You are on page 1of 5

MATRIA: Direito Penal PROFESSOR: Andr Estefam DATA: 29.04.

2010 Anotadora: Lilian Theodoro Fernandes Aula 13 ESTRUTURA DO CRIME

I. FATO TPICO 1. CONDUTA 2. TIPICIDADE 2.1. RELAO ENTRE TIPICIDADE E ILICITUDE 2.2. ADEQUAO TPICA 2.3. TIPICIDADE CONGLOBANTE 3. CRIMES MATERIAIS Os crimes materiais exigem algo a mais no fato tpico, dentre o que: 3.1. RESULTADO H crime sem resultado? Depende. Em direito penal pode-se falar em dois resultados distintos: Resultado naturalstico ou material Resultado jurdico ou normativo O resultado naturalstico a modificao no mundo exterior provocada pela conduta. O resultado jurdico um conceito ideal, a leso ou perigo de leso ao bem penalmente protegido. Exemplo: num homicdio, o cadver o resultado material e o resultado jurdico a supresso da vida humana. Assim, existe crime sem resultado naturalstico, mas no existe crime sem resultado jurdico. Alguns crimes exigem tambm o resultado naturalstico. O resultado jurdico integra o fato tpico? Sim, atravs da tipicidade material.

MATRIA: Direito Penal PROFESSOR: Andr Estefam DATA: 29.04.2010 Anotadora: Lilian Theodoro Fernandes Aula 13 3.1.1. Classificao de crimes de acordo com o resultado naturalstico a) Crimes materiais ou de resultado O tipo descreve conduta e resultado, exigindo a produo deste para efeito de consumao. O homicdio, por exemplo, um crime material. preciso que haja a conduta (disparo de arma), mas a consumao depende da produo do resultado. b) Crimes formais ou de consumao antecipada O tipo descreve conduta e resultado, mas se contenta com aquela (a conduta) para efeito de consumao. Exemplos: corrupo passiva, extorso, extorso mediante sequestro. Exemplo: corrupo passiva - se o funcionrio pblico solicitar a vantagem indevida, o crime j est consumado. Qual a consequncia, nos crimes formais, da produo do resultado? Enquanto nos crimes materiais o resultado gera a consumao, nos crimes formais, que j se consumaram com a conduta, o resultado caracteriza exaurimento. O exaurimento reflete na quantidade da pena, faz com que a pena aplicvel seja mais severa. No exemplo do crime de corrupo passiva, o recebimento da vantagem constitui causa de aumento de pena. c) Crimes de mera conduta ou simples atividade A expresso simples atividade no completa, pois existem crimes omissivos de mera conduta em que no h atividade. So os crimes em que o tipo limita-se a descrever a conduta, sem fazer qualquer aluso ao resultado. Exemplos: omisso de socorro, invaso de domiclio. 3.1.2. Classificao de crimes de acordo com o resultado jurdico Estudada na aula sobre o princpio da lesividade. a) Crimes de dano ou de leso So aqueles cuja consumao pressupe efetiva leso ao bem penalmente protegido.

MATRIA: Direito Penal PROFESSOR: Andr Estefam DATA: 29.04.2010 Anotadora: Lilian Theodoro Fernandes Aula 13

b) Crimes de perigo ou de ameaa So aqueles que se consumam com a exposio do bem protegido a uma situao de perigo. Exemplo: artigo 132 do Cdigo Penal - periclitao da vida ou sade alheia - basta o risco vida ou sade. Dividem-se em:
Crimes de perigo concreto ou real O tipo descreve o perigo como elementar e, portanto, exige sua demonstrao. Exemplo: artigo 132, CP; direo sem habilitao, artigo 309 do Cdigo de Trnsito Nacional.

Crimes de perigo abstrato ou presumido O tipo no prev o perigo como elementar, porque o legislador o presume. Exemplo: embriaguez ao volante - artigo 304 do Cdigo de Trnsito Nacional.

Parte da doutrina (ex. Prof. Rogrio Grecco), com base no Princpio da Ofensividade, sustenta que no pode haver crime de perigo abstrato, devendo o aplicador da lei penal exigir o a demonstrao do perigo. A corrente dominante no sentido de que so vlidos os crimes de perigo abstrato. Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal, no julgamento de caso que envolve o princpio da ofensividade (pessoa que responde crime por porte de munio de arma de fogo e alega que o mero porte da munio no gera perigo real), houve pedido de vista dos autos. H divergncia sobre o tema. Tanto o TJ quanto o STJ, no caso, negaram o Habeas Corpus nesse caso. 3.1.3. Critrio de imputao do resultado preciso que se estabelea algum critrio para que se estabelece um resultado a uma conduta, que a imputao ou juzo de imputao. Imputar significa saber quando podemos atribuir um resultado a uma conduta. O legislador definiu como critrio de imputao o nexo de causalidade.

MATRIA: Direito Penal PROFESSOR: Andr Estefam DATA: 29.04.2010 Anotadora: Lilian Theodoro Fernandes Aula 13 3.2. NEXO DE CAUSALIDADE Trata-se do liame objetivo, que une um resultado a uma conduta, perfazendo o juzo de imputao. Art. 13 - O resultado, de que depende a existncia do crime, somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido. 3.2.1. Teorias do Nexo de Causalidade a) Teoria da Equivalncia dos Antecedentes (conditio sine qua non) Por esta teoria, todos os antecedentes do resultado se equivalem, no h hierarquia entre eles, no h causa principal ou secundria, prxima ou remota. Todo antecedente que de alguma forma influenciar no resultado ser considerado sua causa. Mtodo de aferio da relao de causalidade Juzo de eliminao hipottica (Glasser), ou seja, analisa-se um antecedente, elimina-se hipoteticamente o antecedente e se verifica se o resultado aconteceria ainda assim. Se o resultado no teria ocorrido, porque o antecedente exerceu influncia, ainda que mnima, sendo causa. Foi a teoria adotada pelo legislador brasileiro 9artigo 13, caput, segunda parte, CP). b) Teoria da Causalidade Adequada Nem todo antecedente causa do resultado, mas somente aquele que se mostrar adequado a produzi-lo, segundo o que normalmente acontece (quod plerumque accidit). Mtodo de aferio da relao de causalidade Juzo de prognose pstuma objetiva, ou seja, deve-se analisar a conduta praticada pelo agente, verificando se no momento em que ela ocorreu o resultado se mostrava como algo possvel, de acordo com o que normalmente acontece. 3.2.2. Excessos da Teoria Adotada pelo Cdigo a) Regresso ao infinito (regressus ad infinitum) O limite ao regresso ao infinito a anlise do dolo e da culpa.

MATRIA: Direito Penal PROFESSOR: Andr Estefam DATA: 29.04.2010 Anotadora: Lilian Theodoro Fernandes Aula 13 b) Cursos causais extraordinrios ou hipotticos Nestes casos, fica afastada a punio do resultado, por disposio legal. O Cdigo Penal exclui a imputao. Exemplo: se um motorista atropelar e ferir um pedestre e a ambulncia que estiver socorrendo o pedestre tiver um acidente e ele morrer, o motorista responder apenas pela leso.

You might also like