You are on page 1of 10

BACHARELADO EM FARMCIA

EDERMILTON DOS SANTOS EVERSON SANTANA CRUZ JOSEMAR FERREIRA LEONAN SAFIRA NUNO GLEYDSON

RELATRIO DE AULA PRTICA: CPSULAS

Cruz das Almas BA 2012


1

EDERMILTON DOS SANTOS EVERSON SANTANA CRUZ JOSEMAR FERREIRA LEONAN SAFIRA NUNO GLEYDSON

RELATRIO DE AULA PRTICA: CPSULAS

Relatrio apresentado a Faculdade Maria Milza disciplina de

Farmacotcnica, ministrada pela Prof Mara Mercs como requisito para avaliao.

Cruz das Almas BA 2012


2

SUMRIO

1. INTRODUO ...................................................................................................... 4 2. OBJETIVO ............................................................................................................ 5 3. MATRIAIS .......................................................................................................... 5 4. MTODOS............................................................ Error! Bookmark not defined. 5. PROCEDIMENTOS .............................................................................................. 5 6. RESULTADOS ..................................................................................................... 6 7. DISCUSSO......................................................................................................... 6 8. CONCLUSO ....................................................................................................... 7 9. REFERENCIAS .................................................................................................... 7 10. ANEXOS ............................................................................................................. 8

1. INTRODUO

Forma farmacutica a forma final em que o medicamento se apresenta. Existem vrias formas de apresentao dos medicamentos e elas vo ser definidas geralmente de acordo com a natureza fsico-qumica do frmaco, do mecanismo de ao, do local de ao do medicamento e da dosagem. Para princpios ativos e excipientes na forma slida, como, por exemplos, os ps captopril e paracetamol, pode-se utilizar a cpsula em que o frmaco e os excipientes esto contidos em um invlucro solvel de formatos e tamanhos variados. Mas tambm, essa forma farmacutica pode ser utilizada com contedos lquidos leos, suspenses e emulses ou semisslidos. O que possibilita essa diferenciao dos contedos o tipo de cpsula. H as cpsulas duras para os slidos e as moles que so fabricadas incluindo maiores quantidades de glicerina, sorbitol e polietilenoglicol do que as duras, resultando numa consistncia flexvel e elstica, favorecendo, ento, a utilizao de contedos lquidos. Em geral, as cpsulas so preparadas base de gelatina que solvel em gua quente e no lquido gstrico morno, possibilitando uma rpida liberao do seu contedo. A gelatina, sendo uma protena, digerida e absorvida. Mas tambm podem ser feitas de outras substncias como amido. As cpsulas duras tm forma cilndrica, arredondada nos extremos e so formadas por duas partes abertas numa extremidade, com dimetros ligeiramente diferentes, devendo os seus extremos abertos encaixarem um ao outro (FERREIRA, 2002). As cpsulas duras de gelatina so as mais utilizadas pelas indstrias farmacuticas, assim como pelas farmcias magistrais pelo fato do preenchimento poder ser manual, com auxlio de pequenos encapsuladores manuais, ou encapsuladores semi-automticos, ou ainda, com mquinas totalmente automatizadas. J as cpsulas moles exigem uma etapa de soldagem das duas metades das unidades o que dificulta seu uso em manipulao e em pequenos laboratrios. Como j foi dito, as cpsulas contm o princpio ativo ou os princpios ativos e os excipientes que influenciam no encapsulamento do p diretamente, tanto dando volume a formulao quanto determinando tambm o fluxo, ou seja, a facilidade ou no de escoamento do frmaco a partir do momento em que esses excipientes estaro em maior proporo na forma farmacutica. Os excipientes mais comuns so os
4

lubrificantes, agentes desintegrantes, diluentes e outros que no causem deteriorao do invlucro. Entre os diluentes mais utilizados esto o amido e a lactose. As cpsulas devem atender s exigncias de variao de peso, tempo de desintegrao, uniformidade de contedo e teor de princpios ativos descritos na monografia.

2. OBJETIVO

Formular cpsula de gelatina dura de Hidrxido de Alumnio.

3. MATRIAIS Encapsuladeira manual para pellets; Esptula Cpsula zero Balana analtica Bquer Vidro de relgio Funil Proveta Saco de polietileno

4. PROCEDIMENTOS
Primeiro mediu-se a densidade da mistura utilizando a proveta, pesou-se aproximadamente 1g e colocou essa massa direto na proveta para ver a que volume correspondia. Em seguida, calculou-se a partir da densidade o volume que deveria ser utilizado de paracetamol e em seguida o de excipiente, o amido para 32 cpsulas a fim de fazer apenas 30. Depois colocou as cpsulas na encapsuladora manual e com o auxlio da esptula preencheu-se as cpsulas com as massas pesadas de ativo e excipiente. Por ltimo, pesou-se 20 cpsulas individualmente.

5. RESULTADOS

Os resultados foram obtidos atravs do clculo abaixo, e o valor encontrado est dentro da faixa de especificao (15 a 40 mg/dL). Uria (mg/dL)= Absorbncia da amostra Absorbncia do padro 0,205 x 80 = 29,50 0,556 x Concentrao do padro (80)

Onde: Uria (mg/dL) =

Uria (mg/dL) = 29,50 mg/dL

6. DISCUSSO

Valores se encontram aumentados nas seguintes condies: insuficincia renal aguda ou crnica, insuficincia cardaca congestiva, desidratao severa, choque, catabolismo protico aumentado (hemorragia no trato gastrointestinal, infarto agudo do miocrdio, stress, neoplasmas, ingesto excessiva de protenas), perda muscular, uso de medicamentos (tetraciclinas com uso de diurticos, por exemplo). Valores se encontram diminudos nas seguintes condies: gravidez (segundo trimestre), diminuio do consumo de protenas, uso de reposio de fluidos intravenosa, insuficincia heptica severa, infncia, SIADH, acromegalia, desnutrio, certos medicamentos (hormnios anabolizantes, cloranfenicol,

estreptomicina).(01) Aps o processo de centrifugao foi observado que no soro havia vestgios de hemoglobina indicando que ocorreu hemlise em alguma etapa no processo de colheita. Mas, de acordo Doles ( 2010), hemlise moderada no produz alteraes no resultado da reao. Foi observado tambm que os reagentes que foram utilizados estavam com suas respectivas data de validades vencidas, por este motivo o resultado encontrado pode no est fidedigno com a real concentrao de uria na amostra em anlise.

7. CONCLUSO De acordo com o valor de 29,5mg/dl encontrado na anlise da uria, observou-se que o mesmo encontra-se dentro da faixa de 15 a 40 mg/dl determinado pela literatura.

8. REFERENCIAS

1. BERTON, Diego Luiz.

Composio da Ureia.

Disponvel em: <2.

damedpel.com/CDD/2oAno/BIO/ureia.ppt.>. Acesso em: 11 mar. 2012.

2. DOLES. Ureia 500. Disponvel em: <www.doles.com.br>. Acesso em: 11 mar. 2012.

3. LABORATRIO SANTA RITA. Menu de Exames. Disponvel em: <1. http://www.labsantarita.net.br/exame/ver/ureia-629.>. Acesso em: 11 mar. 2012.

9. ANEXOS

Imagens: Etapas do procedimento

10

You might also like