You are on page 1of 12

Curso Ativando Seu Crebro Para Provas e Concursos

Mdulo 02 Aula 02 Habilidades e capacidades humanas sob o aspecto da Neurbica

A proposta da Neurbica que deixemos de repetir velhos padres com o intento de evitar riscos e comecemos a criar novos padres que ampliem nossa capacidade cerebral. Mas para que ampliar a capacidade cerebral??? Somos seres que precisam da experincia. Se voc experincia todos os dias as mesmas coisas, ter sempre os mesmos pensamentos (j viciados) e, conseqentemente, os mesmos resultados em sua vida.

SE VOC QUER QUE ALGO DIFERENTE ACONTEA, FAA ALGO DIFERENTE, MAS SE VOC QUER QUE TUDO CONTINUE COMO EST, SIMPLESMENTE NO FAA NADA.

Se voc vai a p ou de carro para o trabalho sempre pelo mesmo caminho, todos os dias, usa os mesmos circuitos do crebro. As ligaes neurais entre reas do crebro necessrias para fazer esse percurso tornam-se fortes. E as outras ligaes com reas que inicialmente eram ativadas quando o caminho era novo como uma nova vista, cheiro ou som ao virar uma esquina vo se tornando mais fracas medida que a viagem vira uma rotina. Ou seja, voc se tornou muito eficiente para ir do ponto A ao ponto B, mas conseguiu isso s custas do seu crebro. Perdeu as oportunidades para a novidade e o tipo de associaes diversificadas e multissensoriais que proporcionam um bom exerccio ao crebro.

A questo fundamental que o crebro no sabe a diferena entre o que v no ambiente e do que se lembra, pois ele acessa a mesma base neural. Ento, uma imagem ou sensao gravada atravs de associao no crebro to real e atual para ele quanto algo que a pessoa est vivenciando neste momento presente. Os neurnios ou clulas nervosas possuem ramificaes para se conectar e formar uma rede neural. Cada rea conectada est integrada a um pensamento ou memria. O crebro constri todos os conceitos atravs das memrias associativas. Por exemplo: idias, pensamentos e sentimentos so construdos e interconectados nessa rede neural e todos tm uma possvel relao entre si. O conceito do sentimento amor, por exemplo, est guardado nessa vasta rede neural, mas construmos o conceito do amor a partir de muitas outras idias diferentes.

Algumas pessoas tm o amor ligado ao desapontamento, ento, quando pensam em amor, experimentam a memria da dor, mgoa, raiva e at mesmo ira. A mgoa pode estar ligada a uma pessoa especfica que remete conexo do amor. Criamos modelos de como enxergamos o mundo exterior a ns. Quanto mais informao temos, mais refinamos nosso modelos de um jeito ou de outro. Fundamentalmente, ns contamos uma histria para ns mesmos de como o mundo exterior . Qualquer informao que processamos, qualquer informao que absorvemos do ambiente sempre colorida pelas experincias que j tivemos e por uma resposta emocional quilo que estamos vivenciando. Quem est no comando quando controlamos nossas emoes ou reagimos emocionalmente? Sabemos fisiologicamente que as clulas nervosas que disparam juntas ficam interconectadas. Se voc praticar algo sempre repetidamente, essas clulas tero um relacionamento longo.

Se voc diariamente ficar com raiva, ou se voc diariamente ficar frustrado, se voc diariamente sofrer...ou der razo a sentir-se vtima na sua vida...estar reconectando e reintegrando a rede neural diariamente e, essa rede neural ter agora um relacionamento de longo prazo com todas as outras clulas nervosas, o que denomina-se identidade. As clulas nervosas que no disparam juntas, no se conectam mais. Elas perdem seu relacionamento de longo prazo, pois sempre que interrompemos um processo de pensamento, que produz uma resposta qumica no corpo, as clulas nervosas que esto conectadas umas s outras comeam a quebrar a sua conexo de longo termo. Quando comeamos essa interrupo, deixamos de responder automaticamente ao ambiente que nos circunda e nos toca. Interromper o processo de identidade significa fazer algo diferente por voc mesmo, pensar em coisas e situaes diferentes, criar novas possibilidades.

O CREBRO TEM FOME DE NOVIDADE O crebro humano est preparado, em termos de evoluo, para procurar e reagir ao que inesperado ou inusitado, como novas informaes absolutamente inditas vindas do mundo exterior. o que estimula o crebro. Mas no basta estimular o crebro, pois se voc estimular o seu crebro sempre da mesma maneira, o estmulo perder seu valor e cair na rotina. A Neurbica no passiva nem rotineira. Ela usa os sentidos de maneiras diferentes a fim de romper as rotinas cotidianas. As associaes formadas pelos sentidos e pelas emoes podem ser sempre reforadas, formando conexes duradouras ou no. Quando o crebro tem uma associao duradoura, a pessoa tende a ter sempre os mesmos pensamentos e comportamentos, mesmo que isso a prejudique. Por exemplo: uma viva pode cultivar uma profunda tristeza por muitos e muitos anos a ponto de querer ficar triste e se afastar de qualquer possibilidade de alegria.

normal viver um perodo em luto, mas quando esse perodo se arrasta por muitos anos e a pessoa fica presa no luto, ela j nem se d conta de como estar fora deste processo. Isso se torna normal para ela. (-Sempre fui assim !) Para quebrar este processo necessrio que se tenha novas experincias, que novas sensaes possam formar novas associaes cerebrais. Que, s vezes, podem at gerar um certo desconforto no incio, mas se o indivduo persistir, alcanar a quebra de padro desejada. Os sentidos nos do a maior oportunidade de novas associaes, por isso experimentar sensaes novas muito importante no processo de Neurbica. As associaes baseadas em odores (olfato) formam-se rapidamente e persistem por muito mais tempo do que as baseadas nos outros sentidos.

O sistema olfativo o nico sentido que tem conexes diretas com o crtex, o hipocampo e outras partes do sistema lmbico envolvidas no processamento de emoes e armazenamento de memrias. por isso que aromas como o de po fresco ou de uma flor, um tempero ou perfume determinado, podem desencadear reaes emocionais que estimulam a memria, fazendo-nos lembrar de eventos relacionados com eles. Nossas habilidades e capacidades, portanto, esto alm daquilo que esperamos de ns mesmos, entretanto, aquilo que esperamos de ns o que teremos de ns. Ao nos conectarmos a um estilo de vida, fazemos uma escolha. Essa escolha geralmente baseada no que j conhecemos anteriormente e em nossas emoes no momento da tomada de deciso. Porm, sempre podemos escolher fazer algo diferente. Se o nosso estilo de vida nos faz bem, podemos melhor-lo sempre; do contrrio, podemos escolher um novo estilo de vida.

A Neurbica, portanto, no melhora somente a vida til do seu crebro...ela melhora sua vida, pois revela possibilidades de sensaes e emoes novas atravs de novas experincias e o desaprisionamento dos velhos paradigmas mentais.

Uma pessoa pode fazer a si mesma feliz, ou miseravelmente infeliz, independentemente do que est acontecendo fora, apenas mudando os contedos da sua conscincia

No decorrer do processo do seu estudo, tente uma destas tcnicas: Associe as informaes a nmeros e por etapas. Ex: escolha uma palavra que represente a idia central da primeira parte do texto e associe ao nmero 1 e, assim por diante. Associe palavras chave a partes do corpo. Ex: coloque uma palavra em cada dedo da mo. Invente uma histria muito louca com elementos importantes do texto estudado. Estude falando alto na frente do espelho, como se estivesse representando um papel numa pea de teatro. Escolha uma msica que voc goste muito e mude a letra, colocando elementos do texto estudado. Associe o texto com cheiros, sons ou gostos. Invente uma piada com o texto.

Imagine o seu bicho de estimao falando com voc sobre o texto. Faa um esquema do texto com as coisas mais importantes. Faa um pequeno resumo. Acredite no seu crebro. Na hora de recuperar a informao, acredite no potencial do seu crebro. Geralmente a primeira resposta que vem mente a resposta certa, mas temos a tendncia de duvidar de nossas capacidades e acabamos por optar por outra resposta que no a primeira e, quando vamos conferir o resultado, vemos que erramos por no acreditar na resposta imediata que o nosso crebro nos deu.

You might also like