You are on page 1of 2

Escola Estadual de Ensino Mdio Professora Hayde Mello Rostirolla

Nomes: Jeferson Machado, Marlon Eduardo Professora: Ivanice Turma: 32

Trabalho de Biologia
1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) Quais so os tipos de gnadas? O que formado das ovogonias caso o processo de fecundao seja iniciado? Como se chama a fase final da espermatognese? Quais so os tipos de vulos, e em quais animais ocorrem? Quais so os tipos de fecundao interna? Quais so os tipos de segmentao e como ocorre? Quais so os blastmeros, onde ocorrem? Quais so os tipos de segmentao holoblstica e beroblstica? E como se apresentam? 9) Quais so as fases da segmentao? 10) O que glasturao? 11) Quais so os folhetos germinativos que se formam na organogenese?

Respostas
Femininas ovrios; Masculinos testculos. De cada ovognia formado um vulo e trs corpsculos polares. Espermiognese. Alcito Na grande maioria dos mamferos; Isolcito Nos equinodermos e afalocordados; Telolcitos Comum nos rpteis, aves e alguns peixes; Heterolcitos Anfbios e peixes; Centrolcitos Insetos. 5) Vivpara, ovpara, ovovivpara. 6) Segmentao holoblstica: Este tipo de segmentao ocorre em todo o ovo e pode ser subdividida em holoblstica igual, desigual e subigual. Normalmente ocorre em ovos isolcitos, heterolcitos e alcitos. Segmentao meroblstica: Esta segmentao subdividida de acordo com a diferena de distribuio de vitelo nos ovos. 7) So as primeiras clulas resultantes das sucessivas divises mitticas (segmentao ou clivagem) do zigoto. So clulas no especializadas que, na evoluo embrionria, iro compor a mrula, a blstula, e a gstrula. 1) 2) 3) 4) 8) Holobsticas: Holoblstica igual: Na terceira clivagem do zigoto so formados oito blastmeros de tamanhos iguais. Os mamferos apresentam este tipo de segmentao.

Holoblstica desigual: Os oito blastmeros formados possuem tamanhos diferentes, os menores so chamados de micrmeros e os maiores de macrmeros. Anfbios possuem este tipo de segmentao. Meroblsticas: Meroblstica discoidal: Ocorre em ovos telolcitos, mas apenas na regio sem vitelo. Meroblstica superficial: Ocorre em ovos centrolcitos. As clulas embrionrias se localizam na regio superficial do ovo. 9) Mrula: O zigoto sofre uma diviso celular (mitose), a qual d origem a duas clulas chamadas blastmeros, que tambm se dividem formando quatro blastmeros, que novamente se dividem formando oito blastmeros, e assim sucessivamente. Desse modo, aps consecutivas divises, forma-se a mrula que possui forma esfrica e compacta. A mrula o nome dado ao embrio nesta fase do desenvolvimento, ou seja, aps as consecutivas mitoses. Blstula: A blstula uma fase embrionria, que ocorre aps a mrula, caracterizada por uma cavidade cheia de lquido que surgi no embrio na sua regio mais interna. Tem forma globosa e formada por uma nica camada de clulas chamada blastoderma, e por uma camada mais interna chamada blastocela. 10) Glasturao o nome do processo pelo qual ocorre uma invaginao nos tecidos do embrio, formando os folhetos embrionrios. Em humanos, a gastrulao d origem a um disco embrionrio com trs lminas, ou trs folhetos germinativos: endoderma, mesoderma e ectoderma, sendo caracterizados como triblsticos. 11) Ectoderma, mesoderma e ensoderma.

You might also like