You are on page 1of 22

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151970772004000300002&script=sci_arttext Rev. contab. finan. vol.15 no.36 So Paulo Sept./Dec.

2004
http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772004000300002

Balano social: avaliao de informaes fornecidas por empresas industriais situadas no estado de Santa Catarina*
Anacleto Laurino PintoI; Maisa de Souza RibeiroII
I

Professor do Centro de Educao de Cincias Sociais Aplicadas da Universidade do Vale do Itaja - SC E-mail: al.pinto@zaz.com.br II Professora Doutora do Depto. de Contabilidade e Aturia da FEA-USP - Campus Ribeiro Preto - SP E-mail: maisorib@usp.br

RESUMO O Balano Social uma demonstrao que foi criada com a finalidade de tornar pblica a responsabilidade social das organizaes. Esse instrumento, que vem sendo amplamente discutido, fornece dados aos usurios da informao contbil a respeito das polticas internas voltadas promoo humana de seus empregados e qualidade de vida nas organizaes; sobre a formao e distribuio da riqueza; da postura das entidades em relao ao meio ambiente e quanto a contribuies espontneas comunidade. No Brasil, sua elaborao ainda no obrigatria e no existem modelos e indicadores oficiais de divulgao. Entretanto, um nmero cada vez maior de entidades de diversos setores est adotando tal prtica, entre elas as indstrias analisadas no presente trabalho. Este estudo fez uma reviso dos conceitos e indicadores do referido relatrio e, fundamentalmente, avaliou o contedo das informaes que esto sendo fornecidas pelas maiores indstrias (maiores de acordo com o nmero de empregados) do Estado de Santa Catarina. A pesquisa mostrou que o Balano Social vem sendo bastante difundido entre as empresas estudadas, porm em modelos diferentes; os indicadores divulgados so os mais variados; h ausncia de algumas informaes relevantes; os dados so de apenas dois perodos, fazendo com que os Balanos Sociais deixem de propiciar aos usurios uma utilidade mais ampla. Palavras-chave: Balano Social, Responsabilidade Social, Indicadores, Informaes Econmicas e Sociais, Indstrias do Estado de Santa Catarina.

ABSTRACT

The Social Audit is a statement that was created with a view to disclosing the social responsibility of organizations. This instrument, which has been widely discussed, provides users with accounting information regarding the organizations' internal policies on the human promotion of employees and the quality of life in organizations; the formation and distribution of wealth; the organizations' attitude in relation to the environment and spontaneous contributions to the community. In Brazil, the preparation of the Social Audit is still not mandatory and there are no official models or indicators for disclosing the data. However, an increasing number of organizations from various sectors are adopting the practice, including the companies analyzed in this research. This study provides a review on the concepts and indicators of the aforementioned report and, basically, evaluates the content of the information provided by the largest companies (by number of employees) in the state of Santa Catarina. The results reveal that Social Audits have been used by companies throughout the State. However, they use different models; disclose the indicators in a wide variety of forms; omit important information and provide data for two periods only, as a result of which Social Audits are not as useful to the users as they potentially could be. Keywords: Social Audit, Social Responsibility, Indicators, Economic and Social Information, Industries in the State of Santa Catarina.

1. INTRODUO
1.1 Consideraes Preliminares Durante muitos sculos, as demonstraes contbeis foram direcionadas unicamente para uso dos proprietrios, posteriormente, transformaram-se em informaes externas para investidores, credores, fisco e outras entidades interessadas no patrimnio das organizaes. A partir dos anos 60 nos Estados Unidos da Amrica e na dcada de 70 na Europa, particularmente na Frana, a sociedade passou a cobrar maior responsabilidade social das empresas (GONAL-VES, 1980; TINOCO, 1984), em conseqncia disso seu uso expandiu-se para fins sociais. A evoluo do Balano Social no Brasil originouse da iniciativa de diversas organizaes, pesquisadores e polticos, entre os quais se destacam: Associao dos Dirigentes Cristos de Empresas - ADCE; Ernesto Lima Gonalves, Prof. Dr. Joo Eduardo Prudncio Tinoco; socilogo Herbert de Souza, ento presidente do Instituto Brasileiro de Anlises Sociais e Econmicas - Ibase; Deputadas Marta Suplicy, Sandra Starling e Maria da Conceio Tavares; e Comisso de Valores Mobilirios CVM. Observe-se que outras entidades, pesquisadores e polticos, aqui no referenciados, tambm contriburam e/ou esto envolvidos no desenvolvimento do tema em nosso pas.

A empresa, para atingir seus fins, consome recursos naturais; utiliza capitais financeiros e tecnolgicos; utiliza, tambm, a capacidade de trabalho da comunidade em que est inserida e, por fim, subsiste em funo da organizao do Estado. Assim, a empresa gira em funo da sociedade e do que a ela pertence a empresa uma clula da sociedade - portanto, deve, em troca, no mnimo prestar-lhe contas da eficincia com que usa esses recursos (MARTINS, 1997). Numa viso mais ampla, destaca-se um outro enfoque do lado social da empresa que passou a ser difundido na dcada de 70 na Europa: tem comumente, como seu maior ativo, sua fora de trabalho, mas ela no mensurada no balano tradicional. Surgiu a a idia de dispor dessas informaes, elaborando-se o Balano Social desses recursos humanos. O conceito de Balano Social que, inicialmente, se restringia a abordar aspectos relativos a recursos humanos, expandiu-se, passando a divulgar outras informaes de cunho social, como: Demonstrao do Valor Adicionado - DVA que visa demonstrar a formao e distribuio da riqueza; Benefcios e Contribuies Sociedade em geral; e a postura em relao aos recursos naturais. 1.2 Formulao do Problema Para suprir a apontada carncia de instrumentos eficientes de avaliao do desempenho da empresa no terreno humano e social, em diversos pases vem se desenvolvendo a sistemtica correspondente ao Balano Social. As empresas so cada vez mais exigidas a contriburem para o desenvolvimento econmico sustentvel. Sua aceitabilidade, no mercado, tem sido, gradativamente, condicionada demonstrao de que realiza a referida contribuio. Na ausncia de um referencial sobre as informaes a serem prestadas, principalmente porque h diferentes necessidades de diversos usurios, observa-se uma variedade de dados e formatos entre os publicados pelas empresas. Tal variedade dificulta a anlise e comparao dos dados, impossibilitando, assim, que tenham maior utilidade. Dentro desse contexto, considerando as caractersticas das empresas pesquisadas, pretende-se encontrar elementos para inferir respostas para as seguintes questes:
As empresas catarinenses vm publicando o Balano Social? Publicam-no de forma a propiciar o acompanhamento da evoluo e a comparao dos dados entre dois ou mais perodos? As empresas utilizam modelo padronizado de publicao do Balano Social?

O contedo dos Balanos Sociais publicados satisfatrio? As empresas que o publicam contemplam as quatro vertentes do Balano Social (Balano Ambiental, Balano de Recursos Humanos, Demonstrao do Valor Adicionado e Benefcios e Contribuies Sociedade em geral)?

1.3 Justificativa Responsabilidade social da empresa e Balano Social so temas discutidos h dcadas. Entretanto, ainda no se chegou a um consenso quanto obrigatoriedade de elaborao ou a um modelo padro de divulgao dentro dos conceitos contemporneos de tal demonstrao, ou seja, que contemple os aspectos de Recursos Humanos, Meio Ambiente, Demonstraes do Valor Adicionado e Benefcios e Contribuio Sociedade em geral, bem como a uniformidade dos indicadores sociais e econmicos a serem evidenciados. Assimilando a idia de responsabilidade social, muitas organizaes vm publicando o Balano Social, porm de formas diferentes: algumas o publicam com elementos quantitativos, outras o publicam de forma discursiva, e assim por diante. A funo principal do Balano Social da empresa tornar pblica a responsabilidade social da entidade. Essa viso faz parte de um processo que busca a transparncia junto ao pblico em geral do que a empresa est fazendo, interna e externamente, nas reas social, econmica e ambiental. Acredita-se que a divulgao das aes sociais das organizaes, dos planos internos voltados ao seu ativo humano, das polticas de investimentos direcionadas ao meio ambiente, a evidenciao da formao e distribuio da riqueza e contribuies a entidades assistenciais, so de grande utilidade no somente para o pblico, mas tambm para a prpria organizao que as publica, haja vista que a publicao do Balano Social, elaborado com informaes fidedignas, um instrumento que propicia um relacionamento mais ntimo com o pblico e, conseqentemente, a melhoria de imagem da empresa, alm de servir como instrumento de controle e avaliao aos gestores. 1.4 Metodologia Foram adotados os seguintes modelos de estudo: pesquisa bibliogrfica, pesquisa documental, estudo de casos mltiplos e investigao emprica. A amostra foi constituda das vinte e quatro maiores empresas industriais privadas situadas no Estado de Santa Catarina. A classificao foi feita em funo do nmero de funcionrios.

Foram utilizados como fonte de coleta de dados: teses, dissertaes, artigos, peridicos, livros, internet, questionrios enviados s empresas e seus Balanos Sociais publicados. O resultado da pesquisa no pode levar inferncia sobre o universo das empresas catarinenses, mas, sim, sobre as empresas analisadas.

2. REFERENCIAL TERICO
2.1 Viso Econmica, Financeira e Social da Contabilidade 2.1.1 Objetivos da Contabilidae De acordo com a Estrutura Conceitual Bsica da Contabilidade, estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Contbeis, Aturias e Financeiras -IPECAFI, aprovado e divulgado pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil IBRACON e referendado pela Comisso de Valores Mobilirios CVM, apresentado por Iudcibus et al. (2000, p. 42, grifo original), "a 'Contabilidade' , objetivamente, um sistema de informao e avaliao destinado a prover seus usurios com demonstraes e anlises de natureza econmica, financeira, fsica e de produtividade, com relao entidade objeto de contabilizao". Alm disso, diversos pesquisadores, entre eles Gonalves (1980);Tinoco (1984; 1996); Ribeiro (1992; 1998); De Luca (1991); Martins (1997); Gray et al. (1998); Ribeiro & Martins (1998), incluem recursos humanos e meio ambiente entre as informaes que compem as demonstraes contbeis. 2.1.2 Usurios da informao contbil "Conceitua-se como 'usurio' toda pessoa fsica ou jurdica que tenha interesse na avaliao da situao e do progresso de determinada entidade, seja tal entidade empresa, ente de finalidades no lucrativas, ou mesmo patrimnio familiar" (IUDCIBUS et al., 2000, p. 42, grifo original). Hendriksen & Van Breda (1999) afirmam que, nos Estados Unidos, os acionistas representam o principal grupo para o qual se faz divulgao financeira. Os demais usurios (funcionrios, clientes, rgos governamentais e pblico em geral) so tratados como destinatrios secundrios dos relatrios anuais. Em outras partes do mundo, particularmente na Europa, funcionrios, governo, acionistas etc. so vistos como grupo de usurios com o mesmo nvel de interesse dos acionistas. 2.2 Responsabilidade Social Responsabilidade social um tema que vem sendo amplamente discutido. A empresa como agente econmico tem como misso produzir bens (produtos e servios) e, conseqentemente, gerar riqueza. Alm de agente econmico, tambm um agente social

(gerao de bem-estar social). Ela uma clula da sociedade e, como tal, tem o dever de prestar contas aos demais componentes. O que se discute hoje que a empresa no pode somente visar a lucros. Em seu relacionamento com a sociedade existem obrigaes implcitas, tais como: a preservao do meio ambiente mediante uso adequado dos recursos naturais e investimentos em processos produtivos compatveis com a conservao ambiental, a criao e manuteno de empregos, a contribuio para a formao profissional visando qualificao, a qualidade dos produtos e servios que oferece ao mercado, e outras que no so exigidas por lei, mas que so esperadas de uma empresa socialmente responsvel. De acordo com Dlano (1980, p. 2), as empresas norteamericanas ou europias esto dando cada vez mais nfase s variveis sociais em seus modelos de gesto:
A empresa norte-americana ou europia sabe que a sua justificativa diante do pblico j no est apenas no fato de produzir a um preo e qualidade adequados. Tem tambm que provar diante da sociedade que tal produo no se obteve custa da pureza do seu ar, ou da dignidade dos seus habitantes, ou da fertilidade dos seus vales, ou da tranqilidade das suas ruas e praas.

2.3 Balano Social 2.3.1 Definio De acordo com Iudcibus et al. (2000, p. 31), "o Balano Social busca demonstrar o grau de responsabilidade social assumido pela empresa e assim prestar contas sociedade pelo uso do patrimnio pblico, constitudo dos recursos naturais, humanos e o direito de conviver e usufruir dos benefcios da sociedade em que atua". Para Tinoco (2001, p. 14), "Balano Social um instrumento de gesto e de informao que visa evidenciar, da forma mais transparente possvel, informaes econmicas e sociais, do desempenho das entidades, aos mais diferenciados usurios, entre estes os funcionrios". Esse conceito apresenta o Balano Social como instrumento de gesto e de informao econmica e social, o qual mais amplo que os demais. Freire & Rebouas (2001, p. 69), assim, se pronunciam: O balano social pode ser considerado como uma demonstrao tcnicogerencial que engloba um conjunto de informaes sociais da empresa,

permitindo que os agentes econmicos visualizem suas aes em programas sociais para os empregados (salrios e benefcios), entidades de classe (associaes, sindicatos), governo (impostos) e cidadania (parques, praas, meio ambiente etc.). A definio de Freire & Rebouas d a idia de que as informaes contidas no Balano Social estejam voltadas apenas aos interesses dos gestores. Observa-se que os conceitos acima apresentados esto formulados dentro de uma viso bastante contempornea do Balano Social, haja vista trazerem em seu bojo, direta ou indiretamente, a idia de responsabilidade social em termos econmicos e sociais, bem como a incluso da preocupao com o meio ambiente. 2.3.2 Objetivo do Balano Social Independente da sua formatao, o Balano Social deve ter por objetivo demonstrar o resultado da interao da empresa com o meio em que est inserida, ressaltando-se os aspectos de recursos humanos, contribuio para o desenvolvimento econmico e social, ambientais e contribuies para a cidadania. De acordo com Iudcibus et al. (2000, p. 31), o Balano Social tem por objetivo demonstrar o resultado da interao da empresa com o meio em que est inserida. Possui quatro vertentes: o Balano Ambiental, o Balano de Recursos Humanos, Demonstrao do Valor Adicionado e Benefcios e Contribuies Sociedade em geral. 2.3.3 Indicadores Segundo Kroetz (2000, p. 87), em nvel interno, as informaes devem expressar as iniciativas relevantes que contribuem para a qualidade de vida na entidade e promoo humana de seus empregados, "tais como: educao profissional e formal, sade, segurana no trabalho, alimentao e esporte". De acordo com Tinoco (2001), possvel extrair uma vasta gama de indicadores, tanto de ordem quantitativa como de ordem qualitativa, do Balano Social. Podem-se obter indicadores de ordem econmica e social. 2.3.4 Aspectos gerais do Balano Social Segundo Gray et al. (1998), as empresas inglesas especialmente as maiores - j produzem volumes significativos de dados sociais em seus relatrios anuais. Atualmente, esperase que as empresas divulguem, por exemplo, informaes sobre: nmero e pagamento dos empregados; programas de

penso e esquemas de distribuio de lucro; doaes para caridade; envolvimento dos diretores, remunerao e opes. A essas informaes, a maioria das grandes empresas adiciona com graus variveis de detalhamento e perfeio - informaes sobre: sade e segurana no trabalho; oportunidades iguais; envolvimento com a comunidade, com as artes e com a educao; e, claro, meio ambiente. 2.3.5 Legislao No Brasil, atualmente, tramitam Projetos de Lei (PL) nas esferas governamentais federal, estadual e municipal, para tornar obrigatrio ou com o intuito de incentivar as empresas a elaborarem e divulgarem o Balano Social. Alguns projetos j foram transformados em leis e esto em pleno vigor (IBASE, 2002). 2.3.6 Aspectos ambientais a) Objetivo do balano ambiental Segundo Iudcibus et al. (2000, p. 31), "o Balano Ambiental reflete a postura da empresa em relao aos recursos naturais, compreendendo os gastos com preservao, proteo e recuperao destes; os investimentos em equipamentos e tecnologias voltados rea ambiental e os passivos ambientais". b) Aspectos gerais Os problemas globais do meio ambiente so srios e esto piorando com o passar do tempo. A ONU apud Carrol & Buchholtz (1999) identificou como principais problemas ambientais globais: diminuio da camada de oznio; aquecimento global; resduos slidos e txicos; degradao dos ambientes marinhos; qualidade e quantidade de gua potvel; desmatamento; degradao do solo; e risco da diversidade biolgica. Nesse sentido, Ribeiro (1998, p. 35) faz a seguinte reflexo: Ao captar, do meio ambiente, recursos naturais renovveis ou no, a empresa est se utilizando do patrimnio da humanidade.Tais recursos, quando no consumidos totalmente e devolvidos de forma deteriorada, afetam negativamente o patrimnio natural, via reduo do volume de gua potvel, do nvel de qualidade do ar, da diminuio da rea de terras habitveis ou cultivveis, restringindo, portanto, as condies de vida das geraes futuras, e at mesmo da presente. E, quando consumidos total e indiscriminadamente, provocam sua extino.

c) Aspectos do Balano Ambiental na Europa Segundo Gray (2000), a maioria das empresas, mesmo aquelas que elaboram o relatrio ambiental, defendem que a preparao dessa demonstrao deve ser de livre iniciativa das organizaes e no uma exigncia legal. Os argumentos usados so de que tal formalidade desestimularia a pesquisa e transformaria o relatrio em denominador comum, ou seja, as empresas tenderiam apenas a cumprir as formalidades previstas em lei, deixando de desenvolver mtodos inovadores de divulgao. 2.3.7 Aspectos de recursos humanos a) Objetivo do Balano de Recursos Humanos De acordo com Iudcibus et al. (2000, p. 31), "o Balano de Recursos Humanos visa evidenciar o perfil da fora de trabalho: idade, sexo, formao escolar, estado civil, tempo de trabalho na empresa etc.; remunerao e benefcios concedidos: salrio, auxlio alimentao, educao, sade, transporte etc.; gastos com treinamento dos funcionrios". b) Aspectos gerais Segundo Taylor (1980, p. 13), "no possvel conceber uma empresa sem homens, nem mesmo nesta poca de vertiginosos progressos no campo da ciberntica e o conseqente progresso tecnolgico". A mente humana, mais lenta e com menor capacidade de armazenar dados que um computador, tem a virtude de improvisar, de elaborar aes inditas diante de situaes imprevistas. A mquina, por mais sofisticada e perfeita que seja, ser sempre inveno do homem. Sempre estar, por uma razo ou outra, subordinada ao homem. Portanto, o homem o elemento indispensvel sem o qual no pode existir uma empresa. Assim, ele no pode ser considerado como um elemento a mais na produo. Devem existir, dentro da empresa, planos sociais que valorizem o trabalhador como ser humano. Nos dias atuais, j se realizam, nas organizaes, atividades destinadas ao bem-estar do pessoal, que podem ser includas no conceito de gesto social. Algumas impostas por lei ou regulamentos governamentais, outras assumidas pela prpria iniciativa empresarial. c) Indicadores Diversos so os indicadores que podem ser preparados. Segundo Tinoco (2001), informaes a respeito do emprego

(nmero total de empregados no incio e no fim de cada exerccio; pessoas ocupadas segundo a categoria profissional e sexo; pessoas ocupadas de acordo com a idade etc.); remunerao e outros benefcios; formao profissional e desenvolvimento contnuo do pessoal; condies de higiene e de segurana do trabalho; absentesmo, so alguns dos indicadores do Balano de Recursos Humanos. 2.3.8 Demonstrao do Valor Adicionado - DVA a) Definio Segundo De Luca (1998, p. 28), "a Demonstrao do Valor Adicionado um conjunto de informaes de natureza econmica. um relatrio contbil que visa demonstrar o valor da riqueza gerada pela empresa e a distribuio para os elementos que contriburam para sua gerao". De acordo com Santos (1999, p. 98): A Demonstrao do Valor Adicionado - DVA, componente importantssimo do Balano Social, deve ser entendida como a forma mais competente criada pela Contabilidade para auxiliar na medio e demonstrao da capacidade de gerao, bem como de distribuio, da riqueza de uma entidade. (grifo nosso) Destaca-se aqui, que a Demonstrao do Valor Adicionado parte integrante do Balano Social (muito embora sozinha represente uma demonstrao) e no uma demonstrao isolada como muitas empresas divulgam. b) Objetivo De Luca (1998, p. 32) enfatiza que: "estreitamente relacionada com o conceito de responsabilidade social, a Demonstrao do Valor Adicionado surgiu para atender s necessidades de informaes dos usurios sobre o valor da riqueza criada pela empresa e sua utilizao." Iudcibus et al. (2000, p. 29) afirma que: "a DVA tem como objetivo principal informar o valor da riqueza criada pela empresa e a forma de sua distribuio". A DVA no contradiz a tradicional demonstrao do resultado do exerccio. Trata-se de uma viso diferente em termos de demonstraes contbeis. A demonstrao do resultado do exerccio est mais voltada a determinado tipo de usurio (proprietrio, scio ou acionista) que quer conhecer o resultado lquido da empresa em determinado perodo, bem como avalia a parte da riqueza criada pela empresa que se destina ao proprietrio (detentor de cotas ou aes). c) Indicadores

Importantes informaes sobre a atividade empresarial podem ser obtidas, tais como: valor adicionado da atividade produtiva; valor adicionado total dos negcios; parcela do valor adicionado distribuda aos empregados; ao governo (federal, estadual e municipal); aos acionistas, a terceiros, alm de valores retidos na empresa. 2.3.9 Aspectos dos benefcios e contribuies sociedade em geral a) Objetivo Sob o aspecto de benefcios e contribuies sociedade, o Balano Social pode refletir o comprometimento da empresa com as necessidades bsicas da populao, mediante investimentos voluntrios nas diferentes reas. De acordo com Iudcibus et al. (2000, p. 32), tem por objetivo a "evidenciao do que a empresa faz em termos de benefcios sociais como contribuies a entidades assistenciais e filantrpicas, preservao de bens culturais, educao de necessitados etc.".

3. CARACTERIZAO DA AMOSTRA
3.1 Aspectos do Estado e da Indstria de Santa Catarina a) O Estado de Santa Catarina O Estado de Santa Catarina, localizado na regio sul do Brasil, segundo fontes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE, possua, no ano 2000, o dcimo maior contingente populacional do pas (5.369.177 habitantes). Entretanto, nesse mesmo perodo, foi o stimo Estado com maior participao (3,86%) no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. O referido Estado responde por 5,09% das vendas do Brasil ao exterior. Em 2000, ocupou a quinta posio entre os Estados brasileiros exportadores (SANTIAGO, 2001, p. 191). Destaca-se, tambm, o potencial turstico. De acordo com Farias (2001, p. 384), duas cidades catarinenses - Florianpolis e Balnerio Cambori - em 1999, ocuparam respectivamente o 2 e 8 lugar no ranking do Instituto Brasileiro de Turismo EMBRATUR como as mais visitadas por turistas estrangeiros. O Estado recebe, anualmente, aproximadamente 4 milhes de turistas, que movimentam cerca de US$ 1 bilho (algo em torno de 7% do PIB catarinense). b) A indstria catarinense A maioria das indstrias de Santa Catarina surgiu de pequenos negcios empreendidos por imigrantes alemes, italianos e de outras etnias ou operrios que decidiram ter seu prprio negcio. Com a expanso de suas atividades econmicas, muitas delas perderam a caracterstica de "empreendimento familiar" para transformarem-se em sociedades annimas.

A economia catarinense comeou a ganhar impulso com a instalao das indstrias txteis. Em 1880, foi fundada a Cia. Hering, hoje o maior fabricante do vesturio no Estado; no ano de 1882, foi instalada a empresa Karsten S/A, atualmente a maior exportadora brasileira do segmento cama, mesa e banho; em 1926, com o mesmo ramo de atividade da empresa Karsten, foi criada a Indstria Teka S/A, lder no Brasil e uma das maiores fabricantes da Amrica Latina (FIESC, 2000). A partir do ano de 1934, comearam a surgir as indstrias do setor alimentcio (agroindustrial): em 1934, a empresa Perdigo S/A; no ano de 1944, surgiu a indstria Sadia S/A. As empresas do setor metal-mecnico comearam a aparecer a partir de 1938, com a fundao da Tupy S/A; em 1941, a Tigre S/A; no ano de 1941, a Cnsul S/A, hoje Multibrs S/A (FIESC, 2000). A dcada de 70 foi o perodo de ouro da indstria catarinense. Ao explorar novos mercados, as empresas passaram liderana nacional em vrios segmentos, entre eles: carnes de aves e de sunos; tubos e conexes de PVC; revestimentos cermicos; refrigeradores; motocompressores e motores eltricos. Tambm marcou o grande salto das exportaes, com a conquista de posies slidas no exterior e a comercializao de produtos de maior valor agregado (FIESC, 2000). A indstria catarinense exporta seus produtos para mais de quarenta pases (FIESC, 2000). Quanto arrecadao de impostos, destacase que, no perodo 2000/2003, o setor industrial teve uma participao de 21,30% na arrecadao do ICMS do Estado de Santa Catarina. Os demais setores econmicos tiveram a seguinte participao: comrcio: 31,77%; servios: 26,60%; agropecuria: 0,32% (ESTADO DE SANTA CATARINA - SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA, 2003). 3.2 Processo de Obteno dos Dados 3.2.1 Procedimentos adotados As tcnicas utilizadas para a coleta dos dados e informaes foram: questionrio composto de perguntas fechadas, simples e de mltipla escolha, e espao reservado para comentrios; coleta documental (Balanos Sociais fornecidos pelas empresas); anlise de contedo. 3.2.2 Resultados obtidos Encaminhou-se questionrio para as vinte e quatro organizaes, tendo-se obtido os seguintes resultados: vinte entidades responderam ao questionrio, sendo que dez empresas informaram que elaboram o Balano Social, entretanto somente oito o forneceram.

4. ANLISE DOS DADOS

4.1 Metodologia Tomaram-se, como base, para fins de anlise, as informaes contidas nos oito Balanos Sociais fornecidos pelas empresas. 4.2 Identificao As entidades objeto de estudo pertencem a diferentes setores da economia e so juridicamente constitudas de forma distinta, conforme segue:

clique para ampliar 4.3 Anlise e Interpretao Destaca-se que a maioria das empresas em evidncia publicou os Balanos Sociais com dados de dois anos, sendo que uma delas o publicou com informaes somente de um perodo. Isso empobrece a finalidade do Balano Social e no atende aos anseios dos diferentes usurios, no que se refere ao entendimento da evoluo de comportamentos. Observe-se que um dos Balanos Sociais pesquisados composto de informaes relativas a trs perodos e outro referente a sete perodos. Porm, apesar de ser esta a forma mais recomendada de divulgao, consideraram-se, apenas, os exerccios de 2001 e 2000, em funo da anlise, no geral, concentrar-se na evoluo entre dois perodos. 4.4 Consideraes Gerais Sobre os Dados das Amostras Todos os Balanos Sociais examinados foram elaborados de maneira diferente em relao estrutura do modelo; nomenclatura dos indicadores; contedo, forma de expresso dos dados (informao em percentual; em valor; em quantidade, sobre um mesmo indicador) etc. Isso impossibilita que os diferentes usurios da informao possam melhor usufruir desse veculo de informao, como fazer comparaes com outras entidades, por exemplo. A utilidade da informao amplia-se quando apresentada de forma que permita comparar uma entidade a outra, "o termo uniformidade subentende que eventos iguais so apresentados de maneira idntica" (HENDRIKSEN & VAN BREDA, 1999, p. 101, grifo original). Quanto diversidade de modelos utilizados pelas indstrias catarinenses analisadas, acredita-se ser fruto, independente da inexistncia de obrigatoriedade legal (em nvel nacional) de sua elaborao, da ausncia de um modelo padro oficial, embora o

IBASE tenha criado um modelo bsico, que vem sendo utilizado por uma razovel quantidade de empresas. 4.4.2 Recursos humanos De acordo com os dados obtidos, constata-se que as empresas deixaram muito a desejar a respeito das informaes que revelam seus compromissos e responsabilidades sociais ante suas foras de trabalho. Nenhum dos indicadores foi apresentado pela totalidade das entidades, nem mesmo um indicador to singular como o montante de encargos sociais. Investimentos com vistas a atender s necessidades bsicas dos trabalhadores, tais como: educao, sade, transporte, lazer etc.; polticas voltadas valorizao, ao desenvolvimento profissional e reconhecimento do trabalho dos empregados, foram informados pela minoria das empresas examinadas. Para melhor julgamento do nvel das informaes encontradas, pertinentes ao quadro de pessoal, tanto de interesse interno quanto externo, apresentam-se, no quadro seguinte, as informaes com menores ndices de divulgao, bem como o nmero de empresas que as forneceu e o setor em que predominou a evidenciao. Lembrando-se que so oito os Balanos Sociais em estudo. Outros indicadores, igualmente relevantes, inclusive preconizados pelo IBASE, relativos ao corpo funcional, foram evidenciados apenas no Balano Social da Sadia referente ao perodo de 2001, tais como: relao entre a maior e a menor remunerao na empresa: permite identificar o equilbrio na distribuio dos salrios; absentesmo: pode revelar, entre outros, o nvel de motivao dos funcionrios; cargos de chefia ocupados por mulheres e negros: tende a refletir o grau de discriminao e racismo existente na organizao; nmero de empregados portadores de deficincia: exprime o grau de sensibilidade dos gestores em dar oportunidade de trabalho a essas pessoas. Nessa empresa, tais indicadores revelam que: a relao entre a maior e a menor remunerao de 67 vezes; 1,67% e 0,94% dos cargos de chefia so ocupados por mulheres e negros, respectivamente; os empregados portadores de deficincia fsica representam 1,64 % do total de empregados. Quadro 1 4.4.3 Demonstrao do Valor Adicionado Embora seja louvvel a iniciativa tomada por parte da maioria das empresas que forneceram os Balanos Sociais em elaborar tal demonstrao, mesmo que ainda no seja legalmente obrigatria, observa-se que as informaes fornecidas, exceto quanto quelas prestadas pelas indstrias Frigorfico Aurora e

Sadia, no permitem que se obtenham alguns dos indicadores econmicos e sociais passveis de obteno a partir da DVA, destacando-se: a) Taxa de valor adicionado bruto (valor adicionado bruto/vendas de mercadorias ou servios): indica o percentual de valor adicionado bruto (VAB) gerado por uma empresa em determinado perodo em funo do montante de vendas. Quanto maior melhor, ou seja, mais riqueza a empresa gerou para o pas, regio etc., e a conseqente maior participao na formao do PIB. Essa taxa permite, tambm, que os gestores e os demais usurios faam acompanhamento de sua variao entre um perodo e outro, e entre outras entidades (TINOCO, 2001). b) Parcela do valor adicionado (VA) distribudo s diferentes esferas de governo: entende-se que a divulgao dessa informao de maneira global, ou seja, pelo total destinado ao governo, como foi apresentada por algumas empresas, no a forma mais apropriada de evidenciao, pois no permite que as partes interessadas saibam o montante do VA que foi distribudo a cada esfera de governo. Quadro 2 4.4.4 Meio ambiente A responsabilidade social das empresas em relao ao meio ambiente foi expressa das mais variadas formas possveis, quer seja em relao amplitude da informao, quer seja quanto forma de divulgao. Diante disso, julga-se conveniente destacar a forma de apresentao das informaes: conceitualmente, a exemplo da DVA, entende-se que o Balano Ambiental um componente do Balano Social. Assim, no tpico destinado s informaes dos indicadores ambientais, os investimentos em programas e projetos ambientais relacionados com as operaes da empresa e externos direcionados pre-servao e conservao do meio ambiente e educao ambiental devem ser evidenciados individualmente, por segmento. Notou-se a ausncia de informaes sobre as obrigaes de natureza ambiental j assumidas e as contingentes, complementadas por notas explicativas para melhor serem elucidadas as polticas adotadas pela organizao. As informaes, tal como aparecem nos Balanos Sociais analisados, so muito pouco esclarecedoras, dificultando os usurios na tomada de deciso. A seguir, um quadro-resumo das informaes obtidas. Quadro 3 4.4.5 Benefcios e contribuies sociedade em geral

Embora a maioria das empresas em exame afirme, em seus relatrios, que est consciente de sua responsabilidade social e que contribui de forma expressiva para o desenvolvimento social da comunidade, pouqussimas empresas, apenas trs, evidenciaram em seus Balanos Sociais informaes a respeito desses indicadores, os quais expressam o compromisso voluntrio das entidades no sentido de promover o bem-estar da comunidade. Considerando-se que a demonstrao em tela composta por investimentos essencialmente voluntrios, no previstos em lei, realizados pelas empresas na rea social, entende-se que os indicadores que a compem so alguns dos que melhor exprimem o grau de responsabilidade social das entidades. Fazer aes sociais apenas em cumprimento s exigncias legais e por presses de organizaes no governamentais etc., no atinge o sentido pleno de responsabilidade social (TAYLOR, 1980), embora a empresa garanta sua parcela de contribuio para o desenvolvimento social ao absorver mo-de-obra e pagar seus impostos, por exemplo. 4.4.6 Notas explicativas As notas explicativas surgiram para trazer maior esclarecimento aos usurios da informao a respeito dos elementos evidenciados nas demonstraes contbeis, possibilitando ao leitor uma viso mais ampla sobre a situao patrimonial e financeira da entidade e dos respectivos empreendimentos, bem como informaes de natureza social e de produtividade. De acordo com Iudcibus et al. (2000) so informaes complementares s demonstraes contbeis e representam parte integrante delas. desejvel que o Balano Social, pela natureza dos itens que o compem, seja complementado por notas explicativas que tragam esclarecimentos adicionais a respeito das informaes de carter social e econmico evidenciadas, tornando mais transparente a responsabilidade social da empresa perante o pblico. Destaque-se que todos os Balanos Sociais analisados estavam desprovidos de notas explicativas. 4.4.7 Auditoria do Balano Social Ressalte-se que nenhum dos Balanos Sociais examinados foi auditado.

5. CONSIDERAES FINAIS
H muitas dcadas discute-se a responsabilidade social das organizaes. Esse tema, que teve origem nos Estados Unidos da Amrica, ganhou fora na Europa e, posteriormente, expandiu-se para os demais continentes. Atualmente, cada vez

mais a sociedade exige que as empresas tornem pblicas suas polticas e aes. Hodiernamente, h um consenso de que o empreendimento no pode somente visar a lucros. A empresa, para desenvolver suas atividades, consome recursos naturais; utiliza-se da fora fsica e do conhecimento de seus empregados; faz uso de bens que pertencem comunidade; polui o meio ambiente etc., assim tem a obrigao de mostrar sociedade a maneira como utiliza esses recursos. A empresa uma clula da sociedade e, como tal, tem o dever de prestar contas aos demais componentes dessa sociedade. A Contabilidade tem como principal objetivo fornecer informaes econmicas a seus usurios que lhes permitam tomar decises. As demonstraes contbeis tradicionais so os veculos que vm sendo utilizados no Brasil, cujas informaes so, essencialmente, de natureza econmico-financeira. Recentemente, em funo da ampla discusso a respeito da responsabilidade social das empresas, um novo relatrio, mesmo que ainda no obrigatrio legalmente, est sendo utilizado pelas entidades, designado Balano Social. Essa demonstrao tem por objetivo informar o resultado da interao da empresa com o meio em que est inserida. As principais informaes que ela deve conter so: qualidade de vida na organizao e polticas visando promoo humana; postura da empresa em relao ao meio ambiente; formao e distribuio da riqueza gerada pela empresa; polticas externas voltadas educao, esporte, filantropia etc. O desenvolvimento do presente estudo, com base nos questionrios enviados e na amostra das oito empresas que foram efetivamente analisadas, possibilitou chegar-se s consideraes a seguir descritas.
Grande parte das empresas vem incorporando o Balano Social. Das vinte entidades que responderam ao questionrio, 10 o elaboram, ou seja, 50,0%. A maioria das organizaes publica dados de apenas dois exerccios. Dessa maneira, ficou-se impossibilitado de se fazerem inferncias com maior segurana a respeito da evoluo dos diferentes indicadores e se verificarem tendncias. As entidades adotam modelos diferentes e publicam os dados das mais variadas formas. Um mesmo indicador expresso em valores por algumas organizaes, em quantidades fsicas ou percentual por outras. Isso impossibilita ao usurio fazer comparaes entre empresas. luz dos conceitos estudados, considera-se que o contedo dos Balanos Sociais bastante

insatisfatrio. Nenhum dos indicadores foi informado pela unanimidade das empresas. Muitas informaes relevantes no foram evidenciadas em nenhum balano. A DVA vem sendo bem difundida entre as empresas. A crtica a ser feita em relao ao modelo utilizado e padro de divulgao. A maioria a divulgou em forma de grfico, demonstrando a distribuio da riqueza em percentuais e omitindo a sua formao. Quanto aos indicadores ambientais, o que se encontrou na maioria dos Balanos Sociais foi a descrio dos projetos ambientais dentro do relatrio da administrao, sendo que algumas informaram os resultados obtidos. Outro ponto a ser destacado que nada foi informado a respeito do passivo ambiental e nenhum dado que pudesse denegrir a imagem da empresa foi evidenciado. Por tudo isso, inferese que so insatisfatrias as informaes fornecidas inerentes ao meio ambiente.

Assim, considera-se que as informaes fornecidas pelas empresas ainda no atingiram o nvel desejado de acordo com as recomendaes encontradas na literatura e tambm sob o ponto de vista dos autores. Portanto, recomenda-se a utilizao de um modelo padro de Balano Social com uniformidade dos indicadores quanto sua expresso. O modelo que se sugere, alm dos itens constantes do Balano Social do modelo IBASE, deve conter: faturamento bruto; lucro lquido; quantidade de atendimentos mdicos e odontolgicos; nmero de horas de treinamento e quantidade de pessoas treinadas em programas de qualificao profissional; nmero de crianas que utilizam os servios de creche; gastos e quantidade de horas com treinamento em preveno de acidentes de trabalho; gastos e quantidade de horas com programas de ginstica na empresa; nmero de empregados no incio do ano; nmero de demisses durante o ano; nmero de homens que trabalham na empresa; nmero de empregados por tempo de servio; nvel de escolaridade dos funcionrios; empregados por faixa etria; tributos e contribuies distribudos ao governo por esfera governamental; contribuies para entidades filantrpicas; apoio a projetos institucionais; investimentos em meio ambiente individualizados por projeto; passivo ambiental (obrigaes j assumidas e contingentes); resultados obtidos com programas e projetos ambientais implantados. Em suma, deve abranger os aspectos de Recursos Humanos, Ambientais, DVA e Benefcios e Contribuies para a Sociedade em geral, em uma nica demonstrao, com dados dos trs ltimos exerccios e acompanhada de notas explicativas. Ressalte-se que o resultado da pesquisa no est respaldado por tcnicas estatsticas e no pode ser estendido ao universo

das indstrias catarinenses, tendo em vista o reduzido nmero de Balanos Sociais obtidos e analisados. Finalmente, pode-se apresentar como sugestes para novas pesquisas:
Desenvolvimento de um modelo padro de Balano Social com as caractersticas sugeridas neste trabalho, incluindo estudo de notas explicativas apropriadas; Modelo de Auditoria para o Balano Social; Balano Social em moeda de poder aquisitivo constante; Sistema de Informao para elaborao do Balano Social.

BIBLIOGRAFIAS
CARROLL, Archie, BUCHHOLTZ, Ann K. Business and society: ethics and stakeholder management. 4 ed. Cincinnati. Ohio: South-Western College Publishing, 1999. 750 p. [ Links ] DE LUCA, Mrcia Martins Mendes. Demonstrao do valor adicionado. So Paulo, 1991. Dissertao (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo, So Paulo. [ Links ] ______. Demonstrao do valor adicionado: do clculo da riqueza criada pela empresa ao valor do PIB. So Paulo: Atlas, 1998. [ Links ] DLANO, Alfonso Silva. O balano social, utopia ou realidade na empresa latino-americana?. In: GONALVES, Ernesto Lima (Org.). Balano social da empresa na Amrica Latina. So Paulo: Pioneira, 1980. [ Links ] ESTADO DE SANTA CATARINA - SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Informaes. Disponvel em: <http://sef.sc.gov.br/principal/index/superior.htm>. Acesso em: 14 jun. 2003. [ Links ] FARIAS, Vilson Francisco de. De Portugal ao sul do Brasil 500 anos: histria - cultura - turismo. Florianpolis: Ed. do autor, 2001. [ Links ] IESC - FEDERAO DAS INDSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Uma histria voltada para a indstria catarinense. Florianpolis: Expresso, 2000. [ Links ] FREIRE, Ftima de Souza, REBOUAS, Tereza Raquel da Silva. Uma descrio sucinta do balano social francs, portugus,

belga e brasileiro. In: SILVA, Csar Augusto Tibrcio, FREIRE, Ftima de Souza (Orgs.). Balano social: teoria e prtica. So Paulo: Atlas, 2001. [ Links ] GONALVES, Ernesto Lima (org.). Balano social: instrumental de avaliao de desempenho e correo do planejamento social na vida da empresa. Balano social da empresa na Amrica Latina. So Paulo: Pioneira, 1980. [ Links ] GRAY, Rob. Social and enviromental responsibility, sustainability and accountability: can the corporate sector deliver? Center for Social and Environmental Accounting Research. 2000, Glasgow, UK. Disponvel em: <http://www.gla.ac.uk/departments/accounting/csear/.html>. Acesso em: 14 set. 2002. [ Links ] GRAY, Rob, COLLISON, David, BEBBINGTON, Jan. Environmental and social accounting & reporting. Center for Social and Environmental Accounting Research. 1998, Glasgow, UK. Disponvel em: <http://www.gla.ac.uk/departments/accounting/csear/.html>. Acesso em: 15 set. 2002. [ Links ] HENDRIKSEN, Eldon S., VAN BREDA, Michel F. Teoria da contabilidade. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1999. [ Links ] IBASE - INSTITUTO BRASILEIRO DE ANLISES SOCIAIS E ECONMICAS. Legislao. Disponvel em: <http://www.balancosocial.org.br/legis.html>. Acesso em 13 nov. 2002. [ Links ] IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Economia. Disponvel em: <http://www1.ibge.gov.br/home/estatstica/economia/tabela05. pdf>. Acesso em: 15 jan. 2003. [ Links ] IUDCIBUS, Srgio de, MARTINS, Eliseu, GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade das sociedades por aes. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2000. [ Links ] KROETZ, Cesar Eduardo Stevens. Balano social: teoria e prtica. So Paulo: Atlas, 2000. [ Links ] MARTINS, Eliseu. Balano social - idia que merece permanecer. Gazeta Mercantil. 18 set. 1997, p. A-3. Disponvel em: <http://www.kmpress.com.br/c0918a3ahtm>. Acesso em: 12 set. 2002. [ Links ] PINTO, Anacleto Laurino. Balano social: avaliao de informaes fornecidas por empresas industriais situadas no Estado de Santa Catarina. So Paulo, 2003. Dissertao (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo, So Paulo. [ Links ]

RIBEIRO, Maisa de Souza. Contabilidade e meio ambiente. So Paulo, 1992. Dissertao (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo. [ Links ] ______. Custeio das atividades de natureza ambiental. So Paulo, 1998. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo. [ Links ] RIBEIRO, Maisa de Souza, MARTINS, Eliseu. Aes das empresas para a preservao do meio ambiente. ABRASCA Associao Brasileira das Companhias Abertas. So Paulo, Boletim n 415, p. 3-4, set. 1998. Disponvel em: <http://www.eac.fea.usp.br/eac/publicacoes/artigos.asp>. Acesso em: 20 set. 2002. [ Links ] SANTIAGO, Nelson Marcelo. Acib - 100 anos construindo Blumenau. Blumenau: Expresso, 2001. [ Links ] SANTOS, Ariovaldo dos. Demonstrao contbil do valor adicionado - DVA: um instrumento para medio da gerao e distribuio de riqueza das empresas. So Paulo, 1999. Tese (Livre-Docncia em Contabilidade) - Departamento de Contabilidade e Aturia da Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo. [ Links ] TAYLOR, Robert. Balano social: instrumental de avaliao de desempenho e correo do planejamento social na vida da empresa. In: GONALVES, Ernesto Lima (Org.). Balano social da empresa na Amrica Latina. So Paulo: Pioneira, 1980. [ Links ] ______. O homem na empresa: o planejamento social. In: GONALVES, Ernesto Lima (Org.). Balano social da empresa na Amrica Latina. So Paulo: Pioneira, 1980. [ Links ] TINOCO, Joo Eduardo Prudncio. Balano social: uma abordagem scio-econmica da contabilidade. So Paulo, 1984. Dissertao (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo. [ Links ] ______. Contribuio ao estudo da contabilidade estratgica de recursos humanos. So Paulo, 1996. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo. [ Links ] ______. Balano social: uma abordagem da transparncia e da responsabilidade pblica das organizaes. So Paulo: Atlas, 2001. [ Links ] Recebido em 22.12.03 Aceito em 29.03.04

* Artigo baseado no trabalho de Dissertao de Mestrado de mesmo ttulo.

NOTA:
Endereo dos autores: ANACLETO LAURINO PINTO UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJA R. URUGUAI, 458 - CENTRO TIJUCAS - SC 88302-202 MAISA DE SOUZA RIBEIRO USP - FEA AV. BANDEIRANTES, 3.900 RIBEIRO PRETO - SP 14040-900

You might also like