You are on page 1of 26

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA AULA 0 Administrao Pblica para Controladoria Geral da Unio (CGU).

Aula Demonstrativa
1. APRESENTAO
Pessoal! Bom Dia! Meu nome Leonardo Ferreira, natural de Juiz de Fora MG. Ocupo atualmente o cargo de Analista de Finanas e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, tendo obtido o nono lugar no concurso de 2005. No entanto, minha vida de concurseiro comeou muito cedo, meus primeiros desafios foram na rea de concursos militares. Fui aprovado em 1 lugar nacional para Escola de Sargentos da Armas (EsSA) no ano de 1993, certame com mais de 100.000 mil inscritos, posteriormente fui aprovado em 1 lugar nacional para Escola de Administrao do Exrcito (EsAEx) e em 6 lugar nacional para o Quadro Complementar de Oficiais da Marinha, ambos em 2002. Graduei-me em Administrao, com nfase em Administrao Pblica, pela Universidade Federal do Paran em 2002, onde obtive o primeiro lugar em minha turma de graduao. No ano de 2003 cursei uma ps-graduao em Direito Pblico. J em Braslia, desde 2007, ministro aulas em cursinhos preparatrios trabalhando as disciplinas de Administrao Pblica, Gesto Governamental e Direito Administrativo.

2. METODOLOGIA
A disciplina de Administrao Pblica para o concurso de Analista de Finanas e Controle, da CGU, contou no ltimo concurso com 10 (dez) questes de peso 1 (um). Logo, busquei estruturar nosso curso com base no ltimo edital da CGU 2008. Mas o concurseiro pode estar pensando: so apenas 10 pontinhos, vale a pena uma preparao sria e estruturada para a disciplina de Administrao Pblica? Pessoal, hoje, qualquer pontinho perdido em um concurso como o da CGU, com um salrio inicial de R$ 12.437,00, pode representar a diferena entre a sua aprovao ou mais alguns meses, ou anos de estudos. E veja o que tnhamos no ltimo edital da CGU/2008: A prova discursiva, para todas as reas, versar sobre o desenvolvimento, em letra cursiva legvel, com caneta esferogrfica (tinta azul ou preta), em um mnimo de 60 (sessenta) linhas, de 1(um) tema referente ao contedo programtico da disciplina D5 - Administrao Pblica. 1
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

Diante disso, teremos que dedicar especial ateno a esta disciplina. E este o nosso desafio. Tratar de forma simples, objetiva e sistematizada um tema extenso e complexo. Para tal, contaremos com seis aulas, alm da aula demonstrativa. Abordaremos todo contedo programtico e iremos inserir e comentar questes da ESAF pertinentes aos temas tratados nas aulas. Vamos analisar o nosso contedo programtico: AULA 0 - Apresentao. AULA 1 - 09/03/2010: Estado: Conceito e evoluo do Estado moderno. Conceitos fundamentais do Direito Pblico e o funcionamento do Estado. Estado, governo e aparelho de Estado. AULA 2 - 16/03/2010: Estado unitrio e Estado federativo. Relaes entre esferas de governo e regime federativo. Sistemas de governo. AULA 3 - 23/03/2010: Evoluo da Administrao Pblica no Brasil: reformas Administrativas: dimenses estruturais, principais caractersticas. Formas de administrao pblica: Patrimonialista, burocrtica, gerencial. AULA 4 - 30/03/2010: Governabilidade e governana. Intermediao de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo). Accountability. Excelncia nos servios pblicos. Gesto por resultados na produo de servios pblicos. AULA5 - 06/04/2010: Gesto de Pessoas por Competncias. Comunicao na gesto pblica e gesto de redes organizacionais. AULA 6 - 13/04/2010: Mudanas institucionais: conselhos, organizaes sociais, organizao social de interesse pblico (OSCIP), agncia reguladora, agncia executiva.

2
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

3. GALERIA DO CONCURSEIRO
Nessa seo irei compartilhar com os concurseiros minha experincia em sala de aula relacionada ao processo de ensino aprendizagem para concursos. Sempre digo aos meus alunos que a preparao para concursos pode ser algo prazeroso e que traz resultados no curto e mdio prazo ou uma experincia dolorosa, demorada e com resultados insatisfatrios. Quando falo sobre o assunto, os alunos sempre perguntam: Leo, como ser uma experincia prazerosa e eficaz (que traz resultados)? Geralmente completam: de preferncia no curto prazo. Nessas ocasies falo durante dez minutos sobre os trs pilares de um sistema de estudo eficaz: Primeiro preciso conhecer o conceito de campo semntico, depois preciso saber o que engenharia reversa de provas e por ltimo, o que costumo chamar de PPC (postura prativa em concursos). Nas prximas aulas falarei de forma objetiva e rpida sobre esses assuntos.

4. CONTEDO PROGRAMTICO
Portanto, o curso est previsto para ser ministrado em seis aulas (sem contar essa apresentao). A aula de hoje ser uma amostra do nosso curso. Seguem os comentrios de algumas questes da ESAF para que voc possa ter idia do que vai encontrar ao longo do curso. As questes foram selecionadas de acordo com o nosso contedo programtico. So todas questes da ESAF que resolvi trabalhar no esquema de anlise de assertivas (certo ou errado), pois obriga o candidato a dar ateno a todos os itens da questo. uma excepcional forma de aprender e no focar apenas no item correto. Adicionalmente, trabalhei com questes da ESAF em seu formato tradicional.

3
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

5. LISTA DAS QUESTES


Nesta aula demonstrativa, abordaremos o item trs do edital: Evoluo da Administrao Pblica no Brasil: reformas Administrativas: dimenses estruturais, principais caractersticas. Formas de administrao pblica: Patrimonialista, burocrtica, gerencial. Sugiro que resolvam as questes. Vamos s questes. Questes do tipo certo ou errado. 1. (ESAF /EPPGG/MPOG/2009) A administrao colonial se caracterizou pela centralizao, formalismo e morosidade, decorrentes, em grande parte, do vazio de autoridade no imenso territrio.

2. (ESAF /EPPGG/MPOG/2009) A partir da administrao pombalina, pouco a pouco, o empirismo paternalista do absolutismo tradicional foi sendo substitudo pelo racionalismo tpico do despotismo esclarecido.

3. (ESAF /EPPGG/MPOG/2009) A transferncia da corte portuguesa, em 1808, e a conseqente elevao do Brasil a parte integrante do Reino Unido de Portugal constituram as bases do Estado nacional, com todo o aparato necessrio afirmao da soberania e ao funcionamento do autogoverno. 4. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) Com a Repblica Velha, deu-se a primeira experincia radical de reforma administrativa, em resposta s mudanas econmicas e sociais que levavam o pas rumo industrializao.

5. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) Ao privilegiar o usurio do servio pblico, o Programa Nacional de Desburocratizao marcou pelo ineditismo, j que nenhum outro antes dele fora dotado de carter social e poltico.

4
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

6. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) A reforma administrativa de 1967 reduziu o fosso que separava as burocracias instaladas nas administraes direta e indireta, garantindo a profissionalizao do servio pblico em toda a sua extenso. 7. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) A reforma dos anos 1990 visava, como um de seus objetivos, fortalecer o Estado de modo a torn-lo responsvel direto pelo desenvolvimento econmico e social. 8. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) A reforma burocrtica de 1936 apoiou-se, conceitualmente, em trs dimenses: formas de propriedade, tipos de administrao pblica e nveis de atuao do Estado. 9. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) A partir da Revoluo de 1930, o Brasil passou a empreender um continuado processo de modernizao das estruturas e processos do aparelho do Estado. 10. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) A Repblica Velha, ao promover grandes alteraes na estrutura do governo, lanou a economia rumo industrializao e a administrao pblica rumo burocracia weberiana. Questes do tipo mltipla escolha. 11. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) Acerca do modelo de administrao pblica gerencial, correto afirmar que: a) admite o nepotismo como forma alternativa de captao de recursos humanos. b) sua principal diferena em relao administrao burocrtica reside na forma de controle, que deixa de se basear nos processos para se concentrar nos resultados. c) nega todos os princpios da administrao pblica patrimonialista e da administrao pblica burocrtica. d) orientada, predominantemente, pelo poder racional-legal. 5
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

e) caracteriza-se pela profissionalizao, idia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo. 12. (ESAF/AFRFB/RFB/2009) Considerando os modelos tericos de Administrao Pblica, incorreto afirmar que, em nosso pas: a) o maior trunfo do gerencialismo foi fazer com que o modelo burocrtico incorporasse valores de eficincia, eficcia e competitividade. b) o patrimonialismo pr-burocrtico ainda sobrevive, por meio das evidncias de nepotismo, gerontocracia e designaes para cargos pblicos baseadas na lealdade poltica. c) a abordagem gerencial foi claramente inspirada na teoria administrativa moderna, trazendo, para os administradores pblicos, a linguagem e as ferramentas da administrao privada. d) no Ncleo Estratgico do Estado, a prevalncia do modelo burocrtico se justifica pela segurana que ele proporciona. e) tal como acontece com o modelo burocrtico, o modelo gerencial adotado tambm se preocupa com a funo controle.

13. (ESAF/AFC/CGU/2008) O movimento que incorporou gesto pblica caractersticas como a competio na prestao de servios, a perspectiva empreendedora, a descentralizao, o foco em resultados e a orientao para o mercado denominado: a) Patrimonialista. b) Governana Corporativa. c) Reinventando o Governo. d) Administrao Pblica Societal. e) Ps-Burocrtico.

6
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

6. GABARITOS OFICIAIS
1. C 2. C 3. C 4. E 5. C 6. E 7. E 8. E 9. C 10. E 11. B 12. A 13. C

7. QUESTES COMENTADAS

Agora que vocs resolveram as questes, vamos analisar cada uma delas.

1. (ESAF /EPPGG/MPOG/2009) A administrao colonial se caracterizou pela centralizao, formalismo e morosidade, decorrentes, em grande parte, do vazio de autoridade no imenso territrio.

Item certo. A assertiva trata do tema: evoluo da Administrao Pblica no Brasil. A ESAF geralmente utiliza como texto base para o referido tema o artigo: Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de Administrao Pblica; 200 anos de reformas, de Frederico Lustosa da Costa. Segundo o citado autor: Tomar o desembarque da Coroa portuguesa no Rio de Janeiro, em 1808, como marco para a construo do Estado nacional no significa dizer que nada existisse em termos de aparato institucional e 7
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

administrativo. Havia na colnia uma ampla, complexa e ramificada administrao.

Caio Prado Jnior (1979:299-300) adverte que, para compreend-la, preciso se desfazer de noes contemporneas de Estado, esferas pblica e privada, nveis de governo e poderes distintos. O autor apresenta como principais caractersticas da administrao colonial: a centralizao, a ausncia de diferenciao (de funes), o mimetismo, a profuso e minudncia das normas, o formalismo e a morosidade. Essas disfunes decorrem, em grande medida, da transplantao para a colnia das instituies existentes na metrpole (Portugal) e do vazio de autoridade (e de obedincia) no imenso territrio, constituindo um organismo autoritrio, complexo, frgil e ineficaz. Meninas e meninos copiaram a questo do referido texto. O texto ser detalhado em nossa primeira aula.

2. (ESAF /EPPGG/MPOG/2009) A partir da administrao pombalina, pouco a pouco, o empirismo paternalista do absolutismo tradicional foi sendo substitudo pelo racionalismo tpico do despotismo esclarecido.

Item certo. A assertiva trata do tema: evoluo da Administrao Pblica no Brasil. Mais uma vez a ESAF baseou essa questo no texto: 200 anos de Estado; 200 anos de Administrao Pblica; 200 anos de reformas, de Frederico Lustosa da Costa. O autor nos informa que apesar das caractersticas negativas da administrao colonial (formalismo, morosidade, centralizao, etc..) ocorreu um processo de gradual racionalizao do governo colonial ao longo de trs sculos. A partir da administrao pombalina, pouco a pouco, o empirismo paternalista do absolutismo tradicional foi sendo substitudo pelo racionalismo tpico do despotismo esclarecido. Essa mudana se expressava principalmente nos mtodos e processos de trabalho que davam lugar emergncia de uma burocracia. Mais uma vez retiram a assertiva do referido documento.

8
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

3. (ESAF /EPPGG/MPOG/2009) a transferncia da corte portuguesa, em 1808, e a consequente elevao do Brasil a parte integrante do Reino Unido de Portugal constituram as bases do Estado nacional, com todo o aparato necessrio afirmao da soberania e ao funcionamento do autogoverno.

Item certo. A assertiva trata do tema: evoluo da Administrao Pblica no Brasil. Mais uma vez a ESAF baseou essa questo no texto: 200 anos de Estado; 200 anos de Administrao Pblica; 200 anos de reformas, de Frederico Lustosa da Costa. Sabe-se que a transferncia da famlia real portuguesa para o Brasil deu-se de forma confusa. At o ltimo instante, o prncipe regente hesitou em partir diante da remota possibilidade de os franceses aceitarem mais um suborno. S se decidiu quando as tropas de Junot j se encontravam em solo portugus, s portas de Lisboa. O alvoroo descrito por alguns dos relatos dos momentos que antecederam a longa travessia no condiz com o minucioso planejamento que a indita mudana de uma corte para outro continente deveria merecer (Wilcken, 2005:35-38). Em primeiro lugar, a prpria escolha das cinco, 10 ou 15 mil pessoas os nmeros so imprecisos que comporiam a lotao das naus, diz alguma coisa sobre as instituies e espaos de poder que estavam sendo transplantados. Em segundo lugar, a seleo dos bens que era possvel carregar, alm dos tesouros e objetos de indiscutvel valor, contemplava material, livros, papis, artefatos, instrumentos e smbolos necessrios administrao. Em terceiro lugar, a instituio de um simulacro de governo em solo europeu, que se deu na forma de uma regncia, logo destituda pelo ocupante. O fato que a transferncia da corte e mais tarde a elevao do Brasil a parte integrante do Reino Unido de Portugal constituram as bases do Estado nacional, com todo o aparato necessrio afirmao da soberania e ao funcionamento do autogoverno. A elevao condio de corte de um imprio transcontinental fez da nova administrao brasileira, agora devidamente aparelhada, a expresso do poder de um Estado nacional que jamais poderia voltar a constituirse em mera subsidiria de uma metrpole de alm-mar. 9
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

Acredito que j estejam convencidos da importncia do referido artigo quando o assunto seja evoluo da Administrao Pblica no Brasil.

4. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) Com a Repblica Velha, deu-se a primeira experincia radical de reforma administrativa, em resposta s mudanas econmicas e sociais que levavam o pas rumo industrializao.

Item errado. A assertiva trata do tema: evoluo da Administrao Pblica no Brasil. Primeiro precisamos entender que a repblica velha o perodo compreendido entre 1889 e 1930. E que a proclamao da Repblica no alterou profundamente as estruturas socioeconmicas do Brasil imperial. A riqueza nacional continuou concentrada na economia agrcola de exportao, baseada na monocultura e no latifndio. O que se acentuou foi a transferncia de seu centro dinmico para a cafeicultura e a conseqente mudana no plo dominante da poltica brasileira das antigas elites cariocas e nordestinas para os grandes cafeicultores paulistas. A Repblica federalista, com estados politicamente autnomos, consagrou um novo pacto poltico que acomodava os interesses das elites econmicas do Centro-Sul e do resto do pas. O governo federal ocupava-se de assegurar a defesa e a estabilidade e proteger os interesses da agricultura exportadora atravs do cmbio e da poltica de estoques, com reduzida interferncia nos assuntos internos dos demais estados. L vicejavam os mandes locais, grandes proprietrios de terra e senhores do voto de cabresto, e as grandes oligarquias, que controlavam as eleies e os governos estaduais e asseguravam as maiorias que apoiavam o governo federal. A poltica dos governadores garantia a alternncia na presidncia da Repblica de representantes de So Paulo e Minas Gerais. Esse sistema era marcado pela instabilidade dos governos estaduais passveis de serem derrubados e substitudos em funo da emergncia de novas oligarquias. Nesse perodo, no houve grandes alteraes na conformao do Estado nem na estrutura do governo.

10
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

Desde a proclamao da Repblica, a principal mudana no Poder Executivo foi a criao dos ministrios da Instruo Pblica, de brevssima existncia; da Viao e Obras Pblicas; e da Agricultura, Indstria e Comrcio, cujos nomes sofreram pequenas modificaes. Do ponto de vista da federao, houve uma ligeira reduo na capacidade legislativa dos estados, que perderam o poder de legislar sobre determinadas matrias. Gente! Mais uma vez copiaram a questo do referido texto: Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de Administrao Pblica; 200 anos de reformas, de Frederico Lustosa da Costa.

5. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) Ao privilegiar o usurio do servio pblico, o Programa Nacional de Desburocratizao marcou pelo ineditismo, j que nenhum outro antes dele fora dotado de carter social e poltico. Item certo. A assertiva trata do tema: evoluo da Administrao Pblica no Brasil. Mais uma questo que adotou como referncia o texto de Frederico Lustosa da Costa: Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de Administrao Pblica; 200 anos de reformas. A questo trata do Programa Nacional de Desburocratizao, que vocs precisam associar imediatamente ao nome do Ministro Extraordinrio da poca, Hlio Beltro. Veja que interessante o trecho Transcrito: Antes da descrio da reforma administrativa da Nova Repblica (perodo ps - 1985), merecem registro dois programas de reforma elaborados entre 1979 e 1982, a desburocratizao e a desestatizao. De iniciativa do Poder Executivo, os dois programas foram concebidos de forma a atender objetivos complementares que seriam o aumento da eficincia e eficcia na administrao pblica e o fortalecimento do sistema de livre empresa. Mais especificamente, o programa de desburocratizao, institudo pelo Decreto-Lei no 83.740, de 18 de julho de 1979, visa simplificao e racionalizao das normas organizacionais, de modo a tornar os rgos pblicos mais dinmicos e 11
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

mais geis (Wahrlich, 1984:53). Esperava-se que a supresso de etapas desnecessrias tornaria mais gil o sistema administrativo, trazendo benefcios para funcionrios e clientes. Diferentemente dos outros programas, o da desburocratizao privilegiava o usurio do servio pblico. Da o seu ineditismo, porque nenhum outro programa antes era dotado de carter social e poltico. Mas, ele tambm inclua entre seus objetivos o enxugamento da mquina estatal, j que recomendava a eliminao de rgos pouco teis ou cuidava para impedir a proliferao de entidades com tarefas pouco definidas ou j desempenhadas em outras instituies da administrao direta e indireta.

6. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) a reforma administrativa de 1967 reduziu o fosso que separava as burocracias instaladas nas administraes direta e indireta, garantindo a profissionalizao do servio pblico em toda a sua extenso. Item: errado A assertiva trata do tema: evoluo da Administrao Pblica no Brasil. Mais uma questo que adotou como referncia o texto de Frederico Lustosa da Costa: Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de Administrao Pblica; 200 anos de reformas. Segundo Marcelino: Embora tenha se verificado um crescimento na administrao direta, sobretudo com o aumento do nmero de ministrios que foram desmembrados de outros, a marca maior do modelo do crescimento foi mesmo a expanso da administrao indireta. Isso resultou no fenmeno da dicotomia entre o Estado tecnocrtico e moderno das instncias da administrao indireta e o Estado burocrtico, formal e defasado da administrao direta, que subsiste mesmo depois da reforma administrativa de maro de 1990 (Marcelino, 1988:44). 12
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

Segundo Lima Jnior: Apesar dos avanos, a reforma de 1967 no logrou eliminar o fosso crescente entre as burocracias pblicas instaladas na administrao direta e na indireta, nem garantir a profissionalizao do servio pblico em toda a sua extenso: No se institucionalizou uma administrao do tipo weberiano; a administrao indireta passou a ser utilizada como fonte de recrutamento, prescindindo-se, em geral, do concurso pblico (Lima Jnior, 1998:14).

7. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) a reforma dos anos 1990 visava, como um de seus objetivos, fortalecer o Estado de modo a tornlo responsvel direto pelo desenvolvimento econmico e social.

Item: errado A assertiva trata do tema: evoluo da Administrao Pblica no Brasil. O item est errado, pois, a reforma do Estado deve ser entendida dentro do contexto da redefinio do papel do Estado, que deixa de ser o responsvel direto pelo desenvolvimento econmico e social, para se tornar seu promotor e regulador. Segundo o PDRAE: No Brasil dos anos 1990, o debate sobre a reforma do Estado foi liderado pelo professor Luiz Carlos Bresser-Pereira, seja na qualidade de scholar, seja na qualidade de ministro. Manifestando-se num ou noutro papel, seus argumentos e propostas foram sempre basicamente os mesmos e esto resumidos no Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado PDRAE (1995). 13
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

A reforma do Estado deve ser entendida dentro do contexto da redefinio do papel do Estado, que deixa de ser o responsvel direto pelo desenvolvimento econmico e social, para se tornar seu promotor e regulador. O Estado assume um papel menos executor ou prestador direto de servios mantendo-se, entretanto, no papel de regulador e provedor destes. Nesta nova perspectiva, busca-se o fortalecimento das suas funes de regulao e de coordenao, particularmente no nvel federal, e a progressiva descentralizao vertical, para os nveis estadual e municipal, das funes executivas no campo da prestao de servios sociais e de infra-estrutura.

8. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) a reforma burocrtica de 1936 apoiou-se, conceitualmente, em trs dimenses: formas de propriedade, tipos de administrao pblica e nveis de atuao do Estado.

Item: errado A assertiva trata do tema: formas Patrimonialista, burocrtica, gerencial. de administrao pblica:

Nesse item existe uma pegadinha, pois a banca apresentou as trs dimenses que conceitualmente, apoiaram a reforma gerencial de 1995, no a reforma burocrtica de 1936. Segundo o PDRAE: A administrao pblica gerencial emerge na segunda metade do sculo XX, como resposta, de um lado, expanso das funes econmicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnolgico e globalizao da economia mundial, uma vez que ambos deixaram mostra os problemas associados adoo do modelo anterior. A eficincia da administrao pblica - a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos servios, tendo o cidado como beneficirio - torna-se ento essencial. A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficincia e qualidade na prestao de servios pblicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizaes.

14
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

O modelo conceitual da Reforma do Aparelho de Estado est apoiado em trs dimenses: formas de propriedade, tipos de administrao pblica e nveis de atuao do Estado. As relaes entre essas dimenses estabelecem o quadro referencial e a estratgia da reforma.

9. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) a partir da Revoluo de 1930, o Brasil passou a empreender um continuado processo de modernizao das estruturas e processos do aparelho do Estado.

Item: certo A assertiva trata do tema: evoluo da Administrao Pblica no Brasil. Mais uma questo que adotou como referncia o texto de Frederico Lustosa da Costa: 200 anos de Estado; 200 anos de Administrao Pblica; 200 anos de reformas. Para Frederico Lustosa da Costa: A chamada Revoluo de 1930 representou muito mais do que a tomada do poder por novos grupos oligrquicos, com o enfraquecimento das elites agrrias. Significou, na verdade, a passagem do Brasil agrrio para o Brasil industrial. De fato, a partir desse marco e durante a maior parte do sculo XX, o Brasil empreendeu um continuado processo de modernizao das estruturas e processos do aparelho de Estado. Como resposta a transformaes econmicas e sociais de largo alcance, esse esforo se desenvolveu ora de forma assistemtica, pelo surgimento de agncias governamentais que se pretendia fossem ilhas de excelncia com efeitos multiplicadores sobre as demais, ora de forma mais orgnica, por meio das reformas realizadas no governo federal, em 1938, 1967 e a partir de 1995.

15
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

10. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) a Repblica Velha, ao promover grandes alteraes na estrutura do governo, lanou a economia rumo industrializao e a administrao pblica rumo burocracia weberiana. Item: errado. A assertiva trata do tema: evoluo da Administrao Pblica no Brasil. Mais uma questo que adotou como referncia o texto de Frederico Lustosa da Costa: 200 anos de Estado; 200 anos de Administrao Pblica; 200 anos de reformas. Segundo Frederico Lustosa da Costa: A proclamao da Repblica no alterou profundamente as estruturas socioeconmicas do Brasil imperial. A riqueza nacional continuou concentrada na economia agrcola de exportao, baseada na monocultura e no latifndio. O que se acentuou foi a transferncia de seu centro dinmico para a cafeicultura e a conseqente mudana no plo dominante da poltica brasileira das antigas elites cariocas e nordestinas para os grandes cafeicultores paulistas. 11. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) Acerca do modelo de administrao pblica gerencial, correto afirmar que: a) admite o nepotismo como forma alternativa de captao de recursos humanos. b) sua principal diferena em relao administrao burocrtica reside na forma de controle, que deixa de se basear nos processos para se concentrar nos resultados. c) nega todos os princpios da administrao pblica patrimonialista e da administrao pblica burocrtica. d) orientada, predominantemente, pelo poder racional-legal. e) caracteriza-se pela profissionalizao, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.

16
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

Gabarito: b

A questo trata do tema: formas Patrimonialista, burocrtica, gerencial. Vamos analisar todas as alternativas:

de

administrao

pblica:

Na alternativa a foram descritas caractersticas do modelo de administrao pblica patrimonialista. Assertiva incorreta. Veja o que nos ensina Bresser Pereira:
Na administrao pblica patrimonialista, o aparelho do Estado funciona como uma extenso do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real. Os cargos so considerados prebendas. A respublica no diferenciada da resprincipis. Em conseqncia, a corrupo e o nepotismo so inerentes a esse tipo de administrao. No momento em que o capitalismo e a democracia se tornam dominantes, o mercado e a sociedade civil passam a se distinguir do Estado. Neste novo momento histrico, a administrao patrimonialista torna-se uma excrescncia inaceitvel. (Mare, p. 15).

Na alternativa b descrita uma caracterstica do modelo de administrao pblica gerencial. Item correto. Copiaram a assertiva do PDRAE.

17
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

Segundo o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE): A administrao pblica gerencial constitui um avano e at certo ponto um rompimento com a administrao pblica burocrtica. Isto no significa, entretanto, que negue todos os seus princpios. Pelo contrrio, a administrao pblica gerencial est apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princpios fundamentais, como a admisso segundo rgidos critrios de mrito, a existncia de um sistema estruturado e universal de remunerao, as carreiras, a avaliao constante de desempenho, o treinamento sistemtico. A diferena fundamental est na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados, e no na rigorosa profissionalizao da administrao pblica, que continua um princpio fundamental. Na alternativa c o candidato deveria saber que o modelo de administrao gerencial nega todos os princpios do modelo de administrao patrimonialista, no entanto, no nega todos os princpios do modelo de administrao burocrtico. Assertiva incorreta. Pessoal! Copiaram a questo do PDRAE. Veja o trecho do PDRAE: A administrao pblica gerencial constitui um avano e at certo ponto um rompimento com a administrao pblica burocrtica. Isto no significa, entretanto, que negue todos os seus princpios. Pelo contrrio, a administrao pblica gerencial est apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princpios fundamentais, como a admisso segundo rgidos critrios de mrito, a existncia de um sistema estruturado e universal de remunerao, as carreiras, a avaliao constante de desempenho, o treinamento sistemtico.

18
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

Nas alternativas d e e foram descritas caractersticas do modelo de administrao pblica burocrtica. Assertivas incorretas.

Segundo PDRAE: Surge na segunda metade do sculo XIX, na poca do Estado liberal, como forma de combater a corrupo e o nepotismo patrimonialista. Constituem princpios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalizao, a idia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em sntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupo e o nepotismo so sempre a priori. Parte-se de uma desconfiana prvia nos administradores pblicos e nos cidados que a eles dirigem demandas. Por isso so sempre necessrios controles rgidos dos processos, como por exemplo, na admisso de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas. 12. (ESAF/AFRFB/RFB/2009) Considerando os modelos tericos de Administrao Pblica, incorreto afirmar que, em nosso pas: a) o maior trunfo do gerencialismo foi fazer com que o modelo burocrtico incorporasse valores de eficincia, eficcia e competitividade. b) o patrimonialismo pr-burocrtico ainda sobrevive, por meio das evidncias de nepotismo, gerontocracia e designaes para cargos pblicos baseadas na lealdade poltica. c) a abordagem gerencial foi claramente inspirada na teoria administrativa moderna, trazendo, para os administradores pblicos, a linguagem e as ferramentas da administrao privada. d) no Ncleo Estratgico do Estado, a prevalncia do modelo burocrtico se justifica pela segurana que ele proporciona. e) tal como acontece com o modelo burocrtico, o modelo gerencial adotado tambm se preocupa com a funo controle. Gabarito: a 19
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

A questo trata do tema: formas Patrimonialista, burocrtica, gerencial. Vamos analisar todas as alternativas:

de

administrao

pblica:

Na alternativa a temos mais uma pegadinha da banca. Quando a assertiva fala em gerencialismo est se referindo ao modelo de administrao pblica gerencial. Esse modelo conserva alguns valores e princpios do modelo burocrtico de administrao pblica, e incorpora novos valores, como foco em resultados (eficcia), flexibilidade, competitividade, orientao para os cidados etc. Mas em momento algum, o gerencialismo fez com o modelo burocrtico incorporasse valores como eficcia e competitividade. O modelo de administrao pblica gerencial surgiu em contraposio ao modelo de administrao pblica burocrtica, foi uma verdadeira ruptura. O candidato deveria marcar essa assertiva, pois a questo solicitava o item incorreto. Segundo o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE):

A administrao pblica gerencial constitui um avano e at certo ponto um rompimento com a administrao pblica burocrtica. Isto no significa, entretanto, que negue todos os seus princpios. Pelo contrrio, a administrao pblica gerencial est apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princpios fundamentais, como a admisso segundo rgidos critrios de mrito, a existncia de um sistema estruturado e universal de remunerao, as carreiras, a avaliao constante de desempenho, o treinamento sistemtico. A diferena fundamental est na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados, e no na rigorosa profissionalizao da administrao pblica, que continua um princpio fundamental.

20
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

Na alternativa b temos uma caracterstica do administrao pblica patrimonialista. Assertiva correta. Segundo Bresser Pereira:

modelo

de

A caracterstica que definia o governo nas sociedades prcapitalistas e pr-democrticas era a privatizao do Estado, ou a interpermeabilidade dos patrimnios pblico e privado. Patrimonialismo significa a incapacidade ou a relutncia de o prncipe distinguir entre o patrimnio pblico e seus bens privados. A administrao do Estado pr-capitalista era uma administrao patrimonialista. Com o surgimento do capitalismo e da democracia, veio a se estabelecer uma distino clara entre res publica e bens privados.

Conclui Bresser Pereira:

O patrimonialismo, presente hoje sob a forma de clientelismo ou de fisiologismo, continua a existir no pas, embora sempre condenado. Para completar a erradicao desse tipo de cultura pr-capitalista no basta conden-la, ser preciso tambm puni-la.

Na alternativa c temos uma afirmao correta, pois o modelo de administrao pblica gerencial adota vrias ferramentas da teoria administrativa moderna.

21
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

Para Fernando Luiz Abrucio:

O governo no pode ser uma empresa, mas pode se tornar mais empresarial. (Gerald Caiden) (...) o setor pblico no est numa situao em que as velhas verdades possam ser reafirmadas. uma situao que requer o desenvolvimento de novos princpios. A administrao pblica deve enfrentar o desafio da inovao mais do que confiar na imitao. A melhora da gerncia pblica no s uma questo de pr-se em dia com o que est ocorrendo na iniciativa privada: significa tambm abrir novos caminhos. Les Metcalfe & Sue Richards

Segundo o PDRAE: A administrao pblica gerencial inspira-se na administrao de empresas, mas no pode ser confundida com esta ltima. Enquanto a receita das empresas depende dos pagamentos que os clientes fazem livremente na compra de seus produtos e servios, a receita do Estado deriva de impostos, ou seja, de contribuies obrigatrias, sem contrapartida direta. Enquanto o mercado controla a administrao das empresas, a sociedade - por meio de polticos eleitos - controla a administrao pblica. Enquanto a administrao de empresas est voltada para o lucro privado, para a maximizao dos interesses dos acionistas, esperando-se que, atravs do mercado, o interesse coletivo seja atendido, a administrao pblica gerencial est explcita e diretamente voltada para o interesse pblico.

22
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

Na alternativa d temos uma afirmao correta. A pegadinha da questo era entender o significado da palavra prevalncia (caracterstica do que prevalece; superioridade, supremacia). Ou seja, que a burocracia no ncleo estratgico, convive e prevalece sobre a administrao pblica gerencial (questionvel). Mas vamos em frente! Veja o que est previsto no PDRAE:

Como j vimos, existem ainda hoje duas formas de administrao pblica relevantes: a ADMINISTRAO PBLICA BUROCRTICA e a ADMINISTRAO PBLICA GERENCIAL. A primeira, embora sofrendo do excesso de formalismo e da nfase no controle dos processos, tem como vantagens a segurana e a efetividade das decises. J a administrao pblica gerencial caracteriza-se fundamentalmente pela eficincia dos servios prestados a milhares seno milhes de cidados. Nestes termos, no ncleo estratgico, em que o essencial a correo das decises tomadas e o princpio administrativo fundamental o da efetividade, entendido como a capacidade de ver obedecidas e implementadas com segurana as decises tomadas, mais adequado que haja um misto de administrao pblica burocrtica e gerencial.

Na alternativa e temos uma assertiva correta. Pois tanto no modelo de administrao pblica burocrtica, quanto no gerencial existe a preocupao com a funo controle.

23
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

Veja o previsto no PDRAE: A administrao pblica gerencial constitui um avano e at um certo ponto um rompimento com a administrao pblica burocrtica. Isto no significa, entretanto, que negue todos os seus princpios. Pelo contrrio, a administrao pblica gerencial est apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princpios fundamentais, como a admisso segundo rgidos critrios de mrito, a existncia de um sistema estruturado e universal de remunerao, as carreiras, a avaliao constante de desempenho, o treinamento sistemtico. A diferena fundamental est na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados, e no na rigorosa profissionalizao da administrao pblica, que continua um princpio fundamental.

13. (ESAF/AFC/CGU/2008) O movimento que incorporou gesto pblica caractersticas como a competio na prestao de servios, a perspectiva empreendedora, a descentralizao, o foco em resultados e a orientao para o mercado denominado: a) Patrimonialista. b) Governana Corporativa. c) Reinventando o Governo. d) Administrao Pblica Societal. e) Ps-Burocrtico.

Gabarito: c A questo trata do tema: formas de administrao pblica: Patrimonialista, burocrtica, gerencial. Questo muito complicada, pois cobrou um conhecimento muito especfico. Aproveite e memorize esse assunto.

24
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

Veja o que nos ensina Fernando Luiz Abrucio sobre o tema: A obra de David Osborne e Ted Gaebler, Reinventando o governo (1994), o marco na nova discusso da administrao pblica americana. Trata-se de discutir os fundamentos do governo no que se refere administrao pblica. Para tanto, estruturado um modelo hbrido e ecltico de anlise, incorporando conceitos que estiveram separados no desenvolvimento do modelo gerencial ingls, tais como a implantao de uma administrao por objetivos ou por misses , a mensurao do desempenho das agncias atravs dos resultados, a busca da qualidade total como mtodo administrativo, a nfase no cliente, a transferncia do poder aos cidados e tentar garantir a eqidade.

25
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOONLINEADMINISTRAOPBLICAPARAOCGU PROFESSOR:LEONARDOFERREIRA

8. BIBLIOGRAFIA
Abrucio, Fernando Luiz. Impacto do modelo gerencial na Administrao pblica. Revista do Servio Pblico. Caderno 10. ENAP, 1997. CAMPANTE, Rubens Goyt. O patrimonialismo em Farao e Weber e a Sociedade Brasileira. 2003. Disponvel em: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/218/21846105.pdf COSTA, Frederico Lustosa da. Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de administrao pblica; 200 anos de reformas. 2008. Revista de Administrao Pblica, 42 (5), pp. 829-874. JNIOR, Caio Prado. Formao do Brasil Contemporneo. LIMA JNIOR, Olavo Brasil. As reformas administrativas no Brasil: modelos, sucessos e fracassos. Revista do Servio Pblico, v. 49, n. 2, 1998. MARCELINO, Gileno Fernandes. Evoluo administrativa. Braslia: Sedap, 1987. do Estado e reforma

MARE. (Ministrio da Administrao e Reforma do Estado). Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Braslia: Presidncia da Repblica, Imprensa Oficial, 1995. PEREIRA, Luis Carlos Bresser. Reforma do Estado e Administrao Pblica Gerencial. Rio de Janeiro: FGV, 2003. PRADO JNIOR, Caio. Formao do Brasil contemporneo. So Paulo: Braziliense, 1979. WAHRLICH, Beatriz Marques de Souza. Reforma administrativa federal brasileira: passado e presente. Revista de Administrao Pblica, v. 8, p. 27-75, 1974. WEBER, M. Economia e Sociedade. Braslia, DF: Editora Universidade de Braslia, 2009 (reimpresso).

26
www.pontodosconcursos.com.br

You might also like