You are on page 1of 11

A histria da Internet: pr-dcada de 60 at anos 80 [infogrfico]

Quanto tempo voc consegue ficar sem internet? Para quem est acostumado a acess-la diariamente, difcil imaginar um longo perodo de tempo sem bate-papos, sites de notcias ou jogos em rede. Mas pare para refletir por um instante: desde a inveno dos computadores, passaram-se dcadas sem esses recursos to simples e essenciais dos quais desfrutamos atualmente.

Essa complexa rede foi evoluindo a partir de diferentes necessidades, como a comunicao instantnea e at o medo da guerra. Foram avanos inicialmente simples e isolados, que foram combinados para melhorar a qualidade e quantidade de dados transmitidos at chegar ao eficiente sistema de conexes que utilizamos hoje. O Tecmundo preparou um especial sobre o incio da trajetria da rede mundial de computadores, agrupando os principais fatos e invenes da criao de nossa querida internet.

Pr-1960
Por sculos, a troca de informaes acontecia de pessoa a pessoa ou por documentos em papel. Um grande aliado nessa comunicao foi a criao do telgrafo, um sistema de transmisso de mensagens atravs de dois pontos graas a ondas de rdio ou fios eltricos. A primeira mensagem foi transmitida pelo aparelho em 1844, entre as cidades norteamericanas de Baltimore e Washington. A partir dele, o tempo gasto entre a comunicao tornou-se muito menor, mas ainda apresentava falhas. Para a poca, entretanto, j era mais do que o suficiente para conectar diferentes regies. Outra criao indiretamente relacionada com a rede a do sistema binrio. A codificao de letras do alfabeto em sequncias de dgitos binrios foi devidamente aperfeioada pelo filsofo ingls Francis Bacon, em 1605. Segundo ele, qualquer objeto poderia sofrer codificaes. Cerca de meio sculo depois, o filsofo alemo Gottfried Leibniz criou o sistema binrio como o conhecemos hoje, a partir de numerais.

Mas o que isso tem a ver com a rede? a partir de cdigos construdos por esse sistema binrio (padronizado com os numerais 0 e 1) que os computadores realizam o processamento de dados, sendo que cada bit corresponde a um dgito dessas sequncias. Sem eles, no seria possvel nem sequer realizar a leitura dessas informaes.

Alm disso, no se pode falar do incio da internet sem abordar o primeiro computador digital eletrnico, criado em 1946 por cientistas norte-americanos. O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) era uma imensa mquina de realizar clculos (pesava 30 toneladas e ocupava 180 m) e pouco tinha de armazenador ou transmissor de dados, funes posteriormente adquiridas pelo computador.

O ENIAC. (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

A dcada de 1960
Melhoras na transmisso
Em 1961, a transmisso de dados ganhou um poderoso conceito: pesquisadores como Vinton Cerf e Robert Kahn iniciam o planejamento do sistema de pacotes, que consiste em repassar dados atravs da quebra da mensagem em vrios blocos, enviados juntamente com as informaes necessrias para utiliz-los em conjunto novamente. Alm de aumentar a velocidade da conexo, o sistema torna possvel utilizar um mesmo canal para mensagens com destinos diferentes, algo impossvel quando os canais eram circuitos reservados. O sucesso da empreitada comprovado pela utilizao desse modo de transmisso at os dias de hoje.

Outro registro importante a instalao dos ns, os pontos de interseco de informaes, que servem como uma ponte entre mquinas que se comunicam entre si. A partir desses pontos de segurana, a informao no corria riscos de se perder durante o trajeto por falhas no sinal, por exemplo. O primeiro n foi instalado na Universidade de Los Angeles, em agosto de 1969.

Filha da guerra
A dcada de 1960 foi um dos perodos mais conturbados da Histria. A tenso criada pela Guerra Fria, o conflito ideolgico entre Estados Unidos e Unio Sovitica, atingia seu pice. Nenhum confronto blico entre ambos ocorreu de verdade, entretanto, a maior arma era provocar medo no inimigo. Desse modo, qualquer triunfo era visto como um passo frente na disputa pela dominao mundial. A Unio Sovitica, por exemplo, saiu na frente na corrida espacial: lanou em 1957 o primeiro satlite artificial, o Sputnik. Quatro anos depois, Yuri Gagarin era o primeiro ser humano a fazer uma viagem espacial.

Os Estados Unidos buscaram outra estratgia, principalmente atravs da ARPA (Advanced Research Project Agency, ou Agncia de Pesquisas em Projetos Avanados, em traduo literal), um rgo cientfico e militar criado em 1957 que cuidava dos avanos tecnolgicos da potncia ocidental e, posteriormente, da primeira rede. Um dos pioneiros do conceito hoje conhecido por internet foi J.C.R. Licklider, do Instituto Tecnolgico de Massachussets (MIT). Foi ele o responsvel, em 1962, por difundir a ideia da rede galctica, um conceito ainda abstrato de um sistema que concentraria todos os computadores do planeta em uma nica forma de compartilhamento. Com o passar dos anos, essa ambiciosa ideia comeou a tomar forma.

A rede da ARPA
a que o medo entra novamente na histria: temendo um combate em seu territrio que acabasse com a comunicao e com todo o trabalho desenvolvido at ento, cientistas norte-americanos colocam o plano de Licklider em prtica com a ARPANET, uma rede de armazenamento de dados que inicialmente conectou algumas universidades e centros de pesquisa: as sedes da Universidade da Califrnia em Los Angeles e Santa Barbara; o Instituto de Pesquisa de Stanford e a Universidade de Utah.

O incio da ARPANET (Fonte da imagem: ARPANET Maps) Desse modo, tudo ficaria armazenado virtualmente, sem correr o risco de sofrer danos materiais. Alm disso, pouco tempo seria perdido na troca de dados. Em outubro de 1969, a ARPANET teve seu primeiro sucesso ao transmitir uma mensagem atravs de sua rede, da Universidade de Los Angeles at o instituto em Stanford, em uma distncia de quase 650 quilmetros. Ao mesmo tempo, entretanto, essa tentativa resultou em fracasso: o contedo transmitido a palavra login chegou incompleto ao receptor, pois o sistema caiu antes da recepo da terceira letra do termo enviado.

A dcada de 1970
Se a dcada de 1960 serviu para estabilizar as bases da internet, os dez anos seguintes foram para a criao de conceitos bsicos da rede.

A dcada dos primeiros


O primeiro invento que vale ser destacado o da prpria palavra que d nome rede. Em meados de 1971, Vinton Cerf e sua equipe de cientistas (reconhecidos como os pais da internet) tentavam conectar trs redes diferentes em um processo descrito em ingls como interneting. O termo foi abreviado e, aos poucos, imortalizado como sinnimo de toda a rede. Alm disso, surgiram tambm os emoticons, uma forma de facilitar a expresso de sentimentos nas mensagens virtuais. Em 1979, Kevin MacKenzie utilizou um smbolo para descrever uma ironia em uma mensagem, dando incio a uma vasta lista de rostos criados por acentos e outras formas. J os famosos :-) e :-( surgiram apenas em 1982, em um email do cientista Scott Fahlman.

Mas nem tudo foi benfico. Em 1971, Bob Thomas criou o que seria uma das maiores dores de cabea dos usurios de computadores: o vrus. Batizado de The Creeper, a infeco invadia a mquina apenas para apresentar a mensagem "Im the creeper, catch me if you can!" (Eu sou assustador, pegue-me se for capaz!, em traduo livre). No incio da informtica, a ideia do vrus era apenas quebrar o sistema de segurana de uma mquina para irritar o usurio e consagrar o programador capaz de criar o invasor.

Outro item prejudicial foi o spam, o lixo eletrnico em forma de emails em massa ou de contedo duvidoso. Ainda sem esse nome, o ancestral dessa ocorrncia a surgiu em 1979, com um convite da Digital Equipment Corporation (DEC) para o lanamento de um produto. A mensagem foi encaminhada para 393 funcionrios da ARPA, sendo que vrios endereos ainda ficaram de fora por falta de espao.

Surge o correio eletrnico


O engenheiro Ray Tomlinson comeou a desenvolver o hoje indispensvel email em 1971. A ARPANET j possua alguns mtodos de transmisso de mensagens entre o

mesmo computador, mas faltava um sistema simples e que integrasse toda a ARPANET.

Para tornar isso possvel, Tomlinson combinou um aplicativo de troca de mensagens chamado SNDMSG com um protocolo de transferncia de arquivos, o CYPNET, possibilitando a transmisso em rede. J o smbolo @ foi incorporado tempos depois com o mesmo objetivo que conhecemos hoje: separar o nome de usurio e seu servidor.

Mudana de protocolo
Entre todas as mudanas ocorridas na dcada de 1970, a que mais contribuiu para o amadurecimento da internet foi a criao do TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), o protocolo padro para transmisso de dados usado at hoje. Ele dividido em camadas, cada uma com tarefas especficas, dependendo de sua proximidade com a rede ou o destinatrio. O IP o responsvel pelo endereamento dos pacotes de dados para os demais protocolos. J o TCP garante a continuidade do fluxo de informao, cuidando para que o processo ocorra sem problemas. O mtodo desenvolvido por Vinton Cerf e sua equipe surgiu para substituir o Network Control Protocol (NCP), que j estava obsoleto na poca e se limitava a controlar a comunicao entre os computadores na ARPANET, sem corrigir falhas no envio. J com o TCP/IP, qualquer mensagem transmitida de forma errada rapidamente reenviada. A oficializao dele como protocolo como nico na ARPANET, entretanto, s ocorreu em 1983.

Fora do eixo
Ainda nessa dcada, comeou o compartilhamento da tecnologia providenciada pela ARPANET. Em 1973, foi realizada a primeira conexo entre dois continentes: a

NORSAR (Norwegian Seismic Array) ligou-se ARPANET. Pouco depois, a University College of London recebeu a integrao. Alm disso, o nmero de servidores nos Estados Unidos aumentou consideravelmente. Na imagem abaixo, possvel conferir todos os terminais da agncia em 1977, bem diferente dos quatro pontos existentes quando a ARPANET comeou suas atividades.

A ARPANET em 1977. (Fonte da imagem: ARPANET Maps) Outra criao interessante foi a Usenet, precursora dos fruns de discusso e que iniciou o processo que tornou a internet interessante tambm para quem no estava interessado na rea cientfica. Em 1979, Tom Truscott e Jim Ellis interligaram computadores em uma rede de compartilhamento de notcias e artigos divididos por grupos de interesse: se voc gostasse de fico cientfica, por exemplo, poderia receber apenas as novidades sobre tal tema.

A dcada de 1980
A internet j estava bastante desenvolvida. Programadores expandiam as fronteiras da rede, criando novas funes para a revolucionria inveno que chegava ao alcance da populao em geral.

A invaso do computador pessoal


O conceito de uma mquina individual e para uso casual ainda engatinhava na indstria. A ideia foi definitivamente reforada com o lanamento do PC da IBM, em 1981. Seu

estilo padro foi copiado por inmeras empresas ao longo dos anos, praticamente padronizando o formato e a composio dos computadores de mesa. A parceria com a Microsoft (que forneceu o sistema operacional para o PC) e a concorrncia com a Apple (que possua conceitos menos imitados) ditaram o ritmo de crescimento dessa nova gerao de computadores.

Ascenso e queda da ARPANET


Com o passar dos anos, o nmero de ns e usurios da ARPANET foi crescendo e, com o enfraquecimento da tenso causada pela Guerra Fria, ela perdeu parte do carter militar. Por seu potencial, entretanto, ela foi dividida em 1983 na recm-criada MILNET, que cuidaria apenas da parte blica, enquanto o que restou da ARPANET seria utilizado a partir de interesses cientficos.

Esse segmento mais popular, que foi desativado em 1989,foi o que teve maior desenvolvimento, servindo de base para as inmeras redes conectadas entre si que conhecemos hoje como internet.

Oi, quer teclar?


No final de dcada de 1980, surge outra criao que no faz mais tanto sucesso, mas ajudou a originar, por exemplo, os famosos mensageiros instantneos: as salas de batepapo. Mais direta e informal que os emails e concentrando ao mesmo tempo vrios usurios com os mesmo interesses, essa forma de comunicao teve sua revoluo em 1988, com o desenvolvimento do IRC pelo finlands Jarkko Oikarinen para transmitir notcias durante a Guerra do Golfo e em outros conflitos.

Sigla para Internet Relay Chat, o IRC uma rede de servidores que hospedam as vrias salas de conversa. Atravs de comandos simples, era possvel procurar listas especficas, trocar de apelido e interagir com outros usurios.

O futuro estava prximo


Na mudana de dcada, a internet j estava consolidada como uma das grandes foras da tecnologia. O futuro, entretanto, guardava ainda mais surpresas e novidades para esse servio de rede. Em 1989, Tim Berners-Lee props oficialmente um ambicioso projeto de hipertextos para dinamizar a passagem de um texto a outro de forma mais rpida e dinmica, em um sistema que ficou conhecido como World Wide Web o WWW, que entrou em funcionamento na dcada seguinte.

You might also like