You are on page 1of 15

1

A SEDUO DAS METFORAS PUBLICITRIAS Vanessa da Silva Britto (UERJ) vanestar@ig.com.br


RESUMO Partindo-se do pressuposto de Lakoff & Johnson (2002) de que as metforas fazem parte da vida cotidiana, e dos Parmetros Curriculares Nacionais sobre a importncia da diversidade de gneros textuais num ensino dinmico e letrado, analisamos anncios metafricos, almejando mostrar a seduo das metforas publicitrias e sugerir sua aplicao na leitura do aluno como um ser ativo na construo de sentidos. Palavras- chave: publicidade, ensino, metfora, leitura

INTRODUO A publicidade um gnero textual, que tem a seduo verbal e imagtica como principal ferramenta no processo de persuaso. Ao vermos um anncio, ficamos encantados com o modo pelo qual a mensagem transmitida que, segundo Carvalho (1996, p. 11), exibe um mundo perfeito e ideal onde tudo so luzes, calor e encanto numa beleza perfeita e no-perecvel. H uma preocupao com as expectativas do consumidor, informando sobre o que se vende com abordagem otimista para engendrar uma necessidade insacivel de comprar. Sob a perspectiva sociocognitiva, trilharemos um caminho de anlise de anncios veiculados nas revistas poca e Veja, mostrando mensagens metafricas e principalmente as imagens sedutoras. Sabendo disso e baseando-se nos PCNs, podemos sugerir esse gnero textual como um instrumento para ensinar o assunto metfora, valorizando a leitura discente. Dessa maneira, trata-se de um trabalho cientfico que almeja estudar as metforas dos anncios e sua contribuio no ensino de Lngua Portuguesa.

ANLISE SOCIOCOGNITIVA DA PUBLICIDADE

A felicidade na publicidade consiste no prazer por meio da posse de objetos ou de algum servio. Um exemplo disso o anncio da previdncia complementar da Caixa Econmica, o qual pode indicar o bem-estar e o sucesso, no sendo tratado apenas como servio, mas tambm como a personificao de um ideal a ser alcanado. Isso pode ser observado abaixo:

Imagem 1: poca. n 447. Globo. 11 dez. 2006.

O barquinho e o boneco so representantes da pessoa que deseja ter uma previdncia complementar. H uma perspectiva de um porvir esplendoroso, pois a relao metafrica entre a mensagem verbal embarque rumo a um futuro esplendoroso e a imagem indica o ideal de satisfao com o lazer to esperado. Pela ilustrao, podemos aferir nitidamente a proposio de Bakhtin (2002, p. 122) de que toda palavra ideolgica e toda utilizao da lngua est ligada evoluo ideolgica, tendo em vista que o boneco tem uma aparncia jovem com disposio para aventura, demonstrando as idias de renovao, progresso, abundncia, lazer e juventude (Carvalho, 1996, p. 11). Diante desses aspectos, a funo apelativa da linguagem inerente, pois a meta conquistar o cliente para adquirir o plano de previdncia complementar. Assim, segundo Kaufman (1995, p. 41), os anunciantes buscam como efeito modificar comportamentos; portanto, manipulam a linguagem em virtude do que se propem obter do receptor.

Assim, podemos concordar com a tese de Baudilhard (apud. Carvalho, 1996, p. 20) de que a linguagem publicitria conotao pura e o discurso sempre alegrico e relacion-lo com os nossos grandes mentores Lakoff & Johnson (2002) pelo seguinte consenso: o nosso pensamento essencialmente metafrico. Partindo-se dessa premissa, a imagem acima mostrada e a mensagem so metafricas pela nossa natureza sociocognitiva. Baseando-se em Lakoff & Johnson (2002), podemos declarar que o sistema conceptual da nossa mente formado por metforas cuja finalidade reside no sentido que damos a nossas experincias de vida. Atravs do mito experiencialista, podemos compreender que a busca pela coerncia nos textos natural na medida em que interagimos com o nosso semelhante. Isso pode ser testificado na seguinte assero de Lakoff & Johnson (2002, p. 345):
O mito experiencialista admite que a compreenso envolve todos esses elementos. Sua nfase na interao e nas propriedades interacionais demonstra que o sentido sempre sentido para uma pessoa. E sua nfase na construo da coerncia, via gestalts experienciais fornece uma explicao do que significa uma coisa ser significativa para um indivduo.

Lakoff & Johnson (2002, p. 345) revela-nos tambm que nessa trilha de conhecimento mtuo entre os seres humanos, podemos usar os recursos primrios da imaginao por meio da metfora e criar novas realidades a partir dos novos sentidos produzidos pela nossa experincia. Uma prova disso o processo de interpretao do anncio abaixo:

Imagem 2: poca. N 430. Ed. Globo. 14 ago. 2006.

Ao observarmos minuciosamente a imagem e a mensagem Vectra. O carro que combina com a identidade secreta do seu super-heri, ns podemos perceber que a empresa usufruiu o momento do dia dos pais na idealizao do carro de super-heri. H riqueza de significados nos desenhos feitos com lpis de cor, tendo em vista que podemos ter os seguintes interpretantes: - O carro veloz por seu design e pela imagem do fogo na traseira; - O carro parece com o do Batman; - O carro pode voar devido ao desenho de uma asa azul semelhante asa de um avio; - O carro pode nos lembrar do automvel do filme De volta para o futuro, projetando-nos modernidade da inveno tecnolgica e da imaginao. Dessa maneira, a partir da nossa experincia, podemos criar novos significados para o carro, induzindo-nos a pensar no potencial do veculo na proporo que nossa imaginao pode nos conduzir. Essa reflexo decorrente das vrias leituras que fazemos a respeito do mundo. Para interpretar o automvel, podemos usar o conhecimento a respeito de filmes, super-heris, objetos do mundo real, tecnologia, velocidade, entre outros aspectos provenientes da nossa interao com a realidade e com a fico. Nessa questo, a criatividade aliada a nossa vivncia baseada na comunicao com o prximo.

UMA REFLEXO SOBRE O DISCENTE ATIVO NA LEITURA Esse processo de ressignificao da teoria sociocognitiva perceptvel nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Mdio, tendo em vista que h a defesa de que nosso conhecimento no s depende de nosso raciocnio, mas principalmente envolve troca de idias entre os seres no processo de aprendizagem. Isso aferido no seguinte trecho: por ser uma atividade de natureza ao mesmo tempo social e cognitiva, pode-se dizer que toda e qualquer situao de interao co-construda entre os sujeitos (PCNs, 2006, p. 25).

Os Parmetros Curriculares Nacionais (2006, p. 29-34) transmitem-nos que a produo de sentido construda de forma contextualizada, com diversas linguagens e com o engajamento dos sujeitos. necessrio que se incentive a interpretao de variados textos (literrios, cientficos, publicitrios, religiosos, jurdicos, burocrticos, culturais, polticos, econmicos, esportivos, etc.) a fim de dar oportunidade de acesso a mltiplos letramentos ao aluno na formao crtica e consciente para o mundo do trabalho e para a cidadania. Em decorrncia da diversidade de gneros textuais, teremos uma verdadeira aula de Portugus, no se restringindo Literatura, mas sim abarcando uma variedade til situao comunicativa. Aliado a isso, segundo Bezerra (2005, p. 41) a apresentao de novos gneros pode acarretar a perda do carter dogmtico das aulas, tendo em vista que o aluno poder construir seu conhecimento na interao com o outro em diferentes formas situacionais. Rangel (2005) concorda com os PCNs (2006) e com Bezerra (2005) e prope uma reflexo baseada em questionamentos a respeito do propsito da interao e da crtica ao sistema tradicional de ensino que visa somente a classificao:
Por que no fazer das situaes de ensino um momento de interao planejada, se j sabemos que preciso interagir com o objeto de conhecimento e com outros parceiros, para aprender? Por que ignorar as crenas e as hipteses do aprendiz, se com base nelas que o sujeito elabora o conhecimento novo? Por que no levar as prticas de ensino a tirarem parte significativa de sua fora e eficcia dos movimentos do prprio aprendiz em seu previsvel esforo por aprender? Por que insistir em prticas de ensino que, por mais bem intencionadas que sejam, andam na contramo da aprendizagem? (Rangel, 2005, p. 15)

Diante disso, preciso transformar a realidade de ensino que vivemos por meio da interao, considerando que os alunos tm suas experincias para trocar com seus colegas de turma. Alm disso, o ensino tradicional de metfora no deve ser exclusivo literatura, pois h outros gneros textuais necessrios para as prticas discentes no processo de formao crtica. Nesse trabalho, o enfoque o gnero da publicidade, tendo em vista que alm de fazer parte do cotidiano do aluno, tem um contedo imagtico com diversas leituras possveis. De acordo com a

experincia de vida do aluno, o anncio pode ser visto de vrias maneiras e a persuaso a chave do negcio. Segundo Carvalho (1996, p. 161-162), na comunicao publicitria, o receptor no um ser passivo, pois h um grande poder de violao e desobedincia que deve ser decodificado de forma conveniente. A todo momento o receptor instigado a desvelar e a descobrir o sentido real. Essa interpretao est diretamente relacionada ao universo do consumo persuasivo, em que se busca criar um impacto para atrair o cliente. Alm disso, importante o estudo da publicidade, j que segundo Carvalho (1996, p. 19), o anunciante tenta mudar a atitude do pblico-alvo. Como o ser humano busca sempre algo para completar sua necessidade insacivel de ser feliz, ele v na mensagem publicitria o sonho de prestgio, amor, sucesso, lazer e vitria. Considerando isso, os anunciantes transmitem uma possvel concretizao dos anseios humanos por meio de uma seleo lexical especialmente preparada para esses fins. Nesse cenrio, interessante apresentar as expresses metafricas aos alunos para mostrar o ambiente persuasivo de otimismo, de beleza e, primordialmente, de ideologia veiculada nos anncios. Num ensino que valoriza o social e a cognio discente por meio do gnero publicitrio, teremos um processo de aprendizagem real.

A CONTRIBUIO DA PUBLICIDADE NO ENSINO Como as metforas publicitrias estimulam o desenvolvimento do crebro e resgatam recordaes das nossas experincias, podemos reconhec-las como um bom recurso para o aprendizado. Isso pode ser aferido na seguinte tese de Blecher (2006, p. 108): Como as metforas estimulam a atividade da mente, ajudam a interpretar o mundo e facilitam novas conexes (estima-se a cada minuto uma pessoa utilize, em mdia, seis metforas), elas possibilitam fazer emergir pensamentos e sentimentos profundos. No seu texto Muito alm das palavras: Como decifrar os sentimentos ocultos dos consumidores, Blecher (2006) expressa que nossas emoes e lembranas so exploradas pelo universo do Mar-

keting com o uso da metfora, a qual considerada um poderoso recurso persuasivo e facilmente assimilvel pelo consumidor. Essa transmisso com boa aceitao ocorre naturalmente, j que nosso crebro constantemente estimulado por essa linguagem. Blecher (2006) est sintonizado com a Lingstica atual, tendo em vista que Lakoff & Johnson (2002, p. 46) nos orientam em direo viso de metfora como um recurso da nossa cognio, estruturado em termos do nosso modo de perceber, de pensar e de agir. Alm disso, conforme defendemos no subttulo anterior, necessrio um ensino que contemple a interao, pois o mito do experiencialismo de Lakoff & Johnson (2002) e os Parmetros Curriculares Nacionais esto de acordo com a aliana entre o social e a cognio, por meio de um olhar de metfora baseado na nossa vivncia cotidiana. Partindo-se desses pressupostos tericos, podemos sugerir exerccios com as metforas publicitrias de cunho dinmico e valorativo do desenvolvimento do potencial discente. preciso mostrar aos alunos as metforas, usando um ensino indutivo, em que os alunos em grupo sero capazes de compreender os mecanismos persuasivos atravs de inferncias contextualizadas com a imagem. Dessa maneira, ao invs de uma postura passiva, o aluno ser ativo na sala de aula. O dilogo ser permanente, pois
...o sujeito s constri sua identidade na interao com o outro, numa relao dinmica entre alteridade e identidade. A interao se localiza na relao social, que , antes de tudo, linguagem. Os lugares sociais somente podem existir por meio de uma rede de lugares discursivos. Da se poder dizer que os professores e alunos se constituem pela linguagem (Silvia, 1999, p. 53).

Nesse processo de ensino-aprendizagem, professores e alunos devem estar integrados em torno de um objeto em comum: compreender os sentidos dos anncios publicitrios. Dessa maneira, podemos propor que o docente use o anncio abaixo:

Imagem 3: poca, n 417. Globo, 15 maio 2006.

A partir da questo Qual a relao entre a imagem e a mensagem Agora a sua conta de telefone pode ser em minutos. Novo Telefone Telemar. No vai sobrar lugar pra dvidas em sua conta?, entre outras interpretaes, o aluno poder estabelecer as seguintes inferncias de natureza metafrica: - Os pontos de interrogao so as dvidas do consumidor que so lanados na lata de lixo pelo jovem; - Na minha conta de telefone, no haver dvidas, pois elas ficaro na lata de lixo; - No h dvidas no plano telefnico de minutos Telemar. importante ressaltar que as respostas podem no ser as apresentadas. H diversos sentidos possveis, pois o aluno buscar coerncia, vendo o que est implcito entre a imagem e a mensagem de acordo com a sua percepo e vivncia. Segundo Charolles (apud. Koch & Travaglia, 2000, p. 22), o leitor constri os sentidos no texto, esperando que haja sempre coerncia; no havendo, assim, texto incoerente em si. Ao buscar essa coerncia, usamos nosso conhecimento intrnseco a respeito da metfora ontolgica do recipiente (Lakoff & Johnson, 2002), pois podemos perceber que o domnio concreto da lata de lixo visto como recipiente do domnio abstrato dvidas sobre o plano de minutos da Telemar. Dessa maneira, podemos constatar que nosso processo de conceptualizao passa por projees metafricas entre a imagem e a mensagem no anncio publicitrio.

Alm disso, a clareza no anncio essencial para permitir ao leitor a compreenso das vantagens do plano de minutos. Entre outros aspectos positivos, podemos destacar a expresso metafrica j cristalizada pelo uso Opo de navegar sem limite na internet. O verbo navegar est sendo categorizado como um meio abstrato de a pessoa ir a qualquer lugar por meio da internet. Assim, a nossa mente capaz de captar os sentidos metafricos na base de nossa experincia de que as coisas ruins precisam ser jogadas no lixo. Nesse caso, as dvidas devem ficar dentro da lata. Ao ler esse anncio, o aluno pode ser induzido a entender perfeitamente isso e a verificar os sentidos metafricos na imagem e na mensagem. H anncios em que se exploram todos os sentidos do consumidor. Um exemplo disso o Lux:

Imagem 4: poca. n 417. Globo, 15 maio de 2006.

Ao ler esse anncio, o aluno pode ser induzido a perceber a estratgia persuasiva que est implcita na metfora. Questionando como a empresa Lux usufruiu a imagem a favor do produto, o discente ter que pensar nos sentidos despertados a partir da relao metafrica entre o chocolate e o sabonete. O raciocnio consiste no fato de que assim como o chocolate tem um sabor delicioso, um cheiro agradvel e uma viso apelativa

10

em prol da degustao, o sabonete Novo Lux Luxo Seduo de Chocolate capaz de nos levar a este mesmo mundo de prazer e de fragrncia apurada. Alm disso, a expresso Somos todas divas conduzem-nos a um universo de glamour, onde somos deusas e podemos conquistar quem quisermos. Dessa maneira, a seduo e o luxo do Lux so associados ao chocolate, constituindo uma verdadeira persuaso. Diante disso, ao trabalhar esse anncio, o professor estar fazendo o aluno refletir a respeito da metfora estrutural que, segundo a teoria sociocognitiva de Lakoff & Johnson (2002), consiste em compreender uma coisa em termos de outra, ou seja, o sabonete o domnio concreto percebido em relao ao abstrato e idealizado chocolate. Outro anncio com uma linguagem bastante apelativa o da empresa Sadia:

Imagem 5: Veja. Abril, 1991, ano 40. n 2. 17 jan. 2007.

Nesse anncio, podemos sugerir a indagao: Qual a linguagem metafrica usada no anncio para seduzir o consumidor?, a fim de que o aluno possa ler a imagem e o slogan, inferindo por meio do seu conhecimento prvio que o corao (domnio concreto) representa o amor (abstrato) e, que esse sentimento marcado pela identificao entre o consumidor e a empresa Sadia. Para isso, necessrio o aluno explicar o smbolo das duas galinhas no corao como marca da Sadia e compreender a assero Eu amo presunto Sadia, a qual est implcita no slogan. Dessa maneira, h o trabalho implcito com a metfora estrutural do corao como amor.

11

J o anncio publicitrio abaixo usa a metfora ontolgica da personificao (Lakoff & Johnson, 2002) como meio de persuadir:

Imagem 6: poca, n 417, Globo, 15 maio de 2006.

A empresa Chevrolet sobrepe o carro Celta no desenho do brao e ao lado usa a expresso lingstica Msculos de ao mesmo, para atrair o cliente. Ao fazer isso, o automvel personificado, pois concebido como uma pessoa com msculo forte. Alm disso, a hiprbole manifesta-se, considerando que no existe msculo de ao. um exagero usado para que essa personificao se concretize. A seleo lexical ratifica a fora do msculo do carro. As expresses Potncia, resistncia, durabilidade, baixo custo de manuteno e O que j era bom ficou mais forte so reflexos de uma concepo de qualidade do veculo. Toda a fora e o vigor so enfocados nesse texto publicitrio. Diante disso, faz-se necessrio o questionamento reflexivo em grupo na sala de aula: Explique a sobreposio metafrica da imagem do carro no brao e relacione com a mensagem Msculos de ao. Mesmo. Celta Nova Gerao. Encara qualquer parada . Ao interagir na classe, o aluno buscar o sentido metafrico e perceber com mais nitidez o tom persuasivo do texto. Isso nos remete a seguinte tese: a construo de sentidos que sempre se renovam, por meio da interao com o outro, para que de fato se forme um leitor produtor de textos, consciente do lugar que ocupa e de sua capacidade de intervir na ordem social (Silvia, 1999, p. 59).

12

Outro tipo de metfora freqente na publicidade a orientacional que, segundo LAKOFF & JOHNSON (2002), se baseia no espao. No anncio abaixo, temos a indicao pra frente:

Imagem 7: poca, n 417, Globo, 15 maio de 2006.

Para aplicarmos esse anncio no ensino de metforas, podemos trabalhar com as informaes contextuais, com a frase Agora, a minha empresa vai pra frente e com a linguagem no-verbal do chefe de cozinha, segurando os dois indicadores de avano. O aluno poderia ser incentivado a relacionar a expresso metafrica vai pra frente ao contexto. Nessa questo, interessante notar que vai pra frente est intimamente veiculado a noo de sucesso que o empreendedor ter aps fazer um curso no Sebrae. Aps um trabalho de reflexo metalingstica sobre a natureza metafrica de vai pra frente, os alunos em grupo poderiam fornecer exemplos do seu cotidiano com outras metforas orientacionais, tais como Estou fora de controle, Baile. Estou dentro!, Voc o centro das atenes, etc. Ao lermos essas propostas, percebemos nitidamente o conceito de interao de Bakhtin, pois a a lngua uma atividade, um processo criativo, que se materializa pelas enunciaes. A realidade essencial da linguagem seu carter dialgico (Silva, 1999, p. 25) e a publicidade transmite um contedo ideolgico facilmente assimilvel pelo consumidor. Nosso dia-a-dia repleto de imagens e mensagens que nos estimulam a adquirir bens e servios.

13

Assim, a publicidade marcada por palavras que vo alm do seu significado real, passando a nos revelar o discurso inevitavelmente ideolgico. Logo,
O conceito de interao constitutivo de sujeitos e da prpria linguagem. A palavra ideolgica, ou seja, a enunciao ideolgica. no fluxo da interao verbal que a palavra se concretiza como signo ideolgico, que se transforma e ganha diferentes significados, de acordo com o contexto em que ela surge. (Silvia (1999: 25)

CONCLUSO Ao propormos a aplicao da publicidade no ensino de metforas, pretendemos promover uma reflexo acerca do quanto esse gnero estimulante na produo de sentidos. preciso que se valorize a perspectiva sociocognitiva de linguagem, ampliando o conceito de metfora para ir alm da mera concepo tradicional como figura de linguagem literria e desviante baseada em analogia condensada. Na verdade, a metfora no um desvio e tampouco exclusiva dos autores literrios. um recurso cognitivo usado constantemente no nosso cotidiano; especialmente na publicidade, exprimindo contedos ideolgicos e despertando emoes nos consumidores. A publicidade um gnero textual que deve ser usado no ensino de metforas tendo em vista que o aluno precisa ter a oportunidade de analisar as metforas publicitrias, para desenvolver o senso crtico em relao ideologia exposta. Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais (2006, p. 28-29):
Trata-se, noutros termos, de possibilitar que os alunos possam efetivamente, assumir uma postura reflexiva que lhes permita tomar conscincia de sua condio e da condio de sua comunidade em relao ao universo das prticas letradas de nossa sociedade para poder atuar nelas de forma ativa, como protagonistas na ao coletiva.

Assim, ao estudar essas metforas, o aluno ter uma nova postura, no sendo mais passivos diante de um contedo estrutural determinado, mas sim ativos, vendo as metforas publicitrias no seu cotidiano e percebendo as estratgias persuasivas para atrair o consumidor. O campo de viso ser amplo, pois ao fazer exerccios de cunho sociognitivo, o discente poder relacionar a imagem mensa-

14

gem do anncio criticamente, buscando a coerncia ideolgica na intencionalidade do anncio. Alm disso, baseando-se no mito experiencialista de Lakoff & Johnson (2002), nos PCNs (2006) e em Silva (1999, p. 25), a nossa compreenso desenvolve-se por meio da experincia na interao entre os seres. Buscamos a coerncia no nosso conhecimento prvio e nas experincias compartilhadas. A lngua se materializa pelas enunciaes. Diante disso, preciso que os alunos dialoguem entre si, para haver a concretizao do processo de ensino-aprendizagem de metfora. Para isso, necessrio que haja a ampliao e a elaborao de exerccios de metforas contextualizados com o cotidiano discente, usando, por exemplo, a publicidade. Logo, com exerccios de base sociocognitiva, os alunos estaro conscientes de que a metfora vai alm do belo estilstico, percebendo a ideologia publicitria e posicionando-se criticamente num ambiente interativo. A metfora ser contemplada na construo de nossa prpria realidade, pois segundo Fairclough (2001, p. 241):
Quando ns significamos coisas por meio de uma metfora e no de outra, estamos construindo nossa realidade de uma maneira e no de outra. As metforas estruturam o modo como pensamos e o modo como agimos, e nossos sistemas de conhecimento e crena, de uma forma penetrante e fundamental.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 9 ed. So Paulo: Annablume, 2002. BLECHER, Nelson. Muito alm das palavras: Como decifrar os sentimentos ocultos dos consumidores. In: Caderno teste ANPAD. 3 ed. Vol .4. Belo Horizonte: UFMG, maio de 2006. CHIAVEGATTO, Valeria Coelho. Gramtica: uma perspectiva sociocognitiva. In: . Pistas e Travessias II: bases para o estudo da Gramtica, da cognio e da interao. 1 ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002. RANGEL, Egon. Livro Didtico de Lngua Portuguesa: o retorno do recalcado. In: DIONISIO, Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxilia-

15

dora. O livro didtico de Portugus: mltiplos olhares. 3 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p.13-20. . MACHADO, Anna Rachel. Gneros textuais e ensino. 4 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. FAIRCLOUGH, Norman. Anlise textual: a construo da realidade social. In: . Discurso e mudana social. 1 ed. Braslia: UnB, 2001. KAUFMAN, Ana Maria, RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, leitura e produo de textos. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 1995. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaa, TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerncia. 7 ed. So Paulo: Cortez, 2000. LAKOFF, George, JOHNSON, Mark. Metforas da vida cotidiana. 1 ed. So Paulo: EDUC; Campinas: Mercado das Letras, 2002. Parmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, cdigos e suas tecnologias. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2006. LLARI, Rodolfo. Introduo semntica: brincando com a gramtica. 5 ed. So Paulo: Contexto, 2004. SILVIA, Helena Barbi Cardoso. Discurso e ensino. 1 ed. Belo Horizonte: Autntica, 1999.

Fontes de revista: poca. n 447. Globo. 11 dez. 2006. poca. N 430. Globo. 14 ago. 2006. poca. n 417. Globo. 15 maio 2006. Veja. Abril. Ed. 1991. ano 40, n 2. 17 jan. 2007.

You might also like