You are on page 1of 24

1

O FUTURO QUE QUEREMOS


Economia verde, desenvolvimento sustentvel e erradicao da pobreza

xpresses como sustentabilidade e economia verde tm sido parte do nosso cotidiano desde o fim dos anos 80. Esto em todos os lugares - nos noticirios, em outdoors espalhados pelas cidades, nos produtos que compramos nos supermercados e em materiais de divulgao de instituies pblicas e privadas. Empresas que incentivam projetos de conservao ambiental, que tm aes de reflorestamento ou que promovem a reciclagem de seus resduos geralmente vinculam sua imagem ao desenvolvimento sustentvel, at como estratgia de marketing. Mas, afinal de contas, de onde vieram esses conceitos de desenvolvimento sustentvel e de economia verde? Eles esto sendo usados de forma adequada? Por que esto estreitamente associados incluso social e consequente erradicao da pobreza? Ser que voc, como indivduo e cidado, segue condutas sustentveis no seu dia a dia? Que futuro queremos para ns mesmos e para nossos filhos e netos? Veja nas prximas pginas algumas das discusses que vm sendo feitas nessa rea, por vrios segmentos da sociedade, em diversos pases.

TUDO COMEOU EM ESTOCOLMO


A partir da dcada de 1950, verificou-se um grande crescimento econmico em quase todo o mundo. A atividade industrial foi impulsionada por vrios fatores, dentre eles o crescimento populacional e a consequente ampliao do nmero de consumidores de produtos industrializados. Essa expanso aumentou significativamente a poluio atmosfrica e o uso dos recursos naturais da Terra. A conscincia de que a degradao ambiental por aes humanas poderia causar impactos e alteraes profundas na vida do planeta levou a ONU (Organizao das Naes Unidas) a organizar, em 1972, a Conferncia de Estocolmo. O encontro, que reuniu representantes de diversos pases na capital da Sucia, foi a primeira iniciativa mundial no sentido de organizar as relaes entre o Homem e o Meio Ambiente. Ao final da conferncia foi divulgado um Manifesto Ambiental com 19 princpios de comportamento e responsabilidade, que deveriam conduzir as decises em relao s questes ambientais. Saiba mais em www.onu.org.br

O PLANETA REUNIDO
Em 1987, uma Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento publicou um relatrio inovador - Nosso Futuro Comum que trouxe a pblico o conceito de desenvolvimento sustentvel, definido como a competncia da humanidade em garantir que as necessidades do presente sejam atendidas sem comprometer a qualidade de vida das geraes futuras. Outras conferncias foram realizadas, em busca de solues direcionadas ao desenvolvimento sustentvel. Veja as principais:
Estocolmo, Sucia (1972) (primeiras recomendaes de proteo ao meio ambiente) Rio de Janeiro, Brasil (1992) ECO 92 (recomendaes de cortes de emisses de gases de efeito estufa) Quioto, Japo (1997) (Protocolo de Quioto - estabelece a reduo das emisses de gases de efeito estufa aos nveis de 1990) Haia, Holanda (2000) (estabelece o Crdito de Carbono) Bonn, Alemanha (2001) (criao de fundo para pases em desenvolvimento) Copenhagen, Dinamarca (2009) (recomendao para no ultrapassar a temperatura mdia global de 2C acima dos patamares da Revoluo Industrial) Cancun, Mxico (2010) (Fundo Global para fomentar pesquisa de desenvolvimento sustentvel) Rio de Janeiro (2012) Rio+20 (dever contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentvel para as prximas dcadas)

SUSTENTABILIDADE, ECONOMIA E POBREZA


Na ECO 92, realizada no Rio de Janeiro, a relao entre o meio ambiente e o desenvolvimento, e a necessidade imperativa para o desenvolvimento sustentvel foram reconhecidas em todo o mundo. No documento chamado Agenda 21, os governos delinearam um programa detalhado de aes para afastar o mundo do atual modelo insustentvel de crescimento econmico, direcionando-as para atividades que protejam e faam uso racional e equitativo dos recursos ambientais, dos quais o crescimento e o desenvolvimento dependem.

As reas de ao incluem: proteger a atmosfera; combater o desmatamento, a perda de solo e a desertificao; prevenir a poluio da gua e do ar; deter a destruio das populaes de peixes e promover uma gesto segura dos resduos txicos. Mas a Agenda 21 foi alm das questes ambientais para abordar os padres de desenvolvimento que causam danos ao meio ambiente. Incluiu tambm a pobreza e a dvida externa dos pases em desenvolvimento; padres insustentveis de produo e consumo; presses demogrficas e a estrutura da economia internacional. O programa tambm recomendou meios de fortalecer o papel desempenhado pelos grandes grupos mulheres, organizaes sindicais, agricultores, crianas e jovens, povos indgenas, comunidade cientfica, autoridades locais, empresas, indstrias e ONGs para alcanar o desenvolvimento sustentvel.

POR QUE ECONOMIA VERDE?


As discusses sobre desenvolvimento sustentvel incluem sempre questes sobre mudanas de hbitos de consumo economizar gua e energia, evitar o consumismo, usar mais transporte pblico para poluir menos... Mas a surge a pergunta: preciso abandonar ou reduzir drasticamente o uso de tudo o que conquistamos em termos de consumo e tecnologia no mundo moderno, para viver de maneira sustentvel? A expresso economia verde refere-se otimizao de atividades que faam uso racional e equitativo dos recursos naturais (socialmente inclusivo), emitindo baixas taxas de gases de efeito estufa (economia descarbonizada), agredindo minimamente o meio ambiente. Para isso, so necessrias novas tecnologias que permitam aos diferentes segmentos da economia utilizar maquinrios de baixo consumo energtico. Os equipamentos domsticos, como televisores, computadores, geladeiras e lmpadas devem ser econmicos no consumo de energia.

As matrizes energticas precisam ser gradativamente substitudas por fontes no poluentes e renovveis, como a elica (energia dos ventos), a eletrovoltaica (energia solar), a biodigestora (queima de gases emitidos por decomposio de dejetos de animais domsticos, sobra de cultivares agrcolas, esgoto domstico) e a mar-motriz (fora motriz de mars). O consumo de gua tambm deve ser feito com muita responsabilidade. Cerca de 2,5% da gua disponvel no planeta potvel (o restante est nos oceanos). No entanto, a maior parte est nas calotas polares e geleiras e no subsolo. O percentual acessvel, ou seja, nos rios e lagos do planeta, de apenas 0,3%, que devem ser distribudos entre todos os seres vivos, incluindo os seres humanos (atualmente 7 bilhes).

10

PEGADA ECOLGICA
A Pegada Ecolgica de um pas, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das reas produtivas de terra e de mar, necessrias para gerar produtos, bens e servios que sustentam determinados estilos de vida. Em outras palavras, a Pegada Ecolgica uma forma de traduzir, em hectares (ha), a extenso de territrio que uma pessoa ou toda uma sociedade utiliza, em mdia, para se sustentar. Estudos mostram que desde os anos 80 a demanda da populao mundial por recursos naturais maior do que a capacidade do planeta em renov-los. Dados mais recentes demonstram que estamos utilizando cerca de 25 % a mais do que o que temos disponvel em recursos naturais, ou seja, precisamos de um planeta e mais um quarto dele para sustentar nosso estilo de vida atual. Podemos dizer que esta uma forma irracional de explorao da Natureza, que gera o esgotamento do capital natural mais rpido do que sua capacidade de renovao.

QUANTOS PLANETAS TERRA?


Veja abaixo quantos planetas Terra precisaramos ter, para viver e consumir conforme os padres mdios atuais de cada continente.

Amrica do Norte 5,22

Europa 2,66

sia Oriental e Oceania 0,72

Estados Unidos 5,33 Canad 4,22

Alemanha 2,56 Sucia 3,38

Japo 2,44 China 0,88

11

O QUE COMPE A PEGADA?


Para calcular as pegadas foi preciso estudar os vrios tipos de territrios produtivos (agrcola, pastagens, oceanos, florestas, reas construdas) e as diversas formas de consumo (alimentao, habitao, energia, bens e servios, transporte e outros). As tecnologias usadas, os tamanhos das populaes e outros dados tambm entraram na conta. Cada tipo de consumo convertido, por meio de tabelas especficas, em uma rea medida em hectares. Alm disso, preciso incluir as reas usadas para receber os detritos e resduos gerados e reservar uma quantidade de terra e gua para a prpria Natureza, ou seja, para os animais, as plantas e os ecossistemas onde vivem, garantindo a manuteno da biodiversidade.

frica 0,61

Amrica Latina 1,11

Fonte: WWF

ndia 0,44 Austrlia 3,66

frica do Sul 1,27 Somlia 0,22

Brasil 1,16 Argentina 1,27

12

POR QUE DEVEMOS NOS PREOCUPAR?

Mudanas climticas projetadas para o Brasil para o sculo 21 em relao ao perodo de 1961-1990.

Regio Norte
Pessimista: aumento de 4C a 6C. Reduo de 15% a 20% do volume de chuvas. Alteraes na biodiversidade e nvel dos rios mais baixo. Tendncia ao desaparecimento de 20% a 50% da Floresta Amaznica. Menos pessimista: elevao de 3C a 5C. Reduo de 5% a 15% nas chuvas. O impacto muito menor do que o previsto pelo cenrio pessimista.

Regio Centro Oeste


Pessimista: aumento de 3C a 6C. Reduo da biodiversidade do Pantanal e do Cerrado, e impacto na agricultura. Menos pessimista: aumento de 2C a 4C. Mesmos impactos do cenrio pessimista, mas em menor proporo.

13

Regio Nordeste
Pessimista: aumento de 2C a 4C e de 15% a 20% mais seco. Diminuio do nvel dos audes. Impactos na agricultura de subsistncia e na sade. Perda de biodiversidade da Caatinga. Menos pessimista: elevao de 1C a 3C. Reduo de at 15% do volume de chuvas. Mesmos impactos do cenrio pessimista, mas em menor proporo.

Regio Sudeste
Pessimista: aumento de 3C a 6C. Aumento da ocorrncia de extremos de chuva, seca e temperatura. Impactos na agricultura, sade e gerao de energia. Menos pessimista: aumento de 2C a 3C. Conse-quncias semelhantes ao cenrio pessimista.

Regio Sul
Pessimista: elevao de 2C a 4C. Clima de 5% a 10% mais chuvoso, mas a alta evaporao, devido ao calor, pode afetar o balano hdrico. Mais extremos de chuva e temperatura. Impacto na sade da populao, na agricultura e na gerao de energia. Menos pessimista: elevao de 1C a 3C. Aumento de at 5% no volume de chuvas. Consequncias parecidas com a do cenrio pessimista, mas a intensidade pode variar.

14

MENOS POBREZA FUNDAMENTAL


O modo de vida das sociedades modernas, em geral, pouco contribui para a sustentabilidade. Ao contrrio, tem sido responsvel pela acelerao do processo de aquecimento global, cujos efeitos j so visveis, por exemplo, na elevao das temperaturas mdias anuais e em alteraes na frequncia e intensidade de fenmenos como chuvas, perodos de estiagem, etc. Porm, os pases com as maiores pegadas ecolgicas (os mais ricos) so aqueles que menos sofrero com as mudanas climticas globais decorrentes da ao do homem. Isso porque a qualidade de vida e os recursos econmicos de seus cidados permitiro a reduo dos impactos causados pelas alteraes ambientais e uma adaptao mais rpida s novas situaes. Assim, fundamental reduzir a pobreza no mundo, para dar condies aos povos menos desenvolvidos de tambm encontrar caminhos para se adaptar e sobreviver.

15

Pensando nisso, em 2000 a ONU estabeleceu as 8 Maneiras de Mudar o Mundo, que deveriam ser atingidas at 2015:

Acabar com a fome e a misria

Educao bsica de qualidade para todos

Igualdade entre sexos e valorizao da mulher

Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Reduzir a mortalidade infantil

Combater a AIDS, a malria e outras doenas

Melhorar a sade das gestantes

16

DESASTRES NATURAIS
Um dos principais impactos das mudanas ambientais globais o aumento da frequncia e da intensidade de fenmenos extremos, que quando atingem reas ou regies habitadas pelo homem, causam danos. Responsveis por perdas significativas de carter social, econmico e ambiental, os desastres naturais so geralmente associados a terremotos, tsunamis, erupes vulcnicas e fenmenos meteorolgicos extremos, tais como: furaces, tornados, temporais, estiagens severas, ondas de calor etc. Mas tambm incluem processos e fenmenos localizados, como deslizamentos, inundaes, afundamentos da superfcie e eroso, que podem ocorrer naturalmente, ou ser induzidos pelo homem.

17

O Brasil est entre os pases do mundo mais atingidos por inundaes e enchentes. As inundaes representaram cerca de 60% dos desastres naturais ocorridos no Brasil no sculo 20. Deste total, 40% ocorreram na regio Sudeste. Em julho de 2011, o governo federal criou o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais o CEMADEN, rgo vinculado Secretaria de Polticas e Programas de Pesquisas e Desenvolvimento do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao. Localizado no campus do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais o INPE, em Cachoeira Paulista, So Paulo, o CEMADEN fornece informaes confiveis sobre reas de risco, relacionadas a deslizamentos de encostas, enxurradas e inundaes em mbito nacional. Essas informaes so elaboradas a partir de previses de tempo, mapeamentos detalhados de reas de risco e informaes de satlites e radares. So dados que o CEMADEN processa para gerar os alertas antecipados de desastres naturais, com antecedncia de duas a seis horas.

18

O PAPEL DA CINCIA
As mudanas ambientais globais naturais e antropognicas (causadas pela ao do homem), so objeto de estudo de pesquisadores da rea de Cincia do Sistema Terrestre. Os principais focos das pesquisas so: a base cientfica das mudanas climticas; seus impactos e vulnerabilidades nos diversos segmentos, como agricultura, recursos hdricos, energias renovveis, biodiversidade, sade humana, zonas costeiras, cidades, economia e polticas pblicas; mitigao das emisses de gases de efeito estufa; produtos tecnolgicos. Conhea algumas iniciativas brasileiras nessa rea:

Centro de Cincia do Sistema Terrestre do INPE


a mais nova rea de atividade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Tem como misso: 1) gerar conhecimentos interdisciplinares para o desenvolvimento nacional com equidade e para reduo dos impactos ambientais no Brasil e no mundo; 2) fornecer informaes tcnico-cientficas de qualidade para orientar polticas pblicas de mitigao e adaptao s mudanas ambientais globais. Saiba mais em www.ccst.inpe.br

Rede CLIMA
Sediada no INPE, a Rede CLIMA um programa do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao. formada por 13 sub-redes espalhadas pelo Brasil, para realizar pesquisa em diversas reas do conhecimento das mudanas ambientais globais. Constitui-se em fundamental pilar de apoio s atividades de Pesquisa e Desenvolvimento do Plano Nacional sobre Mudana do Clima do governo federal. Saiba mais em www.ccst.inpe.br/redeclima

19

Instituto Nacional de Cincia e Tecnologia para Mudanas Climticas


Tambm sediado no INPE, rene a maior e mais abrangente rede interdisciplinar de instituies de pesquisa em meio ambiente no Brasil, envolvendo mais de 90 grupos de pesquisa de 65 instituies e universidades brasileiras e estrangeiras, com mais de 400 participantes, divididos em 26 subprojetos de pesquisa. Visa colaborar e contribuir, com os resultados de suas pesquisas, para o desenvolvimento e o cumprimento dos objetivos do Plano Nacional sobre Mudana do Clima. financiado com recursos do CNPq. Saiba mais em www.ccst.inpe.br/inct

Programa Fapesp de Pesquisas sobre Mudanas Climticas Globais


Visa auxiliar, com o resultado de suas pesquisas cientficas, a tomada de decises na rea de avaliaes de risco e estratgias de mitigao e adaptao s mudanas climticas. O Programa tem um componente tecnolgico para o desenvolvimento das tecnologias apropriadas para o futuro, visando no somente a mitigao de emisses, mas tambm a adaptao em todos os setores e atividades. Tambm desenvolve um componente observacional, envolvendo a recuperao e expanso de observaes climticas regionais e paleo-climticas, para superar a falta de observaes ambientais de qualidade para pesquisas, que tem sido um enorme obstculo ao avano cientfico do tema no Brasil. O Programa inclui ainda um componente de pesquisa sobre a interface de cincia e poltica climtica. Saiba mais em: www.fapesp.br/programas/ mudancas-climaticas

20

O FUTURO QUE QUEREMOS


Como podemos contribuir para que as sociedades caminhem em direo ao uso mais racional de seus recursos naturais? O desafio enorme e exige um esforo conjunto de governos e empresas. Mas ns, como cidados, podemos fazer a nossa parte. Pense sobre o assunto. 1 - O excesso de hbitos consumistas um dos fatores que mais contribuem para o esgotamento das reservas naturais do planeta. Evite substituir desnecessariamente aparelhos que agregam alta tecnologia (celulares, por exemplo) e reduza o consumo de produtos descartveis. 2 - Lmpadas fluorescentes e de Led (do ingls, diodo emissor de luz) so mais econmicas e duram mais tempo que as incandescentes. D preferncia aos eletrodomsticos marcados como classe A, por serem mais eficientes no consumo de energia. 3 - As indstrias de papel e celulose esto entre as campes de consumo de gua e energia. Por isso, papis devem ser economizados ao mximo, imprimindo-se apenas o que for necessrio e utilizando os dois lados das folhas. Papis reciclados devem ser utilizados sempre que possvel.

4 - Organize-se no seu bairro e cobre da prefeitura um sistema de coleta seletiva. importante que tambm haja uma usina de reciclagem.

21

5 - Chuveiros eltricos consomem muita energia. Os banhos devem durar 10 min. no mximo. Haver, assim, economia de gua e de energia. Os chuveiros a gs, por sua vez, emitem gases de efeito estufa. 7 - Seja um consumidor responsvel. Procure saber se as empresas que produzem os seus produtos de consumo j foram multadas por crimes ambientais. Atitudes sustentveis esto ligadas reutilizao da gua, investimento em inovao tecnolgica para reduzir consumo energtico e em produtos biodegradveis. Saiba mais em www.akatu.org.br 8 - Exera a cidadania com conscincia. Organize-se e use as redes sociais para cobrar dos polticos e das empresas da sua cidade, do seu estado e do seu pas, tudo o que for necessrio para a conservao da biodiversidade, dos recursos hdricos, dos solos, enfim, para que se alcance, de fato, a grande meta do desenvolvimento sustentvel. 8 - Utilize transportes pblicos ou organize sistemas de carona. Exija dos rgos competentes a melhoria da qualidade dos servios de nibus, trens e metrs. Para curtas distncias, utilize a bicicleta ou v caminhando. melhor para a sua sade e para o meio ambiente.

22

Instalaes do INPE no Brasil

Belm-PA So Lus-MA Euzbio-CE

Natal-RN

Venha visitar o INPE!


Pea para a professora agendar uma visita: mirian.vicente@dir.inpe.br Tel. (12) 3208-6979 (12) 3208-7071 Visite o nosso site: www.inpe.br Mais informaes: atendimento.visitante@dir.inpe.br
Cuiab-MT

Braslia-DF

Cachoeira Paulista-SP Atibaia-SP So Paulo-SP So Jos dos Campos-SP

So Martinho da Serra-RS Santa Maria-RS

23

O FUTURO QUE QUEREMOS Economia verde, desenvolvimento sustentvel e erradicao da pobreza


Cartilha ilustrada sobre Economia verde, desenvolvimento sustentvel e erradicao da pobreza. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE Realizao: Centro de Cincia do Sistema Terrestre/INPE, Instituto Nacional de Cincia e Tecnologia para Mudanas Climticas e Rede CLIMA Coordenao: Jos Antonio Marengo Orsini, Carlos Afonso Nobre e Paulo Nobre Consultoria e reviso tcnica: Gilvan Sampaio de Oliveira, Marcos Barbosa Sanches, Fabiano Scarpa, Fbio Loyolla Fontes de consulta: site da ONU, site UOL Educao, WWF Brasil, acessados em abril de 2012, Instituto Geolgico da Secretaria do Meio Ambiente, Governo do Estado de So Paulo, CEMADEN/MCTI, Instituto Akatu, Objetivos do Milnio, O Eco. Textos: Fabiano Scarpa e Ana Paula Soares Projeto grfico: Magno Studio Ilustraes: Jean Galvo Superviso grfica: Carlos Vieira Esta e outras cartilhas didticas produzidas pelo INPE esto disponveis para download em www.inpe.br/50anos

24

www.inpe.br Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE


Av. dos Astronautas, 1758 Jardim da Granja 12227-010 So Jos dos Campos SP Tel. (12) 3208-6000

You might also like