You are on page 1of 23

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

Vamos gabaritar juntos a prova da Caixa!

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

Mdulo de questes Cesgranrio Especial Caixa Econmica Federal - 2012 (por assunto)

Parte 1 Prof. Carlos Viana (CE)

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

Ol Queridos, Este o mdulo 1 de questes da Cesgranrio especial para Caixa 2012 As questes esto catalogadas por assunto, assim facilitando seu estudo. Aguardem que prxima semana eu mando o Mdulo 2 para vocs!!! Acompanhe nosso Newsweek. Forte abrao e fiquem com nosso maravilhoso Deus.

Prof. Carlos Viana Professor de Informtica para Concursos

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

Sumrio
Assunto: Internet e intranet. .............................................................................................. 4 Assunto: Correio Eletrnico: ............................................................................................... 6 Assunto: Navegador de Internet ........................................................................................ 7 Assunto: Navegador Internet Explorer ............................................................................... 7 Assunto: Microsoft Word ................................................................................................... 9 Assunto: Microsoft Excel .................................................................................................. 14 GABARITOS: .......................................................................................................................... 23 Assunto: Internet e Intranet ............................................................................................. 23 Assunto: Correio Eletrnico .............................................................................................. 23 Assunto: Navegador de Internet ...................................................................................... 23 Assunto: Navegador de Internet Explorer ........................................................................ 23 Assunto: Microsoft Word ................................................................................................. 23 Assunto: Microsoft Excel .................................................................................................. 23

Assunto: Internet e intranet.


1 - Atualmente, a Intranet utilizada nas empresas, escritrios, escolas, etc. Uma das caractersticas da Intranet, o fato de ser uma rede a) de compartilhamento de informaes entre os departamentos de uma empresa, que utiliza obrigatoriamente o protocolo VOIP. b) particular, utilizada no compartilhamento de informaes entre os departamentos de uma empresa. c) particular, que tem como principal diferena para a Internet, o protocolo utilizado para comunicao. d) pblica, desenvolvida especificamente para compartilhamento de informaes de empresas dessa natureza. e) pblica, com objetivo de compartilhar informaes entre empresas, em nvel mundial. 2 - Um navegador um software de computador que possibilita a visualizao de pginas na Internet. Considere os softwares abaixo. I Google Chrome II Windows Explorer III Skype IV Mozilla Firefox V Mozilla Thunderbird

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

So navegadores APENAS os softwares a) I e IV. b) II e III. c) I, II e IV. d) I, III e V. e) II, IV e V. 3 - A Internet pode ser vista como um enorme espao para troca de informaes, gerando uma infinidade de benefcios a seus usurios. Entre esses benefcios, pode-se incluir: I - acesso a uma infinidade de especialistas e especia- lidades; II - obteno de atualizaes constantes sobre tpicos de interesse; III - formao de equipes para trabalhar em conjunto, independente das distncias geogrficas; IV - obteno de hardwares e softwares especficos da Internet, de forma fcil e gratuita. Esto corretos os benefcios a) I e IV, apenas. b) II e III, apenas. c) I, II e III, apenas. d) I, II e IV, apenas. e) I, II, III e IV. 4 - Na Internet, fazer o upload de um arquivo consiste em a) copiar um arquivo de um servidor. b) enviar um arquivo para um servidor. c) gravar um arquivo em um domnio. d) ler um texto em um host virtual. e) reduzir o tempo de acesso a um site. 5

Todo site possui, em seu endereo, uma referncia que define o domnio em que ele se encontra, conforme mostra a ilustrao acima. O domnio tem como funo, entre outras, identificar a sua a) finalidade. b) idade. c) natureza. d) tecnologia. e) tipografia.

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

6 - HTTPS pode ser definido como um protocolo utilizado para a) acessar pginas com transferncia criptografada de dados. b) atribuir endereos IP aos computadores da intranet. c) enviar e receber e-mails. d) permitir o gerenciamento dos ns de uma intranet. e) realizar o armazenamento de pginas da World Wide Web. 7 - As pginas disponveis na World Wide Web podem ser classificadas em estticas e dinmicas. Considerando o tipo de processamento realizado no servidor, o que caracteriza uma pgina dinmica, em comparao a uma esttica? a) Permitir a exibio de figuras animadas no navegador. b) Realizar processamento otimizado da pgina no navegador. c) Ser capaz de exibir objetos de udio e vdeo sincronizados dinamicamente no navegador. d) Ser interpretada no servidor, para retornar um resultado capaz de ser exibido pelo navegador. e) Traduzir o cdigo HTML da pgina, para apresentar o seu contedo no navegador.

Assunto: Correio Eletrnico:


1 - Uma das vantagens das ferramentas de Webmail como o GMail a possibilidade de a) armazenar todas as mensagens no computador pessoal do usurio da ferramenta, garantindo a segurana das informaes. b) reduzir a propagao de vrus na Internet, uma vez que estas ferramentas somente permitem o envio e recebimento de mensagens que no apresentam arquivos anexados. c) exigir que o usurio utilize sempre o mesmo computador para ler e enviar suas mensagens. d) permitir que o usurio, uma vez conectado Internet, utilize o seu navegador para acessar a ferramenta e, ento, enviar e receber mensagens. e) dispensar o uso de senha para utilizar a ferramenta, solicitando ao usurio somente o seu login. 2 - Mensagens de correio eletrnico podem ser enviadas atravs de clientes de e-mail instalados numa estao de trabalho ou por clientes de e-mail on-line, tambm conhecidos como webmails. O Microsoft Outlook um programa que compe a sute Microsoft Office e possui, alm do envio e recebimento de mensagens, outras funcionalidades, entre as quais, inclui-se a(o) a) criao e administrao de bancos de dados relacionais para organizao das mensagens recebidas. b) produo de imagens em vrios formatos para insero em e-mails. c) publicao de mensagens pessoais para acesso on-line atravs de webmail. d) agendamento de reunies entre pessoas que compem um grupo. e) backup de todos os arquivos produzidos pelos softwares da sute Microsoft Office. 3 - A vantagem de se utilizar um servio de webmail em relao ao uso de ferramentas locais para gerenciamento de e-mails a possibilidade de acessar e-mails em a) mquinas que possuam acesso Internet e navegador HTML instalado. b) mquinas que possuam acesso Internet e uma ferramenta de e-mail, como Microsoft Outllok Express, instalada.

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

c) mquinas que possuam configurao necessria para acessar os servidores SMTP e POP3 d) mquinas sem nenhum software instalado e) qualquer mquina, independente do servidor de e-mail estar funcionando. 4 - Luiz enviou um e-mail para Ana, com cpia para Beatriz e cpia oculta para Cristina. Luiz no enviou o e-mail para ningum mais e nem utilizou endereo de lista de e-mails. Quantos endereos de e-mail de destinatrios (incluindo os campos to, cc e bcc) existem, respectivamente, no e-mail criado por Luiz e no visualizado por Ana? a) 2 e 1. b) 2 e 2. c) 2 e 3. d) 3 e 1. e) 3 e 2.

Assunto: Navegador de Internet


1 - Um navegador um software de computador que possibilita a visualizao de pginas na Internet. Considere os softwares abaixo. I Google Chrome II Windows Explorer III Skype IV Mozilla Firefox V Mozilla Thunderbird So navegadores APENAS os softwares a) I e IV. b) II e III. c) I, II e IV. d) I, III e V. e) II, IV e V. 2 - As pginas disponveis na World Wide Web podem ser classificadas em estticas e dinmicas. Considerando o tipo de processamento realizado no servidor, o que caracteriza uma pgina dinmica, em comparao a uma esttica? a) Permitir a exibio de figuras animadas no navegador. b) Realizar processamento otimizado da pgina no navegador. c) Ser capaz de exibir objetos de udio e vdeo sincronizados dinamicamente no navegador. d) Ser interpretada no servidor, para retornar um resultado capaz de ser exibido pelo navegador. e) Traduzir o cdigo HTML da pgina, para apresentar o seu contedo no navegador.

Assunto: Navegador Internet Explorer

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

1 - Um usurio tentou acessar um site na Internet por meio do navegador da Microsoft Internet Explorer e recebeu como resposta a seguinte mensagem: O Internet Explorer no pode exibir a pgina da Web. Esse problema pode ter sido causado por vrios motivos, dentre os quais NO se inclui a) erro de digitao no endereo. b) site temporariamente indisponvel. c) conectividade com a Internet perdida. d) navegador no reconhecido pelo site. e) servidor de Nomes de Domnio (DNS) no acessvel. 2 - Atualmente, a Intranet utilizada nas empresas, escritrios, escolas, etc. Uma das caractersticas da Intranet, o fato de ser uma rede a) de compartilhamento de informaes entre os departamentos de uma empresa, que utiliza obrigatoriamente o protocolo VOIP. b) particular, utilizada no compartilhamento de informaes entre os departamentos de uma empresa. c) particular, que tem como principal diferena para a Internet, o protocolo utilizado para comunicao. d) pblica, desenvolvida especificamente para compartilhamento de informaes de empresas dessa natureza. e) pblica, com objetivo de compartilhar informaes entre empresas, em nvel mundial. 3 - Um navegador um software de computador que possibilita a visualizao de pginas na Internet. Considere os softwares abaixo. I Google Chrome II Windows Explorer III Skype IV Mozilla Firefox V Mozilla Thunderbird So navegadores APENAS os softwares a) I e IV. b) II e III. c) I, II e IV. d) I, III e V. e) II, IV e V. 4

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

Ao navegar na Internet utilizando o Microsoft Internet Explorer, Joo recebeu a mensagem acima. Esta mensagem significa que a) o Microsoft Internet Explorer detectou que o microcomputador de Joo est com vrus. b) o Microsoft Internet Explorer ser fechado porque ocorreu um erro. c) a velocidade da conexo do microcomputador com a Internet se tornou muito baixa. d) a conexo do microcomputador de Joo com a Internet est sendo monitorada. e) Joo saiu de um site que utilizava uma conexo segura e foi para outro que no utiliza conexo segura. 5 - A respeito do Internet Explorer, sua principal funo a) navegar entre as pastas locais do computador. b) navegar entre as pastas de computadores remotos. c) impedir a infeco de vrus enviados por e-mail. d) acessar pginas web e fazer download de arquivos. e) editar arquivos de texto. 6 - Considere o Sistema Operacional Windows XP com suas configuraes padres. No aplicativo Internet Explorer 7.0, o boto Home deve ser utilizado para a) atualizar a pgina principal do Web Site em que o usurio estiver navegando. b) exibir a pgina inicial, configurvel pelo usurio. c) exibir a pgina principal, definida pelo Web Site em que o usurio estiver navegando. d) realizar um upload da pgina inicial, definida pelo usurio. e) realizar um upload da Home Page em que o usurio estiver navegando.

7 - O Filtro do SmartScreen da Microsoft um recurso do Internet Explorer que ajuda a detectar sites de Phishing e sites de a) Ringware. b) Malware. c) Spyware. d) Threads. e) Worms.

Assunto: Microsoft Word


1 - Em uma empresa, foi criada uma norma determinando que todos os documentos produzidos devem ter o nome e o endereo da empresa inseridos no incio de cada pgina. Com o Microsoft Word 2003, possvel atender a essa nor- ma sem a necessidade de digitar

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

essas informaes a cada nova pgina includa no documento, mas utilizando-se o comando Cabealho e rodap que se encontra no menu a) Arquivo. b) Editar. c) Exibir. d) Formatar. e) Tabela.

2 - O tipo de alinhamento, no Microsoft Office Word 2007, representado pelo cone utilizado para a) alinhar o texto direita da tabulao. b) alinhar o texto esquerda da tabulao. c) alinhar nmeros ao longo de uma posio decimal comum. d) centralizar o texto em cada lado da tabulao. e) inserir uma barra vertical na marca de tabulao.

3 - O objetivo do pincel no Microsoft Word a) copiar a formatao de um local e aplic-la em outro. b) copiar os textos de um local e os colar em outro. c) copiar a fonte e o tamanho da fonte no texto do WordArt. d) modificar o layout da pgina. e) ordenar alfabeticamente um conjunto de sentenas. 4 Um usurio precisa escrever um texto com o Microsoft Word, que no pode ultrapassar 250 linhas, utilizando a fonte Arial com tamanho igual a 10 como padro. Qual o comando do menu Ferramentas que ele deve utilizar para verificar o nmero de linhas j escritas, de forma a controlar o limite estipulado? a) Opes. b) Pesquisar. c) Personalizar. d) Contar palavras. e) Comparar e mesclar documentos. 5

10

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

A figura acima apresenta um texto sendo editado no Word 2007 em sua configurao padro. Para iniciar uma lista com marcadores no texto, o usurio do Word deve utilizar o boto a) b) c) d) e)

6 - A opo do menu Formatar que deve ser selecionada para alterar o espaamento entre as linhas do documento As questes de nos 21 e 22 referem-se ao Microsoft Word 2003. a) Capitular. b) Pargrafo. c) Bordas e sombreamentos. d) Estilos e formatao. e) Marcadores e numerao. 7 - As questes de ns 21 e 22 referem-se ao Microsoft Word 2003. Qual ferramenta deve ser utilizada para criar etiquetas a partir de uma planilha Excel? a) Mala direta b) Controlar alteraes c) Modelos e suplementos d) Ortografia e gramtica e) Editor de scripts Microsoft

11

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

8 - A opo do menu Formatar que deve ser selecionada para alterar o espaamento entre as linhas do documento a) Capitular. b) Pargrafo. c) Bordas e sombreamentos. d) Estilos e formatao. e) Marcadores e numerao.

9 - O boto da barra de ferramentas Padro do Word permite: a) chamar o calendrio. b) exibir o mapa do documento. c) inserir uma tabela. d) inserir uma planilha do Excel. e) remover objetos selecionados. 10 - O Microsoft Word repete, automaticamente, os ttulos de uma tabela nas novas pginas que resultam das quebras de pgina automticas, quando selecionada a opo deRepetir linhas de ttulo no menu Tabela. Os ttulos repetidos da tabela somente so visveis a) em uma janela paralela tabela. b) quando solicitados no menu Inserir. c) se houver uma quebra de pgina forada. d) no modo de exibio de layout de impresso ou quando o documento impresso. e) no modo de exibio de Cabealho e rodap, quando o texto do ttulo estiver selecionado. 11 - No Microsoft Word, para ir diretamente ao incio de um documento, independente do local em que esteja o cursor, basta pressionar as teclas a) Ctrl + Alt b) Ctrl + Insert c) Ctrl + End d) Ctrl + Home e) Ctrl + Scroll 12 - Um dos recursos do Microsoft Word que pode ser usado para reorganizar textos e grficos lado a lado, como em um resumo ou catlogo, a(o) a) tabela. b) rgua. c) fonte. d) idioma. e) smbolo. 13 - No editor de texto WORD 2007, um recurso amplamente utilizado para padronizao de documentos o estilo, que consiste em um(a) a) conjunto de caracteres que pode ser copiado sempre que se desejar. b) conjunto de formataes a que se pode atribuir nome e aplic-lo sempre que se desejar. c) esquema de formatao de pginas, incluindo cabealho e rodap, a que se pode atribuir nome e aplic-lo em diversos documentos.

12

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

d) padro de cores utilizado em figuras do tipo clipart, a que possvel atribuir nome e aplic-lo sempre que se desejar. e) padronizao de rodap e cabealho para documentos. 14 - No WORD 2007, para colocar uma lista em ordem alfabtica, necessrio, na guia a) Incio, no grupo Pargrafo, selecionar o boto referente a Marcadores. b) Incio, no grupo Pargrafo, selecionar o boto referente a Classificar. c) Inserir, no grupo Texto, clicar em Letra Capitular. d) Reviso, no grupo Reviso de Texto, selecionar Ortografia e Gramtica. e) Reviso, no grupo Alteraes, selecionar Aceitar e, em seguida, clicar em Aceitar Todas as Alteraes do Documento.

15 - Para inserir expresses matemticas do tipo no WORD 2007 deve-se selecionar a guia Inserir e depois selecionar o grupo a) Tabela e clicar em Desenhar Tabela. b) Ilustraes e clicar em Imagem. c) Texto, clicar em Caixa de Texto e selecionar Caixa de Texto Simples. d) Smbolos, clicar em Smbolo, em seguida, em Mais Smbolos. e) Smbolos, clicar em Equaes, em seguida, selecionar Inserir Nova Equao.

16 - Um usurio que no possui privilgios de administrador deseja visualizar o texto de um documento Microsoft Word 2003 escrito utilizando as cores de fonte verde, azul, amarela e preta. O documento no possui tabelas, figuras, nem quaisquer outros recursos de edio disponveis no Microsoft Word. Entretanto, o computador que o usurio est utilizando, com sistema operacional Windows XP e acesso Internet, no possui nenhuma verso do Microsoft Word instalada. Qual ao gera a melhor visualizao do documento? a) Instalar o Word Imager e abrir o arquivo utilizando esse software. b) Fazer upload do arquivo e exibi-lo utilizando o Google Docs (disponvel em http://docs.google.com). c) Modificar a extenso do arquivo de doc para txt e, depois, abri-lo utilizando o software Bloco de Notas do Windows XP. d) Gerar um documento PDF atravs do comando doctopdf no prompt do MS-DOS e visualizar esse arquivo utilizando o Acrobat Reader e) Gerar uma imagem do documento utilizando o Microsoft Paint e, depois, abrir a imagem utilizando o mesmo software. 17 - No Microsoft Word 2000, uma tabela inserida dentro de outra tabela denominada tabela a) aninhada. b) concluda. c) condensada. d) interpolada. e) sobreposta. 18 - Com referncia ao Microsoft Word 2000, relacione as opes apresentadas na coluna da esquerda com seus respectivos menus na coluna direita.

13

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

Est correta a associao a) I - O, II - P, III - Q. b) I - P, II - Q, III - O. c) I - P, III - O, IV - Q. d) II - Q, III - O, IV - P. e) II - Q, III - P, IV - O. 19 - Considere o aplicativo Microsoft Word 2003 em portugus com suas configuraes padres. Qual opo de menu um usurio deve selecionar para definir as margens de seu documento? a) Arquivo => Configurar pgina. b) Arquivo => Propriedades. c) Formatar => Pargrafo. d) Formatar => Pgina. e) Formatar => Fonte.

20 - Com relao s diferenas entre os editores de texto Microsoft Word 2003 e BrOffice.org Writer 2.2, INCORRETO afirmar que o comando a) Alteraes encontra-se no menu Editar do Writer, e seu correspondente, no Word, chama-se Controlar alteraes e localiza-se no menu Formatar. b) Exportar como PDF, que se encontra no menu Arquivo do Writer, corresponde ao comando Armazenar em arquivo PDF, encontrado no menu Ferramentas do Word. c) Assinatura Digital, que se encontra no menu Arquivo do Writer, no possui correspondente no Word. d) rea de Transferncia do Office, existente no menu Editar do Word, no possui correspondente no Writer. e) Configurar Pgina, que se encontra no menu Arquivo do Word, equivale ao comando Pgina, que se encontra no menu Formatar do Writer. ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.")

Assunto: Microsoft Excel


1 - A gerao de grficos uma funcionalidade muito utilizada dentro da ferramenta Microsoft Excel 2007, sobre o qual afirma-se que a) um grfico, aps ser gerado, pode ser editado em diversos aspectos de sua construo, exceto o seu tipo. b) um tipo de grfico disponibilizado o de pizza, que permite a adio de linhas de grade. c) o software no o nico capaz de incluir grficos, o que pode ser feito tanto no Microsoft Word quanto no Microsoft PowerPoint. d) o software s permite gerar grficos em 2D. e) a cor padro utilizada no fundo de um grfico a cor cinza, que no pode ser alterada. 2

14

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

Observe a figura acima de uma planilha do Microsoft Excel. Qual a frmula utilizada para se obter o valor contido na clula C4? a) =MEDIA(A1;B4) b) =MEDIA(A4:B4) c) =SOMA(A1:A4/4) d) =SOMA(B1;B4/4) e) =SOMA(B1:B2:C4) 3 - Considere a figura abaixo, que apresenta uma planilha sendo editada no Excel 2007 em sua configurao padro, para responder s questes de nos 47 e 48.

15

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

ser

Se for aplicado o estilo de porcentagem clula A8, o valor exibido pela clula passar a a) 0,36% b) 3,6% c) 36% d) 36 e) 36,00

4Sendo =Plan1!$A$1:$B$6 o intervalo de dados do grfico de pizza criado, verifica-se que a Regio 1, indicada no grfico, est associada ao Nome a) Simone. b) Carla. c) Antnio. d) Jos. e) Sheila. 5 - Qual ferramenta deve ser utilizada para criar etiquetas a par- tir de uma planilha Excel? As questes de nos 21 e 22 referem-se ao Microsoft Word 2003. a) Mala direta b) Controlar alteraes c) Modelos e suplementos d) Ortografia e gramtica e) Editor de scripts Microsoft 6 - As questes de ns 21 e 22 referem-se ao Microsoft Word 2003.

16

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

Qual ferramenta deve ser utilizada para criar etiquetas a partir de uma planilha Excel? a) Mala direta b) Controlar alteraes c) Modelos e suplementos d) Ortografia e gramtica e) Editor de scripts Microsoft 7 - A clula A3 de uma planilha Excel contm e apresenta o valor 0,62. Se esta clula for selecionada e, em seguida, o boto a) 0,62 e exibir 6,2% b) 0,62 e exibir 62% c) 6,2 e exibir 6,2% d) 6,2 e exibir 62% e) 62 e exibir 62% for pressionado, a clula A3 passar a conter o valor:

8 - Considere uma planilha no Microsoft Excel com valores e frmula especificados para as seguintes clulas: A1 com valor igual a 5; A2 com valor igual a 7; B1 com valor igual a 2; B2 com valor igual a 4 e C1 com a seguinte frmula =(A2-A1)*B1+B2. O valor apresentado na clula C1 a) 4 b) 5 c) 6 d) 7 e) 8 9 - Observe abaixo a figura de uma planilha Excel.

A clula B3 contm o nmero de dias existentes entre as datas inseridas nas clulas A2 e A3. Para chegar a esse resultado, foi inserida em B3 a frmula a) =A2<="" li=""> b) =A3-A2 c) =A3+21-A2+9 d) =(365-A2)-(365-A3)+31 e) =(A3-31+21)-(A2-30+9)

17

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

10 - No Microsoft Excel, ao inserir frmulas, interessante digitar o nome das funes em minsculas. PORQUE Ao teclar enter aps a digitao, os nomes vlidos sero convertidos em maisculas, confirmando a correo dos mesmos. A esse respeito conclui-se que a) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. b) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. c) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. d) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. e) as duas afirmaes so falsas. 11 Com relao ao Microsoft Excel, analise as afirmaes abaixo. I - Permite a criao de grficos para a anlise visual de informaes estatsticas, a partir de dados inseridos em uma planilha. II - Para exibir planilhas em diferentes nveis de ampliao, clica-se em Zoom no menu Exibir ou utiliza-se a caixa de controle de Zoom na barra de ferramentas padro. III - Para proteger uma pasta de trabalho com uma senha, ela deve ser formatada como condicional antes de ser salva. (So) correta(s) APENAS a(s) afirmao(es) a) I b) II c) III d) I e II e) II e III

12 - A frmula da planilha EXCEL 2007 utilizada para calcular a mdia dos valores reais de um conjunto de clulas a MEDIA(). Que frmula deve ser utilizada para calcular a varincia para esse mesmo conjunto de clulas? a) SOMA() b) VARIANCIA() c) DESVPAD() d) VARY() e) VAR() 13 - As questes de nos 21 e 22 referem-se ao Microsoft Excel 2000. Uma planilha cujas clulas A1 e A2 esto formatadas como Nmero, contm aleatoriamente os valores 100 ou 200. Digitou-se =A1>A2 na clula A3, que est formatada como Geral, e pressionou-se a tecla enter. Assim,

18

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

So corretas APENAS as afirmativas a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e IV. e) III e IV. 14 - Qual opo do menu Janela utilizada para manter uma linha sempre visvel ao se rolar a planilha? a) Dividir. b) Ocultar. c) Organizar. d) Congelar painis. e) Nova janela.

15 - Considere o aplicativo Microsoft Excel 2003 em portugus com suas configuraes padres. Um usurio que deseja atribuir clula C1 o valor da clula B1 subtrado do valor da clula A1 deve, na clula C1, especificar a seguinte frmula: a) B1-A1 b) =B1-A1 c) C1=B1-A1 d) C1=B$1-A$1 e) SUB(B1, A1) 16

O grfico abaixo apresenta as informaes de subtotais.

19

Facebook: Carlos Viana

Coletnea Cesgranrio

Considere as afirmativas a seguir. I - O grfico pode ter sido criado utilizando-se unicamente valores das colunas A e D da planilha. II - Caso o valor da clula C4 seja modificado (devido a um aumento do preo da unidade de mamo), o grfico poder ser automaticamente modificado. III - Os valores percentuais apresentados no grfico podem ter sido calculados com base nos valores dos subtotais (coluna D) e no valor total (que a soma dos valores D2, D3 e D4). Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s) a) II, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. 17 - Qual deve ser a frmula aplicada na clula C6 para obter o valor indicado, que representa o total gasto na compra dos produtos nas quantidades apresentadas? a) =B2+C2*B3+C3*B4+C4. b) =B2*C2+B3*C3+B4*C4. c) =(B2+C2)*(B3+C3)*(B4+C4). d) =(B2+B3+B4)*(C2+C3+C4). e) =(C2+C3+C4)*(B2+B3+B4).

20

Facebook: Carlos Viana


18 - O enunciado abaixo comum s questes 33 e 34.

Coletnea Cesgranrio

A partir da planilha apresentada, e atribuindo clula C3 o contedo =SE(B3>$B$1;1;0), foi realizada a seguinte seqncia de aes: 1 Clique sobre a clula C3; 2 Clique na opo Copiar (Ctrl + c) do menu Editar; 3 Clique sobre a clula C4; 4 Clique na opo Colar (Ctrl + v) do menu Editar; 5 Clique sobre a clula C5; 6 Clique na opo Colar (Ctrl + v) do menu Editar; 7 Clique sobre a clula C6; 8 Clique na opo Colar (Ctrl + v) do menu Editar; 9 Clique sobre a clula C7; 10 Clique na opo Colar (Ctrl + v) do menu Editar; 11 Digitao da seguinte frmula na clula C8: =SOMA(C3:C7) Aps a execuo das aes acima, o valor apresentado na clula C8 ser: a) 3 b) 4 c) 5 d) 6 e) 7 19 O valor a ser apresentado na clula B8, se digitarmos a frmula =SOMA(B3:B7) nesta clula, : a) 325 b) 350 c) 368 d) 372 e) 393 20 - As clulas A1, A2 e A3 de uma planilha do Microsoft Excel 2000 contm respectivamente os valores 3, 2 e 4. Se a clula C3 contiver a frmula =A2^A3-A1+A3/A2A3*A1+A3, ento o valor da clula C3 ser: a) - 8 b) - 4

21

Facebook: Carlos Viana


c) 0 d) 5 e) 7

Coletnea Cesgranrio

21 A figura acima apresenta uma clula do Excel 97. O valor que a clula C1 ir exibir, se contiver a frmula =SE(MDIA(A1:A3)<>MDIA(A1:B3);A1^A2+A3;B1+B3/B2), : a) -12 b) -5 c) 5 d) 7 e) 16 22 - Um usurio do Excel 2000, aps copiar uma clula para a rea de transferncia, pode utilizar a opo Colar Especial do menu Editar para colar: a) frmulas, comentrios ou valores. b) frmulas, valores ou subrotinas. c) macros, formatos ou comentrios. d) macros, comentrios ou subrotinas. e) macros, comentrios ou valores. 23 - Em uma planilha do Excel 2000 as clulas apresentam os seguintes valores: A1 = 2, A2 = 5, B1 = 3 e B2 = -2. O valor que a clula C1 ir exibir se contiver a frmula =MDIA(A1:B2)^A1 : a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6 24 - Em uma planilha do Excel 97 as clulas apresentam os seguintes valores: A1 = 2, A2 = 5, B1 = 3 e B2 = 2. O valor que a clula C1 ir exibir se contiver a frmula =SE(A1^B1<>A2+B1;MDIA(A1:B2);A1^B2-MDIA(A1:B2)) : a) 0 b) 1 c) 2 d) 3 e) 4 25 - Que recurso do Excel 2003 pode ser utilizado para restringir a entrada de dados em determinadas clulas como, por exemplo, exigir que a idade mnima seja de 18 anos? a) Algoritmo de Gantt. b) Filtro. c) Formatao condicional.

22

Facebook: Carlos Viana


d) Validao. e) Verificao de erros.

Coletnea Cesgranrio

GABARITOS: Assunto: Internet e Intranet


1-B 2-A 3-C 4-B 5-C 6-A 7-D

Assunto: Correio Eletrnico


1-D 2-D 3-A 4-E

Assunto: Navegador de Internet


1-A 2-D

Assunto: Navegador de Internet Explorer


1-D 2-B 3-A 4-E 5-D 6-B 7-B

Assunto: Microsoft Word


1 - C 2 - D 3 - A 4 - D 5 - D 6 - B 7 - A 8 - B 9 - C 10 - D 11 - D 12 - A 13 - B 14 - B 15 - E 16 - B 17 - A 18 - C 19 - A 20 - B

Assunto: Microsoft Excel


1 - C 2 - A 3 - C 4 - A 5 - A 6 - A 7 - B 8 - E 9 - B 10 - A 11 - D 12 - E 13 - E 14 - D 15 - B 16 - E 17 - B 18 - A 19 - B 21 - C 22 - A 23 - C 24 - B 25 - D

20 - E

23

You might also like