You are on page 1of 32

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Cincias Sociais e Aplicadas Departamento de Hotelaria e Turismo Disciplina: Ecoturismo

PLANEJAMENTO AMBIENTAL E ECOTURSTICO


Prof. Celso C. Gomes

RECIFE - 2012

Consideraes Iniciais
[...] um processo que consiste em determinar os objetivos de trabalho, ordenar os recursos materiais e humanos disponveis, determinar os mtodos e as tcnicas aplicveis, estabelecer as formas de organizao e expor com preciso todas as especificaes necessrias para que a conduta da pessoa ou do grupo de pessoas que atuaro na execuo dos trabalhos seja racionalmente direcionada para alcanar os resultados pretendidos. (Eduardo Estol e Stella Albuquerque)
Segundo (JOHN ET ALLI 1990), o sucesso ou o fracasso dos planejamentos para o ecoturismo geralmente esto relacionado aos seguintes fatores: Anlise de mercado; Planejamento antecipado; Participao local; Instruo dos financiadores.

Perspectivas para o planejamento

Turismo uso e consumo das paisagens; Paisagem um produto do turismo; Ambiente Transformado e produzido ou reproduzido para atender as perspectivas dos turistas: - Natural; - Sociocultural; - Econmico.

Premissas de sustentabilidade Sustentabilidade ecolgica ou ambiental: resguardar ambientes frgeis, administrar reas de reserva, proteger o ambiente natural potencializando seus pontos positivos e cuidando dos impactos afim de que estes sejam minimizados; Sustentabilidade sociocultural: valorizar a cultura local e protege Sustentabilidade econmica: diminuir os riscos dos mercados instveis e aumentar os lucros possibilitando a distribuio equitativa de renda, criao de empregos e empresas.
SACHS, 2003

possvel?

Com outra racionalidade


(LEFF, 2006)

Planejamento visando o local


Coriolano (2003, p.14):

[...] aquele desenvolvido pelos prprios moradores de um lugar que passam a ser articuladores e os construtores de cadeia produtiva, onde a renda e o lucro ficam na comunidade e contribuem para melhorar a qualidade de vida; leva todos a se sentirem capazes de contribuir, e organizar as estratgias do desenvolvimento do turismo.

O planejamento na viso de Doris Ruschmann


o processo que tem como finalidade ordenar as aes humanas sobre uma localidade turstica, bem como direcionar a construo de equipamentos e facilidades, de forma adequada, evitando efeitos negativos nos recursos que possam destruir ou afetar sua atratividade. (Ruschmann, 1997) - Preservao e conservao do patrimnio natural; - Valorizao do patrimnio histrico e cultural; - Desenvolvimento econmico com equidade social; - Incentivo aos micros e pequenos negcios.

CICLO DO PLANEJAMENTO
INFORMAO

CONHECIMENTO (DOMNIO DA SITUAO)


Prof Cludia Soares

TOMADA DE DECISO AES - DEFINIES DE ESTRATGIAS (POR REAS)

Planejamento Turstico
Caractersticas
Metodologia complexa; Percepo da ao voltada para o futuro; Diferena entre objetivos pblico (bem-estar) e privado (lucro); Possibilidade solucionar problemas futuros, preferencialmente buscando evitar situaes de risco; No esttico, precisa de acompanhamento, devido sua dinamicidade; Determina objetivos e a forma para alcan-los; Objetivos e prioridades so altamente influenciados por critrios polticos, sociais e econmicos.
Prof Cludia Soares/Celso C. Gomes

Anlise Macro Ambiental


Significa que todos os pontos relativos ao meio ambiente externo Anlise Externa: o mercado e suas caractersticas, oportunidades e ameaas. E tambm a Anlise Interna: os pontos forte e fracos. Permitindo ento: Explorar as oportunidades detectadas;

Mitigar ou eliminar as influncias indicadas; Potencializar os pontos fortes da organizao;


Reverter os pontos fracos identificados.
(Celso C. Gomes/Cludia Soares)

Anlise Macro Ambiental

Compreende a anlise dos pontos fortes e fracos;

Deve ser feito anterior ao Diagnstico, mas para alguns autores deve ser feito ao longo deste e em outras situaes aps, nunca deixar de fazer ou fazer aps o prognstico;
Tem como objetivo garantir a sobrevivncia do Sistema Planejado adota-se o processo de gesto estratgica que consiste em:

De forma contnua monitora o macro ambiente, detectando as oportunidades e ameaas e conhece eventuais alteraes nas expectativas do cliente.
Professora Cludia Soares

Anlise Macro Ambiental


Primeiro Passo:

O Planejamento turstico deve est subdividido em Anlise Interna e Anlise Externa


(Cludia Soares/Celso C. Gomes)

Anlise Macro Ambiental Anlise Externa:


Recomenda-se estudar as ameaas e oportunidades atravs da participao de muitas pessoas, preferencialmente as envolvidas com o turismo e principalmente a comunidade local; Deve ser usada a tcnica do brainstorming os estudos em grupos enriquecem as propostas de planejamento. J os estudos de mercado devem ser entregues as equipes tcnicas, para colher dados, analis-los e fazer crticas.

Celso C. Gomes/Cludia Soares

Anlise Externa
Mercado:
O pressuposto desse modelo comercializar o produto turstico dentro dos princpios da sustentabilidade;

De acordo com as necessidades do mercado ocorrero os investimentos e as aes administrativas adequadas ao sucesso do atendimento ao turista;
Celso C. Gomes/Cludia Soares

Mercado:

Anlise Externa

Tambm necessrio estudar o mercado em potencial atravs da definio da origem desta demanda;
Para que a venda seja bem sucedida deve oferecer produtos dentro das expectativas de mercado, no entanto necessrio atender as perspectivas da comunidade local; Elaborar pesquisas de mercado a fim de conhecer quais os atuais clientes, os locais de origem, meios de transporte utilizado, faixa etria, renda, etc.
Celso C. Gomes/Cludia Soares

Anlise Externa
Oportunidades X Ameaas
1. Fatores que influenciam no turismo local: Situao econmica do pas e regio municpio;

2.
3. 4.

Situao social econmica da populao demografia e ndices sociais;


Situao poltica legislao, movimentos populares, etc.; Disponibilidade de recursos naturais e energticos;

5.

Cultura do local costumes, estilos de vida, cotidiano, importncia das manifestaes culturais.

Celso C. Gomes/Cludia Soares

Anlise Externa
Oportunidades X Ameaas

O planejador deve observar todos os fatores que esto fora do alcance da administrao do ncleo turstico, isto , a anlise precisa ser local/regional, bem como sua relao; Com o objetivo de consolidar um painel de oportunidades de negcio e outros de ameaas que o macro ambiente possui; As estratgias e os programas de trabalho vo atenuar os efeitos das ameaas e explorar as oportunidades;
Esta anlise deve ser feita periodicamente, pois o macro ambiente est sempre em processo de mudana.
Celso C. Gomes/Cludia Soares

Anlise Interna
Trata-se de uma anlise do potencial interno da organizao, reunindo todos os fatores ao alcance do administrador Fatores que podero ser alterados dependendo do planejamento estratgico.

Anlise Interna
Fatores Bsicos
Recursos financeiros; Recursos humanos; Recursos de capital; Mtodos de trabalho; Instrumentos e estratgias de marketing; Cultura organizacional.
Professora Cludia Soares

Pontos fortes
Potencial local segmentos especficos de mercado, nichos especficos, perfil da demanda, fluxos de demanda, distribuio da oferta fsica local, cultural e/ou aspectos naturais relevantes, populao consciente, abertura e facilidade para a atividade, poder pblico e organizaes ordenao da atividade.

Pontos fracos
Todos os itens anteriores que no ajudem no dimensionamento e ordenamento da atividade (da maneira que esto), que em qualquer aspecto, dificultem ou promovam qualquer tipo de interveno negativa e ainda apresente-se sob forma de desafio promoo do local.

Perspectiva Final
Situao atual Situao planejado

Anlise macro ambiental: Interna e Externa Diagnstico

Objetivos atingidos/Possibilidade de alcan-los

Transformao / ordenamento da realidade


Celso C. Gomes/Cludia Soares

Perspectiva Final o contexto econmico


Para que seja possvel compatibilizar o desenvolvimento do ecoturismo com a preservao dos recursos naturais, necessrio que os empreendimentos pblicos ou privados, disponham de recursos financeiros. Recursos que podem ser obtidos com a cobrana de taxas pelo uso dos recursos naturais (DIXON e SHERMAN, 1990). Como por exemplo:

Taxa de Visitao - quantia que pode ser cobrada pela visitao ao local. Taxa de Admisso - quantia que pode ser cobrada pela admisso numa instalao especfica (ex.: centro de visitantes, museus). Taxa de Utilizao - quantia que pode ser cobrada pela utilizao de um equipamento (ex.: binculo), utilizao de um servio (ex.: guias), ou taxa que pode ser cobrada por um atrativo especfico, como uma pesquisa cientfica. Vendas - quantia que pode ser arrecadada com a venda de artesanatos, artigos regionais. Concesses - quantia que pode ser obtida da explorao de diversas atividades, como comrcio, alojamentos, visitas. A explorao se d pela iniciativa privada em troca de porcentagem sobre receitas ou de prestao peridica fixa. Fundo Perdido - quantia que pode ser obtida de empresas particulares e/ou organizaes nacionais e internacionais de defesa do ambiente.

Planejamento Turstico
Planejamento Estratgico Corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providncias a serem tomadas pelo executivo para a situao tender a ser diferente do passado a aplicao de foras em larga escala contra o inimigo Mobilizao ordenada de todos os recursos da organizao, visando atingir objetivos a longo prazo ou de grande relevncia.

Planejamento Estratgico

Planejamento Turstico

As estratgias visam o sucesso da organizao. A inovao o instrumento de vitalidade e atualidade da empresa. Diversificar procurar novos mercados e/ou novos produtos, sempre em funo da comunidade local. O planejamento financeiro consolida a sobrevivncia, entretanto a estratgia no se concentra em nenhuma dessas vertentes, mas o conjunto delas, ou seja, o equilbrio do social, econmico e ecolgico.

Planejamento Estratgico Estabelece os grandes eixos do desenvolvimento do turismo, podendo ser definido como um processo destinado a determinar os objetivos gerais do desenvolvimento, as polticas gerais do desenvolvimento e as polticas e estratgias que nortearo os aspectos referentes aos investimento, ao uso e ao ordenamento dos recursos utilizveis para esse fim.

Planejamento Turstico
Planejamento Integrado
Contempla todas as atividades econmicas que embasam e suportam a atividade turstica. No acontece isolado, ou seja, tem o poder de incrementar toda uma estrutura produtiva da localidade. Envolve tanto a comunidade como as empresas privadas (tursticas ou no) alm do poder pblico. Sinergia: harmonia entre as partes que envolvem o sistema.
Celso C. Gomes/Cludia Soares

Planejamento Turstico
No confundir
Previso: esforo para verificar quais eventos podero ocorrer; Projeo: a situao futura tende a ser igual ao passado; Resoluo: correo de problemas imediatos e certas descontinuidades e desajustes; Plano: documento formal que se constitui na consolidao das informaes e atividades desenvolvidas no processo de planejamento a viso esttica do planejamento.

Dimenso do planejamento

Planejamento Turstico

Segundo Steiner (1969) as dimenses do planejamento so cinco: Assuntos abordados Elementos do planejamento Dimenso do tempo Corresponde as unidades organizacionais Corresponde s caractersticas do planejamento

Planejamento Turstico
Dimenses do planejamento

Assuntos abordados: produo, pesquisa, novos produtos, finanas, marketing, instalaes, recursos humanos, etc; Elementos do planejamento: propsitos, objetivos, estratgias, polticas, programas, oramentos, normas e procedimentos; Dimenso do tempo: longo, mdio e curto prazos;

Planejamento Turstico
Dimenses do planejamento Corresponde as unidades organizacionais: coorporativo, de subsidirias, de grupos funcionais, de divises de departamentos, de produtos, etc; Corresponde s caractersticas do planejamento: complexidade ou simplicidade, qualidade ou quantidade, estratgico ou ttico, confidencial ou pblico, formal ou informal, etc;

Planejamento Turstico
Dimenses do planejamento As cinco dimenses do planejamento de Steiner permitem visualizar a amplitude do assunto planejamento. Assim, planejamento pode ser conceituado como processo, considerando os aspectos abordados pelas dimenses, desenvolvido para o alcance de uma situao desejada de um modo mais eficiente e efetivo, com a melhor concentrao de esforos e recursos exigidos.

Observaes
1. 2. 3. 4. Incio das apresentaes(SEMINRIO) 24.05.2012; Trs integrantes (Grupo); Duas apresentaes por aula; Nos dias 29 e 31 de maio de 2012 no haver aula, todavia esto convidados a participar do IEDMA/PRODEMA/UFPE. 5. No dia 05.06.2012 Professora Vanice tratar com a turma do desenvolvimento do artigo; 6. No dia 07.06.2012 No haver aula (Turismo Sertanejo). 7. Trmino das apresentaes nos dias 12 e 14.06.2012.

SEMINRIO
1. ENVOLVIMENTO/PARTICIPAO DA COMUNIDADE NO TURISMO (WWF/CORIOLANO/LINDENBERG) Grupo: Priscila, Jacilene, Monique e Simone Data: 24/05/2012 2. GESTO AMBIENTAL NO TURISMO. (WWF, RESOLUO CONAMA N 237) Grupo: Tayu, Roberta e Gabriela Data: 24/05/2012 3. ARRANJOS PRODUTIVOS DO TURISMO. (THOMASI/CORIOLANO) Grupo: Adriana, Bruna e Leiliane Data: 12/06/2012 4. EDUCAO AMBIENTAL E ECOTURISMO. (WWF/PEDRINI/MATHEUS PHILIPPI JR.) Grupo: Raissa, Cristiane e Rafael Data: 12/06/2012 5. TRILHAS INTERPRETATIVAS. (RODRIGUES) Grupo: Elizabete, Monik e Thairine Data: 14/06/2012 6. DEFINIR COM A PROFESSORA VANICE Grupo: Thiago, Fernanda e Camila Data: 14/06/2012

You might also like