You are on page 1of 24

A ambio cerra o corao. A apressada pergunta, vagarosa resposta. A ave de rapina no canta. A barriga no tem fiador.

A boa mo, do Rocim faz cavalo; e a ruim, do Cavalo faz Rocim. A boca do ambicioso s se fecha com terra da sepultura. A boda e a baptizado no vs sem ser convidado. A cada Bacorinho, vem seu S. Martinho (11/11). A cada boca uma sopa. A cadela, com pressa, pariu os cachorros cegos. A campo fraco, Lavrador forte. A casamento e baptizado, no vs sem ser convidado. A cavalo dado no se olha o dente. A chuva de S. Joo (24/6), bebe o Vinho e come o Po. A chuva e o frio, metem a Lebre a caminho. A conselho amigo, no feches o postigo. A culpa morreu solteira. A desgraa no marca encontro. A encomenda igual ao cabaz. A espada e o anel, segundo a mo em que estiverem. A falta do amigo h-de-se conhecer mas no aborrecer. A fama longe soa. E mais depressa a m que a boa. A fome a melhor cozinheira. A fome boa mostarda. A fome o melhor tempero. A fome faz sair o lobo do mato. A galinha da vizinha sempre melhor que a minha. A ganhar se perde e a perder se ganha. A gosto danado, o doce amargo. A ignorncia e o vento so do maior atrevimento. A justia tarda mas no falha. A Laranja, de manh Ouro, de tarde Prata, e noite mata. A lei dura, mas para se cumprir. A melhor Cozinheira, a azeiteira. A Morte abre a porta da Fama e fecha a da Inveja. A mulher, sem pr o p faz pegada. A necessidade agua o engenho. A necessidade no tem lei. A noite boa conselheira. A nuvem passa, mas a chuva fica. A ocasio faz o ladro. A ociosidade me de todos os vcios. A palavra de prata e o silncio de ouro. A pedra e a palavra, no se recolhe depois de deitada. A Pescada de Janeiro, vale um carneiro.

A pintura e a peleja, de longe se veja. A pobreza no vileza, nem a riqueza nobreza. A preguia a me de todos os vcios. A preguia morre sede, andando a boiar. A pressa inimiga da perfeio. A primeira, qualquer cai. segunda cai quem quer. A quem do seu foi mau despenseiro, no fies o teu dinheiro. A quem tudo quer saber, nada se lhe diz. A razo e a verdade fogem quando ouvem disputas. A rir se corrigem os costumes. A roupa suja lava-se em casa. A unio faz a fora. A vaidade o espelho dos tolos. A valentia com os fracos, s cobardia revela. A ventre farto o mel amarga. A verdade como o azeite: Vem sempre ao de cima. A vozes loucas, orelhas moucas. Abril frio e molhado, enche o celeiro e farta o gado. Abril, Abril, est cheio o covil. Agosto tem a culpa, e Setembro leva a fruta. gua de Fevereiro, mata o Onzeneiro. gua de Julho, no rio no faz barulho. gua detida m para a bebida. gua e vento so meio sustento. gua mole em pedra dura, tando d at que fura. guas da Ascenso, das palhas fazem Gro. guas passadas no movem Moinhos. guas verdadeiras, por S. Mateus as primeiras. A por Sant'ana, limpa a pragana. Ainda que mude a pele a Raposa, seu natural desponja. Albarda-se o burro vontade do dono. Almoo cedo, faz carne e sebo; almoo tarde, nem sebo nem carne. Alto mar e no de vento, no promete seguro o tempo. Amigo deligente, melhor que parente. Amigo disfarado, inimigo dobrado. Amigo que no presta e faca que no corta: que se percam, pouco importa. Amigo verdadeiro vale mais do que dinheiro. Amigo, vinho e azeite o mais antigo. Amigos, amigos, negcios parte. Amor com amor se paga. Amor de pais no h jamais. Amor querido, amor batido. Amores arrufados, amores dobrados. Ande o frio por onde andar, no Natal c vem parar. Ande por onde andar o Vero, h-de vir no S. Joo.

Ano de nevo, ano de po. Ano de neve, paga o que deve. Antes caia do c do que do alforge. Antes cegues que mal vejas. Antes martelo que bigorna. Antes mau ano que mau vizinho. Antes minha face com fome amarela, que vergonha nela. Antes que te cases, v o que fazes. Antes quebrar que torcer. Antes quero Asno que me leve, que Cavalo que me derrube. Ao arrendar cantar e ao pagar chorar. Ao bebado e ao tolo, d-se o caminho todo. Ao bom amigo, com teu po e teu vinho. Ao bom pagador no di o penhor. Ao Diabo e mulher nunca falta que fazer. Ao Fevereiro e ao rapaz, perdoa tudo quanto faz. Ao homem de esforo a fortuna lhe pe ombro. Ao homem ousado a fortuna d a mo. Ao menino e ao borracho pe Deus a mo por baixo. Ao p do pano que se talha a obra. Ao quinto dia vers que ms ters. Ao rico mil amigos se deparam, ao pobre seus irmos o desamparam. Ao rico no devas e ao pobre no peas. Ao rico no faltes, ao pobre no prometas. Apanha com o cajado quem se mete onde no chamado. Apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo. Apanham-se mais moscas com mel do que com fel. Apressado come cru. Aproveite Fevereiro quem folgou em Janeiro. Aquele que me tira do perigo, meu amigo. Aquilo que sabe bem, ou faz mal ou pecado. Arco de teixo duro de armar e fraco para disparar. Arco sempre armado, ou frouxo ou quebrado. Arrenda a vinha e o pomar se os queres desgraar. As aparncias iludem. As boas contas fazem os bons amigos. As cadelas apressadas parem ces tortos. As favas, Maio as d, Maio as leva. As obras falam, as palavras calam. As palavras so como as cerejas, vm umas atrs das outras. As palavras voam, a escrita fica. As paredes tm ouvidos. As sopas e os amores, os primeiros so os melhores. s vezes no se respeita o burro, mas a argola a que ele est amarrado. Assim como vires o tempo de Santa Luzia ao Natal, assim estar o ano ms a ms at final.

At ao lavar dos cestos vindima. At ao Natal um saltinho de pardal. At S. Pedro abre rego e fecha rego. At S. Pedro tem a vinha medo. Atrs de mim vir, quem de mim bem dir. Ave que canta demais no sabe fazer o ninho. Ave s no faz ninho. Azeite de cima, mel do fundo e vinho do meio. Barco parado, no faz viagem. Barriga cheia, companhia desfeita. Besta grande, Cavalo de pau. Boa amizade, segundo parentesco. Boa cepa, Maio a deita. Boa fama granjeia quem no diz mal da vida alheia. Bocado comido no faz amigo. Boda molhada, boda abenoada. Bodas em Maro ser madrao. Boi luzidio nunca tem fastio. Boi velho com os ossos lavra. Bolsa despejada, casa amargurada. Bolsa leve, corao pesado. Bom saber calar at ser tempo de falar. Bom rei, se quereis que vos sirva, dai-me de comer. Bom sers, se morto ests. Burro com fome, cardos come. Burro que geme, carga no teme. Burro velho no toma andadura; e se a toma, pouco dura. Burro velho, mais vale mat-lo que ensin-lo. Burro velho, no aprende lnguas. Cabrito de um ms, queijo de trs. Cada cabea sua sentena. Cada cor, seu paladar. Cada macaco no seu galho, Cada maluco com a sua mania. Cada terra com seu uso cada roca com seu fuso. Cada um por si, Deus por todos. Cada um puxa a brasa para a sua sardinha. Cada um sabe as linhas com que se cose. Cada um sabe de si e Deus sabe de todos Cada um v mal ou bem, conforme os olhos que tem. Calas brancas em Janeiro, sinal de pouco dinheiro. Cama no cho, cama de co. Candeia que vai frente alumia duas vezes. Candelria (02/02) chovida, candeia d vida.

Cansa quem d e mais cansa quem toma. Co de raa no usa coleira. Co que ladra no morde. Carga leve, longe pesa. Carnaval na eira, Pscoa lareira. Casa de Duque nunca pediu. Casa de fato, ninho de rato. Casa de pais, escola de filhos. Casa de pobre, tacho de cobre. Casa de pombo, casa de tombo. Casa que no ralhada, no bem governada. Casamento, apartamento. Casars e amansars. Cava fundo em Novembro para plantares em Janeiro. Cavalo amarrado tambm pasta. Cavalo fouveiro, deixa o dono no terreiro. Cavalo que voa no quer espora. Cesteiro que faz um cesto faz um cento, dando-lhe verga e tempo. Cu escamado, ao terceiro dia molhado. Cevada loira, sardinha como toira. Choupana onde se ri vale mais que palcio onde se chora. Chovam trinta Maios e no chova em Junho. Chove, chove, galinha foge. Chuva de ascenso d palhinhas e po. Chuva de Junho, peonha do mundo. Chuva de S. Joo (24/06) talha o vinho e no d po. Chuva em Dia das Candeias (02/02), ano de ribeiras cheias. Chuva em Janeiro e no frio, d riqueza no estio. Colcha feita, noivo espreita. Com a mulher e o dinheiro, no zombes companheiro. Com direito por teu lado, nunca receies dar brado. Com o fogo no se brinca. Com papas e bolos se enganam os tolos. Com teu amo no jogues as peras, porque ele come as maduras e deixa-te as verdes. Com vento se limpa o trigo, e os vcios com castigo. Come pouco e bebe pouco, e dormirs como um louco. Comer e coar, o mal comear. Comer laranjas em Janeiro, dar que fazer ao coveiro. Comida fina em copos grossos faz mal aos ossos. Como canta o galo velho, assim cantar o novo. Como fizeres, assim achars. Contra a fora, no h resistncia. Contra factos, no h argumentos. Criado que faz o seu dever, orelhas de burro deve ter.

Cu de Co e nariz de gente, nunca est quente. Cuidados e caldos de Galinha, nunca fizeram mal a ningum. D Deus nozes, a quem no tem dentes. Da discusso nasce a luz. D duas vezes, quem prontamente d. Da flor de Janeiro, ningum enche o celeiro. Ddiva de ruim, a seu dono se parece. Dar a Csar o que de Csar, dar a Deus o que de Deus. De boas intenes, est o Inferno cheio. De Espanha, nem bom vento nem bom casamento. De lautas ceias, esto as sepulturas cheias. De livro fechado, no sai letrado. De manh a manh, perde o Carneiro a l. De manh ao monte, de tarde fonte. De mdico e de louco, todos temos um pouco. De noite todos os gatos so pardos. De pequenino se torce o pepino. De rico a soberbo, no h palmo inteiro. De S. Catarina ao Natal, um ms igual. Defeitos do meu amigo, lamento mas no maldigo. Deitar cedo e cedo erguer, d sade e faz crescer. Depois da batalha aparecem os valentes. Depois da tempestade vem a bonana. Depois de casa roubada trancas porta. Depois de S. Vicente j se pode enganar toda a gente. Depois do burro morto, cevada ao rabo. Depressa e bem, no h quem. Desmanchar e fazer tudo fazer. Deus ajuda quem trabalha, que o capital que menos falha. Deus ajudando vai em Julho mereando. Deus d o frio conforme a roupa. Deus bom e o diabo no mau. Deus escreve direito, por linhas tortas. Deus nos livre dos maus vizinhos de ao p da porta. Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce. Deus v o que o Diabo esconde. Devagar se vai ao longe. Dezembro com Junho ao desafio, traz Janeiro frio. Dezembro frio, calor no estilo. Dia de S. Barnab (11/6), sega-se a palma do p. Dia de S. Silvestre (31/12), quem tem carne que lhe preste. Dinheiro compra po, mas no compra gratido. Dinheiro e santidade, a metade da metade. Dinheiro emprestado, anda mal parado.

Dinheiro emprestaste, inimigo criaste. Dinheiro esquecido, nem pago nem agradecido. Dinheiro no traz felicidade. Diz o roto ao nu: porque no te vestes tu? Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem s. Do Natal Sta. Luzia, cresce um palmo em cada dia. Do trabalho e experincia, aprendeu o Homem a cincia. Dos 15 aos 20, caso com quem o meu pai quiser; dos 20 aos 25 com quem eu quiser; depois dos 25, venha quem vier, no fica sem mulher. Dos enganos vivem os Escrives. Dos Santos ao Natal, Inverno natural. Duro com duro, no faz bom muro. mais fcil prometer que dar. tarde para economia, quando a bolsa est vazia. Em Abril guas mil. Em Abril queima a velha o carro e o carril. Em Abril, cada pulga d mil. Em Abril, lavra as altas, mesmo com gua pelo machil. Em Abril, vai onde deves ir, mas volta ao teu cuvil. Em Agosto, antes vinagre do que mosto. Em Agosto, nem vinho nem mosto. Em Agosto, Sardinhas e mosto. Em ano chuvoso, at o diligente preguioso. Em ano geado, no h po dobrado. Em casa de ferreiro, espeto de pau. Em casa de Gonalo, pode mais a galinha que o galo. Em casa em que no h po todos ralham e ningum tem razo. Em Dezembro, treme de frio cada membro. Em dia de festa a barriga atesta. Em dia de S. Matias (22/2), comeam as enxertias. Em Fevereiro, chega-te ao lameiro. Em Fevereiro, chuva; em Agosto, uva. Em Janeiro saltinho de carneiro. Em Janeiro sobe ao outeiro; se vires verdejar, pe-te a chorar, se vires nevar, pe-te a cantar. Em Janeiro uma hora por inteiro e, quem bem olhar, hora e meia h-de achar. Em Janeiro, cada Ovelha com seu Cordeiro. Em Janeiro, nem Galgo lebreiro, nem Aor perdigueiro. Em Janeiro, seca a Ovelha no fumeiro. Em Janeiro, sete capelos e um sombreiro. Em Janeiro, um Porco ao sol e outro ao fumeiro. Em Maio queima-se a cereja ao borralho. Em Maio, j a velha aquece o palcio. Em Maio, nem porta de casa saio. Em Maro, esperam-se as rocas e sacham-se as hortas.

Em Maro, tanto durmo como fao. Em Novembro, prova o vinho e planta o cebolinho. Em Outubro s prudente: guarda po, guarda semente. Em Outubro, o fogo ao rubro. Em Outubro, paga tudo. Em princpio de Maio, corre o Lobo e o Veado. Em Roma, faz como os Romanos. Em Setembro, ardem os montes, secam-se as fontes. Em tempo de Figos, no h amigos. Em tempo de guerra todo o buraco trincheira. Em tempo de guerra, no se limpam as armas. Em terra de cegos, quem tem um olho Rei. Enquanto se capa, no se assobia. Enquanto se cava na vinha, no se cava no bacelo. Entradas de Leo, sadas de Sendeiro. Entre marido e mulher no metas a colher. Entrudo borralheiro, Pscoa soalheira. Escndalo aparta amor. Escuta cem vezes, e fala uma s. Escuta o conselho dos outros e segue o teu. Espera de teus filhos o que a teus pais fizeres. Este mundo uma bola; quem anda nela que se amola. Fala pouco e bem, ter-te-o por algum. Fala-se no diabo e aparece-lhe o rabo. Falai no mau, aparelhai o pau. Falar sem cuidar, atirar sem apontar. Faz da noite, noite; e do dia, dia e vivers com alegria. Fazer bem a vilo ruim lanar gua em cesto roto. Feno alto ou baixo, em Junho cegado. Fevereiro dia, e logo Santa Luzia. Fevereiro enxuto, ri mais po do que quantos ratos h no mundo. Fevereiro quente, traz o diabo no ventre. Fevereiro recouveiro, afaz a perdiz ao poleiro. Fia-te na Virgem e no corras e logo vs o trambolho que levas. Fiandeira no ficaste, pois em Maio no fiaste. Fidalgos, galgos e pardais so trs espcies de animais. Filho de burro no pode ser cavalo. Filho de peixe sabe nadar. Filho s pai sers, assim como fizeres assim achars. Filho que pais amargura, jamais conte com ventura. Filho sem dor, me sem amor. Filhos criados, trabalhos dobrados. Filhos das minhas filhas, meus netos so. Filhos dos meus filhos sero ou no. Flor ao peito, asno perfeito.

Formosura, pouco dura. Fui a casa da minha vizinha, envergonhei-me; vim para a minha e governei-me. Gado de bico, nunca deixou ningum rico. Gaivotas em terra temporal no mar. Galinha cantadeira pouco poedeira. Galinha do mato, no quer capoeira. Galinha gorda ao malts, ou podre, ou choca de um ms. Galinha que canta, faca na garganta. Galinhas de S. Joo, no Natal ovos do. Galo cantador pouco galador. Galo que acompanha pato morre afogado. Ganh-lo como um preto, gast-lo como um fidalgo. Ganhai o que souberdes e poupai o que puderdes. Gato escaldado, de gua fria tem medo. Goraz de Janeiro vale dinheiro. Gordura, formosura. Grandes discursos no provam grande sabedoria. Gro a gro, enche a galinha o papo. Guarda de comer, no guardes de fazer. Guarda hoje o que no precisas, que amanh pode servir-te. Guarda o melhor saio para Maio. Guarda o que no presta, ters o que preciso. Guarda prado, criars gado. Guarda-te do homem que no fala e do co que no ladra. Guardado est o bocado para quem o h-de comer. H males que vm por bem. H mar e mar, h ir e voltar. H mil modos de morrer e um s de nascer. Haja fartura, que a fome ningum a atura. Homem folgazo, no trabalho sonolento. Homem necessitado, cada ano apedrejado. Homem pequenino, ou velhaco ou danarino. Homem prevenido vale por dois. Hora a hora, Deus melhora. Imita a formiga e vivers sem fadiga. Inverno de Maro e seca de Abril, deixam o lavrador a pedir. Ira e cobia, no queiras hav-las por companheiras. Janeiro fora, cresce uma hora. Janeiro geoso e Fevereiro chuvoso fazem o ano formoso. Janeiro molhado, se no cria o po, cria o gado. Janeiro molhado, se no bom para o po, no mau para o gado. Janeiro quente, traz o Diabo no ventre.

Janeiro tem uma hora por inteiro. Julho quente, seco e ventoso, trabalha sem repouso. Junho calmoso, ano formoso. Junho floreiro, paraso verdadeiro. Junho, dorme-se sobre o punho. Junho, foice em punho. Junta-te aos bons e sers como eles; junta-te aos maus e sers pior do que eles. L vai o mal, onde comem o ovo sem sal. Ladro que rouba a ladro tem cem anos de perdo. Lgrimas de herdeiros, sorrisos sorrateiros. Lenha de figueira, rica de fumo, fraca de madeira. Leste escuro, Sol seguro. Livra-te do homem que no fala e do co que no ladra. Logo que Outubro venha, procura a lenha. Longe da vista, longe do corao. Lua cheia, abboras como areia. Lua nova trovejada, trinta dias molhada. Luar de Janeiro no tem parceiro; mas l vem o de Agosto que lhe d no rosto. Lugar ventoso, lugar sem repouso. Macaco velho, no trepa galho seco. Maio couveiro no vinhateiro. Maio frio e Junho quente: bom po, vinho valente. Maio hortelo, muita palha e pouco gro. Maio pardo e ventoso faz o ano formoso. Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo. Mais fere a palavra do que a espada. Mais homens se afogam num copo do que no mar. Mais se tira com amor do que com dor. Mais vale burro vivo do que sbio morto. Mais vale cair em graa, do que ser engraado. Mais vale co vivo, que leo morto. Mais vale inveja que pena. Mais vale ir, do que mandar. Mais vale lavrar o nosso ao longe do que o alheio ao perto. Mais vale po duro, que figo maduro. Mais vale penhor na arca, do que fiador na praa. Mais vale perder um minuto na vida do que a vida num minuto. Mais vale prevenir, que remediar. Mais vale prudncia que cincia. Mais vale quem Deus ajuda do que quem muito madruga. Mais vale recusar com graa, do que dar com grosseria. Mais vale s, que mal acompanhado. Mais vale tarde do que nunca. Mais vale um cavalo com uma cela, do que trs celas sem cavalo.

Mais vale um farto, que dois famintos. Mais vale um gosto na vida, que trs reis na algibeira. Mais vale um pssaro na mo, que dois a voar. Mais vale um que saiba mandar, do que cem a trabalhar. Mais vale um sim tardio do que um no vazio. Mais vale um toma do que dois te darei. Mais vale um vizinho mo, do que ao longe o nosso irmo. Mais viver, mais aprender. Mal alheio, pesa como um cabelo. Mal haja quem de mim mal diz, mais quem mo traz ao nariz. Mal por mal, antes cadeia que hospital. Mal vai Portugal se no h trs cheias antes de Natal. Malha o ferro enquanto est quente. Manda e faz: servido sers. Manda quem pode. Obedece quem deve. Manh de aougue: quem mal fala, pior ouve. Mos frias amores todos os dias. Mos frias, corao quente, amor para sempre. Mos quentes amores ausentes. Maro duvidoso, S. Joo farinhoso. Maro, marago, manhs de Inverno e tardes de Vero. Meia vida a candeia e o vinho outra meia. Mel, se o achaste come o que baste. Melhor o ano tardio, do que o vazio. Mentir, nem zombando. Mocidade ociosa, traz velhice vergonhosa. Morra a pessoa mas fique a fama. Morra Marta, mas morra farta. Morrer por morrer, morra o meu pai que mais velho. Morreu o bicho, acabou-se a peonha. Morte com honra, no desonra. Morte desejada, vida dobrada. Morto por morto, antes a velha que o porco. Muda-se de moleiro, no se muda de ladro. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Muita gente junta no se salva. Muitas vezes se perde por preguia o que se ganha por justia. Muito atura quem precisa. Muito esquece a quem no sabe. Muito falar, pouco acertar. Muito falar, pouco pensar. Muito gasta o que vai e vem, mas mais gasta o que se detm. Muito pode a velhinha com o que leva para a sua casinha. Muito riso, pouco siso. Muitos conhecidos, poucos amigos.

Muitos poucos, fazem muito. Mulher doente, mulher para sempre. Mulher e sardinha querem-se da pequenina. Mulher que assobia, ou capa porcos ou atraioa o marido. Mulher que assobia, ou cabra ou vadia. Mulher sardenta, mulher rabugenta. Na casa cheia, depressa se faz a ceia. Na casa deste home quem no trabalha no come. Na casa onde h dinheiro deve haver um s caixeiro. Na necessidade prova-se a amizade. Na priso e no hospital, vs quem te quer bem e quem te quer mal. Na terra onde fores viver faz como vires fazer. No acordes o gato que dorme. No adianta chorar sobre o leite derramado. No contes os pintos seno depois de nascidos. No cresce erva em caminho calcado. No d a bota com a perdigota. No deites foguetes antes da festa. No deixes para amanh o que podes fazer hoje. No desejes mal a ningum, que o teu mal pelo caminho vem. No bom o mosto colhido em Agosto. No com vinagre que se apanham moscas. No por grandes orelhas que o burro vai feira. No por muito madrugar que amanhece mais cedo. No faas nada antes de consultar a almofada. No h amor como o primeiro. No h atalho sem trabalho. No h ausentes sem culpas, nem presentes sem desculpas. No h bacorinho sem seu S. Martinho. No h bela sem seno. No h bem que sempre dure nem mal que nunca acabe. No h boa terra sem bom lavrador. No h duas sem trs. No h Entrudo sem Lua Nova nem Pscoa sem Lua Cheia. No h fome que no d em fartura. No h fumo sem fogo. No h guerra de mais aparato do que muitas mos no mesmo prato. No h luar como o de Janeiro nem amor como o primeiro. No h maior amigo do que Julho com seu trigo. No h mal que bem no traga. No h mal que sempre dure nem bem que no se acabe. No h mau tempo seno quando faz vento. No h ms mais irritado do que Abril zangado. No h onde o filho fique bem, como no colo da me.

No h pior cego do que aquele que no quer ver. No h regra sem excepo. No h roca sem fuso. No h Sbado sem Sol, nem Domingo sem Missa, nem Segunda sem preguia. No hajas d de quem tem muita roupa e faz m cama. No mates mais do que podes salgar. No medram as galinhas onde a raposa mora. No peas a quem pediu nem sirvas a quem serviu. No ponhas o carro frente dos bois. No se deve contar com um ovo quando ainda est dentro da galinha. No se falar ao mestre do que ele ensina mal. No se fazem omeletes sem partir ovos. No se foge ao destino. No se pescam trutas a bragas enxutas. Nao se pode ter sol na eira e chuva no nabal. No suba o sapateiro alm da chinela. No te rias da caveira, que um dia nela te vais tornar. No ter eira nem beira, nem raminho na figueira. No tira bom resultado, quem vai onde no chamado. No tornes por detrs, pois fraqueza desistir-se de coisa comeada. Nas costas dos outros se vm as nossas. Nasce erva em Maro, ainda que lhe dem com um mao. Natal a assoalhar e Pscoa ao mar. Natal segunda-feira: Lavrador alarga a eira. Natal na praa e Pscoa em casa. Nem em Agosto caminhar, nem em Dezembro marear. Nem mesa sem po, nem exrcito sem capito. Nem no Inverno sem capa, nem no Vero sem cabaa. Nem sempre, nem nunca. Nem s de po vive o homem. Nem tudo o que abana cai. Nem tudo o que luz ouro, nem tudo o que alveja prata. Nem tudo o que vem rede peixe. Neve em Fevereiro, pressgio de mau celeiro. Nevoeiro de S. Pedro, pe em Julho o vinho a medo. Nevoeiro na serra, chuva na terra. Ningum est bem com a sorte que tem. Ningum se ria com o mal do vizinho, que o seu pode vir a caminho. Ningum toque na ferida quando ainda sangra e est dorida. Ninho feito, Pega morta. No amor, quem foge o vencedor. No aperto do perigo, conhece-se o amigo. No Carnaval nada parece mal. No dia da cozedura, at as aranhas ficam fartas. No dia de S. Loureno (10/08) vai vinha e enche o leno.

No dia de S. Martinho (11/11) vai adega e prova o vinho. No dia de S. Martinho (11/11), mata o teu porco e prova o teu vinho. No dia de S. Martinho (11/11): lume, castanhas e vinho. No dia de Santiago (25/07) pinta o bago. No dia de Santiago (25/07) vai vinha e prova o bago. No meio est a virtude. No melhor pano cai a ndoa. No minguante de Janeiro, corta o madeiro. No Natal janela, na Pscoa panela. No Outono o Sol tem sono. No poupar que est o ganho. No princpio ou no fim, costuma Abril a ser ruim. No S. Joo, a sardinha pinga no po. No tempo do cuco, tanto est molhado como enxuto. Noite aqui, noite em casa. Norte frio, gua no rio. Nunca de corvo bom ovo. Nunca digas desta gua no beberei. Nunca falta um chinelo velho para um p manco. Nuvens em Setembro: chuva em Novembro e neve em Dezembro. O alheio chora o seu dono. O barato sai caro. O Bem soa; o Mal, voa. O bom filho casa torna. O bom julgador por si se julga. O bom junto ao pequeno fica maior, e junto ao mau fica pior. O co com raiva, do seu dono trava. O casamento e a mortalha no cu se talha. O descuidado sempre necessitado. O Diabo cobre com uma manta e descobre com um chocalho. O fraco ofendido atraioa e o forte perdoa. O fruto proibido o mais apetecido. O futuro a Deus pertence. O ganho e a lazeira andam de feira em feira. O hbito no faz o monge. O ladro volta sempre ao local do crime. O mal e o bem face vem. mar alto, mar alto, mar alto sem ter fundo; mais vale andar no mar alto do que nas bocas do mundo. O mau ter mais olhos do que barriga. O medo guarda a vinha. O Melo e a Mulher so maus de conhecer. O ms de Agosto ser gaiteiro, se for bonito o 1 de Janeiro. O morgado e a morgada e o resto da manada no prestam para nada.

O necessrio deleita, o desnecessrio atormenta. O novo por no saber e o velho por no poder deitam tudo a perder. O olho do dono, engorda o cavalo. O pouco basta, e o muito se gasta. O primeiro milho para os pardais. O prometido devido. O que a gua d, a gua levar. O que anda a cavalo vive pouco; e o que anda a p, contam-no por morto. O que demais, molesta. O que est feito, feito est. O que no mata, engorda. O que no tem remdio, remediado est. O que o juzo dos pais acumula, a loucura dos filhos desbarata. O que para uns mel, para outros fel. O que tem de ser, tem muita fora. O rabo, sempre cheira ao que larga. O Robalo, quem o quiser h-de escam-lo. O Saber no ocupa lugar. O segredo a alma do negcio. O seguro morreu de velho. O seu a seu dono. O Sogro e o Furo s do interesse debaixo do cho. O sol quando nasce para todos. O Surdo faz falar o Mudo. O tempo o melhor Juiz de todas as coisas. O tempo em Fevereiro enganou a Me ao soalheiro. O tempo perdido nunca se recupera. O trabalho do menino pouco, mas quem o despreza louco. O ltimo a rir o que ri melhor. O Vero colhe e o Inverno come. O Vinho e o Amigo, do mais antigo. Obra de vilo, deitar pedra e esconder a mo. Ofende os bons quem poupa os maus. Olhar para a uva no mata a sede. Olho azul em portugus no sinal de boa rs. Olho por olho, dente por dente. Olhos que no vm, corao que no sente. Oliveira de meu av, Figueira de meu pai, vinha que eu plantar. Onde fores ter, faz como vires fazer. Onde se chora no cantes. Onde vai o emprestado, que venha remediado. Orelha de homem, nariz de mulher e focinho de co, nunca viram o Vero. Os amigos so para as ocasies. Os ces ladram mas a caravana passa. Os dias do Natal so saltos de pardal.

Os erros dos mdicos a terra os cobre. Os homens no se medem aos palmos. Os males dos nossos avs, fazem-no eles e pagamo-los ns. Os olhos pedem mais do que a barriga aguenta. Ourios do S. Joo so do tamanho dum boto. Ouro adquirido, sono perdido. Outubro meio chuvoso, torna o lavrador venturoso. Outubro quente traz o diabo no ventre. Outubro suo, negaas de Vero. Ouve tudo bem, diz o que lhe convm. Ovelha que berra, bocado que perde. P'lo S. Joo, Perdigoto na mo. P'lo S. Mateus, pega nos bois e lavra com Deus. P'ra trs, mija a burra. Paga o justo pelo pecador. Pagar e morrer, a ltima coisa a fazer. Pai rico, filho nobre, neto pobre. Pais galegos, filhos bares, netos ladres. Pais impertinentes fazem filhos desobedientes. Palavra de Rei, no volta atrs. Palavras de mel, corao de fel. Palavras, leva-as o vento. Panela velha faz boa sopa. Po com olhos, queijo sem olhos e vinho que espirre para os olhos. Po proibido abre o apetite. Po que sobre, Carne que baste e Vinho que falte. Para a fome no h mau po. Para baixo todos os Santos ajudam. Para bom entendedor, meia palavra basta. Para dar e para ter, muito rico preciso ser. Para ensinar, preciso aprender. Para grandes males, grandes remdios. Para Junho guarda um toco e uma pinha, e a velha que o dizia guardados os tinha. Para l do Maro, mandam os que l esto. Para mal que hoje acaba, no remdio o de amanh. Para ovos frigir, temos de os partir. Para palavras loucas, orelhas moucas. Para parte de Fevereiro, guarda lenha de Quinteiro. Parar morrer. Pscoa alta, chumbo na malta. Pscoa em Maro, ou fome ou mortao. Pssaro do campo cedo madruga. Patro fora, feriado na loja. Pau deitado no chama trovoada.

Pedir a avarento, caar no mar. Pedra que rola, no cria musgo. Peixe no puxa carroa. Pela boca morre o peixe. Pelas costas dos outros se vm as nossas. Pelo andar da carruagem v-se logo quem l vai dentro. Pelo S. Martinho (11/11) todo o mosto bom vinho. Pelo S. Martinho, deixa a gua pr moinho. Pelo S. Matias (25/02) comeam as enxertias. Pelo Santiago (25/07), cada pinga vale um cruzado. Pelo voo se conhece a ave. Pelos Santos neve nos campos. Pelos Santos trigo semeado, fruto arrancado. Perdido por cem, perdido por mil. Pintainho de Janeiro, vai com a me ao poleiro. Poda-me em Janeiro, empa-me em Maro e vers o que te fao. Podar em Maro ser madrao. Polidez, pouco custa e muito vale. Por casar nunca ningum ficou, no foi com quem quis, foi com quem calhou. Por cima de melo, vinho de tosto. Por falar se ganha, por falar se perde. Por morrer uma andorinha no acaba a Primavera. Por S. Gil (01/08), adoba teu candil. Por S. Mateus faz conta das ovelhas que os borregos so teus. Por S. Matias (22/02), noites iguais aos dias. Por S. Simo e S. Judas (28/10) colhidas so as uvas. Por S. Vicente, toda a gua quente. Por Santa Maria de Agosto repasta a vaca um pouco. Porcos com frio e homens com vinho fazem grande rudo. Pouco a pouco fia a velha o copo. Pouco e em paz muito se faz. Poupar enquanto h; no havendo, poupado est. Preso por ter co e preso por no ter. Presuno e gua benta cada qual toma a que quer. Primeiro de Agosto, primeiro de Inverno. Primeiros troves e relmpagos, fertilidade de frutos e esterilidade de campos. Quando a esmola grande, o santo desconfia. Quando a esmola muita, o pobre desconfia. Quando chove antes da missa, toda a semana borria. Quando chove em Agosto, no metas teu dinheiro em mosto. Quando de morte o mal, no h mdico para curar tal. Quando velho o co, se ladra porque tem razo. Quando em Maro arrulha a perdiz, ano feliz. Quando est fora o gato folga o rato.

Quando Maio chegar, quem no arou tem de arar. Quando mal, nunca pior. Quando mija um portugus, mijam dois ou trs. Quando minguar a Lua no comeces coisa alguma. Quando no chove em Fevereiro, nem prados nem centeio. Quando o ano de leite, at os bodes o do. Quando o burro jeitoso, qualquer albarda lhe fica bem. Quando o pobre come galinha, um dos dois est doente. Quando Outubro for erveiro, Guarda para Maro o palheiro. Quando se declara a guerra, o Diabo alarga o Inferno. Quando um burro zurra, os outros abaixam as orelhas. Quando um cai, todos o pisam. Quando vem Maro ventoso, Abril sai chuvoso. Quanto maior a nau, maior a tormenta. Quanto mais alto se sobe, maior o trambolho. Quanto mais barato estiver o po, melhor canta o corao. Quanto mais conheo os homens, mais gosto dos ces. Quanto mais depressa, mais devagar. Quanto tens, quanto vales. Queijo com po faz homem so. Queimada a casa, acudir com gua. Queira ou no queira, o burro h-de ir feira. Quem a boa rvore se encosta, boa sombra o acolhe. Quem a muitos h-de manter, muito h-de ter. Quem abana, nem sempre cai. Quem acompanha com coxo, ao terceiro dia coxeia. Quem ama a Beltro, ama o seu co. Quem anda chuva, molha-se. Quem ao comer sua, ao trabalho amua. Quem ao moinho vai, enfarinhado sai. Quem aos vinte no , aos trinta no tem, aos quarenta no ningum. Quem bebe no S. Martinho (11/11), faz de velho e de menino. Quem bem ama no esquece. Quem bem nada no se afoga. Quem boa cama fizer, nela se h-de deitar. Quem brinca com o fogo queima-se. Quem cabritos vende e cabras no tem, dalgum lado lhe vem. Quem caa de corao o dono do furo. Quem cala, consente. Quem cansa sempre alcana. Quem canta antes d' almoo, chora antes do Sol posto. Quem canta, seu mal espanta. Quem casa filha, depenado fica. Quem casa, quer casa. Quem com farelos se mistura, porcos o comem.

Quem com ferros mata, com ferros morre. Quem com os braos no pode, com os dentes acode. Quem com porcos sonha, at o mato lhe ronca. Quem come carne na vespera de Natal, ou burro ou animal. Quem come fel, no pode cuspir mel. Quem compra barato, compra duas vezes. Quem compra terras, compra guerras. Quem confessa a verdade, no merece castigo. Quem conhece o seu Corao, desconfia dos seus olhos. Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Quem convida de vspera, no quer que v festa. Quem corre por gosto, no cansa. Quem d aos pobres, empresta a Deus. Quem d e volta a tirar ao Inferno vai parar. Quem d o po, d a educao. Quem d o que tem, a pedir vem. Quem deixa o certo pelo incerto, ou tolo ou pouco esperto. Quem desconfia, no de confiar. Quem desdenha quer comprar. Quem deve a Pedro e paga a Gaspar, volta a pagar. Quem dvidas no tem, com a sua conscincia est bem. Quem diz tudo o que quer, ouve o que no gosta. Quem desconfiado no srio. Quem pobre no tem vcios. Quem surdo, guarda segredos. Quem em Abril no varre a eira e em Maio no rega a leira, anda todo o ano em canseira. Quem em Janeiro lavrar, tem sete pes para o jantar. Quem em Julho ara e fia, Ouro cria. Quem em Maio no merenda, aos finados se encomenda. Quem em Maio relva, no tem po nem erva. Quem em Maro come sardinha, em Agosto lhe pica a espinha. Quem em novo no trabalha, em velho come palha. Quem em ruim terra nascer, sempre para ela h-de pender. Quem empresta no melhora. Quem encontrou sem muito procurar, porque muito procurou sem encontrar. Quem espera sempre alcana. Quem espera, desespera. Quem est de fora, no racha lenha. Quem est mal, que se mude. Quem est vivo, sempre aparece. Quem estraga velho, paga novo. Quem fala no barco, quer embarcar. Quem faz mal, espere outro tal. Quem faz o que pode, a mais no obrigado. Quem feio ama, bonito lhe parece.

Quem guarda, acha; e quem cria, mata. Quem longe vai casar, ou enganado ou vai enganar. Quem madruga, Deus ajuda. Quem mais alto sobe, ao mais baixo vem parar. Quem mais jura, mais mente. Quem mal anda, mal acaba. Quem mal entende, mal conta. Quem me repreende, do mal me defende. Quem meu filho beija, minha boca adoa. Quem muitas estacas estancha, alguma lhe h-de pegar. Quem muito apalpa pouco acerta. Quem muito chora, pouco mija. Quem muito dorme pouco aprende. Quem muito fala, pouco aprende. Quem muito se abaixa, o cu se lhe v. Quem namora pelo fato, leva o Diabo ao contrato. Quem no aparece, esquece. Quem no arrisca, no petisca. Quem no chora no mama. Quem no come por ter comido, no mal de grande perigo. Quem no confia, no de confiar. Quem no cria, no tosquia. Quem no debulha em Agosto, debulha com mau rosto. Quem no deve, no teme. Quem no estorva, ajuda. Quem no estraga no estreia. Quem no governa a lenha, no governa a casa que tenha. Quem no lerda no medra. Quem no pede, no o ouve Deus. Quem no quer ser lobo, no lhe vista a pele. Quem no sabe ser caixeiro, que feche a loja. Quem no sabe, como quem no v. Quem no se fartou no comer, no se farta no lamber. Quem no se ri ao ms, ou tolo ou quem o fez. Quem no se sente, no filho de boa gente. Quem no tem bois, no promete carrada. Quem no tem bois, ou antes ou depois. Quem no tem co caa com gato. Quem no tem dinheiro no tem vcios. Quem no tem marido, no tem amigo. Quem no tem padrinho, morre Moiro. Quem no tem vergonha todo o mundo seu. Quem o alheio veste na praa o despe. Quem o inimigo poupa, nas mos lhe morre. Quem parte e reparte e fica com a pior parte, ou tolo ou no tem arte.

Quem pssaros receia, milho no semeia. Quem pede a Pedro e paga a Gaspar, volta a pagar. Quem pega por moa, perde por fora. Quem planta no Outono, leva um ano de abono. Quem poda em Maro, vindima no regao. Quem porfia, mata caa. Quem pouco sabe, depressa o reza, Quem primeiro ala, primeiro cala. Quem quer bom ervilhal, semeia-o antes de Natal. Quem quer festa, sua-lhe a testa. Quem quer sopas gordas, vaca nelas. Quem quer, vai; quem no quer, manda. Quem quiser bolota que a trepe. Quem quiser fazer uma viagem em paz, no leve mulher, nem co, nem rapaz. Quem quiser luxo, que lhe custe. Quem quiser o alho cachapernudo, plante-o no ms do Entrudo. Quem sabe do barco o barqueiro. Quem sabe falar, evita guerrilhar. Quem sai aos seus no degenera Quem saiba e pense, vence e convence. Quem se deserda antes que morra, merece uma cachaporra. Quem se mete por atalhos, mete-se em trabalhos. Quem se pica cardos come. Quem se quer ver sempre se encontra. Quem se rala morre cedo. Quem se veste de ruim pano, veste-se duas vezes por ano. Quem semeia ventos, colhe tempestades. Quem seu amigo quiser conservar, com ele no h-de negociar. Quem s mata, morre cedo. Quem s uma ovelha tem, mil lobos a comem. Quem te avisa, teu amigo . Quem tem amigos, no morre na cadeia. Quem tem amores, tem dores. Quem tem boca no manda soprar. Quem tem boca, vai a Roma. Quem tem calos, no se mete em apertos. Quem tem capa sempre escapa. Quem tem cu tem medo. Quem tem filhos tem cadilhos. Quem tem fome, cardos come. Quem tem medo fica em casa. Quem tem Sade e Liberdade rico e no sabe. Quem tem sorte ao jogo no tem sorte aos amores. Quem tem telhados de vidro, no deve atirar pedras ao do vizinho. Quem tem unhas que toca viola.

Quem tem vagar, faz colheres. Quem torto nasce, tarde ou nunca se endireita. Quem tudo quer vingar, cedo h-de acabar. Quem tudo quer, tudo perde. Quem vai guerra, d e leva. Quem vai ao mar avia-se em terra. Quem vai para a cama sem ceia, toda a noite rabeia. Quem v caras no v coraes. Quem vier atrs, feche a porta. Quem vive no convento que sabe o que se passa l dentro. Querer poder. Queres pasmar o teu vizinho? Lavra e esterca p'lo S. Martinho. Queres um conselho, pede-o ao velho. Ramos molhados, anos melhorados. Rego aberto, meia jeira . Ri melhor quem ri por ltimo. Ri-se o diabo quando o pobre d ao farto. Rogos de rei, mandados so. Roma e Pavia no se fizeram num dia. Rudos ao Nascente: desape os bois e foge sempre. S. Joo (24/06) e S. Miguel (29/09) passados tanto manda o amo como o criado. S. Miguel (29/09) passado, todo o amo mandado. S. Miguel (29/09) soalheiro, enche o celeiro. Saber esperar uma grande virtude. Santos da Terra no fazem milagres. Sapato branco em Janeiro sinal de pouco dinheiro. Sveis por S. Marcos (25/04), enchem-se os barcos. Se a Senhora das Candeias (02/02) rir, est o Inverno para vir. Se chover antes de missa, toda a semana borria. S em Agosto cuidadoso e aguilhoa o preguioso. Se em Outubro te sentires gelado, lembra-te do gado. Se o Inverno no erra caminho, tmo-lo pelo S. Martinho. Se o sapo canta em Janeiro, guarda a palha no sendeiro. Se o velho pudesse e o novo quisesse, nada havia que no se fizesse. Se queres ser bom alheiro, planta alhos em Janeiro. Se queres ser bom milheiro, faz o alqueire em Janeiro. Se queres um bom alhal, semeia-o antes do Natal. Se queres ver o teu corpo, abre o teu porco. Se queres ver o teu marido morto, d-lhe couves em Agosto. Seda em Janeiro, ou fantasia ou falta de dinheiro. Segundo l escolhestes, assim c vos contentai. Semana Santa molhada, terra alterada. Semeia e cria, e vivers com alegria. Setembro, ou seca as fontes ou leva as pontes.

Simo (Outubro) favas no cho. Sol de Junho, madruga muito. Tanta chuva pelas candeias, tantas abelhas pelas colmeias. Tanta vez vai o rato ao moinho, que um dia fica l com o focinho. Tantas cabeas, quantas sentenas. Tantas vezes vai o cntaro fonte que um dia l fica a asa. Tanto ls, que tresls. Tanto vale cada um na praa, quanto vale o que tem na caixa. Tantos dias de geada ter Maio, quantos de nevoeiro teve Fevereiro. To ladro o que vai horta, como o que fica porta. To ladro o que vai vinha, como o que fica espreita. Tem o porco meo pelo S Joo (24/06). Tempo de Santa Luzia, cresce a noite, minga o dia. Tempo dinheiro. Tempor a castanha que por Maro arrebenta. Todo o burro come palha, preciso saber dar-lha. Todos os caminhos vo dar ponte, quando o rio vai de monte a monte. Todos os caminhos vo dar a Roma. Todos os pssaros comem trigo e quem paga o pardal. Tosto a tosto faz um milho. Tristezas no pagam dvidas. Tudo em Novembro guardado; em casa ou arrecadado. Tudo est bem, quando acaba em bem. Um burro carregado de livros um doutor. Um dia, no so dias. Um galo no canta no ovo. Um homem atrapalhado, pior do que uma mulher bbeda. Um mal nunca vem s. Um olho no burro, outro no cigano. Um olho no prato, outro no gato. Um rico avarento, no tem amigo nem parente. Um sabor tem cada caa, mas o porco cento alcana. Uma gua de Maio e trs de Abril valem por mil. Uma coisa pensa o Baio, outra pensa o selador. Uma ma por dia, d uma vida sadia. Uma mo lava a outra e as duas lavam a cara. Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade. Uns comem os figos, a outros rebentam-lhe os lbios. Vo os anis mas fiquem os dedos. Vaso ruim no quebra. V-se na adversidade o que a amizade. Velho casado com nova, filhos at cova. Velho casado com nova, ou corno ou cova.

Velho e namorado, cedo enterrado. Velhos so os trapos. Vem a guerra, vai a guerra, fica a terra. Vento de Ramos, vento do ano. Verdura de Janeiro, no vai a palheiro. Vindima molhada, pipa depressa despejada. Vinho verde em Janeiro, mortalha no telheiro. Viver no custa, o que custa saber viver. Voz corrente muito mente. Voz do povo, voz de Deus. Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades. Zurros de burro no chegam aos cus.

You might also like