You are on page 1of 18

1

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)

MANUAL DE ELABORAO DE TRABALHO ACADMICO CIENTFICO

2009

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)

2 Estrutura geral de um trabalho acadmico


2.1 Elementos pr-textuais
2.1.1 Capa dura 2.1.2 Lombada 2.1.3 Capa 2.1.4 Folha de rosto 2.1.5 Ficha catalogrfica 2.1.6 Errata 2.1.7 Folha de aprovao 2.1.8 Dedicatria 2.1.9 Agradecimento 2.l.10 Epgrafe 2.1.11 Resumo na lngua verncula 2.1.12 Resumo em lngua estrangeira 2.1.13 Palavras-chave na lngua verncula 2.1.14 Palavras-chave em lngua estrangeira 2.1.15 Lista de ilustraes 2.1.16 Lista de tabelas 2.1.17 Lista de abreviaturas e siglas 2.1.18 Lista de smbolos 2.1.19 Sumrio

03 03 03 04 04 05 06 07 07 08 08 09 09 09 09 09 09 10 11 11 11 12 12 13 14 15 15 16 16 16 17 17 17 17

2.2 Elementos textuais


2.2.1 Introduo 2.2.2 Desenvolvimento do trabalho 2.2.3 Referencial terico 2.2.4 Metodologia 2.2.5 Apresentao dos resultados 2.2.6 Anlise dos resultados 2.2.7 Sntese e concluses

2.3 Elementos ps-textuais


2.3.1 Glossrio 2.3.2 Referncias 2.3.3 Apndice 2.3.4 Anexos

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)

2 ESTRUTURA GERAL DE UM TRABALHO ACADMICO


Um trabalho acadmico formado por elementos pr-textuais, textuais e pstextuais, com elementos obrigatrios e/ou opcionais.

2.1 Elementos Pr-Textuais


Fazem parte dos elementos pr-textuais todos aqueles que antecedem o texto do trabalho.

2.1.1 Capa dura


Representa a proteo externa do trabalho e onde se imprimem as informaes necessrias sua identificao. A cor da capa deve ser padronizada, de modo a representar a rea do conhecimento da qual faz parte, com letras em dourado e fonte tamanho 16. Os elementos obrigatrios so: a) nome da instituio, faculdade e curso; b) nome do autor; c) ttulo; d) subttulo (quando houver); e) nmero de volume (se houver mais de um) f) local (cidade da instituio); g) ano da entrega.

UNIVERSIDADE CIDADE DE SO PAULO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAO

SIMONE LUIZ GOMES BENITO MARESCA: FORMAO E TRAJETRIA PROFISSIONAL DE UM EDUCADOR

SIMONE LUIZ GOMES

BENITO MARESCA FORMAO E TRAJETRIA PROFISSIONAL DE UM EDUCADOR

SO PAULO 2008

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq) 2.1.2 Lombada


Pela norma NBR 12.225/2004, deve conter: a) nome do autor, de forma legvel e impresso do alto para o p da lombada; b) ttulo do trabalho (impresso da mesma forma que o nome do autor) em caixa alta menor; c) elemento alfanumrico de identificao, como volume e/ou ano de entrega.

Ttulo do trabalho

2 Sigla da Instituio

UNICID 2008

SIMONE LUIZ GOMES

BENITO MARESCA: FORMAO E TRAJETRIA PROFISSIONAL DE UM EDUCADOR

Ano Nome do Autor

2.1.3 Capa (obrigatrio)


Contm os mesmos elementos que a capa dura impressos no mesmo tipo de papel do corpo do trabalho.

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)


Margem Superior: 3 cm Tamanho da Fonte: 14 a 15
UNIVERSIDADE CIDADE DE SO PAULO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAO

SIMONE LUIZ GOMES

Espao entre linhas: 1,5

BENITO MARESCA: FORMAO E TRAJETRIA PROFISSIONAL DE UM EDUCADOR

Tamanho da Fonte: 16 a 20

Margem Esquerda: 3 cm

Margem Direita: 2 cm

Margem inferior: 2 cm

SO PAULO 2008

2.1.4 Folha de rosto (obrigatrio)


Contm os seguintes elementos: a) nome do autor; b) ttulo principal do trabalho; c) subttulo (quando houver, deve ser colocado aps o ttulo principal e precedido de dois pontos); d) nmero de volumes (se houver mais de um) e) natureza do trabalho (trabalho de concluso de curso, dissertao, tese e outros); f) nome da instituio; f) rea de concentrao (nvel de ensino, curso, programa e outros); g) nome do orientador e, se houver, do co-orientador; h) local (cidade) da instituio; i) ano de entrega.

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)


Tamanho da Fonte: 14 a 18

Margem Superior: 3 cm Espao entre linhas: 1,5

SIMONE LUIZ GOMES

BENITO MARESCA: Formao e trajetria profissional de um educador

Tamanho da fonte: 16 a 20

Margem esquerda: 3 cm

.
Dissertao apresentada ao Programa de Mestrado em Educao da Universidade Cidade de So Paulo,como requisito exigido para obteno do ttulo de Mestre.

Entre linhas: simples Tamanho da fonte: 10 a 12 Alinhamento: Justificado Recuo: 9 cm

Margem inferior: 2 cm

SO PAULO 2008

Margem Direita: 2 cm

Obs: Podemos ter outros tipos de trabalhos que podem apresentar essa formatao: * Trabalho de Concluso de Curso apresentado Universidade Cidade de So Paulo, como parte dos requisitos para a obteno do ttulo de Bacharel em...(nome do curso). * Trabalho apresentado disciplina de (nome completo da disciplina) do curso de (nome do curso) da Universidade Cidade de So Paulo, sob a orientao do Prof. (a) .....(nome).

2.1.5 Ficha Catalogrfica (obrigatria)


A ficha, que fornecida pela Biblioteca, deve ser colocada no verso da folha de rosto ou aps, para a verso digital. Para tanto deve ser feita uma solicitao para o e-mail: bib@cidadesp.edu.br, na qual deve haver a folha de rosto do trabalho, sumrio, resumo, palavras-chave e a quantidade de pginas do trabalho.

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)


Margem Superior: 3 cm Verso da folha de rosto

Dados necessrios para elaborao: - folha de rosto; - resumo; - palavraschave;

Ficha Catalogrfica

Margem Inferior: 2 cm

Margem Direita: 3 cm

2.1.6 Errata (opcional)


Constituda pela referncia do trabalho. Apresenta a lista de pginas e linhas em que ocorreram erros, seguida das devidas correes. Deve ser acrescida ao trabalho, quando necessria, depois da impresso e pode assumir o formato de folha avulsa ou encartada. Quando encartada, deve ser inserida logo aps a folha de rosto. Exemplo:
ERRATA MOREIRA, Samara. Comportamento de Compra no Shopping Lindia, 2007.Trabalho de concluso do Curso de Administrao Faculdade Senac/RS, Porto Alegre, 2007. Folha 15 23 Linha 19 5 Onde se l markeling SWOF Leia-se marketing SWOT

2.1.7 Folha de aprovao (obrigatrio)


Apresenta os seguintes dados: nome do autor, ttulo do trabalho e subttulo, natureza, objetivo, nome da instituio, rea de concentrao, data da aprovao, nome, titulao e assinatura dos componentes da banca examinadora e da instituio a que pertencem.

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)


Tamanho da Fonte: 14 Margem Superior: 3 cm

SIMONE LUIZ GOMES

BENITO MARESCA: Formao e Trajetria profissional de um educador

Tamanho da Fonte: 14 a 16

.
Dissertao apresentada ao Programa de Mestrado em Educao da Universidade Cidade de So Paulo, como requisito exigido para obteno do ttulo de Mestre.

Espao entre linhas: 1,5

rea de concentrao: Data da defesa:

Margem esquerda: 3 cm

Resultado: ____________________________

BANCA EXAMINADORA: Prof. Dr. Potiguara Accio Pereira Universidade Cidade de So Paulo Prof. Dra. Margarete M. B. Rosito Universidade Cidade de So Paulo Prof. Dr. Luis C. D. Saldanha Universidade Federal de So Carlos _______________________

Tamanho da fonte: 12 Entre linhas: 1,5

_______________________

_______________________

Margem inferior: 2 cm

Margem direita: 2 cm

2.1.8 Dedicatria (opcional)


Apresenta as homenagens feitas pelo autor, em seu trabalho, a outras pessoas. Exemplo: Ao Joo e a Ins, exemplos de vida, alicerce de sabedoria e conhecimento.

2.1.9 Agradecimento (opcional)


Feito pelo autor, a todos que, de alguma forma, contriburam para a elaborao do trabalho.Exemplo: Profa. Claudete dos Anjos, pela inestimvel orientao; a toda minha famlia que se fez presente e soube compreender a importncia deste projeto em minha vida; aos professores deste curso, pelo apoio, dedicao e por acreditarem em mim e a todos os meus colegas, que fizeram parte desta incrvel jornada.

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq) 2.1.10 Epgrafe (opcional)


Frase, pensamento ou at mesmo versos que o autor insere com a respectiva citao no corpo do trabalho. Estas epgrafes tambm podero aparecer nas folhas iniciais dos captulos ou sees. Esta folha no recebe ttulo e o projeto grfico fica a critrio do autor. Exemplo: Um pas se faz com homens e livros. Monteiro Lobato

2.1.11 Resumo na lngua verncula (obrigatrio)


O resumo (NBR 6028) se refere a uma seqncia de frases que deve incluir de forma sucinta os objetivos do trabalho, a metodologia utilizada e os principais resultados obtidos. Deve ser elaborado somente aps o trmino da pesquisa. O resumo, que deve ser precedido da referncia do documento, deve ser redigido em um nico pargrafo, com extenso de no mximo 500 palavras.

2.1.12 Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio)


Verso em lngua estrangeira, preferencialmente, em lngua inglesa: Lngua Inglesa: Abstract Lngua Espanhola: Resumn Lngua Francesa: Resume

2.1.13 Palavras-chave na lngua verncula (obrigatrio)


Tambm conhecidas como descritores, so termos que focalizam os assuntos essenciais abordados no trabalho. Podem ser formadas por uma nica palavra ou mais. Sua funo facilitar a recuperao (localizao) do trabalho quando for realizada a consulta. O nmero de palavras-chave no deve ultrapassar cinco. Devem vir relacionadas logo aps o resumo, antecedidas da expresso Palavras-chave: separadas entre si e finalizadas por ponto.

2.1.14 Palavras-chave em lngua estrangeira (obrigatrio)


Verso em lngua estrangeira das palavras-chave: Lngua Inglesa: Keywords Lngua Espanhola: Palabras-clave

2.1.15 Lista de ilustraes (opcional)


Folha que contm a lista das ilustraes apresentadas no trabalho (figuras, desenhos, esquemas, fluxogramas, tabelas, grficos, fotografias, quadros, mapas, organogramas, plantas, retratos e outros), especificadas de acordo com a ordem em que aparecem no texto e identificadas pelo nmero da pgina. recomendvel quando se apresentam mais de trs itens, para separar cada tipo de ilustrao, ou para fazer uma lista especfica para cada uma delas.

10

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)


O ttulo deve ser centralizado, sem indicativo numrico, obedecendo ordem que aparecem no texto, exceto para Abreviaturas e Siglas, que devem estar relacionadas em ordem alfabtica. Obs: as listas especficas devem ser apresentadas em folhas separadas e obedecer a seguinte ordem: 1 - Lista de Figuras; 2 Lista de Tabelas; 3 Lista de Abreviaturas e siglas; 4 Lista de Smbolos. 5 - Lista de Quadros

2.1.16 Lista de tabelas


Relao das tabelas na ordem em que se sucedem, acompanhadas do respectivo nmero de pgina.

Margem Superior: 3 cm Tamanho da Fonte: 14 Alinhamento: Centralizado


LISTA DE TABELAS

Tabela 1 Perodos e Estlos Musicais ........................................ 08 Tabela 2- Trajetria Benito Maresca............................................10 Tabela 3- Tcnicas.........................................................................12

Tamanho da Fonte: 12

Espao entre linhas: 1,5

Margem Esquerda: 3 cm

Margem Direita: 2 cm Margem Inferior: 2 cm

11

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq) 2.1.17 Lista de abreviaturas e siglas (opcional)


Se ao longo do texto houver meno de vrias abreviaturas e siglas, importante elaborar uma lista para facilitar a compreenso do assunto. Devem ser colocadas em ordem alfabtica com o respectivo significado. Recomenda-se, quando o nmero grande, a elaborao de uma lista prpria para abreviaturas e outra para siglas.

2.1.18 Lista de smbolos (opcional)


Folha, em ordem alfabtica, com lista de smbolos usados no texto, seguidos do seu respectivo significado.

2.1.19 Sumrio (obrigatrio)


Enumerao das principais sees e demais elementos componentes do trabalho, na ordem e grafia em que aparecem e acompanhadas da respectiva paginao. O sumrio uma lista com os nomes das sees primrias e secundrias principais (captulos e sub-captulos), na ordem em que aparecem no texto, seguidos da sucessiva e respectiva paginao, com a indicao da primeira pgina onde se localizam. No caso de haver mais de um volume, o sumrio deve ser repetido de forma completa em todos os volumes. No se deve usar a palavra ndice, que adequada apenas para identificar uma relao detalhada dos assuntos, relao de nome de pessoas, nomes geogrficos, geralmente em ordem alfabtica. Os elementos pr-textuais no devem constar do sumrio (vide normas NBR 6027 e NBR 6024).

12

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)


Ttulo: Tamanho Fonte: 14 Entre linhas: Duplo Alinhamento: Centralizado Sumrio
RESUMO...............................................................06

Margem Superior: 3 cm

Seo primria Tamanho Fonte: 12 Aparncia: Negrito Tipo: Caixa-alta (maiscula)

ABSTRACT...........................................................07 1 INTRODUO.................................................08 2 CAPTULO I 2.1 Perodos e estilos musicais................................10 3 CAPTULO II

Seo secundria Tamanho Fonte: 12 Aparncia Normal Tipo Caixa-alta e baixa (maiscula

3.1 Lucia de Lammermoor......................................28 4 CAPTULO 4.1 O Guarani..........................................................59 5 CONSIDERAES FINAIS............................88 6 ANEXOS..........................................................100 7 REFERNCIAS ..............................................114

Espaamento entre sees: Duplo

Margem Esquerda: 3 cm

Espaamento entre linhas: Simples

Margem Direita: 2 cm Margem inferior: 2 cm

2.2 Elementos Textuais


Incio do texto propriamente dito, que composto de trs partes, a saber: introduo, desenvolvimento (ou corpo do trabalho) e concluso. nesta parte que o assunto apresentado e desenvolvido. O texto pode ser dividido em sees e subsees, para dar maior clareza na apresentao do assunto.

2.2.1 Introduo
Na introduo o autor apresenta de forma sucinta o contexto em que o problema se situa e aponta o problema da pesquisa, os motivos da escolha, os objetivos, as hipteses e/ou questes bsicas a serem respondidas e a sua relevncia acadmica e social. Se a metodologia for simples pode ser explicitada na introduo, porm se for extensa e

13

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)


complexa deve constituir uma seo em separado. A introduo no deve ser extensa. Deve servir para que o leitor possa ser esclarecido sobre o teor do trabalho. Em geral, a ltima parte a ser finalizada, pois somente ao trmino do trabalho que o autor ter a idia do seu todo.

Seo O nmero separado por um espao do ttulo Tamanho fonte:16 Entre linhas: Duplo Alinhamento: Esquerda

Margem Superior: 3 cm
5 1 INTRODUO

O corpo humano o instrumento de que dispomos para emitir sons e nos comunicar. Somos capazes de produzir sons, cantar e exteriorizar nossos sentimentos utilizando o aparelho vocal. O canto

Numerao Contar as pginas desde a folha de rosto e iniciar a numerao a partir da 1 folha textual

Texto Tamanho Fonte: 12 Entre linhas: 1,5 Alinhamento:justificado

uma das formas mais antigas de expresso humana.

Todos os fatores fisiolgicos e psicolgicos, que envolvem o sujeito, concorrem para a definio das caractersticas particulares da voz do cantor.

A qualidade das propriedades da voz humana, como timbre, extenso e intensidade, dependem de tcnica e musicalidade.

Margem Esquerda: 3 cm

Quanto extenso, a voz pode ser classificada como feminina e masculina.

Margem Direita: 2 cm

Margem inferior: 2 cm

2.2.2 Desenvolvimento do trabalho


Consiste na parte principal do trabalho, que contm a exposio ordenada e pormenorizada do assunto. Traz o contedo do estudo de modo lgico e claro, em forma de sees, subsees e itens. a parte em que o assunto estudado, discutido e analisado. O corpo do trabalho pode ser dividido em reviso da literatura, metodologia e anlise dos resultados. Na reviso da literatura (ou o quadro de referncia terico) discutida a parte terica que serviu de parmetro para a elaborao da dissertao ou tese, seus principais

14

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)


autores, o estado da arte e as pesquisas anteriores sobre o assunto. A reviso da literatura pode tambm estar incorporada no desenvolvimento dos temas apresentados nas sees, ou ento ser apresentada em seo especfica. Na metodologia, descreve-se de que forma foram obtidas as informaes que permitiram encontrar respostas para as questes de pesquisa. Nela se apresentam os mtodos utilizados, se qualitativo ou quantitativo, os instrumentos da coleta (observao, questionrios e entrevistas), caractersticas da populao-alvo, tipo de amostragem, anlises previstas etc. No caso de roteiros de entrevista ou questionrios muito extensos, os mesmos devem fazer parte do apndice. Na seqncia, os resultados so coletados, apresentados, descritos, discutidos, analisados e interpretados. Se o autor para a apresentao dos dados obtidos for utilizar tabelas e grficos, os mesmos devem, sempre que possvel, ser inseridos prximos ao texto a que se referem. Caso sejam em nmero elevado devero ser apresentados no apndice.

2.2.3 Referencial Terico


Nesta parte devem ser apresentados os trabalhos preexistentes, que serviram de arcabouo terico para as intenes de pesquisa do autor. Pode constituir um corpo nico ou ser subdividido, caso o assunto a ser tratado assim o exija. Se o assunto exigir, a ordem cronolgica dos fatos deve ser obedecida, permitindo uma viso histrica do desenvolvimento do conhecimento do tema. Tambm pode ser denominada de reviso bibliogrfica, reviso da literatura, fundamentao terica ou quadro terico de referncia. a parte em que se explicitam a(s) teoria(s) que embasa(m) a pesquisa. Consiste, pois, na explicitao das teorias e conceitos que ajudaro na compreenso do objeto da pesquisa em questo. A reviso da literatura no pode se transformar em um elenco de resenhas ou snteses de obras, mas na elaborao de um texto conciso, no qual se articulam as proposies tericas das fontes de referncia. A reviso da literatura fornece um quadro completo sobre a questo investigada, chegando at o estado da arte do campo do conhecimento. realizada para compreender e descrever a situao atual do conhecimento produzido na rea da pesquisa ou do tema. Pode tambm ser feita para situar o problema dentro de um quadro de referncia terico ou com o objetivo de fazer a reviso da pesquisa emprica principalmente dos aspectos metodolgicos - sobre o tema em questo, ou ainda para elaborar uma reviso sobre a evoluo histrica dos conceitos sobre uma determinada teoria. Portanto, a opo por uma linha de reviso da literatura depende do tipo de pesquisa que est sendo feita e do problema em questo. Assim, a reviso pode ter a finalidade de descrever o estado atual de uma dada rea de pesquisa, circunscrever um dado problema dentro de um quadro de referncia terico, explicar como um problema em questo vem sendo pesquisado empiricamente especialmente sob o ponto de vista metodolgico - e/ou recuperar a evoluo de um conceito, uma rea ou um tema inserindo essa evoluo dentro das teorias. Em suma, a reviso da literatura o estudo do que j foi escrito sobre o assunto e sobre a estrutura

15

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)


terica que fundamenta a realizao da pesquisa. Nela tambm devem fazer parte, sempre que possvel, as pesquisas realizadas anteriormente sobre o mesmo assunto. Como observa Castro (1997, p. 69), em cursos de ps-graduao se pressupe a realizao de um esforo de anlise e sntese, isto , entender o legado do conhecimento e, em seguida, elaborar sobre ele, trabalhar de maneira original e inovadora esta herana. nesta perspectiva que se coloca a reviso da literatura: entender e explicitar o legado do conhecimento disponvel, para depois elaborar uma contribuio nova.

2.2.4 Metodologia (Procedimento Metodolgico)


Destina-se a apresentar os meios utilizados pelo pesquisador para obter as informaes que serviram de base para responder s questes de pesquisa. Pode ser redigida em corpo nico ou dividida em subsees. As subsees mais comuns so: Sujeitos, Material, Procedimentos. A metodologia descreve detalhadamente como se procedeu para fazer a investigao, explicitando os mtodos e as tcnicas utilizadas. Assim, com base em autores clssicos de metodologia da pesquisa deve ser apontado: a) Quais os paradigmas terico-metodolgicos esto norteando o levantamento dos dados; b) Qual o tipo de pesquisa adotado: ser uma pesquisa qualitativa ou quantitativa. Ser feito um survey (levantamento) ou ser uma pesquisa bibliogrfica, um estudo de caso, uma anlise de contedo, uma pesquisa participante, etc.; c) Descrio dos instrumentos que foram empregados para o levantamento de dados e para a anlise dos resultados, tais como, questionrio, entrevista, dirio de campo, observao, testes laboratoriais etc. Apresentao da populao-alvo e da amostra da pesquisa, bem como dos critrios utilizados para a seleo dos elementos da amostra. Se, por exemplo, a opo de pesquisa for a realizao de uma anlise de contedo, h que se mostrar as unidades de anlise que sero investigadas, o perodo de tempo no qual ser extrada a amostra e critrios previstos para a seleo, alm das categorias para classificao e conseqente anlise dos dados. Obs: A descrio dos procedimentos metodolgicos deve ser feita usando conceitos e princpios tericos tendo por base as obras clssicas sobre Metodologia da Pesquisa, as quais devem ser referenciadas no decorrer do texto. Finalizando, recomendvel que as opes metodolgicas e as tcnicas utilizadas sejam justificadas, evidenciando-se sua pertinncia frente ao problema e objetivos da pesquisa.

2.2.5 Apresentao dos Resultados


O autor ir expor os resultados obtidos em seu trabalho de campo. Os resultados podero estar expressos em quadros, grficos, tabelas, fotografias ou outros meios que

16

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)


demonstrem o que o trabalho permitiu verificar. Os dados apresentados no devem ser repetidos em mais de um tipo de ilustrao.

2.2.6 Anlise dos resultados (Discusso)


A anlise dos resultados representa a maior contribuio que o pesquisador pode dar ao seu trabalho, pois tem a liberdade de discutir os resultados obtidos. Nesse tpico, o pesquisador deve focalizar os resultados obtidos vis-a-vis com as hipteses ou questes bsicas que desejava esclarecer. A liberdade desta seo se expressa na possibilidade de constarem dedues capazes de conduzir o leitor naturalmente s concluses. Na discusso dos resultados, o pesquisador deve atentar para as seguintes ilaes: a) estabelecer relaes entre causas e efeitos; b) apontar as generalizaes e os princpios bsicos, que tenham comprovaes nas observaes experimentais; c) esclarecer as excees, modificaes e contradies das hipteses, teorias e princpios diretamente relacionados com o trabalho realizado; d) indicar as aplicaes tericas ou prticas dos resultados obtidos, bem como, suas limitaes; e) confrontar os resultados obtidos com aqueles obtidos por outros pesquisadores; f) elaborar, quando possvel, uma teoria para explicar certas observaes ou resultados obtidos; g) explicar as limitaes no desenvolvimento de seu trabalho de pesquisa; h) sugerir, quando for o caso, novas pesquisas tendo em vista as limitaes de seu trabalho de pesquisa e a experincia adquirida no desenvolvimento de sua anlise, visando a sua complementao.

2.2.7 Sntese e Concluses


a recapitulao sinttica do trabalho, seus principais resultados e da resposta para as hipteses ou questes bsicas. Deve conter as principais recomendaes obtidas pela consecuo do trabalho e as proposies para futuras pesquisas. Na concluso, faz a concatenao entre os resultados obtidos e os objetivos estabelecidos inicialmente, verificando as hipteses e/ou respondendo s questes bsicas que se pretendia esclarecer. Assim, devem ser retomados e salientados os resultados principais obtidos pela pesquisa, em consonncia com as hipteses e os objetivos propostos, evidenciando-se as principais concluses. Pode conter tambm indicaes ou recomendaes de abordagens novas ou sugerir pistas para novos estudos ou aes.

2.3 Elementos ps-textuais


Esta seo primria compreende as informaes que complementam o trabalho acadmico.

17

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq) 2.3.1 Glossrio (opcional)


Vocabulrio explicativo dos termos, conceitos, palavras, expresses e frases utilizadas no decorrer do trabalho e que podem dar margens a interpretaes errneas ou que sejam desconhecidas do pblico alvo e no tenham sido explicadas no texto. a relao de palavras de uso restrito, empregadas no texto, em ordem alfabtica, acompanhadas das respectivas definies. Tem o objetivo de esclarecer o leitor sobre o significado de termos ou expresses pouco usuais. opcional. Deve ser colocada antes das referncias.

2.3.2 Referncias (obrigatrio)


Conjunto de elementos que permite a identificao, no todo ou em parte, do referencial terico utilizado; livros, revistas, artigos, referncias eletrnicas etc que foram registradas de forma explcita no trabalho. No devem constar nas referncias, elementos que no foram citados formalmente no texto, mesmo que tenham sido consultados. As referncias devero ser apresentadas em lista ordenada alfabeticamente por autor (sistema autor-data). Deve-se usar espaamento simples entre linhas e duplo espao entre as referncias, alinhadas esquerda. O ttulo deve ser centralizado e sem indicativo numrico.

2.3.3 Apndice (opcional)


Neste tpico (final do trabalho) so anexados os documentos elaborados pelo prprio autor com a finalidade de abonar ou documentar dados ou fatos citados no decorrer do trabalho. Os apndices so identificados por letras maisculas consecutivas do alfabeto, travesso e pelos respectivos ttulos. Exemplo: APNDICE A - Avaliao numrica... APNDICE B - Avaliao de clulas...

2.3.4 Anexos (opcional)


Neste tpico (final do trabalho) so anexadas folhas com textos ou documentos no elaborados pelo autor, que complementam o tema tratado e que foram utilizados no trabalho. Os anexos podem ser formados por questionrios, roteiros de entrevistas, grficos, leis, documentos etc. indicado por letras maisculas consecutivas, travesso, seguido pelo respectivo ttulo, em minsculo, sendo sempre citada a fonte. Exemplo: ANEXO A - Lei das patentes ANEXO B Cdigo de Defesa do Consumidor

18

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq) 2.4 Sequncia de apresentao dos elementos de um trabalho
A formatao deve ser a mesma em todo o trabalho. A apresentao deve ser em papel branco, digitado apenas no anverso da folha, excetuando-se a ficha catalogrfica. O autor responsvel pela diagramao do trabalho.

You might also like