You are on page 1of 3

A produo brasileira no campo das articulaes entre Psicanlise e Educao a partir de 1980.

Maria Cristina Machado Kupfer Beethoven Hortencio Rodrigues da Costa Delia Maria De Csaris Flvia Fl Cardoso Maria de Lourdes Ornellas Marise Bartolozzi Bastos Nicole Crochik Odana Palhares Com a inteno de se conhecer o que havia sido produzido no Brasil nas articulaes entre Psicanlise e Educao, foi feito um levantamento de teses de doutorado, livros e artigos nos quais figuravam a palavra chave Psicanlise e Educao, Banco de Teses CAPES, a revista Estilos da Clnica, sites de editoras, anais dos Colquios do LEPSI (IP/FE USP) e o Diretrio de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Do trabalho resultou em uma base de dados que rene informaes sobre os trabalhos que se podem considerar como produes brasileiras nesse campo. O artigo faz um breve histrico sobre o tema (Psicanlise e Educao) e seu uso/estudo e publicaes no Brasil e no mundo. Na base de dados levantada foram encontradas diversas maneiras de encarar esta articulao, H os que no fazem seno uma justaposio entre os dois campos. Colocam-nos de forma paralela, e fazem consideraes em torno de noes dos dois campos, sem extrair consequncias ou fazer cruzamentos conceituais.(...) H ainda aqueles que realizam uma leitura marcada por um vis ideolgico: a psicanlise comparece, nessa leitura, como uma ditadora de normas e prescries sobre aquilo que deve ou no dever ser realizado no campo da educao. Uma relao tpica de colonizador-colonizado. A psicanlise coloniza a educao. H tambm os que designam para a psicanlise a tarefa de iluminar processos subjacentes ao campo educativo; nesses casos, privilegia-se o pensar sobre, o olhar sobre o educativo. A psicanlise sobrevoa e interpreta o educativo, em uma relao de tipo total que tudo sabe: uma relao de mestria. Todas elas esto sendo consideradas relaes de exterioridade de um campo em relao ao outro.

O grupo separou os grupos e produes (artigos, livros e teses [277 ao todo] ) encontrados por categorias (de 1 5), partindo dos conceitos chaves psicanalticos que embasariam os trabalhos. So eles:
Tema 1: A transferncia no campo educativo (tema que, segundo o artigo, no final da dcada de 80 comeara a chamar a ateno dos educadores a partir do livro Freud e a Educao de Maria Cristina Kupfer, 1989):

Da perspectiva freudiana, a transferncia no encontrada s no mbito da clnica. Polticos, educadores, lderes, mdicos, todo tipo de pessoas tem que enfrentar problemas transferenciais em suas vidas dirias. Na medida em que a transferncia sempre uma questo de acreditar no saber de seu legtimo representante, seja ele poltico, professor, mdico ou psicanalista (Gueguen, 1997, p. 95). Lacan (1998) define transferncia como a atualizao da realidade sexual do inconsciente, referindo-se categoria de ato, colocao em ato, na medida em que a transferncia um processo de produo do inconsciente na relao analtica (p. 143, traduo do autores do artigo). Na Educao, Filloux (2002) observa que nas descries sobre a natureza dos laos entre professor e aluno, educador e criana, formador e sujeitos em formao, etc., fala-se de fenmenos transferenciais, de transferncias e no da transferncia no quadro da pratica analtica. Filloux (2002) afirma ainda que, reconhecer a existncia da transferncia reconhecer a existncia dos processos psquicos inconscientes e das leis que os governam; no entanto, somente no quadro do tratamento possvel conhecer a natureza real da transferncia que, fora dele, permanece secreta (p. 57), e nesse segredo mesmo que reside uma condio essencial de socializao: a transferncia, fenmeno afetivo normal, governado pelo mecanismo inconsciente do deslocamento, destinado a promover a adaptao social (p. 71). Nos trabalhos destacados nesta categoria (1) diferentes abordagens sobre o fenmeno no campo da educao foram encontrados como por exemplo o conceito de contratransferncia, que prprio da escola inglesa, e em outros algumas noes lacanianas foram utilizadas como a de mudana subjetiva e sujeito suposto saber. A aceitao de que o fenmeno existe em toda relao social estava presente em todos os trabalhos. Tal como dito por Freud e confirmado por Filloux.

Tema 2: A psicanlise, o discurso pedaggico e a contemporaneidade Tema 3: Alunos e professores na relao com o saber Tema 4: Tratar e educar Tema 5: Formao de professores e psicanlise Nos temas o grupo explica o conceito que embasa os trabalhos e relata o que os trabalhos observados nos dizem acerca do tema e sua aplicao na relao psicanlise e educao.

You might also like