS. Nesse caso, o nmero do destinatrio e o nmero do centro de mensagens devero estar includos na lista de discagem fixa. Gr. fech. usurios Especifique um grupo de pessoas que voc possa chamar e do qual possa receber chamadas (servio de rede). Nvel segurana Para configurar o celular de modo que ele solicite o cdigo de segurana sempre que um novo carto SIM for inserido, selecione Celular. Cdigos acesso Altere o cdigo de segurana, o cdigo PIN, o cdigo PIN2 ou a senha de restrio. Cd. PIN2 solicit. Selecione se o cdigo PIN2 ser necessrio ao utilizar um recurso especfico do celular que seja protegido pelo cdigo PIN2. Alguns cartes SIM no permitem que a solicitao de cdigo seja desativada. Dependendo do seu carto SIM, talvez essa opo no esteja disponvel. Para obter detalhes, consulte a sua operadora. Cdigo em uso Selecione o tipo do cdigo PIN. Certs. autoridade ou Certifics. usurio Veja a lista de certificados de autoridade ou do usurio transferidos por download para o celular. Consulte "Segurana do browser", p. 36. Segurana do browser Talvez sejam necessrios recursos de segurana para alguns servios, como compras on-line ou servios bancrios. Para conexes desse tipo, voc precisar de certificados de segurana e, possivelmente, de um mdulo de segurana, que poder estar disponvel em seu carto SIM. Para obter mais informaes, entre em contato com a operadora. Para exibir ou alterar as configuraes do mdulo de segurana ou para exibir uma lista dos certificados de autoridade ou do usurio dos quais o download foi feito no dispositivo, selecione Menu > Configuraes > Segurana > Md. segurana, Certs. autoridade ou Certifics. usurio. Importante: A existncia de um certificado reduz consideravelmente os riscos envolvidos em conexes remotas e instalao de software. Para usufruir de maior segurana, preciso usar os certificados de forma adequada, e eles devem ser corretos, autnticos ou de fontes confiveis. Os certificados tm prazo de validade limitado. Se estiverem vencidos ou forem invlidos, verifique se a data e a hora do seu dispositivo esto corretas. Antes de alterar qualquer configurao de certificado, verifique se o proprietrio realmente confivel e se o certificado, de fato, pertence a ele.

Sobre o browser da web Restaurar configuraes originais Para restaurar as configuraes padro do aparelho, selecione Menu > Configuraes > Rest. confs. orig..

37

Para redefinir todas as configuraes de preferncia sem excluir nenhum dado pessoal, selecione Somente configs.. Para redefinir todas as configuraes de preferncia e excluir todos os dados pessoais, como contatos, mensagens, arquivos de mdia e teclas de ativao, selecione Tudo.

Sobre o browser da web


Selecione Menu > Internet. Informe-se sobre as novidades e visite seus sites da web favoritos. possvel utilizar o browser da web para ver pginas da web na internet. O browser da web compacta e otimiza o contedo da web para o telefone, de modo que voc possa navegar na web mais rapidamente e diminuir os custos de dados. Para navegar na web, voc precisa estar conectado com a internet. Para obter instrues e informaes sobre disponibilidade e preos, entre em contato com sua operadora. Voc pode receber as definies de configurao necessrias para navegao como mensagem de configurao da sua operadora.

Web ou Internet
Sobre a Web Selecione Menu > Internet. Dependendo do celular, a funo de navegao na web pode ser exibida como web ou internet no menu, daqui por diante denominada web. Voc pode acessar vrios servios da internet com o browser do celular. A aparncia das pginas da Web pode variar devido ao tamanho da tela. Talvez no seja possvel ver todos os detalhes nas pginas da Web. O cone de segurana no indica que a transmisso de dados entre o gateway e o servidor onde os dados so armazenados segura. Para verificar a disponibilidade desses servios, tarifas e instrues, contate a sua operadora.

38

Menu da operadora

Voc pode receber as definies de configurao necessrias para navegao como mensagem de configurao da sua operadora. Conectarse a um servio da Web Para verificar a disponibilidade desses servios e tarifas, contate a sua operadora. Selecione Menu > Internet > Homepage. Ou ento, na tela inicial, mantenha pressionada a tecla 0. Depois de se conectar ao servio, voc pode navegar pelas pginas. A funo das teclas do aparelho pode variar em servios diferentes. Siga as instrues na tela. Para obter mais informaes, entre em contato com a operadora.

Menu da operadora
Acesse um portal de servios da sua operadora. Para obter mais informaes, entre em contato com a sua operadora. A operadora pode atualizar este menu com uma mensagem de servio.

Servios SIM
Seu carto SIM pode fornecer servios adicionais. S ser possvel acessar esse menu caso ele seja suportado por seu carto SIM. O nome e os contedos do menu dependem dos servios disponveis.

Obter mais ajuda


Suporte Quando voc quiser saber mais sobre como usar seu produto ou se tiver dvidas sobre o funcionamento do seu telefone, acesse www.nokia.com/support ou, utilizando seu celular, nokia.mobi/support. Se isso no resolver o problema, faa o seguinte: Reinicialize o telefone. Desligue o telefone e remova a bateria. Depois de aproximadamente um minuto, recoloque a bateria e ligue o telefone. Atualizar o software do telefone Restaurar as configuraes originais de fbrica

Se o problema persistir, entre em contato com a Nokia para obter as opes de reparo. Visite www.nokia.com.br/assistenciatecnica. Antes de enviar seu telefone para reparo, sempre faa o backup de seus dados.

Obter mais ajuda

39

Sobre as atualizaes de software do telefone Com as atualizaes de software, voc pode obter novos recursos e funes aprimoradas para o seu telefone. A atualizao de software tambm pode aprimorar o desempenho do seu telefone. Recomenda-se fazer backup de seus dados pessoais antes de atualizar o software do telefone. Aviso: Se voc instalar uma atualizao de software, no poder utilizar o dispositivo, nem mesmo para fazer chamadas de emergncia, at que a instalao esteja concluda e o dispositivo seja reiniciado. O uso dos servios ou o download de contedo pode causar a transferncia de grandes volumes de dados, o que pode resultar em custos de trfego de dados. Certifique-se de que a bateria do dispositivo tenha energia suficiente ou conecte o carregador antes de iniciar a atualizao. Aps a atualizao, as instrues contidas no Manual do Usurio no estaro mais atualizadas. Atualizar o software do telefone usando o telefone Deseja aprimorar o desempenho do telefone e obter atualizaes de aplicativos e timos novos recursos? Atualize o software regularmente para aproveitar o telefone da melhor maneira. Voc tambm pode configurar o telefone para que ele verifique automaticamente se h atualizaes. Aviso: Se voc instalar uma atualizao de software, no poder utilizar o dispositivo, nem mesmo para fazer chamadas de emergncia, at que a instalao esteja concluda e o dispositivo seja reiniciado. O uso dos servios ou o download de contedo pode causar a transferncia de grandes volumes de dados, o que pode resultar em custos de trfego de dados. Certifique-se de que a bateria do dispositivo tenha energia suficiente ou conecte o carregador antes de iniciar a atualizao. Selecione Menu > Configuraes.

40

Obter mais ajuda

1 2 3 4

Selecione Celular > Atualiz. telefone. Para exibir a verso de software atual e verificar se uma atualizao est disponvel, selecione Detalhes do sw. atual. Para fazer o download de uma atualizao de software e instal-la, selecione Downl. sw. tel.. Siga as instrues exibidas. Se a instalao for cancelada aps o download, selecione Instal. atual. sw..

A atualizao de software pode demorar alguns minutos. Se houver problemas com a instalao, entre em contato com a operadora. Verificar atualizaes de software automaticamente Selecione Atual. aut. sw. e defina com que frequncia as novas atualizaes de software devem ser verificadas. A operadora pode enviar atualizaes de software do telefone via OTA diretamente para o telefone. Para obter mais informaes sobre esse servio de rede, entre em contato com a operadora. Atualizar o software do telefone usando o PC Voc pode usar o aplicativo Nokia Ovi Suite para PC para atualizar o software do seu telefone. Voc precisa de um PC compatvel, uma conexo de alta velocidade com a internet e um cabo de dados USB compatvel para conectar seu telefone ao PC. Para obter mais informaes e para fazer o download do aplicativo Nokia Ovi Suite, acesse www.ovi.com/suite (em ingls).

Proteger o meio ambiente

41

Proteger o meio ambiente


Economizar energia No ser necessrio recarregar a bateria com frequncia se voc fizer o seguinte: Feche os aplicativos e as conexes de dados, como a conexo Bluetooth, quando no estiverem em uso. Configure o telefone para entrar no modo de economia de energia aps um perodo mnimo de inatividade. Desative sons desnecessrios, como os tons das teclas.

Reciclagem

Quando este telefone chegar ao final de sua vida til, seus componentes podero ser reaproveitados na forma de materiais e energia. Para garantir o descarte e a reutilizao corretos, a Nokia coopera com seus parceiros atravs de um programa chamado We:recycle. Para obter informaes sobre como reciclar produtos Nokia antigos e onde encontrar pontos de coleta, v para www.nokia.com.br/reciclagem ou entre em contato com a Central de contato Nokia. Recicle a embalagem e os manuais do usurio pelo sistema de reciclagem local. Quando voc coopera e entrega esses materiais em um dos locais de coleta disponveis, est contribuindo para preservar o meio ambiente e assegurar a sade das geraes futuras. Todos os componentes eltricos e eletrnicos, baterias e acumuladores podem conter metais pesados e outras substncias txicas, e devem ser levados aos seus respectivos pontos de coleta ao final de sua vida til. A bateria e outros materiais relacionados no devem ser quebrados sob nenhuma circunstncia. No descarte esses produtos como lixo domstico, pois isso pode causar impactos graves ao ambiente ou sade humana. Todos os produtos Nokia esto em conformidade com os padres aplicveis de produo internacionais da indstria e com todos os requisitos definidos pelos rgos governamentais competentes. Para obter mais informaes sobre os atributos ambientais do seu telefone, v para www.nokia.com/ecoprofile (em ingls).

42

Informaes de segurana e do produto

Informaes de segurana e do produto


My Nokia Para que possa aproveitar ao mximo o dispositivo e os servios, voc receber gratuitamente mensagens de texto personalizadas do My Nokia. Elas contm dicas, sugestes e suporte. Para interromper o recebimento das mensagens, selecione Menu > Aplicativos > Extras > Coleo > Dicas e ofertas e Cancelar registro Para prestar o servio acima descrito, seu nmero de telefone celular, o nmero de srie de seu aparelho e os identificadores de assinatura do celular sero enviados Nokia quando voc usar o aparelho pela primeira vez. Algumas ou todas as informaes tambm podero ser enviadas Nokia no momento das atualizaes de software. Essas informaes podero ser usadas conforme especificado na Poltica de privacidade, disponvel em www.ovi.com. Servios de rede e custos Seu dispositivo foi aprovado para uso em redes (E)GSM 850, 900, 1800, 1900 MHz. Para utilizar o dispositivo, necessrio assinar os servios de uma operadora. O uso de servios de rede e o download de contedo para o dispositivo requerem uma conexo de rede e podem resultar em custos de trfego de dados. Alguns recursos do produto exigem suporte da rede e talvez seja preciso assin-los. Cuidar do seu dispositivo Manuseie o dispositivo, a bateria, o carregador e os acessrios com cuidado. As sugestes a seguir ajudam a assegurar a cobertura da garantia. Mantenha o dispositivo seco. Chuva, umidade e todos os tipos de lquidos podem conter minerais que provocam corroso dos circuitos eletrnicos. Se o dispositivo entrar em contato com lquidos, retire a bateria e deixe-o secar completamente. No guarde o dispositivo em locais frios. No tente abrir o dispositivo de forma diferente da especificada no Manual do Usurio.

Modificaes no autorizadas podem danificar o dispositivo e violar as normas que regulamentam os dispositivos de rdio. No derrube, bata ou faa movimentos bruscos com o dispositivo. Use somente um pano macio, limpo e seco para limpar a superfcie do dispositivo. Mantenha o dispositivo longe de ms ou campos magnticos.

Desligue o dispositivo e remova a bateria regularmente para obter desempenho mximo. Para proteger dados importantes, armazene-os em pelo menos dois locais separados, como seu dispositivo, carto de memria ou computador, ou ento escreva informaes importantes.

Sobre o gerenciamento de direitos digitais Ao usar este dispositivo, obedea a todas as leis e respeite os costumes locais, bem como a privacidade e os direitos de terceiros, incluindo os direitos autorais. A proteo de direitos autorais pode impedir que voc copie, modifique ou transfira fotos, msicas e outros tipos de contedo. Os proprietrios do contedo podem usar diversos tipos de tecnologias de gerenciamento de direitos digitais (DRM) para proteger sua propriedade intelectual, incluindo os direitos autorais. Este dispositivo utiliza vrios tipos de software de DRM para acessar contedo protegido por DRM. Com este dispositivo, voc pode acessar contedo protegido por WMDRM 10 / OMA DRM 2.0 / WMDRM 10 e OMA DRM 2.0. Se determinado software de DRM falhar na proteo do contedo, os proprietrios do contedo podero solicitar que a capacidade desse software de DRM para acessar novos contedos protegidos por DRM seja anulada. A anulao tambm pode impedir que o contedo protegido por DRM j existente no seu dispositivo seja renovado. A anulao de um software de DRM no afeta o uso de contedo protegido por outros tipos de DRM nem o uso de contedo sem proteo por DRM.

Informaes de segurana e do produto

43

O contedo protegido por gerenciamento de direitos digitais (DRM) possui uma licena associada que define os seus direitos de utilizar o contedo. Se o dispositivo possuir contedo protegido por gerenciamento de direitos digitais da Open Mobile Alliance (OMA DRM), para fazer backup das licenas e do contedo, utilize o recurso de backup do Nokia PC Suite. Talvez outros mtodos de transferncia no transfiram as licenas que precisam ser restauradas com o contedo para que voc possa continuar utilizando o contedo protegido por gerenciamento de direitos digitais da Open Mobile Alliance (OMA DRM) aps a formatao da memria do dispositivo. Talvez seja necessrio restaurar as licenas caso os arquivos no dispositivo sejam corrompidos. Se o dispositivo possuir contedo protegido por gerenciamento de direitos digitais do Windows Media (WMDRM), as licenas e o contedo sero perdidos caso a memria seja formatada. Voc tambm poder perder as licenas e o contedo se os arquivos no dispositivo forem corrompidos. A perda das licenas ou do contedo pode limitar sua capacidade de utilizar o mesmo contedo no dispositivo novamente. Para obter mais informaes, entre em contato com a operadora. Algumas licenas podem estar associadas a um carto SIM especfico, de forma que um contedo protegido possa ser acessado somente se o carto SIM estiver inserido no dispositivo. Garantia limitada O certificado de garantia encontra-se na embalagem do produto e deve ser apresentado sempre que o produto for levado a um centro de assistncia tcnica autorizado da Nokia. Baterias e carregadores Informaes sobre bateria e carregador Este dispositivo se destina ao uso com bateria recarregvel BL-5C . A Nokia pode disponibilizar outros modelos de bateria para este dispositivo. Use sempre baterias originais Nokia. Recarregue este dispositivo especificamente com os carregadores: AC-3 . O nmero exato do modelo do carregador Nokia pode variar conforme o tipo do plugue. A variante do plugue identificada por uma das seguintes opes: E, X, AR, U, A, C, K ou B. Por exemplo, os nmeros do modelo do carregador podem ser, entre outros, AC-3, etc. A bateria pode ser carregada e descarregada centenas de vezes, mas, com o tempo, ela se tornar inutilizvel. Quando se tornar evidente que o tempo de conversao e de espera inferior ao normal, adquira uma nova bateria. Segurana da bateria Sempre desligue o dispositivo e desconecte o carregador antes de remover a bateria. Para desconectar o carregador ou um acessrio, segure e puxe o plugue, no o cabo. Quando o carregador no estiver em uso, desligue-o da tomada e do dispositivo. No deixe uma bateria totalmente carregada conectada ao carregador, pois a carga excessiva poder encurtar a vida til da bateria. Se uma bateria completamente carregada no for utilizada, perder a carga ao longo do tempo. Mantenha sempre a bateria entre 15 C e 25 C. Temperaturas extremas reduzem a capacidade e a vida til da bateria. Um dispositivo com uma bateria muito quente ou muito fria pode no funcionar temporariamente. Um curto-circuito acidental poder ocorrer se um objeto metlico tocar nos contatos de metal da bateria, por exemplo, se voc transportar uma bateria sobressalente no bolso. O curto-circuito pode danificar a bateria ou o objeto de contato. No descarte baterias no fogo, pois elas podem explodir. Descarte-as de acordo com as leis locais. Recicle sempre que possvel. No descarte baterias com o lixo domstico. No desmonte, corte, abra, destrua, dobre, perfure nem fragmente clulas ou baterias. Em caso de vazamento da bateria, no deixe o lquido entrar em contato com a pele ou com os olhos. Se isso acontecer, lave imediatamente as reas afetadas com gua ou procure ajuda mdica.

44

Informaes de segurana e do produto

No modifique, fabrique novamente ou tente inserir objetos estranhos na bateria. Alm disso, no submerja ou exponha a bateria gua ou a outros lquidos. As baterias podem explodir se danificadas. Use a bateria e o carregador apenas para suas funes especficas. O uso imprprio ou o uso de baterias ou carregadores no aprovados ou incompatveis pode oferecer riscos de incndio, exploso ou outros perigos; pode ainda invalidar aprovaes ou garantias. Se voc acredita que a bateria ou o carregador foram danificados, leve-os assistncia tcnica para verificao antes de continuar com o uso. Nunca utilize uma bateria ou um carregador com defeito. Use o carregador apenas em ambientes internos. Informaes adicionais de segurana Fazer uma chamada de emergncia 1 Verifique se o dispositivo est ligado. 2 Inserir um carto SIM.

Verifique se a intensidade do sinal adequada. Talvez tambm seja necessrio: Desativar as restries de chamada ativadas por voc para o dispositivo, como bloqueios de chamada, discagem fixa ou grupo de usurios fechado. Certifique-se de que o perfil de voo no esteja ativado.

3 4 5 6

Digite o nmero de emergncia oficial do local em que se encontra. Os nmeros para chamadas de emergncia variam conforme o local. Fornea as informaes necessrias com a mxima preciso possvel. No encerre a chamada at receber permisso para faz-lo. Pressione a tecla Chamar.

Pressione a tecla Encerrar quantas vezes for necessrio at que a tela inicial seja exibida.

Importante: Ative as chamadas celulares e tambm de Internet, se o dispositivo aceitar chamadas de Internet. O dispositivo pode tentar fazer chamadas de emergncia por meio de redes celulares e do provedor de servio de chamadas de Internet. As conexes no podem ser garantidas em todas as condies. Nunca dependa exclusivamente de um dispositivo sem-fio para comunicaes essenciais, como emergncias mdicas. Crianas Este dispositivo e seus acessrios no so brinquedos. Eles podem conter peas pequenas. Mantenha-os fora do alcance de crianas. Dispositivos mdicos A operao de equipamentos radiotransmissores, incluindo aparelhos celulares, poder interferir no funcionamento de dispositivos mdicos protegidos de forma inadequada. Consulte um mdico ou o fabricante do dispositivo mdico para determinar se ele est devidamente protegido contra energia de radiofrequncia externa. Dispositivos mdicos implantados Os fabricantes de dispositivos mdicos implantados recomendam que seja mantida uma distncia mnima de 15,3 cm entre um dispositivo sem-fio e um dispositivo mdico implantado, por exemplo, marca-passo ou desfibrilador cardioversor implantado, a fim de evitar possveis interferncias no dispositivo mdico. As pessoas que possuem esses dispositivos devem: Sempre manter o dispositivo sem-fio a uma distncia superior a 15,3 cm do dispositivo mdico. No transportar o dispositivo sem-fio em um bolso junto ao trax. Manter o dispositivo sem-fio no lado oposto ao do dispositivo mdico. Seguir as instrues do fabricante do dispositivo mdico implantado.

Desligar o dispositivo sem-fio se houver qualquer suspeita de interferncia.

Se voc tiver dvidas sobre a utilizao do seu dispositivo sem-fio com um dispositivo mdico implantado, consulte um mdico.

Informaes de segurana e do produto


Audio

45

Aviso: Quando voc usa um fone de ouvido, sua capacidade de ouvir sons externos pode ser afetada. No use o fone de ouvido quando isso puder colocar a sua segurana em risco. Alguns dispositivos sem-fio podem interferir em alguns aparelhos auditivos. Ambiente de operao Este dispositivo est em conformidade com as diretrizes de exposio radiofrequncia quando utilizado na posio normal de uso no ouvido ou quando posicionado a pelo menos 1,5 centmetros (5/8 polegada) de distncia do corpo. Qualquer estojo, clipe para o cinto ou suporte para transportar ou operar o dispositivo junto ao corpo no deve conter metal e deve ser posicionado de acordo com a distncia anteriormente mencionada. Para enviar arquivos de dados ou mensagens necessria uma conexo de qualidade com a rede. A transmisso de arquivos de dados ou mensagens poder ser adiada at haver uma conexo de qualidade disponvel. Siga as instrues de distncia de separao at o final da transmisso. Determinados componentes deste dispositivo so magnticos. O dispositivo pode atrair materiais metlicos. No coloque cartes de crdito nem qualquer outro meio de armazenamento magntico prximo ao dispositivo, pois as informaes neles contidas podero ser apagadas. Veculos Os sinais de rdio podem afetar sistemas eletrnicos incorretamente instalados ou isolados em veculos motorizados, tais como injeo eletrnica, frenagem eletrnica de antitravamento das rodas, sistemas eletrnicos de controle de velocidade e sistemas de airbags. Para obter mais informaes, consulte o fabricante do veculo ou de seu equipamento. Somente a assistncia tcnica autorizada dever instalar o dispositivo em um veculo. Uma instalao ou reparao incorreta pode ser perigosa e invalidar a garantia. Verifique regularmente se todo o equipamento celular em seu carro est montado e funcionando corretamente. No guarde nem transporte lquidos inflamveis, gases ou materiais explosivos no mesmo compartimento onde guarda o dispositivo, suas peas ou acessrios. Os airbags inflam com muita fora. No coloque o dispositivo nem os acessrios na rea de acionamento dos airbags. Ambientes com risco de exploso Desligue o dispositivo em ambientes com risco de exploso, por exemplo, prximo a bombas de gasolina em postos de combustvel. Fascas nessas reas podem provocar exploso ou incndio, resultando em ferimentos ou em morte. Observe as restries em reas de estaes de servio, armazenamento e distribuio de combustvel, indstrias qumicas ou locais onde se realizam operaes que envolvem detonao de explosivos. reas com risco de exploso esto quase sempre identificadas com clareza. Essas reas incluem ambientes onde h avisos para desligar o motor do carro, pores de navios, instalaes de transferncia ou armazenamento de produtos qumicos e reas em que se verifique a presena de produtos qumicos ou partculas no ar, como p ou limalhas. Entre em contato com os fabricantes de veculos movidos a gs liquefeito de petrleo (tais como o gs propano ou butano) para verificar se este dispositivo pode ser utilizado com segurana nesses tipos de veculos. Informaes sobre certificao (SAR) Este modelo est em conformidade com as diretrizes internacionais de exposio a ondas de rdio. Este dispositivo um transmissor e receptor de rdio. Foi projetado para no exceder os limites de exposio a ondas de rdio recomendados por diretrizes internacionais. As referidas diretrizes foram desenvolvidas pelo ICNIRP, instituio cientfica independente, e incluem margens de segurana estabelecidas para garantir a proteo de todos, independentemente de idade ou estado de sade. As diretrizes de exposio para dispositivos mveis utilizam uma unidade de medida denominada Taxa de Absoro Especfica (SAR). O limite SAR estabelecido pelas diretrizes do ICNIRP de 2,0 Watts/quilograma (W/kg), calculados com base em dez

46

Direitos autorais e outros avisos

gramas de tecido humano. Os testes de SAR so realizados utilizando-se posies padronizadas de funcionamento, sendo que o dispositivo transmite seu mais elevado nvel de potncia certificado em todas as faixas de frequncia testadas. O nvel real de SAR de um dispositivo ligado pode ser bem inferior ao valor mximo, pois o dispositivo foi projetado para operar utilizando somente a potncia necessria para acessar a rede. Esse nvel pode variar de acordo com inmeros fatores, por exemplo, a proximidade da estao rdio-base. O valor SAR mais elevado, segundo as diretrizes do ICNIRP, para o uso do dispositivo no ouvido de 1,00 W/kg. O uso de acessrios pode ocasionar diferenas nos valores SAR. Os valores de SAR podem variar em funo das exigncias nacionais de teste e registro, bem como da banda da rede. Para obter mais informaes sobre SAR, consulte as informaes sobre o produto na pgina, em ingls, www.nokia.com.

Direitos autorais e outros avisos


DECLARAO DE CONFORMIDADE

A NOKIA CORPORATION declara, neste instrumento, que o produto RM-709 est em conformidade com as exigncias bsicas e com outros dispositivos relevantes da Diretiva 1999/5/EC. Para obter uma cpia da Declarao de Conformidade, acesse o site, em ingls, http://www.nokia.com/phones/declaration_of_conformity/. 2010 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e X2-01 so marcas comerciais ou marcas registradas da Nokia Corporation. Nokia tune uma marca sonora da Nokia Corporation. Outros nomes de produto e empresa, mencionados neste manual, podem ser marcas comerciais ou nomes comerciais de seus respectivos proprietrios. proibida a reproduo, a transferncia, a distribuio ou o armazenamento, no todo ou em parte, do contedo deste documento, de qualquer forma, sem a prvia autorizao por escrito da Nokia. A Nokia adota uma poltica de desenvolvimento contnuo. A Nokia se reserva o direito de fazer alteraes e melhorias em qualquer um dos produtos descritos neste documento sem aviso prvio.

Inclui software criptogrfico ou de protocolo de segurana RSA BSAFE da RSA Security.

Java e todas as marcas com base em Java so marcas comerciais ou marcas registradas da Sun Microsystems, Inc. Este produto licenciado sob a Licena da Carteira de Patentes Visuais MPEG-4 (i) para uso pessoal e no comercial relacionado a informaes codificadas de acordo com o Padro Visual MPEG-4, por um consumidor que desempenhe atividades pessoais e no comerciais e (ii) para uso relacionado a vdeos MPEG-4 fornecidos por um provedor de vdeo licenciado. Nenhuma licena concedida ou dever ser inferida com relao a qualquer outro uso. Informaes adicionais, incluindo as relacionadas a usos promocionais, comerciais e internos, podero ser obtidas da MPEG LA, LLC. Consulte o site, em ingls, http://www.mpegla.com.

Direitos autorais e outros avisos

47

No limite permitido pela legislao em vigor, nem a Nokia nem qualquer de seus licenciantes podero ser, em hiptese alguma, responsabilizados por quaisquer perdas de dados, lucros ou lucros cessantes, nem por danos extraordinrios, incidentais, consequentes ou indiretos, seja qual for a causa. O contedo deste documento fornecido "no estado em que se encontra" e deve ser interpretado de maneira literal. Salvo nos casos em que a legislao em vigor o exija, nenhuma garantia de qualquer espcie, seja expressa ou implcita, incluindo, entre outras, as garantias implcitas de comercializao e adequao para uma finalidade especfica, ser oferecida em relao preciso, confiabilidade ou ao contedo deste documento. A Nokia se reserva o direito de revisar este documento ou de exclu-lo a qualquer momento, sem aviso prvio. A disponibilidade de determinados recursos pode variar conforme a regio. Consulte a sua operadora para obter mais detalhes. A disponibilidade de produtos, recursos, aplicativos e servios pode variar conforme a regio. Para obter mais informaes, entre em contato com o revendedor Nokia ou com a operadora. Este dispositivo pode conter produtos, tecnologia ou software sujeitos a leis e regulamentos de exportao dos Estados Unidos e de outros pases. vedado qualquer uso contrrio s referidas leis. A disponibilidade dos servios Ovi pode variar conforme a regio. AVISO DA FCC/INDUSTRY CANADA Este dispositivo pode causar interferncia em TV ou rdio (por exemplo, ao ser utilizado muito prximo do equipamento receptor). A FCC ou a Industry Canada poder exigir a interrupo do uso do aparelho se essa interferncia no puder ser eliminada. Caso necessite de ajuda, entre em contato com a assistncia tcnica autorizada local. Este dispositivo est em conformidade com a parte 15 das regras da FCC e com o(s) padro(es) da RSS isentos de licena da Industry Canada. A operao est sujeita a estas duas condies: (1) este dispositivo no pode provocar interferncia prejudicial e (2) este dispositivo deve aceitar qualquer interferncia recebida, incluindo interferncia que possa causar um funcionamento indesejvel. Quaisquer alteraes ou modificaes sem aprovao expressa da Nokia podem anular o direito do usurio de operar o equipamento.. ANATEL Modelo X2-01(RM-709)

Este produto foi homologado pela Anatel de acordo com os procedimentos estabelecidos pela Resoluo n 242/2000 e satisfaz s diretrizes tcnicas aplicadas, incluindo os limites da Taxa de Absoro Especfica para exposio a campos de radiofrequncia eltricos, magnticos e eletromagnticos, conforme as Resolues n 303/2002 e n 533/2009. www.anatel.gov.br

/Edio 2.0 PT-BR

You might also like