You are on page 1of 2

LEI N 2.

046/2010

Modifica denominao de Secretaria e d outras providncias O Povo do Municpio de Viosa, por seus representantes legais, aprovou e eu, em seu nome, sanciono e promulgo a seguinte Lei:

Art. 1. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente passa a denominar-se Secretaria Municipal de Agricultura, rgo este responsvel pelo fomento agropecuria, por intermdio de programas de desenvolvimento rural, sem agresso ao meio ambiente e permitindo o cumprimento da funo social da terra. Pargrafo nico A Secretaria Municipal de Agricultura ter a seguinte estrutura administrativa: I - departamento de Apoio Motomecanizado, Estrada e Rodagem; II - departamento de Agricultura. Art. 2. Ao Departamento de Apoio Motomecanizado, Estrada e Rodagem compete: I promover a manuteno e guarda dos equipamentos agrcolas do Municpio; II elaborar a programao das atividades da patrulha motomecanizada no meio rural; III emitir parecer sobre compra ou alienao de equipamentos e mquinas do Departamento, quando necessrio; IV organizar e manter atualizado o mapa cadastral das estradas rurais do Municpio, com registro de todos os dados sobre cada uma delas, tais como extenso, largura, condies de uso, existncia de pontes e mata-burros, localidades servidas, com vistas identificao de cada estrada rural; V promover a conservao das estradas rurais; VI cadastrar os produtores rurais do Municpio, para fornecimento de equipamentos agrcolas, visando ao preparo do solo para plantio, dando prioridade aos produtores de baixa renda; VII atender, de acordo com programao prvia, prioritariamente, os produtores de baixa renda em suas necessidades com equipamentos agrcolas; VIII executar atribuies correlatas determinadas pelo Secretrio. Art. 3. Ao Departamento de Agricultura compete: I supervisionar e controlar o funcionamento dos mercados e feiras do Municpio; II fiscalizar, mediante inspees freqentes e peridicas, a higiene e o asseio dos mercados e feiras;

III examinar o estado sanitrio das mercadorias e dos produtos colocados venda no comrcio local, promovendo sua inutilizao ou interdio ao consumo, quando estiverem deteriorados ou atentarem contra a higiene; IV supervisionar e controlar a inspeo sanitria animal no mbito do Municpio, tanto no abate quanto na comercializao; V supervisionar e orientar, atravs dos meios a seu alcance, o uso de agrotxicos e anabolizantes; VI incentivar a anlise de solo, com o propsito de se fazer correo de acidez e adubao adequada; VII criar e manter ncleos de demonstrao e experimentao de tecnologias apropriadas ao pequeno produtor rural; VIII criar meios de comercializao direta entre pequenos produtores e consumidores; IX indicar a necessidade de realizao de convnio com rgos e empresas responsveis pela extenso rural do Municpio; X promover meios de divulgao para orientar o produtor rural sobre os objetivos do Departamento, bem como de dados tcnicos relevantes, concernentes poltica agrcola; XI assistir o produtor rural visando orient-lo para a adoo de novos processos de produo, objetivando o melhor desempenho e o aumento da produo ou da produtividade; XII fiscalizar a utilizao dos produtos qumicos de combate s pragas e insetos nocivos, atravs de processos que no sejam danosos populao; XIII planejar e executar a poltica rural na forma da lei, a participao dos setores de produo envolvendo tcnicos da rea, produtores e trabalhadores rurais, setores de comercializao, armazenamento e abastecimento, levando-se em conta, especialmente: a) a assistncia tcnica e a extenso rural; b) o cooperativismo e o associativismo; c) a eletrificao rural e a irrigao; d) o cumprimento da funo social da terra. Art. 4. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

Viosa, 15 de julho de 2010

Celito Francisco Sari Prefeito Municipal

(A presente Lei foi aprovada em reunio da Cmara Municipal, no dia 15/07/2010)

You might also like