You are on page 1of 4

O Crente Cabea ou Cauda? (Pr.

Valtair Freitas)

"E o SENHOR te por por cabea, e no por cauda; e s estars em cima, e no debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir." (Deuteronmio 28:13). Tenho lido muitos estudos, sermes, comentrios em sites e blogs na internet sobre este assunto, isto sem levar em considerao as inmeras vezes que j ouvi um pregador falar isto nos pltpitos das igrejas, ou mesmo numa conversa informal com algum irmo. A base de sustentao sempre a mesma, Deuteronmio 28.13.

Que este texto 100% bblico no h nenhuma dvida, mas a forma em que ele interpretado que no parece correta por ser muito tendenciosa.

Nenhum telogo ou estudante da Teologia, bem como qualquer cristo estudioso da Bblia pode ignorar o princpio hermenutico que auxilia na interpretao de um texto bblico. Aqui vale, e muito, a regra hermenutica que diz que todo texto deve ser interpretado de acordo com o seu contexto. Portanto, ao buscar uma acurada interpretao para um texto das Sagradas Escrituras no podemos desprezar essas regras para no cairmos na tentao de fabricar uma tese que concorde com a nossa convenincia. O primeiro passo para tecer argumento sobre um versculo bblico ler o versculo por completo e no apenas parte do versculo. Note que a maioria dos pregadores de hoje quando prega sobre este tema em geral l apenas a metade do versculo, ou seja, usam a seguinte frase: E o SENHOR te por por cabea, e no por cauda; e s estars em cima, e no debaixo e param por aqui. Mas seria bom, e honesto, completar o versculo que termina da seguinte maneira: ...se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir." Mas este final quase sempre esquecido e por isso omitido do texto sagrado. Mas o cuidado do pregador no apenas completar o versculo, mas entender o contexto a que se refere tal poro bblica. Um versculo tomado isoladamente do seu contexto pode muito bem virar um pretexto para disseminao de heresias no meio cristo. preciso considerar todo contexto para que tenhamos uma interpretao transparente e verdadeira do assunto a ser tratado. A Hermenutica nos ensina fazer algumas perguntas antes de considerar uma interpretao do texto bblico, as quais so: - Quem falou - Para quem falou Quando falou - Onde falou - Porque falou. Estas perguntas nos ajudaro

compreender melhor o assunto e nos conduziro a uma interpretao mais justa da Bblia Sagrada.

Vamos ento ao texto de Deuteronmio 28.13. Esse versculo bastante falado nos dias de hoje como uma palavra de encorajamento aos crentes em Jesus. J virou at bandeira de alguns pregadores pentecostais. Uma rpida busca no Google nos mostrar centenas de pginas em websites que tratam desse assunto. Mas afinal o que este versculo tem a ver com a Igreja de Jesus? Respondendo rpida e superficialmente eu diria que NADA. Mas melhor antes que nada entender o texto. O versculo est falando de uma promessa de Deus a Israel, mas no uma promessa simples, ela est condicionada a uma responsabilidade de obedincia. Note que o versculo termina com uma condicional se. "...se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir." Veja que a condio para que Israel usufrua da bno obedecer e cumprir os mandamentos do Senhor. Veja ainda que Deus no prometeu somente a bno mediante a abedincia, o Senhor prometeu tambm MALDIO em consequncia de algum no obedecer e cumprir seus mandamentos. Isto extrado do contexto, ou seja todo o captulo 28 de Deuteronmio. Pregar apenas as promessas de bnaos sem mencionar o restante do texto perigoso e tendencioso, infelizmente muitos pregadores do uma conotao diferente ao versculo mencionado com o intuito de fundamentar suas idias e prticas.

Eu li recentemente um comentrio na internet onde o pastor diz que Deus colocou o crente por cabea e no por cauda, ele tomou como base de seu argmento esse versculo de Dt 28.13. O mesmo tem ocorrido com muita frequencia nas igrejas (principalmente pentecostais) onde pregadores asseguram que o povo evanglico tem a promessa divina de ser cabea e no cauda, de estarem por cima e nao debaixo. Mas ser que Deus prometeu mesmo isso para a Igreja de Cristo? bom lembrarmos que Deus teve um tratamento exclusivo com Israel no Antigo Testamento, e que Jesus tem um tratamento especial com a Sua Igreja no Novo Testamento. So dois povos distintos e que recebem tratamentos diferentes. A Israel Deus prometeu herdar a terra, Igreja Jesus prometeu herdar o Cu. No quero dizer que a Igreja de Jesus no possa desfrutar de bnos terrenas, absolutamente, claro que, como povo de Deus, atravs de Seu Filho Jesus Cristo, a Igreja tambm participa de bnos terrenas e materiais, como Deus mesmo prometeu a Abrao: ''Em ti sero benditas todas as famlias da terra" (Gn 12.3b), mas uma coisa a Igreja participar das bnos terrenas e outra coisa bem diferente querer apropriar-se de bnos que no foram dirigidas diretamente a ela. E no obstante isto, mesmo para que participe dessas bnos necessrio que se submeta ao mesmo critrio

que foi imposto a Israel, isto , obedecer e praticar a vontadede de Deus. Isto compromisso. O que vemos hoje nas igrejas uma multido correndo atrs de bnos materiais sem ter o compromisso de obedecer a Palavra de Deus.

Novamente chamo a ateno dos leitores para a prtica correta da hermenutica. Voc observou no contexto de Dt. 28 que Deus prometeu que as bnos correriam atrs de Israel e no o contrrio? Seno, atente para este versculo: "E todas estas bnos viro sobre ti e te alcanaro, quando ouvirdes a voz do Senhor, teu Deus" (Dt 28.2). Pergunto a voc: isto o que vimos hoje nas igrejas? Estamos vendo as bnos de Deus procurando e alcanando os crentes ou estamos vendo crentes desesperados correndo atrs das bnos? Infelizmente estamos vendo isto e no aquilo. Pior ainda, estamos vendo que eles no esto alcanando estas bnaos, e sabe porque no? Porque t faltando um detalhe muito importante - a obedincia com a Palavra do Senhor. No Brasil somos milhes de evanglicos que lotamos os templos, mas entre esses milhes de 'evanglicos' existem alguns cristos verdadeiros que se preocupam muito mais em obedecer a Deus do que que sair correndo atrs de promessas pregadas sem compromisso, e estes poucos e sinceros servos do Senhor nunca se desesperam, porque sabem que aonde eles estiverem as bnos do Senhor sempre os alcanaro, isto promessa. Sabiam vocs que esta promessa de Deus a Israel nunca se cumpriu na ntegra? Israel, a pesar de ser o povo de Deus, sempre se mostrou obstinado, rebelde, desobediente... Por essa razo em vez da bno eles atraiam muito mais as maldies descritas no livro de Deuteronmio. No h meio termo, ou obedecem a Deus e so abenoados ou recebem a maldio por escolha pessoal. Nenhum deles, exceto dois homens, Josu e Calebe conseguiu entrar na Terra Prometida. Os outros escolheram a maldio. Mas a promessa tem cunho escatolgico, portanto, perfeitamente aplicvel s geraes futuras dos hebreus, mas o povo continuou obstinado, continuou rebelde, continou na desobedincia, e continou atraindo para si as maldies. Eles foram despatriados mais de uma vez, foram dizimados no Holocausto e hoje vivem num pedao de terra insuficiente para comportar a populao, por isso vivem em guerras e cada vez mais subjugados por aqueles deveriam ser seus servos.

Mas e a promessa de Deus de que eles seriam cabea e no cauda? Muitos dizem por a que Israel cabea, mas que cabea essa que se quer pode recuperar suas terras que foram divididas aos povos como despojos? Certamente que Israel no cabea, e isto devido sua desobedincia aos mandamentos do Senhor. Mas quando voc l o livro do profeta Zacarias, mais precisamente o captulo 14, poder notar que durante o Milnio, poca em que o Messias governar o Mundo com vara de ferro, essa promessa se cumprir integralmente a Israel. Jerusalm ser a capital mundial de onde sairo todas as leis para o mundo inteiro. Todos os governantes de todas as naes tero

que ir pessoalmente a Jerusalm anualmente. Israel nessa poca estar restaurado e completamente fiel ao Senhor. Ento o povo do Senhor nunca mais ser cauda, mas ser cabea entre as naes do mundo todo.

E Quanto a Igreja do Senhor? Bom, no existe nenhuma promessa na Bblia de que a Igreja ser cabea, muito menos cauda. A Igreja o CORPO DE CRISTO. Neste corpo no existe cauda, e a cabea desse corpo Jesus Cristo. Portanto, amados irmos, no queiram ser cabea porque o Corpo de Cristo s tem uma cabea que o Messias. Ns somos o corpo. Cada um de ns somos membros desse corpo e cada membro tem sua funo especial.

You might also like