You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR PLANO NACIONAL DE FORMAO DE PROFESSORES - PARFOR INSTITUTO DE EDUCAO MATEMATICA E CIENTIFICA LICENCIATURA INTEGRADA EM EDUCAO

EM CINCIAS, MATEMTICAS E LINGUAGEM

RAIMUNDA BENEHILDA DOS SANTOS GASPAR

FASES DA EDUCAO NO PAR

BELM PA 2012

RAIMUNDA BENEHILDA DOS SANTOS GASPAR

FASES DA EDUCAO NO PAR

Trabalho apresentado ao curso Licenciatura Integrada em Educao em Cincia, Matemtica e Linguagem, como requisito de nota da disciplina Bases Histricas e Epistemolgicas das Cincias, Matemticas e das Linguagens, orientado pelo Prof. Jos Jeronimo Alves .

BELM PA 2012

FASES DA EDUCAO NO PAR

No inicio da conquista no sculo XVII comearam a chegar os portugueses, as ordens religiosas que vieram participar da colonizao. Os portugueses estiveram em contato com os ndios que falavam dialetos e uma mesma lngua a que chamaram de lngua geral (ou lngua baslica do Brasil). Os padres religiosos decidiram unificar os dialetos da lngua Tupi numa lngua nica, escrevendo gramtica e dicionrio. Neste perodo padre e militares entram em conflito, onde se deu a maior divergncia entre colonos e missionrios: a questo do uso da mo-de-obra indgena. Enquanto os colonos tentavam aprisionar e escravizar os indgenas, os missionrios tratavam de conquista-los atravs da catequese, do ensino primrio, do artesanato de alguns plantios e alguns trabalhos domsticos, eram praticados e estimulados nas atividades da aldeia. Os jesutas atraram para as suas aldeias toda a famlia, que era a base da tribo, acolhendo mulheres, velhos e crianas. Nessas aldeias, os jesutas trocavam experincias com as indgenas usando a lngua geral. Pode-se dizer que as aldeias fundadas pelos jesutas so as principais organizaes sociais implantada no Par. As casas, as igrejas com suas escolas. Atualmente j existem escolas em vrias aldeias indgenas, onde os ndios recebem educao escolar de primeiro grau. Onde aprendem a ler e a escrever o Portugus, mas isto tudo muito recente e atinge ainda poucos. Na poca as primeiras construes foram de pedra: O forte do castelo e alguns conventos e igrejas como a igreja de So Francisco Xavier no ano de 1660 (atual Santo Alexandre).

Em 28 de Junho de 1841, o presidente Souza Franco tramitou na Assembleia Legislativa a lei n 97, criando o Liceu Paraense a fim de regularizar 1855, o o Liceu ensino primrio e secundrio. Em 03 de dezembro de Paraense recebe denominao do Colgio Paraense.

Fonte: E.E.E Paes de Carvalho

Em 09 de Fevereiro de 1901, em homenagem do mdico paraense ficando o nome Ginsio Pes de Carvalho em 09 de abril de 1942, recebeu a atual denominao Colgio Estadual Paes de Carvalho.

Fonte: Entrada do Atual Colgio Santo Antonio

Em 11 de fevereiro de 1901, Augusto Montenegro assume o governo do estado e faz grandes realizaes na rea da educao criando escola como o Instituto Gentil Bittencourt e a concluso do Instituto Lauro Sodr, o prdio do IEP j existia na poca funcionava o jornal A Provncia do Par.

Fonte: Instituo Gentil Bittencourt, atualmente IEP.

Fonte: Sala das Refeies do Instituto Lauro Sodr

Fonte: Instituto Lauro Sodr, atualmente Tribunal de Justia do Para

O Par avanou bastante no campo da Educao, o ensino fundamental e mdio est praticamente universalizado.

Fonte: Palacete do Deputado Antonio Marques de Carvalho, Tv. Angustura, onde foi instalado o 7 Grupo Rscolar da Capital.

A mudana de base produtiva do Par s foi possvel com a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa. Conclui de que naquela poca a educao foi ensinada pelos jesutas focada na questo da famlia, ensino religioso e prendas domesticas. Atualmente em pleno sculo XXI continuam os ensinamentos sobre a questo familiar, dentre outros, principalmente sobre a educao especial, bullying, e retomando as escolas tecnolgicas.

REFERNCIAS

MONTEIRO, Benedicto, 1924. Histria do Par. Belm-PA: Editora Amaznia, 2005.

PROST, Grard. Histria do Par: do perodo da borracha aos dias atuais. BelmPA: Secretaria de Estado de Educao, 1998. (Srie Estante da Amaznia; 2)

PROST, Grard. Histria do Par: das primeiras populaes Cabanagem/ Grard Prost; Andr Alvarez, Edilene Lourdes da Silva, Ftima de Oliveria, Raymundo William Tavares, Ribamar de Oliveira. Belm-PA: Secretaria de Estado de Educao, 1997. (Estudos Paraenses; v.1)

ROCQUE, Carlos. Histria geral de Belm e do Gro-Par / ROCQUE, Carlos; atualizao de texto: SOARES, Antonio Jos. Belm: Distribel, 2001.

You might also like