You are on page 1of 15

DEPARTAMENTO DE EDUCAO ESPECIAL E INCLUSO EDUCACIONAL

LEITURA E (LINGUAGEM) ESCRITA NA PERSPECTIVA DO ALUNO PBLICO ALVO DA EDUCAO ESPECIAL

FORMAO EM AO 1 SEMESTRE/2012

DEPARTAMENTO DE EDUCAO ESPECIAL E INCLUSO EDUCACIONAL

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAO

FORMAO EM AO 1 SEMESTRE/2012

REA: ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAO


A definio que est descrita no Parecer 17/2001

apresenta altas habilidades/superdotao como sendo: grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente os conceitos, os procedimentos e as atitudes e que, por terem condies de aprofundar e enriquecer esses contedos devem receber desafios suplementares em classe comum, em sala de recursos ou em outros espaos definidos pelos sistemas de ensino, inclusive para concluir, em menor tempo, a srie ou etapa escolar. (BRASIL, MEC/SEESP, 2001, p.39).

A RELAO DO ALUNO SUPERDOTADO COM A LEITURA E A ESCRITA

Normalmente so leitores proficientes que podem entender a complexidade do idioma e, automaticamente, integram o conhecimento anterior e a experincia que possuem atravs da leitura, utilizando habilidades de pensamento complexas como anlise, sntese e avaliao, e comunicam estas idias (CATRON & WINGENBACH, 1986).

http://acervodeprofessor.blogspot.com/2012/02/leitura-extraclasse-2012.html

DESAFIO:
Uma aluna do 6 ano (11 anos recentemente completados), com indicadores de altas habilidades/superdotao, que sempre se destacou por sua habilidade de raciocnio lgico-matemtico, surpreende seus professores ao trazer-lhes algumas reflexes que vem escrevendo numa cadernetinha de anotaes. Vejamos alguns exemplos do que est brotando naquela cabecinha criativa...

http://conversademenina.wordpress.com/page/74 /

Nietzshe escreveu: A esperana o pior dos males, porque prolonga o tormento do homem.

R. M. escreve: A esperana pode at ser o pior dos males, mas se a vida te coloca no cargo de esperanoso no o seu tormento e sim sua esperana.

Marcel Proust escreveu: Lembranas de coisas do passado no so necessariamente a lembrana das coisas como elas eram R. M. Escreveu: A lembrana do amor nunca se estabelece, a lembrana da maldade constantemente volta, mas a da dor permanente.

Odiar o humano mas amar ao prximo o castigo da humanidade. R. M.

Se o inferno for o seu lugar, porque voc pecador. Se o cu o seu lugar, porque voc morreu. Mas se voc cai e se levanta, porque voc eternamente grato pela vida. R. M.

http://maurisilvestre.com.br/liberdade/2011/04/24/estou-pensando-demais/

No culpe ningum por esperar a tragdia e sim a si mesmo por no esquec-la R. M. Se voc age sem pensar a vida te castiga sem d. R. M. Dizem que a dor o fracasso do homem, mas para mim, a dor castigo do humano por no saber porque est sendo castigado. R. M.

Esta aluna est demonstrando um talento diferente e evidenciando necessidades de pedaggicas especficas.

Vamos pensar em estratgias pedaggicas que atendam suas necessidades de aprendizagem e promovam o desenvolvimento do seu talento?
http://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-a-menina-precisa-de-ler-muitos-livros-image10011220

O ALUNO SUPERDOTADO E A ESCOLA

Muitos estudantes com altas habilidade/superdotao imaginam a escola como a fonte principal do acesso ao conhecimento, capaz de nutrir suas necessidades intelectuais. Sendo assim, ficam motivados porque na escola que podem entrar em contato com materiais que oportunizaro, a eles, a interao com o saber cientfico.

SOBRE OS ENCAMINHAMENTOS PEDAGGICOS...

O que se observa que, de um modo geral, os materiais de leitura utilizado pelas escolas pouco tem a contribuir com o desenvolvimento do talento de crianas com altas habilidades/superdotao. Muitos alunos procuram saciar sua necessidade de conhecimento com as leituras que realizam fora do contexto escolar. comum encontrarmos aqueles que realizam diferentes leituras: uma para a escola, de acordo com a indicao do professor e compreenso dos colegas e outra para satisfazer sua necessidade de conhecimento.

OS RESULTADOS...

O desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular permite ao aluno superdotado e a todos os alunos da turma:

a ampliao do vocabulrio e o entendimento de uma grande variedade de palavras e significados; promove o desenvolvimento das habilidades lingusticas melhorando a auto-estima; forma um leitor crtico; desenvolve a criatividade; amplia e aprofunda o conhecimento; encoraja ao aluno a continuar aprendendo; melhora a qualidade das respostas...

Denise

AGRADECEMOS A ATENO
M. Matos P. Lima Finato
denisematos@seed.pr.gov.br

Andreith

andreith@seed.pr.gov.br

(41) 33401766

http://exiladonomundo.blogspot.com/2011/11/entre-loucura-do-telefone-e-os-encantos.html#!/2011/11/entre-loucura-do-telefone-e-os-encantos.html

REFERNCIAS
BRASIL, Secretaria de Educao Especial. Adaptaes curriculares em ao: desenvolvendo competncias para o atendimento s necessidades educacionais de alunos com Altas Habilidades/Superdotao. Braslia: MEC; SEESP, 2002. CAMPBELL, Linda; CAMPBELL, Bruce; DICKINSON, Dee. Ensino e Aprendizagem por meio das Inteligncias Mltiplas. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000. CATRON, R. M.; WINGENBACH, N. (1986). Developing the gifted reader. Theory into Practice, 25(2), 134-140. CHEN, Jie-Qi. Atividades iniciais de aprendizagem. Coleo Projeto Spectrum: A Teoria das Inteligncias Mltiplas na Educao Infantil; v.2. Porto Alegre: Artmed, 2001. RENZULLI, Joseph S. The Schoolwide Enrichment Model A how-to guide for educational excellence. Creative Learning Press, Inc. P.O. Box 320, Mansfield Center, Connecticut 06250, 1997. _________. Enriching Curriculum for All Students. SkyLight Training and Publishing Inc Arlington Heights, Illinois, 2001. _________; GENTRY, Marcia; REIS, Sally M. Enrichment Clusters: a practical plan for realword, student-driven learning. Creative Learning Press, Inc. P .O. Box 320, Mansfield Center, Connecticut 06250, 2003 VIRGOLIM, ngela M. Rodrigues. Toc, toc...plim,plim!:lidando com as emoes, brincando com o pensamento atravs da criatividade. Campinas: Papirus, 2000

You might also like