You are on page 1of 40

A Polcia que Queremos

Propostas para o Desenvolvimento Institucional da PMERJ


No Comando Geral do Cel. PM. Hudson Aguiar Na Chefia do Estado Maior do Cel. PM Claudeci Ribeiro da Silva

Em cooperao tcnica com o Viva Rio sob a moderao do Empresrio Cristian Nacht 6 de setembro de 2006

Objetivos deste documento

Formular e difundir propostas de desenvolvimento institucional da PMERJ, que sirvam ...

ao pensamento e s prticas da corporao


ao conhecimento da mdia reflexo da sociedade civil organizada e do grande pblico s autoridades governantes, dos trs poderes

para decises de curto e mdio prazos, qualquer que seja o resultado das eleies de 2006.

Origem deste documento

GT constitudo pelo Comandante Geral Cel PM Hudson Aguiar e pelo Chefe do Estado Maior Cel PM Claudeci Ribeiro da Silva, em maro de 2005, com a participao de tcnicos do Viva Rio e a moderao do empresrio Cristian Nacht. Este GT reuniu-se semanalmente em 2005, em consulta com os diversos Comandos, Chefias Setoriais, Praas da PMERJ e Organizaes da Sociedade. Produziu um diagnstico institucional e recolheu propostas de mudana. Este diagnstico serviu de subsdio para ampla consulta interna e externa, na campanha A Polcia Que Queremos, coordenada pelo Cel. Ubiratan ngelo, Diretor de Ensino e Instruo da PMERJ. A TV Globo difundiu esta Campanha em Spots de Servio e foram recolhidas mais de 5.000 propostas pela Internet. A campanha culminou em Conferncia na Casa de Espanha, nos dias 18 a 20 de Julho de 2006, com mais de 600 participantes, policiais militares e membros da sociedade civil. A Conferncia aprovou mais de 300 propostas, que so resumidas aqui. Mais informaes em www.comunidadesegura.org

ndice

1. Pessoal 1.1 Recrutamento 1.2 Formao 1.3 Remunerao 1.4 Progresso 1.5 Sade 2. Operacional 2.1 Patrulhamento 2.2 reas de Risco 2.3 Inteligncia 2.4 Comunicao 2.5 Controle Interno 3. Gesto 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 Autonomia tcnica da PM Planejamento estratgico Controle oramentrio e do fluxo de caixa Informatizao Valorizao do Policial Militar

Pessoal

1. Pessoal 1.1 Recrutamento 1.2 Formao 1.3 Remunerao 1.4 Progresso 1.5 Sade

Ao Preliminar Elaborar um Censo da PMERJ que sirva como fonte de informao para uma nova poltica de pessoal.

1.1 Pessoal - Recrutamento

Adotar poltica ativa de recrutamento com publicidade que destaque os valores de uma polcia cidad
e as possibilidades de crescimento na carreira, atraindo candidatos que venham de outras experincias formadoras, como o servio militar e os programas sociais e cidados para jovens (Reservistas da Paz, Todos pela Paz, Pr Jovem, Guias Cvicos do PAN etc).

Histrico dos candidatos nas experincias anteriores servem para pontuaes na seleo. O ingresso na PM torna-se mais vivel para quem tem formao em disciplina militar, cidadania e solidariedade. PM assim valorizada como opo profissional que supe engajamento cidado anterior.

1.2 Pessoal - Formao

Enquadrar nas normas do Ministrio da Educao: Equivalncia dos cursos de formao praas, oficiais e oficiais superiores a cursos tcnico, superior e de ps-graduao em segurana pblica, Ajustar e cumprir as exigncias do MEC quanto s regras operacionais e avaliao da qualidade do ensino e da pesquisa

Desenvolver Programa de Capacitao Continuada Definir e Implementar Estgio de Aplicao Prtica, com Bolsa Auxlio Criao da Fundao de Ensino e Pesquisa da PMERJ (ligada DEI)

1.2.a Outras propostas para Formao

Criao do Corpo de Instrutores Militares, remunerados atravs de encargos especiais. Impor rgido cumprimento de cargas horrias de cursos de formao (acabar com uso operacional de pessoal em formao, salvo em situaes excepcionais ou em funes de estgio). Criao de Programas de Instruo Itinerante, a exemplo do Programa de Instruo do CIEAT. Aumento da carga horria curricular em todos os cursos da carreira policial militar. Incluir disciplinas de cunho humanstico na grade curricular. Criao de rea para prtica esportiva e academia de ginstica em todas as OPM.

Treinamento operacional nos cursos de Formao, no modelo do EAT / PAAR. Criao do Ncleo de Instruo em Defesa Pessoal e Uso Comedido da Fora (NDP), subordinado a DEI. Estender o curso de Prtica Policial Cidad, incluindo os temas administrao de conflitos e discusso inter-racial, religiosa e outros. Criao de uma revista Acadmica para divulgao dos trabalhos tcnicos e atividades dos OAE Incentivo ao estudo em nvel superior, de forma que os estudantes tenham permisso para realizar as provas pertinentes.

1.3 Pessoal - Remunerao

Valorizar ganhos internos atravs de benefcios, tornando exclusividade na PM mais interessante que o 2o Emprego Diferenciar entre remunerao de Ativos e Inativos, valorizando benefcios para ativos Consagrar semana de 40hs, com pagamento de horas extras Valorizar regime de 8hs dirias, com benefcios para hora extra, escala noturna, fins de semana, servio em eventos privados, insalubridade, titulao etc. Associar escala de 8hs dirias a Capacitao Continuada, com Bolsa Auxlio e formao para concursos que aceleram Progresso na Carreira Adoo de nova legislao remuneratria semelhante implantada para a Polcia Militar do Distrito Federal, prescrita na Lei Federal n. 10486/2002. Aumento do valor do seguro de vida de policiais na ativa, passando para R$ 100.000. Rever Plano de Seguros, buscando maiores benefcios para o efetivo na ativa e para seus familiares.

1.3.a Outras propostas para Remunerao

Todo PM que trabalha fora, em qualquer rgo, custaria um valor X que seria revertido aos cofres da PM. Fornecer RIOCARD, para que os Policiais Militares, possam se locomover para suas unidades amenizando sem gastos. Financiamento habitacional para militares estaduais. Moradia digna, atravs de facilitao de financiamentos. Criao de novos Colgios Militares para filhos de Policiais Militares na Baixada Fluminense, Zona Oeste e Zona Norte Criao de Centros de Lazer para Policiais Militares. Convnio com organizaes que possam empregar familiares de policiais militares (especialmente vivas e seus filhos). Valorizar os projetos sociais realizados pela Polcia Militar para os policiais militares. Que as dvidas do estado com os policiais e seus dependentes sejam imediatamente pagas Carta de Crdito Imobilirio e/ou Automotivo ao ingressar na Corporao. (vinculado sua permanncia) PMDF. Melhoria da assistncia ao Pblico Interno (jurdica, com relao imagem pessoal e institucional, psicolgica, religiosa, reabilitao, RENASCER).

1.4 Pessoal - Progresso

Ainda que mantida a dupla entrada, a progresso da Praa ao Oficialato torna-se a principal via de ascenso na PMERJ, atravs de: valorizao da experincia policial anterior (pontuao) em concurso para Escola de Oficiais eliminao de normas restritivas, como o limite de idade em concurso para Escola de Oficiais e incluso em Quadro Combatente

Ainda que mantidos os critrios atuais de progresso (mrito e tempo de servio), o mrito torna-se o principal meio de ascenso na PMERJ, com possibilidade de saltar etapas, atravs da formao e de concursos internos estimular o desejo individual das Praas de progredir na carreira, com palestras e cursos que divulguem e apiem esta possibilidade. cultivar a mstica do oficial que comeou a carreira na patrulha.

1.4.a Outras propostas para Progresso

Fazer da qualificao do PM o principal critrio para promoo. Criar estmulo institucional ao aperfeioamento e qualificao profissional, atravs de gratificaes, da oferta constante de cursos internos e de um plano de carreira ligado ao mrito. Reformulao dos regulamentos de promoes de oficiais e praas com fixao de critrios objetivos e mensurveis para promoo Garantir aos policiais colocados em 1, 2 e 3 lugares nos cursos de formao e aperfeioamento, independentemente de concurso, a matrcula no curso subseqente, desde que preencha os demais requisitos previstos em edital. Criar incentivos para que os policiais aprimorem sua formao acadmica e que sirvam para ascenso na carreira: parceria com universidades, bolsa de estudos. Incluir nos critrios de ascenso profissional, pontuaes que valorizem aes policiais voltadas para a promoo da cidadania e a garantia dos direitos constitucionais. Acabar com o regime de internato na APM, nos 2 e 3 anos. Criar grupo multidisciplinar, com a participao das entidades de classe, para estudo da carreira do policial militar.

1.5 Pessoal Sade

Contratar consultoria para a modernizao do sistema de sade da PMERJ, visando um sistema auto-sustentvel, com autonomia de gesto, selo de qualidade. Tomar Projeto de Modernizao proposto pela DGS como ponto de partida.

Criar Programa de Vigilncia de Riscos, para prevenir e reduzir vitimizao de policiais por causas externas ferimentos e mortes, em servio ou folga, intencional ou acidental por causas internas problemas de sade, fsica ou psicolgica

1.5.a Outras propostas para Sade

Controle do acesso aos usurios do Sistema de Sade, restringindo-o aos dependentes diretos. Redefinir conceito de Dependente, limitando universo de beneficirios (Consultar Planos de Sade e INSS para esta definio de Dependente). Mudana da sistemtica de contribuio para o FUSPOM, com desconto sobre a remunerao global do PM (no apenas sobre o soldo). Tambm propomos o desconto por dependente

Aumento do efetivo de oficiais e Praas da rea de Sade. Realizao de exames de seleo para o ingresso com periodicidade anual ou bianual, a exemplo das Foras Armadas e da prpria PMERJ.

Acompanhamento psicolgico ex officio do PM envolvido em ocorrncia de confronto armado com mortos e/ou feridos. Informatizar Sistema de Sade da PMERJ. Desenvolvimento de um Programa de Avaliao Psicolgica Anual. Criao de um Centro de Sade Mental, que contemplaria, em edificaes diferentes, tanto o tratamento e a internao de pacientes psiquitricas, quanto novas e adequadas instalaes para o Renascer. Propomos que seja localizado na zona Oeste da cidade do Rio. Criao, na PMERJ, dos Servios de Sade Ocupacional, de Promoo Sade e de Epidemiologia e Estatstica.

1.5.b Outras propostas para a Sade (2)

Reativao das Unidades Preliminares de Sade (UPS) e das Unidades Bsicas de Sade (UBS), previstas em normas publicadas em Boletim da PM, para desafogar os hospitais da Corporao.

Criao da Odonto clnica Central da PMERJ.

Admisso das Entidades de Classes na Gesto do Fundo de Sade.

2. Operacional

2. Operacional 2.1 Patrulhamento 2.2 reas de Risco 2.3 Inteligncia 2.4 Comunicao 2.5 Controle Interno

2.1 Operacional - Patrulhamento

AISPs Descentralizar as reas Integradas de Segurana Pblica (AISPs), tornando-as menores, mais
homogneas, em maior nmero. A cada AISP deve corresponder a rea de ao de uma Companhia PM e a circunscrio de uma Delegacia de Polcia. A Companhia torna-se, assim, a unidade operacional ttica elementar da PMERJ, sob o comando de tenentes, capites ou majores. O Comando Estratgico (Metas, Supervises, Avaliaes) de um conjunto de Companhias da responsabilidade de Oficiais Superiores Implementar atuao da PMERJ na confeco de Termos Circunstanciados / Lei 9099

Planejamento e Avaliao
Utilizar o geoprocessamento nas AISPs Estabelecer metas por AISP ou suas subdivises Avaliar resultados e suas conseqncias regularmente, segundo indicadores quanti e quali, superando a simples nfase na apreenso de drogas e armas ou nas prises. Pleitear com IBGE que PNAD inclua suplemento regular de vitimizao

Normatizar o bom comportamento e Aproximar a PM da Comunidade


Elaborar manual de boas prticas de patrulhamento, com orientaes e indicadores de avaliao Programar treinamento intensivo dos policiais de ponta na utilizao do manual Ampla divulgao, informando populao sobre seu papel em aes policiais, como blitz, revistas pessoais, uso de algemas, propinas etc. Criar peas especiais para pblicos especficos, como moradores de favelas, jovens, mulheres, negros, homossexuais, motoristas etc.

2.1.a Outras propostas para Patrulhamento

Expandir o Policiamento Comunitrio. Incentivar a aproximao dos policiais junto s crianas no ambiente escolar: p.ex: PROERD. Valorizar momentos de dilogo com a sociedade, visando vrios pblicos, incluindo formadores de opinio. Fomentar mediao de conflitos em prtica policial definir procedimentos e capacitar efetivo nesta modalidade de ao Associar a PMERJ a eventos esportivos e culturais, com imagem positiva, sobretudo junto a jovens. Fomentar os projetos sociais j existentes na Instituio Policial, como nos trabalhos preventivos na rea da sade, esporte, etc. Envolver policiais nas aes da sociedade civil, como oficinas, debates, etc. Valorizar corpo de msica da PMERJ, intensificando suas apresentaes para o grande pblico. Fortalecer programas de integrao com a sociedade, tais como: Caf Comunitrio, 2 Tempo, Botando na Mesa, PROERD Oficina de Msica, Oficina Mecnica, entre outras atividades a serem desenvolvidas. Abertura das Unidades para visitao de alunos de escolas pblicas e particulares. Realizao de palestras em colgios, feitas por policiais. Divulgar e orientar a populao sobre como proceder em operaes policiais. Ajustar as cartilhas que tratam dos direitos e deveres dos cidados nas abordagens policiais de forma que o texto represente situaes da realidade. Incluir nas cartilhas as leis que tratam da igualdade entre os cidados. Ampliar a divulgao das cartilhas. Fortalecer os canais de cooperao entre a policia e a sociedade. Incorporar nas rotinas de policiamento ostensivo de cada unidade estratgias de aproximao com a comunidade local. Trabalhos de cooperao entre jovens policiais e jovens moradores, para trabalhar a construo da imagem de exemplo. Isto operar novos referenciais. Construo de torres panormicas de Policiamento Ostensivo. Lavratura de Termos Circunstanciados pela Polcia Militar em ocorrncias de baixo teor ofensivo, conforme a Lei n 9099/95. Priorizar a superviso como mecanismo de controle interno. Criar sistema de orientao dos policiais durante ocorrncias por meio de Centro de Operaes. Introduo de tecnologia que permita a aferio eletrnica e clere do status de veculos e pessoas Emprego do GETAM de forma dinmica, com base nas mudanas da mancha criminal

2.1.b Outras propostas para Patrulhamento (2)

Igualdade de tratamento entre moradores do asfalto e da favela. Criar uma poltica de segurana cidad que deve reconhecer e respeitar o cidado como sujeito de direitos.

2.2 reas de Risco


Aes Tticas Integradas em reas de Risco
Unidades Especializadas (BOPE e CPAE) devem agir de modo diferenciado, porm complementar: BOPE, com uso qualificado da fora, domina o territrio; CPAE, com metodologia comunitria, mantm o domnio e promove a segurana dos moradores, aliando-se s foras locais da cidadania e do desenvolvimento. Consolidar situaes dominadas, investindo na melhoria das condies, de modo a difundir o caminho de superao da violncia armada, estabelecendo o Estado de Direito nas favelas e periferias pobres.

Reduo da Letalidade nas Aes Policiais


Controlar informaes sobre ocorrncias que envolvam confrontos armados, com foco na letalidade de civis ou de policiais. Para tanto, a criao de um banco de dados com informaes precisas sobre tais ocorrncias. Desenvolver tticas e estratgias com o objetivo de reduzir a letalidade dos confrontos Premiar aes eficientes que no envolvam a morte de civis ou de policiais; questionar e submeter a avaliao as aes que resultem na morte de civis ou de policiais.

2.2.a Outras propostas para reas de Risco

Incrementar a implantao do GPAE nas comunidades de alto risco Evitar o emprego do policial militar isolado em qualquer lugar ou circunstncia, bem como dot-lo de meio rpido de comunicao, de armamento adequado misso e de equipamento de proteo individual; prever-lhe esquema de apoio emergencial gil, a chamado, e mant-lo sob superviso sistemtica com nfase para a orientao e o apoio permanentes. Aplicao pontual e momentnea do efetivo das unidades especiais em reas de alto risco, com critrios tcnicos, evitando ocupaes prolongadas. nfase nas aes de inteligncia em detrimento das aes de enfrentamento direto e letal. Jamais premiar em situaes que envolvam baixas. Em ocorrncias que envolvam vtimas fatais, o policial deve ser retirado do servio das ruas, por um perodo mnimo, para que passe por apoio psicolgico. Obrigatoriedade do exame pericial de local em todos os casos que envolvam auto-resistncia. Uso de modalidades alternativas de resoluo de conflitos, que no estejam pautadas no enfrentamento pontual e repressivo. Incluir nos critrios de ascenso profissional, pontuaes que valorizem aes policiais voltadas para a promoo da cidadania e a garantia dos direitos constitucionais. Aquisio de veculos blindados para emprego consoante a doutrina operacional da Corporao. Criar regras em parceria com a sociedade para o uso dos blindados nas comunidades para tanto preciso revisar os procedimentos tticos adotados pela PM: tipo de armamento empregado, quantidade de efetivo utilizado. Regular circunstncias de uso do smbolo da caveira, utilizado pelo BOPE, de forma a atender as percepes do pblico interno (policiais) e externo (sociedade, sobretudo nas comunidades pobres, mais vulnerveis violncia armada) Emprego do Batalho de Policia de Choque unicamente como Forca Ttica de Reao. Intercambio das Unidades Especiais com Unidades similares no estrangeiro.

2.3 Inteligncia

Valorizar o Trabalho de Inteligncia na Polcia Militar


Caracterizar carreira de inteligncia no interior da Corporao Formar especialistas em inteligncia Dar estmulos pecunirios, de status e de progresso na carreira para especialistas em inteligncia Abrir e consolidar a funo da inteligncia no trabalho policial

2.3 Outras propostas para Inteligncia

Decreto Estadual que regule a Atividade de Inteligncia no Estado do Rio de Janeiro. Tal medida visa atender o previsto no artigo 21, da Lei n 8.159, de 08 de janeiro de 1991. Gratificar o exerccio da Atividade de Inteligncia, no molde do que pago aos policiais civis das DP Legais e ao BOPE. Estabilidade do agente do SIPMERJ, que somente poderia ser retirado de suas funes por interesse prprio ou desvio de conduta. Em ambos os casos a deciso seria do EMG PM / 2. Estmulo nos pontos circunstanciais dos agentes do SIPMERJ, de modo que os mesmos sejam distinguidos no momento das promoes. Poderia ser concedido 0,25 para cada ano / SIPMERJ, para o agente devidamente credenciado. Implementao da rea educacional do SIPMERJ, atravs de cursos de capacitao e especializao. Criar uma Escola de Inteligncia, vinculada a DEI, mas com suporte tcnico da Agncia Central do SIPMERJ. Criar um frum sobre inteligncia, no qual participaro o pblico interno e externo. Acesso a dados: receita federal; ICA (pesquisa criminal); delegacia legal; sistema penitencirio; Detran (incluindo sistema de roubo e furto); Junta comercial; SPC / SERASA; e o SINPI (Sistema nacional de procurados e impedidos da PF) Atualizar a doutrina de Inteligncia. Fomentar Inteligncia dos Comandos Intermedirios (classe A), com a melhoria da estrutura fsica e aumento de efetivo. Um oramento prprio para as Agncias de Inteligncia, conforme previsto no Decreto Estadual n 31.147. O valor por agncia ser estipulado com o assessoramento da Chefia da Agncia Central de Inteligncia, que dever estabelecer critrios para liberao dos recursos. Tais recursos sero previstos no oramento, independentemente daqueles j destinado PM / 2.

2.4 Comunicao

Endomarketing
Desenvolver sistema de comunicao interna, com assessoria de empresa especializada em endomarketing, iniciando por campanha sobre Segurana do Policial e seguindo por demais Propostas deste documento, segundo estratgia a ser definida.

Plano de Mdia
Desenvolver sistema de comunicao externa, com agncia especializada, que faa plano de assessoria de imprensa, marketing e mdia alternativa.

2.4.a Outras propostas para Comunicao

Estratgia de marketing institucional que passe a divulgar com regularidade as aes positivas da PM. Estabelecer parceria com a imprensa. Proposta de Lei para que haja espao na TV para as polcias; espaos permanentes em programas de TV e\ou Rdio Criao da DCS Diretoria de Comunicao Social. Novas Instalaes para Seo de Relaes Pblicas. Equipe de Produo de matrias Jornalsticas, vinculadas a PMERJ. Aprimorar a matria de Comunicao Social grade curricular dos cursos de formao e especializao da corporao. Realizao de Seminrios e Ciclos de Comunicao Social para qualificar mais o efetivo aplicado nesta rea. Especializao em cursos externos de Oficiais e Praas que atuam na rea de Comunicao Social. Utilizar os muros da PMERJ e dos Batalhes para divulgar informaes teis. Criar e divulgar amplamente o telefone da ouvidoria nas viaturas. Fabricao em parcerias com empresas de brinquedos cujo o tema seria a Polcia Militar. Premiar policiais que demonstrem, em suas aes, uma conduta tica. Enaltecer a boa ao policial na mdia, valorizando a ao do policial, no o governador, nem o secretario. Valorizar estas boas aes. Criar estratgias regulares de prestao de contas sociedade. Integrao de Informaes - Integrao do sistema de cmeras com o efetivo que atua nas ruas; integrao das policias atravs de uma faixa nica de rdio; acesso a antecedentes criminais atravs de sistema integrado de informtica com outros rgos como, policia civil, detran, etc.; estatstica on-line com um programa especfico para divulgar o resultado das ocorrncias policiais; Integrao dos diversos bancos de dados do Estado com disponibilizao dessa informao ao PM na atividade fim associando-a ao projeto de monitoramento. Implementao das Normas de Cerimonial (Projeto existente fruto do CAO 2005).

2.5 Controle Interno

Investir nos Mecanismos Internos de Controle

Valorizar a Corregedoria
Caracterizar a Carreira do Servio Interno de Corregedoria

Oferecer estmulos e proteo Carreira do Servio Interno Investir nas condies de trabalho da Corregedoria

Criar a Ouvidoria Interna da PMERJ


Constituda por profissionais multidisciplinares (permitindo inclusive o apoio vtima),

com a possibilidade de ser diretamente fiscalizada pelo Ministrio Pblico da AJMERJ (transparncia) e ligada Corregedoria Interna (celeridade), instalada em imvel particular, em local de fcil acesso, permitindo ao cidado o registro de reclamaes, sem qualquer possibilidade de constrangimentos, por estar em um local diverso das Organizaes Policiais Militares.

2.5a Outras propostas para Controle Interno

Reformular o regulamento disciplinar da Polcia Militar. Incluso das entidades de classes para a discusso, na Assemblia Legislativa, do Regulamento Disciplinar da Polcia Militar. Prosseguir no redimensionamento da estrutura correcional da PMERJ, criando novas Delegacias de Polcia Judiciria Militar, geograficamente distribudas (Comandos Intermedirios), proporcionando maior capilaridade ao sistema correcional e valorizando a proatividade com a dinamizao das supervises correcionais veladas. Todas as punies disciplinares devero ser publicadas em um mesmo boletim (Criao do Boletim Disciplinar). Motivar o efetivo correcional, recrutando mediante processo seletivo e submetido capacitao contnua (cursos de inteligncia e tcnica judiciria militar), atravs de previso legal, com gratificao de encargos especiais (vencimento); atribuio de pontos (promoo) e, ainda, concesso de garantias, por exemplo, a irremobilidade do sistema e uma escala de servio compatvel com a importncia institucional da misso. Estruturar a Inteligncia da Corregedoria Interna, com tecnologias de interceptao telefnica, bem como, direcionadas vigilncia velada atravs do homem isolado e com apoio de viaturas tcnicas descaracterizadas. Dar importncia atividade administrativa, como forma de controle interno primrio, evitando-se que o descontrole, por exemplo, no uso de munies, armamento e viaturas, seja um facilitador para a prtica de desvios de conduta Criar e divulgar amplamente o telefone da ouvidoria nas viaturas. Renovar a frota descaracterizada da PMERJ utilizada nas atividades de correio interna e de inteligncia, atravs de previso legal, no sentido de que a cada compra de viaturas realizada para a Corporao, obrigatoriamente, um mnimo de 20% sejam de viaturas descaracterizadas (marca e modelo diferentes das viaturas operacionais). Criar / aperfeioar os controles externos da polcia e conceder autonomia as ouvidorias e corregedorias. Criao de um Conselho Consultivo das Entidades de Classe, presidido pelo Chefe do Gabinete do Comando Geral, para opinar nos assuntos que envolvam direitos e interesse dos policiais militares, como indivduos. Criao do Tribunal de Justia Militar. Criao do servio de assistncia jurdica para o atendimento de Policiais Militares que respondem processo judicial por fato ocorrido no desempenho legal da funo policial militar.

3. Gesto

3. Gesto 3.1 Autonomia tcnica da PM 3.2 Planejamento estratgico 3.3 Controle oramentrio e do fluxo de caixa 3.4 Informatizao 3.5 Logstica 3.6 Valorizao do Policial Militar

3.1 Autonomia tcnica da PM

Medidas estruturantes que limitem a interferncia poltica na PM


Regras claras para nomeao de Comando Geral

Definir mandato de cargos chaves em Comando Geral Regras claras para nomeaes de outros Comandos e promoes de Praas e Oficiais Regras claras para avaliao de performance de todos os nveis de Comando Valorizar ao mximo os objetivos fim da PMERJ na utilizao do seu efetivo

3.1a Outras propostas para a Autonomia Tcnica da PM

Concesso de autonomia administrativa Corporao Autonomia na nomeao dos Comandantes de UOp Elaborar procedimentos de Gesto, com maior autonomia na elaborao e execuo do oramento da PMERJ. Experincia feita em Delegacia Legal pode ser til neste sentido. Criar uma cultura de meritocracia orientada para a melhoria dos indicadores estatsticos e qualitativos de segurana Regulamentao dos critrios para passagem disposio ou exerccio de funo em outros rgos. Redefinio dos rgos pblicos considerados de interesse policial militar. Criao do Generalato na Corporao. Coronel PM ao ser nomeado Comandante Geral ser promovido ao posto de General de Polcia Militar. Retorno da Secretaria de Estado de Polcia Militar Proibir o Secretrio de Segurana de se candidatar a cargo poltico imediatamente aps a sua sada do governo.

3.2 Planejamento Estratgico

Planejamento antecede a ao

Ajustar a Tradio e a Cultura da PMERJ s condies atuais e s exigncias de eficincia e eficcia. Desenvolver planejamento estratgico de longo prazo arrojado, porem realista, capaz de iniciar a transformao desejada pela PMERJ em todos os nveis, e utiliza-lo como fundamento para todas as decises subseqentes. Contratar consultoria externa para ajudar na elaborao do planejamento estratgico para o prximo PPA, de 2007. Convnio com Universidades e Empresas para oferecimento de estgios, cursos MBA etc, da rea administrativa e tecnolgica. a cooperao com outras unidades de Segurana Pblica Outras PMs, no mbito do SUSP, Polcia Civil, no Estado do RJ, Municpios, com Guardas Municipais e outras agncias de Ordem Pblica
Desenvolver

3.2.a Outras propostas para Planejamento Estratgico

Dar continuidade ao processo A Polcia que Queremos, envolvendo vrios nveis da Corporao em planejamento Estratgico, bem como representantes da sociedade civil. Expandir o processo da Polcia que queremos para os demais rgos de segurana do estado do RJ, discutindo a poltica de segurana publica. Consultoria externa de gesto com objetivo de trazer para a PM altos nveis de eficincia gerencial atravs de parcerias com entidades empresariais e acadmicas Centralizar a administrao de um grupo de unidades em uma nica OPM. Terceirizar a manuteno dos quartis. Terceirizar a Manuteno das viaturas nas OPM.. Contratar civis (Sndicos) para a gesto administrativa, liberando Coronis para maior dedicao a objetivos fim, de Planejamento e Superviso de aes em AISPs. Contratar civis para funes meio, com preferncia para policiais inativos e filhos de policiais Criao de Diretoria de Engenharia de Segurana. Elevar a APOM a nvel de Diretoria de Planejamento Estratgico, com a estrutura necessria para a sua misso. Dotao oramentria para custeio e investimento das OPM, com autonomia administrativa Transformar as OPM em Unidades Oramentria. Investir no 190, com vistas eficincia e a rapidez da resposta, capacitando policiais e educando populao sobre seu uso Produo de um nico documento para um nico objetivo e destino. Menos burocracia nas solicitaes administrativas, como autorizao para compra de arma, pedido de carto Fuspom etc. Integrao no mesmo ambiente fsico da Polcia Militar, Civil, Rodoviria Federal, Corpo de Bombeiros e outros, de acordo com o projeto do "Centro", em vias de implantao. Cotejamento permanente das melhores prticas policiais no Brasil e no Mundo

3.3 Gesto - Finanas

Elaborar oramento detalhado, de custeio e investimento, de toda a corporao, capaz de viabilizar o planejamento estratgico, e inclu-lo no PPA de 2007. Solicitar apoio de tcnicos em oramentos e contas publicas para a elaborao do primeiro oramento. Conseguir maior autonomia administrativa e financeira sobre os recursos financeiros da Corporao. Reduziria custos, permitiria desvincular o custeio do rancho, e permitiria a gesto financeira da PMERJ pela PMERJ. Cobrar por servios de segurana em eventos pblicos e privados Contratar civis para a gesto administrativa-financeira e outras funes meio, liberando policiais para tarefas fim. A experincia feita na Delegacia Legal pode ser til nesse sentido.

3.3a Outras propostas para Finanas

Autonomia administrativa e financeira, evitando o vis poltico sobre as aes tcnico-operacionais da Corporao. Elaborar Oramento da PMERJ para PPA 2007, com apoio de tcnicos em contas pblicas Obrigatoriedade de se treinar nos CSPM e CAO do QOPM, sobre gesto de oramentos, com vistas a formar diretores para a rea financeira da Corporao (DGF, DGAL e DAF). Dotao oramentria especfica para manuteno das OPM, desvinculada da verba de rancho. Cobrar Servio de Segurana em Eventos Privados, empregando neles os policiais que optam por regime de 8hs dirias, com remunerao extra Obteno de recursos de fontes possveis, na unio, no estado e no municpio e entidades privadas. Captao de recursos via transao penal, atravs das Centrais de Penas e Medidas Alternativas. Liberao por parte do estado das verbas previstas e no liberadas ou repassadas para a corporao. Repasse imediato e integral para o Fundo de Sade da PMERJ das contribuies obrigatrias dos policiais militares e da contrapartida oramentria do Estado prevista em Lei. Aluguel de espaos disponveis para publicidade (ex: muro do choque). Reverter o dinheiro das multas aplicadas pelos batalhes responsveis por suas aplicaes. Direcionamento de 10% dos Royalties do petrleo para segurana pblica Criao de uma taxa de segurana para equipar a instituio. Criao de uma Fundao ou Fundo ou ainda OSCIP (Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico) da PMERJ Modernizao de toda a rede de informtica padronizando atravs da Corporao equipamentos e softwares, implantando-os atravs de firmas especializadas (com apoio do PRODERJ, podendo o CCI padronizar).

3.4 Gesto de Novas Tecnologias

Definir as necessidades tecnolgicas da PMERJ, e destinar os recursos para os investimentos em tecnologia de informao, comunicao e gerenciamento de dados.

Fazer um planejamento de curto, mdio e longo prazo para a modernizao gerencial e operacional da PMERJ Ampliao da rede com aumento quantitativo de computadores incluindo a implantao de computadores nas OPM Adoo de internet banda larga, de intranet, e-mail, consultas na web, vdeo conferencia, modernos sistemas de telefonia, cdigo de barras Treinamento intensivo dos PMs no uso das novas ferramentas Montagem de sistema nico de dados Fazer uma reengenharia dos processos administrativos junto com a adoo das novas tecnologias.

3.4a Outras propostas para Novas Tecnologias

Integrar Gesto Administrativa atravs de Sistema Virtual Criao de um Conselho de Tecnologia composto pelo CCI, DEI, Sade, CCrim, CIEAT, APOM, CMT do BOPE, GAM e outros especialistas Criao da Intranet - ampliao e modernizao do sistema de telecomunicaes da corporao. Implantao de um programa corporativo de controle e gesto financeira e operacional para a Polcia. Realizao de vdeo conferncia, substituindo as reunies centralizadas. Modernizao de toda a rede de informtica padronizando atravs da Corporao equipamentos e softwares, implantando-os atravs de firmas especializadas (com apoio do PRODERJ, podendo o CCI padronizar). Adoo da verso Linux como sistema operacional, bem como os diversos pacotes de aplicaes disponveis no mercado, devendo haver padronizao das verses de sistema operacional e pacotes de aplicativos pelo rgo responsvel. Treinamento do usurio. Implantao de computadores em local especfico dentro das Unidades com acesso a Internet para uso da tropa.(Biblioteca). Aplicao de Cdigo de Barras para todo Material Permanente. Aumento quantitativo de computadores existentes na corporao e troca dos computadores obsoletos por mquinas mais modernas; Padronizao do equipamento. Utilizar programas existentes no PRODERJ como UPO, que padronizou a tramitao do expediente a nvel governamental e o sistema de logstica. Viabilizar a distribuio de rdio com telefone, arma e colete a cada policial, atravs de comodato. Manter banco de dados on-line atualizado com publicaes referentes s sees e assuntos de interesse da PMERJ. Adoo dos Palm Top, BRAT e legislao digital nos ncleos de trnsito dos BPM; Estudo da utilizao do PALM na confeco do TRO. Dotao nas unidades de servidores (central) de impresso.

3.5 Logstica

Melhorar as condies de trabalho na atividade policial no 190, com vistas eficincia e a rapidez da resposta, capacitando policiais e educando populao sobre seu uso
Investir

3.5a Outras propostas para a Logstica

Reaparelhamento com base em critrios tcnicos de viaturas, equipamentos, comunicaes e informtica. Melhoria na manuteno das viaturas em geral, melhores armamentos, terceirizao dos servios essenciais tipo: limpeza, conservao. Padronizao e racionalizao dos uniformes e equipamentos. Lei Estadual restringindo a venda de uniforme. Recurso includo no salrio para aquisio de uniforme a todos os policiais (anualmente). Estudos contnuos dos empregos tticos dos armamentos utilizados pelas polcias de outros Pases, como EUA e Frana. Distribuio a cada policial militar, mediante cautela, de uma pistola .40, ou similar, com carga de munio renovvel, sempre que necessrio, e de um colete prova balstico de nvel 3. Padronizao de arma longa (fuzil). Transferir o controle das armas particulares dos PPMM da PM / 2 para o rgo de logstica da Corporao. Construo de novas instalaes policiais militares com baixo custo e modelo vertical padronizado. Reforma e desativao de OPM existentes. Desqualificar viaturas, equipamento de controle de distrbios civis (basto, escudo, capacete, algema) e rdio de comunicao como materiais blicos, restringindo esta categoria classificatria aos armamentos propriamente ditos e munies.

3.6 Valorizao do Policial

A valorizao do policial o primeiro fundamento para desenvolver a capacidade operacional e melhorar a imagem publica da corporao.

Garantir qualificao profissional e condies materiais e financeiras Insistir no cumprimento das cargas horrias nos cursos de formao (acabar com o uso operacional do pessoal em formao) Garantir maior presena representativa das praas nos espaos de debate e deciso. Rever o RDPM atualizando-o para refletir a cultura e objetivos da policia que queremos Implementar as recomendaes dos itens Pessoal e Operaes citados acima

3. 6a Outras propostas para a Valorizao do Policial

Aumentar o efetivo garantindo qualificao profissional e condies (materiais e financeiros), buscando contemplar os parmetros mnimos para relao policia/hab. Convocar militares inativos, respeitando CLT, para emprego em funes administrativas e docentes. Valorizar policiais portadores de deficincia empregando-os em funes meio Melhoria das relaes Oficiais-Praas.

You might also like