You are on page 1of 4

PortalTM

Alimentos podem interferir nas emoes


Autoria de edna de carvalho mesquita Wednesday, 24 de June de 2009 ltima Atualizao Wednesday, 24 de June de 2009

Especialistas ensinam a equilibrar o humor com a alimentao

Apesar de ainda no haver um consenso cientfico, h muitos estudos sobre a influncia da alimentao nas emoes. Cabem aos especialistas que defendem essa idia, explicar as causas dos transtornos emocionais pelo alimento e sugerir nutrientes adequados que possam contribuir para o equilbrio do humor.

O Food and Mood Project - Projeto Comida e Humor-, elaborado pela especialista inglesa Amanda Geary, mostrou que as mudanas no que comemos podem ser positivas para a sade mental. Os indivduos estudados, ao aumentarem o consumo de frutas, peixes e lquidos em detrimento do acar, cafena, lcool e chocolate, demonstraram uma melhora na instabilidade emocional, na depresso e em ataques de pnico e ansiedade.

- A alimentao afeta o humor por causa de sua composio nutricional. As vitaminas e os minerais, presentes em frutas e verduras, por exemplo, so alguns dos responsveis pela regulao do organismo. E essa regulao esta diretamente associada ao estado emocional. Alm disso, esses nutrientes fornecem energia para o corpo, o que garante o bom humor - diz a nutricionista Claudia Gonzaga, conselheira do Conselho Federal de Nutricionistas (CNF).

Ao ingerir um alimento, os nutrientes nele contidos atuam na formao e liberao de neurotransmissores, que so enviados para o Sistema Nervoso Central, rgo considerado responsvel pelo estado de humor. A principal responsvel pela sensao de bem estar a to conhecida serotonina. Mas, de acordo com a nutricionista funcional Suzana Machado, do Centro Valria Paschoal de Nutrio Funcional, h variveis que podem complicar a produo e liberao da substncia.

- A serotonina o neurotransmissor que est ligado ao bom humor. Quando os sinais, que so enviados ao sistema nervoso central, esto em desequilbrio, quer seja por deficincia nutricional, como por outros distrbios fisiolgicos, provocam uma deficincia na produo de serotonina, que est ligada ao bom humor. Esse fator desencadeia diversas alteraes em nosso sistema nervoso, como depresso, ansiedade, aumento de peso e fadiga - explica a nutricionista.

Na nutrio, a falta de vitaminas C, B6 e B12 assim como de magnsio, cido flico causam deficincia de serotonina no corpo. Portanto, quem anda de baixo astral pode incluir na dieta alimentos como laranja, cereais, frutas e verduras - que ajudam a melhorar o nimo. A ausncia do triptofano, aminocido precursor da serotonina, tambm debilita o estado emocional. O triptofano est presente na soja, arroz integral, po integral, leite, iogurte, feijo e lentilha.

Se por um lado, a ausncia de determinados alimentos na dieta pode contribuir para deixar o indivduo cabisbaixo, a presena de outros pode potencializar estresses, ansiedades e depresses. De acordo com Suzana Machado, os alimentos com alto teor de colesterol e gorduras saturadas desequilibram a flora intestinal, alterando a produo do hormnio e gerando a constipao caracterstica do estresse.

http://www.terradosmilagres.com.br

Powered by Joomla!

Gerado: 14 August, 2009, 07:37

PortalTM

Alm disso, um intestino que no est saudvel promove uma absoro insuficiente dos nutrientes, e ainda pode causar a resistncia insulina e gerar doenas crnicas como obesidade, diabetes, hipertenso, entre outras.

A nutricionista Danielly Costa, mestre em Bioqumica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), alerta sobre os efeitos de uma dieta rica em gorduras e pobre em carboidratos no corpo do individuo e consequentemente em seu estado emocional.

- Uma dieta rica em gorduras e protenas e ao mesmo tempo, pobre em carboidratos, leva o indivduo a desenvolver um estado fisiolgico chamado de cetoacidose, no qual as clulas do nosso organismo no so capazes de utilizar os carboidratos como principal fonte de energia. Na ausncia deste nutriente, o crebro passa a utilizar principalmente as gorduras como fonte energtica. E como resultado do metabolismo de gorduras, h um aumento da produo de substncias chamadas corpos cetnicos. Estas substncias levam o indivduo a desenvolver sintomas como fadiga e mal estar, podendo afetar negativamente o humor - explica a nutricionista.

Para melhorar o funcionamento do organismo, a nutricionista Patrcia Davidson, da VP Consultoria, recomenda a ingesto de frutas, legumes e verduras orgnicas, que protegem a parede intestinal da ao nociva de bactrias e toxinas, e aconselha que se evite, alm da ingesto de acares e gorduras, as carnes vermelhas e o sal, que aumenta a presso sangunea, exaurindo a glndula que nos ajuda a lidar com o estresse.

Os alimentos que provocam reaes estimulantes tambm podem desencadear sensaes indesejadas. Alm do caf, o chocolate, provoca a liberao de adrenalina, alterando o metabolismo. Essa mudana causa o aumento da tenso nervosa e o ganho de peso, conforme explica Davidson. Ela chama ateno tambm para o uso equivocado das bebidas alcolicas, erroneamente encaradas como relaxantes:

- O lcool reduz a capacidade de o fgado lidar com as toxinas do organismo, fazendo com que elas permaneam no sistema, gerando danos como o acmulo de gordura no corao e enfraquecimento do sistema imunolgico - relata a nutricionista.

Vale dizer que todas essas sugestes no fazem parte de uma frmula da felicidade. Elas apenas contribuem para a melhora do funcionamento do organismo e da produo dos neurotransmissores responsveis pelo bem estar.

Dicas de alimentos para melhorar o humor

A nutricionista Ana Luiza Baldan, da Equilibrium Health Food, mostra alguns dos principais alimentos que podem auxiliar a melhorar e manter o astral l em cima. Confira.

Chocolate
http://www.terradosmilagres.com.br Powered by Joomla! Gerado: 14 August, 2009, 07:37

PortalTM

Alm do acar, ele contm tirosina - substncia que estimula a produo de serotonina - e minerais importantes como cobre, mangans e magnsio (nutriente ausente no perodo pr-menstrual). Dispara a produo de endorfina e dopamina - neurotransmissores responsveis pelo relaxamento. Porm, deve ser consumido com cautela.

Aveia Cereal com altas doses de triptofano e bons nveis de selnio, que colabora para a produo de energia.

Ovos e Soja A colina e a lecitina, presentes nos ovos e na soja, afetam de maneira favorvel o funcionamento do crebro em pessoas com alterao de humor.

Peixes e frutos do mar Grandes fontes de minerais importantes para a atividade cerebral, como o selnio e outras substncias como os cidos graxos mega. Tambm ajudam a combater o cansao e a ansiedade. A maioria dos frutos do mar, em especial a ostra, so ricos em zinco, mineral essencial para o bom humor.

Alface Tem poderoso efeito calmante em razo da lactucina, substncia presente, em maior quantidade nos talos e corao, que devem fazer parte das saladas, juntamente com as folhas.

Leite Produz um efeito relaxante em toda a musculatura graas ao triptofano, que precursor da serotonina.

Brcolis / Abacate Rico em cido flico, importante para a liberao da serotonina. Garante tambm o bom humor, alm de renovar as clulas e previner "falhas" no sistema nervoso dos fetos, sendo essencial para as gestantes.

Banana Contm duas substncias que auxiliam o humor: os carboidratos, que estimulam a produo de serotonina e a vitamina B6, que garante mais energia. tima como opo de lanche rpido.

http://www.terradosmilagres.com.br

Powered by Joomla!

Gerado: 14 August, 2009, 07:37

PortalTM

Goiasnet.com

http://www.terradosmilagres.com.br

Powered by Joomla!

Gerado: 14 August, 2009, 07:37

You might also like