You are on page 1of 6

ENG10128 - Algoritmos Numricos

01/03/2011

Aula 1: Introduo
Prof.: Paulo Roberto Nunes de Souza
1 Contedos da Disciplina ENG10128 - Algoritmos Numricos

1.1. Estimativa e medio de erros 1.2. Razes reais de equaes reais 1.3. Sistemas Lineares 1.4. Interpolao 1.5. Ajuste de curva 1.6. Integrao Numrica
2 Avaliaes

[10 horas] [12 horas] [12 horas] [08 horas] [10 horas] [08 horas]

12/04/2011 19/05/2011 24/05/2011 28/06/2011 30/06/2011 07/07/2011

Prova - P1, (1.1, 1.2) Trabalho - T1, (1.2) Prova - P2, (1.3, 1.4) Trabalho - T2, (1.4) Prova - P3 , (1.5, 1.6) Prova Final - PF

2.1 Mdia Parcial


MP = P1 + T1 + P2 + T2 + P3 5 Aprovado Prova Final

Resultado P arcial =

se M P 7 se M P < 7

2.2 Mdia Final


MF = Resultado F inal = MP + PF 2 Aprovado Reprovado

se M F 5 se M F < 5

ENG10128 - Algoritmos Numricos

Aula 1: Introduo

2.3 Bibliograa
[1] F. F. C. Filho, Algoritmos
numricos

. LTC, 2 ed., 2007.


Clculo Numrico: Aspctos tericos e computacionais

[2] M. A. G. Ruggiero and V. L. da Rocha Lopes, Makron Books, 2 ed., 1996.

2.4 Contatos
Telefone: E-mail:

(28)-3552-8952 http://professorpaulonunes.webnode.com.br No ir, exceto quando convidado

paulonunes@cca.ufes.br

Homepage: Residncia:

Prof.: Paulo Roberto Nunes de Souza

01/03/2011

ENG10128 - Algoritmos Numricos


3 Trabalho 1

Aula 1: Introduo

3.1 Diviso de dois nmeros


Criar um programa em linguagem C que realize a diviso de dois nmeros reais sem utilizar a operao de diviso oferecida pela linguagem de programao.

3.2 Operao
Deve ser implementada em linguagem C uma funcionalidade que possibilite a diviso de dois nmeros reais, tendo como resposta um nmero real com preciso = 107 . Para implementar esta operao terminantemente proibido utilizar a operao de diviso fornecida pela linguagem de programao.

3.3 Entrada e sada de dados


O programa deve ser executado com a seguinte sintaxe: PROG NUM1 NUM2 Sendo que PROG o executvel do programa e NUM1 e NUM2 so os valores reais que devem ser utilizados na operao. o programa deve emitir como resultado de sua execuo no STDOUT apenas a resposta da operaoseguido de um "m de linha".

3.4 Tratamento de excees


O programa deve estar preparado para tratar situaes indesejada, porm previsveis, ou seja, diviso por zero, nmero muito grande e nmero muito pequeno. Caso alguma dessas situaes indesejadas ocorra, o programa deve escrever como resultado, no STDOUT, a string que representa a respectiva exceo: diviso por zero(NaN), nmero muito grande(Overow), nmero muito pequeno(Underow).

3.5 Grupo
Os trabalhos devem ser feitos em grupos de at 3 pessoas.

3.6 Entrega
O cdigo fonte dever ser enviado ao professor, no e-mail paulonunes@cca.ufes.br, at o dia 19/05/2011.

3.7 Critrios de correo


O trabalho ser corrigido segundo 5 critrios:
P C A E D

Ausncia de plgio Conformidade com o solicitado Acertividade dos resultados Entrega no prazo Desempenho computacional

Para a obteno da nota do trabalho, cada critrio receber um valor entre 0 e 1 seguindo os testes efetuados pelo professor. A nota ser o resultado da seguinte ponderao:
N ota = P C (6 A + 3 E + D)

Prof.: Paulo Roberto Nunes de Souza

01/03/2011

ENG10128 - Algoritmos Numricos


4 Trabalho 2

Aula 1: Introduo

4.1 Zoom digital


Criar um programa em linguagem C que receba como entrada um arquivo do tipo Bitmap, aplique neste arquivo uma ampliao de 4x utilizando interpolao bilinear e grave o resultado num arquivo de sada no formato Bitmap

4.2 Formato Bitmap


Tanto o arquivo de entrada quanto o arquivo de sada devem ser compatveis com o formato Bitmap. A especicao deste formato pode ser encontrada , dentre outros lugares, no site http://en.wikipedia.org/ wiki/BMP_file_format. Leia, compreenda e faa testes para interpretar o arquivo de entrada e gerar o arquivo de sada corretamente.

4.3 Ampliao
O programa sempre aplicar uma ampliao de 4x ao arquivo recebido como entrada. A tcnica utilizada para a ampliao deve ser a interpolao bilinear. De tal forma que uma imagem de entrada de NxN pixels se torne uma imagem de sada de (2N-1)x(2N-1) pixels.

4.4 Entrada e sada de dados


O programa deve ser executado com a seguinte sintaxe: PROG entrada.bmp saida.bmp Sendo que PROG o executvel do programa, entrada.bmp a imagem original e saida.bmp a imagem ampliada a ser gerada.

4.5 Grupo
Os trabalhos devem ser feitos em grupos de at 3 pessoas.

4.6 Entrega
O cdigo fonte dever ser enviado ao professor, no e-mail paulonunes@cca.ufes.br, at o dia 28/06/2011.

4.7 Critrios de correo


O trabalho ser corrigido segundo 5 critrios:
P C A E D

Ausncia de plgio Conformidade com o solicitado Acertividade dos resultados Entrega no prazo Desempenho computacional

Para a obteno da nota do trabalho, cada critrio receber um valor entre 0 e 1 seguindo os testes efetuados pelo professor. A nota ser o resultado da seguinte ponderao:
N ota = P C (6 A + 3 E + D)

Prof.: Paulo Roberto Nunes de Souza

01/03/2011

ENG10128 - Algoritmos Numricos


5 Algoritmos Numricos

Aula 1: Introduo

A disciplina de Algoritmos Numricos, tambm conhecida como Clculo Numrico ou Computao Cientca, apresenta metodologias para resolver problemas matemticos utilizando um computador. Esses problemas podem ser os mais diversos dentro de virtualmente qualquer rea da cincia: fsica, qumica, matemtica, engenharias, biologia, etc. Uma rea que historicamente impulsionou muito o desenvolvimento dos Algortmos Numricos a rea blica. A situao mais direta de como esses algoritmos podem ser aplicados no clculo da trajetria de um projtil, seja ele um foguete, mssil, morteiro, etc. O grande interesse nessas situaes garantir que o projtil atinja o alvo com maior preciso possvel.

Independentemente da rea de aplicao, os algortmos numricos so mtodos que, a grosso modo, se aproximam do resultado analtico dos problemas estudados, entretanto ao se controlar o nvel de erro da resposta numrica, esta pode se tornar convel perante ao custo da obteno da resposta analtica exata. Tendo isto em mente, importante que seja controlado o nvel de erro inserido em cada etapa at se obter a resposta nal do problema real.

Cada etapa mostrada no diagrama anterior, insere um erro com caractersticas diferente, sendo necessrio conhecer cada um deles para tentar evitar ou minimizar os que forem possveis.

5.1 Modelagem
Na fase de modelagem observa-se o problema real e representa-se este problema com ferramentas as matemticas mais precisas possveis, considerando a disponibilidade de recursos. Muitas vezes se faz necessrio gerar um modelo matemtico menos preciso, e consequentemente imbutir um certo nvel de erro no resultado, pois o modelo mais preciso no poderia ser processado em tempo hbil. Por exemplo, gastar 30 horas de processamento para se gerar uma previso meteorolgica das prximas 24 horas. Prof.: Paulo Roberto Nunes de Souza 5 01/03/2011

ENG10128 - Algoritmos Numricos

Aula 1: Introduo

No caso de um problema de queda livre de um objeto, pode-se analisar o problema considerando ou no a resistncia do ar. O que nos levaria a duas modelagens diferentes. Sem resistncia do ar: 2
s(t) = gt + v0 t + s0 2

Com resistncia do ar:


s(t) = mg kt/m m mg mg m v0 e v0 + s0 t + k k k k k

5.2 Escolha do mtodo numrico


Baseado no modelo gerado, vrios mtodos numricos para solucionar este problema podero ser utilizados, cada um com suas caractersticas de nvel de erro e tempo de execuo. Essas caractersticas devem ser ponderada para que o resultado nal atenda s necessidades.

5.3 Implementao
Aps denido o mtodo numrico a ser utilizado, a escolha das estruturas e tipos de dados envolvidos na implementao do cdigo tambm imbute erros no resultado. Na representao de um valor numrico pode-se utilizar alguns tipos de dados diferentes, por exemplo: inteiro, ponto utuante de preciso simples, ponto utuante de preciso dupla, ponto utuante de preciso qudrupla, etc.

5.4 Coleta de dados


Antes de iniciar a execuo do modelo, so necessrias informaes iniciais para das incio ao processamento. Essas informaes so coletadas no mundo real utilizando-se intrumentos de medida que tem o seu nvel de preciso e, portanto, o seu nvel de erro. Esses dados alimentarem a soluo computacional, inserem junto consigo os erros inerentes sua medio. Numa situao de medio de temperatura, pode-se utilizar vrios tipos de termmetros, entretanto todos eles tero um limite de preciso no resultado desta medio.

5.5 Execuo
A mquina que executa o programa sobre os dados coletados, por mais poderosa que seja, possui uma limitao fsica na sua preciso. Quando os valores calculados excedem este limite surgem erros decorrentes do prprio clculo. Ao nal da execuo, tem-se um resultado que deve ser analisado frente a valores esperados de resposta. Isto necessrio pois todos os erros se acumulam, podendo gerar um resultado completamente incoerente com a realidade.

Prof.: Paulo Roberto Nunes de Souza

01/03/2011

You might also like