You are on page 1of 12

ConCurso PbliCo

1. Prova objetiva

Agente

de

APoio soCioeduCAtivo (MAsCulino)

voC reCebeu suA folhA de resPostAs tendo 50 questes objetivAs.

e este CAderno Con-

trAnsCrevA

tintA Azul ou PretA, todAs As resPostAs AnotAdAs nA folhA interMediriA de resPostAs.

PArA A folhA de resPostAs, CoM CAnetA de

ConfirA seu noMe e nMero de insCrio iMPressos nA CAPA deste CAderno. leiA
CuidAdosAMente As questes e esColhA A resPostA que A todAs As questes. voC ConsiderA CorretA.

A A

durAo dA ProvA de

horAs e

30

Minutos.

sAdA do CAndidAto dA sAlA ser PerMitidA APs trAns-

CorridA

horA e

30

Minutos do inCio dA ProvA.

resPondA

Ao

MArque, nA folhA interMediriA de resPostAs, loCAlizAdA no verso destA PginA, A letrA CorresPondente AlternAtivA que voC esColheu.

e este CAderno, Podendo destACAr estA CAPA PArA futurA ConfernCiA CoM o gAbArito A ser divulgAdo.

sAir, voC entregAr Ao fisCAl A folhA de resPostAs

AguArde

A ordeM do fisCAl PArA Abrir este CAderno de questes.

19.12.2010

Folha intermediria de resPostas


O O ST ST QUE QUE

RESPOSTA RESPOSTA
A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E

QUE

ST

RESPOSTA
A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

A A A A A

B B B B B

C C C C C

D D D D D

E E E E E

A A A A A

B B B B B

C C C C C

D D D D D

E E E E E

A A A A A

B B B B B

C C C C C

D D D D D

E E E E E

A A A A A

B B B B B

C C C C C

D D D D D

E E E E E

A A A A A

B B B B B

C C C C C

D D D D D

E E E E E

A A A A A

B B B B B

C C C C C

D D D D D

E E E E E

CASA1001/01-AgenteApoioSocioeducativo-Masc

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 12. Eduardo um garoto de dez anos que adora ir escola, mas no gosta de estudar. O problema que ele no consegue parar, tampouco prestar ateno. Vrios mdicos disseram a sua me que o menino nada tinha, mas ela no desistiu at encontrar um que dissesse que Eduardo portador do transtorno de deficit de ateno com hiperatividade (TDAH) e indicasse uma medicao. Cludia uma adolescente de 15 anos com um tipo fsico que ela chama de cheinho. As amigas so bem magras e, na viso de Cludia, fazem sucesso com os garotos por causa disso. A garota sofre e est sempre triste. Ento, algum disse me que levasse a filha a um psiquiatra. Ela no consultou um, mas vrios. No fim da jornada, conseguiu o que buscava desde o incio: a indicao de um antidepressivo. Rafael um jovem com pouco mais de 20 anos, fantico por musculao e escultura do corpo. Na academia, aprendeu que podia facilitar o trabalho tomando anabolizante, que ele j indicou a vrios conhecidos. Os nomes citados so fictcios, mas as histrias, reais. E, ao contrrio do que possamos pensar, no so casos isolados. Tomar medicamentos na infncia e na adolescncia tem sido um fato muito mais corriqueiro do que deveria ser. Pelo jeito, estamos estimulando a formao de uma gerao de drogadictos pessoas com dependncia, fsica ou psquica, de substncias qumicas usurios de remdios. E nos preocupamos tanto com o uso das drogas ilcitas pelos jovens, no verdade?
(Rosely Sayo, Folha de S.Paulo, 28.01.2010. Adaptado)

03. As mes de Eduardo e Cludia consultaram vrios mdicos at encontrarem um que correspondesse a suas expectativas. De acordo com o texto, possvel afirmar que as mes buscavam (A) o maior nmero possvel de opinies e informaes para que pudessem auxiliar seus filhos do modo mais apropriado. (B) o alvio do sofrimento de seus filhos de uma forma mais natural, menos agressiva sade, ainda que mais demorada. (C) uma resposta objetiva para as doenas de seus filhos, mas de uma maneira que evitasse o uso de rtulos e diagnsticos categricos. (D) uma equipe de mdicos competentes, que trabalhassem em parceria para sanar as dificuldades de seus filhos. (E) uma soluo rpida e concreta para os problemas de seus filhos, como a indicao de algum medicamento. 04. Conforme o ltimo pargrafo, correto afirmar que a autora considera o comportamento atual com relao s drogas lcitas e ilcitas (A) incoerente. (B) correto. (C) racional. (D) equilibrado. (E) adequado. 05. A palavra jornada, em destaque no segundo pargrafo No fim da jornada, conseguiu o que buscava desde o incio ... , atribui ao perodo em que ocorreram as vrias consultas com mdicos psiquiatras a ideia de (A) um momento breve. (B) uma marcha difcil. (C) uma visita rpida. (D) um passeio agradvel. (E) um encontro casual. 06. Considere o termo destacado no trecho do primeiro pargrafo: ... ela no desistiu at encontrar um que dissesse que Eduardo portador do transtorno de deficit de ateno com hiperatividade (TDAH) e indicasse uma medicao. O sinnimo que apresenta um sentido equivalente ao da forma verbal indicasse tal como est empregada no texto : (A) prescrevesse. (B) demonstrasse. (C) expusesse. (D) lembrasse de. (E) esboasse.

01. De acordo com o texto, (A) cada vez mais jovens tm utilizado medicao sem a autorizao de seus responsveis. (B) a indicao de medicamentos para crianas e adolescentes tem sido feita com exagero. (C) o comportamento inadequado na escola deve ser tratado por meio de medicao. (D) o diagnstico e o tratamento precoces previnem a evoluo de doenas psiquitricas. (E) medicamentos para transtornos psiquitricos no devem ser ministrados a menores. 02. Segundo as informaes do segundo pargrafo, o sofrimento de Cludia resultado (A) do modo como tratada pelos garotos e pelas colegas magras, que ridicularizam o fato de ser gorda. (B) de uma m alimentao e do uso de medicamentos para emagrecer sem o devido acompanhamento mdico. (C) da dificuldade em se locomover por causa do seu peso, o que a impede de sair de casa e fazer amizades. (D) de sentir-se excluda por ter a percepo de no se enquadrar nos padres de beleza de seu grupo social. (E) de uma depresso que deve ter contrado quando ainda era muito criana e que passou despercebida.
3

CASA1001/01-AgenteApoioSocioeducativo-Masc

07. So antnimas, no texto, as palavras (A) adora e gosta. (B) fsico e escultura. (C) infncia e adolescncia. (D) fictcios e reais. (E) remdios e drogas. 08. O termo at, destacado no primeiro pargrafo ... mas ela no desistiu at encontrar um que dissesse que Eduardo portador do transtorno... , contm a ideia de (A) causa. (B) modo. (C) tempo. (D) lugar. (E) dvida. 09. A expresso destacada no incio do ltimo pargrafo Pelo jeito, estamos estimulando a formao de uma gerao de drogadictos... pode ser substituda, sem alterao de sentido, por (A) Recentemente. (B) Aparentemente. (C) Infelizmente. (D) Oportunamente. (E) Inesperadamente. 10. Considerando as regras de regncia nominal, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da frase seguinte. A me recebeu a sugesto quiatra. (A) em (B) por (C) de (D) sob (E) ante 11. Assinale a alternativa que apresenta a frase do texto em que o acento indicador de crase pode ser acrescentado ao termo em negrito, por ser opcional. (A) Vrios mdicos disseram a sua me que o menino nada tinha... (B) A garota sofre e est sempre triste. (C) ... conseguiu o que buscava desde o incio: a indicao de um antidepressivo. (D) ... ele j indicou a vrios conhecidos. (E) Os nomes citados so fictcios, mas as histrias, reais. levar a filha a um psi-

12. Considere as seguintes afirmaes sobre a pontuao. I. As aspas em Cludia uma adolescente de 15 anos com um tipo fsico que ela chama de cheinho. servem para destacar a palavra cheinho como sendo a reproduo do modo como Cludia se refere a seu tipo fsico. II. Os dois pontos em No fim da jornada, conseguiu o que buscava desde o incio: a indicao de um antidepressivo. servem para introduzir uma enumerao. III. O sinal de interrogao em E nos preocupamos tanto com o uso das drogas ilcitas pelos jovens, no verdade? serve para convidar o leitor a refletir sobre o tema abordado no texto. Est correto o que se afirma apenas em (A) I. (B) II. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III. 13. Assinale a alternativa em que a frase Esto estimulando a formao de uma gerao de drogadictos. est reescrita com o verbo na voz passiva. (A) Estimulam e formam uma gerao de drogadictos. (B) Estimulam a formao de uma gerao de drogadictos. (C) A formao de uma gerao de drogadictos estimulam. (D) A formao de uma gerao de drogadictos est tendo estmulo. (E) A formao de uma gerao de drogadictos est sendo estimulada. 14. Assinale a alternativa correta quanto concordncia verbal. (A) Devero haver mais pesquisas antes de lanar o medicamento. (B) Fazem trs meses que minha filha est tomando antidepressivo. (C) As pessoas tm se preocupado com o consumo de drogas ilcitas. (D) Atualmente tambm preocupa alguns psiclogos, as drogas lcitas. (E) natural que os pais passe a buscar auxlio nos mais variados lugares. 15. Assinale a alternativa correta quanto concordncia do termo em negrito. (A) Temos menas escolas aptas a lidar com alunos como Eduardo do que gostaramos. (B) Aliviada com a ajuda do mdico, a me disse: Muito obrigado! (C) Muita prudncia necessrio para receitar qualquer medicamento. (D) Certos remdios s podem ser vendido com reteno da receita. (E) Alguns calmantes custam muito barato e so usados indiscriminadamente.
4

CASA1001/01-AgenteApoioSocioeducativo-Masc

MATEMTICA 16. Para no esquecer a senha de seu carto de crdito, que formada por quatro algarismos, uma pessoa escreveu os nmeros do seguinte modo:
(2x1) (x+1) (x+2) x 1. nmero 2. nmero 3. nmero 4. nmero

Sabendo-se que o valor de x dado pela expresso


4 52 . 2 , a senha dessa pessoa 25 - 9

(A) 9 756. (B) 7 956. (C) 6 759. (D) 6 957. (E) 5 679. 17. No preparo de 600 gramas de p para capuccino utiliza-se, entre outras coisas, chocolate em p e caf solvel, sendo que este ltimo representa 20% do total da mistura. Se forem retirados 30 g de chocolate em p e acrescentados 30 g de caf solvel, a porcentagem de caf, no total da nova mistura, ser de (A) 35%. (B) 32%. (C) 30%. (D) 28%. (E) 25%. 18. Durante certa semana, uma loja de sapatos constatou que a razo entre o nmero de pares de sapatos vendidos de adultos e infantis foi de 3 para 5, nesta ordem. Sabendo-se que nessa semana foram vendidos ao todo 160 pares de sapatos, pode-se concluir que o nmero de pares de sapatos infantis superou o de adultos em (A) 100. (B) 80. (C) 60. (D) 40. (E) 20. 19. Em uma festa, o sorvete foi distribudo em copinhos com 300 mL cada um. Se em cada copinho tivessem sido colocados 50 mL a menos, teriam sido servidos 50 copinhos a mais. O nmero de copinhos, com 50 mL a menos em cada um, que poderiam ter sido servidos seria (A) 230. (B) 250. (C) 280. (D) 300. (E) 320.

CASA1001/01-AgenteApoioSocioeducativo-Masc

20. O nmero de livros infantis vendidos por uma livraria durante um final de semana est registrado do seguinte modo:
X

24. Considere os grficos publicados pelo jornal Folha de S.Paulo, em julho de 2010. A expAnso dos cursos tecnolgicos crescimento mAior nA rede privAdA

16 10

14

Nmero de cursos rede pblica* 4000 3773 rede privada

quinta-feira

sexta-feira

sbado

domingo

3 500 3 000 2 500 2 000 1445 1500 1000 500 0 421


215 582

Acidentalmente, o nmero de livros vendidos no sbado no ficou registrado, mas sabe-se que, na mdia, foram vendidos 18 livros por dia. O nmero de livros vendidos no sbado superou o nmero de livros vendidos na quinta-feira em (A) 220%. (B) 250%. (C) 280%. (D) 300%. (E) 330%. 21. O nmero de meses que se deve aplicar um capital a juro simples, com taxa de 1,5% ao ms, para se obter um rendimento igual a 6% do capital aplicado inicialmente (A) 8. (B) 7. (C) 6. (D) 5. (E) 4. 22. Em uma sala, todas as fileiras tm o mesmo nmero de cadeiras e sabe-se ainda que o nmero de cadeiras por fileira o dobro do nmero de fileiras. Se forem retiradas 3 cadeiras de cada fileira, ser possvel fazer 3 fileiras a mais e todas com o mesmo nmero de cadeiras, ento o nmero total de cadeiras dessa sala (A) 14. (B) 16. (C) 18. (D) 20. (E) 22. 23. O nmero de uma casa formado por 3 algarismos: A, B e C cuja soma 15. Sabendo-se que o algarismo C tem duas unidades a mais do que B, e que o algarismo B 1/4 da soma entre A e C, pode-se concluir que o algarismo C (A) 4. (B) 5. (C) 6. (D) 7. (E) 8.

2560

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

* Em instituies federais, estaduais e municipais Nmero de matrculas em mil 350 343

280

210

140 49 32 2002 2004 2006

69

70

2008

(Censo da Educao Superior 2008, do Ministrio da Educao)

De acordo com as informaes desses grficos, pode-se concluir que a razo entre o n. de matriculados e o n. de cursos oferecidos em 2008 pelas escolas da rede privada, em relao mesma razo para as escolas da rede pblica, aproximadamente (A) 27% maior. (B) 23% menor. (C) 15% maior. (D) 12% maior. (E) 10% menor.

CASA1001/01-AgenteApoioSocioeducativo-Masc

25. Dois reservatrios de gua, A e B, ambos com a mesma capacidade, no esto completamente cheios. O reservatrio A est com 60% de sua capacidade preenchida e o B contm apenas 6 000 litros de gua. Se toda a gua do reservatrio B fosse colocada no reservatrio A, este ficaria com 80% de sua capacidade total preenchida. Ento, com os dois reservatrios completamente cheios, o nmero de casas que poderiam ser abastecidas com 1,5 m3 cada uma seria (A) 40. (B) 45. (C) 50. (D) 55. (E) 60. 26. Uma pessoa divide seu prato de comida da seguinte forma:
5%

h O

a 45% 126

Fibras Carboidratos Gorduras Protenas

O valor do ngulo (A) 60. (B) 57. (C) 54. (D) 51. (E) 49. 27. Para enfeitar o tampo de uma almofada, um tapeceiro prendeu 2 fios de couro tranado, um deles ligando os pontos A e B e o outro, os pontos C e D, conforme mostra a figura, cujas medidas esto todas em cm.
6 6 A C 6 6

D 6 6

B 6

Sabendo-se que ABCD um quadrado, a medida dos dois fios juntos vale, em cm, aproximadamente Dado: (A) 11. (B) 13. (C) 15. (D) 17. (E) 19.
7
CASA1001/01-AgenteApoioSocioeducativo-Masc

2 = 1,41

28. Para fazer cocadas, uma senhora espalha a massa do doce sobre um tabuleiro retangular cujas medidas so 60 cm de comprimento por 68 cm de largura, de forma que essa massa preenche totalmente o tabuleiro. Sabe-se que as cocadas so cortadas em quadradinhos de maior tamanho possvel e que no ocorre nenhuma sobra. Se forem consumidos 3/5 do total dessas cocadas, restaro ainda (A) 164. (B) 153. (C) 135. (D) 127. (E) 102. 29. A frente de um terreno retangular mede 60% do valor do comprimento dele. Sabendo-se que sua rea 375 m2, a medida, em metros, do seu permetro (A) 90. (B) 80. (C) 70. (D) 60. (E) 50. 30. Para dividir um grupo de pessoas em grupos menores, utilizouse a seguinte tcnica: atribui-se um nmero de 1 a 5 para as 5 primeiras pessoas de uma fileira e depois repetem-se esses nmeros para as demais pessoas, sequencialmente at a ltima delas, conforme mostra o esquema:
Fileira 1: 1 2 3 4 5 1 2 3

CONhECIMENTOS BSICOS 31. Assinale a alternativa correta. (A) O Estatuto da Criana e do Adolescente dispe sobre a situao irregular do menor e do jovem. (B) Considera-se criana, para efeitos do Estatuto da Criana e do Adolescente, a pessoa com at onze anos de idade incompletos. (C) Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente o Estatuto da Criana e do Adolescente s pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade. (D) A Criana e o Adolescente no gozam de privilgios no recebimento de atendimento nos servios pblicos. (E) Na interpretao do Estatuto da Criana e do Adolescente, levar-se-o em conta os fins individuais a que ele se dirige.

32. O Estatuto da Criana e do Adolescente, com o fim de proteger o direito vida e sade, prev, expressamente, que (A) os hospitais pblicos ou privados devero manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanncia junto me. (B) a parturiente ser atendida obrigatoriamente pelo mesmo obstetra que a acompanhou na fase pr-natal. (C) deve haver sano penal para os pais ou responsveis que no providenciarem a vacinao obrigatria nas crianas. (D) os hospitais pblicos e privados devero manter registro das atividades desenvolvidas, atravs de pronturio geral, pelo prazo de vinte anos. (E) as crianas e os adolescentes portadores de deficincia mental recebero atendimento universal e igualitrio nas aes e servios para promoo, proteo e recuperao da sade.

Fileira 2: ....... 4 5 1 2 3 4 5 1 ..............................................................................................................................................

Dessa forma, todas as pessoas que receberem o mesmo nmero faro parte de um mesmo grupo. Se nesse grupo inicial havia 83 pessoas, ento o nmero de indivduos que ficaro no grupo 4 ser (A) 16. (B) 17. (C) 18. (D) 19. (E) 20.

33. Com relao aos direitos fundamentais, previstos no Estatuto da Criana e do Adolescente, assinale a alternativa correta. (A) O direito liberdade no inclui a participao da criana e do adolescente na vida poltica. (B) O direito liberdade compreende o aspecto de opinio e expresso. (C) O direito liberdade no compreende o aspecto de crena e culto religioso. (D) O direito ao respeito no abrange a preservao dos objetos pessoais do adolescente. (E) O direito educao no assegura ao adolescente a organizao e a participao em entidades estudantis.

CASA1001/01-AgenteApoioSocioeducativo-Masc

34. Assinale a alternativa que esboa um direito profissionalizao e proteo no trabalho, previsto no Estatuto da Criana e do Adolescente. (A) proibido qualquer trabalho aos menores de dezesseis anos de idade, inclusive na condio de aprendiz. (B) A proteo ao trabalho dos adolescentes regulada exclusivamente pela Consolidao das Leis do Trabalho. (C) Considera-se aprendizagem a formao tcnico-profissional ministrada segundo as diretrizes e bases da legislao de educao em vigor. (D) Ao adolescente at doze anos de idade assegurada bolsa de aprendizagem e bolsa famlia. (E) A remunerao que o adolescente recebe pelo trabalho executado em programas sociais ou a participao em venda nos produtos de seu trabalho desfigura o carter educativo.

37. assegurada ao adolescente, entre outras, a seguinte garantia processual: (A) pleno e formal conhecimento da atribuio de ato infracional, mediante citao ou meio equivalente. (B) formal conhecimento da atribuio de ato infracional, atravs de notificaes enviadas pelo correio. (C) diferencial na relao processual, no podendo confrontar-se com vtimas e testemunhas. (D) impossibilidade de solicitar a presena de seus pais ou responsvel nas fases do processo. (E) direito de no ser ouvido pessoalmente pela autoridade competente, mas sempre por intermdio de seus pais ou responsvel e defensor tcnico. 38. Verificada a prtica de ato infracional, a autoridade competente poder aplicar ao adolescente a seguinte medida: (A) faculdade de reparar o erro. (B) prestao de servios comunidade.

35. De acordo com o que dispe o Estatuto da Criana e do Adolescente, considera-se ato infracional a conduta descrita como (A) ato lcito. (B) infrao administrativa. (C) contraveno ilegal. (D) crime ou contraveno penal. (E) infrao ou contraveno ilcita.

(C) liberdade representada. (D) acolhimento em famlia substituta como medida permanente. (E) internao em estabelecimento prisional especial. 39. A medida socioeducativa que consiste na realizao de tarefas gratuitas de interesse geral dever ser prestada por perodo no excedente a (A) dois anos. (B) um ano. (C) oito meses.

36. Assinale a alternativa correta. (A) Nenhum adolescente ser privado de sua liberdade, seno quando comete um ato infracional ou por ordem escrita da autoridade policial competente. (B) A internao, antes da sentena, pode ser determinada pelo prazo de sessenta e cinco dias, prorrogveis por igual perodo. (C) Examinar-se- desde logo, e sob pena de responsabilidade administrativa, a possibilidade de internao imediata do adolescente infrator em abrigo especial. (D) A deciso de internao do adolescente infrator dever ser instruda e baseada no ato infracional cometido, demonstrando a necessidade urgente da medida. (E) O adolescente civilmente identificado no ser submetido a identificao compulsria pelos rgos policiais, de proteo e judiciais, salvo para efeito de confrontao, havendo dvida fundada.

(D) seis meses. (E) trs meses. 40. Sobre a medida socioeducativa da liberdade assistida, assinale a alternativa correta. (A) Ser fixada pelo prazo mnimo de sete meses, no podendo ser prorrogada, ouvido o orientador. (B) Ser fixada pelo prazo mximo de cinco meses, podendo ser prorrogada, revogada ou substituda por outra medida mais adequada, ouvidos o Ministrio Pblico e o defensor. (C) Ser fixada pelo prazo mnimo de seis meses, podendo a qualquer tempo ser prorrogada, revogada ou substituda por outra medida, ouvido o orientador, o Ministrio Pblico e o defensor. (D) Ser adotada sempre que a medida socioeducativa da obrigao de reparar o dano for invivel ou impossvel de ser cumprida. (E) Ser imposta sempre que o adolescente cometer um ato infracional de natureza leve, antes de completar quatorze anos.
9
CASA1001/01-AgenteApoioSocioeducativo-Masc

41. Assinale a alternativa correta. (A) A internao constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princpios da continuidade e da proporcionalidade e em respeito condio peculiar de pessoa desenvolvida. (B) Na internao, no sero permitidas atividades externas, salvo expressa determinao judicial em contrrio. (C) A medida de internao no comporta prazo determinado, devendo sua manuteno ser reavaliada a cada dois meses. (D) O perodo mximo de internao no poder exceder a quatro anos. (E) Em qualquer hiptese, a desinternao ser precedida de autorizao judicial, ouvido o Ministrio Pblico.

44. Em relao apurao de ato infracional atribudo a adolescente, assinale a alternativa correta. (A) O adolescente apreendido por fora de ordem judicial ser, desde logo, encaminhado ao Conselho Tutelar. (B) O adolescente apreendido em flagrante de ato infracional ser, desde logo, encaminhado autoridade policial competente. (C) Em caso de flagrante de ato infracional cometido mediante violncia ou grave ameaa a pessoa, a autoridade judicial, sem prejuzo de demais providncias, dever lavrar boletim de ocorrncia, independentemente de oitiva de testemunhas. (D) Se afastada a hiptese de flagrante, houver indcios de participao de adolescente na prtica do ato infracional, a autoridade competente encaminhar relatrio das investigaes ao Conselho Tutelar. (E) O adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional poder ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de carro policial. 45. O adolescente privado de sua liberdade, tem, entre outros, o seguinte direito: (A) conversar com seu defensor, na presena do agente de apoio socioeducativo. (B) peticionar, atravs do representante do Ministrio Pblico ou do agente de apoio socioeducativo, autoridade judiciria competente. (C) receber assistncia religiosa, segundo a sua crena, desde que assim o deseje. (D) manter-se isolado dos demais adolescentes internados, quando assim o deseje e lhe seja conveniente. (E) receber visitas, ao menos uma vez a cada quinze dias. 46. Para a proteo ao adolescente apreendido pela prtica de ato infracional, o Estatuto da Criana e do Adolescente prev, expressamente, que (A) proibida a internao provisria por prazo superior a doze horas. (B) proibida a conduo coercitiva para prestar depoimento perante a autoridade competente. (C) vedada a apreenso em flagrante, quando do cometimento de crime de furto. (D) a assistncia judiciria ser gratuita e integral aos que dela necessitarem, na forma da lei. (E) haver responsabilidade por infrao administrativa aos pais ou responsvel, em caso de reincidncia do adolescente.

42. Analise as seguintes afirmativas. I. Nenhum adolescente ser privado de sua liberdade sem o devido processo legal. II. A advertncia consistir em admoestao verbal, que ser reduzida a termo e assinada. III. A advertncia poder ser aplicada sempre que houver prova da materialidade e indcios suficientes da autoria. IV. Durante o perodo de internao, no sero obrigatrias as atividades pedaggicas e recreativas. Esto corretas apenas as afirmativas (A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I, II e III. (E) I, III e IV.

43. A medida aplicada por fora da remisso (A) poder ser revista judicialmente, a qualquer tempo, mediante pedido expresso do adolescente ou de seu representante legal, ou do Ministrio Pblico. (B) dever ser revista judicialmente, a cada trs meses, mediante pedido do representante legal do adolescente. (C) dever ser revista judicialmente, a cada seis meses, mediante pedido verbal do adolescente ou de seu representante legal, ou do Ministrio Pblico. (D) no poder ser revista, salvo pedido expresso do adolescente ou do seu representante legal. (E) no poder ser revista, salvo por determinao expressa do Ministrio Pblico ou do membro do Conselho Tutelar.
CASA1001/01-AgenteApoioSocioeducativo-Masc

10

47. Assinale a alternativa correta. (A) No procedimento judicial de apurao de ato infracional, a presena de defensor facultativa. (B) Havendo reincidncia da prtica de ato infracional, dever obrigatoriamente ser aplicada a medida de liberdade assistida. (C) Havendo indcios suficientes de autoria e materialidade do ato infracional, dever ser aplicada a medida de internao por prazo indeterminado. (D) A absoluta recusa do adolescente em se submeter s medidas socioeducativas estabelecidas pelo Estado pode justificar a sua colocao em liberdade. (E) A medida socioeducativa aplicada ao adolescente levar em conta a sua capacidade de cumpri-la, as circunstncias e a gravidade da infrao. 48. Conforme o disposto na Constituio Federal, assinale a alternativa correta. (A) A prtica de racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito a pena de recluso, nos termos da lei. (B) No ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, independentemente de esta ser ou no intentada no prazo legal. (C) A lei no poder restringir a publicidade dos atos processuais, ainda que os interesses sejam em defesa da intimidade ou de interesse social. (D) Poder haver juzo ou tribunal de exceo para os crimes por trfico de drogas. (E) A lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, a cassao de direitos. 49. Em relao apurao de irregularidades em entidades de atendimento criana e ao adolescente, pode-se afirmar que (A) o procedimento de apurao de irregularidades em entidades governamentais ter incio mediante representao da autoridade policial, do Conselho Tutelar ou dos pais ou responsvel. (B) independentemente de haver motivo grave, o dirigente da unidade ser compulsoriamente afastado. (C) o dirigente da entidade ser notificado para, no prazo de cinco dias, oferecer resposta escrita e fundamentada. (D) apresentada ou no a resposta, e sendo necessrio, a autoridade judiciria designar audincia de instruo e julgamento, intimando as partes. (E) aps aplicar qualquer medida, a autoridade judiciria dever fixar o prazo de quinze dias para a remoo das irregularidades.

50. Assinale a alternativa correta. (A) A legitimao do Ministrio Pblico para as aes cveis previstas no Estatuto da Criana e do Adolescente impede a participao de terceiros nas mesmas hipteses. (B) O representante do Ministrio Pblico, no exerccio de suas funes, ter livre acesso a todo local onde se encontre criana ou adolescente. (C) Nos processos e procedimentos em que no for parte, a atuao do Ministrio Pblico facultativa na defesa dos interesses da criana e do adolescente. (D) A intimao do Ministrio Pblico, nas aes em que for parte, ser feita por via eletrnica. (E) A falta de interveno do Ministrio Pblico no acarreta a nulidade das aes que impem medidas de proteo ao adolescente.

11

CASA1001/01-AgenteApoioSocioeducativo-Masc

You might also like